Autor Tópico: Serão os lugares destinados a motociclos...desprezados?  (Lida 7649 vezes)

Setembro 10, 2017, 16:22:48, 16:22
Lida 7649 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Serão os lugares destinados a motociclos...desprezados?

Tudo bem...admito que a palavra "desprezar" usada no título talvez seja excessiva, mas sendo demasiado recorrente ver lugares destinados a motociclos, ciclomotores ou velocípedes tapados por um automóvel, ao ponto de dificultar ou mesmo inviabilizar o acesso pelos mesmos, parece-me ser relevante ao ponto de se olhar com atenção para o que se passa e debater esta questão.

As fotos que aqui vêm foram captadas por mim no final da passada semana, sensivelmente pela 18h e no centro da cidade...uma zona onde p.ex. o nosso companheiro Cmiguelq costuma estacionar regularmente a sua Tracer 700.

Ora como está indicado no sinal que foi colocado neste local (...bastante visível, diga-se), o pequeno espaço está destinada a veículos de 2 rodas, com ou sem motor, não sendo portanto nada correcto ver ali um automóvel a impossibilitar o seu acesso.

Mas foi isso mesmo que presenciei...

Tinha saído há 10min. do trabalho e fui a pé até uma farmácia que ali fica, quando vejo uma jovem senhora a parar o seu Citroen Cactus, a accionar os 4 piscas e...a abalar dali a pé depois de ter trancado o carro.
Mas o cuidado foi tanto no estacionamento (ou nenhum), que qualquer motociclista que ali passasse desistia de imediato de ali deixar a moto, pois de um lado tinha uma grande carrinha de transporte de mercadorias e do outro tinha este ligeiro de passageiros, ali todo de esguelha e a apanhar os lugares conforme ilustram as fotos.

Eu entendo que por vezes liga-se os 4 piscas para uma coisa mesmo muito rápida, mas neste caso a coisa foi bem mais demorada do que seria tolerável (se é que tal pode ser quantificável em minutos), e como nesse dia até estava com tempo e sem compromisso imediato, dei-me ao trabalho de ficar um pouco mais por ali e tirei fotos dos ângulos que quis e ao que quis, sem que aparecesse a dona do veículo a indagar o que fazia.
Não me censurem, aquilo confesso que me caiu um bocado mal...

Percebo que por ali naquela zona seja difícil estacionar um automóvel (tudo bem, é legítimo), mas o que estraga tudo é bloquear o acesso a lugares destinados a veículos de 2 rodas, como que dar a entender: "Esses que parem noutro lado, que ocupam menos espaço...".

Este é apenas um exemplo...
Tenho a certeza que da mesma forma que eu presencio isto com alguma regularidade, vocês também o vêem noutras partes do país, constatando que há quem pare o seu automóvel "como se fosse dono disto tudo". :(

« Última modificação: Janeiro 02, 2019, 23:50:50, 23:50 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 10, 2017, 16:49:00, 16:49
Responder #1

Black

• Visitante
Aqui o que se deve fazer é denunciar o abuso.
Quantas mais vezes melhor.

Setembro 10, 2017, 17:09:06, 17:09
Responder #2

Cmiguelq

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 168
Ehehe... O meu local de estacionamento diário... Felizmente não tenho muitos problemas a estacionar aí pq chego aí por volta das 7.55, mas escusado será dizer q se tiver de sair s meio do dia muito provavelmente já não conseguirei estacionar..

Setembro 10, 2017, 19:00:13, 19:00
Responder #3

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Eu não reduzia o problema aos lugares dos motociclos, a falta de respeito e educação no estacionamento vê-se por todo o lado, prejudicando todos.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 11, 2017, 10:42:15, 10:42
Responder #4

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Se estacionam nos lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida porque não haveriam de fazê-lo nos locais reservados a motas?

[Há dias a minha atenção prendeu-se num sinal que vejo pouco, o de estacionamento para grávidas. E não é que a minha surpresa se acentuou ao descobrir a minha ignorância sobre as últimas evoluções da medicina moderna, quando vi um "gajo" a estacionar num desses parques dedicados?]
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 11, 2017, 14:59:13, 14:59
Responder #5

Tiago Parracho

• Visitante
É exatamente devido a comportamentos desses que a maioria dos novos estacionamentos exclusivos para veículos de 2 rodas que estão a ser feitos em Lisboa, têm aqueles pinos que não deixam os carros ocupar o lugar.

