Autor Tópico: Tudo muda num segundo  (Lida 7694 vezes)

Abril 04, 2017, 20:03:07, 20:03
Lida 7694 vezes

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Acabei de ver no Facebook que faleceu um companheiro motard. Ele era meu amigo no FB, por via de ambos estarmos ligados ao Motovlog com canais de YouTube.

Aparentemente despistou-se e embateu contra uma carrinha de mercadorias e a mota incendiou-se tendo ele falecido no local.

Tinha esposa e dois filhos pequenos com uns 8-9 anos e uns 3-4.

Fiquei imensos minutos a ver um vídeo de um dos filhotes dele a brincar, bem como fotos de família que ele tinha na sua página do FB. Fiquei parado, imóvel a pensar na vida e a não pensar em nada ao mesmo tempo.
 Reconheço. Chorei. Estou à espera que o meu filho mais velho saia das aulas e vou com ele de mota de Lisboa a Almada passando pela ponte 25 de abril.
Isto faz-me pensar...

Confesso que me passou muita coisa pela cabeça. Acabar com o Facebook, acabar com as "motas", sei lá mais o quê. De que adiantaria?

Tenho um amigo que teve dois acidentes de mota e acabou por a vender. Dias depois foi atropelado numa passadeira quando ia a pé...

Enfim... Não sei o que pretendo com esta mensagem. Provavelmente não pretendo nada. Ou não sei o que pretendo e qual o seu objetivo. Apenas senti a necessidade de escrever aqui para os meus amigos que partilham interesses e preocupações comigo.

Abraços a todos.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 04, 2017, 21:10:37, 21:10
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Obrigado pela tua partilha. Dá que pensar...
Nem escrevo muito porque a mensagem que deixas é mais para reflectir, para interiorizar.

Fico com muita pena pelos filhotes desse teu amigo e que ficam sem o seu pai.  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 04, 2017, 21:20:10, 21:20
Responder #2

JPA

• Visitante
Pianoman

Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, compreendo e comungo o teu sentimento de tristeza e pesar. :(

São daquelas noticias que ninguém gosta de ouvir e sentir quando um dos nossos companheiros mesmo desconhecido perde a vida desta forma tão súbita e cruel.

Acredito que intimamente objetivas um sinal de aviso a todos nós, pois é importante nunca esquecer o  quanto é efémera a nossa vida, sobretudo por andarmos em 2 rodas.

Também sou pai, e estas noticias idem fazem-me pensar e muito...

Um forte e solidário abraço.

:( :(

Abril 04, 2017, 22:03:16, 22:03
Responder #3

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Antes de tudo lamento a perda de um companheiro e mesmo sem conhecer ou poder contactar deixo as condolências à familia.
Partilhar um desabafo é uma forma de fazer o luto, todos partilhamos da consternação. Mais, todos partilhamos da consciência que podia ser qualquer um de nós, passe o egoísmo, mas isso obriga a refletir a cada dia, a cada insucesso, a cada noticia trágica.
A vida na mota é um risco assumido, não o podemos olvidar, mais arriscado que o carro, ou o camião, onde a estrutura do veículo protege os ocupantes.
Apesar do inconscientemente termos esta noção bem presente, afogamo-la com o prazer da condução. Por vezes, com estas noticias, ela vem à tona e perguntamo-nos - o que é que eu ando a fazer? - cada momento destes é um marco, normalmente seguimos em frente, alguns podem ficar pelo caminho.
Mas tirando o peso do choque que sentimos nestas noticias, sopesemos quantas destas recebemos e quantas descrições de viagens de sonho, liberdade insuperável, satisfação irreprimível ou realização pessoal lemos nestas páginas do fórum? no meu caso a balança pesa decididamente para o segundo prato.
Mas com a consciência pesada de que alguma vez pode ser a minha vez. A resposta é que terá que ser, na mota ou não. Todos nós quando nascemos somos um cadáver adiado e felizmente não sabemos quando ocorre o desenlace final, nem como.
Se no livro do destino já está escrito, cabe-nos ser felizes até que aconteça, vamos rolar enquanto é tempo :) e lamentar cada companheiro que se perde, na mota, de doença, atropelado, seja como for.
Esta é a minha ideia  :corado:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 04, 2017, 22:51:21, 22:51
Responder #4

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Daqui envio as minhas sentidas condolências à família do Edgar !

