Autor Tópico: IOMTT 2018  (Lida 7495 vezes)

Maio 30, 2018, 11:29:23, 11:29
Lida 7495 vezes

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
Começou no passado fim-de-semana aquela que é provavelmente a mais lendária prova de motociclismo do mundo.
Ao longo desta semana estão a decorrer as qualificações.
E as provas terão lugar na próxima semana.

A principal razão para o lançamento deste tópico foi o facto de ontem Dean Harrison ter quebrado a barreira dos 17 minutos por volta na qualificação.
Isto corresponde a uma média de 215.6 Km/h nos cerca de 60km que tem o circuito.

Esta marca impressionante coloca-o como o segundo piloto a rodar abaixo dos 17 minutos.
Tendo em conta que os tempos costumam baixar nas provas, há forte probabilidade  de segunda-feira haver recorde!
« Última modificação: Junho 01, 2018, 11:59:15, 11:59 por dfelix »

Maio 30, 2018, 12:48:25, 12:48
Responder #1

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A velocidade que estes pilotos atingem nesse circuito, com uma boa parte dentro de zona urbana e cheia de perigos, é de facto digna de respeito.
Alguns deles "têm-nos no sítio" como se costuma dizer.  :)

Um dos que me "puxou" para este gosto em acompanhar (dentro do possível) a prova e a ver vários vídeos, foi o John McGuiness.
Mas...apesar de ainda estar para as curvas, já teve o tempo dele.  :nice: :nice:

Um dos meus objectivos é ir lá e ver in loco. Acho que até já o tinha dito por aqui em tempos...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 30, 2018, 12:57:39, 12:57
Responder #2

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Não querendo abusar do tópico que criaste, permite-me só aqui deixar um pequeno vídeo da mencionada prova (sessão de "practice" que teve ontem lugar) e em que a passagem das motos é absurdamente rápida ao atravessar aquele troço urbano.

O pescoço não acompanha a rapidez destes tipos a passar... ;)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 30, 2018, 13:38:57, 13:38
Responder #3

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Bom é morar aí e poder fazer o percurso antes dos treinos começarem. Tens a estrada toda fechada e só para ti num sentido.

Maio 30, 2018, 15:30:49, 15:30
Responder #4

karloxilva

• **

• 400

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
200 e tal km/h nas ruas e estradas da Ilha do Homem, o que é isso comparado com andar de sccoter nas ruas de Setúbal? Isso, sim, é que é de homem! É de pôr os nervos em franja e sem patrocinadores para os pneus e suspensões!

Dito isto. Não sou um grande acompanhante do motociclismo, mas a prova de  "Isle of Man" consegue provocar-me mais adrenalina do que as provas de pista.
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 30, 2018, 16:33:48, 16:33
Responder #5

dfelix

• 5006

Não sou um grande acompanhante do motociclismo, mas a prova de  "Isle of Man" consegue provocar-me mais adrenalina do que as provas de pista.

Observar estes andamentos numa estrada perfeitamente normal com todos os perigos envolventes passa naturalmente mais emoção.
Infelizmente isto tem pouca visibilidade.
O IOMTT é a que ainda se consegue ir acompanhando.
Outras provas também elas míticas como NW200 e Ulster GP... nem se ouve falar delas.

Irónicamente Portugal já fez parte do extinto mundial de Formula TT.
O circuito de Vila Real foi palco de umas quantas edições. (tinha colocado umas fotos aqui)

Maio 30, 2018, 17:55:37, 17:55
Responder #6

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Deixa lá ver como será também com as elétricas, nomeadamente com marcas como a Team Mugen...  Ainda me lembro do McGuiness fazer um "tempo canhão" aqui há poucos anos atrás.

O som é diferente...não haja a menor dúvida. Actualmente estão mais evoluídas...

Mas a velocidade que atingem naquele circuito não deixa de causar espanto.

Dalai Lama

Junho 01, 2018, 11:38:34, 11:38
Responder #7

dfelix

• 5006
O som é diferente...não haja a menor dúvida.

Parece o metropolitano...

BTW,

Ontem, Snaefell fez a sua primeira vitima mortal este ano... Dan Kneen que o ano passado pisou o pódio nas Superstock.

:(
« Última modificação: Junho 01, 2018, 12:00:21, 12:00 por dfelix »

Junho 01, 2018, 13:24:08, 13:24
Responder #8

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
E na mesma sessão de treinos ficou ainda outro piloto severamente ferido em resutado de outro acidente na prova...

Isto não é como uma pista de MotoGP. Aqui no IOMTT, qualquer queda tem grande probabilidade de ser fatal.

