Autor Tópico: Big-Trails: Oferta de um mercado com algumas assimetrias...  (Lida 7827 vezes)

Agosto 16, 2017, 12:10:02, 12:10
Lida 7827 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Big-Trails:
Oferta de um mercado com algumas assimetrias...

No presente e face à oferta existente no mercado, parece-me pertinente olhar para o sucesso das motos "Big Trail" e iniciar um debate quanto às mesmas, sobretudo se tivermos em conta que a prestação comercial da maioria é distinta, havendo sempre aqueles modelos que preenchem (algumas vezes de forma acérrima) a maioria das discussões em torno do tema.

São motos dentro de um segmento de tal forma "na berlinda", que quasem dispensam apresentação, nomeadamente pelo facto de a maior dos interessados ou mesmo curiosos estar atento às novidades que preenchem páginas a fio.

Esta euforia ou interesse vem ao de cima muito graças às suas capacidades, conforto, disponibilidade mecânica para devorar grandes distâncias, capacidade de carga, comportamento em alguns casos bastante aceitável numa base multi-terrain, graças aos depósitos de grande capacidade e que permitem grandes tiradas, suspensões evoluídas e prontas para bem mais do que a usual expressão "subir passeios" e por norma alguns gadgets que já se sabe serem sempre apelativos a um consumidor que os vê, nalguns casos, como um valor acrescido.

Mas mesmo dentro das Big Trails, existem claramente aquelas que estão mais voltadas para uma utilização asfaltada...e apesar do porte, aspecto volumoso e preparação visual que lhes transmite uma ideia "coincidente" com as restantes, a verdade é que nem todas estão voltadas para os mesmos tipos de desafio.

As propostas dentro deste segmento - e como dizia acima - são já algumas no mercado, mas existem claras assimetrias nos números de vendas e preferências entre a maioria, cujas justificações tanto podem ir do facto de a representação de determinadas marcas serem em menor número que outras, até a razões que...seguem opiniões.

Propostas para baralhar um potencial interessado não faltam, pelo que vos deixo aqui algumas delas e com as quais poderão iniciar a vossa apreciação ou justificar preferências... ;)

E espero que compreendam que nem todas estão desenvolvidas para os mesmos objectivos, já que umas são óptimas máquinas em asfalto, elevando bem alto a segurança e o comportamento...e outras que estão desenvolvidas para estar mais à vontade numa grande variedade de terrenos e onde a polivalência também lhes está, em parte, associada.

KTM 1290 SUPER ADVENTURE R

TRIUMPH TIGER EXPLORER XC/XR

APRILIA CAPONORD RALLY 1200

BMW R1200GS ADVENTURE

BMW R1200GS

DUCATI MULTISTRADA 1200 ENDURO

DUCATI MULTISTRADA 950

HONDA VFR1200X

HONDA AFRICA TWIN

HONDA AFRICA TWIN RALLY

MOTO GUZZI STELVIO 1200 NTX

YAMAHA SUPER TENERE

SUZUKI V-STROM 1000

A maioria das imagens colocadas neste tópico foram obtidas em: https://dirtbikemagazine.com
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 16, 2017, 12:34:40, 12:34
Responder #1

dfelix

• 5004
A Multistrada 950 não joga neste campeonato.
A Multistrada 1200 Enduro só joga neste campeonato porque muitos clientes pediram algo que não precisam.

E não me parece que estas propostas baralharem quem quer que seja!
O mercado quer é a GSA!
Os restantes andam a apanhar migalhas deixadas por fieis a outras marcas ou simplesmente querem algo diferente.

Agosto 16, 2017, 12:58:32, 12:58
Responder #2

Black

• Visitante
A África Twin Rally é uma preparação e não uma moto de série, pelo que não joga neste campeonato.

A África Twin assim como a Multistrada 950 não jogam neste campeonato, salvo queiras incluir nele a F800GS, a Turismo Veloce e a Tracer (por exemplo).

Nesse campeonato o
(o que criaste)  falta a Guzzi Stelvio NTX por exemplo.

Agosto 16, 2017, 13:44:29, 13:44
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal

A África Twin assim como a Multistrada 950 não jogam neste campeonato, salvo queiras incluir nele a F800GS, a Turismo Veloce e a Tracer (por exemplo).

