Autor Tópico: Regulamento Geral da Protecção de Dados… (de certeza que já te apercebeste)  (Lida 3766 vezes)

Maio 23, 2018, 19:27:27, 19:27
Lida 3766 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Regulamento Geral da Protecção de Dados…
(de certeza que já te apercebeste)

Tem sido constantemente na última semana e meia a esta parte e vindo de várias empresas, inclusivamente claro está…por parte dos concessionários de motos. Ainda hoje aconteceu isso mesmo.

Seja por sms ou por e-mail, as empresas que tinham (têm ainda) os meus dados, estão a solicitar…ou melhor, a convidar a que actualizemos os dados num determinado link fornecido para o efeito.

A razão é muito simples!

O Regulamento Geral da Proteção de Dados entra em vigor já a 25 de Maio e abrange todas as empresas e organizações.
As que não se "precaverem", levando aos seus clientes esta possibilidade de validação dos dados, arriscam-se a penas de multa particularmente pesadas.

A existência de dados que nos dizem respeito na posse de uma empresa…por acaso é algo que me parece não darmos grande relevância (isto na maioria dos casos, claro!), mas há que perceber que p.ex. um concessionário onde formos testar uma qualquer moto há 5 ou 6 anos atrás pode ter um ou mais dos nossos endereços de e-mail inscritos numa newsletters , ou até mesmo alguns dos nossos dados pessoais.

E meus amigos…estas bases de dados de vasta informação - mais para umas empresas do que para outras - vale muito dinheiro! 

Bastará dizer que grandes empresas como a Google ou o Facebook ganham vários milhões de euros a processar dados que lhes fornecemos...de forma gratuita.  :zangadoregras:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 23, 2018, 19:40:05, 19:40
Responder #1

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
(…)Bastará dizer que grandes empresas como a Google ou o Facebook ganham vários milhões de euros a processar dados que lhes fornecemos...de forma gratuita.  :zangadoregras:

Sempre ouvi dizer que nada sai de borla…
Seria estranho termos contas de Gmail com 5/10/15/20...GB gratuitamente
Seria estranho termos Facebook gratuitamente
etc...

Haverá sempre alguma maneira de eles ganharem o dinheiro... se não for de uma maneira, é de outra.

Alguem alguma vez leu as condições das contas google/facebook aquando as criaram? devia ter lá letrinhas que lhes permitia isso...

Maio 23, 2018, 20:22:33, 20:22
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Existem termos de registo que levam muito tempo a ler...
E estão em praticamente tudo onde nos registamos online.
Até num simples jogo que se comprou numa qualquer loja de material informático tem Termos de Registo que levam um "tempão" a ler...

E claro que praticamente ninguém lê porque vencem as pessoas pelo cansaço.  :zangadoregras:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 24, 2018, 08:49:58, 08:49
Responder #3

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
E o "ridículo" da situação é estarem a oferecer prémios: a tranquilidade (seguros) ontem enviou-me um email a pedir para atualizar os dados e estaria habilitado ao sorteio de um carro.

A semana passada outra empresa envio-me um sms e caso atualizasse os dados iria receber um desconto.

Não são só as empresas (naturalmente saberão) mas também o Estado que devem aplicar esta Lei a partir de amanhã.

Maio 24, 2018, 09:07:00, 09:07
Responder #4

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Maio 24, 2018, 09:30:49, 09:30
Responder #5

carlos-kb

• Visitante

Maio 24, 2018, 13:57:04, 13:57
Responder #6

Moto2cool

• 4386
A grande vantagem deste reset é que basta não responder para fechar esse contacto :)
Tenho sido muito parcimonioso na concordância o que limita o lixo informático ( já tinha o hábito de gerir habitualmente as mensagens publicitárias que recebo)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 26, 2018, 00:14:26, 00:14
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Exacto!
Conto também com essa mudança...

Terminou ontem (25/05) o prazo. Deixa lá ver se as empresas cumprem... ;)

Dalai Lama

Junho 07, 2018, 11:38:49, 11:38
Responder #8

dfelix

• 5004
Para os curiosos acerca deste tema, deixo aqui um link com a análise a um email de GDPR com um chorrilho de más práticas que acabam por contrariar e de certa forma invalidar o objectivo desta lei.
« Última modificação: Junho 07, 2018, 11:39:51, 11:39 por dfelix »

Junho 07, 2018, 12:08:43, 12:08
Responder #9

JViegas

• 4723

Masculino
Fogo desconhecia por completo.

Parece-me que nem os organismos/entidades sabem que os dados dão tantas "voltas". É uma situação ilegal pois contraria o que a entidade escreve (o tal compromisso) e transgride a lei recentemente em vigor.

Junho 07, 2018, 13:18:56, 13:18
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
O controlo dos nossos dados é algo que vai para lá das próprias entidades/empresas a quem os fornecemos.

Aliás...a própria palavra "controlo" que utilizei acima, é ela bastante volátil no que toca àquilo que chega à rede.   :zangadoregras:

Dalai Lama

Junho 07, 2018, 13:22:45, 13:22
Responder #11

Moto2cool

• 4386
Só se condena aquilo que se conhece, se houver vontade de condenar, mas na informática há tanto que se desconhece. É um sector que evolui todos os dias e as leis levam anos a ser preparadas.

