Autor Tópico: Qual acham a melhor?  (Lida 22148 vezes)

Outubro 18, 2017, 10:15:31, 10:15
Lida 22148 vezes

susana

• Visitante
Olá boas :bandeiraportugal:
Sou nova nestas andanças e preciso de uma luzinha pf.  :pensador:
Quero comprar uma mota e estamos indecisos entre a BMWou Honda. QUal delas a melhor em termos qualidade/preço, manutenção, menos problemas?

Gostamos da F650 ou F800 da BMWe a Honda NC 750.. Entre estas qual melhor e o melhor sitio pra comprar, sou do norte. Já vi algumas no olx, mas já me disseram pra tentar comprar nova, mas novas não temos possibilidades. Muito obg a quem ajudar :)

Outubro 18, 2017, 10:34:25, 10:34
Responder #1

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Quero comprar uma mota e estamos indecisos entre a BMWou Honda. QUal delas a melhor em termos qualidade/preço, manutenção, menos problemas?

Gostamos da F650 ou F800 da BMWe a Honda NC 750.. Entre estas qual melhor e o melhor sitio pra comprar, sou do norte. Já vi algumas no olx, mas já me disseram pra tentar comprar nova, mas novas não temos possibilidades. Muito obg a quem ajudar :)

Bem vindo ao Fórum. Poderias fazer primeiro a tua apresentação no quadro apropriado por favor?

Outubro 18, 2017, 10:35:20, 10:35
Responder #2

carlos-kb

• Visitante

Ao referires BMW, presumo que fales das GS, certo? Tal como da NC, deves-te estar a referir à X? Ou seja.... algo no segmento das "calças arregaçadas" (trails)!

Se for a F650GS (com motor twin), na realidade, ela é uma 800cc. Tem o mesmo motor da F800, mas descafeínado e com menos 15cv. Já não existe em catalogo e a substitui-la, tens a F700GS, também com 800cc.
Por fim, a F800, que a diferença é ser maior, mais alta, ter melhor e mais completo equipamento... e claro, já ter 85cv.
Mas qualquer uma delas, seja a 650, a 700 ou a 800, mexem-se muito bem.
Este motor, de 798cc, que é Rotax é talvez das coisas mais fiáveis na motos pós anos 90 que passaram pela marca de Munique.

Em relação à NC, o problema é ficares invariavelmente muito menos motor que as BMW. É um motor muito curto e algo amorfo, que só sairá a ganhar nos consumos, porque de resto, vais sentir sempre falta de algo mais. E terás uma moto tão igual a tantas e tantas outras, dado que as NC vêem-se aos pontapés por aí.
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 10:37:40, 10:37 por carlos-kb »

Outubro 18, 2017, 10:38:02, 10:38
Responder #3

pedroareias

• Visitante
Não sei se, moderando o andamento, uma F700/800 não gastará o mesmo que a NC750x.

E o fit-and-finish das BMW F é um bocadinho superior ao das NC.

Manutenção é provavelmente mais em conta com a Honda.

Outubro 18, 2017, 10:51:49, 10:51
Responder #4

carlos-kb

• Visitante
Manutenção é provavelmente mais em conta com a Honda.

Puro mito urbano. Já tive Honda, depois tive BMW e agora voltei à Honda... e nunca paguei tão pouco pelas revisões, como na BMW (em concessionário oficial), face à Honda.

As revisões na BMW são de 10 mil em 10 mil Km (tive concretamente uma F800ST).... sendo que as revisões ímpares (10k, 30k, 50 k) apenas muda óleo e filtro, e as demais verificações. Valores sempre abaixo dos 100 euros (80 a 90 euros). As revisões pares já mudam filtro de ar e óleo de travões, encarecendo um pouco, mas sempre valores até 200 euros. As revisões mais caras são as dos 40 e a dos 80 mil, que é quando muda tudo o que seja consumível, afina válvulas e muda velas (e por norma coincide com o tempo e necessidade de mudar pastilhas). Julgo que a dos 40 mil, na BMW, ficou-me em 280 euros. Entretanto vendi-a com 75 mil, ou seja, nunca cheguei a fazer a dos 80 mil.   :blush:

Mas mesmo comparando preços do consumíveis, por norma os preços nas japonesas (não só Honda, como as outras), são mais caras. Na BMW o que sai bastante caro são peças que não as de desgaste.

