(....)Às vezes leio pessoal desvalorizando a componente altura do assento na escolha de uma mota, mas este item não deixa de ser importante quando se trata de uma primeira mota e sobretudo quando nunca se andou de mota na vida.(....)
Sem querer ofender ninguém, a melhor solução por vezes é... trocar de mota. Especialmente quando as pernas já tem alguns anos.Para além da altura absoluta do assento da mota, a largura do assento e da própria mota também contam muito. O assento de uma Yamaha MT 125 tem menos um centrímetro de distância ao solo do que a minha Jialing JH125-33 (81cm vs 82cm) e a minha chinoca é mais fácil de montar por ser uma mota mais estreita e por as peseiras não ficarem a bater nas canelas do condutor, quando este mete os pés no chão.Conta igualmente a altura do centro de gravidade da mota e o seu peso. Uma pessoa pode sentir-se confiante com uma mota leve e alta, tipo mota de cross, e já ser o contrário com uma mota pesada e com um centro de gravidade alto, em que a altura total do assento até é mais baixa do que a dita mota de cross.A localização das peseiras também é fundamental para quando precisamos colocar os pés no chão, pois há peseiras que nos ficam a bater nos tornozelos ou nas canelas, obrigando-nos a escolher outro sítio de apoio dos pés, em que o nosso equilíbrio já não é o melhor. O melhor é a pessoa experimentar sempre antes de comprar. Isto pode parecer algo de muito óbvio, mas fora dos grande centros urbanos por vezes as pessoas compram as motas só com base nas fotografias do catálogo da marca. E depois dá asneira!
Citação de: José Trigueiro em Fevereiro 08, 2019, 13:50:17, 13:50Sem querer ofender ninguém, a melhor solução por vezes é... trocar de mota. Especialmente quando as pernas já tem alguns anos.Para além da altura absoluta do assento da mota, a largura do assento e da própria mota também contam muito. O assento de uma Yamaha MT 125 tem menos um centrímetro de distância ao solo do que a minha Jialing JH125-33 (81cm vs 82cm) e a minha chinoca é mais fácil de montar por ser uma mota mais estreita e por as peseiras não ficarem a bater nas canelas do condutor, quando este mete os pés no chão.Conta igualmente a altura do centro de gravidade da mota e o seu peso. Uma pessoa pode sentir-se confiante com uma mota leve e alta, tipo mota de cross, e já ser o contrário com uma mota pesada e com um centro de gravidade alto, em que a altura total do assento até é mais baixa do que a dita mota de cross.A localização das peseiras também é fundamental para quando precisamos colocar os pés no chão, pois há peseiras que nos ficam a bater nos tornozelos ou nas canelas, obrigando-nos a escolher outro sítio de apoio dos pés, em que o nosso equilíbrio já não é o melhor. O melhor é a pessoa experimentar sempre antes de comprar. Isto pode parecer algo de muito óbvio, mas fora dos grande centros urbanos por vezes as pessoas compram as motas só com base nas fotografias do catálogo da marca. E depois dá asneira!Desde que se chegue com 1 pé ao chão, o resto é treta, hábito.Experimentar antes de comprar é muito bonito, a não ser que se queira uma mota que só a vês depois de pagares.
(....)Quanto à questão de o colocar um pé no chão ser o suficiente desde que haja prática, geralmente é assim para os mais desenvoltos, mas muita boa gente não se sente confiante para essa ginástica, especialmente quando a idade já começa a cobrar o seu tributo.
Citação de: Africandruglord em Fevereiro 08, 2019, 14:07:45, 14:07Citação de: José Trigueiro em Fevereiro 08, 2019, 13:50:17, 13:50Sem querer ofender ninguém, a melhor solução por vezes é... trocar de mota. Especialmente quando as pernas já tem alguns anos.Para além da altura absoluta do assento da mota, a largura do assento e da própria mota também contam muito. O assento de uma Yamaha MT 125 tem menos um centrímetro de distância ao solo do que a minha Jialing JH125-33 (81cm vs 82cm) e a minha chinoca é mais fácil de montar por ser uma mota mais estreita e por as peseiras não ficarem a bater nas canelas do condutor, quando este mete os pés no chão.Conta igualmente a altura do centro de gravidade da mota e o seu peso. Uma pessoa pode sentir-se confiante com uma mota leve e alta, tipo mota de cross, e já ser o contrário com uma mota pesada e com um centro de gravidade alto, em que a altura total do assento até é mais baixa do que a dita mota de cross.A localização das peseiras também é fundamental para quando precisamos colocar os pés no chão, pois há peseiras que nos ficam a bater nos tornozelos ou nas canelas, obrigando-nos a escolher outro sítio de apoio dos pés, em que o nosso equilíbrio já não é o melhor. O melhor é a pessoa experimentar sempre antes de comprar. Isto pode parecer algo de muito óbvio, mas fora dos grande centros urbanos por vezes as pessoas compram as motas só com base nas fotografias do catálogo da marca. E depois dá asneira!Desde que se chegue com 1 pé ao chão, o resto é treta, hábito.Experimentar antes de comprar é muito bonito, a não ser que se queira uma mota que só a vês depois de pagares.Nos grande centros urbanos, as lojas maiores de venda de motas costumam ter exemplares em exposição. Numa terriola pequena, a escolha da mota é feita quase invariavelmente sem a ver ao vivo, exceto quando um vizinho ou um amigo já possui uma para podermos experimentar, nem que seja só sentar nela.Quanto à questão de o colocar um pé no chão ser o suficiente desde que haja prática, geralmente é assim para os mais desenvoltos, mas muita boa gente não se sente confiante para essa ginástica, especialmente quando a idade já começa a cobrar o seu tributo.
