(....)Comparativamente a outros países, só posso comparar com Espanha já que se trata do único em que conduzo com regularidade e já fui bastantes vezes abordado pela guardia civil.E se por cá temos muita caça à multa... eles são piores.E no geral os agentes são muito menos cordiais comparativamente aos nossos.
É o sonho de qualquer polícia ter uma mota sempre que vêem uma perguntam para poder escolher
Um agente de autoridade Nova-Iorquino achou que era correcto ser ele próprio a levar para a esquadra a moto confiscada, em vez de esperar pelo reboque da polícia. E, mais do que isso, fazê-lo sem usar capacete....O resultado deixa qualquer um estupefacto com a cena e ao mesmo com um nadinha de troça difícil de conter.Pelo menos os que assistiram àquilo não se contiveram. Ahhh....Nova-Iorquinos...
Por cá só sei que a Ponte Vasco da Gama tem pouca vigilância depois da meia noite.(....)
Citação de: Rodrigues1 em Abril 13, 2019, 12:07:37, 12:07Por cá só sei que a Ponte Vasco da Gama tem pouca vigilância depois da meia noite.(....)Estão câmaras a cada 400m ou 500m, posicionadas bem alto e com grande abrangência.Estão sentados numa sala de controlo a funcionar permanentemente. A essa hora não se farão ao frio, a não ser que seja mesmo necessário e por comunicação dessa sala de controlo.
Grande exemplo. Muitas pessoas não estão por dentro dos seus direitos, quando um agente da autoridade "manda" abrir a mala do carro, a pessoa abre porque o agente mandou.Isto não funciona bem assim, o agente terá que ter um mandato de busca, suportado por uma causa provavel, para mandar alguem abrir a mala do carro. Nunca me aconteceu, mandarem abrir a mala do carro, mas já me aconteceu pedirem " não se importa de abrir a mala do carro?". A Guardia Civil e a GNR já me fizeram isso... e eu abri. Não transporto nada que me traga problemas, não tenho problemas em o fazer.No entanto, se o agente tiver uma atitude prepotente e não for tão educado para mim como eu sou para ele... terá que me apresentar o tal mandato de busca, sustentado pela opinião de um juiz que me achou suspeito de transportar algo ilegal no meu veiculo. Dou um exemplo simples: Quando processei controlo de acessos numa fabrica ( com normas de segurança muito severas ), era "obrigado" por essas normas a fazer uma revista ás viaturas. Ora, isso é ilegal e eu não o posso fazer ( apenas os agentes das forças de autoridade e o exercito, em casos especiais, o podem fazer e SEMPRE apoiados pelo tal mandato de busca, com a tal exceção do exercito nos tais casos especiais ).Sabendo eu que não o posso fazer, que os motoristas de longo curso vêm cansados e sem paciencia e que a cabine do camião que conduzem é a sua "casa", a minha abordagem era o mais amigavel, simpatica e "brincalhona" possivel.Enquanto colegas meus "mandavam" abrir as portas das viaturas, eu pedia por favor se o podiam fazer, de modo a eu poder verificar se não traziam "bombas, armas de fogo ou gajas nuas" escondidas lá dentro. Esta simples frase transformava a pergunta " Porquê?" numa indisfarçavel risota por parte dos condutores dos camiões, especialmente os de transporte internacional, que já vinham com milhares de kilometros no lombo.É um facto, aparecia sempre algum que não concordava, e com razão, e que só abria as portas na presença da PSP. Está no seu direito e dentro da lei... mas isso só ia atrasar, ainda mais, a entrega da carga. Mesmo depois de toda a situação explicada com simpatia e em tom amigavel ( eram normas internas, só ia poder descarregar se obedecesse ás normas, mesmo eu compreendendo perfeitamente os seus argumentos ), há sempre um que não aceita. Pelo menos, não de inicio... quando ficava 3 horas, com o tempo de descanso a descontar, á espera de uma patrulha da PSP para abrir as portas da cabine... acabavam por desistir e abdicar dos seus direitos constitucionais, só para fazerem aquilo que já podiam ter feito há 3 horas atrás.Sei que isto não é correcto e viola os direitos dos cidadão... mas não era eu que fazia as normas. Quem as quisesse cumprir, cumpria. Quem não quisesse cumprir, não cumpria... mas tambem não entrava para fazer a descarga.Não custa nada ser educado e tentar facilitar e agilizar, na medida do possivel, o trabalho e a vida dos outros. Seja no trabalho ou em qualquer outra situação.Qualquer pessoa séria e cumpridora da lei até deixa que os seus direitos constitucionais sejam atropelados, se o agente da autoridade for simpático e educado... e se for uma agente bonita e jeitosa, mais depressa abdicamos deles.
No caso dos veículos creio que em relação a viaturas registadas em nome de determinados agentes económicos, nomeadamente empresas ou atividades económicas sob outra forma, não será necessário mandato ou qualquer outra autorização para que as forças policiais revistem um veículo, integralmente. Existem determinadas "operações stop" que se revestem préviamente das necessárias formalidades necessárias para a integral revista de todos os veículos, implícitas permanentemente em algumas situações como fronteiras e/ou alfândegas contínuas ou com reativação momentânea.