Autor Tópico: Test-Ride Honda X-Adv e Honda Africa Twin  (Lida 17502 vezes)

Maio 06, 2017, 13:08:17, 13:08
Lida 17502 vezes

pedroareias

• Visitante
Fiz um teste da Honda X-ADV graças à gentileza da MotoTorres, em Torres-Vedras.

Fiz cerca de 12 quilómetros dentro da cidade, sempre em modo S. Dei no máximo 135kph.

Apreciação:

Estética 4/5
Acabamentos 5/5
Pintura 4/5
Equipamento 5/5
Painel de instrumentos 5/5

Conforto 5/5
Ciclística 4/5

Travões 4/5
Caixa DCT 5/5
Motor (baixas RPM) 4/5
Motor (médias e altas) 3/5

Em resumo, a única desilusão foi o motor: em baixas rotações não tem o binário que todos dizem que tem. É razoável, mas não é nenhum poço de binário.
Em médias morre e é inexistente em altas.

Atenção que não é preconceito, já andei em motos com 50 cavalos que me impressionaram.

Falei com o dono da MotoTorres e ele confirma precisamente o mesmo. Diz que é mais para pessoas inexperientes ou que querem passar de uma scooter de baixa/média cilindrada.

A qualidade achei excelente, com detalhes como o guarda-lamas traseiro muito bem acabado.

O painel de instrumentos é brilhante e visível. A protecção é 5*.

Fotos:

Maio 06, 2017, 15:12:34, 15:12
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Antes de mais nada, obrigado pela partilha Pedro.  :nice:

Vi por aí umas notas bem altas.  :pensador:

Na ciclística deste uma nota de 4/5 e no conforto 5/5. O que achaste concretamente da suspensão, Pedro?

Boa filtragem e qualidade de rolamento, mesmo com o tipo de pneus mistos??

(....)
Fiz cerca de 12 quilómetros dentro da cidade, sempre em modo S. Dei no máximo 135kph.
(....)

Terei lido bem?  :D
Essa proeza de certeza que tem honras de aparecer no Jornal da terra... :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 06, 2017, 19:14:12, 19:14
Responder #2

poliveira

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Localidade: Óbidos
Estou em geral de acordo com o Companheiro Pedroareias, mas...

Tenho uma NC 750X DCT e gosto mais da relação da caixa da minha (talvez porque estou habituado?)
Achei o assento duro e a suspensão para o riginho (A).
A pendura achou a NC mais confortável a nível de suspensão e detestou o assento (A).

Não consigo explicar cabalmente, mas não existiu "química" entre mim e a x-adv

Nota A - opiniões talvez influenciadas pelo teste drive feito imediatamente antes na Africa Twin  :blush: .

Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,74 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Maio 08, 2017, 00:52:15, 00:52
Responder #3

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
E será que vai haver kits para colocar 3 malas de alumínio GIVI TREKKER? ::P: ::P: ::P:

Maio 08, 2017, 23:51:39, 23:51
Responder #4

pedroareias

• Visitante
Sapiens21: esqueci-me de responder.

Sim, o conforto é 5* e a ciclística 4*.

Já li ensaios em que o conforto da suspensão traseira era denominado de seco, mas o amortecedor é regulável e na minha estava excepcionalmente suave.

A filtragem é excelente e já li muitos comentários com a mesma conclusão.

A ciclística é 5* para uma scooter mas comparando com uma naked, por exemplo, não tem aquela rapidez de reacção da frente. Gostei, mas não foi globalmente 5*.

Nesse aspecto, até uma CrossTourer consegue um bocadinho melhor.

Agora claro, o preço talvez seja justificado. Talvez.

Antes de mais nada, obrigado pela partilha Pedro.  :nice:

Vi por aí umas notas bem altas.  :pensador:

Na ciclística deste uma nota de 4/5 e no conforto 5/5. O que achaste concretamente da suspensão, Pedro?

Boa filtragem e qualidade de rolamento, mesmo com o tipo de pneus mistos??

(....)
(....)

Terei lido bem?  :D
Essa proeza de certeza que tem honras de aparecer no Jornal da terra... :)

Maio 09, 2017, 00:13:08, 00:13
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
O preço...

Esse "malandro" é sempre algo difícil de avaliar.

Existe a tecnologia, a qualidade dos materiais, o desenvolvimento de meses a fio do produto, o investimento na área dos testes antes de chegar ao consumidor final...

Enfim, muita coisa mais para definir um p.v.p.
Por um lado e olhando friamente para os números, acho o valor realmente puxadote.
Mas por outro lado olho para o praticado por outras maxiscooters de topo (ainda que esta seja mais um híbrido de moto-scooter e difícil de comparar) e não vejo que seja assim tão diferente do cobrado por outros modelos de outras marcas.
« Última modificação: Maio 09, 2017, 00:15:37, 00:15 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 09, 2017, 02:11:29, 02:11
Responder #6

dfelix

• 5004
Existe a tecnologia, a qualidade dos materiais, o desenvolvimento de meses a fio do produto, o investimento na área dos testes antes de chegar ao consumidor final...

Isso não é bem assim, pois não faltam exemplos onde custo de desenvolvimento é gigante e o produto acaba colocado no mercado com um preço concorrencial.
Tens como excelente exemplo a nova GSXR1000.

Nos produtos orientados a um nicho de mercado, as coisas são um pouco diferentes.
Estes têm normalmente uma fase "estrela" relativamente curta, e sem garantia de passar à fase "vaca". (explicação disto aqui)
A abordagem aqui costuma passar por tentar reforçar a margem de lucro nesta fase.

