Autor Tópico: Ajuda na escolha de uma usada: Tiger 800 XC (2012) vs DL650 (2016)  (Lida 4906 vezes)

Janeiro 24, 2018, 13:53:56, 13:53
Lida 4906 vezes

riak

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 15
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X
  • Localidade: Amadora
Pois é pessoal,
Vou vender a minha fiel companheira NC700X... Preciso da vossa ajuda na escolha da sucessora.

Não pretendo comprar nova...Tenho dois negocios em vista:
-> Tiger 800 XC (modelo 2012) com 27000km
-> Suzuki DL650 2016 com 13000km

Já experimentei as duas...fiquei apaixonado pelo som da Tiger, e entusiasmado pela facilidade da VStrom...
Não senti "falta de motor" em nenhuma das motos. Chegam perfeitamente para o que quero...
Não pretendo fazer offroad, mas também não viro as costas ao desafio...
Sei que a Tiger tem manutenções mais caras e o IUC também é "só" o dobro...

Ainda pensei que a minha esposa pudesse desempatar...mas não. Segundo ela:
-> Tiger: sensação de mais segurança e zero vibrações. Moto mais "constante".
-> VStrom: conforto fantástico, mas algumas vibrações nos apoios do pendura. Moto mais "inconstante" em baixas rotações.

O coração quer a Tiger, a razão quer a VStrom...

Não sei mesmo o que fazer :)

Agradeço as vossas opiniões... :sportbike: :sportbike: :sportbike:

Janeiro 24, 2018, 14:01:34, 14:01
Responder #1

HBeiras

• Visitante
Tendo em conta os dois modelos, eu ia para a Tiger.

Pode ter algum ou outro ponto mais frágil derivada da sua juventude nesse segmento, mas é uma mota que me apela mais à emoção.

No entanto concordo que a DL é um tanque de fiabilidade.

Janeiro 24, 2018, 14:09:05, 14:09
Responder #2

PBarros

• Visitante
Eu ia pela razão, (mas a Tiger deve ser fantástica )...
Menos iuc
Menos killometros
Menos anos
Menos € em manutençao

Mas pensa muito bem, leva tempo a decidires...
Cumprimentos

Janeiro 24, 2018, 15:14:02, 15:14
Responder #3

riak

• *

• 15
Epá...

Eu tenho um Tri, e tenho esse V2...

Queres mesmo uma opinião?

(Não tens orçamento para as duas?)  :D

Não tenho mesmo orçamento! Mas sim quero a tua opinião... ehhe

Janeiro 24, 2018, 15:19:31, 15:19
Responder #4

Luis Salgueiro

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Janeiro 24, 2018, 16:17:35, 16:17
Responder #5

Morgas

• Visitante

Não sabendo valores será difícil opinar,

triumph é negrita? Se sim, está em boas mãos.

Provavelmente iria para

Janeiro 24, 2018, 16:39:40, 16:39
Responder #6

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
Ainda hoje me pediram opinião sobre essa Tiger que está à venda na Triumph Lisboa.
 :D

Janeiro 24, 2018, 16:51:45, 16:51
Responder #7

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Para ajudar ao empate:
As revisões da Suzuki também não são baratas.
E as peças da Triumph são mais caras.

Para ajudar ao desempate:
Qual delas está com melhor aspecto e em estado mais original?
-com as inspecções que possam vir a começar, escolhe a que não tenha escapes aftermarket ou outros acessórios acrescentados pós compra...
Qual delas consegues melhor manobrar em baixas velocidades/quase parado?
-ambas apresentam peso em seco muito idêntico a rondar os 215kg mas a Tiger é mais larga e mais alta, mais curta (menos plasticos) e a distancia entre eixos ligeiramente superior (mas apenas 7mm)
Qual delas consegues chegar com maior facilidade com os os pés ao chão?
-ambas são ajustáveis, de origem a Tiger começa nos quase 85cm ao chao enquanto a Vstorm nos quase 84cm
Qual delas é mais económica? (julgo ser a Suzuki mas não quero estar a enganar)
-consumos reais Vstorm: http://www.fuelly.com/motorcycle/suzuki/dl650_v-strom
-consumos reais Tiger: http://www.fuelly.com/motorcycle/triumph/tiger_800_xc
(a Tiger deve ter mais alma, mais de 90cv e maior cilindrada têm e precisam de beber mais, e para as mesmas velocidades a Tiger faz a coisa mais suave...)

