Autor Tópico: Escapes aftermarket... Em longas viagens podem os altos dB prejudicar a audição?  (Lida 9241 vezes)

Outubro 03, 2017, 17:54:01, 17:54
Lida 9241 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Escapes aftermarket... Em longas viagens podem os altos dB prejudicar a audição?

Este tópico é muito claro na pergunta, que naturalmente não se revê propriamente nos possíveis benefícios para alertar da nossa proximidade, mas sim encaminhada para os problemas decorrentes dos altos dB (decibéis) produzidos por alguns escapes colocados nas motos.

E como se sabe e me parece não causar qualquer surpresa, a poluição sonora é recorrente nos grandes centros urbanos e advém, em boa medida, dos diferentes tipos de veículos que neles circulam.

E quando vai para lá de determinados valores esse tal "ruído", a audição ressente-se...ou pode tender a ressentir-se quando sujeita a valores altos de forma prolongada, podendo depois manifestar-se na saúde e qualidade de vida futura.

Mas mais...essa sensação auditiva pode igualmente causar algum desconforto, pois o canal auditivo recebe contantemente essa compressão de sonoridade, com agravante no caso de ser prolongada. Quem nunca ficou junto a uma coluna de som e aquilo nos incomodava à brava, com as batidas quase a parecer que nos atravessavam? :-)

Ora bem...para o nosso caso em concreto (fórum) todos nós sabemos que não faltam exemplares de escapes capazes de elevar imenso os décibeis (a maioria aftermarkets), pelo que uma viagem poderá em determinados casos levar a que no final se sinta até uma ligeira perda de audição. Isto claro, até normalizar...

Mas...e os efeitos a longo prazo?
Serão os capacetes suficientemente aptos a filtrar o som que sai ali de tão perto?

Entre as vantagens conhecidas no trânsito por se ter um escape mais audível, por contraponto aos possíves malefícios a longo prazo, tem curiosamente ditado que se tenha em pouca conta o segundo caso...abusando-se cada vez mais nos décibeis e muitas vezes retirando-se o dBkiller para que a "experiência" se torne ainda mais intensa.

O problema que daqui advém não resulta em algo que surja repentinamente e é por essa razão que os seus efeitos são de alguma forma menosprezados.

Com a criação deste tópico naturalmente não estou a pretender criar um dilema quanto à utilização de escapes barulhentos, mas sim...e unicamente...dar a conhecer a faceta de um tema correlacionado e a que porventura não se dá a devida atenção.

Entendo e estou perfeitamente ao corrente que existem métodos para minimizar esta situação com a utilização de pequenos tampões auditivos, mas...serão assim tantos os que utilizam? Ou na verdade preferem receber toda aquela envolvência sonora e que eleva em parte o prazer da condução?

Fica como sempre à vossa disposição o tópico para as vossas opiniões...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 03, 2017, 18:52:42, 18:52
Responder #1

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Trata-se apenas de falar de todos os temas, caro Velasquez.

A ocultação nunca foi boa...e enfrentar os temas e abordá-los é a melhor maneira.

Nem que seja para servir ao aconselhamento de que vale muito a pena a utilização de tampões auditivos.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 03, 2017, 18:57:26, 18:57
Responder #2

pedroareias

• Visitante
mmmm. Nada como umas aulinhas de Vibrações e Ruído.

Trata-se apenas de falar de todos os temas, caro Velasquez.

A ocultação nunca foi boa...e enfrentar os temas e abordá-los é a melhor maneira.

Nem que seja para servir ao aconselhamento de que vale muito a pena a utilização de tampões auditivos.  :)
« Última modificação: Outubro 03, 2017, 19:20:15, 19:20 por pedroareias »

Outubro 03, 2017, 19:09:57, 19:09
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
mmmm. Nada como uma aulinhas de Vibrações e Ruído.

Humildemente admito não ser a pessoa mais indicada para desenvolver o tema, mas por isso convidei a que houvesse participação. :)

Fui um impulsionador do tema, por assim dizer... O resto a comunidade ajudará a complementar e estreitam-se opiniões.  :)

Dalai Lama

Outubro 03, 2017, 19:24:09, 19:24
Responder #4

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
No meu caso , já experimentei andar sempre sem dbKiller mas ... em viagens mais longas acho incómodo aquele 'zuar' contínuo e passei a retirá-lo , voltando a colocá-lo quando sei que não vai haver nenhum 'tour' para breve .
No meu escape aftermarket ( Arrow) , e penso que em praticamente quase todos, o tirar e pôr o dbkiller é uma acção fácil e rápida de executar .