Há uma grande diferença entre quem está interessando e quem efectivamente compra.
E na generalidade dos casos em que um concept passou a produto,  muito rapidamente se esgotou o público real. (aquele que compra)

Por a X-ADV ser uma coisa bastante fora do convencional torna-se difícil prever o futuro. Mas certamente que a Honda terá feito o trabalho de casa e definiu um plano estratégico para a gestão deste produto. E o preço fará certamente parte dele.

Maio 09, 2017, 13:36:52, 13:36
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Estive a ver o link que postaste e não consigo ver uma colagem ou grande aproximação ao bem mais complexo mercado dos motociclos.

A previsão e estudo antecipado deste tipo de mercado, do consumidor, da sua opinião, das tendências graduais de um comprador que aguarda por novidades neste sector, tem as suas especificidades.

Como referes no final (e nesse caso bem), a marca aqui em causa com toda a certeza fez a gestão do produto e sopesou as hipóteses, isto antes de fixar um preço.

Mas antes de isso acontecer já teve de levar em linha de conta não só a concorrência directa, mas todos os restantes aspectos inerentes ao desenvolvimento do produto.

A definição do preço de venda é uma tarefa muito importante para o sucesso de um modelo que não se insira como modelo de nicho ou de baixa produção e aí não existe novidade para ninguém, mas a "folga" existente neste tipo de produto e que de uma forma geral se consome com um pouco menos de razão do que paixão, é bastante diferente da compra de uma caixa de cereais ou de um par de sapatos de uso quotidiano.
A barreira entre o prejuízo ou uma grande perda para o negócio é pensada e os departamentos de marketing e de estudo prévio do produto que idealizaram em lançar p. ex. este modelo, definem não só o target da concorrência, como levam em linha de conta aquilo onde podem chegar na escolha dos materiais, equipamento, custos produtivos, gastos calculados no tempo, custos com divulgação, etc.

Se é verdade que existem fabricantes que não conseguem distinguir-se ou diferenciar-se pela qualidade e cobram um p.v.p. muito abaixo do possível, outros há que elevam a questão a outro patamar. E nem todos os segmentos dos motociclos funcionam exactamente com o mesmo target de preço (quando se fala em máquinas de +€15.000 a conversa é um pouco diferente na definição de preço), se bem que não deixa de haver um muito antecipado estudo daquilo que terão de gastar.

Atrevo-me a dizer e sem correr o risco de estar a dizer uma grande "calinada", que os maiores fabricantes, graças à preparação e estudo de mercado que é feita, além dos cálculos produtivos e muitos outros a que não se podem furtar, já têm o preço quase definido muito antes de o próprio modelo chegar às linhas de produção na fábrica.

A X-ADV não me parece enquadrada num tipo de modelo de "nicho", até porque e segundo se soube recentemente, em apenas 1 mês e somente em França, vendeu 249 unidades!   :???:

Dalai Lama

Maio 09, 2017, 14:03:30, 14:03
Responder #8

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Eu acho a X ADV produto nicho.

A Integra e a NC serão as ofertas mainstream, a X ADV pela especificidade do produto e suas caracteristicas: scooter, componente TT, etc e pelo preco, já é nicho  :nice:

O que nao quer dizer que nao possa ser vendida em massa, alias, numa revista li que a H pensava vender 2000 unidade ate ao fim do ano  :nice:

Em relação ao preço, pois, provavelmente não representara so o esforço de desenvolvimento pois este é diluído na quantidade de unidades vendidas, mas também usado para criar algum distanciamento à Integra e à própria NC  :nice:

Provavelmente também há aqui algum aproveitamento de a X ADV estar sozinha neste segmento  :nice: e não ter concorrência  :nice:

E quanto a mim, nao ha problema nenhum nisso... a marca ganha dinheiro, o que é bom pois correu um risco e assim fica motivada a correr mais alguns... e para o cliente, apesar do maior esforco de compra tambem é bom, pois tem um produto mais exclusivo que lhe ter menos depreciação  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 09, 2017, 14:26:27, 14:26
Responder #9

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
A X-ADV não me parece enquadrada num tipo de modelo de "nicho", até porque e segundo se soube recentemente, em apenas 1 mês e somente em França, vendeu 249 unidades!   :???:

Corrijo, 204 unidades em Abril, com as vendas a começarem no dia 27 do mesmo mês... :lolol:
(ver aqui: http://www.motoservices.com/actualite-moto/Marche-moto-scooter-Avril-2017-comme-la-meteo-mai-2017.htm)
« Última modificação: Maio 09, 2017, 14:27:42, 14:27 por twin-pt »
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Maio 09, 2017, 15:52:58, 15:52
Responder #10

dfelix

• 5004
Estive a ver o link que postaste e não consigo ver uma colagem ou grande aproximação ao bem mais complexo mercado dos motociclos.

Aquilo aplica-se a tudo o que é mercado.

Posso tentar fazer uma comparação com o mercado de motociclos:

Tens produtos como as NC7*0X que têm um curto periodo "estrela" e de imediato entram num longo periodo "vaca".
Ou seja, o produto surge, aumenta de venda a cada dia e depois mantém as vendas estáveis por um periodo indeterminado de tempo.   

Tens produtos como muitas Ducati, como foi a MT-01, como foi a última V-Max e como recentemente tem os exemplos de Triumph como a Thruxton R e agora a nova Bobber.
Estas tem um periodo "estrela" muito forte e de imediato caem para "Cão" quase sem passar pelo "vaca".
Ou seja, o produto surge, esgota de imediato e gera listas de espera... depois morrem completamente as vendas porque se saturou o nicho de clientes que estão realmente dispostos a materializar a compra.

