Autor Tópico: O trauma de tirar o capacete nos postos de abastecimento  (Lida 23408 vezes)

Janeiro 16, 2018, 15:45:12, 15:45
Lida 23408 vezes

lmferreira

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 718

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X
  • Localidade: Évora
Existem motards que se recusam a retirar o capacete antes, durante, e depois dos abastecimentos em postos de combustível. Se forem chamados atenção, ainda são capaz de se recusarem a abastecer e viraram costas.

Ao que já apurei, alguns postos de abastecimento começam mesmo a exigir que se retire o capacete, devido à segurança e até a eventuais fugas.

Porque é que alguns motards se recusam a tal? Pela dificuldade de retirar o capacete? O trabalho de o tirar e meter logo passado poucos minutos? Questão de teimosia?
« Última modificação: Janeiro 16, 2018, 15:46:40, 15:46 por lmferreira »

Janeiro 16, 2018, 16:14:09, 16:14
Responder #1

carlos-kb

• Visitante
Uma ocasião, em viagem, parei para abastecer num posto algures na zona centro do país. E como havia pagamento na bomba, iniciei o pagamento, com vista a abastecer e não retirei o capacete (pelo trabalho de o fazer, e não ser só capacete, mas também o passa montanhas).

De imediato fui alertado pela funcionária no local, que se dirigiu a mim, alegando que eu teria de o fazer. Ao que eu questionei o porquê, visto estar a fazer o pagamento na bomba e ter a matricula perfeitamente legível? A resposta dela foi que era exigências de segurança do estabelecimento, que em nada tinham que ver (só) com roubos.
Como não estava para me chatear e até precisava mesmo de abastecer, acedi ao pedido, tirei o capacete e passa-montanhas, acabei de fazer o pagamento na bomba, abasteci, voltei a equipar-me e segui. Mas ainda hoje desconheço o que estar de capacete possa comprometer a segurança do local, para além da ocultação da face (identidade) e consequente eventualidade de roubos?

Esses pictogramas são do Brasil, que aí sim, é obrigatório retirar capacete em tudo o que sejam espaços comerciais e de serviços (posto de abastecimento incluídos).
« Última modificação: Janeiro 16, 2018, 16:15:55, 16:15 por carlos-kb »

Janeiro 16, 2018, 17:36:46, 17:36
Responder #2

carlos-kb

• Visitante
Por norma também tiro sempre o capacete, quando é para abastecer e pagar a seguir.
Na situação que referi acima, não retirei o capacete, pelo simples facto de a bomba em questão possibilitar o pagamento na mesma. E só não entendi a coisa, depois de confrontado com a indicação para o tirar, sob pretexto dos (alegados) procedimentos de segurança que eram norma.

Por outro lado, curiosamente há algum tempo que não me fazem o "filme" do pré-pagamento, e mesmo quando a bomba está "trancada", dou sempre a indicação que vou atestar e a coisa decorre com normalidade.

Janeiro 16, 2018, 17:46:51, 17:46
Responder #3

pedroareias

• Visitante
É sempre possível usar uma máscara dificilmente detectável. https://www.realfleshmasks.com/our-silicone-masks

[sim, sim, Sr. Agente, fomos assaltados por uma velhinha numa Ninja H2 com o escape livre].

Janeiro 16, 2018, 18:39:48, 18:39
Responder #4

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Habitualmente por uma questão de segurança, mas também me parece uma regra básica de boa convivência, respeito mútuo, educação.

A um nível mais geral, tenho para mim que se queremos (enquanto motociclistas) ser tratados como gente respeitável, não devemos comportar-nos como um grupo pouco recomendável  que não cumpre regras mínimas de sã convivência e acha que as regras são boas, se forem para aplicar aos outros (matrículas tapadas, acelerações e ratéres à jagunço madrugada fora, etc, etc...).

Por outro lado, também acho inadmissível essa história de exigirem exclusivamente aos motociclistas pré-pagamento. Não quero nem mais nem menos para mim quando vou de moto ou de carro, em função do veículo. Quero um tratamento igual.

Janeiro 16, 2018, 18:49:59, 18:49
Responder #5

pedroareias

• Visitante
Onde é que na legislação, está escrito que se deve tirar o capacete?

Se não está, só o devemos tirar se nos for conveniente.

Se está, devemos tirá-lo.

Habitualmente por uma questão de segurança, mas também me parece uma regra básica de boa convivência, respeito mútuo, educação.

A um nível mais geral, tenho para mim que se queremos (enquanto motociclistas) ser tratados como gente respeitável, não devemos comportar-nos como um grupo pouco recomendável  que não cumpre regras mínimas de sã convivência e acha que as regras são boas, se forem para aplicar aos outros (matrículas tapadas, acelerações e ratéres à jagunço madrugada fora, etc, etc...).

Por outro lado, também acho inadmissível essa história de exigirem exclusivamente aos motociclistas pré-pagamento. Não quero nem mais nem menos para mim quando vou de moto ou de carro, em função do veículo. Quero um tratamento igual.

Janeiro 16, 2018, 18:59:20, 18:59
Responder #6

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
Onde é que na legislação, está escrito que se deve tirar o capacete?

