Não diria o mesmo em relação às naked e adventure dessa cilindrada
O envelhecimento médio dos motociclistas?
A crescente eficiência das grandes cilindradas?
O tipo de uso atual das motas?
A penalização pelos excessos, mais ligados às sportbikes?
O aumento do nível de vida?
Por causa de um suposto envelhecimento médio dos motociclistas...é algo que me custa a ver como possível.
Se me dissessem que o motociclista comprador de uma Harley-Davidson terá, na grande maioria, uma idade superior...aceito perfeitamente.
Acho que seria interessante saber se existe algum estudo nesse sentido, de âmbito alargado. Daria uma visão bastante interessante de eventuais mudanças, a havê-las.
Citação de: Sapiens21 em Maio 22, 2018, 00:40:44, 00:40Por causa de um suposto envelhecimento médio dos motociclistas...é algo que me custa a ver como possível.Achas mesmo que o impacto cultural que o motociclismo teve nos adolescentes e jovens adultos das décadas de 70, 80 e 90 ... manteve-se depois disso? Não me parece...(....)
(....)A imagem que coloquei atrás dos putos nas 125cc em 1990 vs os putos em hoverboard em 2016 não é assim tão inocente.(....)
(....)Citação de: Sapiens21 em Maio 22, 2018, 00:40:44, 00:40Se me dissessem que o motociclista comprador de uma Harley-Davidson terá, na grande maioria, uma idade superior...aceito perfeitamente.Epá... isso parece-me um bocado preconceituoso...Como uma Harley fosse "moto de velho". Ou objecto de saudosismo por parte do reformado. Ou cuja compra implique alguma maturidade. (....)
Mas retiraste do contexto as minhas palavras dirigidas ao tema. As superbikes de 600cc. Lembras-te do tema??
Pretender fazer uma colagem do segmento das 125cc em 1990 e com isso querer justificar que actualmente o envelhecimento médio dos motociclistas tem levado a uma relação directa na menor aquisição de supersports 600cc, só faria sentido olhando-se exclusivamente para esses mesmos que teriam agora porventura 45 anos ou mais...
O Mundo não parou nessa altura! Os gostos ou interesses talvez, como tinha indicado mais acima.
E diz-me uma coisa....mantém-se como preconceituosa aquela simples frase que escrevi quando é a própria Harley a admiti-lo?
O problema destas superdesportivas 600cc é que atualmente há uma oferta muito forte nos segmentos naked e sport-toured/calças arregaçadas que além de rivalizarem na potência ainda trazem o "plus" de poderem ser utilizadas para mais do que apenas diversão de fim de semana nas curvas da serra.
Provavelmente vou dizer uma barbaridade, mas espero que a nossa enciclopédia motociclista venha cá corrigir-me (carlos-kb chamado à recepção). O problema destas superdesportivas 600cc é que atualmente há uma oferta muito forte nos segmentos naked e sport-toured/calças arregaçadas que além de rivalizarem na potência ainda trazem o "plus" de poderem ser utilizadas para mais do que apenas diversão de fim de semana nas curvas da serra. (....)
Citação de: Sapiens21 em Maio 22, 2018, 08:09:34, 08:09Mas retiraste do contexto as minhas palavras dirigidas ao tema. As superbikes de 600cc. Lembras-te do tema??Está intimamente relacionado.E as desportivas 600 são apenas um de vários segmentos de mercado que definharam pelo mesmo motivo.(....)
(....)É certo que no início deste milénio muita gente tirava a carta e comprava uma desportiva 600.Pois ainda estava na moda ter uma moto potente e rápida.Porém, os anos douradados das superdesportivas devem-se sobretudo ás gerações cuja paixão das desportivas já vinha de trás. E para quem uma 600 não deixava de ser também ela uma transição para a 1000.(....)
(....)Há aqui todo um processo de continuidade.E o reaparecimento destas novas pseudo-desportivas 300/400cc também não é inocente.(....)
(....)Citação de: Sapiens21 em Maio 22, 2018, 00:40:44, 00:40E diz-me uma coisa....mantém-se como preconceituosa aquela simples frase que escrevi quando é a própria Harley a admiti-lo?Sim, é preconceituosa se o enquadramento da compra for nos termos que referi atrás.(encarar como "moto de velho", objecto de saudosismo ou cuja aquisição implique "maturidade")(....)
Não é por causa de um aumento da "idade média dos motociclistas".
O mercado tem-se virado para outras propostas e basta olhar para as tabelas de vendas dos principais mercados para percebê-lo!