Dalai Lama

Junho 01, 2018, 13:25:35, 13:25
Responder #9

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Bem qualquer dia estão a limitar ou a condicionar algumas coisas nesta prova que visem reduzir os acidentes.

Junho 01, 2018, 14:01:00, 14:01
Responder #10

tmr

• Visitante
o IOMTT não é para meninos (moto GP)...

Junho 01, 2018, 14:16:29, 14:16
Responder #11

Africandruglord

• **

• 466
Bem qualquer dia estão a limitar ou a condicionar algumas coisas nesta prova que visem reduzir os acidentes.

Sempre houve mortos nesta prova, infelizmente este ano não foi diferente.

Os pilotos são os primeiros a assumir que faz parte da prova, mas agora condicionar o que quer que seja não vai acontecer.

Junho 01, 2018, 14:21:44, 14:21
Responder #12

JViegas

• 4723

Masculino
É sem sombra de dúvida uma prova singular e que implica uma enorme preparação física e mental do condutor mas também uma boa máquina, bem preparada e equipada.

Portanto uma prova para poucos.

É perigosa? Sim naturalmente e existirão determinados procedimentos que foram adotados do GP.

Penso que a diferença será o traçado (e por isso é que leva tantos a querer percorrer aquelas estradas) maioritariamente urbano e a competição entre pilotos "permita" a uma maior dose de riscos assumidos por todos.

É sempre de lamentar uma morte ou feridos e até mesmo antes de começar a prova, que é única e singular.

Quando falo em condicionantes, como sempre, espero que não seja para retirar espetacularidade ao evento mais torna-lo mais seguro.

Junho 01, 2018, 14:51:33, 14:51
Responder #13

dfelix

• 5006

Todos os anos há 2-3 acidentes fatais.
Naturalmente, limitar, proibir e até a extinguir o evento volta a ser tema.

A Ilha de Man é um região autónoma do UK.
O que significa que tem o seu próprio governo regional e autonomia para toda uma série de leis e regras.
Apesar daquilo enquanto região facturar bem como paraíso fiscal, não sei até que ponto os locais, nomeadamente todo o comércio estaria disposto a perder um evento que lhes traz boas receitas.

É perigosa? Sim naturalmente e existirão determinados procedimentos que foram adotados do GP.

É uma estrada com um troço urbano mas predominantemente é serra.
E sendo uma estrada, significa que não existe um planeamento de forma a que seja seguro nas quedas recorrendo a escapatórias de gravilha como acontece nos circuitos.

Supostamente muitas zonas foram ao longo dos anos "melhoradas" para serem mais seguras.
Mas as medidas na maior parte do percurso acabam por ser o uso de equipamentos que abrandem o impacto, como almofadas de ar.

Aquilo que antigamente era feito com fardos de palha e pneus.  :)

Junho 01, 2018, 20:25:18, 20:25
Responder #14

JViegas

• 4723

Masculino

O barulho do motor da mota ao minuto 0:10 é fantástico e depois a mota vermelha depois...  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Ao minuto 1:11 outro local da prova.
Aos 2:36 uma surpresa.  :smiley:
3:30 um outro local

O arranque para os treinos com enfoque para uma Suter 500

Vejam bem a fumarada!!! cof cof

E uma pequena história sobre o modelo.

Uma verdadeira obra mecânica.  :palmas:

Junho 13, 2018, 14:53:34, 14:53
Responder #15

carlos-kb

• Visitante

Todos os anos há 2-3 acidentes fatais.
Naturalmente, limitar, proibir e até a extinguir o evento volta a ser tema.

A Ilha de Man é um região autónoma do UK.
O que significa que tem o seu próprio governo regional e autonomia para toda uma série de leis e regras.
Apesar daquilo enquanto região facturar bem como paraíso fiscal, não sei até que ponto os locais, nomeadamente todo o comércio estaria disposto a perder um evento que lhes traz boas receitas.

É uma estrada com um troço urbano mas predominantemente é serra.
E sendo uma estrada, significa que não existe um planeamento de forma a que seja seguro nas quedas recorrendo a escapatórias de gravilha como acontece nos circuitos.

Supostamente muitas zonas foram ao longo dos anos "melhoradas" para serem mais seguras.
Mas as medidas na maior parte do percurso acabam por ser o uso de equipamentos que abrandem o impacto, como almofadas de ar.

