Autor Tópico: A continuidade e o futuro da Suzuki estarão em causa??  (Lida 6303 vezes)

Abril 09, 2018, 21:51:08, 21:51
Lida 6303 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A continuidade e o futuro da Suzuki estarão em causa??

Aqui há uns dias atrás assisti no fórum a um breve esgrimir de opinião sobre o futuro da Suzuki e onde percebi haver uma forte convicção de a marca estar para fechar ou falir…

Ora aquilo, digo-vos já que não me saiu da cabeça e decidi procurar por respostas concretas e não somente ficar-me por uma breve teoria.

Por um lado porque pondero comprar uma Suzuki lá para 2030 e seria aborrecido eles virem a fechar "nos entretantos"… ;)

Por outro lado, porque achei que aquele vaticinar de encerramento da marca era assente na simples ideia daquilo que é, muito concretamente....a limitadíssima realidade nacional.

Na procura de algo que pudesse cimentar uma verdade completamente oposta àquela que tinha lido, pesquisei… E fi-lo precisamente onde devia.

A marca disponibiliza dados de vendas a nível Mundial, bastante recentes e que "atiram por terra" qualquer teoria de marca à beira da falência.

Ainda que concorde ser esta, de entre as 4 marcas Japonesas de motociclos, aquela que terá a menor expressão (em termos de vendas) e, também, que alguns dos seus lançamentos anuais parecem pouco mais do que atualizações do que já existia, mesmo assim…é uma marca que tem crescido e dado mostras de uma grande saúde financeira.

Aliás, quem tiver curiosidade de saber o número de vendas de unidades novas no gigantesco mercado Asiático, é bem capaz de ficar surpreendido. Na Índia p.ex. o aumento percentual é muito...muito relevante. :nice:

« Última modificação: Abril 09, 2018, 22:25:53, 22:25 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 09, 2018, 22:16:32, 22:16
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Pois, a notícia da morte da Suzuki está largamente exagerada. ;)

Sapiens, se é para 2030, devo ter a SV à venda ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Abril 10, 2018, 12:13:25, 12:13
Responder #2

dfelix

• 5004
Aqui há uns dias atrás assisti no fórum a um breve esgrimir de opinião sobre o futuro da Suzuki e onde percebi haver uma forte convicção de a marca estar para fechar ou falir…

Então... continuidade e o futuro da Suzuki estarão em causa... com base numa posta de pescada do Clemente?
 :D

Abril 10, 2018, 12:15:23, 12:15
Responder #3

karloxilva

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
"Por outro lado, porque achei que aquele vaticinar de encerramento da marca era assente na simples ideia daquilo que é, muito concretamente....a limitadíssima realidade nacional." Bem pensas melhor escreves, sapiens.
De facto, uma apreciação da Suzuki feita somente a partir da nossa realidade, mais concretamente da sua representação nacional, só pode levar à conclusão de que a marca está morta. Só que aqui não se pode aplicar o adágio de "Está morta mas ainda não deu por isso". No caso, sabe disso.
Vista de fora, a representação da marca estará pelas ruas da amargura, vai vendendo uma VStrom ou uma Burgman 650, menos... de resto não apresenta nada para disputar a gama de géneros e tendências que as outras japonesas vão acompanhando - a Suzuki nem oferta tem nas 50 e 125 cm3.