Não joga neste campeonato a Africa Twin??
Aceito a tua opinião, mas não concordo com ela... 8)

Se me disseres que é por ser "apenas" uma 1000cc, vou-me rir um bocado. Não vais dizer isso, pois não??

Quanto à Multistrada 950 também a acho um bom bocado deslocada, mas como tem um certo ar a "puxar" para as Big Trail (mas totalmente para o lado asfaltado), decidi inseri-la. Mas apenas por essa razão.

(....)
Nesse campeonato o
(o que criaste)  falta a Guzzi Stelvio NTX por exemplo.

Olha lá com mais atenção para as motos indicadas, s.f.f.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 16, 2017, 15:47:14, 15:47
Responder #4

carlos fonseca

• Visitante
Segmento que vive á conta do look, são meras escolhas emocionais.
Poderiam e deveriam compara trails medias ou rodsters de media cilindrada que poupavam umas massas e faziam exatamente a mesma coisa.

Deixem me ser irónico. :D :D :D

Agosto 16, 2017, 15:54:43, 15:54
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

A mim parece-me que até estás a ser bastante sincero e a fazer uma leitura - para uma boa parte dos casos - muito correcta. :)

Sim, é um segmento que vive e transborda do factor emocional. E um pouco mais além disso também.
Não há mal algum nisso, atenção.  :nice:

O bisonte que trouxe hoje para o trabalho, mesmo sendo bem diferente destas, também muito bem poderia ter ficado por uma pequena gazela e não tinha de fazer tanta força de braços... :D
Foi uma escolha irracional, com alguns momentos muito espaçados de racionalidade.
Se formos a pensar muito nisto, andávamos a pé. :)

Mas compreendi o teu ponto de vista, sim senhor.

Dalai Lama

Agosto 16, 2017, 16:44:28, 16:44
Responder #6

Black

• Visitante
Poderiam e deveriam compara trails medias ou rodsters de media cilindrada que poupavam umas massas e faziam exatamente a mesma coisa.

A ironia reside precisamente quando é proprietário de uma moto do segmento.

Como eu gosto de pessoas capazes de rir-se de si mesmas.

Sapiens, a CRF nasceu para ser efectiva nos seus objectivos.
As demais são motos do faz de conta.
Por isso é que eu a emparelho mais con a F800GS. Entendo que assim ela poderá ter uma adversária mais digna.

Agosto 16, 2017, 17:25:56, 17:25
Responder #7

carlos fonseca

• Visitante
(....)

A mim parece-me que até estás a ser bastante sincero e a fazer uma leitura - para uma boa parte dos casos - muito correcta. :)

Sim, é um segmento que vive e transborda do factor emocional. E um pouco mais além disso também.
Não há mal algum nisso, atenção.  :nice:

O bisonte que trouxe hoje para o trabalho, mesmo sendo bem diferente destas, também muito bem poderia ter ficado por uma pequena gazela e não tinha de fazer tanta força de braços... :D
Foi uma escolha irracional, com alguns momentos muito espaçados de racionalidade.
Se formos a pensar muito nisto, andávamos a pé. :)

Mas compreendi o teu ponto de vista, sim senhor.

Ironia pura.
Olha que a realidade é bem diferente e muito simples de entender..... a não ser que não queiramos. ;D

Agosto 16, 2017, 17:29:39, 17:29
Responder #8

carlos fonseca

• Visitante

Rio imenso quando a utilizo, disso podes estar absolutamente certo!

Agosto 16, 2017, 17:38:02, 17:38
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Sapiens, a CRF nasceu para ser efectiva nos seus objectivos.
As demais são motos do faz de conta.
(....)

Nunca imaginei que até neste tópico fosse encontrar a alusão às "motos do faz de conta".  :D

Isso dava para um tópico autónomo, sabias??  :lolol:

que motos do faz de conta se podem comprar...?? Já estou a imaginar o reboliço que isso vai dar por aqui.

Dalai Lama

Agosto 16, 2017, 18:16:43, 18:16
Responder #10

dfelix

• 5004

Isso dava para um tópico autónomo, sabias??