Mas continuam a haver muitos jovens, com as mesmas idades que tens em mente no teu argumento relativo ao passado, e que se voltam no presente para outro tipo de propostas. No presente tornou-se (também) apelativo ter outro tipos de motos....e tem vindo a lançar várias.
Não percebo o "pseudo". É natural não terem o mesmo desempenho mecânico que as de motorização mais alta (ou até - retornando a passado - por comparação às de 2 tempos), mas "pseudo"
A coisa aqui ficou confusa...Mencionas agora que é "preconceito" "se" for nos termos que mencionas atrás.
Citação de: Sapiens21 em Maio 22, 2018, 16:28:04, 16:28Não é por causa de um aumento da "idade média dos motociclistas". Mas é.E eu não por aqui a inventar nada novo.É um tema amplamente identificado seja no motociclismo como em outras areas de mercado.E aquele artigo que colocaste atrás sobre a Harley querer captar o público jovem (nem que seja através do lançamento de eléctricas) é representativa da estratégia da marca para sobreviver a esta realidade. (….)
(….)Citação de: Sapiens21 em Maio 22, 2018, 16:28:04, 16:28O mercado tem-se virado para outras propostas e basta olhar para as tabelas de vendas dos principais mercados para percebê-lo!O mercado oferece o que o público procura.E achar que o público que há 20-30 anos consumiu desportivas e que actuamente estão quarentões ou mesmo cinquentões continuam a comer do mesmo prato... parece ingénuidade.(….)
Citação de: Sapiens21 em Maio 22, 2018, 00:40:44, 00:40A coisa aqui ficou confusa...Mencionas agora que é "preconceito" "se" for nos termos que mencionas atrás. Ora bem...Com base no que escreveste [utl=http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3723.msg46223#msg46223]aqui[/url]:O suposto envelhecimento médio dos motociclistas é algo que te custa a ver como possível!E se o motociclista comprador de uma Harley-Davidson terá, na grande maioria, uma idade superior...aceitas perfeitamente! A interpretação que retiro daqui é que as HD são motos para velhos. (….)
(....)É que pelos vistos esta nova geração com menos interesse por motos no geral tem menos interesse por Harleys em particular para de ir a correr de outras propostas para também não as comprar. (....)
(....)(Está assim tão dificil perceber que isto das idades é real e que a preocupação dos construtores é inverter isso?)
A Harley Davidson sofre deste problema assumidamente. Não em determinado segmento mas sim em toda a marca. Porém, com isso pretender fazer uma colagem ao que se verificou com as supersports é no mínimo…forçado!
O cliente Harley é manifestamente diferente daquele que procura uma supersport.
Mas este último acaba por ser também atraído por uma naked, por uma das novas "asfaltadas" da moda ou por uma moto de cariz GT a preço "suportável".Este mercado, com boas e válidas propostas, leva a que haja essa mudança, não tendo como causa o aumento da idade média dos motociclistas.
A preocupação dos construtores é continuar a haver quem lhes compre as motos e servem-se de todas as maneiras para o fazer e continuar a facturar! A aposta no presente, a avaliar pelas tabelas de vendas, passa por (entre outras) continuar a investir no lançamento de motos no estilo Adventure (mesmo que algumas asfaltadas) e nakeds.
(....)Actualmente existem menos motociclistas com 25-30 anos que há 20 anos atrás.Actualmente existem substancialmente menos motociclistas com 18-25 anos que há 20 anos atrás.E dentro do que estas faixas etárias (em especifico) ainda contribuem para o mercado (no geral), predomina a escolha por soluções de mobilidade.Se há 20 anos atrás já existiam boas e válidas propostas...Se há 20 anos atrás os argumentos racionais para uma decisão eram essencialmente os mesmos.O que leva a esta mudança?De certa forma pelo que velasquez indicou lá atrás. Uma mudança de mentalidade em que as prioridades são outras. Em que o lado emocional tem menos peso na escolha. Logo, os segmentos de marcado que dependem disto estão de certa forma condenados. Sejam cruisers. Sejam supersports.(....)
As conversas são como as cerejas. Falávamos de desportivas e metade do tópico aborda as HD.Mas está uma discussão fixe, infelizmente pouco participada, e sem agressões inúteis que às vezes se vêem por aí ( também é verdade que não se fala de TRK, nem NC, nem chinesas) NmaxNo fundo falamos de mudanças no mercado, como há em todos os mercados.Indesmentívelmente, na minha opinião, a mudança relevante foi a força como as adventure entraram no mercado, destas a emblemática é a GS1200.Curiosamente as adventure terão entrado por razões estranhas aquilo que seria o seu designio inicial. Não são todo o terreno, mas veículos de touring com excelente proteção, posição sentado direito, capacidade de carga, ligeiras suficiente para andar em qualquer lado.
