Autor Tópico: Seguros de mota-cada vez mais penalizados  (Lida 5528 vezes)

Maio 20, 2018, 21:36:06, 21:36
Lida 5528 vezes

Fijoma

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 154

Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Sintra
Boas

Abro este tópico sem ter encontrado igual, por isso se houver outro peço desculpa.

Acontece que já tive diversas motas e sempre em companhias diferentes, há algumas que aproveitam a boleia da vaga de motas e outras que fogem a sete pés.   :corrida:

No entanto, apesar de ter um seguro de danos próprios na XMax 400 de 350€ /ano quando comprei a V- Strom a melhor proposta era cerca de 300€ /ano para terceiros..considerando que não tenho acidentes registados nem penalizações.. fiz um seguro quase provisório (um mês 26€) e lá sai com a mota .

Entretanto fui consultando a minha mediadora..e os valores mantiveram-se altos...parece que tem havido muitos acidentes com motos  :pensador:  e as coisas tendem a complicar-se (explicação dada), chegando mesmo a receber propostas de 700€/ano para danos próprios ...     :toma:   

entretanto... consultei um mediador que tem protocolo com outro forum e do qual sou cliente e os valores estão muito aceitáveis..esse mediador o João Mata Seguros ..de facto ofereceu-me um valor óptimo ao abrigo do protocolo ..mas como não têm muita vontade em fazer seguros, após 4 dias em que eu fiz tudo e mais alguma coisa , até ser eu a preencher a proposta, cópias de tudo..telefonemas muitos..    :napodeser:   acabei na sexta feira, véspera do outro provisório acabar..com a informação que teria de encostar a mota por não ter seguro..foi o morrer na praia..a mediação João Mata , não apresentou alternativas para as mil burocracias que pede..e não havia solução..mesmo as  que todos fazem.. envio de certificado provisório etc..foi um dia inteiro (sexta) para além dos três dias que já tinha de contactos ae aprovações  ..de facto, desesperei e foi mais uma acha para a dificuldade de um motociclista..foi desde sempre o argumento para a dificuldade..ter uma mota..etc etc..

Enfim..ás 17H foi me fechada a hipótese de ter o seguro a tempo..promessa de amanhã segunda retomar as negociações para um seguro na melhor das hipóteses de terceiros por 127€/ano  :nice:   para a cc que tenho..

Desiludido, lembrei-me do ACP, eram 17:35 ..atendeu-me uma senhora muito simpática (10 a 0 à empregada do João Mata) e em 15 minutos tinha o certificado, melhor preço 97€ e melhor ainda, hipótese de  seguro danos próprios por 300€ / ano (que subscrevi)  .

Antes das 18H tive a carta verde por mail, certificado e pagamento efectuado  :festa:

Sou sócio do ACP , desde Dezembro  mas nunca uso nada..    :toma: :toma:  tenho de rever as condições e o que têm para oferecer..acho que até descontos na gasolina existem.. sendo que eu me tornei sócio para obter a carta de condução de Hong Kong.. é a unica maneira de ter poder conduzir em HK e a mota do meu filho estava lá à minha espera...   :-\

Além do seguro, tenho assistência em viagem, reparação no local ou pagam eles a reparação  (tenho de ver este item)

Recomendo.... :cool:

« Última modificação: Maio 20, 2018, 22:50:51, 22:50 por Fijoma »

Maio 20, 2018, 22:05:55, 22:05
Responder #1

Moto2cool

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4386
Excelente partilha  :palmas:
Nunca fui muito aderente do ACP mas fica aberta a possibilidade se algo correr mal.
O seguro das motas é mais fácil se o "dependurarmos" do seguro do carro porque eles vêem mais como uma extensão
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 20, 2018, 22:53:56, 22:53
Responder #2

Fijoma

• **

• 154

Masculino
Excelente partilha  :palmas:
Nunca fui muito aderente do ACP mas fica aberta a possibilidade se algo correr mal.
O seguro das motas é mais fácil se o "dependurarmos" do seguro do carro porque eles vêem mais como uma extensão

Pois eu também não..até me esqueço que sou sócio..é que para obtermos cartas internacionais é a única maneira   :zangadoregras:

Mas lá me deu a "Eureca" e me lembrei do ACP  foi uma luz que se me deu  :palmas:   por isso a partilha..

Maio 20, 2018, 23:05:08, 23:05
Responder #3

NunoMt

• **

• 334

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Excelente tópico. Amanhã vou analisar isto, daí que ando a ver seguros para a próxima montada

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk

Maio 21, 2018, 20:42:18, 20:42
Responder #4

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5004
Cada vez mais penalizados...
Ainda hoje paguei a renovação duma 1200cc de 2006 que no ano passado era 68.26 € e agora 65.04€...

(Contra terceiros, claro)
« Última modificação: Maio 21, 2018, 20:44:58, 20:44 por dfelix »

Maio 21, 2018, 20:55:26, 20:55
Responder #5

Moto2cool

• 4386
Cada vez mais penalizados...
Ainda hoje paguei a renovação duma 1200cc de 2006 que no ano passado era 68.26 € e agora 65.04€...

(Contra terceiros, claro)
Percebi bem? No teu caso baixou o seguro?

Maio 21, 2018, 21:00:36, 21:00
Responder #6

dfelix

• 5004

Percebi bem? No teu caso baixou o seguro?

Claro... moto velha. Vale menos.

Entretanto fiz uma simulação de quanto me ficaria o seguro para uma v-strom 650 se comprasse nova hoje e pretendesse agora mesmo sair do stand montado nela...

Coincidência com os valores descritos mais atrás?

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Maio 22, 2018, 00:48:06, 00:48
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esse valor pago pela 1.200cc, deixa-me mesmo a revirar os olhos....

Tenho a impressão que nem para uma PCX com 6 ou 7 anos anos conseguiria - junto de um conhecido meu na área dos seguros - mais baixo que isso.

Para valor anual (e só posso presumir que o é), considero fantástico!!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 22, 2018, 02:40:05, 02:40
Responder #8

dfelix

• 5004
A ironia é que se tivesse ignorado a SMS, deixado expirar... para depois voltar a simular e criar nova apólice ainda me tinha saído mais barato!

Estava aqui a ver o histórico e o primeiro seguro que fiz para esta 1200cc custou 73,09€ em 2011.
Depois disso cheguei a pagar 61,43 vários anos. Só quem em 2016 fiz pela Nseguros e quando voltei à Logo em 2017 cobraram 68,26€. Este ano baixaram para 65,04€.

Isto não é nenhum preço especial!
Faço as simulações nos mesmos sites que vocês!

Os principais agravamentos é os anos de carta e há quantos anos se tem seguros.
Depois... a idade do veículo.

Porém, nunca percebi ao certo como isto é calculado.
Pois as diferenças de valores entre o que pago por uma 125cc de 1997 face a uma 1200cc de 2006 são irrelevantes.
Enquanto a 800cc de 2015 por ser a mais recente, é também a mais dispendiosa.

Já agora:
Os mediadores não trabalham de borla. Ganham uma comissão sobre o vosso prémio.
E a única forma de conseguirem baixar um preço é ir descascando o produto eliminando-lhe clausulas que possam ser menos necessárias.
O que significa que muitas vezes o resultado é algo substancialmente inferior aos produtos genéricos que exactamente as mesmas seguradoras ou outras marcas do grupo vendem online.
« Última modificação: Maio 22, 2018, 02:44:08, 02:44 por dfelix »

Maio 22, 2018, 08:49:36, 08:49
Responder #9

JViegas

• 4723

Masculino
Fijoma: já há algum tempo que ando a pensar no ACP, mas lembro-me que a quota anual era alta para mim. Com o pagamento mensal será mais fácil se bem que será uma despesa mensal a acrescentar à lista.

Se puderes responder, tens opção por 1 sócio ou a opção família?

Maio 22, 2018, 10:56:12, 10:56
Responder #10

tmr

• Visitante
Eu pago 130€ da minha 500cc para mim e para a pendura na Allianz RC Mais...

Maio 22, 2018, 16:33:43, 16:33
Responder #11

poliveira

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 33
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Localidade: Óbidos
Pago 89,23 pela 1200 do ano passado; inclui acidentes pessoais do condutor.

