Autor Tópico: Manter um motociclo! Quando os anos passam e a moto vai ficando...  (Lida 1831 vezes)

Agosto 01, 2017, 22:10:14, 22:10
Lida 1831 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Manter um motociclo! Quando os anos passam e a moto vai ficando...

Na semana passada tive de ir tratar de um assunto à zona centro e passei ali perto da Câmara Municipal de Évora, onde me deparei com um motociclo estacionado que me chamou mesmo à atenção...

E fê-lo pela marca, pela cor e por ser de alguma forma quase uma raridade nas estradas portuguesas...mesmo não sendo especialmente antiga.
Tratava-se de uma Ducati SuperSport 1000DS, modelo que foi lançado em 2004 e que, mesmo tendo já 13 anos, mostrava uma beleza e desportividade bastante actuais.
Como devem imaginar, foi basicamente sacar do bolso o telemóvel e "gravar" num par de fotos aquilo que via como uma moto linda...

E nisto veio-me à ideia se existe um momento a partir do qual compensará ou não manter um motociclo...

Com as novidades a sucederem-se e a atraírem um consumidor que não se faz rogado em as procurar ou mesmo testar, o início de um questionar interior que assola o potencial comprador poderá fazer algum sentido.

Não me parece que exista um tempo definido para que ocorram estas dúvidas ou tentações (seria surpreendente se o existisse), mas imaginando um motociclo com hipoteticamente 15 anos e que foi sempre nosso desde o início, conhecendo-lhe nós as suas manhas e as qualidades...será que se inicia então um processo em que nos questionamos sobre a altura de o trocar?

Será que o apego que se tem com o modelo compensa as eventuais trocas de componentes futuros e de que precisará?

Será que mesmo continuando a sair novos modelos e tecnologicamente mais avançados, não são motivos suficientemente fortes?

Será que a empatia com a máquina que vai acumulando anos lá por casa, nem sequer permite que ocorram grandes tentações para uma possível troca?

Estas e outras questões são válidas quando os anos começam a suceder-se, parecendo-me ser uma situação bem diferente do consumidor que troca a cada 3-4 anos ou mesmo numa cadência inferior.

Cada um tem a sua interpretação do assunto e entendo perfeitamente quem mantenha a sua "coqueluche" lá por casa, sem olhar a custos, sem querer saber se está ou não ultrapassada, sem se deter muito a analisar se dá já algumas despesas e dificuldade na procura de peças, sem olhar a possíveis ofertas, sem ceder à tentação de vender e ganhar ali alguns "patacos" por algo que tem para si muito mais valor.

Aliás, quando o valor material dá lugar ao imaterial sentimento...a troca não deve ser muito fácil de ocorrer. :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 01, 2017, 23:15:38, 23:15
Responder #1

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
A minha companheira já conta com 15 anos.
Não contabilizo o que gastei nela, em extras, tirando isso, é a manutênção, que não é nada por aí além.
Pondero brevemente comprar outra, mas aquela é para ficar, já não se fabrica, adoro o modelo, a marca e principalmente o gozo que dá domar aquele motor. Inigualável!

Agosto 01, 2017, 23:51:08, 23:51
Responder #2

Joao_Cruz

• Global Moderator
  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1586

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
É uma excelente pergunta Sapiens, mas...
Poderá haver n razões.
Uma coisa é quase certa. Quem tem uma moto acima de 8-10 anos, é porque quer ficar com ela.
Fazendo uma média 10.000 km/ano, uma moto com 8-10 anos e com 80/100.000 km pouco valor comercial tem (ou de pouco serve como entrada para uma outra moto mais recente)
E....estando em boas condições e nos satisfaz porquê mudar?
São das poucas pessoas que contrariam a sociedade de consumo em que vivemos...

Agosto 02, 2017, 00:28:23, 00:28
Responder #3

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sim. Poderá não haver razões...ou então havendo-as, não serão muito bem entendidas por quem não passe pelo mesmo sentimento de apego ao seu motociclo.

E o exemplo que deste é comum a muita gente.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 02, 2017, 18:06:18, 18:06
Responder #4

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Já falámos disso a respeito das novas tendências de qualidade de fabrico, cada vez mais o consumidor muda de mota ao fim de pouco tempo. Eu diria que logo após o efeito lua de mel começa a tentação e a  resistência depende da perda na retoma. Mas 3 a 5 anos serão os suficientes para a perda não ser muito importante e ainda ter algum valor comercial.
Exceptua-se, como foi dito, as aquisições com valor sentimental
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"