Autor Tópico: Causar embaraço à circulação... Sabes o que pode acontec€r?  (Lida 5804 vezes)

Janeiro 23, 2018, 10:45:50, 10:45
Lida 5804 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Causar embaraço à circulação...
Sabes o que pode acontec€r?

A imagem é meramente indicativa...

Possivelmente ainda se lembram de quando tiraram a carta de carro ou de moto (ou quem sabe até já não se lembrem de todo!), mas a realidade é que o causar de algum tipo de embaraço para a livre circulação rodoviária poderá levar a que a autoridade actue....e as coimas não não são de baixo valor!

E este embaraçar da livre circulação pode significar uma série de coisas...

Desde um tipo transportar um objecto qualquer que extravase desmesuradamente as dimensões do seu veículo e obrigue os outros a mudar a sua trajectoria normal;
Ou transporte algo que impeça a visibilidade dos demais ou venha a colocar em causa a sua segurança;
Ou parar no meio da via de trânsito sem qualquer justificação;
Ou ter algum tipo de atitude censurável (aos olhos da autoridade) que impeça um fluir normal do trânsito;
Ou ter algum tipo de prática em condução que possa fazer perigar os demais utilizadores da via...
...

Ora o embaraço provocado ao trânsito e a sua consequente sanção, estão bem explícitas logo no Art. 3º do Cód. da Estrada, como podem ver na transcrição do artigo e que deixo abaixo:

" Artigo 3.º
Liberdade de trânsito
1 - Nas vias a que se refere o artigo anterior é livre a circulação, com as restrições constantes do presente Código e legislação complementar.
2 - As pessoas devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança, a visibilidade ou a comodidade dos utilizadores das vias, tendo em especial atenção os utilizadores vulneráveis.
3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
4 - Quem praticar atos com o intuito de impedir ou embaraçar a circulação de veículos a motor é sancionado com coima de (euro) 300 a (euro) 1500, se sanção mais grave não for aplicável por força de outra disposição legal."

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 23, 2018, 10:52:54, 10:52
Responder #1

carlos-kb

• Visitante
Isso é relativo.

Se as autoridade fossem a levar à letra essa questão do embaraço ao trânsito, e actuassem punindo devidamente quem o causa, coitados dos NC'istas e dos TRK'istas... iam ficar com um cadastro de coimas pouco desejável!  :D  :diabolico:

Janeiro 23, 2018, 11:08:59, 11:08
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....) coitados dos NC'istas e dos TRK'istas... iam ficar com um cadastro de coimas pouco desejável! (....):diabolico:

Não percebi...

Por causa da velocidade?  :pensador:
Deveriam então ir para lá da velocidade legal na via em que circulam para não causar embaraço ao trânsito? É isso?

Provavelmente até uma 125cc dá uma "ratada" em muitas motos, dependendo do tipo de via e congestionamento da mesma.
Entre filas, uma VFR1200F com as malas colocadas, deve causar muito mais embaraço a quem vem atrás e quer furar trânsito... :D
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Janeiro 23, 2018, 11:20:17, 11:20
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

O embaraço ao trânsito é provocado pelo condutor, não pelo veículo. Um trolha será sempre um trolha quer conduza uma NC, uma VFR ou um Bugatti Chiron. (....)

Correcto, até porque em última análise (ou primeira...) é o condutor que levará o veículo a fazer certas coisas em circulação, ou a sobrecarregá-lo, ou a imepdir que os outros curculem sem o tal "embaraço", etc...

Dalai Lama

Janeiro 23, 2018, 11:29:12, 11:29
Responder #4

carlos-kb

• Visitante

Janeiro 23, 2018, 11:42:49, 11:42
Responder #5

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Se há coisa de que não tenho falta é disso mesmo...sentido de humor.  :)

Mas no meio do sentido de humor, também sei ser um "chato do caraças" para fazer prosseguir os temas... ;)
Nada como causar o caos ou simplesmente espicaçar um pouco, quando as coisas estão mais paradas.  :curtocircuito:

NOTA: Faço esta explicação porque um dummy pode não o entender logo à partida... :D
« Última modificação: Janeiro 23, 2018, 11:51:10, 11:51 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Janeiro 23, 2018, 14:29:34, 14:29
Responder #6

carlos-kb

• Visitante
Entre filas, uma VFR1200F com as malas colocadas, deve causar muito mais embaraço a quem vem atrás e quer furar trânsito... :D

A bem da reposição da verdade, cumpre-me informar que uma VFR1200F jamais causará embaraço a quem vem atrás, pelas razões que a seguir se explanam:

1ª. Porque se a VFR1200F não passa, é derivado a que o embaraço esteja a ser causado por outrém e não por ela mesma.

