Citação de: rodrigues em Agosto 14, 2017, 23:10:56, 23:10Duplo disco só é bom para equilibrar a pressão nos dois lados da roda porque para efeitos de travagem propriamente dita depende sobretudo da qualidade do disco e das pastilhas. Fartei-me de rir Rodrigues. Os dois discos não equilibram desgaste nenhum migo. De fosse assim, os pneus traseiros andavam sempre mais lambidos do lado direito do que o esquerdo. Os dois discos servem essencialmente para aumentar a superfície de atrito, contribuindo assim para um aumento significativo da potência de.travagem. Mas esta potência é relativa, pois depende da capacidade de atrito das pastilhas vs disco, da quantidade de émbolos que apertam as pastilhas contra o disco e da pressão vs progressividade que a bomba é capaz de gerar. Neste caso a Benelli pode ter mais superfície de atrito, mas ao que parece, o conjunto discos, pastilhas, bomba e émbolos não é tão efectivo como o da CB.
Duplo disco só é bom para equilibrar a pressão nos dois lados da roda porque para efeitos de travagem propriamente dita depende sobretudo da qualidade do disco e das pastilhas.
(....)O motor da Cb500x é completamente novo, não tem nada a ver com as CB das escolas. (....)
Citação de: rodrigues em Agosto 15, 2017, 08:37:48, 08:37(....)O motor da Cb500x é completamente novo, não tem nada a ver com as CB das escolas. (....)A bem da verdade e mesmo sendo de facto "novo", a verdade é que esta família de 500 da Honda surgiu em finais de 2012, com as vendas a iniciarem-se logo de seguida. São pelo menos 5 anos..senão 6 se tivermos em conta o desenvolvimento e teste da sua base mecânica.Sim, é algo mais do que testado e isso é bom. Mas novo....só relativamente às antigas CB, pois este bloco acaba por ter já uns 6 aninhos no activo.Se dá conta do recado??Creio que sim... Os proprietários da máquina parecem satisfeitos.
Citação de: CAPA NEGRA em Agosto 15, 2017, 00:06:15, 00:06Citação de: rodrigues em Agosto 14, 2017, 23:10:56, 23:10Duplo disco só é bom para equilibrar a pressão nos dois lados da roda porque para efeitos de travagem propriamente dita depende sobretudo da qualidade do disco e das pastilhas. Fartei-me de rir Rodrigues. Os dois discos não equilibram desgaste nenhum migo. De fosse assim, os pneus traseiros andavam sempre mais lambidos do lado direito do que o esquerdo. Os dois discos servem essencialmente para aumentar a superfície de atrito, contribuindo assim para um aumento significativo da potência de.travagem. Mas esta potência é relativa, pois depende da capacidade de atrito das pastilhas vs disco, da quantidade de émbolos que apertam as pastilhas contra o disco e da pressão vs progressividade que a bomba é capaz de gerar. Neste caso a Benelli pode ter mais superfície de atrito, mas ao que parece, o conjunto discos, pastilhas, bomba e émbolos não é tão efectivo como o da CB.Quem é que falou em desgaste migo ?Eu referia-me à torção direcional na travagem devido a morder só de um ladoMotas pesadas requerem dois discos não só pelo poder de travagem mas também para equilibrar a fricção nos dois lados da roda.Ainda não estou demente migo, sei do que falo
Amigo Rodrigues tenha piedad do meu diafragma. A força de travagem, numa moto, inside sobre a roda dianteira e sobre a roda traseira, ou sobre ambas. A existência de um ou mais discos num roda não tem qualquer força torcional nem nada do que a sua experiência lhe pode aconselhar. A sua CB500X foge para a esquerda (tendo como base essa hipotética força torcional) quando actua sobre o travão dianteiro? E quando trava com o traseiro? Também se torce para a direita? Uma mota não é um carro em que para se manter estável a potência de travagem deve ser distribuída pelas rodas de forma proporcional. Até me admira que tenha de dizer isto à um companheiro que acumula tanta experiência neste mundo....
