Autor Tópico: Queimaduras por abrasão, que podem ficar para a vida...  (Lida 5584 vezes)

Março 20, 2017, 23:03:06, 23:03
Lida 5584 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Queimaduras por abrasão, que podem ficar para a vida...

O que o título deste tópico pretende dar a entender, na verdade acaba por não ser novidade para ninguém...ou pelo menos assim se julga até vermos tantos motociclistas completamente desprovidos de equipamento adequado, com excepção do capacete.
E mesmo assim, alguns desses capacetes não me admiraria que tivessem sido comprados na loja da China, protegendo tanto como um balde que se leve enfiado cabeça abaixo.

Acidentes acontecem, as quedas são algo a que ninguém está livre de lhe acontecer quando conduz um motociclo , pelo que - e sem entrar no tema das fraturas decorrentes da não utilização de equipamento - as queimaduras são por norma as mais visíveis e não raras vezes ficam mesmo para a vida...

Refiro-me concretamente às queimaduras por atrito ou fricção, ou seja, os dolorosos abrasões na pele que surgem após a fricção contra a aspereza do asfalto.

Os ferimentos por abrasão na pele podem chegar a queimaduras de terceiro grau, conforme a gravidade da queda e tempo de contacto (por arrastamento) com o asfalto, sendo que este tipo de lesões podem danificar ou até mesmo arrancar músculos, nervos e vasos sanguíneos.

Sabedor que sou ser este é um tema importante, mas que muitos não levam em linha de conta quando circulam no seu motociclo, aqui deixo (para os mais cépticos) o resultado de uma queda sem uso de proteção adequada...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 21, 2017, 10:44:49, 10:44
Responder #1

jacare

• Visitante
Quando comecei nas motos e sobretudo quando estive em Africa em 1994, fiz muitos km de calções e tshirt apenas e sem capacete, pois não era obrigatorio e a sensação era indescritivel (e quem já andou sem capacete, consegue perceber a diferença).
De há uns anos a esta parte, seja para muitos ou poucos km,  não dispenso nenhuma protecção: capacete, luvas, casaco a calças de ganga (com kevlar) e sempre que me lembro desses tempos de "jovem inconsciente", sinto-em grato pela sorte que tive de nunca ter tido nenhum acidente.
Se há coisa que me faz impressão e ver pessoal de mota sem luvas e pergunto-me sempre se será que tem a noção de que quando se tem uma queda de mota há sempre duas partes do corpo que tocam no chão: cabeça e mãos.
E digo a muitos que com as mãos inop por queda e abrasão (como já aconteceu a umamigo meu que caiu e ia sem luvas), a comida alguem nos pode preparar e dar á boca, ma quando vamos ao wc, para limpar o dito cujo é capaz de ser complicado...
Tive tambem um tio que um dia caiu de mota na 2ªcircular e porque nesse dia não levava roupa de proteção (tinha sido um situação inopinada e a moto nem era dele), ficou com alcatrão agarrado ao corpo e andou meses em idas ao hospital para retirar o alcatão que fica embrenhado na pele - anestesia e escova de arame é o metodo para tirar pouco a pouco.

Março 21, 2017, 10:51:54, 10:51
Responder #2

pedroareias

• Visitante
Aqui o trabalho do Sapiens21 tem sido muito importante, sem medos de enfrentar os aspectos mais sérios deste nosso "hobby".

Muito bem.

Março 21, 2017, 14:13:47, 14:13
Responder #3

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
As questões relacionadas com a segurança em duas rodas tocam-me muito de perto pois para além de andar todos os dias com a minha filha à pendura também já sofri na pele a queimadura de uma queda de moto, mas em vez de ser no alcatrão foi no escape.

E senti bem na pele o tempo e a dor que custou a curar uma queimadura tão extensa.

Imaginar uma queda em velocidade, onde o nosso corpo é projetado contra o alcatrão, a raspar dezenas de metros, em que a roupa desaparece numa fração de segundos é algo que me faz sempre refletir quando equaciono não vestir as proteções dos joelhos ou aquele calçado mais forte ou simplesmente levar um casaco "normal" em vez do casaco motard.

Infelizmente tenho observado muitos companheiros que circulam sem luvas, equipamento na minha opinião essencial, pois é como já disseram por aqui: as mãos é o que levamos instintivamente ao chão.

É algo que deveria fazer refletir cada um de nós, pois todos estamos sujeitos a uma queda a maior ou menor velocidade e é sempre o nosso corpo que paga.

Março 21, 2017, 18:08:28, 18:08
Responder #4

Moto2cool

• 4386
A segurança é sempre uma prioridade, mesmo quando é tentador dar um saltinho ali ao lado, ou nos dias de verão em que o calor que se faz sentir.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 21, 2017, 21:26:41, 21:26
Responder #5

catb

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Tenho visto companheiros que andam com modulares abertos , e capacetes abertos  , vi no sábado a conduzir de havaianas e t-shirt.Vê-se de tudo nesta Lisboa .
O problema é quando vão ao alcatrão como foi referido em cima
Excelente tópico

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Março 21, 2017, 21:31:38, 21:31 por catb »

Março 21, 2017, 23:13:19, 23:13
Responder #6

dfelix

• 5004
Não consigo ser fundamentalista quanto ao uso de equipamento...
E acho que por vezes a malta cai no ridículo quando aponta o dedo a terceiros relativamente a este tema.