Pessoalmente iria para a Tiger, design mais rebelde/bonito/agressivo
A Vstorm se pensas vir a trocar a curto/medio prazo é a escolha mais logica...

nota: desde que nao seja uma Tiger que estava à venda com quase 80.000km mas com aspecto impecavel, e que lhe tenham ou possam ter tirado quilometros...
Afinal não: https://www.olx.pt/anuncio/triumph-tiger-800xc-abs-IDANbmf.html#b0e2f3432a

« Última modificação: Janeiro 24, 2018, 17:24:12, 17:24 por 2low »

Janeiro 24, 2018, 17:15:57, 17:15
Responder #8

Morgas

• Visitante

Ainda hoje me pediram opinião sobre essa Tiger que está à venda na Triumph Lisboa.

Janeiro 24, 2018, 17:36:57, 17:36
Responder #9

riak

• *

• 15

Ehehe e qual é a tua opinião?
A minha grande ressalva é o facto de ser 2012 e não ter praticamente nenhum extra...ou seja, é preciso investir algum nela...

Janeiro 24, 2018, 17:46:17, 17:46
Responder #10

Moto2cool

• 4386
Independentemente das opiniões, vais mesmo que te sentar novamente nas duas e escolher.
Muito importante verificar as condições dos veículos, a Suzuki ainda deve estar dentro da garantia, por isso deve ter todas as revisões feitas na marca e, se necessário, ainda podes tentar bater à porta do concessionário.
Se a mota for para manter alguns anos imagina qual queres ter para trocar nessa altura, porque o valor comercial na venda não é de desprezar no momento da compra
Eu ia pela razão porque emoção temos garantido ao usar qualquer mota  :cool:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 24, 2018, 17:50:04, 17:50
Responder #11

dfelix

• 5004
Não tenho opinião.
Tentaram me convencer a ir lá agora ao afinal do dia... mas não gosto de ver motos à noite.
Sobretudo quando são pretas.

A moto não tem extras, mas honestamente não vejo o que lhe possa fazer falta.
E o preço até me parece bem adequado. O standvirtual está cheio de F800GS bem mais antigas e mais usadas por preços mais caros.

Quanto ao modelo... experimentei uma destas quando saíram.
Gostei bastante. E acho que é dentro do seu género é uma boa opção para quem acha que as restantes 650/800 pouco mas as 1000/1200 demais.

Conheço várias pessoas que já tiveram esta moto...
Mas no presente, irónicamente andam todos de 1200GS.

Janeiro 24, 2018, 18:04:43, 18:04
Responder #12

2low

• 5457
(...)
Eu ia pela razão porque emoção temos garantido ao usar qualquer mota  :cool:

Não é bem assim...

Vou tentar explicando através da minha experiencia:
É muito diferente de pegar na minha ER6F ou na Sprint1050, emoções completamente distintas:
-numa armado em rebelde puxo puxo puxo, ela tem um barulho que dá vontade de puxar, é rápida mas em velocidade de ponta (também é proibido andar a mais de 120 em ae's..) chega aos cento e muitos e acaba por não ter mais nada para dar
-outra armado em santinho, vou nas calmas, um tipo no semáforo começa "vrum vrum vrum" e quando o semáforo fica verde, não é preciso puxar puxar puxar, basta mesmo só puxar e já vamos aliiiiiiii, e o outro já nem nos vêeeeeeeee. E é preciso cuidado com o punho porque aquilo parece nao ter fim... as malas e topcase servem como abrandadores mas resistem a essas velocidades de cento e muitos...  :tornarseanjinho:

Mas se for emoção entre andar de carro ou andar de moto, sim, qualquer uma serve!  ;D :tornarseanjinho:

Recapitulando:
-se a Tiger tiver um preço bem inferior, sem duvida a Tiger
-se a Vstorm tiver um preço abaixo das identicas e ainda assim equivalente à Tiger, a Tiger é que está cara, e assim a Vstorm é melhor compra
-etc...

Janeiro 24, 2018, 18:54:36, 18:54
Responder #13

dfelix

• 5004
Não é bem assim...

Quem te leu antes e quem te lê agora...
És um homem novo.

O Moto2cool um dia também irá descobrir que existe vida para lá do v-twin 650 da Suzuki!
 :)

Janeiro 24, 2018, 19:12:21, 19:12
Responder #14

Morgas

• Visitante

E o preço até me parece bem adequado.

A sério?

Pois não me pareceu nada adequado, o modelo atual XC está por 11370€ bem conversadinho retiram alguns pós.
Não esquecendo que a usada vai a caminho dos 6 anos.

Para quem não pretendo fazer offroad tem a XR pelo preço 10300€ novo.

Nota: para o mês que vem será "lançada" a nova Tiger 800.

