Autor Tópico: Com tanto controlo e sanções, será prudente andar recorrentemente a +150Km/h  (Lida 7849 vezes)

Dezembro 23, 2017, 08:28:22, 08:28
Lida 7849 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Com tanto controlo e sanções, será prudente andar recorrentemente a +150Km/h na A.E.??

Vamos a falar de coisas sérias...

O "cerco" montado a quem tem o pé pesado ou o punho direito nervoso, actualmente parece estar a funcionar bem e as receitas com multas custam a sair do bolso a todos...ou pelo menos à maioria que não tenha uma conta bancaria choruda.

Mas aqui a agravante é que uma hipotética sanção grave cometida, como por exemplo circular acima de 150Km/h, pode muito bem dar muito mais dores de cabeça do que simplesmente entregar umas notas para pagamento da multa.

Diz o Cód. da Estrada no Art. 145°, alínea b), o seguinte:

"Artigo 145.º — Contraordenações graves
1 - No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações:
(....)
b) O excesso de velocidade praticado fora das localidades, superior a 30 km/h sobre os limites legalmente impostos, quando praticado pelo condutor de motociclo ou de automóvel ligeiro(....)"

Ora a possibilidade da inibição de condução por um longo período de tempo (pode ir de 1 mês até 1 ano), ou a obrigatoriedade de frequentar um curso (pago do nosso bolso) ou até, dependendo do "cadastro rodoviário" de cada condutor, o ter de se voltar a fazer os exames....são tudo coisas que nos deveriam refrear os ímpetos mais aceleras.

E não se iludam com a carta por pontos...eles desaparecem rápido, muito rápido se fizermos por isso.

Voltando ao título do tópico e porque neste fórum, como por certo em tantos outros, se fala em velocidade e naquilo que se alcança, gostaria de deixar a questão...

....vale mesmo a pena arriscar?
Ok...ninguém é santinho, eu também não o sou e por vezes com determinada máquina...acontece um excesso. E também sou conhecedor da velha máxima de que "se comprei uma moto rápida, não foi para andar a pastar".

Mas caramba, vale mesmo a pena entrar em histerias quanto à velocidade ou ter uma toada de andamento forte recorrentemente?

Até 150Km/h poucos são os da BT que se darão ao trabalho, mas a partir de aí é jogar com o destino.

Tudo pode correr bem e nada nos acontecer (é possível!), mas dificilmente saberemos se temos uma viatura descaracterizada logo atrás ou se passámos por um qualquer controlo de velocidade por radar móvel, colocado estrategicamente.

E se acaso o fazemos regularmente, podemos um dia deparar-nos com não termos já pontos para subtrair.

Fica o tópico aberto à discussão...solicitando calma nas intervenções, pois o fórum pode perfeitamente abordar todos os temas sem conflitos de opinião.  :)
« Última modificação: Dezembro 23, 2017, 11:53:09, 11:53 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 23, 2017, 10:16:25, 10:16
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Uma viagem com velocidades até 150 é perfeitamente razoável, digo mais, hoje em dia raramente vejo alguém chegar perto desta velocidade. Circula-se normalmente entre os 120 e os 140.
Claro que se alguém quiser mostrar que é muito bom ou tem uma máquina muito boa, pode ter que pagar a factura. E mesmo assim penso que aqui é simpático, gostaria de ver as histórias dos aceleras daqui a ultrapassar nos EUA em muito o limite de velocidade ;)
O problema é que a maioria das motas atinge velocidades de cruzeiro nestes limites ( até a.....)

Preocupa-me muito mais o limite nas estradas "normais" , como as estradas urbanas pelo interior que não têm casas, apenas um sinal, ou as vias rápidas perto das cidades (via norte -70km/h?) Onde se circula facilmente a 100 e um radar seria uma mina muito tentadora para os cofres da GNR (objectivos dos militares?)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 23, 2017, 10:43:32, 10:43
Responder #2

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Uma viagem com velocidades até 150 é perfeitamente razoável(....)

É um ritmo que também me parece, em A.E., mais do que suficiente...

(....) digo mais, hoje em dia raramente vejo alguém chegar perto desta velocidade. Circula-se normalmente entre os 120 e os 140.
(....)

:???:
Aqui é que já estranho ("um bocado") caro Moto2Cool, pois o que vejo na A.E. não são casos raros a andar a mais de 120-140km/h...mas sim bem acima disso.

Como exemplo mais recente (ainda que haja otros), há uns dias atrás fui ao Wonderland com a mulher e os putos e decidi ir pela P.V.G.
Pois posso dizer-te que ia em passeio nas calmas, mantive o ponteiro ali sempre entre os 120 e os 130Km/h na faixa da direita...e havia momentos em que parecia que ia parado, tal a velocidade com que alguns veículos passaram por mim.

Até um carro da BT (um Toyota Avensis), sem sirenes ou luzes ligadas a assinalar o que quer que fosse de urgente, passou que parecia um foguete... :D  Motos passaram umas quantas na faixa do meio, em caravana e em ritmo rápido, sendo pelo menos metade delas GS's.

Isto para dizer que não me parece de todo raro haver quem ande largamente acima dos 150km/h.

(....)
Preocupa-me muito mais o limite nas estradas "normais" , como as estradas urbanas pelo interior que não têm casas, apenas um sinal, ou as vias rápidas perto das cidades (via norte -70km/h?) Onde se circula facilmente a 100 e um radar seria uma mina muito tentadora para os cofres da GNR (objectivos dos militares?)

Certo...certo!
Existem imensos locais que não lembram a ninguém sobre o aparecimento de um sinal de 70...ou mesmo 50, sem nada que de facto o justifique cabalmente.
Concordo contigo que é incompreensível.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Dezembro 23, 2017, 14:13:01, 14:13
Responder #3

dfelix

• 5005
Todos os dias faço alguns troços de AE acima disso numa moto que nem sequer tem protecção aerodinâmica...
Para a maioria das motos de média/alta cilindrada acaba por ser algo fluido e natural. E quando se olha para o velocimetro é que nos apercebemos.

Será prudente circular a essas velocidades? Obviamente que não.
O excesso de velocidade é uma enorme fonte de receita e naturalmente existe fiscalização.

Porém... a fiscalização raramente é feita em locais de "estrada aberta", mas em zonas onde as condições das vias são ilusórias face à sinalização.

Da mesma forma que o cerco aperta através de estratégias em muitos casos de má fé... felizmente vão surgindo novos canais onde essa informação é partilhada.

« Última modificação: Dezembro 23, 2017, 14:14:41, 14:14 por dfelix »

Dezembro 23, 2017, 15:07:59, 15:07
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Durante muitos anos era cliente assiduo da casa do 2xx... uma das melhores recordacoes que tenho foi na altura do "wild west" fazer a IP5 de redea solta. Era preciso saber muito bem o que se ia fazer, felizmente sempre pude andar bem montado e e tambem felizmente comecei relativamente novo a praticar desportos motorizados que me desenvolveram muitas capacidades que o comum dos condutores nao tem  ;).

A estrada é praticamente a minha vida pois o meu trabalho esta dependente de deslocacoes um pouco por todo o pais. Daí ter desenvolvido 2 sentimentos: o primeiro de que a carta de condução é primordial para a minha a vida e que perde-la é o equivalente a perder o emprego

E o segundo que já sendo tao taxado me recuso a entregar mais dinheiro ao parasitas que nos governam, e mais: recuso dar a alegria de cumprir os objectivos aos funcionariozecos públicos cujo trabalho por tão incompetente que é, desprezo profundamente. :nice:

Posto isto... ha muito que limitei a minha velocidade de cruzeiro aos 149. Ate aos 150 ou 155 acredito que nao se passe nada e a multa a pagar sejam 60 € sem diminuição de pontos e esse ainda é um preço que estou disposto a pagar pois a velocidade para mim é igual a tempo e naqueles dias em que infelizmente tenho de sair de casa as 6 da manha para estar no Porto as 8 e chego a casa as 10, ir a 150 ou a 120 é a diferença entre entre ter mais algum tempo na cama e de ainda ver o meu filho acordado. (

Os riscos de ter um acidente a 120 ou 150 para mim sao completamente neglegenciaveis... pois se por um lado posso bater mais forte se for a mais velocidade por outro acho que corro mais o risco de adormecer ou me distrair a 120.

99% das pessoas que classifico como utilizadores profissionais das AE circulam a esta velocidade e sao muito disciplinados. O cruise control nos carros de hoje tambem facilita muito... carrega-se no botao quando se entra na AE e desliga-se a chegar aos Carvalhos... deixa de ser necessario ir a olhar para o velocímetro.

Para alem de limitar a minha velocidade de cruzeiro, tenho o cuidado de acompanhar online em locais próprios a informação em tempo real onde a Policia faz controle: a informação sobre os sitios mais batidos pela policia é meio caminho para evitar ser surpreendido num daqueles locais em que se pode tranquilamente mas cujo limite está bastante abaixo das condicoes de circulacao

E este fanatismo repressivo por parte das autoridades (e cujo o objectivo e apenas agriar mais $$$ para ser estoirado pelo estado) não tem qualquer justificação. Tenho milhares de Kms de Autobahn Alemã e toda a gente guia a velocidades elevadas, seja com que veiculo seja e a dita "auto-bahn" nao fica em nada atras das AEs portuguesas, apenas tem uma GRANDE diferenca: É totalmente GRATUITA!!!!  :napodeser: :napodeser:

Tranquilamente a quase 200 KmH sem problemas de apanhar multas... algures na A7 perto de Estugarda   :yeah:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 23, 2017, 15:28:40, 15:28
Responder #5

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Apesar de não ter a carta (e consequentemente o veículo) como "ferramenta de trabalho", encontro-me presentemente numa situação tal em termos de dependência do veículo - especialmente para transporte diário dos putos - que ficar sem ela nem que fosse pelo mínimo (1 mês) nem quero imaginar... :(

Provavelmente ficaria bem lixado...com "F".  :'(

Preferia pagar 3 ou 4x o valor da multa, do que ficar sem a carta nesta altura.
Seria muito mais do que um simples "aborrecimento".

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 09:11:59, 09:11
Responder #6

Moto2cool

• 4386
Uma pequena ajuda que uso sempre é o Radarbot, que fica offscreen e apenas acorda antes do radar, também tenho o radar de trânsito TomTom e como navegador GPS uso o Sygic. Não dispenso o chat dos radares de Portugal embora  seja um pouco confuso. ( Tudo isto é gratuito)
Acho que isto está noutro tópico mas não será demais partilhar aqui.

Dezembro 24, 2017, 11:28:11, 11:28
Responder #7

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Abrir  :offtopic:
(...)
Até um carro da BT (um Toyota Avensis), sem sirenes ou luzes ligadas a assinalar o que quer que fosse de urgente, passou que parecia um foguete... :D  (...)

Esse deve já estar na oficina vitima de acidente mas não muito grave: um BMW serie 6 que gostou bastante da traseira do Avensis.
Não fez ainda 15dias...

Fechar  :offtopic:

Quanto ao tópico...
Recordo-me de alguém me "criticar" por comentar sobre a minha recente aquisição (Triumph Sprint ST 1050 ABS) e dizer que quem compra uma moto destas não faz sentido se preocupar em consumos...
Ora os consumos são proporcionais directos conforme a pressão que fazemos com o punho direito.
Não sou propriamente um condutor foguete ou missil e apenas desloco-me conforme uma velocidade de cruzeiro que me sinto confortável e ou adapto a velocidade à via e tráfego ou opto por vias alternativas com menor tráfego para me manter mais confortável. exemplo: há alturas que é melhor ir pelo IC19 até cascais/sintra do que ir pela A5... (andamento 100/110kmh)

Em passeios com Amigos, se for em modo "road leader", raros são aqueles que não conseguem bater recordes de consumo, inclusivé quem siga de carro.
Com isto não quer dizer que se ande a 30kmh mas em passeios para ir desfrutando a paisagem nada melhor do que deixar ir a moto/carro nas calmas, sem grandes acelerações nem travagens, uma velocidade constante.

"Claro que todos somos uns santinhos e nunca vamos sequer um dia ou outro aliviar stresses e não nos preocuparmos com consumos..."

Portanto...poderemos ser apanhados e multados proporcionalmente quando mais regularmente andarmos acima dos limites permitidos por lei.
Mas se alguém tiver algum problema...chame um daqueles advogados da moda: "isso são factos passados"  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Dezembro 24, 2017, 13:00:11, 13:00
Responder #8

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Disseste uma coisa muito acertada e que nem toda a gente leva muito a sério quando se refere à conduçao dos outros...
É que cada um deve conduzir e sentir-se "confortável" com o seu ritmo, com a sua velocidade.

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 14:58:07, 14:58
Responder #9

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
A pergunta do tópico é muito ambígua.

É sobre o perigo de multa, ou pelo perigo da velocidade?

Prudente nunca é, seja um ou outro caso.

Dezembro 24, 2017, 15:03:23, 15:03
Responder #10

Moto2cool

• 4386
Nunca é prudente andar de mota ;)
Por isso acho que prudente não será um adjectivo que melhor nos qualifique ;)

Dezembro 24, 2017, 15:03:49, 15:03
Responder #11

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada

Pelo menos eu, acho que o topico não tem qualquer ambiguidade, é apenas sobre como dizes "perigo de multa", basta ler mais atentamente o próprio titulo do tópico...

Dezembro 24, 2017, 15:12:28, 15:12
Responder #12

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal

Depois de leres o tópico - e que certamente o fizeste - e não somente ficares-te pelo título, torna-se muito mais claro o sentido. :)

Quanto à velocidade já estão por cá criados outros tópicos e iria sustentar o tema numa repetição, pelo que criei outro tema.

Não existe ambiguidade alguma se for lido (...e entendido) o sentido do que é dito.

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 15:16:54, 15:16
Responder #13

Africandruglord

• **

• 466

Depois de leres o tópico - e que certamente o fizeste - e não somente ficares-te pelo título, torna-se muito mais claro o sentido. :)

Quanto à velocidade já estão por cá criados outros tópicos e iria sustentar o tema numa repetição, pelo que criei outro tema.

Não existe ambiguidade alguma se for lido (...e entendido) o sentido do que é dito.

"A pergunta do tópico é muito ambígua."

Depois de leres o que afirmei, torna-se claro a ambiguidade da pergunta que fizeste no título.

Não falei do restante tópico  :)

Dezembro 24, 2017, 15:18:46, 15:18
Responder #14

Africandruglord

• **

• 466

Pelo menos eu, acho que o topico não tem qualquer ambiguidade, é apenas sobre como dizes "perigo de multa", basta ler mais atentamente o próprio titulo do tópico...

Basta ler atentamente também o que escrevi, o clickbait utilizado no título, é ambíguo.

Dezembro 24, 2017, 15:27:14, 15:27
Responder #15

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Africandruglord,

Eu percebi perfeitamente o que disseste, o problema está tão somente no sentido limitativo que dás à palavra prudente, ao ponto de entenderes que é ambíguo ao tema aqui em causa e eventualmente mais apto ao perigo da velocidade. E aí que erra a tua interpretação, vendo ambiguidade onde não tem de existir...sobretudo após leitura do tópico como expliquei mais acima.

Ser prudente num contexto da adequação de comportamento estradal, é ser cauteloso, é ser ajuizado, é ser precavido e preparado no sentido de antecipação de problemas futuros.

Tudo coisas que o tema central focaram.

Agora se acaso o título do tópico te faz tamanha confusão para o comentares e não o próprio tema em si....isso é lá contigo. :)
O meu amigo tem a liberdade de pensar aquilo que entender...
« Última modificação: Dezembro 24, 2017, 15:32:18, 15:32 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 15:32:10, 15:32
Responder #16

Africandruglord

• **

• 466
Eu também percebi perfeitamente que o sentido que queres que o tópico leve, é o do perigo de seres multado ou não.

E para tal, o uso da palavra prudente, na pergunta que fazes, está incorrecto.

Nunca é prudente andar a 150km/h, há vias que quase que imploram essa velocidade ou muito mais ( e contra mim falo ), mas quanto maior a velocidade, menor o espaço para alterar trajectória em caso de emergência.

Quanto ao limite que os senhores da autoridade toleram, na lei diz 120, mas digo-te o mesmo, o amigo é livre de andar à velocidade que deseja, não lhe chame é prudente.

Dezembro 24, 2017, 15:42:21, 15:42
Responder #17

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Chamo-lhe então acautelado? Tem para o caso o mesmo significado...

Chamo-lhe então precavido? Tem para o caso mesmo significado...

Nunca é prudente andar a 150km/h, há vias que quase que imploram essa velocidade ou muito mais ( e contra mim falo ), mas quanto maior a velocidade, menor o espaço para alterar trajectória em caso de emergência.
(....)

Pelo que voltas a escrever, percebe-se claramente que só tomas a palavra prudente pelo perigo, não aceitando que a mesma tenha de facto significado e sentido real diferente. Que foi aquele que foi dado ao tópico.

Boas festas e obrigado pelas tuas intervenções no tópico.

Quando daqui a pouco for visitar os meus familiares, vou tentar lembrar-me deste tópico e ter a prudência necessária para não ultrapassar em demasia os sinais de velocidade com que me cruzar... :)

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 15:47:47, 15:47
Responder #18

Africandruglord

• **

• 466
Qualquer um dos sinónimos que foste buscar ao google, podem aplicar-se, tornando a pergunta tão ambígua como inicialmente foi feita.

Boas festas  :sportbike:

Dezembro 24, 2017, 15:53:18, 15:53
Responder #19

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal

(....)

É pá vou-te ser sincero....

Se colocas esta pergunta no tópico (ver citação) e se o titulo é: "Com tanto controlo e sanções, será prudente andar recorrentemente a +150Km/h na A.E.??"....eu acho que logo à partida ficaria esclarecido do sentido....

Mas pronto. Está tudo bem. :)

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 15:57:44, 15:57
Responder #20

Africandruglord

• **

• 466
Senão houver controlo e sanções, parte-se do principio, segundo a tua lógica, que passará a ser prudente  :D

Dezembro 24, 2017, 16:08:02, 16:08
Responder #21

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
 :)

Queres é a lógica da batata...

Mas basta pensar um pouco...nem é preciso muito.

A velocidade acarreta sempre riscos (se acaso fosse esse o sentido do tópico, que não é), pelo que neste caso - o do tópico - existe a agravante de se ser multado ou, pior ainda, ter de se ficar sem a carta.

No contexto de forte policiamento e controlo estradal existente, isto é ser-se prudente.

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 16:09:49, 16:09
Responder #22

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
tendo em conta o início da frase , talvez mudar 'prudente' para 'despreocupante' .

Dezembro 24, 2017, 16:14:10, 16:14
Responder #23

Africandruglord

• **

• 466
Uma mentira contada muitas vezes não passa a verdade.

Não podes dar o significado que queres a uma palavra, elas normalmente já o têm.

Se o limite legal para circular na via é 120 km/h, e a partir do qual dependes da "boa vontade" da patrulha, porque raio iria ser prudente andar a 150?

E aqui nem falo na ambiguidade do que perguntas, para não te baralhar.

How hard can it be indeed.

Dezembro 24, 2017, 16:15:26, 16:15
Responder #24

TMXR

• 4156

Masculino
Eu percebi perfeitamente o sentido do "titalo" do topico  ;)

Mas eu nao sou exemplo: a unica positiva que tive a Portugues foi porque levei uma composicao sobre o Camoes dento bolso para o exame final  :zangadoregras:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 24, 2017, 16:18:04, 16:18
Responder #25

TMXR

• 4156

Masculino

Se o limite legal para circular na via é 120 km/h, e a partir do qual dependes da "boa vontade" da patrulha, porque raio iria ser prudente andar a 150?

Porque é do conhecimento geral que a policia nas fiscalizacoes de velocidade nas AE e fora delas 99% das vezes poe o radar a disparar apenas a partir das velocidades onde já facturam 120€???

nao deve ser rentavel passar um papel daqueles por 60  :tornarseanjinho:

Dezembro 24, 2017, 16:25:56, 16:25
Responder #26

Africandruglord

• **

• 466

Porque é do conhecimento geral que a policia nas fiscalizacoes de velocidade nas AE e fora delas 99% das vezes poe o radar a disparar apenas a partir das velocidades onde já facturam 120€???

Para os automóveis ligeiros e motociclos, ultrapassar a velocidade limite em até 20 km/h nas localidades ou em até 30 km/h fora das localidades (infração leve) pode custar entre 60 a 300 euros.

60 é o minimo

Dezembro 24, 2017, 16:26:51, 16:26
Responder #27

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

What??? :???:

(....)
(....)

Para não me baralhar...? :D

Oh meu...lê o tópico ou o título como mais te aprouver.
Se não te agrada, tudo bem na mesma. Mas a sério...lê como mais te satisfizer. E se tal não acontecer, é pá...lamento.

Na verdade, causa-me sim alguma "baralhação" eu ainda ir tendo paciência para criar tópicos no fórum.

Realmente não sei o que me dá...

Se calhar vou ler este tópico (LINK para me juntar ao tipo que de forma ambígua o terá aberto umas centenas de vezes...
Pode ser que eu depois largue aqui algumas "postas de pescada" e a Administração tenha a benevolência de me conceder a saída de forma justificada.

Provavelmente eu até ganharia saúde se me o fizessem..