Há uns tempos atrás fui à zona da Baixa e estacionei dentro do local reservado ao estacionamento de motociclos na Rua do Comércio, mesmo junto à interseção com a Rua da Prata. Ainda não tinha abandonado o local e vem um Polícia ter comigo a dizer para retirar dali a mota e estacioná-la já fora da zona reservada a motociclos, isto é, mais para o interior da rua do comércio afastando-me da curva de quem vem da Rua da prata para esta, porque quando os autocarros do turismo vêm dali e pretendem entrar na R do Comércio, podiam levar a minha mota atrás.

Por um lado percebi que não tinha feito nada de mal e o polícia estava só a avisar-me para uma situação que poderia ocorrer. Fiquei foi lixado por terem feito um estacionamento mal localizado.

Minutos mais tarde apareceu um desses autocarros e que veio exatamente comprovar o que me tinham dito, se lá tivesse deixado a mota, a probabilidade de quando voltasse a ter deitada ao chão (mais as restantes que estavam ao lado) era grande.

Setembro 11, 2017, 15:01:08, 15:01
Responder #6

Tiago Parracho

• Visitante

Setembro 11, 2017, 16:22:42, 16:22
Responder #7

karloxilva

• **

• 400

Masculino
Pelo menos em Lisboa ainda se podem queixar de parques insuficientes ou mal instalados. Há dias, fui bem cedo a uma consulta numa rua junto à Maternidade Alfredo da Costa e dei com uma rua próxima recém-arranjada e com vários parques novinhos em folha (pelo que leio por aí, ainda longe das promessas feitas).

Aqui, pelas minhas bandas, dei notícia de um (1!) "parque", um lugar equivalente ao espaço de um automóvel, no Mercado do Livramento, instalado na lateral do edifício... e fora do sentido do trânsito - para se usufruir dessa "grande" realização municipal, há que dar a volta a vários quarteirões e vir do lado da lota de onde não mora quase ninguém... Fonte bem informada confidenciou-me que o "parque" só foi instalado porque o talho em frente se queixava de que o estacionamento de carros dificultava o descarregamento de peças de carne... Assim, um parque para a estatística e o senhor do talho contente. "E esta, hein?!"

E saber que a Assembleia Municipal votou (por unanimidade!) uma recomendação para a criação de estacionamanto de motas nos parques já existentes e a serem construídos. Já lá vão alguns anos.
Pensei em lembrar a presidente, mas estamos em época de eleições e eu estaria sujeito a ver a conversa encaminhada para objectivos que eu não persigo como forma de desviar as atenções. Quando acabar a época de caça ao voto, vou lá. Isto porque em Setúbal, as relações dos motoclubes locais com a câmara é mais apoios para patuscadas e exibições do "espírito motard" versão "Adoro o cheiro a borracha queimada pela manhã".... é tão normal estacionarem a mota sobre o passeio, prejudicando os peões, como o facto de que aqui nos queixamos, os carros estacionarem ou vedarem o acesso a parque de motas... Se a falta de respeito generalizado por outrem contribuísse para o "deficit" estávamos classificados em... (há algum grau mais baixo que "Lixo"?).
Foi um desabafo, desculpem o desalinhamento em relação ao tópico.
« Última modificação: Setembro 11, 2017, 16:46:40, 16:46 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Setembro 11, 2017, 16:55:52, 16:55
Responder #8

dfelix

• 5005
Pelo menos em Lisboa ainda se podem queixar de parques insuficientes ou mal instalados. Há dias fui bem cedo a uma consulta numa rua junto à Maternidade Alfredo da Costa e dei com uma rua próxima recém-arranjada e com vários parques.

Sim, em Lisboa ao nível de parques até nem são tão más quanto se pinta.
Basta dar uma vista de olhos neste mapa para ver que eles até vão surgindo.

O que não quer dizer que sejam suficientes..
Em muitos locais logo ao inicio da manhão já estão cheios.
E que força um bocadinho arrisca-se a levar com um destes novos bloqueadores pensados especificamente para o efeito!

f#king ducati!