Diria que o criaste ao lançar este tópico!  ;)

Agosto 16, 2017, 18:22:50, 18:22
Responder #11

Black

• Visitante

Rio imenso quando a utilizo, disso podes estar absolutamente certo!

Esse V4 tem argumentos para isso!
Deve ter músculo suficiente para fazer sorrir a própria Antipatia!
No entanto, dado que a mota é para andar a fazer estrada, eu era mais de comprar a F.

Agosto 16, 2017, 19:06:35, 19:06
Responder #12

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pois... por acaso foi precisamente um "quote" do Companheiro Capa Negra que me deixou a pensar nesta questao.

Penso que o busilis nao é ser big-medium ou small trail. A questao é ser trail  :nice:

Ora, como puto dos 70 vivi o aparecimento da BMX e da BTT (achei bem comecar por falar em bicicletas pois este é um topico *hot* cá no CPmotos  :D :D).

Tambem me lembro de alguns amigos que tinham motos trail... geralmente era uma DT 50 com look de moto de motocross e pneus tipo cardado.  :D

E foi precisamente nesta altura que foram lancadas as sementes do que é hoje o segmento "trail" pois a BMW seguindo a tradicao de quase de ha 100 anos tinha uma serie de engenheiros que participavam em eventos de enduro (como o classico six days) e eram motos ganhadoras. Penso que nao eram motos que tivessem ligacao com aquilo que a BMW fazia pois nos inicios dos anos 80  a BMW estava em baixo contra a concorrencia dos 4 cilindros das Japonesas e o portfolio era marcadamente mais "touring".

Mas foi mais ou menos por essa altura que a BMW ao ver-se na iminencia de ter de fechar portas lancou a mitica G/S80 que teve inumeras vitorias desportivas.

A ligacao as GS actuais vem dessa moto.... contudo ja nada tem a ver com nada, e apesar de GS e GSA terem a capacidade de rodar fora de estrada, e para mim, uma moto trail é definida precisamente essa capacidade (e perfil caracteristico - roda da frente maior, suspensao dianteira com curso +, guiador aberto, etc), ninguém vai comprar uma moto destas para andar apenas fora de estrada pois é enorme e pesada para o efeito.

Penso que a GS (e a MS) tem vindo a ser desenvolvidas e aprimoradas para serem excelentes motos touring em asfalto pois é esse uso que 99,9% dos utilizadores lhes dão.

Fazem offroad, é certo, e de forma eficaz sao usadas diariamente desse modo,  mas um  pouco da mesma forma com que elefante também pode fazer o pino...  nao quer seja o melhor para o fazer.

Quem quer fazer offroad a serio e tem uma GS ou uma MS e ja gastou 20 mil para a ter, tem mais 5 ou 6 para dar por uma moto de mato  :nice:

A minha questao é: sao menos trail por isso???? Uma GS ou uma MS é menos trail do que uma Africa Twin ou do que uma Benelli TRK???.

Claramente a GS ou a MS sao construidas por forma a serem melhores no asfalto e serem motos mais polivalentes. Uma AT ou uma CRF comem-nas na terra pois sao muito mais eficazes... mas e no alcatrão??? E serao tao polivalentes e capazes de devorar tantos kilometros num dia com o minimo de cansaco para o condutor??? 

Se formos olhar para a parte de Enduro ou "moto do mato", entao sim, as GS, as MS, as TRK, as V-Smurf e as Versys nao tem mesmo hipoteses para uma CRF, uma KTM EXC ou uma H 701  :nice: Sao mesmo motos de faz de conta...

A minha questao é que temos de acertar no termo a chamar a estas motos: GS, MS, Versys, V Strom, TRK, CB500X, 750X, etc e que seja um nome que reflicta aquilo que elas sao: motos polivalentes, para touring/uso diária em asfalto com possibilidade de uso em terra... 

Senao corremos o risco de estar a usar nomes que uns associam a fruta e outros a vegetais e ninguém se entende  :nice: :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 16, 2017, 19:48:56, 19:48
Responder #13

Black

• Visitante
O T-maxxer disse tudo.
Boa parte dessas motas estao afastadas do segmento Trail.
Para que chamar Trail a uma mota que não o é?