2ª. Está provado cientificamente que a tendência generalizada em 99,99999999999% dos casos verificados, é a VFR1200F aumentar proporcionalmente a distância sobre todos e quaisquer objectos móveis que venham atrás dela, resumindo-os a insignificantes pontinhos nos espelhos até desaparecerem por completo. Os outros 0,0000000001% em que isso não aconteça, é razão lógica para se afirmar que é apenas e meramente um NC'ista aos comando da dita.

3ª. Um gajo que ande no meio do trânsito urbano com as malas de origem da VFR1200F, não merece ter a moto... nem sequer o ar que respira. O mesmo se aplica aos indivíduos que motivam os 0,0000000001% da situação indicada no item anterior.

4ª. O tinto do almoço estava óptimo... e tinha um grau de álcool de 14.5º.

5ª. Presumo que o HBeiras ia apreciar (o almoço e a conversa sobre as NC e TRK)

6ª. Desconfio que eu é que sou (hic).... é que sou... o prasi.... o prasidente (hic)... o "prasidente" da junta!

Janeiro 23, 2018, 15:33:58, 15:33
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
1ª. Porque se a VFR1200F não passa, é derivado a que o embaraço esteja a ser causado por outrém e não por ela mesma.

2ª. Está provado cientificamente que a tendência generalizada em 99,99999999999% dos casos verificados, é a VFR1200F aumentar proporcionalmente a distância sobre todos e quaisquer objectos móveis que venham atrás dela, resumindo-os a insignificantes pontinhos nos espelhos até desaparecerem por completo. Os outros 0,0000000001% em que isso não aconteça, é razão lógica para se afirmar que é apenas e meramente um NC'ista aos comando da dita.

3ª. Um gajo que ande no meio do trânsito urbano com as malas de origem da VFR1200F, não merece ter a moto... nem sequer o ar que respira. O mesmo se aplica aos indivíduos que motivam os 0,0000000001% da situação indicada no item anterior.
(....)

Dalai Lama

Janeiro 23, 2018, 15:40:55, 15:40
Responder #8

carlos-kb

• Visitante

Janeiro 23, 2018, 15:44:37, 15:44
Responder #9

pedroareias

• Visitante
A VFR1200 não está limitada a 250 kph no GPS? Estou a perguntar, não tenho a certeza.

É que um Mercedes E250CDI ou E350CDI....

Não é uma hypersport (ou uma RR) nem nada que se pareça.

Adoraria ter uma mas penso que a nova CB1000R estará muito perto dos números da VFR.

A bem da reposição da verdade, cumpre-me informar que uma VFR1200F jamais causará embaraço a quem vem atrás, pelas razões que a seguir se explanam:

4ª. O tinto do almoço estava óptimo... e tinha um grau de álcool de 14.5º.

5ª. Presumo que o HBeiras ia apreciar (o almoço e a conversa sobre as NC e TRK)

6ª. Desconfio que eu é que sou (hic).... é que sou... o prasi.... o prasidente (hic)... o "prasidente" da junta!

Janeiro 23, 2018, 15:59:35, 15:59
Responder #10

carlos-kb

• Visitante
A VFR1200 não está limitada a 250 kph no GPS?

Eu não passo dos 120... É ilegal!!!  :lolol:
(unknown measurements units  :tornarseanjinho:)

Não é uma hypersport (ou uma RR) nem nada que se pareça.

Para andar encolhido... bastaram-me os 9 meses de gestação!  :D

Adoraria ter uma mas penso que a nova CB1000R estará muito perto dos números da VFR.

Com a diferença que a partir de alguns números, numa CB1000R, ao acto de se andar de mota adiciona-se um verdadeiro combate de Sumô.  ;D

Janeiro 23, 2018, 17:32:32, 17:32
Responder #11

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Deixando passar o folclore, esta referência do Sapiens é interessante porque vai buscar exatamente um artigo que tem muito a ver com o nosso comportamento em estrada.
É exatamente o nº 3 conjugado com o nº 2 deste artigo ( e um outro que se dispensa aqui) que estipula as multas por circular em lane filtering.