É uma escolha que passa pela consciência de cada um.
E qualquer pessoa minimamente inteligente estará consciente dos perigos.

Não vejo qualquer mal em que andem de t-shirt, sem luvas, havaianas e até sem capacete desde que se adeqúe o estilo de condução.
Porque na pratica é exactamente isso que se faz quando se conduz por exemplo... com mau tempo!
Quando estamos mais expostos ao perigo... compensa-se com empenho, concentração e níveis de alerta.

Situações como a do video em que só com o mínimo de equipamento de segurança andam de moto como se a tivessem roubado... é de esperar o pior!
É Darwin a mostrar que tem razão.
« Última modificação: Março 21, 2017, 23:14:27, 23:14 por dfelix »

Março 22, 2017, 01:54:45, 01:54
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Não vejo qualquer mal em que andem de t-shirt, sem luvas, havaianas e até sem capacete desde que se adeqúe o estilo de condução.
Porque na pratica é exactamente isso que se faz quando se conduz por exemplo... com mau tempo!
(...)

Oi?? :pensador:

Concordo q.b. quando dizes que se aponta muito o dedo a quem conduz desprovido de equipamento (por vezes também olho para o mesmo e penso para dentro de forma reprovável, sou incapaz de o evitar, confesso...), mas daí a pensar que até se pode fazê-lo desde que se conduza com determinado estilo de condução, ainda vai uma certa distância.

É que infelizmente pode acontecer um acidente a qualquer momento, por mais cuidados que se tenha, por mais reduzida que seja a velocidade (-50km/h) e por menor que seja o trânsito com que nos cruzemos.

Não depende só de nós o evitar de um acidente...somos muitos a partilhar a estrada e entre esses, muitos têm a cabeça em todo o lado menos na estrada e nos cuidados a ter na condução e partilha da via!  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 22, 2017, 10:45:51, 10:45
Responder #8

jacare

• Visitante
Não consigo ser fundamentalista quanto ao uso de equipamento...
E acho que por vezes a malta cai no ridículo quando aponta o dedo a terceiros relativamente a este tema.

É uma escolha que passa pela consciência de cada um.
E qualquer pessoa minimamente inteligente estará consciente dos perigos.

Não vejo qualquer mal em que andem de t-shirt, sem luvas, havaianas e até sem capacete desde que se adeqúe o estilo de condução.
Quando estamos mais expostos ao perigo... compensa-se com empenho, concentração e níveis de alerta.

Situações como a do video em que só com o mínimo de equipamento de segurança andam de moto como se a tivessem roubado... é de esperar o pior!
É Darwin a mostrar que tem razão.

Respeitando a tua opinião, não posso de modo algum concordar (e eu até andei muito sem capacete, como referi acima)
E passo ao exemplo do uso obrigatorio do capacete.
Como se lembram em Espanha durante muitos anos não foi obrigatorio o uso do capacete e por cá muita gente defendia essa teoria, alegando que cada um era responsavel por si e pela sua integridade fisica. E até aqui tudo bem, concordo plenamente.
Mas quando havia um acidente e depois o estado vs agentes de saude tinham que empenhar meios (com os custos associados)  no tratamento e recuperação de um individuo que por opção propria não se protegeu devidamente, começou a ser questionado até que ponto deveria ser ou não obrigatorio.
E vimos que nuestros hermanos acabaram por mudar a lei.
Em relação ao vestuario/equipamento pergunto-te se já tiveste alguma queda de moto?
Eu já tive duas e ambas a pouco mais de 20km/h de velocidade e sei como fiquei e como poderia ficado.
Numa ia de tshirt e jeans: duas grandes feridas uma em cada braço e pernas esfoladas.
Na outra ia com tudo:bati com o capacete e todo o lado esquerdo do corpo e fiquei com a mota em cima do corpo  - falamos de quase 200kg.
E mesmo assim andei meio ano a coxear só de ter ficado com o peso da mota em cima da perna e pé.
A cabeça bate quase sempre no chão e quanto a isto é 99% certo dado o peso da mesma em relação ao corpo.
Mas claro que conforme ja se referiu, cada um é senhor de si mesmo.
 :convivio:

Março 22, 2017, 13:55:17, 13:55
Responder #9

dfelix

• 5004
É que infelizmente pode acontecer um acidente a qualquer momento, por mais cuidados que se tenha, por mais reduzida que seja a velocidade (-50km/h) e por menor que seja o trânsito com que nos cruzemos.

Um acidente pode acontecer a qualquer momento. Certo!
O risco existe! E ninguém coloca isso em causa.

Mas... podemos gerir parte desse risco.

Quando conduzes à chuva os teus níveis de alerta são certamente mais elevados.
Tal como a concentração e empenho na condução.
Isso és tu, mesmo que inconscientemente, a controlar esse risco!