Outubro 18, 2017, 11:00:54, 11:00
Responder #5

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro carlos-kb, parece-me que o Pedroareias se referia concretamente aos custos entre as F700/800 e a NC750X....e não entre valores gerais de cada uma das marcas.  :)  :cool:

Pelo menos vinha no seguimento do que indicava. :nice:

De qualquer forma e já que falas na F800ST que tiveste, eu pessoalmente não imaginava esses valores. Pensei que fossem mais altos, admito. 
E é uma bela máquina, sim senhor.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 18, 2017, 11:19:28, 11:19
Responder #6

carlos-kb

• Visitante
Companheiro carlos-kb, parece-me que o Pedroareias se referia concretamente aos custos entre as F700/800 e a NC750X....e não entre valores gerais de cada uma das marcas.  :)  :cool:

Daí não ter falado em concreto da NC.... que desconheço de todo o valor que se paga por uma revisão deste modelo em específico.
Mas como referi, já tive desde a CB Two Fifty, a CB500 ou a CBR600F.... e as revisões eram sempre mais caras que o que paguei depois pela F800ST. E com outra agravante.... faziam de 6 mil em 6 mil, ao passo que a BMW é de 10 mil em 10 mil.
Por exemplo, agora tenho uma VFR1200F, que em linha com as mais recentes, já é das que faz revisões de 12 mil em 12 mil. Mas ainda, tirando a revisão que me fizeram antes de me a entregar (foi comprada em finais de Agosto), ainda não tenho quilómetros com ela suficientes para fazer qualquer rotina de manutenção.

Por norma, quando se fala das BMW, é uma das coisas que a maioria afirma (tenham ou não experiência com a BMW), é que a manutenção é cara.... o que tentei rebater de uma forma geral, porque não corresponde exactamente à verdade.
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 11:22:59, 11:22 por carlos-kb »

Outubro 18, 2017, 12:00:08, 12:00
Responder #7

susana

• Visitante
Vou resumir um bocadinho e se faltar informação digam :)
O meu marido está a tirar a carta de moto, e irei oferecer agora em novembro quando ele passar no exame, pois o codigo ja tirou. COmo viaja mt vai pouco ás aulas..
A moto servirá pra passearmos 1x por ano lol prai os dois (pois temos 2 filhos) mas ele quer tb levar pro trabalho que sao cerca de 50km diários (metade em autoestrada). Pra fugir ao transito... Ele tem o sonho de ter uma moto desde os 18 e de caminho estamos nos enta :) Por isso está na hora de dar um miminho a uma pessoa mt boa e trabalhadora :)

Eu adorei realmente a bmw mas claro está so poderei comprar uma usada... Adoramos a adventure.. penso que seja essa.. não percebo nada de motos, e so me vou guiando pelos comentários que tenho ouvido ;)

Sempre fui eu que escolhi os nossos carros e tanto tenho tido alguns dissabores como outros sao verdadeiras máquinas....
Como tenho mais oportunidade de pesquisa que ele, fica a meu cargo estas coisas.

Outubro 18, 2017, 12:13:49, 12:13
Responder #8

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Parece-me que será raro ver isso...
Vejo aí uma grande relação de confiança. Muito bem! E noto que existe a procura por algo bom e não "uma coisa qualquer" ou simplesmente baseado no custo e mais nada. :)

Quanto à Adventure, pelo que escreveste mais acima presumo que seja a F800GS e não a R1200GS.

Aproveito para dizer que a F800ST/GT, a dois, é capaz de ser também bastante adequada.
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 12:15:08, 12:15 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 18, 2017, 12:16:24, 12:16
Responder #9

susana

• Visitante
Lá vou andar a pesquisa na net de vendas dessa :)  lol
Ao comprar uma prenda que se compre o melhor mas infelizmente o nosso bolso tem tamanho e nao me posso esticar.
se enviar alguns links conseguem me ajudar se sao boas ou parecem nao fiddignas?

Outubro 18, 2017, 12:37:50, 12:37
Responder #10

PBarros

• Visitante
Vou resumir um bocadinho e se faltar informação digam :)
O meu marido está a tirar a carta de moto, e irei oferecer agora em novembro quando ele passar no exame, pois o codigo ja tirou. COmo viaja mt vai pouco ás aulas..
A moto servirá pra passearmos 1x por ano lol prai os dois (pois temos 2 filhos) mas ele quer tb levar pro trabalho que sao cerca de 50km diários (metade em autoestrada). Pra fugir ao transito... Ele tem o sonho de ter uma moto desde os 18 e de caminho estamos nos enta :) Por isso está na hora de dar um miminho a uma pessoa mt boa e trabalhadora :)

Eu adorei realmente a bmw mas claro está so poderei comprar uma usada... Adoramos a adventure.. penso que seja essa.. não percebo nada de motos, e so me vou guiando pelos comentários que tenho ouvido ;)

Sempre fui eu que escolhi os nossos carros e tanto tenho tido alguns dissabores como outros sao verdadeiras máquinas....
Como tenho mais oportunidade de pesquisa que ele, fica a meu cargo estas coisas.

