Autor Tópico: Espelho meu...espelho meu! As opções no mercado...  (Lida 1601 vezes)

Março 24, 2017, 21:01:16, 21:01
Lida 1601 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 13631

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Espelho meu...espelho meu! As opções no mercado...

Todos sabemos que os espelhos num motociclo são importantíssimos.
Teoricamente, nem deveria ser necessário haver uma obrigatoriedade de se ter espelho retrovisor, porque em plena condução a sua utilização é (...ou deveria ser) regular, levando-nos a fazer um rápido olhar para os mesmos e assim perceber aquilo que segue atrás de nós, ou o que se aproxima. Não é só importante aquilo que se vê para a frente, mas sim também o que se passa atrás de nós...

Porém e como igualmente se sabe, os espelhos retrovisores não são todos iguais. Estão aliás muito longe de tal...

E o mais interessante nisto tudo é que a variedade nos formatos é avassaladora. Há designs tão fora do comum que chega a impressionar.

Existem os espelhos redondos, os ovais, os rectangulares, os hexagonais, os que têm formato de gota, os que parecem a cabeça de uma piton, os que não seguem forma alguma, os que têm acoplada uma haste curta, os que têm hastes super longas, os de aço, os de plástico, os de alumínio, os de carbono, os que imitam materiais nobres mas na realidade não passam de plástico barato, os de cor única, os que têm várias cores, os que têm a cor da bandeira de muitos países, os baratos, os caríssimos, os que têm piscas integrados, os que inovam contendo pequenos leds, os elegantes, os extravagantes, os que potenciam a segurança, os que não servem para nada senão o estilo, enfim...

Há de tudo, para todos os gostos e todas as carteiras.

Experimentem pesquisar por "Motorcycle Mirrors" e verão por vocês mesmos a quantidade e variedade existente... :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 24, 2017, 21:54:07, 21:54
Responder #1

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1519
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800 X
  • Localidade: Sobral de Monte Agraço
Uns desses nos punhos futuramente... ;)

Cuidado , o 'papão' das inspecções anda aí ! :tornarseanjinho:

Março 24, 2017, 22:20:47, 22:20
Responder #2

dfelix

• 3440
IMHO, os mais geniais algumas vez utilizados numa moto de produção:

Podem ser retaidos ficando como se não existissem...
Mas estão lá para cumprir a necessidade de homologação!
Além de servirem de piscas e protectores de punho.

A Ducati acabou por os eliminar as versões mais recentes da hyper.
Mas continuam como extra opcional. (Pelo menos na geração anterior havia)

Março 24, 2017, 22:39:47, 22:39
Responder #3

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 452
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Uns desses nos punhos futuramente... ;)

Cuidado , o 'papão' das inspecções anda aí ! :tornarseanjinho:

Onde?

Muito gosta o pessoal de sofrer por antecipação.

Tenho uns cnc, são porreiros e foram baratos.

Março 24, 2017, 22:54:37, 22:54
Responder #4

Sapiens21

• 13631

Masculino
  • Texto Pessoal
Até se encontram à venda espelhos que são ilegais para uso em condução, pois dadas as suas características são unicamente destinados a exposições...

Mas curiosamente, mesmo sendo ridículo...totalmente ridículo o pouco que se pode ver deles, existem algumas custom bikes que os têm.
E sim, se calhar usam-nos regularmente para as voltinhas e para mostrar aos amigos.  :D

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Março 24, 2017, 23:23:26, 23:23
Responder #5

dfelix

• 3440
Estás demasiado habituado à realidade altamente legislada da UE!
Lembra-te que há mercados onde a regra é apenas... ter espelhos!  ;)

Março 25, 2017, 00:49:02, 00:49
Responder #6

Sapiens21

• 13631

Masculino
  • Texto Pessoal
Se me refiro à sua ilegalidade, como será bom de perceber, refiro-me àquilo que pode ser visto como contrário ao exigido por grande parte das autoridades (aqueles espelhos são basicamente um risco reflector)  :D, não me detendo p.ex. em casos muito específicos de países terceiro-mundistas (mas não só), onde provavelmente nem sequer a ausência de piscas será um grande problema ou entrave à circulação. Sei que isto das regras existem para todos os gostos, assim como a sua própria aplicabilidade ou tolerância, as quais também variam conforme a zona do globo de que falemos.  :D