Se me apetecer ir agora almoçar de t-shirt só com um jet e luvas (como faço muitas vezes)... qual o problema?
Faço-o consciente do perigo. E acabo por adequar a minha condução à situação.  :)

Exactamente o oposto do que acontece no video!!!
Pois não só o equipamento adequado está ausente como o tipo de comportamento é de maior risco e probabilidade de queda ou acidente.  ;)

Mas quando havia um acidente e depois o estado vs agentes de saude tinham que empenhar meios (com os custos associados)  no tratamento e recuperação de um individuo que por opção propria não se protegeu devidamente, começou a ser questionado até que ponto deveria ser ou não obrigatorio.

A obrigatoriedade do capacete reduziu o numero de mortes.
Mas não sei ao certo até que ponto terá reduzido o número de gente a ir para a Alcoitão...

Em relação ao vestuario/equipamento pergunto-te se já tiveste alguma queda de moto?
Eu já tive duas e ambas a pouco mais de 20km/h de velocidade e sei como fiquei e como poderia ficado.

Tenho um vasto curriculo de quedas, sendo que o momento mais alto da minha carreira até apareceu na TV.  :D
(infelizmente num canal com pouca audiencia ... mas foi quase 10x mais do que as tuas duas quedas)

Sim. Estava devidamente equipado.
Mas numa prova do nacional o tipo de condução praticado não é bem o mesmo que vou usar agora para ir ali ao "fofo" comer uns lombinhos do coentrada!  :D

Atenção que eu não estou a promover a não utilização de equipamento! :nice:
Utilizo diariamente equipamento adequado.
Tenho uma vasta colecção de equipamento que fui acumulando ao longo dos anos. (sendo que boa parte misteriosamente foi deixando de servir)
E até sempre preferi ter menos coisas mas fixes e de boa qualidade do que andar a trocar regularmente bosta por bosta.

Apenas acho que a escolha que passa sobretudo pela consciência de cada um.
Tal como sinto que por vezes a malta tem uma postura exageradamente critica sobre a liberdade dos outros.
E desde a explosão das 125 que este tipo postura "higiénica"  se tornou recorrente. Tal como virou moda reprovar e criticar tudo o que seja diferente de determinas escolhas entretanto estabelecidas como "o correcto".

« Última modificação: Março 22, 2017, 14:00:00, 14:00 por dfelix »

Março 22, 2017, 17:45:04, 17:45
Responder #10

Moto2cool

• 4386
Penso que todos temos razão :) naturalmente a opinião negativa sobre falta de uso de equipamento de segurança é uma mera opinião. Não se pretende colidir com o direito particular de cada um, se eu visse um tipo a andar de mota com chinelos, na minha opinião estava errado mas não lhe ia dizer isso porque aí estava a infringir o direito dele. A minha liberdade de expressão não pode prejudicar a liberdade dele se equipar como quiser desde que cumpra a lei.  Acredito que tudo depende do nível de risco que cada um pretende correr e aí concordo no paralelismo com a tempestade. Mas não esqueçamos no final de tudo que as consequências não são assim tão individuais, o SNS é pago por todos e os custos das seguradoras repartem-se pelos prémios de todos.
[Edit] Dfelix estavas muito bem a deslizar pelo asfalto, só faltou acenar para a câmara. Mas felizmente nas pistas existem muito menos obstáculos para embater e faltam lá os emplastros que nos lixam a vida mas estradas. Que sonho seria circular na estrada só com outras motas. Uaaauuuuu!!!!
« Última modificação: Março 22, 2017, 18:13:13, 18:13 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 22, 2017, 21:31:27, 21:31
Responder #11

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(...)Apenas acho que a escolha que passa sobretudo pela consciência de cada um.
Tal como sinto que por vezes a malta tem uma postura exageradamente critica sobre a liberdade dos outros.
E desde a explosão das 125 que este tipo postura "higiénica"  se tornou recorrente. Tal como virou moda reprovar e criticar tudo o que seja diferente de determinas escolhas entretanto estabelecidas como "o correcto".

São apenas opiniões que a malta vai deixando aqui e ali, Dfelix. Sem stress.  :nice:

Ver o contrário da nossa opinião expressa numa ideia vertida em palavras e tomá-la como crítica directa ou reprovação, pode na realidade não o ser.
Nisto dos fóruns e na forma de escrever, facilmente e sem nos darmos conta, estamos a ler um sentido crítico profundo, quando na realidade é pensado "numa de descontração".  :convivio:

Se cada um pode andar como quer e utilizar apenas o capacete obrigatório, que pode até ser um penico homologado??

Pode...claro que sim.  :feliz: Cada um facilita a entrada no outro Mundo, da maneira que quiser.  :tornarseanjinho:
Há quem queira atalhar caminho para tal e quem não o pretenda...  :)

Sem stress! É bom ler opiniões diferentes e o caso da tua, mesmo quando ocasionalmente é contrária àquela que tenho, não deixo de a ler sempre como positiva para qualquer debate.

Um fórum é isto...:)

Dalai Lama