Cara companheira, aplaudo desde ja a tua decisão :palmas:, pois eu tambem fui "vitima" de uma situaçao igual :stuck_out_tongue:: com 44 anos a minha mulher ofereceu-me a minha primeira moto... :cool: ;D
Quanto à escolha da moto so posso falar de 2 coisas sobre a honda NC: super economica e facil de conduzir (principalmente para quem tem 0 de experiência), pois é o q de mais importante posso retirar de 2 meses de experiência com uma NC usada.
Quanto as bmw q referes, penso q sao "mais motos" , muito bonitas e fiaveis tambem, mas estão por aqui companheiros q te irao de certeza ajudar mais ainda.

Outubro 18, 2017, 12:40:41, 12:40
Responder #11

carlos-kb

• Visitante
A moto servirá pra passearmos 1x por ano lol prai os dois (pois temos 2 filhos) mas ele quer tb levar pro trabalho que sao cerca de 50km diários (metade em autoestrada). Pra fugir ao transito... Ele tem o sonho de ter uma moto desde os 18 e de caminho estamos nos enta :)

Para fazer AE, claro que dessas que apontas, as F, pela sua maior potência e disponibilidade de motor, estão sempre mais aptas que uma NC, que se mexe bem em baixas.... mas depois não têm fôlego em regimes médios e altos.
Atenção a uma coisa.... à ergonomia. A F800GS é uma moto alta, pelo que deverás ver se o teu marido se adapta bem e tem estatura para a mesma. A 700 é um pouco mais baixa, leve e maneirinha.

A Adventure é a versão gorda e viajante da GS.... mas só tens GSA nas 800 e 1200. As 650 e 700 não têm a versão Adventure.
As BMW por norma são mais caras, é verdade. Mas depois tens também esse atributo no acto da venda, pois são motos que em Portugal, são sobrevalorizadas no mercado de usados, e podes-te fazer valer disso (been there, made that ;) ).

Mas olhando aquilo que queres, porque te centras apenas nestas? Se queres mesmo uma maxi trail, o mercado é prodigo. Na Honda, esquece a NC e vê antes a VFR800X Crossrunner.  Melhor motor, mais disponibilidade, mais torque e mais apta. A não ser que privilegies unicamente os consumos, que nisso a NC é imbatível. Depois vê ainda as outras marcas.... desde as Kawasaki Vesys, às Yamaha Tracer ou Suzuki V-Strom. Nas "calça arregaçada" tens ainda a Triumph Tiger 800, se queres algo mais "premium".

Outubro 18, 2017, 12:58:27, 12:58
Responder #12

PBarros

• Visitante
É isso mesmo companheiro carlos-kb  :nice:
À parte de bmws seria:
Vfr800x crossrunner
Yamaha tracer
Suzuki V-strom
Kawasaki Versys

Outubro 18, 2017, 12:59:31, 12:59
Responder #13

susana

• Visitante
SIm ele tem 1.70.. Esta a aprender numa 600 na escola... EU optaria mais pela f650 nao consigo colocar fotos (ainda nao descobri a colocar aqui) que vi no olx

Outubro 18, 2017, 13:08:53, 13:08
Responder #14

susana

• Visitante
Eu falo dessas duas pois a bmw é o que o marido queria... e a honda foi aconselhada por um colega que tem uma igual lol
e ele disse que era a mais similar da bm que nos gostariamos ...
Pois pra mim td e grego..
Se me perguntassem qual o carro que eu queria? Bem eu em Abril comprei um X3 pro marido prende de anos lol (surpresa), vendi o A3 dele e comprei o X3...
O meu é uma c220 e ja tive uma megane e uma grand scenic e adorei todos.... so o fiat brav (nosso 1º carro) que esteticamente adorei mas metade da vida dele estava no médico...

Outubro 18, 2017, 13:20:53, 13:20
Responder #15

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
De que valores estaremos a falar em concreto para essa "prenda"?  :)

Adiantando-me e mesmo sem saber valores que são pretendidos gastar, volto a dizer que se querem andar normalmente a dois, com conforto, alguma protecção....e se ainda por cima gostam da marca por já terem um 4 rodas da BMW, então parece-me que a linha Sport Touring da BMW (F800) poderá ser uma das melhores apostas.

Pensa nisso.  :)
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 14:00:55, 14:00 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Outubro 18, 2017, 13:47:08, 13:47
Responder #16

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Pelo que é descrito, penso que a Honda seja a que mais se enquadra nas permissas.

Outubro 18, 2017, 13:53:52, 13:53
Responder #17

susana

• Visitante
Podemos gastar entre os 5000€ e os 6000€ , dos quais ainda temos que comprar pelo menos 1 capacete, e roupa adequada pra andar...

Outubro 18, 2017, 14:08:32, 14:08
Responder #18

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Ora bem.