Outubro 03, 2017, 20:59:37, 20:59
Responder #5

dfelix

• 5006

Outubro 03, 2017, 21:32:01, 21:32
Responder #6

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Lol  :)

Mas nesta "corrida de decibéis", nem tudo o que é aftermarket tem forçosamente de fazer mais barulho que o stock.

Algumas Harley's mais antigas conseguem destacar-se confortavelmente nesta categoria e duvido que qualquer Arrow ou Akrapovic consiga abafar aquele estrondo.

Já presenciei a passagem de Harley's que faziam tremer o chão com aquela vibração e barulho.  :o

Dalai Lama

Outubro 03, 2017, 21:35:49, 21:35
Responder #7

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Já presenciei a passagem de Harley's que faziam tremer o chão com aquela vibração e barulho.  :o

Não é só o chão que treme , o gajos que vão montados nelas também estremecem por todos os lados !
Essas Harleys 'old school' vibram por tudo quanto é sítio !  :D

Outubro 03, 2017, 23:31:14, 23:31
Responder #8

pedroareias

• Visitante
Sapiens21: das 3 interpretações plausíveis escolhes sempre a pior  :)

Não ando de moto há muito tempo [...é mesmo o que estão a pensar...] por causa destas coisas.

É o perigo, o frio que te constipas, as calças que ficam estragadas, o barulho que os vizinhos já se queixaram.

Uma pessoa dá por ela e está a ver televisão com uma mantinha à espera que o cangalheiro chegue.

Fosca-se, parem de esmiuçar tudo.  :napodeser:

Outubro 04, 2017, 00:02:08, 00:02
Responder #9

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Prejudicar o quê?

DB quantas?

O meu DB fez precisamente 0 kms, tirado à nascença como o tumor que é.

Faz mal à saúde é motas que soam a microondas a andar. Prefiro andar surdo daqui a uns anos que levar com um bandido qualquer pela frente com a desculpa habitual.

PS: Hoje andei 5 horas com o ponteiro constantemente ali em cima, estava pronto para mais 5.

Outubro 04, 2017, 01:37:59, 01:37
Responder #10

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE

Não é só o chão que treme , o gajos que vão montados nelas também estremecem por todos os lados !
Essas Harleys 'old school' vibram por tudo quanto é sítio !  :D

Good vibrations mf :cool:

Em 26 anos de motos sempre tive escapes "abertos", nunca me incomodou em viagens.
Só mesmo na HD é que tive uns DragPipes de 2" que retirei por achar excessivo, e retirar rendimento ao motor e porque uma vez, confesso, fiquei envergonhado, pois ao pegar a moto, mandou um bom estouro e houve uma senhora que vinha com a criancinha pela mão que pensou ser um tiro e agaixou-se com medo...quando se spercebeu que era da moto, chamou-me estúpido! LOL pois....

Junta a isto trabalhar em Carpintaria com o barulho da aspiração, e máquinas bem barulhentas, sem protecção auditiva,  continuou a ouvir bem, sem qq problema de audição.

Esse gráfico é para as meninas... :chopper:

Outubro 04, 2017, 07:26:55, 07:26
Responder #11

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Prefiro andar surdo daqui a uns anos que levar com um bandido qualquer pela frente com a desculpa habitual.
(....)

Espero que nunca tenhas de passar por tal condição, pois viver sem audição é algo demasiado sério para ser visto como prescindível...  :)

Dalai Lama

Outubro 04, 2017, 08:25:42, 08:25
Responder #12

jofra

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 35
  • Modelo Motociclo: Tracer 900
  • Localidade: Margem Sul

Faz mal à saúde é motas que soam a microondas a andar. Prefiro andar surdo daqui a uns anos que levar com um bandido qualquer pela frente com a desculpa habitual.

PS: Hoje andei 5 horas com o ponteiro constantemente ali em cima, estava pronto para mais 5.