Só que se trata de uma agonia auto-imposta, deliberada. Perante um mercado pequeno, a marca decidiu não ter uma presença "de raiz" como a Honda e a Yamaha, é "representada". A representação faz-se através de uma empresa que representa marcas tão diversas como a Motul, Shoei... e a Sym (percebe-se assim porque nunca chegaram cá as Burgman 125 e 200... a 400 apenas no catálogo, o que coincidiu com o desaparecimento da sua congénere da Sym... vá-se lá saber por quê quando os preços não tinham nada a ver...
Na verdade, até é aexagero falar em "representação nacional", segundo o que percebo a representação já nem se faz com "um telefone em Portugal e outro no Japão", a antiga "Veículos Casal" encomendou a alma ao criador, agora é uma representação (direi distribuidora) europeia, a Moteo:
https://www.alcomotive.com/brands/moteo-2-wheels/
Na minha opinião, como a delegação nacional do representante europeu não tem a sua sobrevivência dependente do sucesso da marca Suzuki, a política de preços e a assistência pós-venda está de acordo:  é cara e não raras vezes muito mal servida e preparada.
« Última modificação: Abril 10, 2018, 12:18:11, 12:18 por karloxilva »
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Abril 10, 2018, 16:06:14, 16:06
Responder #4

dfelix

• 5004
É a 6ª marca mais vendida em Portugal.
Vende mais do que a Harley, Ducati, Triumph, Piaggio, Husqvarna, Sym, Guzzi, Keeway, Kymco, Aprilia, MV Agusta,...

Abril 10, 2018, 16:33:56, 16:33
Responder #5

carlos-kb

• Visitante
Mas de onde é que apareceu sequer a ideia que a marca de teares estava à beira da falência?  :hushed:

Ou agora também já vale inventarem-se "histórias da carochinha" e depois usarem-se das mesmas como mote de discussão?  :pensador:

Abril 10, 2018, 17:05:29, 17:05
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Meu caro,

Eu não ando a inventar nada.
Baseei-me naquilo que já vem de trás e prossegue na actualidade, no mesmo "estilo de conversa".
P.f. vê o que deixo abaixo, para haver a devida contextualização daquilo que indiquei no início deste tópico.

Com isso, decidi avançar com a temática e mostrar factos concretos de que a saúde financeira da marca é bastante contrária àquilo que se estava a apregoar...repetidamente. Apresentei dados concretos e oficiais, com números ao nível Mundial.

Aproveito para dizer que gostaria de não ser somente eu lançar o "mote de discussão" e sim começar a ver outros a fazerem o mesmo.

Aliás, começa a ser cansativo puxar quase sozinho este barco.
Chega-se a um ponto em que todos os sinais mostram que não vale a pena...

Começa a ser demasiado desgastante...

A Suzuki está prestes a passar á história.

(....)
Não me calas Sapina !!! aqui não é o CPMaxiscooters, aqui pode-se falar......

A Suzuki passou á história e a confirmar isso basta ver os numeros de  vendas, aliás os diversos grupos chineses têm estado em conversações permanentes para a aquisição da Suzuki .

Neste momento a página da suzuki está indisponível, o que é preocupante. Qualquer dia sai de Portugal.

Boas,

A Suzuki não trás nada de novo, neste modelo é mais do mesmo, lavagem de cara,  Suzuki já era !

Cá os concessionários bem podem começar a procurar outras marcas se  desejarem sobreviver.

:bandeiraportugal:

(....)
Voltando ao tópico, na verdade a Suzuki já enjoa com restylyng nos modelos criados á mais de uma década, por isso se diz que da Suzuki nada de novo, tudo velho, perderamm a capacidade de inovar com novos modelos,  daqui a pouco já nem a uma KYMCO faz frente.

:convivio:

Mas a Suzuki ainda não faliu ?

coitados lá vão fazendo alguma coisa, para ão fecharem ou venderem aquela geringonça.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Abril 10, 2018, 17:51:04, 17:51
Responder #7

dfelix

• 5004

Na realidade és o gajo do tambor...
E sem isso provavelmente não sobrava muitos aqui a remar.
 ;)

Indiscutivelmente a Suzuki não está no seu auge e nada traduz melhor isso que o seu catálogo.

Ainda assim, tem mostrado que não está parada.
Sobretudo quando tão recentemente lançou uma GSXR reformulada que se bate entre as melhores do segmento.

E mesmo sem resultados evidentes, só o facto de estar presente na competição ao mais alto nível (com todo o custo inerente) demonstra que há pelo menos capacidade o fazer.

