Autor Tópico: Honda NC750X DCT and Yamaha Tracer 700 go camping  (Lida 10238 vezes)

Novembro 26, 2017, 14:28:42, 14:28
Lida 10238 vezes

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora

Novembro 26, 2017, 17:30:14, 17:30
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma análise a dois bons produtos no mercado.

Do que se retira da leitura é a existência de 2 filosofias na criação dos modelos e que a competir, só mesmo pela aproximação na cilindrada...na minha opinião.

As marcas Japonesas aqui seguiram caminhos opostos e, por aquilo que sei e mesmo sem ter acesso a números, conseguiram uma quantidade de vendas apreciável.

A Tracer, segundo o comparativo e que parece ser opinião consensual noutras publicações, segue uma filosofia mais desportiva, de maior rapidez proporcionada pela sua mecânica, um nervosismo de reacções mais vincado (um lado + Sport) e com um design que, ainda que sempre subjectivo este campo, poderá considerar-se que agrada a quem se identifica com um lado mais desportivo.  :)

Já a NC 750X é um caso de enorme sucesso mas seguindo propositadamente um caminho diferente...ou não fosse chamada de "good learner bike", pois alia competência mecânica a uma enorme facilidade de condução, praticalidade, economia e velocidades de cruzeiro que acabam por chegar perfeitamente para o uso quotidiano...

Dizer que existe vencedora neste caso é colocar os produtos a competir entre si...quando me parece não haver quase nada que as ligue senão a cilindrada.

O sucesso de ambas faz-se porque existem clientes diferentes e que procuram algo distinto entre si, ou seja, "encaixando-se", respectivamente, naquilo que cada marca aqui oferece.

Pensando em ambas as propostas nas suas versões de cx manual, existe uma separação no preço de aproximadamente €1.000 e se há quem os esteja disposto a dar em busca daquilo que prefere (moto mais rotativa e dinâmica), outros há que preferem poupar esses mesmos €1.000 e ficar com uma moto que preenche aquilo que necessitam para o seu dia-a-dia , seja em termos de utilização intensiva e diária, ou simplesmente ocasional.
« Última modificação: Novembro 26, 2017, 21:32:53, 21:32 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2017, 16:45:59, 16:45
Responder #2

João_Santos

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1964
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Continuam a fazer comparativos entre a NC e outras motos de cilindrada igual ou parecida.

Só de Jornalistas que de motos percebem (nada). A NC é uma moto que não tem nenhuma que se possa comparar, pelas rotações que faz, economia, manutenção e pelos anos que leva de mercado, muita fiabilidade.

João  :scooter: :scooter:

Novembro 27, 2017, 18:48:19, 18:48
Responder #3

halmeida

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
1. A nova NC de 2018 não vai ter mais rpm? E controlo de tração? (oh pra mim informado e mortinho por gastar dinheiro)

2. O que me parece estúpido (e sou um leigo) é sismarem em comparar tudo com a DCT.

(Primeiro a quem é que isso interessa? Já sabemos que tem mudanças automáticas e pronto. É um produto que se encerra em si mesmo.)

Novembro 27, 2017, 19:47:29, 19:47
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
1. A nova NC de 2018 não vai ter mais rpm? E controlo de tração? (oh pra mim informado e mortinho por gastar dinheiro)
(....)

Correcto...
Dentro de pouco tempo devem começar a chegar ao mercado e farão 7.500 Rpm...

(....)
(Primeiro a quem é que isso interessa? Já sabemos que tem mudanças automáticas e pronto. É um produto que se encerra em si mesmo.)

Tens números de vendas das unidades que têm DCT em opção VS cx normal, para essa afirmação? :)

Por acaso gostava de saber números...
A sério.

Quanto a ser colocada em comparativo, sim....parece-me que deveria ter sido com sistema de cx. igual em ambas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Novembro 27, 2017, 21:18:19, 21:18
Responder #5

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
(....)

Correcto...
Dentro de pouco tempo devem começar a chegar ao mercado e farão 7.500 Rpm...

Uauuuu !!  :confetti: Vai ser a loucura !! :megafeliz:

Novembro 27, 2017, 21:36:39, 21:36
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Obviamente não vai ser nenhuma "loucura"...mas percebi a ironia.

Uma H-D 750 Street, com a mesma cilindrada, faz menos rotação.

Pergunto...e qual é o problema nisso?

Ah...espera, já sei...

Mas não vale a pena dissecar mais o assunto.  :)

Dalai Lama

Novembro 27, 2017, 23:08:58, 23:08
Responder #7

Luis Salgueiro

• 1797

Ah...espera, já sei...

Que exemplo tu foste buscar Isaac ! Uma HD !!
No Verão passado tenho um amigo meu ( O Paulo Gameiro, possuídor de várias motas, embora ande normalmente  numa GSA ) que comprou um 'pack' para fazer um tour na Route 66 .
A empresa do tour pôs-lhe nas mãos uma Electra Glide e ele diz que (com a esposa na pendura ) 'espremeu' aquilo naquelas rectas planas e longas e .... a máquina marcou no máximo 160 kms/h a abanar por todo o lado !

p.s. para quem gosta de saber de consumos , a média que ele me disse que a máquina fez foi .... 15 lts/100 kms !!  :bebe: :bejeca:
« Última modificação: Novembro 27, 2017, 23:14:14, 23:14 por Luis Salgueiro »

Novembro 27, 2017, 23:19:20, 23:19
Responder #8

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Uma NC a fazer 7500 rpms!!!!

Agora que estou à espera da aprovação do crédito para uma TRK502 e que me dizem...  :toma:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 28, 2017, 00:23:25, 00:23
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Brincalhões... ::P:

Mas independentemente de haver publicações a fazerem o confronto, acho que tem pouco nexo pois as marcas seguiram caminhos muito diferentes...propositadamente.

Para a desportiva Tracer 700 a concorrente directa é p.ex. a interessante Versys 650.  :nice: :nice:
São máquinas pensadas para atrair e satisfazer o cliente naquilo que dispensa explicações e está mais que debatido...

Quanto à NC750X tem como concorrente....a NC750X.  :D

Dalai Lama

Novembro 28, 2017, 04:28:38, 04:28
Responder #10

João_Santos

• 1964

Novembro 28, 2017, 08:51:52, 08:51
Responder #11

halmeida

• **

• 246
Viva,

Quando eu disse que a DCT é um produto que se encerra em si mesmo, queira dizer que não tem comparação com mais nenhum no género. No fundo estamos todos a dizer o mesmo. Aceito se que compare a NC com os modelos de mesma cilindrada porque foi a própria Honda que a posicionou nesse segmento, ou não a chamasse X ou então não lhe chamasse 750 :)

Curiosidade sincera: e os comparativos da nc750s são com quais?! :)

Quanto
Agora que estou à espera da aprovação do crédito para uma TRK502 e que me dizem...  :toma:

Fiquei sem perceber se isto é a brincar ou a sério :) Mas gostava de ter mais infos a ser verdade! :)

Novembro 28, 2017, 09:23:51, 09:23
Responder #12

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Curiosidade sincera: e os comparativos da nc750s são com quais?! :)
(....)

Segue sensivelmente a mesma bitola acima...
No entanto, no Japão é um modelo bastante apreciado, ao contrário do que se passa na Europa, em que a atracção pela letra "X" dita a maioria das escolhas. :)

Fiquei sem perceber se isto é a brincar ou a sério :) Mas gostava de ter mais infos a ser verdade! :)

O TMaxer estava na "reinação"...  ::P:

Ele quando avança para uma compra deduzo que seja +/- assim:

Dalai Lama

Novembro 28, 2017, 10:23:14, 10:23
Responder #13

halmeida

• **

• 246
 :megafeliz:

Lol, é menino pra isso. Se bem que para a TRK hoje em dia só precisa disto....

e disto...

LOL

Novembro 28, 2017, 10:46:45, 10:46
Responder #14

pedroareias

• Visitante
As Harley-Davidson são sistematicamente as motos de alta cilindrada que menos gastam.
Menos que as Triumph, menos que as Moto-Guzzi, que as Suzuki 1500 e 1800, etc.

Há dezenas de testes a Harleys no Moto-Station e gastam todas pouco.

Há o mito que os veículos Americanos gastam muito que provém da altura em que os Portugueses andavam de Fiat 127 900cc ou Mini Morris 1000cc e iam visitar um primo a Newark que tinha um Cadillac 500cu (8200 cc) a gastar 30 litros aos 100. Mas 7 litros aos 100 (Mini) vezes 8.2 dá 57.4 e não 30.

Gastam pouco mesmo as novas 117.

Ah...espera, já sei...

Que exemplo tu foste buscar Isaac ! Uma HD !!
No Verão passado tenho um amigo meu ( O Paulo Gameiro, possuídor de várias motas, embora ande normalmente  numa GSA ) que comprou um 'pack' para fazer um tour na Route 66 .
A empresa do tour pôs-lhe nas mãos uma Electra Glide e ele diz que (com a esposa na pendura ) 'espremeu' aquilo naquelas rectas planas e longas e .... a máquina marcou no máximo 160 kms/h a abanar por todo o lado !

p.s. para quem gosta de saber de consumos , a média que ele me disse que a máquina fez foi .... 15 lts/100 kms !!  :bebe: :bejeca:

Novembro 28, 2017, 19:29:32, 19:29
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Vejo a coisa de forma diferente, mesmo entendendo a existência de opinião contrária.

E descrevo da seguinte forma...

O problema está em que se assenta as comparações excessivamente nas prestações e a meu ver, neste caso em concreto, enferma de um erro ao não se perceber que o propósito foi diferente, como aliás escrevi acima ao distrinçar estas duas máquinas.

Há quem procure algo prátivo (e aqui até o met-in consegue captar compradores), há quem procure a cx. automática, há quem procure algo económico e com reacções que perdoem a inexperiência...enfim.
No fundo, o produto foi desenvolvido com 55cv e para durar e aguentar, se preciso for, uma utilização intensiva de alguém que pretende simplesmente um motociclo para o levar do ponto A ao ponto B com uma segurança extra que a carta A agora lhe permite...e onde a anterior 125cc lhe ficava curta.
E nestes "predicados" elencados acima, a NC consegue-o de forma brilhante, além de - e é importante dizê-lo - a um preço que consegue ficar abaixo de outras propostas...vocacionadas cada uma para uma condução e mecânica mais emotiva.

Se a marca acaso a colocasse com 80-85cv - e ser-lhe-ia muitíssimo fácil - e ainda eliminasse o met-in, ou optasse por um carácter de motor mais "perdulário" e raçudo, ou até mandasse a tecnologia DCT às couves, acredito que talvez...talvez não tivesse o mesmo sucesso que tem conseguido e já lá vão 5 anos.

Por estas razões e não por 0,5L/100kms, existem diferenças capazes de atrair clientela tão diferente, que se torna difícil encararam um "comparativo". :)

But hey....just my opinion.

Dalai Lama

Novembro 29, 2017, 11:17:10, 11:17
Responder #16

JViegas

• 4723

Masculino
A Honda faz motas para as multidões. (assim como as outras marcas que conhecemos).

Poderia certamente fazer outra coisa totalmente diferente da NC (terá certamente os conhecimentos e os meios).

Cada um chega ao mundo das duas rodas de formas muito destintas. Antigamente era a mota do pai ou a cinquenta para ir para a escola a "esgalhar". As motas de cilindrada alta estavam reservadas a alguns privilegiados com boa estabilidade financeira.

Hoje em dia através das 125cc muitas pessoas têm optado por este meio de transporte para as suas deslocações diárias. E se uns evoluíram para outras cilindradas e outras aventuras de fim-de-semana ou férias, outros param as suas motas à 6ªfeira e pegam nelas à 2ªfeira. E isso não é ser motard?

Porquê não optar por uma cilindrada maior com um met-in? O que não se percebe é a carga fiscal que a cilindrada impõe.

Este comparativo demonstra que uma NC pode perfeitamente ser viável para um fim-de-semana ou viagem longa. A Tracer está no seu ambiente.

Reparem que cada vez mais os modelos de marcas como por exemplo a Suzuki, a Kawasaki ou a Yamaha (existem mais) têm "adaptado" mais os seus motores para uma utilização "user frendly", para que muitas mais pessoas possam, sem medo, descobrir as duas rodas de uma forma mais linear. Nova maneiras de pensar o motociclismo? Acredito que sim.

Relativamente ao comparativo e já tendo experimentado o DCT e o motor de 55cv da Honda e sem ter experimentado o 700cc da Tracer, possivelmente consideraria comprar esta ultima, mas porque já tenho uma pequena experiencia de 3 anos (leia-se outra perceção deste mundo) e apesar de reconhecer as mais valias da NC (que para o meu dia-a-dia seriam um must, mas...)