Janeiro 24, 2018, 19:15:37, 19:15
Responder #15

2low

• 5457
Não é bem assim...

Quem te leu antes e quem te lê agora...
És um homem novo.

O Moto2cool um dia também irá descobrir que existe vida para lá do v-twin 650 da Suzuki!
 :)

Não retiro nada do que disse antes.
Em termos de comparação, continuo a dizer que a ER6F é mais "bombástica" como sendo apenas um motor de 650cc bilicindrico bem espremido e que chega às 13.000rpm apesar das performances bem diferentes que é com a Triumph Sprint, com o motor de 1050 que não está tão explorado ao máximo, pois aí...a Triumph não venderia de certeza a Daytona...
No patamar das sport touring, esta triumph não é a que apresenta as melhores e superiores performances, diria que é antes um compromisso.

Vou tentar explicar recorrendo à tecnologia presente nos carros a gasóleo...
-pegar num VW passat 1.9 tdi 130cv (2001) e pegar num Renault laguna 2.0 dci 150cv (2006) [de origem, sem estarem martelados] [o dci 175 é diferente...] [e o que eram os 90/110tdi...]
o tdi é bem mais bombástico que o dci mas o dci acaba por apresentar valores de aceleração/recuperação/velocidade de ponta bem superiores ao tdi, mas sem se sentir tanto...
Essa é a definição de "bombástico", será que agora já me fiz entender?

Mas por outro lado é bom aprendermos, reconhecermos e assumirmos quando estamos errados, pedirmos desculpa quando tem de ser e é igualmente bom quando alguém o reconhece, é sinal que evoluímos e não ficamos estagnados e parados no tempo.  :tornarseanjinho:

Voltando ao inicio... estou com receio de pegar de novo na ER6F: será que vou deixar de gostar tanto dela como gostei até agora? Já não pego nela desde final do ano passado...

Fechar  :offtopic:
« Última modificação: Janeiro 24, 2018, 19:18:37, 19:18 por 2low »

Janeiro 24, 2018, 23:51:37, 23:51
Responder #16

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 25, 2018, 11:47:06, 11:47
Responder #17

dfelix

• 5004

...apesar das performances bem diferentes que é com a Triumph Sprint, com o motor de 1050 que não está tão explorado ao máximo, pois aí...a Triumph não venderia de certeza a Daytona...

São motos COMPLETAMENTE diferentes.
O cliente Sprint não é o cliente Daytona.

A Daytona é uma superdesportiva e o público alvo é o mesmo de quem compra uma R6, 600RR, GSXR600 ou F3.

Muito se especulou sobre uma eventual Daytona 1050/1100 que fosse capaz de atacar o mercado das "superbikes".
Mas a Triumph nunca avançou nessa direcção.
Até porque implicaria uma moto totalmente criada de raíz e sobretudo um motor novo.
Pois o 1050 não tem assim muito mais por explorar.

Essa é a definição de "bombástico", será que agora já me fiz entender?

Nem por isso.
Não sou a pessoa ideal para falar de carros, pois nunca experimentei muitos.
Actualmente nem tenho nenhum.

Mas a minha scrambler tem specs muito idênticas á ER6F... e já tive um 1050.

... estou com receio de pegar de novo na ER6F: será que vou deixar de gostar tanto dela como gostei até agora? Já não pego nela desde final do ano passado...

Está na hora!
Pois quanto mais depressa acontecer, mais rápido a colocas à venda e recuperas algum antes que desvalorize.

Janeiro 25, 2018, 12:47:55, 12:47
Responder #18

riak

• *

• 15
Malta, só para informar que já decidi e já fechei negócio...
Desde já agradeço as vossas opiniões e ajudas que sem dúvida foram decisivas para eu tomar uma decisão que me sinta confortável e feliz...

And the winner is....

Suzuki VSTROM DL 650XT  :sportbike: :sportbike:

O meu racional foi o seguinte:

No que toca à Triumph:
A Tiger 800 XC é de 2012 e precisa de bastantes extras para eu poder viajar com a companheira (malas, banco, etc...), ou seja, teria que enterrar + 2000€ em extras. Para além disso, vão sair as novas Tigers para o mês que vem, ou seja, não deve demorar muito até o standvirtual ou o olx estarem apinhados de Tigers para venda... Digo eu!
Por esse motivo, achei que comprar uma Tiger nesta altura poderia ser no mínimo precipitado.
Outra coisa, foi que o pessoal da Triumph Lisboa podia-me ter vendido essa moto se me tivesse feito um desconto de 100€, passando para 7500€ - foi a primeira mota que vi, e estava disposto a fazer uma decisão ali na hora. Mas não. Não mexeram nem uma palha no valor. O que me levou a pensar que eu para ser cliente deles, não valho 100€... essa ficou-me atravessada, pois não fechar um negócio por 100€ é qualquer coisa de arrogante. Enfim.

