Autor Tópico: Auto-estrada em "caravana de dois"  (Lida 2663 vezes)

Agosto 02, 2017, 11:33:33, 11:33
Lida 2663 vezes

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 580

Masculino
Boas!

Pode parecer meio parvo, mas tenho esta dúvida: por vezes temos necessidade de circular na auto-estrada em "caravana de dois", ou seja, com a companhia de um carro - que por norma circula a velocidades médias (~90kms).

Em termos de segurança: qual a melhor posição para circular: sempre á frente do carro, ou sempre atrás?

:pensador:

Agosto 02, 2017, 11:37:16, 11:37
Responder #1

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Seja em auto estrada seja fora dela eu prefiro à frente.... atrás levas com deslocações de vento tão fortes que às vezes parece que estas aos esses.....  :chopper:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Agosto 02, 2017, 11:49:35, 11:49
Responder #2

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O melhor é nao andar ao pe de nada, entao em AE com amigos e conhecidos ainda menos.  :nice:

Guarda uma distancia de 100 ou 200 metros entre veiculos... assim nao ha distracoes, mantem uma boa visibilidade, boa distancia de travagem, nao se torna num "empecilho" para os restantes carros (e a 90 sujeitam-se a ser ultrapassados por uns quantos camioes), nem nenhum sofre com as perturbacoes dos fluxos aerodinamicos que ir com um veiculo ali mesmo à frente  :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 02, 2017, 11:58:37, 11:58
Responder #3

replicantz

• 580

Masculino
 :ok:

Sim, parece-me bem, será a melhor opção...  ;)

O problema de seguir sempre à frente é que podemos levar com a malta que ultrapassa o carro atrás de nós e não está a contar com uma moto (menos visível) logo a seguir ao carro. Ou estou errado?

Agosto 02, 2017, 12:19:04, 12:19
Responder #4

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18434

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por essa razão é que a proximidade entre os 2 veículos é de evitar.

Uma ultrapassagem ao automóvel que siga logo atrás do motociclo e com intenção de retomar logo de seguida a mesma via, pode aumentar a possibilidade de acidente se a velocidade trazida for elevada e se se der com o motociclo quase "em cima".

Guardar distância como indicado atrás neste tópico, é o ideal.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 02, 2017, 12:51:17, 12:51
Responder #5

Black

• Visitante
A ver se entendo.

Qual é a situação practica em que se põe em práctica esse tipo de caravana?

Agosto 02, 2017, 13:25:37, 13:25
Responder #6

replicantz

• 580

Masculino
Quando a Maria não conduz a mais de 90kms, não sabe bem o trajecto e por isso quer ir "atrás" do gajo...  :toma:

Mas claro, estupidez da minha parte: pode bem ir atrás, mas a 200/300m de distância :P
Só tenho que ir na dianteira para indicar o caminho.
(As férias fizeram-me mal, só pode....)

Agosto 02, 2017, 17:03:02, 17:03
Responder #7

Moto2cool

• 4386
Circular a 90 na auto estrada não é realmente muito usual ;) eu circulava à frente pelos motivos já aqui ditos mas não me afastava demasiado para não entrar um carro no meio e quebrar a visibilidade.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 02, 2017, 18:47:00, 18:47
Responder #8

Grandpa

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 96

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Se a "Maria" quer ir a 80-90, deixa-a ir.  :enlatado: Sem stress.  :love0001: Eu iria um pouco atrás para fugir ao tunel de vento (que não deve ser muito), mas de forma a permanecer visivel para a "Maria" e para os outros condutores. Claro que vou ser muito ultrapassado e haverá simpáticos a fazer tangentes. :pcbloqueado:
Quando estivesse próximo dos locais onde a "Maria" precisa de ajuda,  :chopper: colocava-me à frente do carro, mas um pouco chegado para o lado esquerdo da faixa de rodagem para que quem quizer ultrapassar o carro saiba que eu tambem lá estou.  :megafeliz: Depois remoraria para a traseira do carro até à próxima necessidade de ajuda. :confetti:
Como o pessoal mas AE gosta de usar a faixa central, :bandeiraportugal:  indo pela faixa da direita não deves ter muitos problemas (excepto com os pesados). :pensador:

Agosto 02, 2017, 21:46:48, 21:46
Responder #9

Black

• Visitante
Não dá para levar a Maria à pendura?
Não dá para montar a mota num reboque e ir os dois a falar no carro?

Ou tem que forçosamente irem separados para não haver chispa?  :curtocircuito:

É que, ou sou muito conservador,  ou estou a ficar velho, ou estou a meter-me na vossa vida pessoal, mas é algo inconcebível a ideia de ir para a auto estrada fazer uma viagem a 90 km e pensar que existe uma técnica harmoniosa de convívio entre motos e automóveis...

Será que não parece óbvio que essas peças não são peças do mesmo puzzle?

Agosto 02, 2017, 23:16:00, 23:16
Responder #10

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A 90 a hora ficam muito sujeitos a convivência durante s largos kms com veículos pesados.

É precisamente o "gang" do qual eu tento sempre me adaptar o mais rápido possível:

Veículos muito grandes, com rodas muito grandes, com muitos ângulos mortos e sem capacidade de  travagem ou de efectuarem manobra de emergência  :scooter:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 03, 2017, 04:35:41, 04:35
Responder #11

Black

• Visitante
Normalmente conduzidos por indivíduos feios e muito maus, cujo respeito pela vida de um motociclista é duvidoso.  :???:

Agosto 03, 2017, 19:33:31, 19:33
Responder #12

Moto2cool

• 4386
Por acaso, capa negra,  tenho melhores experiências com camionistas que com ligeiros, principalmente daquela sanita ambulante que é o smart, na cidade acham que são concorrentes com as motas e não facilitam nada, pelo menos essa é a minha experiência no Porto.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Agosto 03, 2017, 19:44:29, 19:44
Responder #13

Black

• Visitante
Para a próxima Moto2cool, abre dois ovos nos seus parabrisas!
Vais ver que ficam logo para trás! ;)

Agosto 05, 2017, 20:05:16, 20:05
Responder #14

replicantz

• 580

Masculino
Companheiros, obviamente que estava  a ser parvo é a arriscar-me a ter alguma surpresa!

Problema resolvido: eu fui no meu ritmo, sozinho e parei em um local combinado. A Maria foi na calma e ao ritmo dela até ao mesmo local.

A partir daí, segui na frente a indicar caminho mas pelas nacionais e sempre ao ritmo que o trânsito permitia.

A razão que me levou a abrir o tópico foi mesmo tentar perceber se era amais seguro ir a frente ou atrás em AE, acompanhado e a ritmo mais moderado.

Claro que é estupidez e pode ter consequências - tendo em conta tudo o que já foi referido, e especialmente o conhecido civismo dos tugas a conduzir...

No entanto ficam as dicas para quem, por motivo de avaria ou semelhante se veja obrigado a circular nessas condições.

Boas curvas e bom fim de semana  :D