Se não está, só o devemos tirar se nos for conveniente.

Se está, devemos tirá-lo.

Não está escrito em lado nenhum. Nem devia. 
Como também não está escrito em lado nenhum que um gajo não deve entrar de boné num café, numa sala de reunião, numa igreja, num banco, numa sala de aulas.
E no entanto, não falta quem o faça.

Janeiro 16, 2018, 19:43:55, 19:43
Responder #7

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Não tiro o capacete quando atesto na estação do costume porque já me conhecem há anos.

Com modular não tiro em nenhuma estação de serviço, limito-me a levantar a queixeira.

Legalmente ninguém pode exigir que se tire o capacete, mas podem-se recusar a abastecer.

A única segurança que está em causa é da riqueza do dono, porque pode-se fugir sem pagar e não identificam o culpado ( mesmo com a matrícula, pode ser roubada).

Não meto combustível com pré-pagamento, prefiro ir a outro lado.

Quando andamos de mota e capacete somos todos iguais para os não motociclistas. A m#€&@ que um faz reflete-se em todos, por isso preocupa-me o que os companheiros fazem.

Tenho uma ótima relação com os automobilistas, de uma forma geral todos se desviam para eu passar porque não forço a passagem, não reclamo com sinais de luzes ou buzina, não acelero ostensivamente para ser ouvido ( também o escape não faria muito). Limito-me a ficar no enfiamento do carro e deixar-me ver.

Qualquer fd# que provoque ou hostilize os automobilistas faz-me a vida difícil, porque todos pagamos.

Se temos que tirar o capacete nas estações de serviço é porque outros não o fizeram e furtaram combustível.

Infelizmente as más ações de poucos ficam mais na memória que as boas ações de muitos.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 16, 2018, 19:50:47, 19:50
Responder #8

AntonioFerreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 65

Masculino
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
Eu tiro sempre o capacete quer abasteça na minha terra ou fora
Nunca me foi exigido pré pagamento em nenhuma bomba, será que os meus quase 70 anos e cara de velhote transmitem confiança aos funcionários das mesmas?

Janeiro 16, 2018, 20:22:38, 20:22
Responder #9

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
lol nunca tirei nem nunca me pediram para o fazer.

Quanto muito pediram-me para abastecer num local onde me vissem.

No entanto, se pedirem, não custa nada.

Janeiro 16, 2018, 21:24:53, 21:24
Responder #10

jmartins13

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Normalmente dou preferència a abastecer em bombas com pagamento MB na bomba. Tiro as luvas e já é chato o suficiente.
Como ando sempre de capacete aberto, não vejo necessidade de o tirar para abastecer, agora as situações divergem, pois já aconteceu ter de fazer pré-pagamento e entro na loja, pago e abasteço. Nas já me aconteceu entrar na loja e em tom policial "obrigarem-me" a tirar o capacete, e aí, 3 situações diferentes se passaram:

1. Estava à rasca por gota e ok, cumpri.
2. Tinha gota para ir a outra bomba, manifestei o meu desagrado, manifestei-me e fui à concorrência.
3. Apanharam-me mal disposto e com tempo, e preenchi o livro de reclamações, sem tirar o capacete.

Atenção: sempre de capacete aberto, se fosse fechado, seria compreensível claro, a não ser que caíssem no disparate de ter de o tirar para fazer pré-pagamento em MB na própria bomba, como costuma haver nas prio.

Janeiro 16, 2018, 22:04:00, 22:04
Responder #11

PBarros

• Visitante
Por essas e por outras é q eu faço 95% dos abastecimentos no mesmo posto, perto da minha casa....
Para mim, pré-pagamento, não obrigado, até porque atesto sempre o deposito e não sei quantos litros vou pôr...
Até compreendo em parte os postos de abastecimento....mas bolas, nao gosto que desconfiem de mim...( nem em puto roubei pastilhas nem pilhas no "Continente" !!!)
Tirar capacete, luvas, balaclava às vezes, dá um trabalho do "arco da velha"....
Se me pedissem para tirar o capacete mesmo fazendo pré-pagamento, virava costas e nunca mais entrava nesse posto....
Postos há muitos.

Janeiro 16, 2018, 22:55:28, 22:55
Responder #12

pedroareias

• Visitante

Janeiro 17, 2018, 08:53:47, 08:53
Responder #13

PBarros

• Visitante
Maneira de dizer, em parte....tinha amigos q (sem necessidade) "achavam piada" em "fanar" esses artigos nos estabelecimentos....(coisas de putos..) :(
A questão é a desconfiança....

Janeiro 17, 2018, 09:51:01, 09:51
Responder #14

JViegas

• 4723

Masculino
Como costumo colocar gasolina no mesmo posto não retiro o capacete. Os três funcionários que ali trabalham, que colocam gasolina nas viaturas e recebem pagamentos por vezes já em deixam meter gasolina enquanto atendem outras viaturas. Já me conhecem portanto.

Em outros locais retiro sempre o capacete por opção própria.

Já me pediram pré pagamento. Não abasteci. Fui abastecer na concorrência. Como circulo em Lisboa e arredores, não tenho problemas em arranjar outra bomba de gasolina.