Já agora uma questão: os penduras são considerados terceiros, ou seja, estão sempre cobertos pelo seguro obrigatório de responsabilidade civil? Já me disseram que sim e que não, quem sabe?
Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,74 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Maio 22, 2018, 17:43:46, 17:43
Responder #12

Moto2cool

• 4386
Se não existir exclusão expressa acho que os pendurado estão incluídos nos terceiros.
No caso de familiares directos tenho algumas dúvidas, só vendo em pormenor.
Mas é uma dúvida que se justifica colocar por escrito porque as coberturas só esclarecem quando são necessárias.

Maio 22, 2018, 18:10:36, 18:10
Responder #13

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ha uma particularidade que ainda nao foi abordada:

É que fica muito mais caro criar uma apolice nova do que manter uma que ja tem uns anos ou onde existe um historial com a Companhia de Seguros.

Neste simulacao, indiquei ser este o meu primeiro seguro de moto

E nesta, indiquei ter um seguro de moto com 5 anos e sem sinistros

A diferenca de precos é substancial  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 22, 2018, 18:51:48, 18:51
Responder #14

dfelix

• 5004
É que fica muito mais caro criar uma apolice nova do que manter uma que ja tem uns anos ou onde existe um historial com a Companhia de Seguros.

TMaxer,
O que influencia o preço não é o facto de ser uma apólice nova.
É o facto de na primeira simulação indicares que se trata do teu "primeiro seguro de moto".
E isto é uma enorme agravante.

Maio 22, 2018, 19:01:42, 19:01
Responder #15

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Pois... Mas já tentei a segunda opção e pediram o numero da apólice anterior, pelo que calculei que essa opcao apenas fosse para transferencia de apolices entre companhias.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 22, 2018, 22:25:06, 22:25
Responder #16

dfelix

• 5004
Pois... Mas já tentei a segunda opção e pediram o numero da apólice anterior, pelo que calculei que essa opcao apenas fosse para transferencia de apolices entre companhias.

Há já uns bons anos que passaram a considerar a data do primeiro seguro como uma das principais agravantes pois a data da carta não é de todo indicadora da "experiencia" de condução.
Não só por ser recorrente malta tirar a carta e nunca chegar a conduzir ou ser condutor habitual (e não declarado) de um veículo segurado para outro titular.

fizeram-me 68€ (d.d.) anuais! com as mesmas condições devido a um protocolo de veiculos com +7 anos, carta +2 anos e "não ser o meio transporte habitual", que pode ser a Tracer

Essa é uma das muitas cláusulas que apenas os mediadores conseguem descascar para baixar o preço.

Confirma é se isso tem assistência em viagem.

Muitos mediadores retiram para baixar ainda mais o preço e não avisam o segurado.

Maio 22, 2018, 23:14:06, 23:14
Responder #17

Fijoma

• **

• 154

Masculino
Fijoma: já há algum tempo que ando a pensar no ACP, mas lembro-me que a quota anual era alta para mim. Com o pagamento mensal será mais fácil se bem que será uma despesa mensal a acrescentar à lista.

Se puderes responder, tens opção por 1 sócio ou a opção família?

Tenho a opção 1 sócio, até porque só me tornei sócio porque precisei de ter carta em Hong Kong e Tailandia..em ambos os locais é necessário licença, (embora na Tailandia ninguém fiscalize, já em HK as coisas piam fininho  :-\   )  :offtopic:

O valor foi qualquer coisa como 45€ ano sendo que a licença de HK amortizou quase tudo  :ok:

Depois fui descobrindo descontos em muitos locais, seguros mais baratos, assistência em viagem (requer outro estatuto que não tenho...custa mais 45€ /ano) , mas já a tenho porque tenho um seguro  :bebe:

Maio 22, 2018, 23:47:27, 23:47
Responder #18

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
65 euros pela springer na Logo, 230 euros pela hayabusa. :cool:

Maio 23, 2018, 00:01:55, 00:01
Responder #19

VCS

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
Eu pago:

» 60eur/anuais pela Vespa GTS 300 (2010) através do protocolo Vespa Clube de Portugal com a Liberty, com AV ilimitada;

(Vespa clássica paga cerca de 30Eur./ano)

» 63eur/anuais X8 200 de 2004.

»Seguro de condutor através da FPM (cartão do motociclista) (20eur /ano para sócios de clubes federados na FPM.

« Última modificação: Maio 23, 2018, 00:07:23, 00:07 por VCS »