Mas antes de isso acontecer já teve de levar em linha de conta não só a concorrência directa, mas todos os restantes aspectos inerentes ao desenvolvimento do produto.

Esquece o desenvolvimento do produto.

O exemplo que dei da GSXR é muito bom porque se trata de um produto que introduz imensa tecnologia inovadora resultante de investigação cara e há o objectivo de se tornar referência do segmento.
E ainda assim é comercializada por um preço bastante concorrencial.

Há efectivamente exemplos em que os construtores investiram muito num produto que por falta de planeamento estavam condenados a passar a "cão" mal se introduzisse no mercado.
Bons exemplos foram a Honda NR750 e as BMW HP2 Sport. Neste caso a abordagem foi tornar o produto extremamente exclusivo e colocá-lo a preços proibitivos para amortizar ao máximo o prejuizo na sua curta fase "estrela".

A ADV-X é uma moto interessante. Uma abordagem completamente diferente para uma maxiscooter.
Mas do ponto de vista de engenharia não tão inovadora quanto isso. Acaba por ser sobretudo uma Integra com outra roupagem e uma estética apelativa à actual conjuntura favorável a motos de "aventura".

Não existe nada na ADV-X  que justifique um custo de desenvolvimento elevado.
A generalidade dos construtores contrata e subcontrata criativos que fazem propostas. A maioria vai para o lixo e só algumas efectivamente passam a produção.
A ADV-X passou no crivo. Mas também a DN-01 foi e acabou por ser um flop de vendas.

Acredito que a moto terá enorme sucesso nesta fase inicial de novidade.
Como alguns outros produtos que referi atrás.

« Última modificação: Maio 09, 2017, 15:57:52, 15:57 por dfelix »

Maio 09, 2017, 22:29:55, 22:29
Responder #11

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
Desde que vi o protótipo que achei que se a Honda viesse a produzir o bicho, ia ser um sucesso. E vai ser, em mercados como o nosso, que vendem GS´s às paletes (é certo que com dinheiro barato do banco BMW)... nesta gama de preços, para este tipo de cliente alvo +1000Eur. menos 1000 não são decisivos... isso gasta-se num par de malas, já nem chega para o blusão a condizer...  :lolol:
Eu acho piada à "scooter". 

Maio 09, 2017, 23:05:27, 23:05
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu pelo meu lado confesso que não partilho de maneira nenhuma com a ideia de nicho para com este modelo.
O que é para mim um modelo de nicho?

Uma Honda Vultus NM4...
Uma BMW R nineT Scrambler...
As referidas Triumph Thruxton ou Yamaha Vmax.

Balizar um modelo de nicho pelo seu "fulgor de vendas" inicial e consequente queda abrupta de interesse (ideia esta que não questiono)...e com isso fazer uma colagem àquilo que é a X-ADV (aqui sim já é distorcer), parece-me francamente errado.

É no fundo olhar para o modelo e colocá-lo no patamar de outras (como as acima referidas) e querer fazer acreditar que gravitam no mesmo ideal de nicho.

Lamento, mas é a minha opinião e bastante contrária. :)

(....)
Mas também a DN-01 foi e acabou por ser um flop de vendas.

Verdade!
Foi um brutal flop de vendas a DN-01.

Alguma tecnologia pouco usual há pouco mais de meia dúzia de anos ao nível da transmissão, um look que levou a que muitos a apelidassem de "tubarão" e um preço muito alto logo de início (quando tentaram emendar mais tarde baixando o pvp, já era tarde), foram-lhe fatais pois teve vendas pouco expressivas em todo o Mundo.

Mas não deixo de ficar algo "vidrado" nessa máquina em particular e que aqui a chamaste à conversa, porque és perspicaz e já deves ter percebido perfeitamente que essa me encanta mucho. :)

Dalai Lama

Maio 09, 2017, 23:06:43, 23:06
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
Nao é essa a minha definicao de nicho.

Nicho é um produto especifico e com características distintas das gamas mais tradicionais.

um produto de nicho é um produto geralmente direccionado a uma clientela especifica, ao inverso de um ser um produto feito para agradar à maior franja possível de clientes.

:nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 09, 2017, 23:31:56, 23:31
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A minha ideia de nicho não é muito diferente dessa, sendo sim diferente a forma de catalogar este produto como tal.

Se assim fosse, então aquando da saída da Honda Integra (que muita gente "adivinhava" como um flop pela junção de características de maxiscooter e moto), teria de ser enquadrada necessariamente como produto de nicho. O que, como sabemos, não é o caso!

E sim...a Integra tem "características distintas das gamas mais tradicionais", sem haver azo a segundas interpretações.

Se seguíssemos de forma intransigente essa ideia generalizada de nicho, então as características únicas e sem paralelo da Integra - quando foi apresentada por volta de 2011 - imediatamente a colocariam como produto de nicho... Mas com toda a certeza ninguém o faz..nem o fez.  :)

Mas é a minha opinião. Sem stress.  :nice:

Dalai Lama

Maio 10, 2017, 00:20:32, 00:20
Responder #15

TMXR

• 4156

Masculino
A íntegra para mim é outra coisa... E a interpretação contemporânea da maxi scooter.

No caso da integra a Honda estava sem produtos naquele segmento (as swing estavam envelhecidas e em fim de carreira e ainda estão pois a Honda não lançou nada para as substituir e é claro que não vai lançar) portanto a íntegra era a nova versão do produto mainstream.

O que não acontece na X ADV... É uma mistura de 2 produtos afirmados: a África Twin e a Íntegra.