Essa questão do “loud pipes save lives” parece me ser mais um mito que outra coisa... o som do escape é projectado para trás , os carros estão à frente, parece me difícil o carro ouvir a mota... muito mais agora que os carros estão cada vez mais isolados do exterior , vidros fechados com o belo do AC e rádio ligado :D

Nas minhas motas sempre meti escapes , meti pelo gozo de ouvir ali a bixa a roncar do que pela segurança ... E sinceramente nunca vi diferenças de carros a desviarem se mais ou não com escapes xpto.

Outubro 04, 2017, 11:02:21, 11:02
Responder #13

dfelix

• 5006
Ao contrário do jmartins13, eu estou cada vez mais surdo!
E andar de moto é uma das razões.

E nem é dos escapes.
A propria falta de insonorização dos capacetes trás consquências a medio-longo prazo.

Nas minhas motas sempre meti escapes , meti pelo gozo de ouvir ali a bixa a roncar do que pela segurança ... E sinceramente nunca vi diferenças de carros a desviarem se mais ou não com escapes xpto.

Há algo de errado aí...
Não acredito que seja o escape.
Pode ser a tua condução. Ou então não andas de moto o suficiente para perceber a diferença.
 :stuck_out_tongue_winking_eye:

A moto que uso no dia-a-dia tem escape de origem.

Já a minha r1200s tem uma linha completa da akrapovic. E nem sendo um conjunto particularmente ruidoso... a diferença no trânsito é absurda!
Em cidade chego a sentir-me mal, tal a quantidade de gente que me "facilita". Não porque seja necessário, mas porque se sentem pressionados!
E em auto-estrada acontece-me regularmente algo que até me irrita: Malta que vai na faixa da esquerda e ainda nem cheguei perto já estão totalmente encostados ao separador central para que os passe pela direita... quando muitas vezes nem tenho assim tanta pressa nem intenção de o fazer.

Outubro 04, 2017, 11:08:52, 11:08
Responder #14

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
É o efeito persuasor assim sendo... :)

Quanto a essa perda de audição Dfelix, mesmo sendo já dificilmente recuperável (creio mesmo que não!), convém fazer uso - e "abusar" mesmo - de tampões auditivos, como aliás creio que já farás.

Tenho na família quem sofra de problema auditivo e mesmo sendo de grau moderado, sei o quanto isso a afecta no dia-a-dia. :(

Dalai Lama

Outubro 04, 2017, 12:05:50, 12:05
Responder #15

JViegas

• 4723

Masculino
A audição não se recupera.
Capacete mal insonorizado (ou barulho do vento) fará maior dano do que uma "aceleradela" em estrada aberta. Em viagem e em "escape aberto" acredito (para mim) que seja incomodativo quando se circula a mais de 200 kms/h mas uma aceleradela numa curva e contra curva, o escape aftermarket fará maravilhas ao nosso estado de espírito.

Existem escapes aftermarket que logo instalados dão logo uma outra personalidade à mota... outros são apenas barulhentos.

Quem é que não gosta do VRRRUMMMM mais alto quando roda o punho? (Diferente do barulho que algumas maquinas fazem e parece que estamos dentro de um autódromo).

Circular no trânsito com escape de origem (no meu caso) é um risco acrescido pois obrigando-me a estar mais concentrado, no entanto, o uso de um escape "mais barulhento" permite de alguma forma assinalar melhor a nossa presença... se bem que isso será irrelevante quando o enlatado vai de janelas fechadas e/ou com musica alta ou pura e simplesmente distraído ao que se passa à sua volta.

Outubro 04, 2017, 14:24:13, 14:24
Responder #16

dfelix

• 5006
Quanto a essa perda de audição Dfelix, mesmo sendo já dificilmente recuperável (creio mesmo que não!), convém fazer uso - e "abusar" mesmo - de tampões auditivos, como aliás creio que já farás.

Não é recuperável.
O curioso é que perda de audição não é necessariamente surdez.
No meu caso não é como se o mundo tivesse baixado de volume. Antes fosse...
Perdi alguma sensibilidade para algumas frequencias... já outras parecem amplificadas o que chega a ser bastante incómodo.

Tampões uso em viagens maiores.

Para o dia-a-dia decidi que o melhor será reformar o capacete, que conta com 11 anos de uso regular.
Só que escolher um substituto não foi fácil. E ainda estou a tratar disso.

Outubro 04, 2017, 14:47:53, 14:47
Responder #17

Africandruglord

• **

• 466

Essa questão do “loud pipes save lives” parece me ser mais um mito que outra coisa... o som do escape é projectado para trás , os carros estão à frente, parece me difícil o carro ouvir a mota... muito mais agora que os carros estão cada vez mais isolados do exterior , vidros fechados com o belo do AC e rádio ligado :D

Mito? Lol

A diferença de "respeito" é fora do normal, e nada do que disseste verifico no dia a dia, por vezes afastam-se sem eu sequer querer ultrapassar.

Loud pipes do save lifes, quem diz o contrário não deve andar em cidade.

Outubro 04, 2017, 17:14:23, 17:14
Responder #18

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
"Loud Pipes Save Lives", isso explica a razão porque há tantos acidentes... de bicicleta.

No último sábado, ficou-me em passagem um festival de Harleys, vou-lhe chamar assim, em Setúbal.
Dezenas de motas da icónica marca norte-americana estacionadas ao longo da marginal. Nunca vi tanta gente vestida de forma "sadomaso", pareceu-me ter entrado no "Blue Oyster" do filme "Onde Pára a Polícia" [para quem não se lembra: https://www.youtube.com/watch?v=tdbt-sx5MDc]...

Também por lá vi umas nunca vistas Indian e Victory, até dei comigo a apreciar uma Harley, esta com um aspecto bem decente, guiador na altura certa, correia ao invés de corrente... e ali me retive, eu que acho o design americano de motas e carros demasiado ostensivo...
De repente, "Brrrooooomm!"
Olho, um tipo enfiado em cabedal, "Aquilo deve dar trabalho a vestir", capacete comprado num daqueles sites de "recuerdos" do exército alemão da II Guerra, mostrava a todos o seu desprezo pela teoria do Aquecimento Global, sublinhando a coisa com um traço de borracha no chão que dava para alimentar os meus Bridgestone por uns meses...
O resto da tribo batia palmas e gritava entusiasmadíssima - um comportamento já assinalado noutros locais.
Ao fundo, a banda contratada tocava. Confesso que não percebi bem o que era, mas garanto que não era o "Born To Be Wild" das peças de televisão sobre motas.
E lá foi ele, estremecendo tudo, "brrom, broom!", naquela posição de condução de braços bem abertos, fazendo lembrar um Cristo a abençoar a estrada.
Mais à frente, não faltou quem lhe desse repto sonoro, uma e outra japonesa demonstraram que as motas não se medem pelos cromados e os motociclistas pelo número de fitas nas mangas, mas os nomes esquisitos nos escapes não lhes valeram. Foi aí que me lembrei do meu M48: Motor Rolls-Royce... 50 toneladas de carro de combate,  "Aquilo é que era de homem!"

Rendi-me às evidências, peguei no "Tuparuére", "Sim, pá, ando numa coisa destas, qual é a crise?!", e fugi para cima da Serra.
Confesso que durante a ultrapassagem de uma lesma enlatada me passaram pensamentos estranhos pela cabeça...

A sério, algo sobre escapes e segurança:
https://shop.revzilla.com/common-tread/stop-saying-loud-pipes-save-lives
« Última modificação: Outubro 04, 2017, 17:16:44, 17:16 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Outubro 04, 2017, 17:37:15, 17:37
Responder #19

Africandruglord

• **

• 466
(....)Prefiro andar surdo daqui a uns anos que levar com um bandido qualquer pela frente com a desculpa habitual.
(....)

Espero que nunca tenhas de passar por tal condição, pois viver sem audição é algo demasiado sério para ser visto como prescindível...  :)

Mas é viver ou não é?

Outubro 04, 2017, 17:39:18, 17:39
Responder #20

Africandruglord

• **

• 466
Curiosamente quem é contra o "loud pipes safe lives" anda de microondas ou nunca usou aftermarket para saber os dois lados da moeda.

Eu como já usei as 2 coisas, sei minimamente do que falo, e dizer que não há diferença, ou roçar o ridículo do artigo acima a dizer que é melhor comprar material high viz ou upgrade de buzina.

Até porque o tal argumento do escape está para trás nem se aplica a todos, o meu fica para o lado.

