Autor Tópico: Segurança... da mota  (Lida 9939 vezes)

Abril 03, 2018, 18:43:50, 18:43
Lida 9939 vezes

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Como costumo deixar a mota na garagem colectiva e recentemente tivemos uns episódios de roubo, procurei algo que torna-se mais difícil o roubo da mota a juntar ao cadeado de disco da roda traseira no qual não uso alarme porque de noite se o alarme tocar dentro da garagem faz alguém suicidar-se e não quero ter essa culpa na consciência ;)
Comprei um cadeado bem resistente, uma corrente grossa e uma placa para prender ao chão. Tudo junto custou cerca de 50€.
Mas durmo mais sossegado ;) 

Para quem deixa na rua sem ponto onde a possa prender talvez seja uma opção ( se os vizinhos não se queixarem) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 03, 2018, 19:01:14, 19:01
Responder #1

acvalent

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 55

Masculino
    • Grisalha-Pelo Grande Porto com a minha PCX 125
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT ABS
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Caro Moto2cool

Eu costumo passar o cadeado através da roda e a dar a volta a um pilar do meu lugar de garagem.
Mas agora depois de ver as suas fotos acho que conseguiriam levar a minha mota se deixassem a roda, sem ter de cortar nada.
Ou seja, as suas fotos deixam-me uma dúvida.
Em que ponto da mota está colocado o seu cadeado? É que na sua última foto, um pouco escura, não dá bem para perceber.
Mas parece-me que caso retirem a roda o cadeado caia sem esforço.
É assim ou está colocado num local que impeça isso?
A. Valente
NC 750X DCT ABS (2018-...)
Piaggio Zip RST (2017-...) Spritmonitor.de" border="0

Abril 03, 2018, 19:12:51, 19:12
Responder #2

Moto2cool

• 4386
Se desmontarem a roda e tudo o que tem por cima podem levá-la, depois de tirarem o cadeado do disco de trás. Apenas dificulta o roubo e espero que o possa dissuadir. Não existem formas de evitar o roubo de uma mota se forem bem preparados e planearem bem.
Da maneira como tenho a mota, entre a parede e o carro, não existia forma de a prender de outro modo.

Abril 03, 2018, 19:25:23, 19:25
Responder #3

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Essa placa aparafusada ao chão de cimento imagino que tenha parafusos com uns 10cm de comprimento, certo?

Infelizmente quando "essa malta" quer furtar, não há muito a fazer... É uma realidade!

Mas se ajudar a dificultar (demorar) ou, melhor ainda, a dissuadir a vontade de o fazer, então perfeito.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 03, 2018, 19:29:16, 19:29
Responder #4

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Realmente não há muito a fazer quando esses bandidos sabem bem o que querem.

A única coisa é mesmo dificultar ao máximo e usar mais do que um sistema de cadeado:
-de chao em ambas as rodas
-cadeado de manetes (embraiagem e travão)
-cadeado de disco
-alarme com gps tracking (via verde escondida serve em parte)
-e tudo e mais alguma coisa que eles aqui tambem vêem ler

Contra rectificadoras portateis e tesouras de corte de ferro do tamanho de uma criança não há um cadeado de ferro que sobreviva...

Há outras coisas que podem funcionar:
-nunca filmar a partir da garagem
-nunca ter a moto guardada no local onde esta registada ou onde consta o seguro, por outras palavras...
-nao dar nas vistas com todos os extras instalados na moto sempre a brilhar, como nova de stand

Motos velhas que sao roubadas quase sempre é para roubar peças ou aparecem perto de algum bairro social, apos servirem de meio de deslocaçao entre o local X e casa...
Motos novas e até 5 anos são aquelas que com sorte não vão logo para um contentor para irem para parte incerta...
-para angola os veiculos já só entram se tiverem menos de 5anos... após tanto lixo que para lá foi...