Mas, Isaac estou a dizer só por dizer em função da minha percepção... Não insisto nem tão pouco estou consciente do grau de razão que tenho  :nice:

Maio 10, 2017, 00:35:52, 00:35
Responder #16

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(...)
Mas, Isaac estou a dizer só por dizer em função da minha percepção... Não insisto nem tão pouco estou consciente do grau de razão que tenho  :nice:

Claro amigo. É a nossa opinião.  :nice: :nice:

Quanto à questão deixada muito lá para trás pelo companheiro jmartins (sobre o Kit de 3 malas), de facto interrogo-me se as virá a ter mesmo como acessórios da marca.  :pensador:
Do que me recordo, ainda não apareceu nada que o indicasse...  Apenas a top-case em alumínio. Nada mais.  :-X

Dalai Lama

Maio 10, 2017, 01:19:27, 01:19
Responder #17

jmartins13

• 954
By the way, para quem este fim de semana não tiver nada na agenda, como ir ver o Papa ou festejar o Tetra no Marquês, a Honda leva a cabo 13 e 14 (sábado/Domingo) um fim de semana portas abertas com test drives.
Será concerteza material para dar aqui à lingua :megafeliz: :megafeliz:

Maio 10, 2017, 01:35:29, 01:35
Responder #18

dfelix

• 5004
Se assim fosse, então aquando da saída da Honda Integra (que muita gente "adivinhava" como um flop pela junção de características de maxiscooter e moto), teria de ser enquadrada necessariamente como produto de nicho. O que, como sabemos, não é o caso!

Um "nicho de mercado" é (mais ou menos como o tmaxer indicou) uma clientela especifica.
E o que define isso são os gostos ou necessidades do público alvo. Não são as características exóticas de um produto!
Quanto muito podes é ter um produto que pretende explorar determinado nicho de mercado. Um produto de nicho. Mas o nicho aplica-se sempre ao público.

A Integra independentemente das suas características técnicas e opções alternativas é uma utilitária citadina.
O público alvo desta é bastante amplo. Desde o cliente da tradicional maxiscooter ao vazio deixado pelo desaparecimento da Deauville existe uma fatia enorme de mercado que encontrará na Integra uma opção enquanto produto adequado.
E motociclistas que procuram uma opção de mobilidade predominantemente urbana é talvez o maior publico alvo das duas rodas. O "mainstream"!

Já uma scooter com capacidades off-road salta um pouco fora desta linha...
E o cliente que adquire uma scooter para andar fora de asfalto é indiscutivelmente um nicho de mercado!
Não quer isto dizer que a ADV-X não cumpra de forma competente as funções de utilitária citadina. Ou que toda a gente que a compre a vá enfiar no mato!
(Também muitas GS são utilizadas no dia-a-dia em cidade e outras tantas provavelmente nunca saíram do asfalto.)

Depois... esta coisa dos "nichos" não é uma regra blindada...
Se recuarmos uma década, as neoclássicas eram motos orientadas a um nicho e só algumas marcas as produziam.
No presente materializam volumes de vendas bastante interessantes e todos os construtores têm produtos orientados a este segmento de mercado.

Maio 10, 2017, 07:52:02, 07:52
Responder #19

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Depois... esta coisa dos "nichos" não é uma regra blindada...
(....)

Pronto! Chegaste onde eu queria chegar... ;)

E a partir deste ponto, onde tu vês ou tentas justificar um produto de nicho e orientado para uma clientela muito específica, outros verão (onde me incluo) um modelo que "pisca o olho" a uma clientela bem menos específica do que aquela que se quer dar a entender... :)

But hey...just my opinion. Nem insisto mais.  :nice: :nice:

Dalai Lama

Maio 10, 2017, 10:12:57, 10:12
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino
(...)

Claro amigo. É a nossa opinião.  :nice: :nice:

Quanto à questão deixada muito lá para trás pelo companheiro jmartins (sobre o Kit de 3 malas), de facto interrogo-me se as virá a ter mesmo como acessórios da marca.  :pensador:
Do que me recordo, ainda não apareceu nada que o indicasse...  Apenas a top-case em alumínio. Nada mais.  :-X

Pois... essa questao é pertinente:  ha um amigo que está a espera de ver se aparece o kit das 3 malas para avançar para uma  :nice:

A posicao do escape muito recuado e apontar para cima, deixa-me a interrogação sobre se será possível meter malas laterais na X ADV...

Chegamos até a meter uma AT com uma X ADV lado a lado para ver a posicao dos pontos de ancoragem da AT onde ficarariam na X ADV e levantou-nos algumas duvidas...

A honda tem so a top case... vamos esperar que os fabricantes de acessorios lancem o desejado kit  :nice: 

Maio 10, 2017, 20:03:35, 20:03
Responder #21

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
É verdade Miguel, a posição do escape aponta muito para cima e parece ocupar uma grande área onde caberia a side-case.

Mas também... :pensador: se formos a ver com a Africa-Twin acaba por não ser assim tão diferente e eles lá arranjaram forma de as colocar sem destoar.
Agora se alguém pensa em ali colocar muito próximas do escape umas "de plástico" *da Kappa ou assim...são capazes de derreter.  :lolol: :lolol:

Se ficarem semelhantes ao que se vê na AT, não é mau... ;)

* Tenho conhecimento que já existem algumas do género montadas nas AT, mas além de saber que os suportes as distanciam das laterais da moto, o aspecto visual fica (na minha opinião) muito estranho.  O estilo Adventure realmente fica bem melhor com malas em alumínio.. :)
« Última modificação: Maio 10, 2017, 20:22:12, 20:22 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Maio 11, 2017, 10:50:47, 10:50
Responder #22

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Boas,

esta moto ADV já está apadrinhada como  "Canivete Suíço " , portanto as malas têm que estar em consonância com a atividade a cutelaria .