Chegaste exactamente onde eu queria quando escrevi bem lá atrás o que parece ter passado despercebido.(...)Foi isto que escrevi...e que deixo para avivar memória.(....)Haver notória mudança de interesses ou forma de encarar - para aquisição - as diferentes opções existentes nas "2 rodas" é uma coisa, mas haver uma relação directa com o (suposto) aumento da idade média, tendo responsabilidade no decréscimo da procura...isso parece-me pouco plausível.(....)
Curiosamente as adventure terão entrado por razões estranhas aquilo que seria o seu designio inicial. Não são todo o terreno, mas veículos de touring com excelente proteção, posição sentado direito, capacidade de carga, ligeiras suficiente para andar em qualquer lado.
Mas basicamente preferi colocar cheio de ironia/sarcasmo como por exemplo em chamar carneirada à malta que vai toda a correr atras do mesmo sem qualquer logica e que em Portugal a malta prefere ter um bom veiculo a ter uma casa realmente confortável e que há um enorme desejo da malta se sentir rica e deslumbrada com passear marcas.
Mas noto claramente que alguém (quase de certeza, a mando da propria BMW) andou a apagar todos os relatos das avarias que esse modelo teve durante determinada altura, pois pelo menos no google já não se encontram...
Isso acho totalmente descabido estarem a apagar por medo de serem conotados com motos de fraca qualidade.
Toda a gente sabe que a BMW tem uma espécie de Gestapo que persegue e executa difamadores da marca!
No que diz respeito ao Kevin Ash... o que circula nos corredores é que... bem o tentaram.
Mas o essencial está lá no que respeita a estigmas. Cruisers são em geral para velhos por exemple.
Nao faltaram muito que será mais fácil ter uma licensa de porte de arma do que para motociclo A. No final claro será a total proibição da condução de "certos" veículos será só uma questão de tempo. Mais perto do que possa parecer!
...isto é, a venda destas motas tem a ver com o touring estadista ( passe a redundância) e não terá sido para esse segmento que as adventure foram especificamente desenhadas.
Citação de: Cross em Maio 24, 2018, 13:21:06, 13:21No que diz respeito ao Kevin Ash... o que circula nos corredores é que... bem o tentaram.Epá...Nunca me tinha apercebido do enorme potencial desse incidente para que haters da GS desenvolverem teorias da conspiração!Citação de: Cross em Maio 24, 2018, 13:21:06, 13:21Mas o essencial está lá no que respeita a estigmas. Cruisers são em geral para velhos por exemple.Sim, tudo o que tenha um look clássico remete para essa associação.Embora nos anos 90 (quando se vivia um binómio de "plásticos vs ferros") a Virago era uma escolha bastante habitual enquanto primeira moto de grande cilindrada.Hoje isso talvez seja encarado com alguma estranheza. Tal como o facto de terem existido motorizadas com aspecto de cruiser é também agora encarado como uma surpresa.Vejo actualmente muitas keeway superlight a circular. A própria recuperou a Rebel para o catálogo.Se os astros alinharem, as talvez volte a ressurgir o interesse por um publico menos.. velho!"make cruisers great again"!Citação de: Cross em Maio 24, 2018, 13:21:06, 13:21Nao faltaram muito que será mais fácil ter uma licensa de porte de arma do que para motociclo A. No final claro será a total proibição da condução de "certos" veículos será só uma questão de tempo. Mais perto do que possa parecer!A lei das 125 até pode ter gerado bastants anticorpos... mas demonstra exactamente o oposto: Maior abertura e facilidade no acesso ás duas rodas.Até tenho uma opinião bastante dividida sobre boa parte dos novos motociclistas de carta B.Mas tenho uma opinião cada vez mais favorável sobre os automobilistas.Citação de: Moto2cool em Maio 24, 2018, 13:42:33, 13:42...isto é, a venda destas motas tem a ver com o touring estadista ( passe a redundância) e não terá sido para esse segmento que as adventure foram especificamente desenhadas.Um erro de muita gente e sobretudo do marketing de alguns construtores é passar ideia que foram pensadas ou desenhadas para Enduro!Já isso do "touring estadista" seja lá o que for... também tem muito que se diga.