Rodrigues: Acho que não há inveja da Cb, nem vejo lógica nisso, no entanto cada vez que se escreve Trk, há quem se respigue.A cb500 dos anos 90 é uma moto que conheço bastante bem, fiz muitos kms numa, enquanto estafeta durante 5 anos. 374 mil e mais alguns para ser mais preciso. É ym motor do aço, sem dúvida! No entanto, a cb500x, não me convenceu, acho-a acanhada para os meus 1.83m e demasiado leve com um centro e gravidade denasiado alto. Mas a qualidade e durabilidade está lá. A Trk veio intruduzir outros "luxos" na classe independentemente de ser uma moto com qualidade/durabilidade ou não, veio trazer coisas, que acho que ganha pontos à cb:1. Porte e estabilidade com a manobrabilidade q.b.2 Maior autonomia3. Ciclística muito superior de onde se destacam o quadro em treliça, bainhas 51mm, mais conforto e envolvência com a máquina, travões ( ok, pelos vistos estão mal aproveitados). Excelente protecção aerodinâmica.4. Mais equipamento por menos preço.
Sou melhor a andar de mota que a escrever. Vou andar de mota!
A área de contacto, de acordo com o modelo de Amontons-Coulomb, não afecta a força de atrito. A redundância de discos penso que terá como objectivo o equilíbrio e o controle. Obviamente a assimetria torce a direcção. Pode é ser imperceptível.
Maior autonomia e ciclística muito superior é que me fazes torcer o nariz. De resto, aceita-se sim senhor. Na CB nem chegou a 4L aos 100kms em teste...Na TRK foram ainda mais vagos e falaram entre 4L e 6L para o mesmo ritmo.Não é que seja motivo para vincar o que quer que seja, mas tocaste no assunto da autonomia e só tu o podes ver dessa forma e pensar que o acréscimo de Litros faz no final alguma milagrosa diferença.Quanto a ciclística muito superior, faltam aí argumentos... . Se falares de conforto em concreto (que é diferente), aí sim teremos ouvido o mesmo.A protecção da TRK de série parece também levar pontos. Em matéria de suspensão, o setting da TRK parece direcionado para conforto e a da CB para eficácia em curva e mais voltado para um desempenho desportivo. São diferentes abordagens e cada cliente gostará mais de uma ou outra. Não vejo aqui uma melhor que a outra neste campo...são settings diferentes.Faltou falarem da transmissão...Faltou falar da iluminação de série e da sua eficácia...Mas pronto, já se abordaram algumas coisas.
Percebeste mal o nuestro hermano...ele diz quatro com seis...ou seja 4.6l 😁Sapiens, eu compreendo que possas duvidar do meu parecer em relação à ciclistica, mas desculpa, caso não tenhas experimentado as duas motos, que bases podes ter para formar um parecer nesse capítulo. Volto a dizer o que disse no tópico da trk e que mais tarde até apareceu escrito em comparativos : a trk tem a ciclística de uma moto de maior cilindrada e a cb500x, comparativamente, parece uma bicicleta. Basta conduzir uma e outra, para se dissiparem as dúvidas.
Sapiens, eu compreendo que possas duvidar do meu parecer em relação à ciclistica, mas desculpa, caso não tenhas experimentado as duas motos, que bases podes ter para formar um parecer nesse capítulo. Volto a dizer o que disse no tópico da trk e que mais tarde até apareceu escrito em comparativos : a trk tem a ciclística de uma moto de maior cilindrada e a cb500x, comparativamente, parece uma bicicleta. Basta conduzir uma e outra, para se dissiparem as dúvidas.