:bandeiraportugal:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 12, 2017, 00:57:35, 00:57
Responder #23

jmartins13

• 954
Ehh pah...eu tava no gozo com o kit de malas em alumínio :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz:

Não percebo nada disto!

Uma coisa desilude-me bastante nesta moto e na Integra: porquê a corrente?...sistema chato, sempre a precisar de atenção e dispendioso, porque não transmissão final por correia em kevlar, como na TMAX ou nas Harleys? Acho uma solução excelente!

:offtopic: Sinto falta de motos com veio de transmissão nas cilindradas médias, como a deauville p.ex.:offtopic:

Maio 12, 2017, 02:10:53, 02:10
Responder #24

dfelix

• 5004
Sinto falta de motos com veio de transmissão nas cilindradas médias, como a deauville p.ex.

Se nas grandes cilindradas aquilo já acrescenta peso desnecessário e rouba performance... nas médias não faz então qualquer sentido.
Até porque muita gente parece esquecer mas aquilo tem manutenção.

A correia para as médias cilindradas faz muito mais sentido.

Maio 12, 2017, 02:15:25, 02:15
Responder #25

jmartins13

• 954
O ideal é o mínimo de intervenção possível.
Tive motos com correntes...seca! sempre em cima delas, ou era a lubrificar, ou a gastar dinheiro.
Tive motos com veio, gostei, de tempo a tempo, trocar lubrificantes. (ok, encarece o pvp é certo)
Tenho moto com correia e sinceramente, acho o melhor compromisso. Duram que se farta, manutenção resume-se a verificar a folga.

Maio 12, 2017, 02:19:14, 02:19
Responder #26

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
O ideal é o mínimo de intervenção possível.
Tive motos com correntes...seca! sempre em cima delas, ou era a lubrificar, ou a gastar dinheiro.
Tive motos com veio, gostei, de tempo a tempo, trocar lubrificantes. (ok, encarece o pvp é certo)
Tenho moto com correia e sinceramente, acho o melhor compromisso. Duram que se farta, manutenção resume-se a verificar a folga.

Tb sou da mesma opinião .

:convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 12, 2017, 08:56:24, 08:56
Responder #27

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
No presente é a melhor solução e no mercado já existem soluções para quase todos os modelos de motos.

João  :scooter: :scooter:

Maio 12, 2017, 09:38:33, 09:38
Responder #28

pedroareias

• Visitante
DFelix: a correia dentada também rouba muita potência, nesse aspecto a corrente é a solução melhor.

Mas concordo: a correia dentada é a solução mais equilibrada.

Sinto falta de motos com veio de transmissão nas cilindradas médias, como a deauville p.ex.

Se nas grandes cilindradas aquilo já acrescenta peso desnecessário e rouba performance... nas médias não faz então qualquer sentido.
Até porque muita gente parece esquecer mas aquilo tem manutenção.

A correia para as médias cilindradas faz muito mais sentido.

Maio 12, 2017, 09:46:10, 09:46
Responder #29

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Existe no Youtube um vídeo (salvo erro foi ali que o vi), que demonstra as diferenças e respectivas vantagens/desvantagens entre as 3.

Creio até que já foi por cá postado... :pensador:

Dalai Lama

Maio 12, 2017, 10:17:10, 10:17
Responder #30

dfelix

• 5004
DFelix: a correia dentada também rouba muita potência, nesse aspecto a corrente é a solução melhor.

O funcionamento duma correia acaba por não ser diferente da corrente.
As perdas devem-se á elasticidade do material, o que acaba por resultar em suavidade. O que para motos com caracteristicas mais "touring" pode não ser tão mau quanto isso.
O cliente "sport" tem outras prioridades e certamente não se preocupa tanto com o aborrecimento de lubrificar a corrente.

Vejo muita gente a referir-se ao veio como uma coisa maravilhosa.
Só que mesmo os mais evoluidos continuam a ser "duros" e a ter um comportamento por vezes demasiado directo nas reduções.
Além de se que nos motores longitudinais (como o boxer, o v da guzzi, v4 da pan ou flat da goldwing) a transmissão praticamente só implica um diferencial, enquanto a generalidade dos motores por serem transversais necessitam de uma engrenagem extra.

É a solução de compromisso!

Para a ADV-X, sendo anunciada pelo seu construtor como "uma máquina de estilo crossover, com uma forte capacidade todo o terreno" faz sentido ter corrente.
Já para a Integra, não faz sentido algum. Correia seria de longe o mais adequado.

Maio 12, 2017, 12:04:33, 12:04
Responder #31

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Existe no Youtube um vídeo (salvo erro foi ali que o vi), que demonstra as diferenças e respectivas vantagens/desvantagens entre as 3.

Creio até que já foi por cá postado... :pensador:

Se estiver,  é no  tópico que eu abri, sobre correia das NC

« Última modificação: Maio 12, 2017, 14:41:45, 14:41 por Clemente Vicente »

Maio 12, 2017, 12:12:36, 12:12
Responder #32

pedroareias

• Visitante
Não está relacionado com a elasticidade, mas sim a histerese da borracha:

http://www.clark-transmission.com/images/pdf/carlisle/energy_loss_and_belt_efficiency.pdf

Vídeos:

O funcionamento duma correia acaba por não ser diferente da corrente.
As perdas devem-se á elasticidade do material, o que acaba por resultar em suavidade. O que para motos com caracteristicas mais "touring" pode não ser tão mau quanto isso.
O cliente "sport" tem outras prioridades e certamente não se preocupa tanto com o aborrecimento de lubrificar a corrente.