Dalai Lama

Dezembro 24, 2017, 16:31:49, 16:31
Responder #28

Africandruglord

• **

• 466
(....)

What??? :???:

(....)
(....)

Para não me baralhar...? :D

Oh meu...lê o tópico ou o título como mais te aprouver.
Se não te agrada, tudo bem na mesma. Mas a sério...lê como mais te satisfizer. E se tal não acontecer, é pá...lamento.

Na verdade, causa-me sim alguma "baralhação" eu ainda ir tendo paciência para criar tópicos no fórum.

Realmente não sei o que me dá...

Se calhar vou ler este tópico (LINK para me juntar ao tipo que de forma ambígua o terá aberto umas centenas de vezes...
Pode ser que eu depois largue aqui algumas "postas de pescada" e a Administração tenha a benevolência de me conceder a saída de forma justificada.

Provavelmente eu até ganharia saúde se me o fizessem..

Oh meu...

Tu crias os tópicos que quiseres, liberdade de expressão existe para os 2 lados  :ok:

Esse tópico é aberto sempre que venho cá, uma vez que foi para o ler que aqui criei conta, sendo desde então o bookmark para aqui entrar  :diabolico:

Dezembro 24, 2017, 16:35:45, 16:35
Responder #29

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Relax  !  8)
A propósito de velocidade e radares aqui deixo a minha contribuição :
« Última modificação: Dezembro 24, 2017, 16:36:59, 16:36 por Luis Salgueiro »

Dezembro 24, 2017, 17:45:52, 17:45
Responder #30

Moto2cool

• 4386
Penso que a dúvida entre a prudência dos 120 ou 150 poderia ser esclarecida para bem desta conversa. A diferença entre a penalização acima dos 120 para a penalização acima dos 150 na maioria das AE justifica cuidados acrescidos. Está no código, que não podemos invocar desconhecimento. Neste momento não tenho presente o artigo mas se isso ajudar posso colocar aqui no futuro.
Era isso que pensei (pensámos?) se teria percebido o título do tópico, o resto são "fait divers"

Dezembro 24, 2017, 17:48:44, 17:48
Responder #31

Moto2cool

• 4386
Relax  !  8)
A propósito de velocidade e radares aqui deixo a minha contribuição :

Luís, se essa mota fosse líder da caravana corria-se o risco de à chegada existirem 10x mais motociclistas que à partida :)

Dezembro 24, 2017, 17:59:58, 17:59
Responder #32

TMXR

• 4156

Masculino

Para os automóveis ligeiros e motociclos, ultrapassar a velocidade limite em até 20 km/h nas localidades ou em até 30 km/h fora das localidades (infração leve) pode custar entre 60 a 300 euros.

60 é o minimo

Estavamos a falar do "para lá" do "até"  ;) :D :nice:

Dezembro 27, 2017, 11:31:49, 11:31
Responder #33

TMXR

• 4156

Masculino
Desculpa a curiosidade... que zona da N8 é que é de 40kmh???

Dezembro 27, 2017, 14:02:15, 14:02
Responder #34

Moto2cool

• 4386
Hoje em dia não é prudente andar a velocidade nenhuma. Ainda na semana passada recebi duas cartinhas da policia de torres vedras, 300€ em cada uma. Apanhado a mais de 90 numa zona de 40 (fazia a nacional torres vedras - Lisboa todos os dias). Isto numa CBF125. Portanto não é preciso grandes motas para nos f... na mesma  ol:
Já fui multado nessa estrada, ao fim da descida da Riberalves, fotografaram-me aí e mandaram-me parar na rotunda da AE sul

Dezembro 27, 2017, 14:13:37, 14:13
Responder #35

TMXR

• 4156

Masculino
Sim... No dessa descoda tens uma "pseudo" povoação e cujo limite e 50 km/h... É normal estar lá uma renault monovolume com um multanova dentro.

Por acaso o dono da primeira vivenda também tem uma carrinha precisamente igual e que me induz em erro frequentemente  :D

Dezembro 28, 2017, 10:44:29, 10:44
Responder #36

dfelix

• 5005
Na N374 já fiz 4 contribuições para o orçamento de estado.

Dezembro 28, 2017, 11:41:11, 11:41
Responder #37

dfelix

• 5005
Em Tocadelos está uma armadilha...  e um pouco mais á frente na saída de Malhapão está outra.