Podemos primeiro, defenir o que era uma Trail, para depois lançar a comparação ao que hoje existe.

Ficaremos com 4 ou 5 exemplares e muito poucos constam desta lista inicial.

Moto do faz de conta vem precisamente disso mesmo, faz de conta que são o que não são, nunca foram, nem nunca serão.

Agosto 16, 2017, 22:19:47, 22:19
Responder #14

dfelix

• 5004
Mas foi mais ou menos por essa altura que a BMW ao ver-se na iminencia de ter de fechar portas lancou a mitica G/S80 que teve inumeras vitorias desportivas.

O curioso é que a G/S80 só se tornou mítica após o sucesso da R1200GS.
Não percebo bem porquê, mas a BMW certamente sentiu necessidade de apelar ao legado do modelo para reforçar ainda mais a sua imagem.

A dura realidade é que a GS foi durante anos uma opção de segunda linha atrás da verdadeira Africa Twin e posteriormente das KTM.

Penso que a GS (e a MS) tem vindo a ser desenvolvidas e aprimoradas para serem excelentes motos touring em asfalto pois é esse uso que 99,9% dos utilizadores lhes dão.

A MTS sempre teve uma abordagem predominantemente estradista.
Não podemos esquecer que a moto já existe desde 2003 com aquela estética pouco consensual (para não dizer horrível) e sempre foi orientada a uma utilização na mesma linha do que era a TDM.

A revolução surge só recentemente com a 1200 numa altura em que a GS já andava na berra.
Mesmo assim, a abordagem sempre foi a de oferecer uma moto capaz de viajar (coisa que a marca não tinha desde o fim das ST) e ao mesmo tempo ser competente em ambiente urbano e utilização desportiva.
O modo electrónico "enduro" era apenas um biscoito que permitia tornar as suspensões mais fofinhas e a entrega mais adequada para algo que nunca seria mais que umas estradas de gravilha terra batida.

Naturalmente perante o sucesso da GS e as constantes comparações a um segmento onde se viu ser incluída acabaram por começar a trabalhar na actual versão "Enduro".. que na pratica só vem oferecer o look e e toda uma série de equipamento que o mercado parece exigir.

Para que chamar Trail a uma mota que não o é?

É aqui que entra a coisa do "Aventura".
Uma designação genérica que pode tão facilmente se aplicar a uma longa viagem por estradas que na pior das hipóteses são terra batida... como uma viagem sem sair do asfalto.

Para o comum mortal a aventura está em sair do quintal...

Agosto 17, 2017, 00:51:58, 00:51
Responder #15

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
São todas excelentes companheiras, prontas para tudo.
O resto são pequenos gostos pessoais (como tendência para marca, design, corrente/cardan, peso) e practabilidade de cada uma consoante a utilização pretendida. Bom, tamanho e recheio da carteira também entram na equação, uma vez que há disparidades de valores na ordem dos 12.000 euros!

Da lista, poucas conduzi, apenas a ktm e a BMW, não posso opinar grande coisa, tirando que acho a Ktm uma excelente escolha e em relação à Gs que me desiludiu bastante. Assim nesta cegueira, se fosse a escolher uma, iria ou para a AT ou mais provavelmente para a XTZ1200. Penso que seriam as minhas duas últimas escolhas a ponderar. Mas teria de as experimentar sempre antes de comprar.

Agosto 17, 2017, 01:22:45, 01:22
Responder #16

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE

Agosto 17, 2017, 01:41:55, 01:41
Responder #17

APereira

• Visitante
a nível de estética gosto mais da 'antiga' Africa Twin com aquela usual protecção em rede no farol e com aspecto mais robusto.

Agosto 17, 2017, 10:46:25, 10:46
Responder #18

carlos fonseca

• Visitante

Esse V4 tem argumentos para isso!
Deve ter músculo suficiente para fazer sorrir a própria Antipatia!
No entanto, dado que a mota é para andar a fazer estrada, eu era mais de comprar a F.

Sim, é uma mota real.