Novembro 30, 2017, 19:04:59, 19:04
Responder #17

dfelix

• 5004
Alguém que me tire umas dúvidas que tenho sobre o "mundo" das NC?

É comum encontrar por aí NC's com quilometragens "jeitosas"?
Refiro-me a valores que traduzam uma utilização recorrente e expectável para uma utilitária que se apresenta como derradeira solução de mobilidade.

Passo a explicar:

Por entre malta que conheço (pessoalmente e estou ocasionalmente) conta-se uma meia dúzia de NC que foram escolhidas pela sua economia e versatilidade.
O que é perfeitamente legítimo.
Mas quando questiono o quanto já andaram com elas... a mais rodada está na casa dos 30 mil.
E os restantes bastante abaixo disso.

Quando consulto os classificados, a sensação é a mesma.
No sandvirtual andam duas 700 muito perto dos 50 mil quase ao preço de novas. Mas as restantes são motos com menos de 20 mil e algumas praticamente novas.

Algo que também tenho observado é alguma "rotatividade"...
Por entre malta que conheço (pessoalmente e estou ocasionalmente) que já teve uma NC... foi durante um curto periodo de tempo.
E em todos os casos sem excepção, coincidiu com um periodo de transição entre a scooter 125 e outra coisa qualquer que se não foi a GS é algo parecido.

Só que lá está...
Esta observação resume-se ao que está ao alcance da minha vista.
O que é muito pouco, tendo em conta o público mais amplo já que se trata de uma moto comercialmente bem sucedida.

Sempre defendi que a plataforma NC foi das coisas mais inteligentes que a Honda criou nos ultimos anos.
E não tenho qualquer dúvida que seja um produto com boa qualidade.
Mas estes factos observados levam-me a questionar algumas coisas:

Tendo em conta a amostra observada (os que têm, já tiveram e o que aparece em classificados) quais são os argumentos que levam tanta gente a apregoar a NC como um colosso de fiabilidade?

Tendo em conta a quantidade de gente que a adquire e acaba por servir como "moto de transição" para outro modelo, até que ponto podemos considerar que os grandes argumentos deste produto são exactamente os que motivam a compra conta?
(Eu não entendo quem compre algo supostamente económico e versátil para ao fim de pouco tempo trocar por algo que é o oposto!)

« Última modificação: Dezembro 01, 2017, 13:44:28, 13:44 por dfelix »

Novembro 30, 2017, 19:48:50, 19:48
Responder #18

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Devem haver... ja falei com vários companheiros que eram do clube NC que me falaram em quilometragem de 70/80 mil nas suas maquinas   :nice: o que nao é muito quando sei que tiveste uma Triple com 200 mil K.

Quanto aos valores pedidos no SV, eles enganam muito pois quando tinha a 530 à venda perdi 2 negócios para Integras dentro dos 20 mil Kms que foram passadas na casa dos 4 ja perto dos 5 mil €

Penso que o comprador da NC, mais o fulano que racionaliza os custos de aquisição, consumo e manutenção...  que da uma utilizacao mais profissional e menos ludica à sua maquina ou que entao pertence à geracao que comecou a andar de moto aos 40 e nunca foi uma pessoa muito interessada na parte mais irracional das 2 rodas  :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 30, 2017, 20:08:43, 20:08
Responder #19

João_Santos

• 1964
Alguém que me tire umas dúvidas que tenho sobre o "mundo" das NC?

É comum encontrar por aí NC's com quilometragens "jeitosas"?
Refiro-me a valores que traduzam uma utilização recorrente e expectável para uma utilitária que se apresenta como derradeira solução de mobilidade.

Passo a explicar:

Por entre malta que conheço (pessoalmente e estou ocasionalmente) conta-se uma meia dúzia de NC que foram escolhidas pela sua economia e versatilidade.
O que é perfeitamente legítimo.
Mas quando questiono o quanto já andaram com elas... a mais rodada está na casa dos 30 mil.
E os restantes bastante abaixo disso.

Quando consulto os classificados, a sensação é a mesma.
No sandvirtual andam duas 700 muito perto dos 50 mil quase ao preço de novas. Mas as restantes são motos com menos de 20 mil e algumas praticamente novas.