Outros modelos futuros não têm passado de especulação.
Mas vai de forma discreta materializando vendas com os que ainda tem, Mesmo algumas das plataformas tendo quase duas décadas.

Agora, quando um gajo informado como tu que tem sempre o google á mão tira conclusões com base no que o Clemente escreve... arriscas-te a respostas assim!
Não podes levar tanto a sério!
 :D

Abril 10, 2018, 18:18:03, 18:18
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)conclusões com base no que o Clemente escreve... arriscas-te a respostas assim!(....)

Como dizes??
Conclusões com base no que o Clemente escreve?

Parece-me que entendeste tudo ao contrário. :)

Eu lancei o tópico para desmistificar o que o mesmo vinha dizendo "há bué", dando alguma de ironia ao mesmo.
Simplesmente achei que naquele momento valia a pena mostrar o contrário, criando o devido tópico.

Sobre a minha continuidade activa por aqui... Já não tenho muita vontade, para dizer a verdade.
Felizmente ainda há os "habituês" a comentar - como vocês - o que já não é mesmo nada mau.

Dalai Lama

Abril 10, 2018, 21:41:47, 21:41
Responder #9

Moto2cool

• 4386
Há aqui quem censure a Suzuki seja por não ter qualidade, seja por não ter novidades.
É uma marca que ganhou e merece o respeito no mercado motociclista, com o Sapiens tentou demonstrar.
Tenho uma Suzuki como podia ter outra marca, gostei do modelo, não liguei à marca que o faz. Por isso não faço vénias à marca nem me envergonho a defendê-la de forma irracional contra as outras.
Não é um relógio suiço, para isso tinha que ser suíça ( e dar horas) , nem uma referência de culto como a HD, é uma marca que fez motas que criaram história e isso basta para merecer a consideração de quem gosta de motociclismo.

Abril 10, 2018, 22:14:22, 22:14
Responder #10

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
Há aqui quem censure a Suzuki seja por não ter qualidade, seja por não ter novidades.
É uma marca que ganhou e merece o respeito no mercado motociclista, com o Sapiens tentou demonstrar.
Tenho uma Suzuki como podia ter outra marca, gostei do modelo, não liguei à marca que o faz. Por isso não faço vénias à marca nem me envergonho a defendê-la de forma irracional contra as outras.
Não é um relógio suiço, para isso tinha que ser suíça ( e dar horas) , nem uma referência de culto como a HD, é uma marca que fez motas que criaram história e isso basta para merecer a consideração de quem gosta de motociclismo.

Moto2cool, partilho a tua opinião.... se eu tivesse uma Suzuki, gostava dela ma mesma forma como tu, mas.... César o que é de César, ou seja realidade é realidade e eu não postei nenhuma mentira, só tenho dito e resumindo que a Suzuki anda adormecida como tb as peças têm um preço escandaloso mais nada....quem semeia ventos colhe tempestades como é o caso da marca em questão

penso eu que não disse nada demais que todos não saibamos

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Abril 10, 2018, 22:16:28, 22:16
Responder #11

mneves

• 3092

Masculino
membro numero 16

Abril 11, 2018, 01:00:38, 01:00
Responder #12

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE

Abril 11, 2018, 03:21:59, 03:21
Responder #13

rainor77

• Visitante
boas.
Acho estranho...mas a confirmar-se é pena,pois todas fazem falta (nem que seja para puxarem umas pelas outras).

Abril 11, 2018, 09:10:47, 09:10
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
boas.
Acho estranho...mas a confirmar-se é pena,pois todas fazem falta (nem que seja para puxarem umas pelas outras).

Por vezes a leitura de um título não diz tudo...
Há que ler o conteúdo.  ;)

Dalai Lama

Abril 11, 2018, 09:40:55, 09:40
Responder #15

JViegas

• 4723

Masculino
Gosto muito de algumas motas da Suzuki.
E tenho falado com alguns companheiros proprietários de Burgmans e realmente a qualidade é muito boa, mas o "problema" está no custo de aquisição de algum material para manutenção/substituição.