Abril 04, 2017, 23:52:34, 23:52
Responder #5

dfelix

• 5006
Esta é época do ano em que existe um maior número de acidentes mortais envolvendo motociclistas.  :(

Abril 05, 2017, 11:05:07, 11:05
Responder #6

Luis Salgueiro

• 1797
Esta é época do ano em que existe um maior número de acidentes mortais envolvendo motociclistas.  :(
Se é assim, a lógica que eu encontro terá a ver com 2 factores : o piso que nesta altura do ano não apresenta condições 'homogéneas' (é um 'mix' entre 'vidrado' , 'sujo' e 'húmido' )  e o facto de o tempo com sol 'convidar' a andamentos e 'manobras' que estiveram 'amansados' durante os meses de chuva e frio do Inverno . Será ?  :pensador:

Abril 05, 2017, 12:35:41, 12:35
Responder #7

JViegas

• 4723

Masculino
Antes de mais lamento a morte do companheiro. As minhas condolências à família.

Conduzo diariamente com a minha filha à pendura e por isso, consciente do risco que é o "andar" em 2 rodas, jogo uma parada muito alta... tão alta que por vezes tenho dúvidas.

Não é só o prazer em conduzir em duas rodas... é fazer desse prazer uma "ferramenta" para o meu dia-a-dia, sujeitando-me às vicissitudes do trânsito e da via, do estado da máquina etc.

Uma roleta russa onde não existe só uma bala no tambor da pistola.

Desejo aprender o mais possível sobre este mundo das duas rodas para minimizar riscos, mas acredito igualmente que conduzir ou até mesmo viver exige um pouco de sorte, ou uma estrelinha, tal como explico à minha filha na tentativa de lhe justificar a morte.

Não acredito em destinos traçados... e não acredito que o livro da vida já está escrito. Recuso-me a pensar nisso e desse pensamento, tristemente, recordo-me que o acaso tem um sentido de humor muito peculiar e por vezes difícil de entender.

Viver não é mais do que respirar, uma batidela de coração a seguir à outra, um piscar de olhos. Sentimo-nos vivos a conduzir em duas rodas, a velocidade, a força dos elementos, sermos um só com a máquina... e por vezes a sorte ou melhor dizendo o azar, numa curva qualquer espera por nós.

Que tenhamos poucas noticias destas, uma vida perdeu-se, fica a saudade e a ausência impossível de colmatar independentemente dos anos que passem.

Aprendamos a viver cada dia, cada segundo até, com quem mais amamos e estimamos pois ao fim ao cabo é isso que conta...

Outra nota sobre este assunto, relativamente ao que o companheiro dfelix escreveu um pouco mais em cima:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1823.0

« Última modificação: Abril 05, 2017, 12:39:00, 12:39 por JViegas »

Abril 05, 2017, 13:56:23, 13:56
Responder #8

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Fiquei triste em ler o post do companheiro Pianoman  :D é uma tragedia para a pessoa que partiu e para todas aqueles que agora continuarão a sua vida convivendo e sobrevivendo com a ausencia do seu ente querido.

Mas a vida é assim mesmo... e apenas serve para ser vivida e dela apenas levamos aquilo que efectivamente vivemos.

De nada adianta deixar a moto de lado... a vida é efemera e a morte é uma inevitabilidade... apenas cabe ao nosso bom senso vive-la e tentar esticar a sua duracao... o resto é sorte

Paz à alma do teu amigo e votos de muita força neste momento dificil à sua família   :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 06, 2017, 00:52:00, 00:52
Responder #9

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Vejo muitos a pensarem como eu, que basicamente resumirei em "aproveita a vida sem correr riscos porque a morte é a única coisa certa da vida".
No entanto, vejo que vários já tiveram dúvidas como eu tenho agora. É normal que assim seja, como lemos nas mensagens anteriores.

Parece-me que se eu fosse sozinho na vida, estas dúvidas não me surgiriam. A questão que não me sai da cabeça é "e se fosse eu?". Reconheço que possa ser uma perspectiva egoísta, mas não consigo imaginar a dor daquela esposa de cada vez que olhar para os dois filhos pequenos. Como lhes vai dizer que o pai não volta mais???? Como lhes explica isso????
Meu Deus... não quero nem pensar...

E também questões mais práticas, como se têm apoio de mais alguém na família que os ajude financeiramente a sobreviver.

Digo-vos, amigos...Isto tem-me feito bater muito mal da bola...
As imagens dos filhos não me saem da cabeça...As fotos de felicidade no Facebook dele...os vídeos de um dos pequenitos a atirar umas pedrinhas para a água todo contente a brincar com o pai...tudo pequenas (grandes) coisas que não poderão voltar a  fazer...