Setembro 12, 2017, 18:33:48, 18:33
Responder #9

Moto2cool

• 4386
Aquilo parece um anel de noivado  :megafeliz:  cá para mim eles só perdem tempo com motas que dão ideia que o condutor pode pagar.....
Então ?!? essas cabeças são maldosas  :lolol: eu estava a falar de pagar a multa  :zangadoregras:

Setembro 12, 2017, 23:43:31, 23:43
Responder #10

dfelix

• 5005
...cá para mim eles só perdem tempo com motas que dão ideia que o condutor pode pagar.....

Sim...
Convence-te lá que a Policia Municipal é uma espécie de Robin dos Bosques...

E um dia que mijes fora do tapetinho vais logo ver se não levas também com uma anilha!
 ;)

Setembro 13, 2017, 07:01:14, 07:01
Responder #11

PBarros

• Visitante
Ainda nao fui à cidade com a moto.....mas ja tou a ver q é preciso ter cuidado c o estacionamento.
Nao fazia ideia disto..... :(
Nao me tinha apercebido q prestavam assim atençao às motos....

Setembro 13, 2017, 10:12:16, 10:12
Responder #12

dfelix

• 5005
Nao me tinha apercebido q prestavam assim atençao às motos....

Desde que introduzida a lei das 125 que passou a haver menos tolerância.
Passou a haver mais motos.
E também mais gente a abusar.

Depois há malta que por certamente não ter nada melhor que fazer, andam aí armados em emel e dizem-se activistas.
Estes agora até têm o trabalho facilitado, já que recentemente surgiu uma app para fazer queixinhas!

Setembro 13, 2017, 11:18:43, 11:18
Responder #13

JMC

• **

• 82
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB 500X
Continuo a achar que a cidade de Lisboa não acompanhou nem está a acompanhar o crescente aumento de motos na cidade. Por exemplo e a avaliar pelo mapa disponibilizado pelo dfelix, eu fico perplexo, como é que na zona da Universidade de Lisboa o da Universidade Lusófona, existe uma ausência de estacionamentos para motos. A menos que o mapa não esteja devidamente actualizado e quem quiser faturar  :policia:, é só ir uma manhã tomar um cafezinho para essas bandas.

Setembro 13, 2017, 11:50:45, 11:50
Responder #14

dfelix

• 5005
Esse mapa não é oficial da CML. Naseu pela contribuição de alguns motociclistas de outro forum.
E portanto, não está obviamente actualizado.
Aliás, nas zonas que foram recentemente recondicionadas, como a Av da República, tem imensos parques novos que não estão ali.

A "perseguição" ás motos mal estacionadas é mais evidente quanto mais perto se está do centro da cidade.
Sejam zonas turisticas, ou ruas estreitas onde as motos estacionadas em cima dos passeios roubam mobilidade aos peões.
E nesses locais surgiram os tapetinhos amarelos.

A cidade é antiga. E as obras públicas são caras.Reservar o que seriam 2-3 lugares para automóveis para as motos foi a forma barata de o fazer.

Fora do centro parece-me que as coisas continuam mais parecidas com o que era dantes.
Ou seja, desde que a malta não se estique... e não existam denuncias destes novos activistas de facebook, vão sendo toleradas.

Setembro 13, 2017, 11:54:38, 11:54
Responder #15

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Depois há malta que por certamente não ter nada melhor que fazer, andam aí armados em emel e dizem-se activistas.
Estes agora até têm o trabalho facilitado, já que recentemente surgiu uma app para fazer queixinhas!

Parece-me que a EMEL conseguiu encontrar forma de ter uns funcionários extra e sem ter de lhes pagar ordenado... fazem o trabalho todo da recolha da informação, e a EMEL só tem de passar a multa  :ok:

Setembro 13, 2017, 15:20:55, 15:20
Responder #16

JViegas

• 4723

Masculino
Ainda hoje na escola nova da minha filha ali em benfica, como devem de calcular o espaço para estacionamento de motas não existe.

Lá com algum receio (pois a policia municipal estava ali), lá subi o passeio e estacionei ao pé de uma outra mota.
Estávamos junto à berma, existia espaço para os pedestres poderem passar e não houve nenhum problema.