Estar a falir não acredito, mal representada comparativamente a outras marcas? Talvez.

Em Portugal, na minha opinião, existe cada vez mais um interesse cada vez maior nas duas rodas, ou pelo menos, a mobilidade em duas rodas é cada vez mais uma opção viável para muitas pessoas, e a Suzuki é igualmente uma boa opção, se bem que com uma concorrência muito forte, o custo de manutenções é um forte opositor ao sucesso da marca.

Abril 11, 2018, 16:27:56, 16:27
Responder #16

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Atenção que não é o númeto de unidades vendidas que dita a 100% se a marca está sã. No fim, tudo-se resume ao lucro e boa gestão do mesmo.

Abril 11, 2018, 16:49:05, 16:49
Responder #17

carlos-kb

• Visitante
Meu caro,

Eu não ando a inventar nada.
Baseei-me naquilo que já vem de trás e prossegue na actualidade, no mesmo "estilo de conversa".
P.f. vê o que deixo abaixo, para haver a devida contextualização daquilo que indiquei no início deste tópico.

Com isso, decidi avançar com a temática e mostrar factos concretos de que a saúde financeira da marca é bastante contrária àquilo que se estava a apregoar...repetidamente. Apresentei dados concretos e oficiais, com números ao nível Mundial.

Aproveito para dizer que gostaria de não ser somente eu lançar o "mote de discussão" e sim começar a ver outros a fazerem o mesmo.

Chega-se a um ponto em que todos os sinais mostram que não vale a pena...

Começa a ser demasiado desgastante...

A Suzuki está prestes a passar á história.

(....)
Não me calas Sapina !!! aqui não é o CPMaxiscooters, aqui pode-se falar......

A Suzuki passou á história e a confirmar isso basta ver os numeros de  vendas, aliás os diversos grupos chineses têm estado em conversações permanentes para a aquisição da Suzuki .

Neste momento a página da suzuki está indisponível, o que é preocupante. Qualquer dia sai de Portugal.

Boas,

A Suzuki não trás nada de novo, neste modelo é mais do mesmo, lavagem de cara,  Suzuki já era !

Cá os concessionários bem podem começar a procurar outras marcas se  desejarem sobreviver.

:bandeiraportugal:

(....)
Voltando ao tópico, na verdade a Suzuki já enjoa com restylyng nos modelos criados á mais de uma década, por isso se diz que da Suzuki nada de novo, tudo velho, perderamm a capacidade de inovar com novos modelos,  daqui a pouco já nem a uma KYMCO faz frente.

Mas a Suzuki ainda não faliu ?

coitados lá vão fazendo alguma coisa, para ão fecharem ou venderem aquela geringonça.

Sapiens... neste caso concreto estás a querer enfiar uma carapuça que não te serve de todo.

Ainda que ache que não foste especialmente feliz na escolha do título do tópico, criando à priori logo um alarmismo evidente, não acho que uns quantos posts dispersos de alguns haters da marca de teares, sem grande sentido de verdade, sirvam para, de forma sensacionalista, colocar em causa a sanidade / estabilidade de um dos (ainda) mais reputados construtores mundiais... e ainda mais servir de base a uma discussão deste tipo.

Sei que não é fácil "puxar a carroça", como tu fazes aqui. E reconheço-o, pois cheguei a ter um pouco esse papel que tu tens aqui, na fase final do extinto motonline.pt (se calhar por isso é que  morreu de vez  :lolol:). E é de enaltecer esse teu esforço, até porque temas consensuais para os vários assuntos  colocados a debate, se esgota... e nem sempre é fácil agradar a "gregos e troianos".

Ainda que não me reveja em muitos dos tópicos que vejo abrirem aqui (seja da tua parte como de outrém), e por isso mesmo não participar nos mesmos... mas deves reparar que quando vejo pertinência em determinado tópico, tento na medida do possível, contribuir e mandar a minha "posta de pescada".