...bom...Tenho que parar...
Abraços.
« Última modificação: Abril 08, 2017, 15:17:44, 15:17 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 06, 2017, 01:26:19, 01:26
Responder #10

dfelix

• 5006
Outra nota sobre este assunto, relativamente ao que o companheiro dfelix escreveu um pouco mais em cima:

É um estudo interessante.
Com base em dados estatísticos o que torna as conclusões irrefutáveis.

Só que todos os anos é isto. Alguém conhecido ou amigo de conhecidos que sofre uma fatalidade... precisamente nesta época.
Este foi mais um.

No entanto, vejo que vários já tiveram dúvidas como eu tenho agora.

É normal.
E quanto mais tempo andamos nisto e mais pessoas se vai conhecendo pior.
Há quem ganhe juizo e se afaste.
Mas para uma grande maioria o "bichinho" acaba por ser mais forte.

Abril 06, 2017, 09:10:55, 09:10
Responder #11

rodrigues

• Visitante
Peço desculpa mas apaguei a minha mensagem neste tópico porque em forma de desabafo mencionei uma pessoa estimada que nada tem a ver com o tópico.

"Tudo muda num segundo", sim é verdade, embora na minha casa tudo foi mudando ao longo dos últimos 6 anos pois perdi 3 pessoas e tudo mudou de facto mas nunca deixei de fazer o que gosto com medo de eu ser mais um que desaparece e deixar os que mais amo a sofrer por cá, nem eles me pedem isso porque seria egoísmo da parte deles e seria a minha morte lenta.

Preferem ver-me feliz a andar de mota a vaguear por aí do que preso em casa e com o olhar no vazio.

É verdade que andar de mota é perigoso, mas mais perigoso é viver com medo.

As minhas condolências à família.

Abril 07, 2017, 16:46:45, 16:46
Responder #12

Manhas

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 253

Masculino
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: X8 250 ie
Bolas Pianoman, custa ler as tuas palavras.

Claro que dá que pensar porque sabemos sempre que em caso de acidente somos o "elo mais fraco", independentemente da responsabilidade que nos possa ser atribuída.

Contudo, apesar de todos termos a consciência que andar de moto é muito perigoso e mesmo todos conheçendo histórias de alguém mais ou menos próximo ter falecido e deixar a família enlutada, continuamos a andar de moto. Mais, partilhamos uma certa "cultura" ou "doutrina" motard senão não participaríamos em fóruns, clubes, encontros, etc.

Permitam-me a expressão mas andar de moto é um "vício". Senão fosse, ao ponderar os riscos que assumimos por andar de moto em comparação com formas alternativas de transporte (carro ou transportes públicos), não andaríamos de moto. Estamos dispostos a correr riscos acrescidos, eventualmente desnecessários, para satisfazer o gosto de rodar o punho.

Pegando no estudo que o JViegas postou, está lá tudo dito - as motos são perigosas! Contudo, sabemos que é possível termos uma longa vida de motociclista sem grandes dissabores. Temos de ter consciência que se queremos a liberdade de andar de moto temos de conduzir de forma tão responsável quanto possível.

Conto uma pequena história: Um dia destes tive de desenrascar um senhor já reformado que trancou o carro com a chave lá dentro. Eu estava de carro e ofereci-me para ir com ele a sua casa buscar a 2ª chave. Como não nos conheciamos e a viagem ainda eram uns 10 km para cada lado, lá fomos falando das nossas vidas. O senhor disse-me que tinha dois filhos mas um dele já tinha falecido há uns anos num acidente de moto. Na altura, o rapaz já se tinha formado, tinha emprego e gostava de duas coisas: bebida e andar de moto. Numa madrugada, a coisa deu para o torto...

Quando ele me contou isso eu pensei para mim - "Estavas à espero do quê"! Mas ouvindo relato emocionado do pai que tem a foto do filho num local de destaque na sua casa, a coisa muda de figura. Dói e faz-nos pensar.

Em síntese, neste momento, mesmo sabendo de tudo isto, se estou disposto a deixar de andar de moto? - A resposta é não.
No entanto, ando com mais juízo e estou sempre a pensar em hipóteses de não me deixar apanhar pelo "gajo da foice", nem que para isso tenha de abrandar e deixar o "gajo" ultrapassar-me.

Abril 07, 2017, 20:41:18, 20:41
Responder #13

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Hoje de tarde foi o funeral do companheiro.
Fomos em cortejo atrás do carro funerário uns 15 km. Dezenas de motas, talvez mais de uma centena.
Ao chegar ao cemitério (Qta do Conde), todas as motas se alinharam nas laterais da estrada e fizeram um corredor para o carro funerário passar.

À passagem do carro funerário, todos manifestámos a nossa dor com os "gritos lancinantes" dos motores e levantando os capacetes em direcção ao céu, em jeito de respeito.

