Autor Tópico: Comprar uma scooter - Dúvidas na escolha do modelo  (Lida 10107 vezes)

Setembro 30, 2017, 12:23:32, 12:23
Lida 10107 vezes

pacama

• Visitante
Pretendo comprar uma scooter mas ainda não decidi qual o modelo a escolher. As deslocações serão curtas, raramente ultrapassarão 15 km por trajeto.

Honda Vision 110i : Parece ser o modelo ideal, porque é o mais barato, tem assento baixo e rodas altas. 2450 euros.

Yamaha D'elight 125i : É bonita, mas acho o preço exagerado face ao que oferece.  :-\ 3000 euros com seguro no primeiro ano.

Piaggio Fly 125i : Modelo descontinuado, mas ainda há algumas unidades. O preço é intermédio face à Vision e D'elight, tem boas medidas de pneus mas não tem travagem combinada.

Aqui no fórum já me sugeriram a nova Kymco Agility 125, olhando o site dá a entender que o preço chave na mão é de 2200 euros, nesse caso seria a mais barata de todas. Os espanhóis gostam dela, talvez seja uma chinesa boa.  :-\
A Honda Sh Mode é uma opção muito mais cara que a Vision... o que ela oferece a mais? Seria a minha opção "premium" dentro da Honda, porque não quero ser mais um que compra a PCX. A Piaggio Liberty não me interessa, prefiro a SH Mode.
Também há a bela NMAX, infelizmente não tem o espaço para colocar um saco entre as pernas.

Setembro 30, 2017, 12:42:08, 12:42
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Para um saco entre as pernas, logo chão raso, a SH seria uma ótima escolha
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Setembro 30, 2017, 14:20:26, 14:20
Responder #2

mneves

• 3092

Masculino
membro numero 16

Setembro 30, 2017, 14:37:04, 14:37
Responder #3

pacama

• Visitante
Para um saco entre as pernas, logo chão raso, a SH seria uma ótima escolha

A Vision, a Agility, a Fly e a D'elight também tem esse espaço. O que a SH Mode oferece a mais que a Vision? Apenas mais corpo e motor?

Tens a Yamaha x enter por exemplo

Pelas minhas contas ainda é mais cara que a Sh Mode. O que oferece a mais? Penso que a X enter é rival da SH normal.

Setembro 30, 2017, 16:25:00, 16:25
Responder #4

mneves

• 3092

Masculino
A x enter partilha o motor da tricity ,majesty s e nmax ,com pequenas alterações ,não tem espaço sobre o banco  por isso ofereciam a top case.
Tem um conjunto de manómetros totalmente digital e completo.
Andei uns dias com uma e andava mesmo bem...
membro numero 16

Setembro 30, 2017, 17:00:58, 17:00
Responder #5

pacama

• Visitante
Ontem num stand Yamaha foi-me dito que a D'elight tem o mesmo motor da NMAX, está visto que é mentira.  :zangadoplus:

No site da Yamaha nada diz sobre a mala, por isso não deve ser oferta. Nas características da Xenter até diz: "Amplo espaço de armazenamento com acabamento superior"
« Última modificação: Setembro 30, 2017, 17:03:25, 17:03 por pacama »

Setembro 30, 2017, 17:18:04, 17:18
Responder #6

mneves

• 3092

Masculino
Pois ,não me parece,pois em baixo do banco cabe uma carteira e pouco mais, mas....só se houve restyling...
membro numero 16

Setembro 30, 2017, 17:23:42, 17:23
Responder #7

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro pacama,

Não sei se te ajuda ou não, mas vou aqui deixar-te a descrição que fiz da SH Mode e que postei noutro fórum.

-------------------------------------------------------------------------------

Honda SH Mode 125

Começou agora a chegar aos concessionários este novo modelo (SH Mode 125) que faz uso de todas as vantagens da roda alta, piso plano e grande facilidade de condução, indo buscar toda a sua inspiração na Honda SH normal.

Esta nova SH Mode encontra-se equipada com o sistema stop & go,de paragem automática ao ralenti e anuncia consumos muito semelhantes aos da conhecida PCX (ou não tivesse a mesma unidade motriz eSP), ou seja, de 2L/100 Km.