Abraço.

Abril 11, 2018, 17:14:59, 17:14
Responder #18

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Atenção que não é o númeto de unidades vendidas que dita a 100% se a marca está sã. No fim, tudo-se resume ao lucro e boa gestão do mesmo.

Ainda que aceite terem havido na história verdadeiras "broncas" a nível de gestão Japonesa, não creio que os aumentos de vendas na Suzuki e claro aumento percentual vivido pela marca, possa querer significar outra coisa que não...saúde financeira. :)

Para quem tenha curiosidade de espreitar sobre a gestão Japonesa e aquilo que a diferencia, leia este artigo...ou pelo menos parte dele, já que é extenso e pode ser considerado algo "massudo": http://www.referenceforbusiness.com/management/Int-Loc/Japanese-Management.html

A Suzuki dá mostras que está cá para se manter, resumindo... :)

(Vejo como mais provável uma empresa como a Tesla desaparecer, do que a Suzuki, p. ex.)

"Japanese managers—especially those in business—behave in a strikingly different fashion from U.S. and European managers. The Japanese apply different principles and have developed different approaches and policies(....) LINK

------------------------------------------------------------

(....)Ainda que não me reveja em muitos dos tópicos que vejo abrirem aqui (seja da tua parte como de outrém), e por isso mesmo não participar nos mesmos...mas deves reparar que quando vejo pertinência em determinado tópico, tento na medida do possível, contribuir e mandar a minha "posta de pescada".(....)

Será sempre uma tarefa hercúlea agradar a todos e dispersar temas de forma vasta para satisfazer todos os interesses.
Existe um provérbio interessante que diz: "Quem procura agradar a todos, não agrada a ninguém." e se calhar é isso que acontece e a que te referes... E aceito perfeitamente, mas não posso fazer nada quanto a isso.

Aprecio as tuas interevenções focadas na área do motociclismo (como aliás já te o disse por MP e te lembrarás) e noto que dás um bom contributo para uma qualquer discussão em curso, pelo que...agrade ou não...avança com algo.  :nice:

Isto se achares que vale a pena, claro. Forçar alguém a participar não o farei nunca.

Sobre se o fórum virá a entrar numa espécie de "letargia" um dia destes?
Não excluo nada como hipótese... As redes sociais, numa opinião muito pessoal que tenho das mesmas, definham os fóruns em várias áreas, levando as pessoas a ter as suas preferências onde escrever...com prevalência no facebook.

São "novos tempos" dirão alguns. Há que aceitar...
Eu pelo menos não me sinto motivado a perder tempo numa "luta" contra evidências.

Dalai Lama

Abril 11, 2018, 17:47:46, 17:47
Responder #19

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Muito dificilmente uma marca japonesa de renome deixa de existir. Acho que a noticia em si não tem muito sentido.

Abril 11, 2018, 22:57:46, 22:57
Responder #20

Moto2cool

• 4386
As coisas descontextualizadas dificilmente se podem compreender quando à sua génese, mas apenas ao seu valores imediato.
O tópico foi criado como resposta no momento a afirmações de haters, como diz o Carlos, que não serão haters da Suzuki mas de tudo o que não for uma marca.
Como a qualidade vem ao de cima, como o azeite, o trabalho do sapiens tem sempre muito mais visibilidade que comentários como os que deram origem a este tópico deixando-o na situação do MRPP (na vanguarda do povo mas tão à frente que o povo não o acompanha, lembram-se? :)  ).
Acredito que quem perceba de motas compreenda que a Suzuki não é exatamente uma drogaria da esquina que fecha por causa do hipermercado que abriu. Quando muito o que se referiu foi um desejo que fechasse. Aliás se todas menos uma fechassem e essa se tornasse a única marca do mercado talvez fosse um cenário mais desejado ;)
Mas não existe nenhuma marca segura no longo prazo em mercados que evoluem vertiginosamente.