Emocionante. Simplesmente emocionante.

Descansa em paz, companheiro e que os teus filhos tenham uma vida longa e feliz.
« Última modificação: Abril 08, 2017, 15:17:27, 15:17 por Pianoman »
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Abril 07, 2017, 23:03:16, 23:03
Responder #14

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Vejo muitos a pensarem como eu, que basicamente resumirei em "aproveita a vida sem correr riscos porque a morte é a única coisa certa da vida".
No entanto, vejo que vários já tiveram dúvidas como eu tenho agora. É normal que assim seja, como lemos nas mensagens anteriores.

Parece-me que se eu fosse sozinho na vida, estas dúvidas não me surgiriam. A questão que não me sai da cabeça é "e se fosse eu?". Reconheço que possa ser uma perspectiva egoísta, mas não consigo imaginar a dor daquela esposa de cada vez que olhar para os dois filhos pequenos. Como lhes vai dizer que o pai não volta mais???? Como lhes explica isso????
Meu Deus... não quero nem pensar...

E também questões mais práticas, como se têm apoio de mais alguém na família que os ajude financeiramente a sobreviver.

Digo-vos, amigos...Isto tem-me feito bater muito mal da bola...
As imagens dos filhos não me saem da cabeça...As fotos de felicidade no Facebook dele...os vídeos de um dos pequenitos a atirar umas pedrinhas para a água todo contente a brincar com o pai...tudo pequenas (grandes) coisas que não poderão voltar a  fazer...

...bom...Tenho que parar...
Abraços.

Enviado do meu FEVER através de Tapatalk

Boas,

é isso tudo Nuno, já  pensei em tempos da mesma forma, a mesma preocupação, hoje, mais velho e só, apesar de sempre preocupado com o que possa acontecer, o problema é outro, se me acontece algum acidente e que fique paralisado e não tenho  ninguém para me cuidar. :napodeser:

Pensemos positivo ....

:bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 08, 2017, 00:28:36, 00:28
Responder #15

Luis Salgueiro

• 1797
Não podemos parar de viver e devemos enfrentar o medo . Estamos a falar acerca de um acidente mortal de mota mas podia ter sido uma morte ocorrida por outra das biliões de outras formas de morrer .
Schumacher podia ter tido um acidente mortal aos comandos de um carro F1 e encontrou uma morte lenta após um acidente de ski , como podia ter sido de uma das outras biliões formas de morrer. É ingénua e  falsa a ideia de que eliminando a prática de andar de mota , de carro F1 , etc, se está a eliminar as hipóteses de morrer 'fatalmente' pois todos os dias morrem pessoas em consequência de actos e em circunstâncias perfeitamente 'inofensivas' e 'banais' .
Não há nenhuma 'receita' /conduta infalível para assegurar uma 'confortável longevidade' . A 'fórmula' é ir vivendo a vida de uma forma em que sintamos o prazer de estar vivos e de nos envolvermos em situações/realidades que nos dêem 'retorno positivo' ... a partir daí ...

p.s. relativamente á pilotagem de motas ou da prática de qualquer outra actividade que envolva risco , a 'receita' será a de não ultrapassar a linha que limita  'o que está nas nossa mãos' , isto é, evitar ao máximo entrar na esfera da 'sorte'  ou do 'ocaso' pois a partir desse momento ficaremos completamente vulneráveis e entregues ao 'destino' . 

Abril 08, 2017, 00:55:49, 00:55
Responder #16

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Gostei de ler essa reflexão, Luís Salgueiro.
É verdadeira e com o desprendimento necessário a um olhar sincero para aquilo que nos rodeia, para aquilo que sucede diariamente no Mundo, para um "acontecimento" que pode espreitar da forma mais inusitada possível.

É verdade que certas condutas ou práticas podem levar a um fim mais célere da vida, mas tolerar que isso possa condicionar-nos ao ponto de cortar por completo com aquilo que gostamos ou com o que nos sentimos bem, pode não ser a melhor atitude.

Se na condução de um motociclo podem ser adoptadas práticas e um tipo de utilização mais defensiva?...sim. Nisso acredito, mesmo correndo-se o "risco" (que na verdade nem o é na verdadeira essência), de sermos conotados como mais lentos ou demasiado cuidadosos.

Já tive as minhas valentes quedas de bicla quando em jovem achava que sabia e podia tudo... Agora, o tempo vai trazendo aos poucos a razão e um certo travão a uma impulsividade que nessa altura não existia, ou se a havia passava-me por completo ao lado.