Outubro 04, 2017, 17:42:30, 17:42
Responder #21

Moto2cool

• 4386
Todas as opiniões são válidas, isso mesmo é a liberdade de expressão, por isso exponho aqui porque não concordo com algumas coisas ditas.
1. Em primeiro lugar se o volume do som do escape pode alertar para a presença da mota, isso não justifica o volume elevado do escape na AE por desnecessário.
2. Grande parte do interesse no som como alerta perdeu protagonismo com a obrigação das luzes de cruzamento. E os carros são mais insonorizados que antigamente
3. A perda de audição é mesmo um problema que não deve ser menosprezado embora o escape seja apenas um dos factores.
4. Com escape ou sem escape o uso de tampões em viagens com exposição prolongada ao som elevado devia ser imprescindível.
5. Com a emergência dos aparelhos de som bluetooth com rádio ou músicas  do telefone começam a existir mais fontes de preocupação, principalmente quando se pretende que o som se sobreponha ao do ambiente sem tentar reduzir primeiro o som externo.

Um aviso:
Para quem não se dá bem com tampões devo alertar que o uso de pensos não ajuda :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 04, 2017, 18:43:25, 18:43
Responder #22

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Também sinto alguma perca de audicao, embora no meu caso deva mais a 15/20 a guiar carros de corrida com escapes praticamente directos e sobretudo de muitos anos a andar de karting com motor a 2 T na altura em que ainda eram arrefecidos a ar (faziam muito mais barulho e a liberalização de muitas regras implicavam que fossem motor que faziam 19 mil RPMs, quando hoje muitas classes estao limitados "não oficialmente" a cerca de 14 mil.

Quanto as motos, o ruído aerodinâmico incomoda-me mais do que o mecânico, razão pela qual uso SEMPRE tampões auriculares (os amarelos da 3M).

Outra medida que uso, é ter um dos capacetes mais insonizados do mercado: o Schuberth SR1 e ter 2 capacetes para ir alternando o seu uso pois as esponjas com o repouso tendem a expandir as cotas de novo, coisa que sinto que nao acontece se uso sempre o mesmo capacete  :nice:

Sou adepto de um escape aftermarket  :nice: gosto particularmente da Akrapovic e da Termignoni  :nice: (e da SC Project  :D :D  :tirarchapeu: :tirarchapeu:) mas mantenho os DB Killers em 1º lugar porque nao gosto de fazer ruido em excesso e em 2 porque tambem nao quero fazer "ma vizinhança" por isso aceito que o escape aftermarket homolgado seja a fronteira que me imposta pelo "socialmente aceitavel" e respeito-a (mas sem nada contra nao o faz  ;))

Actualmente na GS penso não meter escape after... em 1º lugar porque a moto não vai ser minha muito tempo, em 2º porque acho que o escape ja faz um BOM barulho. Penso que a GS tem uma válvula no escape que para serve para lhe dar mais algum binário em baixas e mais algum barulho em altas. ;) e como a cilindrada já é jeitosa sinto que os enlatados ja me sentem a chegar. (ja vi 1 ou 2 a passarem enquanto apeado e aquilo ate faz tremer o chao  :D :D :D)

E sim, um escape aftermarket é um excelente item de seguranca pois é gritante a diferença entre conduzir uma moto com e sem um no transito citadino. A percepção dos enlatados face a um escape mais ruidoso, é muito mas muito mais elevada. Para quem anda todos os dias, pode ser a diferença entre ter ou nao um acidente.  :nice:

Termino discordado com 2 pontos da boa asserção do moto2cool

2. Grande parte do interesse no som como alerta perdeu protagonismo com a obrigação das luzes de cruzamento. E os carros são mais insonorizados que antigamente

Nao concordo pois a visao depende muito para onde estas a olhar, e o som é recebido independentemente da posição do emissor e receptor. 

Com certeza ja deves ter tido a experiencia de estar parado no transito e ouvir uma sirene de uma ambulancia e nem a estavas a ver...

5. Com a emergência dos aparelhos de som bluetooth com rádio ou músicas  do telefone começam a existir mais fontes de preocupação, principalmente quando se pretende que o som se sobreponha ao do ambiente sem tentar reduzir primeiro o som externo.

neste ponto não discordo mas também não concordo... consigo perfeitamente estar a ouvir radio e conseguir aperceber-me dos sons que me circundam  :nice:

Concluido: Com uma moto com menos de 600cc, nem pensar em nao ter escape aftermarket  :nempenses:
« Última modificação: Outubro 04, 2017, 18:45:03, 18:45 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 04, 2017, 19:02:53, 19:02
Responder #23

dfelix

• 5006
Penso que a GS tem uma válvula no escape que para serve para lhe dar mais algum binário em baixas e mais algum barulho em altas.

Serve para alterar a pressão interna consoante o regime do motor.
Uma espécie de vvt do jurássico! Não sabia que esta recente geração de boxer já trazia.

O boxer com escape obtém um "ronco" simpático. Grave e imponente. E civilizado quanto baste.
Nada a ver com o grito esganiçado das rotativas 600 desportivas!

Outubro 04, 2017, 20:14:25, 20:14
Responder #24

jmartins13

• 954
Quem duvida do "Loud Pipes saves Lives" ou é porque não os tem suficiente "loud" ou nunca andou dentro de um carro no trânsito.

Outubro 04, 2017, 20:39:42, 20:39
Responder #25

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Fiz uma leitura atenta dos vários inputs dados neste tópico e noto que, de uma forma geral, o tema nuclear não é menosprezado nos seus efeitos a longo prazo.

É perfeitamente possível ter escapes com um nível de decibéis superior ao stock e que a maioria não vê como necessariamente negativo, mas a mensagem passada e que se espera entendida é a de que facilmente (..e por poucos €€€'s) se evitam problemas futuros e irreversíveis com a aquisição de simples e eficazes tampões auditivos. :)

Dalai Lama

Outubro 04, 2017, 20:42:05, 20:42
Responder #26

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
Fixe!
A história está bem contada, rendilhada, com uns pózinhos de perlimpimpim e tudo...
Cantas bem.
Conheces a fábula do Leão surdo?  :D

Mas já provaste dos dois mundos?
Ou queres ser do contra com uma convicção de quem come tremoço diz que é melhor que caviar?

Fiquei a perceber que quem tem 'loud pipes' passou a ser 'marginal'...

Ps: Fiquei sem perceber se te sentes com dor de cotovelo por usares um tupperware... :lolol:

Companheiro, aquilo que leste foi uma crónica de costumes, uma ironia.  Se lestes bem, no meio do "perlimpimpim" até brinquei comigo próprio.
Podes não ter gostado, aceito.

Perceberás que não me refiro a quem gosta de ouvir o ronco do motor, há motores cujo ronronar até faz supor que ali há vida - algo que terão de resolver quando elas forma eléctricas. De outro modo e com um pouco de "perlimpimpim": a paixão por andar de mota tem parecença com a magia de andar a cavalo, dá gosto ouvir o trote... mas, caramba, é preciso andar com o bicho a relinchar como um desalmado?

Se eu acho que quem usa um escape como escape para se fazer ver na estrada é marginal? Não, não acho. Um marginal vive à margem.
Conhecendo a forma como muita gente considera os outros, acho que quem usa o escape como vejo alguns utilizarem está perfeitamente enquadrado na norma.

Não jogo com as palavras, ser "marginal" é fazer questão de se colocar à margem da agressividade e falta de respeito generalizado que impera nas estradas e ruas.
Não é só nos enlatados que se dá essa estranha metamorfose que transforma o mais pacato e servil cidadão numa espécie de "Hulk" vingador que encara todos os outros como empecilhos que só ocupam espaço.

A "Lei das 125", sendo positiva, também sentou muita agente sobre duas rodas que ainda não se desfez da mentalidade obtusa de muitos enlatados. Para estes, a mota é apenas uma forma de poderem fazer algo que a dimensão do carro não lhes permite, passar à frente, seja de que forma for. Olha lá para eles a ultrapassarem pela direita confundindo os condutores que são ultrapassados pela esquerda por outras motas. Até passam tangentes aos ciclistas como os grunhos que de carro lhes passam tangentes a eles próprios!
Alguns veteranos falam-me assim. Gente que fala de viagens e não de "quanto é que dei".

Estás ver aqueles enlatados  que investiram em "jipes" a pensar em carros de combate, qual "aventura"?", e ainda por cima metem-lhes barras "anti-búfalos", autênticas certidões de óbito para os peões? E é aí que está o busílis da questão: não andamos sozinhos. Uns acham fixe as barras e estão-se marimbando para o que que dali pode resultar e alguns de nós usamos a embraiagem e o acelerador associados a um amplificador, para "sermos vistos". Barulho onde devia haver tècnica de condução.  E depois, mota, casaco e capacete pretos (e sem reflectores porque é "azeiteiro").
Já agora, a minha scooter é preta, o meu blusão também e, estupidamente, o capacete também... mas tem reflectores.

Companheiro, nada de complexos, escolhi uma "scooter" porque achei o mais racional para a utilização diária que faço da mota - se quiserem chamar outra coisa à "gorda", força, não lhe dá abalo.
É verdade, uma scooter não dá assim um ar tão macho (percebeste agora o gozo com o "Blue Oyster"?) mas eu não considero a mota uma projecção da minha sexualidade (a piada não é minha é dos "Monty Python"). Aliás, até me divirto com companheiros que acharam estranho a minha opção dizendo-lhes que escolhi um "tuparuére" para ter a certeza que a bicha não enferrujava nos dias em que eles tẽm as motas na garagem.
Tens razão, companheiro, repara no preço da Burgman 400 e imagina as motas que se poderia comprar, com malas laterais e protecção frontal e tudo.

"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Outubro 04, 2017, 21:11:07, 21:11
Responder #27

TMXR

• 4156

Masculino
Fiz uma leitura atenta dos vários inputs dados neste tópico e noto que, de uma forma geral, o tema nuclear não é menosprezado nos seus efeitos a longo prazo.

É perfeitamente possível ter escapes com um nível de decibéis superior ao stock e que a maioria não vê como necessariamente negativo, mas a mensagem passada e que se espera entendida é a de que facilmente (..e por poucos €€€'s) se evitam problemas futuros e irreversíveis com a aquisição de simples e eficazes tampões auditivos. :)

Por acaso acho que o grande bottom line dos escapes sem DB killer em AE ou grande viagens, ninguem mencionou: é que estes escapes so fazem efectivamente barulho quando aceleras.  Na maioria das situacoes em que vais em AE a manter velocidade o ruido nao é assim tao agressivo.

Dfelix: R1200R com linha completa Akrapovic???  :tirarchapeu: interessante... já li algumas queixas que perdia muitas baixas com os colectores da akra e que exigia uma repo/power commander/etc... tens alguma coisa a apimentar o motor ou é mesmo só a linha?  :nice: :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 05, 2017, 00:20:48, 00:20
Responder #28

jmartins13

• 954
Sinceramente, acho que se esquecem de uma ou outra coisa aqui para o bolo da discussão:

-Haverão frequências mais prejudiciais que outras?
por exemplo, o ronco de uma HD será menos ou mais prejudicial à audição do que uma moto a 2T? O facto de ser mais grave ou agudo afectará de forma diferente?

- Será o barulho do escape assim tão prejudicial? Não serão mais prejudiciais aqueles mais localizados e próximos dos nossos ouvidos, como o do vento num capacete mais duvidoso? pelo menos pessoalmente acho que é um barulho que me chateia mais do que os do escape propriamente dito.

Outubro 05, 2017, 02:57:39, 02:57
Responder #29

Africandruglord

• **

• 466
Esqueci-me de mencionar uma coisa, por escapes aftermarket refiro-me a coisas com qualidade, não é furar os escapes stock ou coisas directas.

Som alto sim se faz favor, mas com qualidade, não é uma coisa que parece um cão a ganir.

Eu após 2 anos e picos com um sistema Akra full system, não perdi nada em termos de audição, até porque os meus ouvidos sempre estiveram habituados a música no volume máximo.

E após os 150, nem o akra consegue abafar o barulho do vento.

Outubro 05, 2017, 08:51:51, 08:51
Responder #30

Fijoma

• **

• 154

Masculino
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Sintra
Este gráfico não leva em consideração multi-factores, como a distancia da fonte de ruído... o ambiente à volta e o tipo de gerador de ruído... as motas não geram todas o mesmo nível ruído , nem levando em conta os after-market ... já ouvi umas que até a 500 metros fazem um gajo surdo  :tiros:  , faltam dados

No meu caso em particular, não ouço praticamente o Akrapovic ...ouve quem vem atrás de mim ou em ruas apertadas , onde o som faz ressonância , normalmente  o som fica para trás..ou melhor as ondas sonoras não perseguem a mota..além do capacete que nos protege ..