Acreditando que poderá ser este um modelo a colocar como forte hipótese por parte de quem se inicia no mundo das 2 rodas ou simplesmente pretende um modelo prático e de baixo consumo, decidi passar pelo concessionário oficial Honda em Évora e fui apreciá-la de perto.

E em boa verdade, estando junto dela percebe-se que foi maximizado o estilo jovem e não levei muito tempo a encontrar algumas diferenças para a SH normal, em que se contam: design frontal mais jovial, escape bem mais compacto e com uma proteção de tons cinza; jantes de alumínio com 16'/14' com design exclusivo (muito bem conseguido na minha opinião), pneus de largura bem ao estilo PCX, painel de instrumentos completo com semelhante disposição aplicada na SH normal mas ainda assim com design próprio e um farol traseiro com os piscas integrados, o qual recebeu também pequenas alterações de modo a notar-se alguma diferenciação.

Debaixo do banco existe lugar para um capacete integral, num compartimento que se abre através de um fecho combinado. A secção dianteira é larga o suficante para proteger as pernas do condutor e a meio da coluna possui um gancho para auxiliar no transporte de bagagem suplementar. O lugar destinado ao passageiro está num plano um pouco mais elevado e isso é visível na própria concepção do banco.

A travagem ficou a cargo do conhecido e seguro sistema CBS, com disco perfurado hidráulico de 220mm na frente e tambor de 130mm atrás.

O seu depósito de apenas 5,5L, por via do seu peso contido e baixo consumo (consegue menos uma décima que a PCX!!!), permite-lhe fazer quase 275Kms, o que não deixa de ser motivo de destaque.

Esta recém lançada Honda SH Mode 125 estará disponível inicialmente em três cores: rosa, branco e preto. O preço foi fixado pela Honda Portugal nos €2799+despesas.

As seguintes tirei eu mesmo no concessionário oficial Honda em Évora....acho que são bem ao agrado do público feminino (na cor de rosa, claro).  _pol_

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 30, 2017, 17:44:08, 17:44
Responder #8

pacama

• Visitante
Companheiro pacama,

Não sei se te ajuda ou não, mas vou aqui deixar-te a descrição que fiz da SH Mode e que postei noutro fórum.

Esta recém lançada Honda SH Mode 125 estará disponível inicialmente em três cores: rosa, branco e preto. O preço foi fixado pela Honda Portugal nos €2799+despesas..acho que são bem ao agrado do público feminino (na cor de rosa, claro).

Obrigado. A minha esposa só chega em bicos de pés ao chão na SH Mode, mas acho que se for apenas com um pé no chão é capaz de se safar...

Setembro 30, 2017, 20:43:47, 20:43
Responder #9

PARDAL

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 9
Ontem num stand Yamaha foi-me dito que a D'elight tem o mesmo motor da NMAX, está visto que é mentira.  :zangadoplus:

No site da Yamaha nada diz sobre a mala, por isso não deve ser oferta. Nas características da Xenter até diz: "Amplo espaço de armazenamento com acabamento superior"
Boas

A delight é 110cm3 arrefecido a ar. A Nmax é 125cm3 e arrefecida a líquido. Tem o mesmo motor da xenter, suficiente para circulares, no máximo a 100km/h. Quer a delight quer a vision (também 110cm3) dificilmente passam dos 80km/h que as torna difícil (e perigoso) de usar na autoestrada. A que tem melhor espaço debaixo do banco é a nmax e a vision. Tens ainda as sh (que tem muito pouco espaço debaixo do banco). A Sh125 normal é das melhores scooters de roda alta que se fabrica e tem um preço correspondente. A sh mode tem o mesmo motor da pcx (com provas mais do que dadas) mas com roda alta. A xenter tem um fantástico manoamortecedor traseiro que é um boa vantagem em termos ciclisticos, mas não tem espaço nenhum debaixo do banco (é minúsculo) l. A desvantagem da Sh/vision/delight etc, é a falta de proteção aerodinâmica que facilmente consegues numa nmax ou PCx. Se quiseres as melhores 125 (falando apenas de japonesas -mas não esqueças que tens as kimco, Sym, etc que têm bons produtos) então tens de alargar os cordões à bolsa e pensares nas Xmax e forza, que tem tudo e do melhor). Não te esqueças da Suzuki. O que te recomendo, sem qualquer dúvida, é experimentar!