Mas já que tocas nas diferenças ou regras entre países - e que levantas na sequência do que escrevi - quase que me levas a olhar para isto como estares a falar de matrículas e eu de repente lembrar-me de dizer..."Desculpa, mas em alguns locais do Mundo tens de ter à frente". :)

Isto para ilustrar que neste Mundo, as regras ou obrigatoriedades são bastante diferentes, até mesmo entre estados dos mesmo país. MAS se vamos seguir à risca os assuntos, trazendo à baila todos os casos possíveis e imaginários, com as excepções à regra e tudo, então não fazemos mais nada do que adaptar um discurso a uma colagem universal, capaz de tornar aquilo que se escreve numa "seca" de leitura. :)

De qualquer forma e porque aceito perfeitamente o teu "reparo", veja-se o caso da América do Norte, onde conforme o estado de que se fale...assim será a obrigatoriedade/recomendação.

Arkansas
Driver is required to display lighted lamps at all times though, between sunrise and sunset, may operate either a continuous or pulsating beam.
Every motorcycle shall have either 1 or 2 headlights; a red rear light; electrical turn signals; and at least 1 reflector.
Goggles or face shield is required.
Safety helmet is required for riders under 21.
1 rearview mirror is required.

California
After 1973, motorcycles must be equipped with lamp-type turn signal systems.
Headlamp modulators are permitted but may not be used during darkness.
After 1978, motorcycles must be equipped with at least 1 and not more than 2 head-lamps that turn on automatically when the engine is started and remain lighted while the engine is running.
Motorcycles must have at least 1 mirror located so as to give the driver a view of at least 200 feet to the rear of the vehicle.

Maryland
The operator of a motorcycle may not carry any other person on the motorcycle unless it has a permanent seat to the side or behind the operator.
If any motorcycle carries a passenger other than in a sidecar or enclosed cab, the motorcycle shall be equipped with footrests for the passenger.
A person may not operate a motorcycle with handlebars more than 15 inches in height above the seat.
Every motorcycle shall be equipped with 1 or 2 headlamps, which shall be of sufficient intensity so that they can be seen from 100 feet if the motorcycle is traveling less than 25 mph, 200 feet if the motorcycle is traveling between 25-34 mph, and at least 300 feet if the motorcycle is traveling 35 mph or more.
Every motorcycle shall be equipped with at least 1 stop lamp mounted on the rear.
Motorcycles manufactured after January 1, 1973 shall have turn signals.
Every motorcycle shall be equipped with 2 rearview mirrors, 1 each attached on the right and left handlebars.

http://drivinglaws.aaa.com/tag/motorcycle-equipment/

Dalai Lama

Março 25, 2017, 07:55:10, 07:55
Responder #7

Moto2cool

• 3551
Nos espelhos como noutros acessórios de mota as futuras  inspecções virão separar o trigo do joio. Nomeadamente na obrigação de usar produtos homologados, o que vem impedir muitas opções esteticamente mais interessantes ou de preços mais baixos.
Mas sinceramente acho que é uma evolução
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 25, 2017, 11:42:36, 11:42
Responder #8

TMaxer

• 2491

Masculino
quem for malandro na véspera da inspecção monta os espelhos, os piscas e mete o escape OEM... e depois sai da inspecção e nesse mesmo dia reverte tudo o que colocou  :nice:

Ducati Multistrada 1200S

Março 25, 2017, 12:18:27, 12:18
Responder #9

Sapiens21

• 13631

Masculino
  • Texto Pessoal
quem for malandro na véspera da inspecção monta os espelhos, os piscas e mete o escape OEM... e depois sai da inspecção e nesse mesmo dia reverte tudo o que colocou  :nice:

Eu não lhe chamaria propriamente malandro, mas sim...inteligente.  :)  :nice:

Convém é ter também a "esperteza" de guardar ou saber onde se guardou o material de origem.
Se acaso se vendeu na altura, então é o chamado "já foste".  :lolol:

Dalai Lama

Março 25, 2017, 14:51:12, 14:51
Responder #10

meneses85

• **

• 134
Demasiado trabalho...
Porque o monta e desmonta vai acabar por ficar com folgas... Se não passa a bem, passa a mal...
Existe sempre alguém que conhece outro alguém que trabalha nas inspecções...
Eu na minha mota não vou desmontar nada e depois voltar a montar só para ir à inspeção...

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

« Última modificação: Março 25, 2017, 17:30:43, 17:30 por meneses85 »

Março 25, 2017, 18:51:30, 18:51
Responder #11

Sapiens21

• 13631

Masculino
  • Texto Pessoal
Nem todos conhecem alguém, que conhece outro e que por sua vez poderá "facilitar" a inspeção sem perguntas e sem olhar a nada.  :)

Imagina outro motociclista logo atrás na linha para fazer a inspeção à sua moto e aperceber-se que a dele foi chumbada e a da frente (a tal que até tinha tudo combinado), passa com todo o seu material aftermarket sem problemas.

É coisa que pode correr mal para o "facilitador"...ou não. É preciso ter um bocado de sorte.  :D

Dalai Lama

Março 25, 2017, 19:01:19, 19:01
Responder #12

TMaxer

• 2491

Masculino
Isso não é bem assim... já não é a primeira vez que leio esse comentário mas conheço pessoas que trabalham na área e nenhuma se dispõe a fazer um favor, seja ele por amizade ou para ganharem uma pequena remuneração em numerário e não-declarada no IRS   ;)

E por meia-dúzia de dezenas €s, ninguém que eu conheça vai arriscar o seu posto de trabalho pois cada vez no centro onde vou são mais as cameras de filmar e as maquinas "a dar papelinho".

Portanto... cada vez mais acho inverossímil esse facilitismo em troca de "da nota no cinzeiro ou na pala para o sol"  :toma:

Quem quiser andar ilegal, vai ter se saber faze-las, e neste caso é ter o material para ir as inspecoes e no dia a seguir meter tudo com esta... é isso que fazem em Espanha onde o TUV ja é obrigatório e é isso que vamos cá ter...  :D :D :nice: :nice:
Ducati Multistrada 1200S

Março 25, 2017, 19:03:58, 19:03
Responder #13

TMaxer

• 2491

Masculino
Nem todos conhecem alguém, que conhece outro e que por sua vez poderá "facilitar" a inspeção sem perguntas e sem olhar a nada.  :)

Imagina outro motociclista logo atrás na linha para fazer a inspeção à sua moto e aperceber-se que a dele foi chumbada e a da frente (a tal que até tinha tudo combinado), passa com todo o seu material aftermarket sem problemas.

É coisa que pode correr mal para o "facilitador"...ou não. É preciso ter um bocado de sorte.  :D

Tem se visto aquilo que tem acontecido à malta das escolas de condução e dos centros de exame que "facilitava" em troca de algum passado debaixo da mesa  ;) tem acabado tudo com problemas com a justiça...

Ducati Multistrada 1200S

Março 25, 2017, 19:25:15, 19:25
Responder #14

meneses85

• **

• 134
Se nos automóveis fazem e cada vez mais, acham que vai ser diferente com as motas onde ninguém se entende com as inspecções das mesmas?
Vou andar a desmontar e montar a mota só por causa das inspecções, sujeito a ganhar folgas em certos componentes, arriscando-me a gastar mais ainda com uma avaria que possa acontecer derivado ao monta e desmonta e depois ir legal à inspecção e dizerem que tá chumbada porque tem folga numa das peças que andei a desmontar para a levar lá...
Por isso é que não tou preocupado com as inspecções, porque a "mal ou bem" como está, irá passar...
E o passar nem sempre tem de envolver euros... ;)
« Última modificação: Março 25, 2017, 19:27:40, 19:27 por meneses85 »

Março 25, 2017, 19:33:48, 19:33
Responder #15

Sapiens21

• 13631

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu entendo Meneses, mas repara.. :)

O facilitismo de agora está muito longe de ser o de há uns anos, levando a que haja uma cada vez mais apertada maneira de trabalhar e do próprio funcionamento dos serviços.

