Autor Tópico: A primeira queda a sério...  (Lida 5858 vezes)

Novembro 03, 2017, 19:39:25, 19:39
Lida 5858 vezes

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Meus amigos,

No seguimento do post do companheiro Sapiens hoje e após alguns minutos de chuva pouco intensa fui ao chão.

Vinha de margem sul e tinha saído do eixo norte sul para as amoreiras. Ao entrar no viaduto que passa por cima da avenida de Ceuta logo no início da saída perdi o controlo da mota.

Ao que andei uns 50 metros pelo menos com a mota a derrapar, em que eu apenas tentei controlar a direcção mas sem qualquer sucesso... Totalmente impotente para controlar a mota e o destino. Até que a mota deu uma sacudidelas de tombar e me deitar ao chão. Creio que deslisei uns 10 metros pelo menos, e depois dei umas duas ou três piruetas até que parei. A mota ainda deslizou mais uns dez metros pelo menos.

Quando caí deslisei sobre o meu lado esquerdo, e foi desse lado que me aleijei menos. Acho que o que fez maiores estragos foi a sacudidela da mota antes de tombar, que me deve ter batido no joelho direito, e devo ter batido com o polegar no guiador. Mas isto vale o que vale... Tudo passa tão rápido... Sei lá o que aconteceu.

Valeu me o equipamento. Levava botas e inverno da Bering, um casaco e inverno acabado e estrear da Richa com proteções em D3O, luvas com protecções da Wear&Ride. Estou em crer que se levasse as minhas joelheiras o meu joelho tinha sido muito mais poupado..

Felizmente os dois carros e um companheiro de mota que vinham atrás pararam de imediato e foram em meu auxílio. Não sei quem eram mas aqui fica o meu obrigado. Ajudaram me a levantar a mota e a deixa la na berma. Muitos outros companheiros pararam para saber se precisava de alguma coisa. Soube bem naquele momento sentir um pouco de calor humano.

Já deixo aqui as fotos.

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

Novembro 03, 2017, 19:50:55, 19:50
Responder #1

António Teles

• **

• 476

Masculino
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
O mais importante é que não te tenhas aleijado a sério. Oxalá essas dores passem depressa.
As pernas e por as proteções serem mais descuradas acabam por sofrer mais danos.
Rápidas melhoras
A ver se paro quieto?! 🏍

Novembro 03, 2017, 20:00:51, 20:00
Responder #2

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Uma coisa que me esqueci de contar. Quando me levantei cheirava me a óleo. Achei que era da mota, mas devia ser o que estava no chão e me fez cair.

Local do crime  :'( :

Uma peseira a menos:

O capacete ainda raspou no chão ao de leve:

Manete e cotrapeso para serem substituidos:

A mota não ficou pior graças à mala que suportou a maioria dos estragos:

E as luvas mesmo sendo um modelo "budget" com protecções em plástico acabaram por cumprir a sua função.

Novembro 03, 2017, 20:11:49, 20:11
Responder #3

Sal

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 658

Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Porra!!!!
Nunca é bom ler estas coisas

As melhoras companheiro

Novembro 03, 2017, 20:59:10, 20:59
Responder #4

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Desejo rápidas melhoras e FORÇA. A 500X está doida para a levares a dar uma volta de novo.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 03, 2017, 21:13:14, 21:13
Responder #5

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Infelizmente é muito comum os óleos acumulados na via depois cobrarem os seus estragos quando caem as primeiras chuvas....

Mas ainda bem que estás sem grandes mazelas. Quanto à CB, pela dinâmica do sucedido, até se pode quase considerar "estragos menores".

Vá, vamos a levantar essa moral. As primeiras chuvas são mesmo lixadas....tiveste azar, amigo.  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 21:30:13, 21:30
Responder #6

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Vinha de margem sul e tinha saído do eixo norte sul para as amoreiras. Ao entrar no viaduto que passa por cima da avenida de Ceuta logo no início da saída perdi o controlo da mota.

És capaz de desenvolver um pouco mais a situação ? Aquilo é uma recta e o alcatrão parece limpo ! A que velocidade ias? Estava a chover?  Qual foi a reacção da mota ? Como reagiste? Travaste ? Era útil que a malta se apercebesse melhor do que causou a queda e de como seria a melhor maneira de reagir  .

Força aí ! Os estragos nem foram assim tão grandes para o aparato da queda que referes. Moral em cima !
« Última modificação: Novembro 03, 2017, 21:31:35, 21:31 por Luis Salgueiro »

Novembro 03, 2017, 22:16:52, 22:16
Responder #7

JMC

• **

• 82
  • Modelo Motociclo: CB 500X
As melhoras companheiro Nuno.

Realmente o que descreves e depois de se ler, ainda faz suscitar algumas duvidas, mas desde já agradecer esta partilha que bem serve de alerta para os próximos dias que teremos pela frente.
« Última modificação: Novembro 03, 2017, 22:18:57, 22:18 por JMC »

Novembro 03, 2017, 22:20:56, 22:20
Responder #8

NunoMt

• **

• 334

Masculino

És capaz de desenvolver um pouco mais a situação ? Aquilo é uma recta e o alcatrão parece limpo ! A que velocidade ias? Estava a chover?  Qual foi a reacção da mota ? Como reagiste? Travaste ? Era útil que a malta se apercebesse melhor do que causou a queda e de como seria a melhor maneira de reagir  .

Força aí ! Os estragos nem foram assim tão grandes para o aparato da queda que referes. Moral em cima !

Luís creio que uma das rodas derrapou, se não as duas. Tive uma sensação parecida com o aquaplanning, que já me aconteceu uma vez de carro. Senti que não  controlava a mota, ela fez como que um slide/drifting. Não travei nem acelerei, tentei com o guiador controlar a direcção da mota. Devia de ir a uns 50km/h. No final do verão com umas chuvadas que houve, num dia de chuva miudinha estava parado no semáforo à entrada do tunel do Marquês, e ao arrancar conforme meti a segunda senti a roda de traz a fugir e derrapar. Fiz um slide de *Modere a sua linguagem* na mota e esta depois ganhou tracção e consegui safar-me. Aqui foi diferente. Sentia que não controlava nada da direcção da mota. estava a pingar, nada de muita chuva.

Novembro 03, 2017, 22:23:40, 22:23
Responder #9

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Infelizmente é muito comum os óleos acumulados na via depois cobrarem os seus estragos quando caem as primeiras chuvas....

Mas ainda bem que estás sem grandes mazelas. Quanto à CB, pela dinâmica do sucedido, até se pode quase considerar "estragos menores".

Vá, vamos a levantar essa moral. As primeiras chuvas são mesmo lixadas....tiveste azar, amigo.  :(

é verdade, para a queda que foi tive muita sorte e a CB500X também. Quando recuperei e me levantei cheirava-me a óleo, lembro-me perfeitamente. Achei que era algo no motor por causa da queda. Mas a mota estava bem, não tinha fuga, creio que era do piso.

Novembro 03, 2017, 22:27:59, 22:27
Responder #10

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Como tens o rasto dos pneus???Ainda tem os rasgos a uma profundida aceitável?

Quando te cheirou a óleo no local, viste alguma(s) mancha(s) na zona da queda, ou não voltaste atrás?

E já agora, se apesar de a chuva ser apenas "miudinha", se viste aquilo que se designa por "lençol de água"??

O aquaplanning é lixado...e em 2 rodas pior ainda. :(
« Última modificação: Novembro 03, 2017, 22:29:05, 22:29 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Novembro 03, 2017, 22:35:52, 22:35
Responder #11

JMC

• **

• 82
Estive a ver o local através do Street View e se vi bem, existe uma junta de dilatação entre tabuleiros???
Poderá ser uma causa?

Novembro 03, 2017, 22:59:04, 22:59
Responder #12

PBarros

• Visitante
Ainda bem q nao é nada de grave para ti e para a moto.
Força nisso  :ok:
Rapidas melhoras.

Novembro 03, 2017, 23:55:05, 23:55
Responder #13

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
As primeiras chuvas são tramadas, o piso fica sempre.muito escorregadio. Especial atenção aos pneus. São mais importantes que u bom casaco, e muitas das vezes são descurados tanto pela marca da moto, como pelos condutores.
As rápidas melhoras!

Novembro 04, 2017, 00:15:30, 00:15
Responder #14

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1587

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Possas Nuno, que mau.
Vá lá  que não te magoaste muito.
Tenho a impressão que terás passado por uma das juntas de dilatação desses viadutos, que a estarem molhados....parecem manteiga.
Boa sorte para a recuperação.
Um abraço
JpC
« Última modificação: Novembro 05, 2017, 00:32:05, 00:32 por Joao_Cruz »

Novembro 04, 2017, 09:24:43, 09:24
Responder #15

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Nunca se gosta de ler estas notícias... votos de rápidas melhoras
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 04, 2017, 14:04:35, 14:04
Responder #16

Cross

• Global Moderator

• 1172

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Isso é que foi azar companheiro Nuno.

As melhoras rápidas que é o mais importante.

As juntas de dilatação são um perigo. Sempre tento passar o mais direito possível mas os senhores insistem colocar no início da curvas dos viadutos tambem.
Não seria gasóleo tenho visto muito ultimamente.
Outra coisa é que parece que é moda usar as estradas para despejar residuos... o que pensamos ser uma fuga por vezes é propositado para que não se tenha que reciclar oficialmente...

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 04, 2017, 23:40:53, 23:40
Responder #17

Tacuara83

• Visitante
Obrigado pelo post, é sempre útil apesar de ser uma má notícia, que o pessoal venha descrever as quedas que servem também para nos apercebermos dos perigos que podemos apanhar na estrada. Felizmente pelo que descreves não tiveste nada de muito grave, o que nos deixa a todos satisfeitos.

Eu faço esse trajecto 2 a 3 vezes por semana desde há um ano para cá e essa curva apesar de a respeitar sempre estava longe de a considerar uma curva difícil e até o alcatrão parece ter aderência, apesar de sabermos que com chuva a aderência quase não existe.

A tal junta do tabuleiro que o user se refere neste post é antes da curva para a esquerda lá mais para a frente e essa sim traiçoeira tal como a que surge a seguir para a direita que tanta pica dá fazê-la a abrir em dias de sol pois é uma curva larga e a subir, no entanto com desnível para o lado oposto.... Em dias de chuva é para respeitar mesmo.

Dizes que fizeste a curva 50kmh, não parece muito para a curva que é, agora depende de como a abordaste e se por acaso travaste ao executá-la, no entanto o óleo no chao não é de descartar de ser o responsável por isso.

Lembro que no início desta semana me disseram que estava outro companheiro nosso caído nessa zona portanto ou o óleo já anda aí há mais tempo ou vem dessa queda, ou de outras, não sabemos.

Força, coragem e as melhoras, não desistas!

Enviado do meu F3311 através de Tapatalk

Novembro 05, 2017, 16:40:17, 16:40
Responder #18

LFM

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 4

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 250cc
  • Localidade: Parede-Cascais
Porra!!!!
Nunca é bom ler estas coisas

As melhoras companheiro

Eu já penso o contrário, ler estas "experiências" faz com que aumente ainda mais os cuidados a ter com a moto.
Mas se o companheiro ía a uma velocidade moderada e mesmo assim aconteceu o que podemos fazer para evitar "mesmo" estas situações?
Desejo as rápidas melhoras ao companheiro e continuação de Boas Curvas!

Novembro 05, 2017, 19:38:44, 19:38
Responder #19

Pavlov

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 21

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Fazer S2 600
  • Localidade: Sesimbra
Rápidas melhoras companheiro.
Cá fica mais uma vez em destaque a importância do equipamento de proteção que, neste caso, segundo parece, evitou males maiores.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Novembro 05, 2017, 20:02:56, 20:02
Responder #20

Seravat72

• **

• 142

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT; AT 1100 DCT
  • Localidade: Albarraque
Rápidas melhoras companheiro.
Cá fica mais uma vez em destaque a importância do equipamento de proteção que, neste caso, segundo parece, evitou males maiores.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Faço minhas as palavras do Pavlov. Segurança acima de tudo... o corpo é o nosso...

Rápidas melhoras Nuno e vemo-nos por aí...

Novembro 05, 2017, 23:46:01, 23:46
Responder #21

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Caros companheiros obrigado pelo vosso apoio e palavras.

Em relação à junta de dilatação não tinha pensado nisso... Terça feira farei o trajecto particularmente devagar para prestar atenção a isso.

Entretanto ontem fui buscar a mota e tenho um dado novo. Na oficina disseram me que tinha pouca pressão no pneu traseiro. Que a válvula em L que tenho neste pasta que seja mais fácil encher o pneu não se pode usar em motas rápidas (???)  é que com a trepidação a alta velocidade faz o pneu perder ar.

Seria isto juntamente com a junta de dilatação a causa da minha queda?

Abraço a todos.

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

Novembro 06, 2017, 00:46:51, 00:46
Responder #22

JMC

• **

• 82
Pela descrição deduzo que seja esta.

Novembro 06, 2017, 08:14:21, 08:14
Responder #23

Tacuara83

• Visitante
Pela descrição deduzo que seja esta.

Essa junta é de betão com uma caleira muito fina ao contrário das duas seguidas que existem lá mais à frente que são metálicas, mas tb não quer dizer que não tenha ajudado à queda.

Enviado do meu F3311 através de Tapatalk

Janeiro 31, 2019, 09:30:26, 09:30
Responder #24

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Já que se falou neste tópico em junta de dilatação na estrada, vejam esta...

O momento em que o motociclista passa por ela e começa a perder o controlo é quase instantâneo. E circulava a direito!!

Daí até à queda são um par de segundos...

VÍDEO...
« Última modificação: Janeiro 31, 2019, 09:31:34, 09:31 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Janeiro 31, 2019, 09:38:41, 09:38
Responder #25

dfelix

• 5006
O gajo pelo menos foi cuspido para uma zona segura...
 :)

Janeiro 31, 2019, 10:45:23, 10:45
Responder #26

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Em certa medida, sim...

Mas à velocidade a que ia e a forma como galgou aquele separador de cimento, não lhe vejo grandes chances de sair ileso.
Partiram-se ali uns ossos... :(

Dalai Lama

Janeiro 31, 2019, 15:16:54, 15:16
Responder #27

dfelix

• 5006
Partiram-se ali uns ossos...

Depois de ter visto o vídeo da gaja que levou uma valente cacetada e ainda foi a correr para o autocarro... já acredito em tudo!