Para “baixinhos” a melhor é a pcx e nmax (eu bem sei)...

A minha favorita das 125 jap é a nmax.

Espero que te ajude. Falo apenas por experiência própria.

Boa sorte.
« Última modificação: Setembro 30, 2017, 20:50:28, 20:50 por PARDAL »

Setembro 30, 2017, 20:53:09, 20:53
Responder #10

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Quanto à D'Elight não poderei falar porque nunca andei...mas quanto à Vision 110, garanto-te que passa dos 100km/h.

E foi uma surpresa também para mim próprio, confesso.

O feito aconteceu quando eu e outros companheiros fizemos o Non-Stop 1.000kms e a Vison 110 era uma delas a mostrar o que valia.  :)

Uma foto nocturna...após reabastecimento. Durou umas quantas horas este desafio. :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Setembro 30, 2017, 21:25:25, 21:25
Responder #11

carlospira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 484

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX 125
  • Localidade: Montemor-o-Velho
Boas companheiro,

Vou dar também a minha modesta opinião...
Sobre a Kimco agility, não tenhas receio, é tipo-chinesa  :megafeliz: :megafeliz: :megafeliz: mas MUITO MELHOR !! ( eu na minha em 29 meses, fiz 32 mil kms sem problemas)
Tens a qualidade da Honda SH ( é sempre garantido ) mas, sem espaço de arrumação...
Tens a que eu tenho, Piaggio Medley com muito espaço debaixo do banco, bons consumos ( 2,4 -2,5 ) espaço entre pernas para um saco ( eu costumo ir buscar um saco de ração de 30 kgs  para os coelhos...).

É uma questão de experimentares e escolheres ...
Espero ter ajudado.

Um abraço e boa compra

:scooter: :scooter: :scooter:
Carlos Pires
Kymco Agility 125 - 4 000  até 32.000 kms
Piaggio Medley 125  -  0 kms   até...114.940 kms
Honda PCX 125  -   0  kms   - até  62 mil  para já...

Setembro 30, 2017, 21:31:06, 21:31
Responder #12

mneves

• 3092

Masculino
Já se falou na nova sym jet 14 ?
Gostei mais do seu motor que o da KYMCO...
membro numero 16

Setembro 30, 2017, 22:22:49, 22:22
Responder #13

catb

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa
Recomendo experimentar Piaggio Medley 125 roda alta , ABS , bom espaço debaixo do banco ,Start Stop , baixo consumo .
Lindas.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Setembro 30, 2017, 22:26:43, 22:26 por catb »

Setembro 30, 2017, 22:24:57, 22:24
Responder #14

catb

• **

• 105
  • Marca Motociclo: Piaggio
  • Modelo Motociclo: Beverly 350 ST
  • Localidade: Lisboa

Outubro 01, 2017, 15:51:55, 15:51
Responder #15

Rui Jorge

• **

• 146

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Dificilmente compraria uma scooter ou uma mota com mudanças automáticas (sou um purista, o que se há-de fazer :-) ) - talvez me rendesse por uma máxi scooter pronto...
Mas a optar -só por uma questão de gosto e, se é para ser que seja a original - optaria por uma vespa 125. A coisa tem pedigree!
Se tivesse mesmo, mesmo que ter outra scooter qualquer, não conheço nada mas faria sempre a opção por um modelo com rodas altas - melhor a curvar e a absorver as irregularidades do terreno.
Sei que não ajudei mas ficam os meus “5 cents”.

Outubro 03, 2017, 16:38:46, 16:38
Responder #16

ajorge73

• Visitante
Parecida com a yamaha tens a sym fiddle.

Tive uma. Sem qualquer tipo de problema, comprada em segunda mão e ainda fiz uns 15.000 com ela. Vendi-a um amigo meu e já vai nos 35 mil, mesmo depois de uns meses com o conta km avariado   :D . Sem problemas alguns de mecânica, só está com um bocadinho de mau aspecto porque foi ao chão e os plásticos estão um bocado marcados.
 A assistência é facil de fazer em casa, a mota fica barata, e para quem gosta do estilo mais "vintage", acho que até está bem conseguida. Sei de quem a comprou com uma desconto no preço e oferta de equipamento de 200 eur.

Pontos negativos: Curso da suspensão traseira algo curto. Intervalo de 3000 kms entre assistencias (não sei se houve alguma alteração entretanto). Se fores ao chão, o preço dos plásticos é escandaloso.

NOTA: dependendo dos terrenos onde andes poderá ser de excluir  roda mais pequena. Eu despachei a minha por causa do trajecto que fazia que implicava muita calçada e carris de electricos.

Outubro 03, 2017, 20:17:16, 20:17
Responder #17

mneves

• 3092

Masculino
Lembrei agora da pequena e robusta Bws 125
membro numero 16

Outubro 06, 2017, 15:32:42, 15:32
Responder #18

ajorge73

• Visitante
Não sei em concreto o que querem dizer com essa do preço recomendado e se já inclui despesas de legalização.Sei de quem chegou a um stand, lhe tenham apresentado esse valor  inicialmente mas saiu de lá com oferta de equipamento (130 eur) e um desconto no preço (2.000). Assumo que seja este ultimo modelo, pelo menos visualmente não me apercebo de alterações nenhumas.

Relativamente às queixas, não sei de que queixas se tratam ou se têm a ver com este modelo em concreto.

O que te posso dizer é que, face à experiencia que tive com a SYM  (e o meu amigo a quem a vendi - ainda ontem dei uma volta nela), se alguma vez voltar a estar  interessado numa scooter até 125, olharei muito a sério para a oferta da SYM.

(relativamente ao motor, o que em disseram aquando da primeira revisão na Sym / Suzuki em Campo de Ourique,  é que este motor era um clone de um motor da Honda - Não faço ideia se assim é).

Outubro 07, 2017, 21:49:43, 21:49
Responder #19

pacama

• Visitante
A escolha está próxima de ser feita... hoje vi as Djangos e afinal nem achei assim tão espetaculares... além disso o preço não inclui os documentos. A Kymco Agility seria ótima, mas a altura do banco não é muito compatível com a minha dama. Eu ainda olhei para a Peugeot Vivacity mas ela não se sentiu atraída. Sendo assim, a escolha final resume-se à Honda Vision 110 ou Piaggio Fly 125 (se ainda encontrar alguma...).

Outubro 07, 2017, 22:20:18, 22:20
Responder #20

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Porque razão referes "se ainda encontrar alguma"??

Vi no site da Piaggio que ainda se encontra. Tiveste entretanto informação de que está para sair do catálogo?

Dalai Lama

Outubro 08, 2017, 06:12:24, 06:12
Responder #21

pacama

• Visitante
Porque razão referes "se ainda encontrar alguma"??

Vi no site da Piaggio que ainda se encontra. Tiveste entretanto informação de que está para sair do catálogo?

Sim, foi a informação que me deram num stand Piaggio... depois contactei o importador que confirmou a informação.
A Fly agrada-me porque tem boas medidas de pneus, baixo assento, é potente e esteticamente parece-me melhor que a Vision, esta última tem aspecto de bicicleta. A diferença de preço é pouco significativa, prai 300 euros.

Quando tive em Menorca andei uma semana com uma Peugeot Tweet...

Ve se é algo te interessa, é muito parecida à agility...

O que mais gostei foi o conforto e suspensao da mesma, nesse requisito fiquei espantado :)

As medidas dos pneus são melhores que a Vision, além disso tem disco de travão atrás...  :cool: As desvantagens são a altura do banco 3 cm acima e a alimentação ser a carburador.... para não falar na imagem de marca que conta sempre.

O grande argumento da Vision face à Fly e à Tweet é a travagem combinada.
« Última modificação: Outubro 08, 2017, 06:21:16, 06:21 por pacama »

Outubro 08, 2017, 08:02:27, 08:02
Responder #22

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A altura do banco, só por si, não conta a história toda.

O perfil do mesmo pode resultar na prática de forma diferente.

Um assento largo mas mais baixo, não significa que permita um chegar mais fácil com os pés ao chão por comparação a um assento mais estreito mas colocado mais alto. :)

Não estou a dizer que será o caso dessas duas e que isso se verificará nas opções de scooters que tens, mas apenas a indicar que a altura poderá ser relativa e na prática o perfil do banco pode mitigar essa diferença.  :nice:

Dalai Lama

Outubro 08, 2017, 09:11:12, 09:11
Responder #23

pacama

• Visitante
A altura do banco, só por si, não conta a história toda.

O perfil do mesmo pode resultar na prática de forma diferente.

Um assento largo mas mais baixo, não significa que permita um chegar mais fácil com os pés ao chão por comparação a um assento mais estreito mas colocado mais alto. :)

Não estou a dizer que será o caso dessas duas e que isso se verificará nas opções de scooters que tens, mas apenas a indicar que a altura poderá ser relativa e na prática o perfil do banco pode mitigar essa diferença.  :nice:

Tens toda a razão, a D'elight 125 tem o assento mais alto que a Fly mas não notei diferença. Ambas são parecidas, eu gosto muito da D'elight 125, só não concordo muito com o preço...  :megafeliz:

Outubro 08, 2017, 09:15:21, 09:15
Responder #24

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Se é para a tua esposa, ela que experimente e veja do que mais gosta.

Por vezes uma diferença pequena no alcançar dos pés ao chão pode não signoficar tudo, swndo preferível escokher aquela onde se sente melhor, mais confortável, melhor posicionada.  :)

Dalai Lama

Outubro 08, 2017, 13:57:37, 13:57
Responder #25

Moto2cool

• 4386
O verdadeiro teste de decisão é a experimentação. As specs podem ajudar a reduzir o leque de opções, mas é o teste de condução que revela a verdadeira escolha. Até lá são preliminares

Outubro 24, 2017, 17:05:52, 17:05
Responder #26

Moto2cool

• 4386
Foi uma muito boa escolha :) é conhecida pela robustez, economia e durabilidade
Abre DB e não te esqueças das fotos ;)

Outubro 24, 2017, 18:38:31, 18:38
Responder #27

João_Santos

• 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Mais uma Honda Vision pelo belo Minho.  :nice: :nice:

João  :scooter: :scooter:

Outubro 25, 2017, 18:05:00, 18:05
Responder #28

Moto2cool

• 4386
Há muitos sites de fotos, eu uso o tinypic :)

( Tive que corrigir a troca do y com o i)
« Última modificação: Outubro 25, 2017, 18:06:45, 18:06 por Moto2cool »

Outubro 26, 2017, 20:09:51, 20:09
Responder #29

Paulo Fradinho

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 856

Masculino
Fui ao site das finanças e verifiquei que a Vision ainda não consta nos meus veículos. É necessário obter alguma certidão com a isenção do IUC ou não preciso fazer mesmo nada?

À qt tempo a adquiriste ?  É que isso demora um pouco
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 26, 2017, 22:16:37, 22:16
Responder #30

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Fui ao site das finanças e verifiquei que a Vision ainda não consta nos meus veículos. É necessário obter alguma certidão com a isenção do IUC ou não preciso fazer mesmo nada?

À qt tempo a adquiriste ?  É que isso demora um pouco

A data da matricula é 24/10

É nova? A minha só me apareceu quase 1 mês depois de a adquirir
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 26, 2017, 22:22:24, 22:22
Responder #31

PBarros

• Visitante
Sim,sim companheiro.
1 mês ou até bem mais.

Outubro 26, 2017, 22:33:18, 22:33
Responder #32

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Sim,sim companheiro.
1 mês ou até bem mais.

Sim eu acho que até passou de 1 mês. E fui saber as finanças por causa do IUC e lá disseram que só tenho de pagar para o ano pk este ano foi pago pela Honda.  :cool:
Informação dada no balcão das finanças. Só me esqueci de perguntar se não tnh de ter um comprovativo desse pagamento. Acho que tnh de ir ao Stand informar-me.

Outubro 27, 2017, 07:23:35, 07:23
Responder #33

PBarros

• Visitante
Basta fazeres login no site das finanças.....se fores "devedor" aparece lá....
Eles nao perdoam... ;)

Mas demora tempo.
E se for com creditos e reservas de propriedade etc ainda mais....