Algo que também tenho observado é alguma "rotatividade"...
Por entre malta que conheço (pessoalmente e estou ocasionalmente) que já teve uma NC... foi durante um curto periodo de tempo.
E em todos os casos sem excepção, coincidiu com um periodo de transição entre a scooter 125 e outra coisa qualquer que se não foi a GS é algo parecido.

Só que lá está...
Esta observação resume-se ao que está ao alcance da minha vista.
O que é muito pouco, tendo em conta o público mais amplo já que se trata de uma moto comercialmente bem sucedida.

Sempre defendi que a plataforma NC foi das coisas mais inteligentes que a Honda criou nos ultimos anos.
E não tenho qualquer dúvida que seja um produto com boa qualidade.
Mas estes factos observados levam-me a questionar algumas coisas:

Tendo em conta a amostra observada (os que têm, já tiveram e o que aparece em classificados) quais são os argumentos que levam tanta gente a apregoar a NC como um colosso de fiabilidade?

Tendo em conta a quantidade de gente que a adquire e acaba por servir como "moto de transição" para outro modelo, até que ponto podemos considerar que os grandes argumentos deste produto são exactamente os que motivam a conta?
(Eu não entendo quem compre algo supostamente económico e versátil para ao fim de pouco tempo trocar por algo que é o oposto!)

dfelix não sei se as imagens que vou aqui deixar satisfazem a tua curiosidade, mas aqui ficam.

E este vídeo poderá também ajudar.

Não resisti em colocar aqui este vídeo daquela que é a mais vendida no Japão a NC750S.

Tenho mais fotos mas estes exemplos são bem elucidativos da longevidade das NC.

« Última modificação: Novembro 30, 2017, 20:17:11, 20:17 por João Santos »

Novembro 30, 2017, 22:08:01, 22:08
Responder #20

Luis Salgueiro

• 1797
É só falácias !  :bejeca:
Sei de um táxi em Santarém (um VW Vento já com alguns 20 anos ) que já deu VÀRIAS vezes a 'volta ao contador' , aquele carro já deve de ter alguns 500 mil kms rodados . E depois ?? Isso faz do 'Vento'  um 'ganda carro' ? Não !
QUALQUER mota faz 300.000 kms , desde que .... a 'reconstruam' várias vezes !  :tirarchapeu:

« Última modificação: Novembro 30, 2017, 22:39:47, 22:39 por Luis Salgueiro »

Dezembro 01, 2017, 19:51:46, 19:51
Responder #21

João_Santos

• 1964
Nem vale a pena responder, porque ia gerar polémica. Existem sábios que não vale a pena contrariar.

Dezembro 02, 2017, 23:37:56, 23:37
Responder #22

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Dezembro 03, 2017, 00:02:49, 00:02
Responder #23

Luis Salgueiro

• 1797

Dezembro 04, 2017, 12:18:08, 12:18
Responder #24

JViegas

• 4723

Masculino
Penso que o comprador da NC, mais o fulano que racionaliza os custos de aquisição, consumo e manutenção...  que da uma utilizacao mais profissional e menos ludica à sua maquina ou que entao pertence à geracao que comecou a andar de moto aos 40 e nunca foi uma pessoa muito interessada na parte mais irracional das 2 rodas  :nice:

Permite-me o "quote" TMaxer.

Não só na irracionalidade da juventude, mas ainda na liberdade que tens e que as duas rodas te dão. Com a utilização de duas rodas a tua mobilidade aumenta e dás por ti a utilizar este meio não só no dia-a-dia mas igualmente nos teus tempos livres. Logo parece-me que a mudança da NC para outro modelo seja algo natural. Assim como é a escolha da NC para primeira ou segunda compra. Para vender ou para manter por muitos anos.

O sucesso da NC (na minha opinião) deve-se exatamente ao enorme público que regressa às duas rodas ou que estava nas 125, principalmente aqueles que procuram um veículo (que não seja uma scooter/maxiscooter) mas com a economia que lhe está associada: consumo, períodos de manutenção alargados, etc. etc. (todas as qualidades já reconhecidas neste modelo).

O que não acho normal é o ideia insistente que se quer passar de que a NC não é uma mota. E no oposto querer-se passar a ideia que é uma máquina quase perfeita. É tudo uma questão de compromisso, nada mais.

Existem muitas à venda no mercado em 2ªmão, pois certamente porque serão muitas a serem vendidas. Nada mais acredito.