Ser mais caro por ter mais plásticos é um falso argumento!Apesar dos construtores se fazerem pagar bem pela substituição dos danificados... não significa que estes sejam caros de produzir.E a generalidade das motos carenadas já tiveram muito mais plástico que hoje em dia. Numa altura em que os quadros era tão feios que mereciam ser escondidos.Não sei as maxiscooter são produzidas nos mesmos números, ou se a forma como foram concebidas permitem a partilha de componentes entre diversos modelos.Ou se pura e simplesmente permite encaixar uma maior margem de lucro.
Praticamente todos os bens em plástico que adquirimos desde o telemóvel ao alguidar da roupa são produzidos em abs injectado...Se assim fosse pagariamos muito mais pela generalidade dos produtos. Mas só nos veiculos se paga valores absurdos. Especialmente nas motos pois não há concorrência "pirata".Já nos carros existe oferta nao oficial de plásticos muitas vezes já pintados a preços consideravelmente inferiores.Por isso, não me parece que seja um argumento válido.Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk
o preço do molde tem de ser diluído nas quantidades de produção Se um molde custar 2000 € e fabricares 1000 unidades, o custo por unidade é de somente 2 €Mas se fabricares só 10 sao 200€ por unidade.E isto e outra coisa, são muito importantes nos precos finais de um veiculo... que é as economias de escala.Por isso é que o fabricantes querem ter sempre a maior quantidade de componentes partilhados entre modelos das diversas gamas e entre os veiculos de diversas marcas pertencentes ao mesmo grupo
As carenagens são pintadas separadamente, o que fica muito caro.
Não me referia ao preço do molde mas sim ao tempo perdido pelos Eng. em estudos antes de dar início ao fabrico do molde que poderá ser apenas um para cada peça e todos sabemos que as Scooters levam muitas.