(...)Seria a própria marca a verificar e testemunhar.
Soube de um caso há vários anos de uma moto desportiva (desconheço a marca) ter mudado um pneu para ir daí a dias à Concentração de Faro e....essa mesma roda saltou nessa viagem. A consequência foi o mais trágica possível.
.....................No regresso, claro que voltou à oficina para lhes dar conta da boa porcaria que fizeram (para além daquela que já se sabia, quando ele saiu da oficina com a roda montada ao contrário). E motivo para a riscar da lista para toda e qualquer intervenção futura.
Carlos, acho que faltou dizer a oficina que fez esse 'lindo' trabalho : Motocenter !
Na última troca de pneu não me apertaram bem os esticadores, em menos de nada coisinha para 60€. Algo que pode também provocar despiste
Quanto mais complicada é a maquina mais fácil é de avariar. Verdade universal.Quando ouço os tais conhecedores de mecanica de ouvido... fujo logo.As marcas tiveram que gastar o que fosse necessário para o que eu chamo "estupidificar" a manutenção para cumprir a lei, exclusividade de trabalho e peças não é possivel hoje em dia. Ou seja apesar dos manuais e check lists, software e etc... de sistemas e processos existem sempre alguém que sabe mais da poda... e depois acontecem coisas!Todas as marcas estão sujeitas, umas mais que outras mas é algo que me preocupa sempre.
Citação de: Sapiens21 em Maio 27, 2018, 14:14:26, 14:14Soube de um caso há vários anos de uma moto desportiva (desconheço a marca) ter mudado um pneu para ir daí a dias à Concentração de Faro e....essa mesma roda saltou nessa viagem. A consequência foi o mais trágica possível. O problema é que a roda foi calibrada também na máquina de equilibragem, ao contrário. E ao remontá-la na mota, correctamente, depois de se ter dado conta do primeiro erro, a roda não foi novamente calibrada. Como a calibragem estava para o sentido de rotação contrário, ao remontar a roda correctamente, esta ficou totalmente desequilibrada.
Se o veio da roda estiver devidamente apertado, o facto dos afinadores do braço oscilante ficarem desapertados, não interfere em nada, pois é o veio que mantém a roda e a transmissão no sítio. Os afinadores apenas servem para deslocar a roda, deixando-a no sítio "certo" e alinhada, com o veio desapertado, enquanto se verifica a tensão da corrente. Depois de reapertar o veio... a roda não "mexe mais".