Rodrigues e eu ainda não sei se no futuro não terei um "Bicicleta" João
De resto, qual é a moto que vem à cabeça quando se fala em adventure? R1200gsa. Essa é a imagem inconsciente que é projectada na cabeça de muitos consumidores. Logo não admira que as façam maiores, mais artilhadas e com maior autonomia.
Citação de: jmartins13 em Agosto 15, 2017, 12:46:48, 12:46De resto, qual é a moto que vem à cabeça quando se fala em adventure? R1200gsa. Essa é a imagem inconsciente que é projectada na cabeça de muitos consumidores. Logo não admira que as façam maiores, mais artilhadas e com maior autonomia.Maior autonomia que a CB500X ? diz o nome de uma
E ninguém fica " respigado".....lolAcho que nem lêem o que está escrito....
Citação de: jmartins13 em Agosto 15, 2017, 14:07:38, 14:07E ninguém fica " respigado".....lolAcho que nem lêem o que está escrito....Tens de fazer muito mais para me "respigares", e ainda agora comecei, se até aqui tenho estado calado não conheces o rodrigues a defender a sua Raposa
Discos!? Discos de que Rodrigues? O meu caro devia por por aqui uma fotografia do seu condutor, para ver até que ponto o desvio torcional provocado por ter só um disco dianteiro, influencia na musculatura do braço (neste caso o esquerdo) do cavaleiro de tão rodada "bicicleta" aka CB500X.
Este tópico da TRK versus 500x rende mais conversa do que um Benfica - Sporting naqueles programas de comentadores de futebol
Gostei dos bonecos principalmente da figura da Joana d,Arc, já naquela altura se fazia reclame à CB500X Mas querem um conselho,...não coloquem mais bonecos se não querem a vingança de um Desenhador criativo Agora sobre o tópico:Pequena amostra da qualidade Chinesa com poucos meses de usoQuando uma TRK fizer metade destes kms de uma CB500X em dois anos eu volto a este tópico rezar uma Avé Maria.Sem mexer no motor nem afinar válvulas, apenas substituição de; Pneus, discos, pastilhas, filtros e óleos.
160.000kms sem afinar válvulas? Lolololklol Éhhh pescador!!!Que o dono não saiba é uma coisa, que nunca tenham sido ajustadas é outra. O manual da Cb diz um intervalo de 24.000kms para verificar/ajustar folga das válvulas. Na Trk é de 36000kms.
Citação de: rodrigues em Agosto 15, 2017, 17:49:10, 17:49Gostei dos bonecos principalmente da figura da Joana d,Arc, já naquela altura se fazia reclame à CB500X Mas querem um conselho,...não coloquem mais bonecos se não querem a vingança de um Desenhador criativo Agora sobre o tópico:Pequena amostra da qualidade Chinesa com poucos meses de usoQuando uma TRK fizer metade destes kms de uma CB500X em dois anos eu volto a este tópico rezar uma Avé Maria.Sem mexer no motor nem afinar válvulas, apenas substituição de; Pneus, discos, pastilhas, filtros e óleos.160.000kms sem afinar válvulas? Lolololklol Éhhh pescador!!!Que o dono não saiba é uma coisa, que nunca tenham sido ajustadas é outra. O manual da Cb diz um intervalo de 24.000kms para verificar/ajustar folga das válvulas. Na Trk é de 36000kms. Não vamos comparar qualidade honda com benelli. É perder tempo, só um ceguinho é que não conseguiria ver que não jogam na mesma classe. Mas também não façamos da Honda, muito menos a cb500x o suprasumo do motociclismo, porque isso seria igualmente ridículo.Quanto a respigar.....não vale a pena ir mais longe. O tópico da cb500x tem 3 páginas em sei lá...1 ano? Praticamente o mesmo que este em 2 dias. O da Trk tem 15 páginas. Eh pah a moto é uma trampa e xinoca e aos 2000kms queima embraiagens e parte-se toda e sei lá mais o quê. Mas o que é certo é que anda a mexer pelos vistos e muito!