Abril 03, 2018, 19:38:09, 19:38
Responder #5

Moto2cool

• 4386
É como diz o 2slow, há sistema mais completos e mais caros, nenhum é óptimo, o mais importante é a dissuasão quando o ladrão não vai já com esse objectivo. Porque se for com essa meta.....  Perde-se sempre ( no meu caso nem tanto porque tenho seguro de danos próprios que inclui roubo)

Abril 03, 2018, 19:53:34, 19:53
Responder #6

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
É como diz o 2slow, há sistema mais completos e mais caros, nenhum é óptimo, o mais importante é a dissuasão quando o ladrão não vai já com esse objectivo. Porque se for com essa meta.....  Perde-se sempre ( no meu caso nem tanto porque tenho seguro de danos próprios que inclui roubo)

Depois pode-se comprar motos que ninguém quer... Megelli's Benelli's... :lolol: :lolol: :lolol:

Abril 03, 2018, 23:47:01, 23:47
Responder #7

NunoMt

• **

• 334

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Como costumo deixar a mota na garagem colectiva e recentemente tivemos uns episódios de roubo, procurei algo que torna-se mais difícil o roubo da mota a juntar ao cadeado de disco da roda traseira no qual não uso alarme porque de noite se o alarme tocar dentro da garagem faz alguém suicidar-se e não quero ter essa culpa na consciência ;)
Comprei um cadeado bem resistente, uma corrente grossa e uma placa para prender ao chão. Tudo junto custou cerca de 50€.

Para quem deixa na rua sem ponto onde a possa prender talvez seja uma opção ( se os vizinhos não se queixarem) :)
Essa coisa que colocaste no chão serve para ser colocada em portões sobretudo de madeira... Qualquer alicate sobredimensionado corta isto sem pestanejar. E esse cadeado... E a corrente é específica de alta segurança ou é daquela do Aki? Se for teres isso ou nada é quase a mesma coisa. Por pouco mais do que gastaste compravas uma corrente é âncora específicas para mota mesmo que não fosse material de topo.

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk

Abril 03, 2018, 23:54:54, 23:54
Responder #8

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Este tema é algo que me preocupa e muito... Sobretudo se forem ao YouTube procurar vídeos sobre a fragilidade dos cadeados que supostamente são os mais seguros... Ficamos desmotivados.

Dito isto a minha montada dorme dentro da garagem, que é só minha, não é partilhada. Passa por dois portões e um pastor alemão para lá dormir.

No dia a dia não coloco cadeado. Mas se ficar na garagem por mais do que um dia tenho uma âncora de chão da Oxford e uma corrente com elos de 10mm, também da Oxford com cadeado da mesma marca. Passo a corrente nos colectores de escape e na âncora. E mais um cadeado de disco em cada roda. Não é infalível mas quem a levar vai ter de suar

Abril 04, 2018, 00:27:25, 00:27
Responder #9

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Essa coisa que colocaste no chão serve para ser colocada em portões sobretudo de madeira... Qualquer alicate sobredimensionado corta isto sem pestanejar. E esse cadeado... E a corrente é específica de alta segurança ou é daquela do Aki? Se for teres isso ou nada é quase a mesma coisa. Por pouco mais do que gastaste compravas uma corrente é âncora específicas para mota mesmo que não fosse material de topo.

Tenho que concordar com o companheiro Nunomt. Essa corrente e cadeado assim como a âncora (que não consigo ver bem) duram uns 10 segundos com um alicate de corte.
Pelos 50 euros de investimento com pouco mais podias ter um kit com âncora e corrente de aço material temperado mais resistente ao corte por arrombamento ou pelas agora famosas rebarbadoras portáteis.

Mesmo assim serve de dissoasor ao roubo  como disseste ganhar tempo e melhor que um simples travão de disco apenas.

Sent from my SM-G935F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 04, 2018, 09:52:33, 09:52
Responder #10

HBeiras

• Visitante
Coitadinha dessa corrente/cadeado.