Janeiro 17, 2018, 10:12:08, 10:12
Responder #15

carlos-kb

• Visitante
Estou a ver que vocês abastecem sempre no(s) mesmo(s) posto(s).

Só pergunto é como??? A não ser que as vossas voltinhas sejam sempre dentro do vosso "quintal".

Eu, com uma moto de autonomia total de 250 Km e uma reserva de 50/60 Km, bem fornicado estava, se fosse a pensar sempre a abastecer no mesmo local...
Não tenho essa coisa de ser "cliente da casa".  Mas se calhar sou eu que sou um gajo que a maior parte das vezes que sai de mota, é para rolar umas boas centenas de Km.

Mesmo no caminho de casa-trabalho (25 Km), quando levo a moto, tenho possivelmente mais de uma dezena de postos de abastecimento à escolha.  Claro que pode haver postos que utilize com mais regularidade, mas daí a ser sempre no mesmo... não! Por norma, abasteço quando ela precisa e no que está mais a jeito.

P.S. - Ok.... agora vão-me falar da "fidelização" a certo posto, por causa dos cartões de desconto. Chatice.... tenho cartões de desconto para quase todas as marcas (BP / Cepsa / Repsol), e os descontos acabam por ser quase em todas elas em valores muito semelhantes (o que com os preços "concertados" como temos, acaba por dar literalmente "igual ao litro"  :D).
« Última modificação: Janeiro 17, 2018, 10:13:53, 10:13 por carlos-kb »

Janeiro 17, 2018, 10:51:17, 10:51
Responder #16

pedroareias

• Visitante
Posso dizer-te que nunca liguei aos descontos.

Então para ti os consumos da VFR1200 são irrelevantes e o que interessa é a performance mas tens cartões de descontos?

Em que ficamos?

Só pergunto é como??? A não ser que as vossas voltinhas sejam sempre dentro do vosso "quintal".

Eu, com uma moto de autonomia total de 250 Km e uma reserva de 50/60 Km, bem fornicado estava, se fosse a pensar sempre a abastecer no mesmo local...
Não tenho essa coisa de ser "cliente da casa".  Mas se calhar sou eu que sou um gajo que a maior parte das vezes que sai de mota, é para rolar umas boas centenas de Km.

Mesmo no caminho de casa-trabalho (25 Km), quando levo a moto, tenho possivelmente mais de uma dezena de postos de abastecimento à escolha.  Claro que pode haver postos que utilize com mais regularidade, mas daí a ser sempre no mesmo... não! Por norma, abasteço quando ela precisa e no que está mais a jeito.

P.S. - Ok.... agora vão-me falar da "fidelização" a certo posto, por causa dos cartões de desconto. Chatice.... tenho cartões de desconto para quase todas as marcas (BP / Cepsa / Repsol), e os descontos acabam por ser quase em todas elas em valores muito semelhantes (o que com os preços "concertados" como temos, acaba por dar literalmente "igual ao litro"  :D).

Janeiro 17, 2018, 11:07:00, 11:07
Responder #17

carlos-kb

• Visitante
Posso dizer-te que nunca liguei aos descontos.

Então para ti os consumos da VFR1200 são irrelevantes e o que interessa é a performance mas tens cartões de descontos?

Em que ficamos?

Em que ficamos? Ficamos que se puder não gastar 1.5€, num depósito, porque carga de água o hei-de dar a ganhar ao posto? Sempre dá para dois cafés ou uma imperial... e ainda sobra.   :bejeca: :convivio:  :stuck_out_tongue:

Claro que tenho cartões... não os pedi! Mas são-me oferecidos (BP é o cartão oferecido pela BMW /  Repsol é pelo SLB e pela Seguradora / Cepsa é o cartão da DECO). Se os tenho, porque não os hei-de usar?  :pensador:

Janeiro 17, 2018, 11:11:22, 11:11
Responder #18

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Eu por norma retiro sempre o capacete para abastecer. O que acho ridiculo, isto é um pouco OFF-TOPIC é, como já me pediram e o companheiro Isaac não sei se já deu conta aqui nas bombas do Intermarche em Évora, eu querer atestar e não poder abastecer e ser obrigado a pagar um determinado valor e se a mota não levar esse determinado valor ir à caixa receber o troco.... :napodeser: :napodeser:
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Janeiro 17, 2018, 11:17:06, 11:17
Responder #19

pedroareias

• Visitante
 :nice:

Para mim os consumos interessam. Já cheguei a gastar 7 e não é agradável. Sempre a parar para atestar.

Janeiro 17, 2018, 11:27:33, 11:27
Responder #20

carlos-kb

• Visitante
aqui nas bombas do Intermarche em Évora, eu querer atestar e não poder abastecer e ser obrigado a pagar um determinado valor e se a mota não levar esse determinado valor ir à caixa receber o troco.... :napodeser: :napodeser:

Eles não podem fazer isso. Ao fim e ao cabo, já não falando da questão da discriminação, o que te estão a fazer é a obrigar a fazer um depósito ou uma caução, o que se não estiver devidamente justificado, afixado e nos regulamentos internos, não é legal.

Sabes o que eu começava a fazer, para eles ficarem "fornicados" da vida?

Pagava como se fosse atestar, com cartão MB... depois ia abastecer e metia um valor baixo, tipo 57 cêntimos... e depois voltava lá a dizer -" Olha afinal até estava quase cheio... Devo ter o manómetro da gasolina meio avariado!!!"  :lolol:. Eles tinham que te dar o troco, com notas e várias moedas à mistura e ainda pagavam a taxa da transacção de MB.
Se depois ainda viessem dizer que há um valor de abastecimento mínimo, era responder "então e quer que eu leve a gasolina aonde? No bolso?".  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Por acaso à conta dessa coisa do "ter de deixar um valor para atestar", há um episódio sobejamente famoso nos meandros motociclísticos, por um rapaz que conheço pessoalmente (O Rui "Ventoinha" Coelho), de Alverca, que deixou como caução para atestar, um peculiar objecto de "valor".... tanto que até teve honras de dar tema a uma prancha das B.D. do Tom Vitoin.

Nota: Esta caricata história aconteceu mesmo!

« Última modificação: Janeiro 17, 2018, 11:36:30, 11:36 por carlos-kb »

Janeiro 17, 2018, 11:33:49, 11:33
Responder #21

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
É sempre possível usar uma máscara dificilmente detectável. https://www.realfleshmasks.com/our-silicone-masks

[sim, sim, Sr. Agente, fomos assaltados por uma velhinha numa Ninja H2 com o escape livre].

:lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Há situações que tenho de ir tratar de coisas a Lisboa e por todos os motivos anexos ao uso da moto me fazerem perder tempo, serem mais complicadas e menos praticas, tenho preferido usar o "Fertagus", nomeadamente: sair de casa, deslocar-me até à garagem que não é perto, abrir porta, tirar moto, equipar, fechar porta, seguir viagem, às vezes perder tempo a ir abastecer, seguir viagem, chegar ao destino, estacionar, "desequipar" e os custos da viagem com combustivel e portagem que fica ela por ela com o "Fertagus.

Por alguns destes motivos, tal como o tempo desequipar e voltar a equipar, nas bombas de gasolina torna-se por vezes chato e que faz perder tempo quando estamos com pressa.
Depois há outro motivo que se deve falar, o principio de igualdade quando as bombas de gasolina não estão em pré-pagamento, se o carro chega e coloca combustivel, a moto deverá ter a mesma facilidade.
As bombas de gasolina não podem generalizar os problemas que têm com algumas motos que fogem sem pagar e chamar a todos os restantes como se fossem criminosos!
Tanto que deve haver mais histórias de carros que fogem sem pagar e/ou histórias de tipos que têm alterações feitas nos carros para fugirem com tipo 200lt, como já ouvi.
É por estas e por outras que julgo que estas recentes medidas dos postos de abastecimento sejam pouco ou nada juridicamente legais (faltou-me aquela palavra...).

Mas compreendo o outro lado da medida e tento arranjar uma forma alternativa para não me irritar a pensar no que disse atrás:
-quando vou abastecer perco o maior tempo do mundo, demoro tempo cá fora a tirar equipamento, ando devagar até ao interior, acabo por beber um café, ou ver os jornais/revistas, vou ver se já têm o óleo de lubrificar corrente da castrol, ando na fila devagar e a pagar ponho conversa com habitualmente uma empregada, nem que seja falar disto de tirar o capacete... e no fim vou-me embora e com grande hábito a empregada a dizer que não era preciso ter tirado o capacete...
Resumo: Tenho de tirar o capacete, provoco demora nas filas para abastecimento indirectamente propositadamente, mas depois aquele rebuçado no final... ;D

Janeiro 17, 2018, 11:37:32, 11:37
Responder #22

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
aqui nas bombas do Intermarche em Évora, eu querer atestar e não poder abastecer e ser obrigado a pagar um determinado valor e se a mota não levar esse determinado valor ir à caixa receber o troco.... :napodeser: :napodeser:

Eles não podem fazer isso. Ao fim e ao cabo, já não falando da questão da discriminação, o que te estão a fazer é a obrigar a fazer um depósito ou uma caução, o que se não estiver devidamente justificado, afixado e nos regulamentos internos, não é legal.

Pagava como se fosse atestar, com cartão MB... depois ia abastecer e metia um valor baixo, tipo 57 cêntimos... e depois voltava lá a dizer -" Olha afinal até estava quase cheio... Devo ter o manómetro da gasolina meio avariado!!!"  :lolol:. Eles tinham que te dar o troco, com notas e várias moedas à mistura e ainda pagavam a taxa da transacção de MB.
Se depois ainda viessem dizer que há um valor de abastecimento mínimo, era responder "então e quer que eu leve a gasolina aonde? No bolso?".  :stuck_out_tongue_winking_eye:

:lolol: :lolol: :lolol: :lolol:
Era uma boa essa... Eles fazem tanto para motas como para carros, dizem de boca (nada afixado), que é derivado ao abastecerem e irem embora sem pagar..... Arranjaram maneira de eu nao ir lá mais lol.... agora então com o cartão de desconto de 0.05€ na Repsol que tenho através do cartão Norauto nem la meto os pés
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Janeiro 17, 2018, 11:38:57, 11:38
Responder #23

dfelix

• 5006
Que drama...

Há uns anos atrás era habitual a indignação sobre o pré-pagamento para motociclos.
Como agora o habitual é a regra aplicar-se a todos... a necessidade pela indignação virou-se para locais que negam o abastecimento a quem tem a cara tapada.
(Sinceramente, não me ocorre nenhum que o faça)

Por norma uso os sistemas "fast pay" ou via verde nas aderentes.
Sobretudo por ser mais rápido!
Pois aborrece profundamente ir para uma fila onde a maior parte da gente não está lá para abastecer mas para comprar tabaco ou pedir café.

Nas que não têm estes sistemas... sempre tirei o capacete como cortesia ao "pedir para atestar".
E em regra geral autorizam. Evito-se uma deslocação lá dentro desnecessária.

Só se estiver a chover é que não o faço.
Pois aí, a viagem de ir lá dentro duas vezes dá menos trabalho que retirar o capacete e ajeitar novamente o equipamento.

Há estações de serviço que não autorizam atestar...
Normalmente as muito movimentadas e em horários nocturnos ou madrugada.
Mas na sua maioria são as que já têm sistemas automáticos. Pelo que só é um problema quando estão avariados. O que é infelizmente muito habitual.

Nunca me senti indignado por "obrigarem" a pré-pagamentos.
Nem me sinto humilhado quando retiro o capacete e peço para atestar. Algo que sempre fiz volutariamente e talvez por isso nunca fui abordado para o fazer.

Janeiro 17, 2018, 12:03:43, 12:03
Responder #24

Paulo Fradinho

• 856

Masculino
Que drama...

Há uns anos atrás era habitual a indignação sobre o pré-pagamento para motociclos.
Como agora o habitual é a regra aplicar-se a todos... a necessidade pela indignação virou-se para locais que negam o abastecimento a quem tem a cara tapada.
(Sinceramente, não me ocorre nenhum que o faça)

Por norma uso os sistemas "fast pay" ou via verde nas aderentes.
Sobretudo por ser mais rápido!
Pois aborrece profundamente ir para uma fila onde a maior parte da gente não está lá para abastecer mas para comprar tabaco ou pedir café.

Nas que não têm estes sistemas... sempre tirei o capacete como cortesia ao "pedir para atestar".
E em regra geral autorizam. Evito-se uma deslocação lá dentro desnecessária.

Só se estiver a chover é que não o faço.
Pois aí, a viagem de ir lá dentro duas vezes dá menos trabalho que retirar o capacete e ajeitar novamente o equipamento.

Há estações de serviço que não autorizam atestar...
Normalmente as muito movimentadas e em horários nocturnos ou madrugada.
Mas na sua maioria são as que já têm sistemas automáticos. Pelo que só é um problema quando estão avariados. O que é infelizmente muito habitual.

Nunca me senti indignado por "obrigarem" a pré-pagamentos.
Nem me sinto humilhado quando retiro o capacete e peço para atestar. Algo que sempre fiz volutariamente e talvez por isso nunca fui abordado para o fazer.

Eu pelos pré pagamentos também nunca me senti indignado, agora ter de pagar um valor para poder atestar? Sei lá eu qt vai levar de gasolina ou gasóleo? Acho que não tem lógica. Peçam, como ja me aconteceu, deixar um documento identificativo enquanto atestava e depois de atestar é devolvido o documento (mas isso ja foi à muito tempo). Ultimamente qd quero atestar, tirando essa bomba do intermarche de évora, não tenho tido qualquer problema.

Janeiro 17, 2018, 12:16:12, 12:16
Responder #25

carlos-kb

• Visitante
Atesto sempre em cada abastecimento. E por norma, e como já referi acima, retiro o capacete, faço sinal que vou atestar, a bomba é destrancada, abasteço, vou pagar e sigo sem chatices.
Apenas de uma única vez, em que me queriam obrigar a deixar um valor ou identificação (a identificação é pessoal, não é legal reter por exemplo o CC de alguém, e acho que não tenho sequer de a deixar ao cuidado de um estranho). Mas esta situação foi devidamente registada no livro de reclamações.

Félix... o teu caso é diferente.... tens uma Ducati. E por norma, uma Ducati deixa-se sempre atestar à confiança, pois sabe-se que caso o condutor da mesma fuja sem pagar, irá ser facilmente encontrado na berma da estrada até 2 a 3 km à frente, por avaria mecânica.  :lolol:

Janeiro 17, 2018, 13:47:00, 13:47
Responder #26

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tópico curioso...

Até porque me lembrei de uma notícia precisamente contrária!!

Houve uma altura na Índia em que as gasolineiras, conjunto com as autoridades locais, chegaram a lançar uma espécie de recomendação... "no helmet, no petrol".