Não tenho nenhum desses modelos, nem sequer experimentei nenhum, no entanto há 3 anos que ando diariamente em duas rodas.

É importante o equipamento para o frio/chuva e para a proteção. O material motociclista é caro se a qualidade/proteção for o objetivo.

É claro que existem alternativas, boas e a bom preço. É preciso procurar, experimentar o que melhor se adapta à utilização que lhe damos.

Se a mota é para andar todos os dias nas deslocações para o trabalho (50kms) convém ter uma boa proteção aerodinâmica assim como andar bem equipado.

Ora o equipamento depende largamente daquilo que estamos dispostos a pagar por aquilo que nos queremos proteger: roupa adequada com proteção, calçado específico e capacete de boa qualidade.

É claro que não se poderá comprar tudo de uma "só virada" quando a compra inclui um motociclo, mas têm que existir alternativas.

Quanto à máquina e a ser em 2ª mão é preciso ter em conta o seguinte:

1 - Compra a particular ou em stand (garantias)
2 - Livro de manutenção e estado geral do veículo (o inverno está aí à porta e caso o marido queira já agarrar na máquina para o trabalho é preciso saber como estão os pneus e a travagem da máquina)
3 - Experimentar a máquina. Penso que antes de escolher o modelo deve-se tentar pelo menos experimentar, pois uma coisa é no papel outra é estar em cima da máquina a "sentir" o que a mesma nos transmite.

A acrescer às despesas com a compra da máquina + equipamento, ter atenção ao seguro, pois os recém encartados têm a "sina" de ter custos elevados no seguro do veículo.

Outra questão é o IUC
https://impostosobreveiculos.info/tabela-imposto-unico-de-circulacao/tabela-imposto-unico-circulacao-iuc-2017/

Até 750cc paga 57.13€ e a partir dessa cilindra paga 124,60€, não sei a cilindrada da 800, mas caso exista algum estudo em quanto o veículo irá ficar em despesas anuais, este será o fator a ter em conta (na minha opinião naturalmente).
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 14:10:07, 14:10 por JViegas »

Outubro 18, 2017, 14:17:19, 14:17
Responder #19

carlos-kb

• Visitante
SIm ele tem 1.70.. Esta a aprender numa 600 na escola... EU optaria mais pela f650 nao consigo colocar fotos (ainda nao descobri a colocar aqui) que vi no olx

Com 1.70m.... ele será curto de perna para a F800GS. Ok, que é sempre possível montar um banco baixo (extra e que diminui o conforto). Mas ainda assim, ele não se sentirá muito confortável.
Eu tenho um 1.75m e mesmo assim, considero a F800GS muito alta para mim.

A F650GS tive oportunidade de andar com uma durante 4 dias (moto de cortesia). E gostei bastante dela. Apesar de ter "só" 70cv, e ter efectivamente 800cc, é uma F800GS não tão maricas, um pouco mais baixa e com rodas de jante.

Cá vai a foto....  :)

Depois também andei com a F700GS, por outraocasião em que a minha F800ST ficou na revisão), e é exactamente o mesmo conceito, de cara lavada, mais recente, dois discos frontais e com mais 5cv em relação à 650 (que não se notam, de todo).

Atenção que qualquer uma destas tem o inconveniente de pagar IUC máximo, pois efectivamente têm todas 798cc (aos valores de 2017, são 124 euros).

Mas visto já te terem dado outras sugestões mais estradistas, e fora do universo trail, convinha também definires se é exactamente este o estilo que procuras?
Para teres ideia, uma trail / maxi-trail é o equivalente nas motos, ao que nos carros são os SUV.... de que o teu X3 é exemplo.  ;)
« Última modificação: Outubro 18, 2017, 14:19:24, 14:19 por carlos-kb »

Outubro 18, 2017, 14:28:21, 14:28
Responder #20

susana

• Visitante
São todos uns queridos :)
Melhor que os grupos de mulheres lol

eu ja fiz uma simulaçao pra uma honra e o seguro ronda os 290€ :(  Se fosse no meu nome ficaria mais em conta visto que os seguros e carros estão todos no meu nome, mas o encartado irá ser ele..
Sim, a proteção tera que ser crucial pois eu tenho um mau pressentimento por isso nunca lhe dei oportunidade pra tirar a carta... lol
Mas como já estamos juntos ah 20 anos tenho que ceder um pouco (nao é)...
O IUC das que tenho perguntado nas que tenho visto no olx ou custo justo teem todos dito á volta dos 50€/60€
TOdos estes fatores ando a ver

(oh pah como se anexa fotos????? andei a pesquisar mas como tb trabalho venho de fugida e nao tou com olhos de ver)  : :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Outubro 18, 2017, 14:41:45, 14:41
Responder #21

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
(oh pah como se anexa fotos????? andei a pesquisar mas como tb trabalho venho de fugida e nao tou com olhos de ver)  : :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Vê aqui como fazer, Susana. :)

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1094.0#top

Dalai Lama

Outubro 18, 2017, 14:47:24, 14:47
Responder #22

carlos-kb

• Visitante
eu ja fiz uma simulaçao pra uma honra e o seguro ronda os 290€ :(  Se fosse no meu nome ficaria mais em conta visto que os seguros e carros estão todos no meu nome, mas o encartado irá ser ele.

Para se fazer um seguro de moto, tem de se ter habilitação legal para isso. Susana, tens carta de mota? É que se não, nada feito. E uma das coisas que agrava substancialmente o valor anual será o tempo de carta, a par da idade (que não se coloca, no teu caso).... e se ele está acabar de a tirar, e não tem experiência anterior, vais ter um valor nada simpático.

Sim, a proteção tera que ser crucial pois eu tenho um mau pressentimento por isso nunca lhe dei oportunidade pra tirar a carta... lol
Mas como já estamos juntos ah 20 anos tenho que ceder um pouco (nao é)...

Um capacete de gama média, um blusão com protecções e umas boas luvas, é o essencial para se começar.
Se o blusão for impermeável, convém também complementar com umas calças impermeáveis (para vestir por cima das calças casuais), para os dias de chuva (e visto que é para usar a moto diariamente).... e hipoteticamente umas botas.

Reserva sempre pelo menos uns 500 a 600 euros do orçamento para todo este equipamento.

O IUC das que tenho perguntado nas que tenho visto no olx ou custo justo teem todos dito á volta dos 50€/60€
TOdos estes fatores ando a ver

Qualquer moto acima de 750cc, e com ano de matricula posterior a 1996, paga o escalão máximo.... 124,06 euros a valores de 2017, e que por norma aumenta em linha com a inflação anual.
O escalão imediatamente anterior, é entre os 500 até 750cc, que pagam 57,13€ (menos de metade).

Clicas naquele botanito...

Fazes copy do link (endereço) da imagem e colas sem espaços, entre os parâmetros [ img ] link da imagem [/img], que te aparecem.

Outubro 18, 2017, 15:36:21, 15:36
Responder #23

susana

• Visitante
Estou a adorar a vossa participação :)
Muito obg a todos :)
Uns queridos sem dúvida ;) :palmas: :palmas:

Outubro 18, 2017, 15:37:42, 15:37
Responder #24

susana

• Visitante
Amanhã terei mais oportunidade pra pesquisar e vou-vos chatear concerteza :)
Mt obg a todos

Outubro 18, 2017, 17:26:48, 17:26
Responder #25

Moto2cool

• 4386
Como sou modesto a pedir, para o tipo de uso e sendo recém encartado talvez a Honda 500X para "calça arregaçada".
Se for naked tenho que aconselhar a SV650 da Suzuki ( uma questão de coerência ;) )
Mas na verdade a oferta é tão variada que é melhor estudar as reviews e experimentar algumas.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Outubro 18, 2017, 18:37:27, 18:37
Responder #26

dfelix

• 5006
Puro mito urbano. Já tive Honda, depois tive BMW e agora voltei à Honda...

Mas não tiveste uma NC...   :D
Que supostamente tem intervalos maiores, consumíveis mais económicos e necessita de menos intervenções que qualquer das Hondas que tiveste/tens!

Claro que isto torna-se confuso quando daqui a uns tempos te aperceberes que há aqui malta a precisar de trocar kits de transmissão com menos de 20 mil.. ou baterias com menos de 2 anos... e achar tudo isso normal!  :D

...e nunca paguei tão pouco pelas revisões, como na BMW (em concessionário oficial), face à Honda.

Ui... vais ferir susceptibilidades!
Só que a tua (nossa) experiência de utilizador não conta assim tanto!
Qualquer pesquisa no google devolve provas irrefutáveis sobre o que proprietários do outro lado do mundo escreveram lá nos forums deles!   

Outubro 18, 2017, 18:53:49, 18:53
Responder #27

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Eh pá .... vocês os dois já estão a destabilizar a chamada 'paz podre' aqui do fórum . Andava tudo por aqui feliz e contente com os seus veículos económicos e 'best-sellers' e agora vem vocês falar de máquinas 'esquisitas' , apresentando argumentos  que não se lêem nas revistas da especialidade cá da terrinha e a pôr em causa as estatísticas e reviews do 'motociclisticamente correcto ' !  :toma: :toma: :toma: Não há condições !  :wtf:

Outubro 18, 2017, 23:12:12, 23:12
Responder #28

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nada contra, mas também sou da opinião de preterir a NC... e 7ma boa máquina, mas menos excitante de conduzir e mais racional tanto em condução como em custos de manutencao.

A GS 800 e uma boa máquina mas tem o contra da altura, há que testar para ver se a moto “veste” bem no piloto pois em caso negativo ele pode ficar desconfortável para a equilibrar sempre que a parar

Existem 2 F800GS...a normal e a F800GS Adventure, a última tem depósito maior e algumas barras de proteção, e e um pouco mais cara.

A 700 e uma boa alternativa, a F800 também... se quiserem algo tipo “adventure”, a VStrom 650 também e interessante.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 18, 2017, 23:21:12, 23:21
Responder #29

pedroareias

• Visitante
Mencionei o custo das revisões porque foi o companheiro Paulo Hadyk (F800GT) a queixar-se noutro local sobre o custo das revisões.

Sim, há registos de manutenção cara, mas também me aconteceu com a Honda (490 paus) e nunca escondi isso.

Nem todos gostamos das NC750, eu por exemplo nunca tive uma e já fiz TD.

Se reparares, Dr. Felix, acima referi que a F800 teria consumos competitivos com a NC... com muito mais motor.

Puro mito urbano. Já tive Honda, depois tive BMW e agora voltei à Honda...

Mas não tiveste uma NC...   :D
Que supostamente tem intervalos maiores, consumíveis mais económicos e necessita de menos intervenções que qualquer das Hondas que tiveste/tens!

Claro que isto torna-se confuso quando daqui a uns tempos te aperceberes que há aqui malta a precisar de trocar kits de transmissão com menos de 20 mil.. ou baterias com menos de 2 anos... e achar tudo isso normal!  :D

...e nunca paguei tão pouco pelas revisões, como na BMW (em concessionário oficial), face à Honda.

Ui... vais ferir susceptibilidades!
Só que a tua (nossa) experiência de utilizador não conta assim tanto!
Qualquer pesquisa no google devolve provas irrefutáveis sobre o que proprietários do outro lado do mundo escreveram lá nos forums deles!

Outubro 18, 2017, 23:43:55, 23:43
Responder #30

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não querendo fazer levar o tópico para outro lado também concordo que a manutenção da BMW não tem custos extraordinários.

Na minha única experiência de manutenção da BMW não achei os valores ou tempos descabidos, com excepção de um item onde tenha clara noção que me meteram as 2 mais nos bolsos: cobraram-me por 4 litros de óleo 113€. O preço dos mesmos 4 litros de óleo numa loja sao 40 €.

Sao 70€ de diferença. Reconheço que a oficina precise pagar os seus impostos, despesas e funcionários e dar lucro mas achei o valor exagerado. Provavelmente se me tivessem cobrado 80 teria pago de boa vontade mas quase 120 já representa uma margem de lucro que acho exagerada.

Por curiosidade, noutro local acompanhei recentemente uma consulta de orçamento para a revisão de 7ma GS 1200. Os valores variaram entre os 200 e os 350   :diabolico:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 19, 2017, 07:32:59, 07:32
Responder #31

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Não querendo fazer levar o tópico para outro lado também concordo que a manutenção da BMW não tem custos extraordinários.
(....)

Se acaso se tiver a capacidade de não generalizar, então aquilo que se tem dado conta é de valores na ordem de algumas centenas de €€'s...ou seja, aceitaveis. :)

Mas existem casos que ultrapassam um bocado a compreensão, esmagando por completo tudo o que é concebível ou dentro daquilo que qualquer cliente toma como aceitável.

Porventura será às custas de troca de componentes que não figuram no plano, estando a recordar-me daquele caso que divulgaste noutro fórum e que fez descer o queixo aos limites permitidos pelo maxilar de muita gente.  :D

Mas claro...uns quantos casos não fazem um todo e oficinas a puxar os números para cima não faltam em muito lado. Mas a quem teve de os pagar (no caso concreto que tinhas relatado), imagino que tenha sido um verdadeiro choque.  :lolol:

Dalai Lama

Outubro 19, 2017, 09:03:36, 09:03
Responder #32

susana

• Visitante
Resumindo e concluindo lol estou á minha sorte né?
bmw ou honda... venha o diabo e escolha...
E as manutenções só em oficinas de motos certo (os chamados garageiros)
Raramente vejo oficinas que tenham motos...
(sou mesmo zerinho nisto lol )

Outubro 19, 2017, 09:26:50, 09:26
Responder #33

susana

• Visitante
 :enlatado:

Já agora .... equipamento..
Estavamos a ponderar comprar 2 capacetes que tenham capacidade pra pudermos falar os dois quando formos passear..... São muito caros?
E sitios pra comprar capacetes e calças, casacos, luvas etc. QUal aconselham?

Outubro 19, 2017, 09:58:22, 09:58
Responder #34

JViegas

• 4723

Masculino
Acredito que existam oficinas de reparação automóvel que possam realizar revisões em motas.

No entanto, e na minha opinião, a revisão deve ser realizada por uma oficina unicamente dedicada à reparação de motas.

Ao comprar uma mota em 2ªmão a um particular, eu, levaria a mesma a uma oficina da marca para uma revisão e verificação, pois os conhecimentos técnicos e equipamento pode detetar e avaliar o estado da máquina, não são de menosprezar. Principalmente quando eu não percebo nadinha de mecânica.

Ao comprar uma mota num stand oficial da mota (no vosso caso BMW ou Honda) em principio, estão asseguradas as condições para que seja feito um bom trabalho ou que a máquina estará em condições. Logo é como tudo, seja de mota ou carro, tem que ser criada uma relação de confiança com a oficina/funcionários. Não sermos ingénuos a ponto de sermos enganados, pois existem pessoas/oficinas sem escrúpulos mas também não ser intransigentes, pois existem boas pessoas que trabalham bem e são bons profissionais e precisam de pagar as contas.

Porque não antes de mandar reparar não se pede um orçamento? Salvaguardam-se assim dissabores nas manutenções de maior porte.

Recordo ainda que será uma máquina que andará todos os dias, logo a sua condição de funcionamento deve ser a melhor, logo se tiverem que pagar mais para que a mesma esteja apta a enfrentar as viagens diárias ou longas e que sejam cumpridas as normas constantes no manual de intervenções da mesma, que seja assim.

Quanto aos capacetes. Existem capacetes que já têm integrados sistemas de comunicação da própria marca. Outros podem ser adaptados nos capacetes. Eu tenho um sistema da Cardo à 3 anos montado e estou satisfeito. Existem outras marcas de intercomunicadores e de acordo com a carteira de cada um.

Algo que quero salientar e que cada vez que abordo esta questão dos intercomunicadores é dando o meu exemplo.
Ando com a minha filha de 10 anos à pendura. Esta ano menos vezes por diferenças de horários mas no ano passado por exemplo era de manhã para a escola e à tarde para casa. O uso de intercomunicadores serviu-me de grande apoio para poder comunicar com a minha filha, dizer-lhe para se segurar, avisando-a que ira travar, etc. etc. ou seja conseguia ter a mesma consciente no que se passava à volta dela. Lembrem-se que um pendura consciente do que vai a fazer e um condutor com pendura que sabe o que leva atrás é sinonimo de melhores viagens.

Não quero com isto assustar-vos e cada um passa pelas experiências que deve que passar. Boas ou más, tudo depende de como se prepararam. Têm que ter consciência de que o uso de motociclos é perigoso. Tem as suas coisas boas naturalmente, mas existe um risco acrescido.

Logo a escolha desde do motociclo que melhor se adapta às nossas previsões de utilização (não abordo aqui a compra apenas por prazer em conduzir), ao equipamento é extremamente importante, principalmente para que se inicia agora neste mundo maravilhoso.

Equipem-se sempre para cair.
Boas escolhas.
« Última modificação: Outubro 19, 2017, 10:01:59, 10:01 por JViegas »

Outubro 19, 2017, 10:19:18, 10:19
Responder #35

dfelix

• 5006
Resumindo e concluindo lol estou á minha sorte né?

Mais ou menos...
Pelo menos já deu para desmistificar algumas coisas.  :)

bmw ou honda... venha o diabo e escolha...

Sim.
O complicado será decidir qual dos produtos o mais adequado para o vosso caso.

Muito honestamente (embora passe a vida a implicar e picar os miolos aos proprietários da NC) considero-a muito adequada a quem não tem muita experiência.

E as manutenções só em oficinas de motos certo (os chamados garageiros)

A generalidade das marcas têm um rede de agentes oficiais que pode existir mais ou menos distribuída pelo país... conforme a dimensão da marca e do mercado.
Como estás perto do Porto, não terás qualquer problema em os encontrar!  :nice:

Comprando novo... não é má ideia manter na rede oficial! Por questões de garantia.
Comprando usado e fora de garantia... poderás optar por uma oficina de confiança.
(Para esses lados só conheço uma porreira em santo tirso... LA Motos)

Outubro 19, 2017, 12:23:41, 12:23
Responder #36

susana

• Visitante
Obg aos dois ultimos .)

Santo tirso ja fica um pouco á desamao. Sou de paredes, apesar que o marido trabalha em gaia....

Outubro 19, 2017, 14:26:27, 14:26
Responder #37

HBeiras

• Visitante
Estando aqui a falar de motas, nem vou considerar a NC.

Portanto qualquer coisa séria, será mais adequada.

Outubro 19, 2017, 19:25:04, 19:25
Responder #38

PBarros

• Visitante

:pensador:
 :???:
 :nempenses:

Outubro 19, 2017, 20:10:48, 20:10
Responder #39

Paulo Fradinho

• 856

Masculino

:pensador:
 :???:
 :nempenses:

Certas coisas que não percebi mas são opiniões  :topicclosed:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Outubro 19, 2017, 20:30:46, 20:30
Responder #40

Luis Salgueiro

• 1797
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

:D :D :D :D 'Relax ! Take it easy ! For there's nothing that we can do !'  :lolol:
[ Invalid YouTube link ]
« Última modificação: Outubro 19, 2017, 20:35:28, 20:35 por Luis Salgueiro »

Outubro 19, 2017, 22:57:08, 22:57
Responder #41

HBeiras

• Visitante
Muito relaxado.

Agora dizerem que uma NC é uma mota.....quer dizer. É uma coisa utilitária que quanto parece que vai abrir o pulmão.....fica sem ar.

Além de ser feia que dói.

Mas gostos são gostos. É apenas a minha opinião.

Outubro 20, 2017, 07:47:15, 07:47
Responder #42

PBarros

• Visitante
Acho q ja chega.... :nempenses:
Alem disso está  :offtopic:

Outubro 20, 2017, 09:20:01, 09:20
Responder #43

HBeiras

• Visitante
Estou a ver que aqui não se pode dar a opinião que todas susceptibilidades são feridas.

Vou te dar razaão.....afinal estamos aqui para falar de motas e não de NC.

Mal de mim aconselhar algo tão sem categoria.

Ainda estive com vontade de recomendar a TRK....mas abomino chinesisses.

Posto isto, irás de facto melhor servida com uma BMW.

Relativamente aos capacetes, tens os kits da SCALA que são de qualidade para comunicar.

Ao nivel do restante equipamento, tens diversas lojas online (julgo existir um topico aqui no fórum com indicação das mesmas, onde poderás fazer a tua procura.

Outubro 20, 2017, 14:09:40, 14:09
Responder #44

António Teles

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 476

Masculino
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Cara companheira Susana,
Nao querendo alterar as tuas opções de compra, vou só dizer-te que olhes para otro lado e vejas as Costum ó chouper, são ótimas para os altos e excelentes para quem quer apoiar os dois pés no chão.
Nova por 6000€ tens a Honda Rebel 500 e outras, durante 2 anos tens a garantia.
E quem gasta 6000 em novo, também acaba por receber algum equipamento de oferta e gasta mais uns pozinhos,
Também tens a Vulcan da Kawasaki etc.
Em usado passa pelo Standvirtual.pt , define o tipo de mota, e outros tipo de coisas e tens um mundo.
Boa escolha
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 20, 2017, 15:33:47, 15:33
Responder #45

António Teles

• **

• 476

Masculino
Cara companheira Susana,
Nao querendo alterar as tuas opções de compra, vou só dizer-te que olhes para otro lado e vejas as Costum ó chouper, são ótimas para os altos e excelentes para quem quer apoiar os dois pés no chão.
E quem gasta 6000 em novo, também acaba por receber algum equipamento de oferta e gasta mais uns pozinhos,
Em usado passa pelo Standvirtual.pt , define o tipo de mota, e outros tipo de coisas e tens um mundo.
Boa escolha

Customs/chopper são óptimas para os altos... :pensador: :pensador:

Se calhar também não concordo muito com o que escrevi no início do parágrafo, mas depois até nem está mal de todo. E lembra-te que tenho uma imitação da virago400 que gosto muito da condução e na minha penúltima medição estava com 1,83m pelo que me considero um rapaz alto.  :chopper:
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 20, 2017, 16:21:01, 16:21
Responder #46

HBeiras

• Visitante
Cara companheira Susana,
Boa escolha

Customs/chopper são óptimas para os altos... :pensador: :pensador:

Vais mais deitado pá!  :palmas:

Outubro 20, 2017, 18:59:49, 18:59
Responder #47

António Teles

• **

• 476

Masculino

Vais mais deitado pá!  :palmas:
[/quote]

Mas vou!  :confetti:
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 22, 2017, 21:57:40, 21:57
Responder #48

susana

• Visitante
Este fim de semana estivemos a ver algumas e decidimos avançar pra bmw f650...Agora é andar a procura delas :)
Mt obg pela ajuda amiguinhos :)
 :chopper:

Outubro 24, 2017, 11:46:09, 11:46
Responder #49

susana

• Visitante
o vendedor ja que tinha vendido a 650 da bmw indicou nos esta....
HONDA CBF 600 S ABS
Ano: 10/2007
15.144 KMS

o que acham?