Aquilo que antigamente era feito com fardos de palha e pneus.  :)

Félix... Ainda ontem à mesa, ao almoço, no restaurante da "falsa mamalhuda", que tu também conheces  :D, discutíamos a "perigosidade" do  Man TT... e a coragem, loucura, sangue frio ou simples leviandade dos pilotos que nele participam, comparando com os pilotos  de velocidade em pista e as condições de segurança mais controláveis que existem em circuitos fechados.

Nem de propósito, hoje deparo-me com este artigo...

Miguel Oliveira e a Ilha de Man: ‘Não se trata de ser corajoso, é estupidez mesmo’

By Gonçalo Viegas
13 Junho, 2018

A Ilha de Man atrai todos os anos centenas de pilotos e centenas de milhares de pessoas de todo o mundo para assistir a uma das competições mais perigosas e espetaculares de todos os tempos. Todos os anos se verifica uma discussão entre dar ou não continuidade a uma corrida, por questões de segurança, que já está no ADN da população local.

Apesar de todo o fascínio que isso possa causar, Miguel Oliveira não tem qualquer tipo de vontade em participar numa prova deste tipo. O piloto português esteve em conversa com Rui Unas, no seu podcast ‘Maluco Beleza’, onde abordou esta temática de uma perspetiva bastante pessoal.

‘Não! Sem dúvida, não! Reino Unido, Irlanda… Faz parte da tradição fazer Street Racing, são corridas de rua. Como tu estás a ver, não há escapatória nenhuma. As pessoas estão ao lado da estrada e o pessoal lembra-se de fazer corridas de motos. Isto é brutal, isto é espetacular. O problema é que isto fazia-se há 70 anos atrás quando a moto foi inventada, quando estas faziam 40 km/h e o pessoal andava contente. O mesmo traçado, o mesmo circuito faz-se hoje em dia com motos que dão os 300 e tal à hora’, disse Oliveira ao responder a uma pergunta.

O atleta de Almada esclareceu ainda alguns pormenores sobre a mítica competição: ‘Todos os anos, infelizmente, há sempre um incidente fatal. (…) E eles sabem, estão cientes disso [do perigo de morrer]. A organização do Isle of Man é separada daquilo que é a nossa competição. Nós somos uma competição reconhecida pela Federação Internacional de Motociclismo. Eu julgo que esta [organização] não é. Punha as minhas mãos no fogo. Não tenho a certeza. Isto é no meio das estradas e as pessoas, claro, estão nas suas casas a ver esta a prova. É uma tradição, como se faz ainda hoje corridas pirata na Nossa Senhora da Aparecida, no norte, como antigamente existia o Circuito de Vila Real – ainda hoje se fazem lá corridas – mas claro sobre a égide de outras organizações que não as da Federação Internacional de Motociclismo.’

O #44 continuou e afirmou que não faz parte dos seus planos correr na Ilha de Man. No entanto, admite ter o desejo de assistir à prova:

– Não tenho curiosidade, não quero saber como é que é. Há pilotos portugueses que já foram fazer esta prova, mas eu não quero. É estares entre a vida e a morte a todo o segundo. (…) Tu metes um piloto destes num circuito e ele não tem hipótese. Por muita skill que tenha… Não tem skill simplesmente. Não se trata de ser corajoso, é estupidez mesmo, é ser doido. (…) É uma coisa que eu nunca vou fazer. Adoraria ir ver, porque isto é sobre-humano; estar num muro e uma moto passar a 300 km/h deve ser porreiro, mas não tenho curiosidade em ser o homem que vai em cima dessa moto, percebes?

Por fim, Oliveira justifica essa sua decisão com a falta de segurança que se verifica no circuito:

– E repara, sou uma pessoa viciada em adrenalina. Gosto e qualquer situação que me cause um bocadinho mais de desconforto, de medo, de receio… Eu gosto dessa sensação, agora vir aqui no meio da rua não. Tenho de me sentir seguro, minimamente.

FONTE

Junho 13, 2018, 17:47:48, 17:47
Responder #16

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
O #44 continuou e afirmou que não faz parte dos seus planos correr na Ilha de Man. No entanto, admite ter o desejo de assistir à prova:
(....)

(....)– Não tenho curiosidade, não quero saber como é que é. (....)

Portanto...tem o desejo ir assistir à prova, mas não quer saber como é que é (conduzir na mesma)! Hum... :pensador: 
A curiosidade é tramada...  ;)

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 18:08:38, 18:08
Responder #17

dfelix

• 5006
Ontem tinha como sugestão do YouTube essa entrevista, que acabei por ver a altas horas da noite.

E hoje de manhã, enquanto lançava um valente barro no wc lá de casa, apanhei comentários muito diversificados a esse artigo.