Deixar de andar de moto não é opção!
É sim opção saber escolher o melhor caminho para se continuar a andar de moto, adoptando práticas que limitem a ocorrência - dentro do possível - de um acidente.
Isto mesmo sabendo perfeitamente que nem todas as ocorrências dependem de nós...mas na verdade, isto acaba por ser válido para tudo.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 19, 2017, 22:11:43, 22:11
Responder #17

Morgas

• Visitante

Na primavera. Todos os anos é isto. Mas este ano tem sido demais. Com uma frequência quase diária morre mais um motociclista nas estradas portuguesas. Uma tristeza.
Algumas páginas, em especial da rede facebook, tornaram-se por estes dias verdadeiras páginas de necrologia. É demais! De manhã já me questiono. Quem será hoje? Um amigo? Um conhecido? Eu próprio? Será que hoje é o meu dia?
Aqui não há espaço para culpados. Aqui todos são vítimas. Quem parte, os sobreviventes, quem fica.
Alguém se lembra de uma campanha de segurança rodoviária em que os motociclistas sejam protagonistas? Alguém se lembra de uma campanha de segurança rodoviária em que os motociclistas se vejam protegidos? Alguém se lembra de uma campanha de segurança rodoviária que alerte para a fragilidade dos motociclistas?
Não, não, não e nunca. O dinheiro dos impostos que pagamos, o dinheiro das multas que pagamos podem servir para muito mas nunca para proteger o motociclista. Se calhar já basta, não?
E se o Estado nada faz e continua a assobiar para o lado enquanto saca taxas e taxinhas por mais um funeral de um motociclista, se calhar cabe nos a nós fazer alguma coisa, não? Se calhar cabe nos a nós, motociclistas, fazer mais do que um pequeno lamento, escrever um “RIP”, um “DEP”, um “não acredito”.
Onde anda a Federação? Onde estão os Moto Clubes? Onde estão os Grupos motards? E as revistas? Por que raio não avançamos nós com campanhas dignas que ajudem a parar com esta carnificina diária?
Perdoem me o desabafo. Mas…, já basta! E contem desde já com este Escape para o que for necessário!

Texto: Pedro Soares Lourenço 
Retirado: oescapemaisrouco.blogspot

Abril 19, 2017, 22:14:34, 22:14
Responder #18

Moto2cool

• 4386
só posso subscrever este desabafo  :palmas:

Abril 19, 2017, 22:37:59, 22:37
Responder #19

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
E compreende-se o desabafo...

Se bem que, isto na minha opinião, as campanhas de segurança mesmo sendo importantes e incentivadoras de uma condução mais cautelosa e defensiva, rapidamente caem em esquecimento e bastam uns raios de sol e uma estrada desimpedida, para se elevar a adrenalina, muitas vezes para lá das próprias capacidades de condução. É uma realidade, pelo que me custa um pouco (de forma generalizada) aceitar a frase..."Aqui não há espaço para culpados".

Lamento como todos...as vítimas, os familiares das mesmas, os que ficam sem o seu amigo, sem o colega, sem o companheiro de longa data e que deixa saudades.

Andar de moto é perigoso e reconheço-o perfeitamente enquanto motociclista.
E sim...falar de segurança nunca é demais.

Dalai Lama

Abril 20, 2017, 13:38:45, 13:38
Responder #20

rodrigues

• Visitante
Andar de mota é tão perigoso como trabalhar em cima de andaimes ou no topo de escadas de 3 lanços mas mais perigoso ainda é a falta de consciência e respeito que tenho presenciado recentemente, ou é um vírus ou não sei o que é.

No sábado passado andei pelo Alentejo e entre Ponte de Sor e Abrantes passaram por mim 3 RR como se estivesse parado e ia a 120

Claro que assim alguém irá na frente

Abril 20, 2017, 14:13:29, 14:13
Responder #21

marb

• **

• 335

Masculino
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
Bem sei que nós motociclistas abusamos um pouco do punho direito mas também há imensos automobilistas que não nos respeitam e muito menos quando guiamos uma 125 (quando tinha  Integra era muito mais respeitado).

Ainda há dias circulava na A1, numa zona com 3 faixas, ia na faixa da direita, um pouco mais à direita ( normalmente circulo a meio ou mais junto à esquerda) e um carro fez-me uma tangente (não se deu ao trabalho de mudar completamente para a faixa do meio)!!!

Noutra ocasião, em que ia ligeiramente na parte esquerda da faixa da direita, um carro fez-me uma tangente ultrapassando-me...pela direita!!!!!

Ainda recentemente quando ia para ultrapassar um indivíduo num carro que ia devagar, este deixa descair o carro para a esquerda...porque ia  a falar ao telemóvel!!!!