Traduzindo de forma brejeira: "Sem capacete, não há pitroli para ninguém".  :lolol:

Foi de tal forma que chegou a haver quem pedisse um capacete emprestado só para ir colocar combustível...  :D

Não estou a gozar, leiam: http://www.hindustantimes.com/india-news/no-helmet-no-petrol-drive-fails-to-pick-up-in-lucknow/story-sHCur7GlHJfJgM7nKLkzvK.html

E ainda anda aqui a malta preocupada sobre se deve tirar ou manter o dito.  :stuck_out_tongue_winking_eye:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 17, 2018, 13:54:09, 13:54
Responder #27

carlos-kb

• Visitante
E ainda anda aqui a malta preocupada sobre se deve tirar ou manter o dito.  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Ainda que ache que o assunto não tenha nem mais nem menos pertinência que discutir se cada um usa as luvas por fora ou por dentro das mangas do blusão.  :smiley:

Janeiro 17, 2018, 14:19:06, 14:19
Responder #28

claxav

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 24

Masculino
  • Modelo Motociclo: S1000R
  • Localidade: VN Gaia
Eu retiro o capacete, quando me apetece. Quando me pedem, normalmente tiro.
Quando exigem vou abastecer na bomba mais próxima.

Janeiro 17, 2018, 15:18:20, 15:18
Responder #29

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 17, 2018, 15:47:08, 15:47
Responder #30

dfelix

• 5006
Sei lá eu qt vai levar de gasolina ou gasóleo?

Eles devolvem a diferença.
Se queres ser incómodo fazes um pré-pagamento de 100 euros.
Ou mais...  :D

Félix... o teu caso é diferente.... tens uma Ducati. E por norma, uma Ducati deixa-se sempre atestar à confiança, pois sabe-se que caso o condutor da mesma fuja sem pagar, irá ser facilmente encontrado na berma da estrada até 2 a 3 km à frente, por avaria mecânica. 

Avaria mecânica não digo, mas...
Ficar á beira da estrada sem combustível já não seria primeira, nem segunda nem terceira...  :-X

...nem que tenhas de empurrar a moto!!!!!!!!!!!  :D

Janeiro 17, 2018, 16:03:07, 16:03
Responder #31

carlos-kb

• Visitante
Avaria mecânica não digo, mas...
Ficar á beira da estrada sem combustível já não seria primeira, nem segunda nem terceira...  :-X

Sabes como é o "estigma"!!!

Aposto que haveriam muitos CP-Moto(arders) * a rejubilarem, tal não é o preconceito em relação às italianas.  :D

* Já agora, como é que se designa um membro do CP-Moto?  :pensador:

Janeiro 17, 2018, 16:05:12, 16:05
Responder #32

claxav

• *

• 24

Masculino

...nem que tenhas de empurrar a moto!!!!!!!!!!!  :D

Nah, eu só lá vou por uma questão de tradição, é que a minha gasta tão pouco que ando a desconfiar que é híbrida.

Agora a sério, muito raramente anda nas lonas, a reserva da minha é grande e tento abastecer logo que a luz dá sinal de vida.

É que estas coisas de luzes ligadas no painel das bmw são contagiosas e podem começar a ficar ligadas outras mais teimosas.

Janeiro 17, 2018, 16:27:24, 16:27
Responder #33

meneses85

• **

• 142

Quanto ao tirar o capacete acho que faz parte do civismo...
Não me custa nada tirar o capacete e faz parte das regras de boa educação...

Quanto ao pré-pagamento só a motas isso foi "abulido" dos postos porque trata-se de "racismo"...
Se me exigirem pré-pagamento num posto de combustivel, eu peço livro de reclamações.

Janeiro 17, 2018, 16:38:55, 16:38
Responder #34

dfelix

• 5006
Quanto ao pré-pagamento só a motas isso foi "abulido" dos postos porque trata-se de "racismo"...
Se me exigirem pré-pagamento num posto de combustivel, eu peço livro de reclamações.

Nunca foi "abolido".
O que aconteceu foi ao longo dos tempos tornar-se "regra" para todos.

Não sei que estações de serviço frequentas, mas a generalidade das que apanho têm bastante explicita essa indicação.

Janeiro 17, 2018, 17:30:19, 17:30
Responder #35

meneses85

• **

• 142

Nunca foi "abolido".
O que aconteceu foi ao longo dos tempos tornar-se "regra" para todos.

Não sei que estações de serviço frequentas, mas a generalidade das que apanho têm bastante explicita essa indicação.

Falei na distinção entre motas e automóveis... ;)

Janeiro 17, 2018, 17:33:51, 17:33
Responder #36

claxav

• *

• 24

Masculino
Só um aparte, fogem bastante mais carros sem pagar do que motas. Isto dito por quem anda atrás deles.

Janeiro 17, 2018, 17:38:39, 17:38
Responder #37

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Só um aparte, fogem bastante mais carros sem pagar do que motas. Isto dito por quem anda atrás deles.

É verdade!
É a pura das verdades!

E não só por quem anda atrás "deles".
Conheço um rapaz de uma das bombas da GALP na minha zona e ele próprio o admite. Fugas sem pagar, de carro, são muito muito mais frequentes.