(....)SH125____________________________________PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) 116 kg ALTURA DO ASSENTO (mm): 765A tua altura : 1.73m(....)
Lourenço, vamos por partes.SH125____________________________________PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) 116 kg ALTURA DO ASSENTO (mm): 765A tua altura : 1.73m____________________________________Certo?Errado"depois de quase 30 anos sem andar de mota"O teu problema está aqui.Falta de confiança. Só muda se andares mais, muito mais.TalvezOlha o meu caso numa das minhas motas:Peso da mota : 201kgAltura do assento:856 mm ( e nem sequer vou mencionar a largura do mesmo, que parece um sofá )A minha altura : 1.70è a altura de sela ideal para quem tem "falta de confiança" ou a aconselhar a quem está a iniciar ou utiliza a mota maioritariamente em cidade?____________________________________"Quando leio especificações de motas com bancos a 86 cm e mais sei que nunca poderão ser motas para mim e mesmo com 82 cm já optei por ficar com a scooter em simultaneoa para a cidade."In the quiet words of the virgin Mary...Come Again? mais um...
Basta chegar o rabo prá frente.Tem mais do que espaço para ficar na pontinha do banco.Ou mesmo sair dele.Pode sair dele e ficar "em pé" com uma perna em cada um dos lados assentando ambos os pés no chão.Numa moto "normal" existe habitualmente um depósito.A genitália encrava ali e não dá hipótese de descer mais.
Mas afinal quais são as limitações diárias e fisicas de não chegar com os 2 pés no chão sem ser conseguir fazer marcha atrás?Ainda não percebi.
Citação de: Africandruglord em Fevereiro 08, 2019, 23:45:04, 23:45Mas afinal quais são as limitações diárias e fisicas de não chegar com os 2 pés no chão sem ser conseguir fazer marcha atrás?Ainda não percebi.Corta 10cms à tua estatura, vai para a cidade com uma scooter que é larga q.b. nas laterais e te fará arquear as pernas sempre que a imobilizas e tentas e colocar os pés no chão...e depois vem cá dizer-nos. Provavelmente dirás que tiveste de sair sempre do próprio banco e ficar de pé a segurar a scooter.
(....)Para que é que eu preciso de chegar com os pés ao chão?Ando na cidade em bico de pé, refira-se singular, com uma R, que faz qualquer scooter ou 125cc parecer um triciclo com rodinhas.(....)
Citação de: Africandruglord em Fevereiro 08, 2019, 23:45:04, 23:45Mas afinal quais são as limitações diárias e fisicas de não chegar com os 2 pés no chão sem ser conseguir fazer marcha atrás?Ainda não percebi.Vamos ver se percebemos. Quem mora em algures e nunca poi os pés no chão porque só faz passeios e estrada até pode sentir-se bem numa mota com roda 21 e 900 mm de sela mas quem utiliza a mota diariamente em ambiente citadino, e referi a Lisboa por exemplo e algo como eu por vezes mais de 50 kms dia dentro da cidade mais tempo parado no transito que a circular, precisa de ter conforto e passa por poder assentar pelo menos um pé completamente no chão sem correr o risco de deixar cair a mota por demasiada inclinação.
Citação de: Africandruglord em Fevereiro 08, 2019, 23:52:41, 23:52(....)Para que é que eu preciso de chegar com os pés ao chão?Ando na cidade em bico de pé, refira-se singular, com uma R, que faz qualquer scooter ou 125cc parecer um triciclo com rodinhas.(....)Mas isso é perfeitamente normal já que, como tenho dito ao longo deste tópico, as pessoas não são todas iguais.Aquilo que a ti te faz confusão, nomeadamente alguém recear ficar literalmente em bicos dos pés com a moto parada...para outra pessoa pode ser a diferença entre adquirir ou não um determinado motociclo.
Estava a falar de uma scooter e o meu argumento era sobre uma scooter...
Não me parece é que seja assim tão fácil, para "pernas curtas", como é dado a entender...
Mas afinal quais são as limitações diárias e fisicas de não chegar com os 2 pés no chão sem ser conseguir fazer marcha atrás?
...mas quem utiliza a mota diariamente em ambiente citadino, (...) mais tempo parado no transito que a circular, precisa de ter conforto e passa por poder assentar pelo menos um pé completamente no chão sem correr o risco de deixar cair a mota por demasiada inclinação.
O curioso nisto é falares na suposta facilidade de uma scooter, quando quem efectivamente anda nelas e por aqui escreveu...descreveu que "nem tudo são rosas". Gostam da segurança de ter os dois pés a tocar no chão.
O banco de uma scooter convém recordar que é mais largo...
E outra coisa...essa manobra de 90° a baixa velocidade só apresenta dificuldades a quem anda de moto??
(....)não somos todos iguais e as dificuldades não são sentidas da mesma forma, assim como os "receios" também não o são.(....)
(....) como tenho dito ao longo deste tópico, as pessoas não são todas iguais.Aquilo que a ti te faz confusão, nomeadamente alguém recear ficar literalmente em bicos dos pés com a moto parada...para outra pessoa pode ser a diferença entre adquirir ou não um determinado motociclo.(....)
(....)É aí que reside a diferença, juntamente com o facto de não sermos todos iguais e não haver duas pessoas numa mesma rua a enfrentar a mesma questão de forma igual!E não está a ser dito que por causa da estatura não circulam como todos os outros o farão. Nada disso!Mas as dificuldades com que se depara alguém de menor estatura, com todo o respeito...não são as mesmas e não é um "mundo de facilidades" onde só o recuar com a moto é que se sente dificuldade.(....)
(....)A verdade é que as pessoas não são todas iguais!! Enquanto isto não se perceber, olhando somente para dentro, não se chega lá.(....)