Quando assisti ao programa não senti que a expressão fosse num sentido crítico ao iomtt como estas notícias, inclusivé já traduzidas e divulgadas em sites internacionais parecem demonstrar.

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Junho 13, 2018, 18:33:16, 18:33
Responder #18

Africandruglord

• **

• 466
Ainda não vi a entrevista mas se foi literalmente posto por escrito aquilo que foi dito, acho que foram declarações infelizes por parte do Oliveira.

Que ele não perceba ou não goste ( ou ambos ) é uma coisa, agora chamar idiota a quem o faz, e dizer que meter aqueles pilotos numa pista não ia dar em nada é outra.

Muitos dos pilotos do TT fazem um esforço financeiro enorme para correr, patrocinadores são talhos de carne locais por exemplo, não há o € e a tecnologia do GP.

O Miguel esquece-se que são estas provas que deram a nascer as corridas convencionais que ele faz parte.

Junho 13, 2018, 21:06:55, 21:06
Responder #19

dfelix

• 5006

Que ele não perceba ou não goste ( ou ambos ) é uma coisa, agora chamar idiota a quem o faz, e dizer que meter aqueles pilotos numa pista não ia dar em nada é outra.

Isso de chamar "idiota" está onde?

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

Junho 13, 2018, 21:12:49, 21:12
Responder #20

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Talvez...apenas talvez o African se quisesse referir (com outra palavra) a esta parte.  :pensador:

(....)Não se trata de ser corajoso, é estupidez mesmo, é ser doido. (....)

Quanto a ser estupidez não sei, mas é necessário ter uma certa mistura de coragem e loucura para andar naqueles troços àquelas velocidades.

Estou a dizer isto e....adoro ver aqueles vídeos do IOMTT no Youtube. :nice:

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 21:34:13, 21:34
Responder #21

Africandruglord

• **

• 466
Talvez...apenas talvez o African se quisesse referir (com outra palavra) a esta parte.  :pensador:

(....)Não se trata de ser corajoso, é estupidez mesmo, é ser doido. (....)

Quanto a ser estupidez não sei, mas é necessário ter uma certa mistura de coragem e loucura para andar naqueles troços àquelas velocidades.

Estou a dizer isto e....adoro ver aqueles vídeos do IOMTT no Youtube. :nice:

Isto.

Junho 13, 2018, 21:59:26, 21:59
Responder #22

Moto2cool

• 4386
Acredito que um profissional como o Miguel Oliveira tenha dificuldade em aceitar o risco assumido naquela prova.
É um avanço civilizacional o aumento da segurança em todos os sectores da sociedade, do automobilismo ao circo.
Não se justifica colocar uma vida em jogo para diversão dos outros, pelo menos mais do que seria aconselhável.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 18, 2018, 18:43:21, 18:43
Responder #23

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Pois.....com uma volta à impressionante média de 135.452mph (sim, milhas), o piloto Peter Hickman alcançou um lap record.  :nice:

http://overdrive.in/news-cars-auto/iomtt-2018-with-a-135-452mph-lap-peter-hickman-makes-it-the-fastest-road-race-on-earth/

Dalai Lama

Dezembro 19, 2018, 07:51:55, 07:51
Responder #24

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Ainda estamos a uma certa distância do IOMTT 2019 e já existe um Trailer para promover esse próximo Isle of Man TT.

Vale a pena ver... ;)

Dalai Lama

Dezembro 19, 2018, 12:15:47, 12:15
Responder #25

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Não quero estar a defender o Miguel Oliveira mas aparentemente não é o único piloto de Moto GP que tem uma opinião menos positiva sobre esta prova, mas lá está, gosta da prova...

Eu pessoalmente adoro, ir lá assistir ao vivo não me seduz, tenho ideia que não se vê grande coisa pois que passam muito rápido e eu estaria sempre no mesmo sítio, já os vídeos que aparecem na net até me fazem levantar da cadeira!

Valentino Rossi - Isle of Man.

[/youtube]
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 23, 2018, 13:21:37, 13:21
Responder #26

Sapiens21

• 18511

Masculino
  • Texto Pessoal
Eu por acaso adorava lá ir assistir. Pelo menos uma vez na vida... E faço conta de o concretizar um dia.  :nice:

Ok, a segurança ali para os pilotos é aquilo que se sabe... Risco constante!!
Todas as zonas em que passam junto às casas, a velocidades absurdamente altas, é de risco muito elevado. E eles próprios saben-no bem..

Mas...sim, admito que ver aqueles vídeos, com passagens a altíssima velocidade, faz-me vontade de estar por lá e ver aquilo on loco:nice:

Dalai Lama