Em relação à Suzuki:
Atualmente tenho uma NC700X, portanto, evoluir para uma suzuki vai ser sem dúvida um upgrade em praticamente todos os sentidos (menos no transito).
Ainda por cima de 2016 com 13000km que tem todos os extras: malas givi trekker (top+laterais), proteçoes de motor + carter, punhos aquecidos, iuc pago e revisao feita...

A única coisa que vou colocar é um alarme, mas de resto, está completa!

O meu muito obrigado pelas vossas opiniões :)
« Última modificação: Janeiro 25, 2018, 13:05:00, 13:05 por riak »

Janeiro 25, 2018, 13:05:06, 13:05
Responder #19

2low

• 5457
Boa sorte!
Boa escolha!
Venham de lá os muitos quilómetros!

:ok: :convivio: :sportbike:

Nota:
No teu caso, se tivesse mais interessado na Tiger, aquilo que eu faria era procurar uma outra Tiger e passar lá depois no stand para lhes mostrar o tão errado que fizeram em não te darem o desconto de 100€.
E fiz mesmo isso com a ER6F, apesar de ter ficado depois lá a fazer revisões enquanto na garantia. (também porque fazer revisões em Évora estava fora de qu€€€stao - viagem, tempo espera...)

Janeiro 25, 2018, 13:05:20, 13:05
Responder #20

Rui Jorge

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 146

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Malta, só para informar que já decidi e já fechei negócio...
Desde já agradeço as vossas opiniões e ajudas que sem dúvida foram decisivas para eu tomar uma decisão que me sinta confortável e feliz...

And the winner is....

Suzuki VSTROM DL 650XT  :sportbike: :sportbike:

O meu racional foi o seguinte:

No que toca à Triumph:
A Tiger 800 XC é de 2012 e precisa de bastantes extras para eu poder viajar com a companheira (malas, banco, etc...), ou seja, teria que enterrar + 2000€ em extras. Para além disso, vão sair as novas Tigers para o mês que vem, ou seja, não deve demorar muito até o standvirtual ou o olx estarem apinhados de Tigers para venda... Digo eu!
Por esse motivo, achei que comprar uma Tiger nesta altura poderia ser no mínimo precipitado.
Outra coisa, foi que o pessoal da Triumph Lisboa podia-me ter vendido essa moto se me tivesse feito um desconto de 100€, passando para 7500€ - foi a primeira mota que vi, e estava disposto a fazer uma decisão ali na hora. Mas não. Não mexeram nem uma palha no valor. O que me levou a pensar que eu para ser cliente deles, não valho 100€... essa ficou-me atravessada, pois não fechar um negócio por 100€, ainda por cima para um stand que têm margens garantidas... Enfim.

Em relação à Suzuki:
Atualmente tenho uma NC700X, portanto, evoluir para uma suzuki vai ser sem dúvida um upgrade em praticamente todos os sentidos (menos no transito).
Ainda por cima de 2016 com 13000km que tem todos os extras: malas givi trekker (top+laterais), proteçoes de motor + carter, punhos aquecidos, iuc pago e revisao feita...

A única coisa que vou colocar é um alarme, mas de resto, está completa!

O meu muito obrigado pelas vossas opiniões :)

Fizeste uma grande compra. Tenho uma VSTROM mais antiga (2010) e foi a primeira mota deste segmento que comprei. Tinha uma Triumph trophy e as minhas opções andaram sempre mais pelo sport turismo. Hoje dá-me muito mais gozo a vstrom. É ágil. polivalente, confortável. E essa equipada com as três malas está pronta para correr o mundo. Parabéns e boas curvas.

Janeiro 25, 2018, 19:23:03, 19:23
Responder #21

Moto2cool

• 4386
Excelente escolha, tenho a certeza que não te vais arrepender,  :palmas:  e quando/se o fizeres terás provavelmente melhor valor de retoma

Sou como tu, por muito interessante que um produto seja, se não me quiserem como cliente não forço, porque depois se precisar deles posso-me arrepender.
Há mais peixes no mar...  :smiley:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 26, 2018, 07:26:03, 07:26
Responder #22

PBarros

• Visitante
Boa sorte para ti e para a tua máquina .
Muitos e bons kms !
Parabéns!
 :nice: