Nunca percebi de onde surgiu esta questão dos prazos de validade.Mas desconfio que está relacionada com os exames teóricos para condução de motociclos.Já li algures que existe uma pergunta do género.(....)
Nunca ouvi falar dessa validade dos 5 anos, confesso. (....)
Citação de: jmartins13 em Outubro 05, 2017, 23:02:03, 23:02Nunca ouvi falar dessa validade dos 5 anos, confesso. (....)Já desde há uns anos que os exames teóricos têm esta pergunta.Mas deve ser de certeza posterior à altura em que tiraste a carta. A MCN por acaso aborda esta questão dos 5 anos:"Helmet manufacturers give their helmets a “life” of about five years with “average” use, so that advice was essentially correct.But I don't think that “cheap” helmets have a life 60% shorter as all helmets use broadly the same materials in their construction to comply with the relevant safety standards like EC2205.The term “shelf life” is also misleading, as a helmet’s life is deemed to start when it is first used, so you can buy a helmet that has been manufactured a few years before as the clock doesn't start ticking properly while the lid is stored in a cool, dark place at a steady temperature."http://www.motorcyclenews.com/new-rider/choosing-kit/2010/september/sep0310-when-to-change-your-helmet-/
Sim...a minha carta é literalmente do milénio passado. 1996 para ser mais exacto. Não se falava nisso nos exames.
(....)O que eu queria alertar é que substituir os forros não transforma um capacete velho num novo. O problema está nos materiar que estão entre o "casco" e os forros. E esses, que eu saiba, não dá para substituir.
Meu caro, Só para esclarecer porque a sua referencia ao "material exterior" dá-me a entender que se está a referir ao "casco".(....)
(....)Tb não vou substituir os meus com 5 anos e os meus nem são schuberts C3, são inferiores. (....)
(....)Os 5 anos seria para uma utilização brutalmente intensiva. (....)
Efectivamente os materiais internos e não estou a falar apenas das esponjas (aliás, estas são substituiveis e são as próprias marcas que as fornecem) degradam-se com humidade, calor, produtos para o cabelo, etc, etc pelo que é conveniente os capacetes serem substituidos periodicamente. Este periodo dependerá do uso e tratamento que se lhes dê.
O que eu queria alertar é que substituir os forros não transforma um capacete velho num novo. O problema está nos materiar que estão entre o "casco" e os forros. E esses, que eu saiba, não dá para substituir.
Ja nao os fazem como antigamente...Este era para o resto da vida... acompanhava a vida do motociclista desde os 9 ate aos 90 anos Desde que quando se caísse não se batesse com a cabeça no chao ...
A opinião do ACP sobre este tema.Em vídeo no YT...
Boas a todos,Sendo um iniciante nestas andanças, o grande problema pelo que pude perceber, para além claro de como já referiram a eventual degradação visível do interior, será para quem tenha no seu seguro a opção de o capacete poder estar coberto, ou seja, mediante a inutilização do mesmo na sequência de queda ou acidente.Provavelmente ao terem de ativar o seguro relativamente ao capacete, a empresa de seguros irá observar as recomendações do fabricante, a título de exemplo os 8 anos de armazenagem/5 anos de utilização. Poderão então ocorrer 3 cenários:1 - O capacete encontra-se dentro da dita "validade" e o motociclista possui fatura de aquisição - O seguro cobre o valor exato (até ao valor máximo possível contratado no inicio do seguro)2 - O capacete encontra-se dentro da dita "validade" mas o motociclista não possui fatura de aquisição - O seguro poderá tentar negociar o valor informado pelo motociclista3 - O capacete não se encontra dentro da dita "validade" - Partirá do motociclista a tentativa de negociação de um valor, mas provavelmente neste caso poderá receber "uma mão cheia de nada"Ainda não tenho mota, apenas o meu "belo" AGV K-3 SV que adquiri para as aulas práticas por isso na altura logo me aconselharei convosco, mas para quem possa ter no seu seguro a cobertura do capacete, verifiquem se não estarão a pagar algo que face à necessidade poderão não vir a usufruir por o capacete não se encontrar dentro da tal "validade".Esta informação foi-me passada de "boca" pelo que se eu estiver errado por favor corrijam me, mas não custa verificar com o vosso seguro se tal será como sucede no vosso caso.
Obrigado pelas dicas... O saber não ocupa lugar!Pela lógica e não existindo propriamente uma legislação específica sobre a questão da validade, concordo integralmente com o que disseste. Por outro lado e como realmente as companhias de seguros andam sempre a tentar "fugir com o dito à seringa" , nem me havia lembrado do "advogado com eles"