Mas o que é isto????? :zangadoplus:
Mas o que é isto????
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Abril 20, 2017, 14:24:10, 14:24
Responder #22

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas

é um tema que evito sempre de falar.

Ontem na IC19 morreu uma companheira que pertencia ao clube PCX , não sei se já foi aqui falado .....

Condolências á familia...

:convivio:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 21, 2017, 12:04:48, 12:04
Responder #23

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal

Boas

é um tema que evito sempre de falar.

Ontem na IC19 morreu uma companheira que pertencia ao clube PCX , não sei se já foi aqui falado .....

Condolências á familia...

:convivio:

Fui tentar perceber o que aconteceu, pesquisei.
Destaco a forma como o "Jornal de Notícias" apresentou o acidente:

"Acidente com mota causa fila de quilómetros no IC19"
http://www.jn.pt/local/noticias/lisboa/amadora/interior/acidente-com-mota-causa-fila-de-quilometros-no-ic19-6214289.html

Esta "notícia" fez-me lembrar uma parte de uma velha canção de Chico Buarque "Morreu na contramão atrapalhando o tráfego".

A notícia foi a "fila". "Jornalismo", chamam a isto.
Depois, os comentários da grunholândia via vomitório do FaceBook...
No meio do nojo, alguém identifica a pessoa que morreu: Ana Leite, 44 anos.
Deixou dois filhos órfãos, o pai destes havia morrido de doença há pouco tempo.

[Editado] Segundo o "Correio da Manhã", cujo título valoriza o tempo que o corpo da companheira esteve à espera do Ministério Público, "Uma das viaturas capotou e só foi travada pelo separador central, ficando completamente destruída. Quanto à mota, de baixa cilindrada, foi arrastada e acabou a mais de vinte metros do corpo da condutora. "
http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/corpo-quatro-horas-na-berma-do-ic19?ref=HP_Grupo1

Entretanto, hoje no "DN", no mesmo IC19:
http://www.dn.pt/sociedade/interior/acidente-com-tres-automoveis-e-duas-motos-complica-transito-no-ic19-5205924.html

Salvaguardando comportamentos que todos repudiamos (afirmar que a estupidez fica restringida às "latas" é meter o capacete ao contrário na cabeça), o companheiro Morbas tem razão.
« Última modificação: Abril 21, 2017, 16:28:19, 16:28 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 23, 2017, 17:02:23, 17:02
Responder #24

carlospira

• **

• 484

Masculino
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Boas,

Eu penso que ( tal como alguns de vós ) a principal razão de tantas mortes na estrada em duas rodas é sobretudo FALTA DE CIVISMO DOS CONDUTORES TODOS !!!
-  Estão ao telele
- Estão a olhar para o além
- Estão a ler ( sim A  LER - já eu vi isso em pleno andamento... )
- Estão a andar muito depressa
- Estão a "pastar"
- Estão em despiques
Enfim, um sem numero de situações diárias..

Por isso, enquanto se não fizer uma SÉRIA E  DIGNA  nas estradas dirigidas  A TODOS NÓS  ( duas e quatro rodas ) não se vai conseguir resolver este grave problema que nos afecta especialmente.

Agora , a quem compete isso ???  Penso que aos governos, aos moto-clubs aos grupos, ás revistas ( que vivem á custa dos motards ).

Isto dá pano para mangas...

Boas curvas  em segurança companheiros.

:scooter: :scooter: :scooter:

Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  62 mil  para já...

Abril 23, 2017, 18:51:49, 18:51
Responder #25

salvador99

• **

• 413

Masculino
  • Texto Pessoal
    honda CB 500X
  • Modelo Motociclo: cb 500 X
  • Localidade: PÓVOA DE SANTA IRIA
Boas,

Eu penso que ( tal como alguns de vós ) a principal razão de tantas mortes na estrada em duas rodas é sobretudo FALTA DE CIVISMO DOS CONDUTORES TODOS !!!
-  Estão ao telele
- Estão a "pastar"
- Estão em despiques

Por isso, enquanto se não fizer uma SÉRIA E  DIGNA  nas estradas dirigidas  A TODOS NÓS  ( duas e quatro rodas ) não se vai conseguir resolver este grave problema que nos afecta especialmente.

Agora , a quem compete isso ???  Penso que aos governos, aos moto-clubs aos grupos, ás revistas ( que vivem á custa dos motards ).