Esse material aparenta ser muito fraquinho...isso é cadeado para se abrir com 2 chaves de "porcas". Nem é necessário cortar a corrente.

Compra uma corrente/cadeado a sério.

Abril 04, 2018, 12:45:31, 12:45
Responder #11

carlos-kb

• Visitante
Ó Motodoisfixe... percebo que soluções caseiras e à "desenrasca", para a mota , ainda possam funcionar. Mas o mesmo não se aplica em matéria de segurança.

Para ancorar a mota existem sistemas para tal... e mesmo assim, como se disse, não são 100% eficazes. Ainda mais quando recorres a um cadeado "doméstico", que nem de aço carbónico é! Uma boa tesoura de cortar heliaço separa esse cadeado em dois, em menos de 5 segundos.

Pesquisa pelos sistemas de ancoragem da Oxford, que é mesmo do melhorzinho que anda por aí... pouco mais gastas que esse valor que referes que gastaste... e na arte do "desenrascanço", é melhor ficares-te pela protecção de punhos e afins.

Abril 05, 2018, 17:10:34, 17:10
Responder #12

Moto2cool

• 4386
Caro Moto2cool

Eu costumo passar o cadeado através da roda e a dar a volta a um pilar do meu lugar de garagem.
Mas agora depois de ver as suas fotos acho que conseguiriam levar a minha mota se deixassem a roda, sem ter de cortar nada.
Em que ponto da mota está colocado o seu cadeado? É que na sua última foto, um pouco escura, não dá bem para perceber.
Olá, duas fotos de como a prendo, apenas para exemplificar, nada acrescenta à resposta que dei na altura

Abril 05, 2018, 17:15:29, 17:15
Responder #13

Moto2cool

• 4386
Obrigado pelos comentários. Foi uma compra de impulso quando estava a adquirir outras coisas. Se existem sistemas melhores, este é melhor que nada ;).
Contra roubo nada é 100% eficiente. O mecanismo que tenho mais eficiente para isso, como disse atrás, é o seguro de danos próprios que inclui obviamente roubo ou furto

Abril 05, 2018, 21:06:23, 21:06
Responder #14

acvalent

• **

• 55

Masculino
    • Grisalha-Pelo Grande Porto com a minha PCX 125
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT ABS
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Caro Moto2cool

Olá, duas fotos de como a prendo, apenas para exemplificar, nada acrescenta à resposta que dei na altura

Caroo Moto2cool
Obrigado pelas fotos, que são agora mais claras quanto à forma como usa o cadeado.
A minha dúvida era mesmo genuína.
Acaba por ser, na prática, semelhante à forma como coloco o cadeado na minha, ou seja, na roda dianteira.
Mas a partir de agora irei colocar também o cadeado de disco na roda da frente, vou comprar um cadeado de disco para a roda traseira e vou estudar a aquisição de um sistema de fixação da roda traseira ao chão da garagem.
Como disseram os companheiros Sapiens e 2low, o que interessa é fazer a vida difícil aos larápios.
Cumprimentos
A. Valente
NC 750X DCT ABS (2018-...)
Piaggio Zip RST (2017-...) Spritmonitor.de" border="0

Abril 05, 2018, 21:22:05, 21:22
Responder #15

Moto2cool

• 4386
Seria bem eficaz o uso de alarme, mas os vizinhos matavam-me se o alarme Xena tocasse durante a madrugada ;)

Abril 06, 2018, 10:19:56, 10:19
Responder #16

HBeiras

• Visitante
Caga nos vizinhos....o objectivo do alarme não é tocar?

Abril 06, 2018, 21:46:05, 21:46
Responder #17

NunoMt

• **

• 334

Masculino
Só para desanimar....  ::P:

Alguns videos de cadeados:

E um video de uma corrente e cadeado "a sério" para quem quer proteger efectivamente a mota:

Abril 06, 2018, 22:39:07, 22:39
Responder #18

Moto2cool

• 4386
De facto qualquer sistema só serve para atrasar mais ou menos   :hushed: