Autor Tópico: Duvida sobre o HJC RPHA 10  (Lida 7022 vezes)

Novembro 15, 2017, 22:07:26, 22:07
Lida 7022 vezes

chico

• Visitante
Boa noite pessoal, quero comprar um HJC RPHA 10 numa loja online recomendada por amigos.

E já procurei em diversas lojas físicas o modelo do capacete para o poder experimentar e saber o tamanho, ate agora não encontrei nada.

A minha duvida aqui é, eu hoje experimentei o HJC RPHA 11, o qual é o tamanho M, mas hoje disseram-me que do modelo RPHA 11 para o modelo RPhA 10 baixa sempre um. Ou seja no 11 é o M e no 10 é o S.

Alguém me consegue dar uma ajuda neste assunto?

Desde já um muito obrigado

Novembro 15, 2017, 22:22:30, 22:22
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Companheiro, atenta no que te vou dizer...

Neste tipo de coisas não há que inventar ou acreditar no habitual "diz que disse"!

A marca indica com exactidão as medidas do casco que estão disponíveis.

Faz a medida rigorosa dos centímetros em redor da tua cabeça (pede ajuda e usa uma fita tipo costureira) e escolhe consoante a medida da tua cabeça...caso...repito...caso não tenhas a possibilidade de experimentar antes numa loja física.

Tens as medidas todas bastando p.ex. visitar o site da FC-MOTO e pesquisando pelo modelo em causa.  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 15, 2017, 22:46:52, 22:46
Responder #2

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Eu comprei há muito pouco tempo (em loja online) o modular HJC RAPHA Zoomwalt e também me chegou aos ouvidos que apesar de eu sempre usar o M devia de pedir o L pois na HJC os tamanhos reais  costumam ser ligeiramente mais pequenos que em outras marcas .
Treta !! Mandei vir o M (como sempre fiz) e de facto quando o coloquei a 1ª vez senti o capacete mais justo que noutras marcas que já tive/tenho, mas após o uso já se está a começar a 'moldar' sem sentir pressão exagerada . E é assim que deve de ser.

Novembro 15, 2017, 22:50:26, 22:50
Responder #3

chico

• Visitante
A mim disseram me que tinha que ser o S porque de um para o outro o forro por dentro não tem tanto volume.

Novembro 15, 2017, 23:02:20, 23:02
Responder #4

Luis Salgueiro

• 1797
A mim disseram me que tinha que ser o S porque de um para o outro o forro por dentro não tem tanto volume.

Se isso é verdade , para mim é novidade !

Vê as medidas indicadas pela marca para os vários tamanhos desse capacete e guia-te por isso (essa indicação de certeza está disponível na página da venda do capacete) e pede o nº que corresponde à tua medida de cabeça (depois, em último caso, fazia a devolução para a empresa substituindo-o por outro)  . 

Novembro 15, 2017, 23:06:33, 23:06
Responder #5

chico

• Visitante
"Se isso é verdade , para mim é novidade !

Vê as medidas indicadas pela marca para os vários tamanhos desse capacete e guia-te por isso (essa indicação de certeza está disponível na página da venda do capacete) e pede o nº que corresponde à tua medida de cabeça (depois, em último caso, fazia a devolução para a empresa substituindo-o por outro)  . "

Sim vai ser exactamente isso que eu vou fazer.

Novembro 15, 2017, 23:33:53, 23:33
Responder #6

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
Tenho ideia que a IBA em Lx tem vários HJC para testares, idem para a Caparica Peles em Benfica!

Quem sabe?

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Novembro 16, 2017, 00:02:25, 00:02
Responder #7

2low

• 5468
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Acho que vi pelo menos um ou dois desses HJC ali na Box46 em Lisboa (Areeiro).
Pode não ser o local mais recomendado por problemas com garantias, segundo o "diz que disse" mas há muito material em stock.
Experimenta pelo menos ir ver!

Podes experimentar um qualquer modelo da HJC e ver qual o tamanho que te sentes bem.
Dificilmente outros modelos da mesma marca e com o mesmo tamanho, possam ser "diferentes em tamanho".
O maximo que pode acontecer é pelo formato do modelo de capacete ser mais fechado ou mais aberto por baixo...

Novembro 16, 2017, 02:31:01, 02:31
Responder #8

dfelix

• 5006
Acho que vi pelo menos um ou dois desses HJC ali na Box46 em Lisboa (Areeiro).

Sim.
A Box46 parece-me ser das lojas na zona de Lisboa que mais apostam na HJC.

Novembro 16, 2017, 09:33:51, 09:33
Responder #9

chico

• Visitante
Eu estava mais virado para o 10 plus porque o consegui arranjar a um preço otimo de 220 euros e o 11 já custa 450 euros.

Novembro 16, 2017, 09:57:00, 09:57
Responder #10

carlos-kb

• Visitante
Epa... por mais medidas e ajudas dimensionais que hajam nos sites de vendas on-line, evitem sempre comprar um capacete sem o experimentarem fisicamente, em loja, primeiro. Porque independentemente das medidas e tamanhos standard, existe uma coisa que se chama "formato da cachimónia", e isso varia grandemente de pessoa para pessoa... tal como o formato das calotas e forros dos diferentes modelos e marcas de capacetes.
Já experimentei capacetes, dentro do meu tamanho de carola, que por exemplo, me ficavam bem no rosto / bochechas e apertavam em cima da cabeça....ou vice-versa. E sabemos quão desagradável é dar umas tantas centenas de euros por algo que depois acaba por não ser bem adequado à nossa anatomia craniana, ainda mais num elemento primordial de segurança e conforto, como é um capacete.

E fazer uma viagem com algo que vai ali o tempo todo a "massacrar", é coisa para deixar um gajo chateado.

Novembro 16, 2017, 11:46:40, 11:46
Responder #11

dfelix

• 5006
Já experimentei capacetes, dentro do meu tamanho de carola, que por exemplo, me ficavam bem no rosto / bochechas e apertavam em cima da cabeça....ou vice-versa.

E por vezes o assentar bem em cima e bochechas... não é suficiente!  :(

Algo que me acontece com muitos formatos de capacete é encaixar relativamente bem na cabeça... e estando de pé a passear pela loja tudo parecer perfeito.
Mas na posição habitual de condução, em que a cabeça vai ligeiramente para baixo, ficar com os olhos tapados!

E ter que esticar a cabeça tipo suricata para ver a estrada não é "natural"...

Novembro 16, 2017, 12:18:43, 12:18
Responder #12

chico

• Visitante
A minha grande dúvida é se o forro interior de rpha 10 é muito diferente do rpha 11, eu já experimentei o 11 e o homem da loja disse que são iguais só mudou a parte aerodinâmica. Mas eu gostava de saber mais opiniões.

Novembro 17, 2017, 12:27:42, 12:27
Responder #13

2low

• 5468
Não são apenas alterações na aerodinâmica!

No site de testes segurança a capacetes (SHARP) há uma ligeira melhoria na resistência a impactos laterais no modelo mais recente face ao modelo anterior.

Modelo anterior: https://sharp.dft.gov.uk/helmets/hjc-r-pha-10/
Modelo actual: https://sharp.dft.gov.uk/helmets/hjc-rpha-11/

Se a diferença de preço é tão pouco significativa, vai para o modelo mais recente.

Online compras mais barato. Vê em:

www.fcmoto.de
www.motocard.com
www.box46.pt
www.motobuykers.es
www.outletmoto.com

« Última modificação: Novembro 17, 2017, 12:46:27, 12:46 por 2low »

Novembro 17, 2017, 12:47:38, 12:47
Responder #14

carlos-kb

• Visitante
Epa... os HJC RPHA "só" conseguiram 3 estrelas Sharp?  :pensador:

Novembro 17, 2017, 12:52:20, 12:52
Responder #15

twin-pt

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
A maioria dos capacetes modernos das marcas de topo só tem 3 estrelas,  são penalizados na proteção lateral, devido ao facto de terem viseiras XL.

Pessoalmente prefiro ver melhor e evitar um acidente que ter ligeiramente mais proteção em caso de um...

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Novembro 17, 2017, 12:55:15, 12:55
Responder #16

2low

• 5468

E os Nexx tb....

Novembro 17, 2017, 12:58:50, 12:58
Responder #17

carlos-kb

• Visitante

E os Nexx tb....

A Nexx seria marca que nunca consideraria. Admiro a sua vontade e empenho, ainda mais sendo uma marca nacional.... mas para eu comprar, face às tantas críticas e comentários negativos que já ouvi e li (fosse de amigos com Nexx, como pela net afora), nunca os colocaria como hipótese. Ainda mais com tanta alternativa mais válida e com preços similares.

Novembro 17, 2017, 13:07:39, 13:07
Responder #18

2low

• 5468

E os Nexx tb....

A Nexx seria marca que nunca consideraria. Admiro a sua vontade e empenho, ainda mais sendo uma marca nacional.... mas para eu comprar, face às tantas críticas e comentários negativos que já ouvi e li (fosse de amigos com Nexx, como pela net afora), nunca os colocaria como hipótese. Ainda mais com tanta alternativa mais válida e com preços similares.

Tenho ainda a uso um Nexx XR1R e quando comprei, alem de novidade, tinha excelentes notas em testes similares ao da SHARP com nota 5 estrelas na altura, julgo eu de que...
Sou a favor das marcas portuguesas, desde que: pelo preço seja pelo menos equivalente a outro idêntico de marca estrangeira.
Na minha área profissional, tento sempre recorrer a produtos nacionais.

Quanto ao meu Nexx, durante anos fui dos poucos a ficar cada vez desgostoso com a qualidade quanto a estanquicidade de água e ruido, alem da qualidade fraca de alguns plásticos dos ventiladores. Esta minha critica, pela experiencia, nunca foi vista com bons olhos com quem falasse: "lá estas tu contra a nexx...és so tu que te queixas..."

Voltando ao tópico, existem capacetes da HJC com pontuação na SHARP de envergonhar marcas como Shoei, Arai, Schubert, etc e a 1/5 do preço...
Ponderei também esses modelos da HJC aquando a minha mais recente aquisição: Shark Spartan Carbon (não há teste na SHARP para este modelo especifico mas o modelo normal tb só tem 3 estrelas....novidade na SHARK...) E tive muito boas referências de quem tem HJC e gosta.
Com os problemas de qualidade que tive com o NEXX disse para mim mesmo que o próximo teria que ser de uma marca mais conceituada, que geralmente a qualidade é reconhecida em quase todos os modelos...
« Última modificação: Novembro 17, 2017, 15:36:20, 15:36 por 2low »

Novembro 17, 2017, 14:08:46, 14:08
Responder #19

Luis Salgueiro

• 1797
Nunca tinha comprado um HJC e comprei agora (há uma semana atrás) um modular (RPHA Zoomwalt) .
As primeiras impressões são óptimas : conforto, insonorização e peso (1500 grs) .
« Última modificação: Novembro 17, 2017, 22:48:45, 22:48 por Luis Salgueiro »

Novembro 17, 2017, 21:55:17, 21:55
Responder #20

Cross

• Global Moderator

• 1172

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Os RPHA 11 estão aos mesmos preços...

Comprei mais um modular sys III baratinho, 5 estrelas sharp?!?!,  para juntar aos 3 que já cá estão em casa. Claro que este os foros não são da mesma cepa que os RPHA max e nota-se no barulho mais elevado, agora de resto impecável é posso comprar 3 pelo preço de um.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 17, 2017, 22:53:54, 22:53
Responder #21

2low

• 5468
Os RPHA 11 estão aos mesmos preços...

Comprei mais um modular sys III baratinho, 5 estrelas sharp?!?!,  para juntar aos 3 que já cá estão em casa. Claro que este os foros não são da mesma cepa que os RPHA max e nota-se no barulho mais elevado, agora de resto impecável é posso comprar 3 pelo preço de um.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Pelo menos estes 3 da HJC têm pontuação 5 estrelas:
https://sharp.dft.gov.uk/helmets/?manufacturer=HJC&model=All&type=1&min-rating=5

Novembro 17, 2017, 23:01:43, 23:01
Responder #22

Luis Salgueiro

• 1797

Pelo menos estes 3 da HJC têm pontuação 5 estrelas:
https://sharp.dft.gov.uk/helmets/?manufacturer=HJC&model=All&type=1&min-rating=5

Nenhum deles pertence ao topo de gama da HJC . A HJC tem capacetes bem melhores que esses. Isso da classificação Sharp é como a Moody's e aquelas empresas de rating que classificam as economias dos países . São parâmetros válidos dentro de um determinado contexto e valem o que valem .

Novembro 18, 2017, 08:23:29, 08:23
Responder #23

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
O meu é o IS-17.
Tem viseira solar, pinlock e 5 estrelas no SHARP. Não chegou a 200 euros...
« Última modificação: Novembro 19, 2017, 00:55:12, 00:55 por Pianoman »
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 18, 2017, 10:40:06, 10:40
Responder #24

NunoMt

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 334

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Comparar ou aconselhar Nexx a que procura Hjc é querer colocar uma peça quadrada num puzzle triangular. São camisas que não são para o mesmo tipo de cabeça.

Sugiro também a marca Xlite (topo e gama da Nolan)  que está a renovar alguma da sua gama e que se encontra excelentes negócios na net. Por exemplo o modular X-lite 1003 em carbono que custava quase 500€ consegue se comprar por pouco mais de 200€. Está ao nível do Hjc RPHA modular, se não mesmo superior em qualidade de construção, de matériais e construção e insonorização.

Enviado do meu 6070K através de Tapatalk

Novembro 18, 2017, 10:42:26, 10:42
Responder #25

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Esqueci me de mensionar que os X-lite têm uma calota menos redonda que a Hjc mas menos opção que a Nexx ou LS2.

Novembro 18, 2017, 11:48:36, 11:48
Responder #26

2low

• 5468
Nunomt, Aconselhei o modelo mais recente da HJC, o rpha11 porque pelo mesmo preço ou pouco mais tem-se um capacete ligeiramente mais seguro (sharp).
No seguimento da conversa sobre os testes da sharp, alguém disse que não serviam para grande coisa.
Ainda disse que há alguns HJC que através dos testes da sharp envergonham muitos capacetes de marcas bem conceituadas.
Pelos testes da Sharp ainda assim estes rpha10 e 11 só têm 3 estrelas.
Alguém ficou perplexo com apenas essas 3 estrelas.
Comentei que não se podia ficar perplexo com apenas as 3 estrelas quando outros capacetes como nexx xr2r tb têm apenas essas estrelas.
Fiz uma comparação fruto da conversa e nunca aconselhei nexx,se é que se pode chamar de comparação...
Comparação seria se tivesse sugerido logo de inicio o xr2r/sx100/xt1 em vez dos rpha10/11 da HJC.

Novembro 18, 2017, 22:22:36, 22:22
Responder #27

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Nunomt, Aconselhei o modelo mais recente da HJC, o rpha11 porque pelo mesmo preço ou pouco mais tem-se um capacete ligeiramente mais seguro (sharp).
No seguimento da conversa sobre os testes da sharp, alguém disse que não serviam para grande coisa.
Ainda disse que há alguns HJC que através dos testes da sharp envergonham muitos capacetes de marcas bem conceituadas.
Pelos testes da Sharp ainda assim estes rpha10 e 11 só têm 3 estrelas.
Alguém ficou perplexo com apenas essas 3 estrelas.
Comentei que não se podia ficar perplexo com apenas as 3 estrelas quando outros capacetes como nexx xr2r tb têm apenas essas estrelas.
Fiz uma comparação fruto da conversa e nunca aconselhei nexx,se é que se pode chamar de comparação...
Comparação seria se tivesse sugerido logo de inicio o xr2r/sx100/xt1 em vez dos rpha10/11 da HJC.
Ok. O meu comentario era só por causa da forma da calota, não vá o companheiro comprar numa loja online sem testar primeiro e depois não se dar com a forma do capacete.