Agora imagina conduzir um autocarro pelas ruas, becos, estradas e estradinhas de Lisboa, infelizmente vejo isso a cada segundo

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk

Abril 23, 2017, 20:47:35, 20:47
Responder #26

meneses85

• **

• 142
Boas,

-  Estão ao telele
- Estão a "pastar"
- Estão em despiques

:palmas: :ok:

Abril 24, 2017, 18:55:31, 18:55
Responder #27

jetsetwilly

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 46

Masculino
  • Marca Motociclo: Kymco
  • Modelo Motociclo: AK 500
Boas,

-  Estão ao telele
- Estão a "pastar"
- Estão em despiques

Agora imagina conduzir um autocarro pelas ruas, becos, estradas e estradinhas de Lisboa, infelizmente vejo isso a cada segundo

Enviado do meu MI 5 através de Tapatalk

Bolas ! Não sei se aguentava .....
Pedro

Abril 24, 2017, 21:56:08, 21:56
Responder #28

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Abril 24, 2017, 22:48:51, 22:48
Responder #29

dfelix

• 5006
É um rapaz que trabalha(va) na Brisa.
Tem (tinha) uma MT-01.

Abril já conta com um conhecido e um amigo de conhecidos.
Por muitas estatísticas e estudos que me tentem enfiar pela goela abaixo, este período em torno da Páscoa continua a ser aquele que assisto mais gente perder a vida.

Abril 25, 2017, 00:36:26, 00:36
Responder #30

jofra

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 35
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Margem Sul
Agora ultimamente tem sido quase todos os dias... Impressionante :/

Abril 25, 2017, 20:42:19, 20:42
Responder #31

Moto2cool

• 4386
Infelizmente por muito cautelosos que possamos ser, por muito vigilantes que possamos estar aos erros dos outros, a corda parte sempre no sítio mais fraco.

Maio 14, 2017, 16:18:42, 16:18
Responder #32

TMXR

• 4156

Masculino
E aproveitar enquanto estamos vivos...

A vida é umas férias que a a morte nos deu... E aproveitar enquanto estamos cá e de saúde
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 02, 2019, 23:47:57, 23:47
Responder #33

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Fiquei a saber há pouco que o meu vizinho da 929RR....faleceu de acidente de moto ao início desta noite e quando regressava a casa.

Estou sem palavras para isto.  :(
Com um filho pequeno e a mulher grávida...

Reside a apenas 30m da minha casa.

Tudo muda num segundo... :(

Dalai Lama

Fevereiro 03, 2019, 13:42:16, 13:42
Responder #34

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Fiquei a saber há pouco que o meu vizinho da 929RR....faleceu de acidente de moto ao início desta noite e quando regressava a casa.

Estou sem palavras para isto.  :(
Com um filho pequeno e a mulher grávida...

Reside a apenas 30m da minha casa.

Tudo muda num segundo... :(

Numa fração... RIP... DEP...

Sent from my iPad using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Fevereiro 03, 2019, 16:32:04, 16:32
Responder #35

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Infelizmente todos que andamos na estrada estamos sujeitos mesmo por muito cuidadosos que sejamos.

R.I.P.  :(
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Fevereiro 03, 2019, 21:36:54, 21:36
Responder #36

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Passei o dia a pensar nisto.
Pela proximidade, pelo acompanhar do momento imediatamente posterior à comunicação à família, pelo perceber da tragédia que se abateu naquela família.

Ao filho de 4 aninhos ainda não foi dito o que se passou...e a esposa, que se encontra devastada, está grávida de 7 meses.

Tudo isto mexeu imenso comigo. Imenso...

Fiquei a saber logo de manhã bem cedo mais algumas informações, nomeadamente que tinha sido perto de Portalegre e foi vítima de despiste...
Tinha ido ter com um primo, com quem passou parte do dia e aconteceu este despiste quando regressava a casa.

Sei que era motociclista há alguns anos e que adorava a sua 929RR.
Tinha apenas 34 anos... :(

Fica uma família destroçada.
Tinha uma grande proximidade a esta família e davamo-nos muito bem. Falava frequentemente com ele (um Borbense à maneira) e tudo começou por uma empatia muito fácil criada pelo gosto mútuo pelas 2 rodas.

Isto tem-me feito pensar muito...  :(

https://tvi24.iol.pt/sociedade/03-02-2019/despiste-de-motociclo-faz-um-morto-em-portalegre

Dalai Lama

Fevereiro 03, 2019, 22:48:30, 22:48
Responder #37

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1587

Masculino
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Os meus sinceros pêsames à família e amigos. Todos sabemos que para acontecer,  basta estar vivo, mas possas....tão novos.
Eu prefiro pensar que mais vale viver os minutos da vida sempre como se fossem únicos e nunca eternos...
Força Sapiens.