Junho 07, 2018, 14:44:38, 14:44
Responder #12

dfelix

• 5004
É um sector que evolui todos os dias e as leis levam anos a ser preparadas.

Sim... mas não só o prazo foi muito curto (a lei é de Janeiro), como as próprias empresas deixaram tudo prá ultima da hora.

Junho 07, 2018, 15:37:21, 15:37
Responder #13

twin-pt

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• João Mestre / twin-pt

• 1205

Masculino
É um sector que evolui todos os dias e as leis levam anos a ser preparadas.

Sim... mas não só o prazo foi muito curto (a lei é de Janeiro), como as próprias empresas deixaram tudo prá ultima da hora.

Não exactamente: o RGPD foi aprovado em 27-4-2016, há dois anos atrás, pelos membros da CE e dava 2 anos para os mesmos se prepararem para a sua obrigatoriedade!

Ao contrário das Directivas que têm de ser transpostas para as leis de cada país membro, os Regulamentos são mandatórios e entram imediatamente em vigor. Este não é diferente, mas todos os países deixaram a implementação para o fim...

Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Junho 11, 2018, 19:04:28, 19:04
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Continuo a receber publicidade de empresas relativamente às quais não dei o meu "aval".  :pensador:

Isto estará mesmo a ser cumprido??

I guess not... :nempenses:

Dalai Lama

Junho 11, 2018, 19:09:30, 19:09
Responder #15

2low

• 5457
Continuo a receber publicidade de empresas relativamente às quais não dei o meu "aval".  :pensador:

Isto estará mesmo a ser cumprido??

I guess not... :nempenses:

Eu finalmente deixei de ser bombardeado por uns 20 emails diários na caixa de spam…  :lolol: :lolol: :lolol:
[no GMAIL tenho filtros configurados…]

Uma certeza absoluta e com provas reais, a EDP distribuição (ou EDP comercial/universal) vende ou vendia os nossos contactos/dados.
Assim que se fazia novo contrato com alteração da potencia no contador…  "pimbas"... era bombardeamentos de contactos da MEO/NOS/NOWO/etc...
Quanto às provas… tenho-as, não é apenas blá blá blá.
« Última modificação: Junho 11, 2018, 19:12:31, 19:12 por 2low »

Junho 11, 2018, 21:38:56, 21:38
Responder #16

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Eu finalmente deixei de ser bombardeado por uns 20 emails diários na caixa de spam…  :lolol: :lolol: :lolol:

Uma certeza absoluta e com provas reais, a EDP distribuição (ou EDP comercial/universal) vende ou vendia os nossos contactos/dados.
Assim que se fazia novo contrato com alteração da potencia no contador…  "pimbas"... era bombardeamentos de contactos da MEO/NOS/NOWO/etc...

Confirmo  :ok:

Sempre que efectuava, ou fazia alterações, de contratos com a EDP nas casas da minha mãe, passadas 1 ou 2 semanas lá estava a receber telefonemas, maioritáriamente, da NOS.

Uma coisa que se podia fazer (com esta alterações não faço ideia) é dizer-lhes explicitamente para apagarem o meu contacto da BD deles pois não quero ser contactado para acções comerciais... a maior parte das vezes apagavam o meu contacto, noutras diziam "sim, sim" e dois 2 depois lá estava a receber outro telefonema da mesma empresa... e quando isso acontecia, o tom da conversa endurecia.

Junho 11, 2018, 22:47:06, 22:47
Responder #17

2low

• 5457

Confirmo  :ok:

Sempre que efectuava, ou fazia alterações, de contratos com a EDP nas casas da minha mãe, passadas 1 ou 2 semanas lá estava a receber telefonemas, maioritáriamente, da NOS.

Uma coisa que se podia fazer (com esta alterações não faço ideia) é dizer-lhes explicitamente para apagarem o meu contacto da BD deles pois não quero ser contactado para acções comerciais... a maior parte das vezes apagavam o meu contacto, noutras diziam "sim, sim" e dois 2 depois lá estava a receber outro telefonema da mesma empresa... e quando isso acontecia, o tom da conversa endurecia.

Após 2 queixas formais mesmo feitas para www.cnpd.pt posso dizer que serviu para nada…
O polvo EDP é mais que um polvo, é um monstro.
E tinha provas...

A www.cnpd.pt é como a www.erc.pt, não servem para nada.
Só mesmo para os tachos de alguns e para fingirem que fazem alguma coisa vão respondendo aleatóriamente a alguns emails...
Se estas comissões/entidades servissem para alguma coisa: nem a EDP alguma vez tinha vendido sequer um dado, nem os jornalistas (representados por grandes grupos que gerem a comunicaçao social quase toda de uma ponta à outra...depois falem de insençao...sim sim...)  se habilitavam a cometerem as maiores atrocidades que têm feito durante os bons 5/10 ultimos anos!

Junho 12, 2018, 13:41:39, 13:41
Responder #18

Moto2cool

• 4386