Vejo muita gente a referir-se ao veio como uma coisa maravilhosa.
Só que mesmo os mais evoluidos continuam a ser "duros" e a ter um comportamento por vezes demasiado directo nas reduções.
Além de se que nos motores longitudinais (como o boxer, o v da guzzi, v4 da pan ou flat da goldwing) a transmissão praticamente só implica um diferencial, enquanto a generalidade dos motores por serem transversais necessitam de uma engrenagem extra.

É a solução de compromisso!

Para a ADV-X, sendo anunciada pelo seu construtor como "uma máquina de estilo crossover, com uma forte capacidade todo o terreno" faz sentido ter corrente.
Já para a Integra, não faz sentido algum. Correia seria de longe o mais adequado.

Maio 13, 2017, 18:18:53, 18:18
Responder #33

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Depois de tanto ter lido sobre esta mota, resolvi ir experimentar uma hoje.

Primeiro estranha-se e depois entranha-se. Tem um trabalhar que mais parece um tractor e a caixa DCT em modo normal tem uma pressa muito grande em subir as mudanças. Já em modo Sport, ela comporta-se de uma forma mais natural e aguenta as mudanças até rotações mais altas. Passando para modo Manual, é esquisito andar a meter mudanças carregando em botões… mas depois acaba por ser um movimento natural.

As passagens de caixa são de uma suavidade muito grande e quase não se notam e, o poder de travagem é bastante grande.

Não é de todo para pessoas com pernas curtas pois é uma mota alta e o assento é relativamente largo o que amplia a altura do assento. O meu filho queixou-se que para subir para a mota, teve de subir muito mais alto do que na faz na T-Max mas, gostou do conforto do banco do pendura dizendo que é mais confortável do que na T-Max e, na opinião dele esta “tem mais força no arranque”.

A suspensão amortece as irregularidades do chão com eficácia embora a frente, para mim, afunde bastante em travagens mais fortes. Se calhar é para ser mesmo assim, e só requer um pouco de habituação.

A voltinha de hoje foi pequena (porque havia bastantes pessoas para a experimentarem) mas, ficou-me prometido que se lá voltar durante a semana posso dar uma volta maior sem preocupações de tempo.

Overall… gostei bastante embora o espaço por baixo do banco seja tão, ou mais, pequeno que o da T-Max. O Caberg Duke coube debaixo do banco um pouco à força. É pena o preço disto.

Maio 14, 2017, 14:31:35, 14:31
Responder #34

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Também eu a experimentei hoje.
Sinceramente estava à espera de ficar impressionado mas assim não foi.
Numa palavra só: rude.
A mota é rude. Já a minha NC acho que lhe falta alguma suavidade mas nesta, não sei explicar porquê, achei-a ainda menos suave. Como disse o companheiro pjmartinho, parece um tractor.

A caixa DCT é diferente da minha NC. Em modo D a sexta entra um pouco mais tarde (aos 70km/h sensivelmente) e dos 3 modos S não achei nenhum tão"nervoso" como o da minha.

A já tão falada altura do banco é realmente um problema. Só chego aceitavelmente com os pés ao chão se estiver chegado à frente no banco. Ora, em situação normal de condução isso não acontece e, se por acaso tiver que parar mais à pressa, não dá tempo para nos chegarmos à frente e metermos o pé no chão.

A proteção aerodinâmica do vidro na posição mais alta é excelente.

Confesso que já me fez confusão novamente ter as pernas para a frente nas plataformas. É falta de hábito da minha parte. As plataformas também são mais curtas do que numa scooter normal.

Suspensão e banco confortáveis, bastante mais do que as NC. O banco do pendura parece ser bastante confortável também.

Travagem excelente, como seria de esperar pela existência de dois discos dianteiros e também pelo facto de accionarmos o travão traseiro com a mão em vez de ser com o pé.

O ABS parece não ser muito sensível o que é bom para o fora de estrada.

No geral, como disse, fiquei desiludido. Para o preço que pedem não acho que valha mas posso estar enganado, claro.

(fotos de telemóvel)
« Última modificação: Maio 14, 2017, 14:33:06, 14:33 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Maio 14, 2017, 15:21:16, 15:21
Responder #35

dfelix

• 5004
A mota é rude. Já a minha NC acho que lhe falta alguma suavidade mas nesta, não sei explicar porquê, achei-a ainda menos suave. Como disse o companheiro pjmartinho, parece um tractor.

Falta suavidade em que aspecto?

Maio 14, 2017, 15:36:32, 15:36
Responder #36

pedroareias

• Visitante
Não me pareceu, mas estou habituado a um tractor tuning com tecnologia ultrapassada, portanto qualquer scooter para mim é muito suave.

Esta pareceu-me realmente um produto "premium" da Honda para quem quer uma Integra com o equipamento que merece.

Apenas o motor tem aquela propriedade de ser excessivamente suave. De resto, francamente 5*****.

Cada um teve a sua impressão e ser rude de facto não foi a minha.

Maio 14, 2017, 18:34:16, 18:34
Responder #37

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Ora bem está experimentada, daqui a pouco, vou descrever o que achei !!!

è engraçado, que fui á Santogal de Alfragide experimentar, o Sr. Arsénio disse-me que ela tinha saído, eu aguardei, quando chegou qual foi o meu espanto, o Miguel Rosinha que a tinha ido experimentar, estou para ver o que ele diz da moto em comparação com a minha opinião.

« Última modificação: Maio 14, 2017, 18:46:00, 18:46 por Clemente Vicente »

Maio 14, 2017, 18:55:27, 18:55
Responder #38

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Opiniões diferentes....faz parte!  :nice:

Uns não apreciam muito alguns aspectos, outros gostam mas não entendem o preço, outros acham piada mas nem sequer pretendem experimentar, outros adoram (como constatei hoje na minha segunda passagem no concessionário) mas dizem que só a altura os impede de colocar a mesma como possibilidade de compra...