Fevereiro 04, 2019, 09:58:06, 09:58
Responder #38

JViegas

• 4723

Masculino
Hoje durante a viagem de maxi para to trabalho com a minha filha, veio-me à ideia este tópico. Realmente a vida muda em segundos e onde tudo pode desabar num instante. Uma distração, um deslize, a estrada molhada ou suja, alguém que se atravessa ou não respeita uma regra de trânsito, algo que nos assusta. Tudo está bem mas tudo pode ficar mal.

Os meus sentimentos à família enlutada.

Fevereiro 05, 2019, 00:44:24, 00:44
Responder #39

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
RIP e muita força para a família.  :(
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Fevereiro 05, 2019, 14:38:34, 14:38
Responder #40

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
E o motociclista que morreu ontem na A2, sentido Setubal - Lisboa?

Ao que sei, ia na sua vida quando um carro se despistou causando um valente acidente tendo ele sido metido ao barulho... barulho esse de onde não saiu com vida. A coisa foi de tal forma, que às 9:15 da manhã, não pude entrar na auto-estrada porque o acesso estava cortado, tendo sido necessário fazer a A33 até à Costa da Caparica e depois a via rápida da Caparica para chegar à ponte.

Fevereiro 05, 2019, 15:16:51, 15:16
Responder #41

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sem dúvida...mais uma situação muito triste. :(

Esta manhã estive (logo pelas 09h00) na Igreja e depois no cemitério para onde foi o meu vizinho.

Raramente colocava fotos das suas voltas ou da moto no facebook, segundo me contaram, mas nesse dia tinha captado uma logo de manhã, que por ali postou.

Fui lá espreitar agora e lá estava, com um "sem número" de pessoas a expressarem as suas palavras de carinho por este jovem de 34 anos.  :(

Pode soar a parvoíce, mas houve um momento específico em que olhei para a esposa e os pais dele, lado a lado...e imediatamente me vieram umas lágrimas aos olhos, pensando para comigo "Vou-me ver livre da moto. Tem de ser..."

Enquanto estive ali, custou-me bastante...
Tenho muita pena do que se abateu naquela família.  :(

Dalai Lama

Fevereiro 05, 2019, 15:29:48, 15:29
Responder #42

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
É muito complicado, mas o que dizes em desfazer da mota é um pensamento que nestas situações passa na cabeça de toda a gente. Eu tenho este pensamento que quando tiver de ser será, aproveitar enquanto cá andamos mas claro não procurando que elas aconteçam.
Como por exemplo ontem na A2, ia aquele motociclista descansado e vem um de carro que se despista e o matou  :(

Os meus sentimentos à familia e DRIVE SAFE.
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Fevereiro 05, 2019, 18:08:30, 18:08
Responder #43

TMXR

• 4156

Masculino

Pode soar a parvoíce, mas houve um momento específico em que olhei para a esposa e os pais dele, lado a lado...e imediatamente me vieram umas lágrimas aos olhos, pensando para comigo "Vou-me ver livre da moto. Tem de ser..."

Enquanto estive ali, custou-me bastante...
Tenho muita pena do que se abateu naquela família.  :(

No dia em que o teu vizinho morreu de moto, tambem morreram pessoas de carro, à pé, de bicicleta, de comboio e possivelmente até de aviao.

portanto... por muito que queiras racionalizar a questao, a unica coisa que vai acontecer se deixares a moto, é deixares uma de fazer uma coisa que gostas.

Nao vivemos para sempre. De vez em quando somos lembrados da nossa mortalidade.

É aproveitar enquanto estamos vivos  :nice:

Fevereiro 05, 2019, 18:34:44, 18:34
Responder #44

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim....estou consciente disso. E isso é tudo verdade.

Mas naquele momento específico, na visualização da dor e sabedor de todo o contexto da tragédia que se abateu naquela família, passou-me pelo pensamento essa vontade.

Há coisas que afloram ao pensamento que não temos como evitar...

Dalai Lama

Fevereiro 06, 2019, 07:47:37, 07:47
Responder #45

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Amigo Isaac,

Infelizmente estás a sentir "na pele" tudo o que eu senti quando abri este tópico...
...como te compreendo...

Um grande abraço.
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Fevereiro 06, 2019, 10:04:43, 10:04
Responder #46

JViegas

• 4723

Masculino
A morte de alguém querido é dilacerante, traumatizante e memorável. Perder alguém tão cedo não é algo que certamente se ultrapasse "levemente".

A condução de uma mota acarreta a assunção de riscos adicionais. Devemos ter sempre isso presente e consciência de que "tudo muda num segundo".

Deixar de conduzir motas?
É preciso racionalizar sobre um assunto que por vezes de racional não o é.  Depende de cada um e das escolhas que quer fazer na vida.