A maxi esteve ali cerca de 3 horas e apesar de mal estacionada (em cima do passeio) não existiu nenhum problema.

Não sei como será no futuro, possivelmente existiu alguma tolerância por parte da policia municipal por ser dia de apresentação dos alunos/pais, mas penso que com alguma tolerância e respeito sobre os peões será possível ali estacionar mais vezes. A ver vamos.

Cada vez mais as duas rodas são preferência de muitas pessoas que necessitam de uma maior mobilidade nas nossas cidades. É preciso é haver um acompanhamento das condições. Algo ainda muito deficitário.

« Última modificação: Novembro 23, 2017, 12:09:23, 12:09 por JViegas »

Setembro 13, 2017, 16:00:58, 16:00
Responder #17

dfelix

• 5005
Não sei como será no futuro, possivelmente existiu alguma tolerância por parte da policia municipal por ser dia de apresentação dos alunos/pais, mas penso que com alguma tolerância e respeito sobre os peões será possível ali estacionar mais vezes. A ver vamos.

Sempre existiu tolerância desde que o estacionamento fosse feito com bom senso.
A polícia atacava normalmente quando havia queixas.

Já fui multado em zonas onde diariamente havia dezenas de motos estacionadas...
Porque nesse dia alguém acordou mal disposto e denunciou. Normalmente um qualquer cabeçudo da administração das empresas por onde já passei que decidiu implicar com as motos no passeio em frente ao edifício.

O problema do centro de Lisboa é mais recente. E um pouco diferente.
Tem a ver com o facto da cidade neste momento viver muito do turismo, e tantas motos nos passeios estraga as selfies dos turistas.
Depois estas novas vagas de peões e ciclistas ressabiados queixinhas armados em activistas juntam a fome à vontade de comer.

Setembro 13, 2017, 17:54:10, 17:54
Responder #18

karloxilva

• **

• 400

Masculino
Uma "app" para denunciar...
Seria engraçado ver quem é mais denunciado se os carros se as motas. Vou-me pôr com especulações: as motas.
Porquê? Dos carros a malta já está habituada, tal como outra coisa de que apenas alguns tipos excêntricos se lembram:
os inúmeros painéis publicitários que ocupam os passeios, alguns colocados de forma que são uma armadilha para os invisuais. Para não falar que conspurcam a paisagem da cidade, na mesma igualha das "mija de cão" (1).

(1) "Mija de cão" é o que eu chamo aos rabiscos, vulgo "tags" e outras porcarias garatujadas que conspurcam as ruas das cidades. Dou-lhes esse nome porque têm o mesmo valor artístico. "Paredes brancas povo mudo", já li, e estou tentado a concordar, mas então escrevam algo que se perceba!
Não me refiro a murais e a "graffitis" feitos em locais que não danificam, antes valorizam, artisticamente a cidade.

Setembro 13, 2017, 18:15:09, 18:15
Responder #19

dfelix

• 5005
Seria engraçado ver quem é mais denunciado se os carros se as motas. Vou-me pôr com especulações: as motas.

nahhh...

Nas páginas dos queixinhas, sejam peões ou ciclistas ressabiados por tudo o que possa se aproximar das santas ciclovias... as fotos de automóveis dominam a estatística.
 :D

Outubro 03, 2017, 21:07:02, 21:07
Responder #20

dfelix

• 5005
Nem as eCooltras escapam!!!!

Sent from my LG-D855 using Tapatalk

Outubro 04, 2017, 10:55:56, 10:55
Responder #21

ajorge73

• Visitante
Na minha zona, apesar de ser um sitio muito frequentado pela EMEL e Policia Municipal (R. Castilho em Lisboa) até agora não dei  por fazerem nada ao pessoal que estaciona no passeio. Convém referir que não me lembro assim de nada muito abusivo, o passeio é largo e os parques de motas costumam estar cheios.