3 das 4 vezes que fui chumbado por aqui ainda foram no tempo em que mandavam parar um pouco mais à frente.
Na altura tive alguns debates com as autoridades... e questionei porque é a fiscalização nesta estrada não é nas zonas onde costumam acontecer os acidentes.
Tentaram-me fazer de parvo e passar um atestado de incompetência.
Como se durante boa parte da minha vida não tivesse feito esta estrada pelo menos duas vezes por dia e não tivesse perdido já a conta ás vezes que parei devido a acidentes, sobretudo despistes com a estrada molhada com malta a entrar pelas hortas dentro!

Agora estas abordagens são raras de acontecer.
Pois mandar as multas para casa é mais rentável para o Estado e é menos constrangedor para os agentes.

A nacional em si tem troços onde se anda confortavelmente a altas velocidades.

Tem boas curvas rápidas e boas curvas lentas...

:D

« Última modificação: Dezembro 28, 2017, 11:45:17, 11:45 por dfelix »

Dezembro 28, 2017, 15:00:13, 15:00
Responder #38

TMXR

• 4156

Masculino
Ah OK!!!

Sim.. a N8 tem alguns pontos criticos um dos mais engracados uma recta de alguns 2 kms apos Lousa com umas casas e uma muito conveniente paragem de autocarro para esconder a maquina fotografica  :D :D

Essa N374 é de facto perigosa... conheço bem pois por vezes passo por lá e estou sempre bem atento nesses 2 spots de má fama... ja mais perto de Loures ainda ha um 3 apos passar o bairro da Milharada há um 3º 

Penso que quem bate essa zona é a GNR de Torres de Vedras e infelizmente os ares do campo inspiram umas atitudes muito discutiveis... tambem é frequente o controle na AS de Loures numa zona em que é 100 KmH e noutras... particularmente nas do tipo desta em que como se depreende pela placa de localidade... entramos mesmo numa localidade  :D :D :D (e é uma localidade, se nos abastrairmos do facto que existe  uma casa abandonada  e 0 pessoas)  :D :D

Dezembro 28, 2017, 15:30:13, 15:30
Responder #39

dfelix

• 5005
Onde já patinei algumas vezes foi nessas curvas lentas que colocaste, quem não conhece a estrada e a dimensão da curva é fácil entrar a abrir e depois ter dificuldade em levar o bixo ao sitio.

É onde já parei por diversas vezes para ir apanhar malta que foi parar à horta!
E os acidentes acontecem sobretudo a descer. Pois o terreno deve ter ali uma nascente e é normal estar húmido.

Já a subir... as curvas são um mimo!  :diabolico:

Penso que quem bate essa zona é a GNR de Torres de Vedras (...) tambem é frequente o controle na AS de Loures numa zona em que é 100 KmH e noutras...

No local onde habitualmente colocavam um móvel dentro da A8 agora está um fixo.
Confirmo que é a GNR de Torres de Vedras. E sem querer descobri há uns tempos quem foi o agente responsável por esse sinal de 100 que agora tem um radar.
(Tenho as informações necessárias caso alguém queira lhe dar uma sova)
 :D

Dezembro 28, 2017, 16:05:30, 16:05
Responder #40

TMXR

• 4156

Masculino
O sinal apareceu porque houve um dia em que um camião que carregava uma casa pre-fabricada vinha a descer para Loures e o camionista devia certamente estar a prestar atenção aos calendários com umas miudas cheias de calor que certamente tinha dentro da cabine e esqueceu-se que la mais abaixo havia umas portagens e precisava de la parar... o resultado foi um camiao tombado e uma casa pre-fabricada ter ficado aos bocados na praca antes da portagem de loures.

passado uns 2 ou 3 anos, aconteceu novamente o mesmo... mas desta vez o camiao entrou mesmo pelas portagens adentro....

Para resolver o problema, as autoridades resolveram fazer o habitual... matar uma mosca com um tiros de canhao e meteram o limite de 100 desde "lá de cima"

Dezembro 28, 2017, 16:30:38, 16:30
Responder #41

dfelix

• 5005
A minha primeira acima dos 200 foi "nesse" sinal...  e já foi há uns boooooooonnnnnnnns anos atrás!

Ainda esse troço da A8 só tinha duas faixas de cada lado, o piso era betão e estava cheio de ressaltos pois sempre que chovia havia um novo bocado que abatia!

Aquilo era perigoso.
E sim... tentaram resolver colocando o sinal, que até ás obras estava um pouco mais atrás logo a seguir à Repsol.