Se bem me recordo, historicamente o nº 4 tem muito a ver com as manifs. dos taxis, agricultores e TIR que por dá cá esta palha trancavam as estradas em jornadas de protesto.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 23, 2018, 20:32:47, 20:32
Responder #12

pedroareias

• Visitante
carlos-kb:

Lembrei-me de uma: e a KTM SuperDuke GT? Também vais em posição fetal?
  :lolol:

Janeiro 23, 2018, 20:44:57, 20:44
Responder #13

PBarros

• Visitante
Isso é relativo.

Se as autoridade fossem a levar à letra essa questão do embaraço ao trânsito, e actuassem punindo devidamente quem o causa, coitados dos NC'istas e dos TRK'istas... iam ficar com um cadastro de coimas pouco desejável!  :D  :diabolico:

"embaraço ao trânsito"....Caramba!!! Como tenho estado enganado....a malta buzinava e faziam-me "gestos", e eu pensava que me estavam a cumprimentar...
 :lolol: :lolol:

Janeiro 23, 2018, 21:17:34, 21:17
Responder #14

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Embaraço ao trânsito é, por exemplo a malta das GS todas artilhardas com malas (e respectivos autocolantes de lugares onde nunca foram, claro) que teimam em ficar no meio das filas à espera de uma oportunidade para passarem. Oportunidade essa que nunca chega, obviamente.

Ou então a malta das MT-09 a conduzirem de noite sem ver (literalmente) um metro à frente do nariz devido à ineficiente (estou a ser bonzinho) iluminação da mota.

Ou então, os mesmos das MT a andarem tão devagar, mas tão devagar porque não confiam no 2245147876° setup da suspensão.

Vá...leiam mais um capítulo do livro!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 23, 2018, 21:19:49, 21:19
Responder #15

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Embaraço ao trânsito é, por exemplo a malta das GS todas artilhardas com malas (e respectivos autocolantes de lugares onde nunca foram, claro) que teimam em ficar no meio das filas à espera de uma oportunidade para passarem. Oportunidade essa que nunca chega, obviamente.

Ou então a malta das MT-09 a conduzirem de noite sem ver (literalmente) um metro à frente do nariz devido à ineficiente (estou a ser bonzinho) iluminação da mota.

Ou então, os mesmos das MT a andarem tão devagar, mas tão devagar porque não confiam no 2245147876° setup da suspensão.

:offtopic: Dizem que os tipos das triumphs com malas laterais também têm essas dificuldades em passar...  ::P: :lolol:

Janeiro 23, 2018, 21:54:05, 21:54
Responder #16

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Comprem SV's com alforges, aquilo passa por todo o lado ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 24, 2018, 07:04:44, 07:04
Responder #17

PBarros

• Visitante
Comprem SV's com alforges, aquilo passa por todo o lado ;)

NC's com alforges idem..... :lolol:

Janeiro 24, 2018, 07:19:25, 07:19
Responder #18

carlos-kb

• Visitante

"embaraço ao trânsito"....Caramba!!! Como tenho estado enganado....a malta buzinava e faziam-me "gestos", e eu pensava que me estavam a cumprimentar...
 :lolol: :lolol:

And the winner is....  :nice:  :palmas:

Aqui alguém que não precisa mesmo do livro acima indicado!!!  :)

Janeiro 24, 2018, 08:32:48, 08:32
Responder #19

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Precisas mesmo do livro...

free photo hosting

:D
Como diz o profeta, é uma "faca de dois legumes"!
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 24, 2018, 10:11:59, 10:11
Responder #20

HBeiras

• Visitante

Tão bem que este post se iniciou com a referência aos tractores GS apetrechados de tralha para circular com estilo na 2ª circular.

Fala-se em Pianos........etc etc.

Julgo que o  maior embaraço de todos é mesmo apanhar NC a 50 à hora para manter as médias de meio litro aos 100. Se bem que fiquei um pouco "naquela" com os comentários dos apetrechos à GS qdo a grande maioria dos NCistas faz exactamente o mesmo....mas são pontos de vista.

Alguem falou ai de uma VStrom....desculpem SV 650 TRAIL.....deus!