E o curioso é que muitos desses casos não atestam. Colocam pouca quantidade.  :pensador:

Dalai Lama

Janeiro 17, 2018, 17:40:57, 17:40
Responder #38

carlos-kb

• Visitante

É verdade. Já um segurança de um posto de abastecimento me disse o mesmo. Para além de um carro levar 60 litros, ao invés de 18!

Mas segundo ele, uma moto também é mais complicado de identificar, para não falar que muitos ainda continuam a andar com as matrículas escondidas, ilegíveis ou dobradas (no caso das antigas de chapa de alumínio).

Janeiro 18, 2018, 09:17:20, 09:17
Responder #39

dfelix

• 5006
Por essa mesma razão agora vai tudo corrido a pré-pagamento.

Janeiro 18, 2018, 09:41:58, 09:41
Responder #40

JViegas

• 4723

Masculino
Por essa mesma razão agora vai tudo corrido a pré-pagamento.

"Paga o justo pelo pecador"

Janeiro 18, 2018, 14:24:47, 14:24
Responder #41

dfelix

• 5006

Já não me lembro exatamente, mas creio que o valor em si do combustivel roubado pode levar a que a gasolineira não avance com queixa crime...

No que diz respeito a motos, houve tempos em que malta fugir sem pagar era recorrente...
E em alguns pontos de encontro habituais, havia sempre um ou outro heroi que se orgulhava disso.

Janeiro 18, 2018, 14:43:04, 14:43
Responder #42

HBeiras

• Visitante
Por alguma coisa existem nas bombas umas coisinhas que buzinam quando certas matriculas lá entram....

Janeiro 18, 2018, 15:26:20, 15:26
Responder #43

lmferreira

• Global Moderator

• 718

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X
No que diz respeito a motos, houve tempos em que malta fugir sem pagar era recorrente...
E em alguns pontos de encontro habituais, havia sempre um ou outro heroi que se orgulhava disso.

Cada um sabe de si e se orgulha do que quer, mesmo que seja estúpido. Eu pessoalmente, nunca na vida ia arriscar-me a "borrar" a cara por meia dúzia de euros. Sinceramente, qual é a necessidade mesmo? Quem compra uma mota de 7, 8 ou 10 mil euros precisa de roubar 20€ de combustível? É que nem é só pelo crime em si, é mesmo pela imagem que passa para as pessoas que o rodeiam.

Não é a necessidade monetária, mas sim a necessidade do troféu de ter conseguido o ato sem ser apanhado. Quantos não arriscam tanta coisa, só pela adrenalina de o fazerem!!!

Janeiro 18, 2018, 19:48:22, 19:48
Responder #44

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S

Por acaso à conta dessa coisa do "ter de deixar um valor para atestar", há um episódio sobejamente famoso nos meandros motociclísticos, por um rapaz que conheço pessoalmente (O Rui "Ventoinha" Coelho), de Alverca, que deixou como caução para atestar, um peculiar objecto de "valor".... tanto que até teve honras de dar tema a uma prancha das B.D. do Tom Vitoin.

Nota: Esta caricata história aconteceu mesmo!

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/02/motoristas-abastecem-r-050-e-exigem-nota-fiscal-em-protesto-no-ce.html

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 18, 2018, 20:33:10, 20:33
Responder #45

JViegas

• 4723

Masculino
Eles a pagarem o correspondente a 0,86€/litro (segundo o conversor na net) já fizeram este barulho, se pagassem o que pagamos haveria guerra na certa.

Fevereiro 01, 2018, 10:12:42, 10:12
Responder #46

Vulcan39

• Visitante

Boas, eu também não tenho uma bomba específica para abastecer a minha mota... para mim qualquer uma serve. Tiro sempre o capacete apenas por uma questão de conforto. Realmente nao pensei seriamente nesse assunto mas tem a sua logica pedirem para tirar o mesmo...afinal se fores a um banco com ou entrares num estabelecimento que necessitem a tua identificacao teras de o tirar para confirmar a identidade...para mim não é nada demais, ate porque sendo eu militar ja estou habituado a estas coisas da segurança...lol

Fevereiro 01, 2018, 12:13:23, 12:13
Responder #47

Rui Jorge

• **

• 146

Masculino
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo

Boas, eu também não tenho uma bomba específica para abastecer a minha mota... para mim qualquer uma serve. Tiro sempre o capacete apenas por uma questão de conforto. Realmente nao pensei seriamente nesse assunto mas tem a sua logica pedirem para tirar o mesmo...afinal se fores a um banco com ou entrares num estabelecimento que necessitem a tua identificacao teras de o tirar para confirmar a identidade...para mim não é nada demais, ate porque sendo eu militar ja estou habituado a estas coisas da segurança...lol

Também não abasteço sempre nos mesmos postos, retiro sempre o capacete se for para pagar lá dentro, normalmente não retiro se for para pagar nas bombas com pagamento automático, e nunca mo exigiram. Quase sempre (tenho ideia que sempre) quando vou à caixa pedir para me deixarem atestar não levantam problemas. Aliás, numa última vez a rapariga até me disse que não havia problema porque quem quer fugir sem pagar não se dirige ao interior do estabelecimento a "dar a cara".
É uma questão de bom senso. Agora o que sempre recusei e recuso é o tratamento descriminado. Aí, mesmo se a mota não tiver gasolina, como disse um companheiro, nem que a vá a empurrar, naquele posto é que não me apanham.