« Última modificação: Outubro 05, 2017, 08:56:17, 08:56 por Fijoma »

Outubro 05, 2017, 09:40:16, 09:40
Responder #31

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
O gráfico inical serve apenas para contextualizar a numerosa existência de ruídos e a diferente intensidade provocada.  :nice:
Naturalmente que a duração, proximidade e inclusivamente as características inidividuais dessas fontes de ruído, ditam resultados que extravasam meros valores de referência.

A criação do tópico serve assim, como se percebe do seu início e subsequententes comentários, de alerta para potenciais problemas futuros se acaso não forem tomadas precauções. Precauções essas que no fundo são resolvidas de modo fácil e suficientemente eficaz.

Mas claro...nem tudo é igual e a exposição aos sons produzidos por um escape podem variar imenso, levando a diferentes resultados. :)  :nice:

Dalai Lama

Outubro 05, 2017, 11:10:51, 11:10
Responder #33

dfelix

• 5006

O único reparo que faço a este tópico é a forma como associa os danos auditivos exclusivamente aos escapes aftermarket.
Sim, contribuem bastante. Mas diria que não são de todo o principal responsável por eventuais danos causados a medio-longo prazo.

Dfelix: R1200R com linha completa Akrapovic???  :tirarchapeu: interessante... já li algumas queixas que perdia muitas baixas com os colectores da akra e que exigia uma repo/power commander/etc... tens alguma coisa a apimentar o motor ou é mesmo só a linha?

A minha não é a R... é a S.  8)

Mas escrevi erradamente lá atrás que tem linha completa.
Confundi-me. Não tem. A desta não é completa...  :-\
Até porque se trata dum "extra" oficial e supostamente é "street legal"... desde que se mantenha db killers e catalizador no sitio!
Mantenho ambos numa prateleira da arrecadação!

É  um oilhead que em 2006 já debitava a potência dos liquid cooled de hoje.
Como recorre a taxas de compressão mais elevadas e uma configuração de cames mais espevitada tende a bater em baixas.
Mas não se deve ao escape. Deve-se ao tentarem criar uma configuração mais desportiva para este motor.

Estes aftermarket comercializados como extra de catálogo costumam ter a papinha feita.
Normalmente são acompanhados dum mapeamento também oficial que carregado após a instalação.

Ando tentado em meter um dos termignoni oficiais na minha scrambler...
Estes trazem o mapa numa pen toda catita da Ducati.
Só que isto custa mais do que uma scooter 125 usada!
« Última modificação: Outubro 05, 2017, 14:39:23, 14:39 por dfelix »

Outubro 05, 2017, 14:17:18, 14:17
Responder #34

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
A minha é a R... não a S.  8)

(....)

Deve ser já da minha acuidade visual  :corado: mas se se trata da moto que está na foto...é uma "S" e não uma "R".
Ou então estou muito baralhado...mas do que conheço do modelo e já vi algumas, essa é a "S".  :confused:

Dalai Lama

Outubro 05, 2017, 14:42:57, 14:42
Responder #35

dfelix

• 5006
É a S.
A minha tentativa de corrigir o Tmaxer enquanto fazia outras quantas tarefas ao mesmo tempo levou-me a escrever exactamente o mesmo que ele.
 :D

Outubro 05, 2017, 15:00:04, 15:00
Responder #36

TMXR

• 4156

Masculino

Outubro 10, 2017, 01:29:20, 01:29
Responder #37

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1586

Masculino
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Nunca tive um escape mais "ruidoso" do que o de origem e sou completamente contra quem o tem para se sentir mais seguro no trânsito ( e se estando literalmente a "cag.." para a poluição sonora que provoca e para os outros utentes da estrada/rua).
Considero uma verdadeira falta de respeito, mas é a minha opinião.
Já  viajei várias vezes com grupos onde circulavam motos com escapes alterados e Vos garato que atrás de uma dessas motos, quem não  ia era eu.
Prezo muito a minha audição e respeito a dos outros para ser egoísta ao ponto de fazendo barulho é que me vão "ver" melhor.
Constantemente durante a noite, ouço motos a "berrar" na AE-2 (recta do Fogueteiro) e eles estão a + 2 km da minha casa, mas conseguem incomodar milhares de pessoas àquela hora. É para serem melhor avistados?
Tenham dó. Só pensam no seu umbigo....
FALTA DE RESPEITO pelos outros é o que eu lhe chamo.
Um abraço e boas curvas dentro dis limites sonoros,
JpC