Já vi bloquearem na zona da Graça mas é um daqueles casos em que se puseram a jeito. No meio do passeio a 30 mts de um parque de motas, já me parece que é abusar da sorte. :-D

Outubro 04, 2017, 17:12:50, 17:12
Responder #22

Moto2cool

• 4386

Pensei que aquela peça amarela era o carregador ;)

Outubro 05, 2017, 00:25:24, 00:25
Responder #23

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Ao pé do colégio dos Salesianos em lisboa, não há dia que o espaço de estacionamento destinado às motos, não esteja ocupado na totalidade por um carro.

Começou a caça à multa de mau estacionamento às motos, com a inclusão destes espaços. Cada vez são menos tolerados estacionamentos em cima do passeio.
Anteriormente às obras, em Lisboa, do edifício da PT até ao saldanha havia centenas de lugares para motos. Depis das obras, desapareceram. Resultado: tudo a estacionar em cima dos passeios e uma receita de multas diárias. Assim é difícil...

Outubro 05, 2017, 00:27:19, 00:27
Responder #24

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE

Pensei que aquela peça amarela era o carregador ;)

Nestas motos, a multa vai para o último utilizador...

Novembro 22, 2017, 22:11:05, 22:11
Responder #25

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Hoje...no mesmo local da primeira foto...pouco depois 18h...

Os motocilistas que queriam ali parar, mesmo que por um momento, pura e simplesmente não o podiam fazer.  :zangadoplus:

« Última modificação: Janeiro 02, 2019, 23:51:21, 23:51 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Novembro 23, 2017, 03:45:44, 03:45
Responder #26

dfelix

• 5005
Pelos vistos também não há muita gente a parar aí de moto...
Tá sempre vazio!
 :D

Novembro 23, 2017, 07:29:41, 07:29
Responder #27

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Nem fazes ideia... :)
Chegam a estar 6 e 7 motos durante o dia.

O Cmiguelq que o diga, pois coloca também lá a sua Tracer...quando consegue.

Acontece que por vezes fica momentaneamente livre e coincide com a saída do trabalho de muita malta (por isso referi pouco depois das 18h) e que tem a sua actividade profissional no centro da cidade, sendo nessa altura que muitos automobilistaa "açambarcam" aquilo para eles, impossibilitado que volte a ter uso por motociclistas.

Dalai Lama

Novembro 23, 2017, 09:09:48, 09:09
Responder #28

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Hoje...no mesmo local da primeira foto...pouco depois 18h...

Os motocilistas que queriam ali parar, mesmo que por um momento, pura e simplesmente não o podiam fazer.  :zangadoplus:

Muito ma gestão do espaço publico por parte de quem manda...

Está zona de estacionamento para 2 rodas fica precisamente em frente a uma farmácia, certo?

Pois... e obvio que quem tem uma urgência e precise de um medicamento, na impossibilidade de estacionar o carro a 2 kms e ir e vir a pé, estacione mal por apenas poucos minutos para poder ir à farmácia.

Quem trata da gestão do espaço público deveria saber e acautelar isto... a porta dessa farmácia deveria existir 2 ou 3 lugares para essa finalidade... e depois ao lado o espaço para as 2 rodas
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 23, 2017, 13:08:59, 13:08
Responder #29

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Terei de discordar...

...mas explico porquê.  :)

Nesse local temos igualmente e num raio de apenas 50-60m: sapatarias, perfumaria, tabacaria, café, pastelaria, cabeleireira, óptica, uma loja de produtos para o lar e uma agência da CGD.

A cerca de 150m apenas, existem dezenas de locais de estacionamento com parquímetro (e aí reside o problema, por certo)  :D que tantas vezes se encontram vagos.

E por fim temos a questão da hora a que tudo sucede, pois estão todas as farmácias abertas nesse horário em que a foto foi captada.

Se tal não bastasse, basta recordar que num raio de 1.000m devem haver +10 farmácias abertas e por certo a quase totalidade delas com muito maior facilidade de estacionar o carro por perto, do que aquela.

Pressupondo uma eventual "aceitação" da momentânea conveniência ou mesmo "urgência" dos automobilistas em bloquear a possibilidade de os motociclistas ali estacionarem as motos, então da mesma forma teríamos de ser benevolentes caso fizessem o mesmo para lugares destinados a deficientes.

Ora não aceitando eu uma nem outra, considero este tipo de estacionamento, pura e simplesmente, abusivo.

Dalai Lama