Por muito que  queiram chamar lhe nomes não é do faz de conta! :)

Agosto 17, 2017, 10:50:00, 10:50
Responder #19

carlos fonseca

• Visitante

Podemos primeiro, definir o que era uma Trail, para depois lançar a comparação ao que hoje existe.

Pois parece o melhor passo para começar.

Porque de generalidades esta o típico cheio!

Quantos foram ou são utilizadores deste género de motas?
« Última modificação: Agosto 17, 2017, 10:56:30, 10:56 por carlos fonseca »

Agosto 17, 2017, 11:05:23, 11:05
Responder #20

Black

• Visitante

Podemos primeiro, definir o que era uma Trail, para depois lançar a comparação ao que hoje existe.

Eu!
Ainda por lá anda na garagem um Dominator.
Basicamente é uma XR650 preparada para sair do quintal!
São muito poucos o que por aqui andam que sabem como soa uma pedra a bater na protecção de cárter da mota.

Agosto 17, 2017, 11:37:23, 11:37
Responder #21

dfelix

• 5004
São muito poucos o que por aqui andam que sabem como soa uma pedra a bater na protecção de cárter da mota.

Grãos de areia a raspar a protecção de cárter dum bibelot atascado conta???  :D

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

« Última modificação: Agosto 17, 2017, 11:38:49, 11:38 por dfelix »

Agosto 17, 2017, 11:50:52, 11:50
Responder #22

Black

• Visitante

Dfelix meu caro!

Pelo que li tu tens tendência a meter-te em vícios muito caros.
Não te metas no monte, salvo desejes aprender 1001 maneiras de desafiar a ley da gravidade.
O todo terreno é um mundo enorme e cheio de momentos de ouro, mas que requerem tempo, sacrifício e dinheiro.
Isso foi só uma pequena aventura, mas não penses em comprar uma mota mais capaz, pode chegar a ser adictivo.
Para sair daí, experimenta pedras ou ramos para criar base aderente.
Para a próxima Tira-lhe pressão à roda é mantém uma aceleração constante para evitar que ela escave.

Agosto 17, 2017, 12:10:47, 12:10
Responder #23

carlos fonseca

• Visitante

E esta é  trail ou é faz de conta?

Agosto 17, 2017, 12:13:10, 12:13
Responder #24

carlos fonseca

• Visitante

Eu!
Ainda por lá anda na garagem um Dominator.
Basicamente é uma XR650 preparada para sair do quintal!

Por isso me admira ( muito ) que insistam em querer que as big trail façam tudo e mais alguma coisa!

Agosto 17, 2017, 12:30:00, 12:30
Responder #25

dfelix

• 5004
Pelo que li tu tens tendência a meter-te em vícios muito caros.
Não te metas no monte, salvo desejes aprender 1001 maneiras de desafiar a ley da gravidade.

Vicios caros e desafiar a lei da gravidade. É por aí...  :)

Já meti este brinquedo por uns quantos trilhos manhosos. Já caí outras quantas. Já parti e entortei umas coisas. Faz parte.
Está longe de ser máquina adequada.
Mas já me diverti bastante.

Offroad nunca foi a minha cena... e não me vejo o fazer de forma séria e regular.
Infelizmente tenho pouco tempo para demasiados vicios caros.

Para sair daí, experimenta pedras ou ramos para criar base aderente.
Para a próxima Tira-lhe pressão à roda é mantém uma aceleração constante para evitar que ela escave.

Isto já foi há uns meses.
Acabei por baixar a pressão e limpei a areia da frente da roda para conseguir sair dali...
De outra forma ainda hoje lá estava.

Mas é bom saber que se estiver enrascado mas com bateria no telemovel posso contar com o cpmoto para umas dicas!

Esta é faz de conta em todos os aspectos.
Faz de conta que é clássica.
Faz de conta que é offroad.

:D

Agosto 17, 2017, 12:59:53, 12:59
Responder #26

Black

• Visitante

Esta é faz de conta que faz de conta!  :tornarseanjinho:

Agosto 17, 2017, 13:09:45, 13:09
Responder #27

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 16:12:05, 16:12
Responder #28

HBeiras

• Visitante
Ja tive uma Capponord de e aquilo tinha pulmão!

Não tinha era boa "condutividade" electrica....