Agosto 13, 2018, 17:54:41, 17:54
Responder #48

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Lembrei-me deste tópico quando li o artigo que deixo abaixo.

O tema pelo Reino Unido parece que tem gerado alguma discussão nas redes sociais, sobretudo depois de um instrutor de motociclismo (Boris Johnson) ter criticado a "política" da Shell (neste caso levada a cabo pelos funcionários de um posto de combustível), ao lhe terem dito para retirar o capacete para abastecer a sua moto. Até aqui nada de novo... Semelhante a tantos casos que se "ouvem" ou se conhecem na 1ª pessoa.

A questão é que ao lado estaria uma senhora com a burka (quase toda a cabeça tapada, como sabemos) também ela a atestar o seu veículo...pelo que entendeu haver ali uma certa dualidade de critérios...que o aborreceu.  :)

Todo o restante "enredo" e que chegou ao Facebook onde se propagou de forma viral, pode ser lido aqui: https://www.morebikes.co.uk/51243/motorcycle-instructor-criticises-shell-told-to-remove-helmet-as-woman-in-burka-fills-up-next-to-him/

Dalai Lama

Junho 28, 2019, 10:04:50, 10:04
Responder #49

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Deixa lá desenterrar isto.

Apesar de ser costume abastecer sempre nas mesmas duas bombas, quando estou em Evora, e de já ser "conhecido", aparece sempre algum/a funcionario/a que se lembra de embirrar.

Ontem, na bomba da Repsol ( que é onde vou mais vezes e onde NUNCA me pediram para remover o casco ), a funcionária teve um desabafo curioso: Mas agora já ninguem tira o capacete?
Estava a comprar tabaco ( que custa 4.70€ e que paguei com uma nota de 5€ ) e resolvi perguntar o porquê daquela pergunta, só mesmo para avacalhar. A senhora responde que "por nada", mas era costume tirarem e agora não tiram. Diz ela que o patrão pode não gostar e obrigar os funcionários a recusar o serviço.
Perguntei então, enquanto ela fazia o troco, em que lei se baseava o patrão dela para ter esse comportamento. E a senhora respondeu que é assim, ela está certa e eu errado. Ok, disse-lhe então que compreendia, já que os gajos das motos são menos honestos que os dos carros.

A senhora percebeu então que eu estava a ficar incomodado com a situação e disse que não, não era nada disso, mas era a lei. Enquanto lhe chamava a atenção para o engano que teve quando me fez o troco ( deu-me 0.60€ centimos de troco, em vez de 0.30€ centimos ) perguntei-lhe que decreto lei era esse e onde estava exposto.

Atrapalhada, e vermelha que nem um tomate por eu lhe ter acabado de demonstrar que os "gajos da motos" são tão honestos como os dos carros, ainda por cima á frente de uma fila de 6 pessoas ( o que levantou alguns risinhos de gozo ), manteve a sua posição: eu só atendo gente de capacete se eu quiser.

Neste ponto, e quando começou a tratar-me por "gente", resolvi acabar com a conversa. Finalizei dizendo que estava á sua vontade, ela atende a gente que quer e eu abasteço onde quero.

Agora, o que diz a lei sobre isto? Lembro-me de, aqui há uns anos, ter lido algures que a lei não permite a permanencia em espaços publicos de cara tapada.
Uma estação de serviço permite o acesso ao publico, mas é um espaço publico? Ou privado? Se eu for desagradavel numa praça publica ( tipo... soltar uns gases ), ninguem me pode obrigar a sair de lá. No entanto, sendo uma estação de serviço, sou automaticamente convidado a sair se fizer o mesmo. O que quer dizer que é um espaço privado, que permite o acesso ao publico mas com reserva no direito de permanencia.
Um restaurante, ao qual nos referimos habitualmente por espaço publico, não me permite a permanencia sob as minhas condições. Não posso, por exemplo, entrar num restaurante, sentar-me numa mesa e pedir um copo de agua, mantendo-me por lá o tempo que me apetecer. Ou seja, é de acesso publico, mas não se enquadra, em termos legais, como um espaço publico. E, não sendo um espaço publico, sou obrigado a ter a cara destapada?
Se a lei não me permite frequentar espaços publicos com a cara tapada, estarei eu a violar a lei quando ando na estrada com o capacete enfiado na cabeça, visto ter a cara tapada e ser um espaço publico?
Trabalho numa instuição privada, que apenas permite o acesso a quem paga para lá entrar, não sendo um espaço publico. Neste caso há normas que não permitem a entrada de pessoas, estranhas ou não, com a cara tapada ( tirando no Carnaval e, mesmo assim, terão que se destapar á entrada, podendo depois voltar a tapar ).

Alguem tem acesso a algum decreto lei que clarifique a situação? Já perguntei a dois ou tres policias conhecidos, uns dizem que tenho que tirar, outros ( os que andam de moto ) dizem que não sou obrigado a isso...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...