Há diferentes opiniões....é perfeitamente normal.

Dalai Lama

Maio 14, 2017, 19:23:31, 19:23
Responder #39

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
........................................      TESTDRIVE

HONDA X-ADV-(CANIVETE SUÍÇO)

Hoje fui fazer um test drive á ADV, é a Tricolor, fui ver as diferenças para a Integra e tb para a NC que já conduzi tb, tudo com DCT .

desde já agradeço ao concessionário Santogal Alfragide ,  como tb ao Senhor Arsénio excelente pessoa.

Trajeto Alfragide - SIMAR de Loures pela A8 ,  +/- 45 Kms.

Consumo, assutei-me tinha no AVG 5Lts, ora eu nunca tive na Integra mais   4,5  lts./100.

Pensei que tivesse mais dificuldade com a altura da moto, mas não,  é uma questão de nos chegar-mos á frente um pouco, porque a ponta do banco é mais estreita como tb mais baixa, logo consegui-mos fácilmente colocar os pés no chão.

Não tem nada a ver com a Integra e mesmo com a NC, é um conceito mais de cross, é uma moto para todo o terreno, logo vem muito mais preparada para trepidações é moto de combate, uma moto destas que rode sempre em piso bom (alcatrão ), dura uma vida nunca mais tem folgas, porque está preparada para piso irregular.

A nivel da proteção vento, parece que falta ali qualquer coisa á frente, claro que estou habituado á Integra ,onde tenho o vidro mais alto e o defletor como tb defletor de pernas, a ADV   leva-se com mais vento de frente como tb nas pernas, talvez com outro vidro e os defletores nas pernas melhore.

Mal comecei a andar, notei-a  logo maneirinha, a moto parece mais estreita que a Integra, não se sente o peso e não sei explicar o porquê, não sei se é pela roda de trás ser mais pequena ou não .

O vidro subir e descer é um a mais valia.

O banco já é de boa qualidade, não tem nada a ver com as Integra nem NC

Senti-me muito á vontade na moto a curvar é excelente puxa mesmo o condutor para a diversão, (curvar)  não sei se é por ter o volante mais largo ou não.

O motor está excelente, a cx. é identica á Integra que eu tinha experimentado em 2016, onde já tem os 4 modos, D-S,S1,S2, aparece no painel o S1 tem um tracinho e o S2 tem dois tracinhos, a CX DCT continua cada vez melhor igual á Integra atual, mas mais 10kms de autonomia em cada mudança, esta cx é perfeita, mal se ouvem as mudanças a entrar e a saír, já não parece um trator..

O painel é EXCELENTE , toda a informação é bem visivel é bom para quem tem dificuldades na visão como eu por exemplo.

Não é cega tem dois olhos de LED bonitos, a luz é normal, nada de especial, não tem nada a ver com a lâmpada IPF que tenho.

Suspensão é o melhor que se pode ter em uma moto, é EXCELENTE, não se sente as irregularidades da via, nem á frente nem a trás,  eu fiz o trajeto que faço todos os dias, conheço muito bem as irregularidades do piso,  consegui detetar bem as diferenças..

Travões são como da noite para o dia em relação á Integra é EXCELENTE (atenção em piso molhado é um perigo aquele travão da frente)

Falta espaço para os pés, mas isso é feito de propositadamente, para os futuros proprietários adquirirem o restante material ali para a zona dos pés, não me recorda  como  se chama aqueles  ferros.

O som do escape eu gosto, não faz muito barulho

o espaço debaixo do banco já é aceitável

A posição de condução em comparação com a Integra não sei qual escolheria, a Integra é uma excelente moto e tem uma boa posição de condução tb.

Esta moto é excelente para quem tem problemas de coluna, porque não se sente as pancadas dos buracos da via, claro em comparação com as Integra e NC

Se me perguntarem se eu a comprava, diria que sim tivesse o dinheiro, 11.500 euros.

Para já,  é o que me recorda de momento.

Ai,ai, se o Sapiens lê este texto, pergunta-me se não tinha maior... :lolol: :lolol: :lolol:

:bandeiraportugal:

« Última modificação: Julho 03, 2017, 11:46:56, 11:46 por Clemente Vicente »

Maio 15, 2017, 00:19:39, 00:19
Responder #40

jmartins13

• 954
........................................      TESTDRIVE

Não tem nada a ver com a Integra e mesmo com a NC, é um conceito mais de cross, é uma moto para todo o terreno,

Acho que para o ano até ganha o dakar! :festa: :megafeliz:

Maio 15, 2017, 10:08:24, 10:08
Responder #41

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD

Na NC ou na X-ADV?
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Maio 15, 2017, 10:42:28, 10:42
Responder #42

dfelix

• 5004
Na NC ou na X-ADV?

Qualquer uma delas!
Nunca experimentei a X-ADV. Mas já conduzi várias NC*X e tenho a mesma opinião que o pedroareias.

Maio 15, 2017, 11:03:34, 11:03
Responder #43

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
Na NC ou na X-ADV?

Qualquer uma delas!
Nunca experimentei a X-ADV. Mas já conduzi várias NC*X e tenho a mesma opinião que o pedroareias.
A falta de suavidade na minha NC deve ser devido ao escape que tem (IXIL). Mas mesmo com o escape original não a descreveria como suave. Talvez o binário alto em baixas me dê essa sensação, não sei.
A X-ADV, para mim, foi isto elevado à potência de 10. Tive mesmo a sensação de estar a conduzir um tractor de alta tecnologia. Tudo se sentia e se ouvia. Talvez seja de ter os pés em plataformas em vez de nós pousa-pés.
Não sei mesmo explicar mas foi a sensação que tive...