Eu não estava mais atrás a querer ilustrar por A+B...mas aquilo que pode acarretar para um funcionário que se preste ao "facilitar" uma inspeção a troco de algo, pura e simplesmente não compensa.

É um risco que, como dado a entender pelo Tmaxer, se torna demasiado alto...
A amizade que se tenha por algum funcionário de Centro de Inspeção por certo não  se perderá por uma recusa que é inteiramente legítima.  :nice:

Dalai Lama

Março 25, 2017, 19:38:19, 19:38
Responder #16

meneses85

• **

• 134
Não estou a dizer o contrário, mas da forma que são feitas as inspecções, sem o acompanhamento de um "sábio entendido", guru da matéria, o inspector vai poder fazer o que quiser... ou seja, até pode ser um companheiro das duas rodas que não concorda com as inspecções e fecha os olhos a um "problema"... e isto sem se conhecerem...

Março 25, 2017, 20:21:25, 20:21
Responder #17

meneses85

• **

• 134
Não estou a dizer o contrário, mas da forma que são feitas as inspecções, sem o acompanhamento de um "sábio entendido", guru da matéria, o inspector vai poder fazer o que quiser... ou seja, até pode ser um companheiro das duas rodas que não concorda com as inspecções e fecha os olhos a um "problema"... e isto sem se conhecerem...

Meneses, db killer e alterar a mistura para mais 'lean' e tá feito...:)

Não há nada com que nos possamos preocupar com as nossas..;)

:nice: :nice:

Março 25, 2017, 21:14:46, 21:14
Responder #18

TMaxer

• 2491

Masculino
Estou a dizer coisas óbvias como a falta de espelhos ou piscas, escapes sem a chapa da homolgacao, etc...

Algumas alterações e mods serão praticamente impossíveis de detectar pois não há inspector que consiga ter conhecimento universal de todos os modelos e a diferenca entre eles  :ok:

Mas testes de aparelhos como sonometros ou outros serão difíceis de passar... ate porque basta ter conhecimento da tragicomedia que sao teste do ruído obrigatório para motos importadas para extrapolar o que farao nas IPO  :nice:

Mas... nao vale a pena sofrer por antecipacao  :nice: :convivio:
Ducati Multistrada 1200S

Março 25, 2017, 21:21:09, 21:21
Responder #19

meneses85

• **

• 134
Estou a dizer coisas óbvias como a falta de espelhos ou piscas, escapes sem a chapa da homolgacao, etc...

Algumas alterações e mods serão praticamente impossíveis de detectar pois não há inspector que consiga ter conhecimento universal de todos os modelos e a diferenca entre eles  :ok:

Mas testes de aparelhos como sonometros ou outros serão difíceis de passar... ate porque basta ter conhecimento da tragicomedia que sao teste do ruído obrigatório para motos importadas para extrapolar o que farao nas IPO  :nice:

Mas... nao vale a pena sofrer por antecipacao  :nice: :convivio:

Sim, concordo contigo nisso... ;)

Quanto ao sofrer por antecipação, há muita gente infelizmente assim... porque não existe um consenso sobre as inspecções, mas já existem centros de inspecções equipados, mas no entanto ouve-se muita coisa que no final ninguém sabe o que aí vem e faz com que muito boa gente já comece a sofrer por antecipação...

Janeiro 06, 2019, 22:58:25, 22:58
Responder #20

Sapiens21

• 13631

Masculino
  • Texto Pessoal
Estava a ver umas coisas na net e lembrei-me deste tópico, ao ver uns espelhos muito fora do comum...

Isto porque nos espelhos retrovisores de uma moto, o que por vezes parece que interessa mesmo, não é ver o que se passa lá atrás, mas sim o que está colocado do lado contrário.  ;)

Aquela malta tem uma imaginação... :curtocircuito:

Dalai Lama