(....)A massificação das duas rodas!O acesso facilitado a algumas máquinas que antigamente apenas estavam na garagem de alguns felizardos.A globalização, ou melhor ainda: o capitalismo que permitiu a que quase todos possam hoje ser motociclistas.(....)
(....)Mas há um ponto positivo:Quanto mais motas se venderem, mais emprego irá surgir quer na venda de veículos quer nos produtos associados (então nas trail ui ui) e mais descongestionado estará o trânsito nas nossas cidades, e uma maior consciencialização existirá para os perigos da estrada e para a fragilidade do condutor em duas rodas.
Houve vários "tipos" que se debruçaram sobre a temática das motivações dos seres humanos no que diz respeito a muita coisa e chegaram a algumas conclusões.Não sou perito nisso, apesar de ser um tema que até gosto de ler algumas coisas.Deixo apenas aqui um exemplo de uma teoria já antiga, mas que continua a ter bastante de atual, embora já existam muitas derivações da mesma:Basicamente, muitas das nossas decisões dependem do ponto em que nos encontramos a nível de satisfação de necessidades. O que significa que para uns, decisões que têm tudo de racionais, para outros não têm nada, porque podemos estar em pontos diferentes de satisfação das nossas necessidades.E depois, claro que entra a questão do gosto pessoal de cada um também para tornar a coisa ainda mais complexa.Assim em termos genéricos eu diria que:1- uma pessoa que decida passar a andar de mota porque simplesmente fez algumas contas e conclui que esta lhe permite chegar do ponto A ao B de forma mais económica que as alternativas que possui. Neste caso, eu diria que está no ponto 1, necessidades fisiológicas.2- uma pessoa que tem um elevado poder de compra e que perante um novo lançamento de uma mota, a qual o deixou apaixonado, decide comprar a mesma, mesmo tendo já umas quantas motas na sua garagem, eu diria que está no estádio de auto realização.And so on.Isto não é ciência exacta, mas é uma maneira relativamente aproximada da realidade de explicar a coisa.
Ora aqui está o porquê de eu não subir de cilindrada!Para o uso que eu dou à mota, a que tenho chega bem, porque?Porque eu uso a mota para me deslocar para o emprego e vice-versa, porque a minha loba me leva a todo o lado (mais devagar e desconfortável certamente, mas leva), porque ao fim de semana ando de enlatado com a familia, porque os custos de manutenção e combustivel são o que se espera de uma 125cc.Se gostava de ter uma mota mais potente, claro que sim, mas não perco tempo a pensar nisso.Quem tem possibilidades, acho muito bem que o faça.Esta é a minha e só minha modesta opinião.
Citação de: Bruno Gomes em Agosto 17, 2017, 16:35:59, 16:35Ora aqui está o porquê de eu não subir de cilindrada!Para o uso que eu dou à mota, a que tenho chega bem, porque?Porque eu uso a mota para me deslocar para o emprego e vice-versa, porque a minha loba me leva a todo o lado (mais devagar e desconfortável certamente, mas leva), porque ao fim de semana ando de enlatado com a familia, porque os custos de manutenção e combustivel são o que se espera de uma 125cc.Se gostava de ter uma mota mais potente, claro que sim, mas não perco tempo a pensar nisso.Quem tem possibilidades, acho muito bem que o faça.Esta é a minha e só minha modesta opinião. Ora bem , não sou psicanalista mas perante este seu depoimento ... acho que vive MUITO triste relativamente ao mundo das motas . Escrevi 'muito' porque só 'triste' anda a maioria que tem mota (ou porque tem uma citadina e gostava também de dar umas escapadelas com uma no 'mato' , ou vice-versa , porque dá uma aceleradela e fica a pensar que lhe vai aparecer uma multa em casa , etc, etc, ) mas no seu caso é pior que isto ! Chama 'loba' à sua 125 c.c. e coloca um avatar a condizer ( o que pressupõe um gosto pela ferocidade e mundo selvagem) quando na verdade anda de 'ovelhinha' lamentando-se da lentidão e desconforto da mesma . Diz que não perde tempo a pensar nisto mas acho que 'no fundo' ..até pensa. Se o facto de iniciar o projecto de comprar uma outra mota iria ser algo que mandava abaixo a estabilidade económica familiar .. então tudo bem ! Mas olhe ... só se vive uma vez e quando chegar a velho a única coisa que vai 'possuir' que pode valer a pena são as suas memórias ! NADA MAIS !Sou um 'remediado' , mas não me passa pela cabeça hipotecar grande parte da minha vida e dos meus 'sonhos' , a amealhar para depois gastar esse dinheiro em comprimidos a partir dos 70 anos ! Desculpe lá o desabafo !
Interessante forma de olhar para o tema, Tiago. Claro que depende de pessoa para pessoa e são vários os aspectos - mesmo vivenciais e provindos de experiência - que determinam a explicação de uma realidade, mas essa Pirâmide das Necessidades é interessante, assim como os 2 exemplos (nos extremos) que deste no final da tua intervenção.
Como o pessoal está a utilizar o tópico para justificar as suas opções.... Porque é que vou restaurar uma pequena 250!?Porque tenho lá em casa um velho de 70 anos, corcunda, de mau feitio e todo torcido que chora por ela. Assim que o meu objectivo é ver um velho corcunda, todo torcido e de mau feitio de sorriso no rosto! E ele vai querer mais!? Claro que sim! Vai logo desafiar a velha para ir curtir uns km em cima dela!
Vá lá, vá lá...podia ter sido uma resposta mais 'assanhada' ! Não associei essa coisa da Sym Wolf , pensei que era mesmo por ter uma 'costela' mais 'irreverente' . Eu adoro os lobos e sou 'padrinho' de dois que estão no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Escolhi dois à toa, dou um donativo anual e mandaram-me para casa duas fotos deles tipo poster, que tenho emoldurado e colocado na garagem. Obrigado por ter desculpado e ..a próxima rodada é por minha conta ! p.s. de qualquer forma, há uma parte da minha 'mensagem' que continua válida : não ficar 'acomodado' no 'conforto da mediocridade' ! Cumps.