Curiosamente, a direcção senti-a mais leve do que a NC, até tendo "virado demais" nas primeira curvas e rotundas por causa disso, até me habituar.
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Maio 25, 2017, 20:13:58, 20:13
Responder #44

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

Boas,   TESTE DRIVE DE UM ITALIANO

vou deixar aqui a opinião de um membro de um forum Integra Italiano, penso que poderá ajudar os indecisos, é uma questão de fazerem a tradução para quem não percebe Italiano,

Ritirata l' X ADV MATT BULLET SILVER la scorsa settimana, ad oggi ho percorso 650 km.
Provengo da BMW C600 e, prima, da due TMAX; in passato varie moto BMW e Yamaha.
Venduto lo scooter tedesco, avevo valutato di ritornare al TMAX, così, tanto per cambiare (anche se mi è piaciuto più il C600 dei due Yamaha precedenti) ma, dopo aver visto il nuovo dal vero, ho cambiato idea; l' ho trovato goffo, con quel posteriore largo come quello del Majesty 400, una delusione assoluta! Poi costa una fucilata per quello che è, con quel motore sottodimensionato.
L' Integra, pur essendo da sempre attratto dai suoi contenuti, non l' ho mai considerata a causa del mono disco, dello spazio sotto sella e dell' estetica troppo lontana dai miei gusti.
Cosi' ho cominciato a pensare all' X ADV.....
Affermo perentoriamente che questa Honda non è confrontabile con gli altri scooter che ho avuto; siamo su un altro pianeta.
Sono alto 1,75, tocco con entrambe le punte o con tutta la pianta se appoggio solo un piede; ciò non mi disturba affatto.
La maneggevolezza è impressionante a tutte le velocità, scende in piega con grande facilità e stabilità; infonde un senso di sicurezza mai provato.
Comodissima, la sua predisposizione all' off road (che non farò mai), la rende perfetta per le nostre strade piene di buche e rappezzi (non so nelle altre città ma, a Bologna, le vie sono disastrate come delle mulattiere).
La frenata è ottima, potente e modulabile.
Il cambio è un prodigio: velocissimo nel passaggio di marcia ed il rapporto innestato è sempre quello giusto.
Inutile a mio avviso la modalità manuale, meglio lasciar fare a lui.
Lo utilizzo prettamente in D; la S1 è troppo simile alla D e la S3 è un po' estrema; ho trovato la S2 ideale per quando voglio "tirare un po'".
I consumi sono ottimi e si aggirano attorno ai 27 km/l.
Mi aspettavo più luminosità dai fari LED; non voglio essere frainteso, non dico che fanno troppa poca luce ma, il fascio è stretto ed in curva il bordo della strada rimane buio.
Passando dal C600 con 60 cv a X ADV con 55, ero un po' spaventato. La potenza del BMW non mi era più sufficiente ed, acquistare un mezzo con addirittura 5 cavalli in meno, mi preoccupava; sarà la maggior disponibilità di coppia, sarà il cambio...forse entrambi ma....questa Honda mi ha stupito. Mai mi sarei aspettato che fosse cosi' performante, mi diverto come un bambino!
In futuro non acquisterò più uno scooter/moto con il variatore, questa è cosa certa!
In conclusione: raramente ho fatto un acquisto più azzaccato di questo.

« Última modificação: Julho 03, 2017, 11:48:44, 11:48 por Clemente Vicente »

Maio 25, 2017, 22:18:11, 22:18
Responder #45

TMXR

• 4156

Masculino
O Italiano nao disse uma coisa importante, e vou dizer isto sem qualquer tendencia para a Tmax: é que a Tmax a curvar e numa estrada com curvas está a milhas da X ADV  :nice:

Em termos de ciclistica e dinamica, e quando se trata de extrair o sumo todos que as 2 tem para dar, a dualidade de utilização da X ADV penaliza-a  :nice:

Maio 25, 2017, 22:24:54, 22:24
Responder #46

João_Santos

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
A X-ADV é para terrenos proibidos á T-Max, logo não são comparáveis.

João  :scooter: :scooter:

Maio 25, 2017, 22:26:06, 22:26
Responder #47

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
O Italiano nao disse uma coisa importante, e vou dizer isto sem qualquer tendencia para a Tmax: é que a Tmax a curvar e numa estrada com curvas está a milhas da X ADV  :nice:

Em termos de ciclistica e dinamica, e quando se trata de extrair o sumo todos que as 2 tem para dar, a dualidade de utilização da X ADV penaliza-a  :nice:

Mas gostaste da  opinião do Italiano ? tirando isso..

Maio 25, 2017, 23:31:04, 23:31
Responder #48

TMXR

• 4156

Masculino
A génese da Tmax é a de uma moto de pista... a da X ADV é de uma trail/adventure

É uma opiniao... concordo que o DCT é uma solução melhor do que o variador  :nice: e que a X ADV atrai outra clientela de que a Integra não atrai, tanto pela estética como pelo facto de ser um produto mais racional do que emocional.  :nice:

Maio 25, 2017, 23:42:41, 23:42
Responder #49

jmartins13

• 954
A génese da Tmax é a de uma moto de pista... a da X ADV é de uma trail/adventure

É uma opiniao... concordo que o DCT é uma solução melhor do que o variador  :nice: e que a X ADV atrai outra clientela de que a Integra não atrai, tanto pela estética como pelo facto de ser um produto mais racional do que emocional.  :nice:

Estou a ficar curioso com esse DCT, toda a gente anda a falar maravilhas desse sistema.