Autor Tópico: Portugal oferece condições para instalação de uma fábrica de motociclos?  (Lida 5147 vezes)

Junho 12, 2018, 23:01:26, 23:01
Lida 5147 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Portugal oferece condições para instalação de uma fábrica de produção de motociclos em larga escala?

Estive a ver um artigo que de forma genérica apontava, em todo o Mundo, os locais onde estavam instaladas as fábricas de algumas das mais conceituadas marcas de motociclos no mercado…BMW, Ducati, Triumph, KTM, Aprilia, Moto-Guzzi, MV Agusta, Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki, Harley-Davidson…

E nisto, ao olhar para a Europa, nota-se…aquilo que na verdade já todos sabemos: Actualmente Portugal não tem nenhuma fábrica de motociclos em grande escala (a "nossa" AJP tem uma produção bastante limitada), ao contrário do que aconteceu num passado já algo longínquo.

São alguns os países que têm fábricas dedicadas ao fabrico de grandes marcas de motociclos, ora porque se trata do país de origem da própria marca, ora porque conseguiram atrair forte investimento e conseguiram ali instalar fábricas…

Mas Portugal…

O que falta na tua opinião?

Será que…a estratégia passará por reduzir os custos de contexto, de modo a facilitar a atracção de investimento estrangeiro para o país e assim permitindo a competitividade das empresas estrangeiras que se vierem a fixar em Portugal?

Será importante trabalhar na inovação e na formação por forma a mostrar este país como uma aposta ganha na instalação de uma fábrica de investimento estrangeiro?

Será que o facto de a localização geográfica (numa ponta da Europa) pode ser ultrapassada, ou…tal acontece com outros países onde já foram instaladas fábricas de motociclos, isso acaba por ser um falso problema? (basta recordar que as temos no ramo automóvel)

Será um bloqueio político, bloqueio em termos de burocracia…falta de vontade em atrair esse tipo de investimento?

Bem....

Independentemente da opinião que tiveres, o tópico está então aberto à discussão, deixando abaixo e para vosso conhecimento, a localização de fábricas de algumas das mais conhecidas marcas de motociclos. :nice:

North-America

Harley Davidson: York, Pennsylvania, USA
Suzuki: Rome, Georgia, USA
Honda: El Salto , Jalisco, Mexico (manufacture of small motorcycles)
Yamaha: Atizapan, Estado de Mexico, Mexico

South-America

Yamaha: Medellin, Colombia
Suzuki: Pereira, Colombia
Honda: Iquitos, Loreto, Perù (small motorcycles)
Honda: Manaus, Amazonas, Brazil (for domestic market)
Ducati: Manaus, Amazonas, Brazil (for domestic market)
Yamaha: Manaus, Amazonas, Brazil
Triumph: Manaus, Amazonas, Brazil (for domestic market)
Honda: Buenos Aires, Argentina (small motorcycles)
Yamaha: Buenos Aires, Argentina

Europe

Triumph: Hinckley, United Kingdom.
BMW: Berlin, German.
KTM: Mattighofen, Austria.
MV Agusta: Schiranna, Italy.
Moto Guzzi: Mandello del Lario, Italy.
Aprilia: Scorzè, Italy.
Ducati: Borgo Panigale, Italy (for European market).
Honda: Atessa, Italy (small/mid/large motorcycles).

South-Asia

Honda: Karachi, Pakistan (small motorcycles).
Honda: Gurgaon, Haryana, India (small motorcycles).
Honda: Alwar, Rajastan, India (small motorcycles).
Honda: Narsapura, Karnataka, India (small motorcycles).
Suzuki: Gurugram, Haryana, India.
Harley Davidson: Bawal, Haryana, India (for Asian and European markets).
Yamaha: Faridabad, Haryana, India.
Triumph: Gurgaon, Haryana, India (for domestic market).
Kawasaki: Mumbai, India.
KTM: Pune, Maharashtra, India.

Southeast-Asia

Honda: Bangkok, Thailand (small motorcycles).
BMW: Pluak Daeng, Thailand.
Ducati: Rayong, Thailand (for Asian and USA markets).
Yamaha: Bangkok, Thailand.
Triumph: Chonburi, Thailand (Street twin, 865 Twins, 675 and 1050 Triples, tiger 800).
Yamaha: Phnom Penh, Cambodia.
Yamaha: Pulau Pinang, Malaysia.
Yamaha: Jakarta, Indonesia.
Honda: Jakarta, Indonesia.
Kawasaki: Bekasi, Indonesia.
Kawasaki: Muntinlupa, Philippines.
Yamaha: Malvar, Philippines.

Eastern-Asia

Yamaha: Chongqing Shi, China.
Yamaha: Jiangsu Linhai, China.
Suzuki: Jinan, China.
Suzuki: Changzhou, China.
Honda: Shanghai, China (small motorcycles).
Honda: Guangzhou, China (small motorcycles).
KTM: Hangzhou, China (small/mid motorcycles, for domestic market).
Yamaha: Taoyuan City, Taiwan.
Suzuki: Takatsuka, Japan (engines assembling and machining).
Suzuki: Toyokawa, Japan (mid/large motorcycles).
Yamaha: Iwata, Japan (mid/large motorcycles).
Kawasaki: Akashi, Japan.
Honda: Kumamoto, Japan (mid/large motorcycles).

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 12, 2018, 23:25:32, 23:25
Responder #1

pedroareias

• Visitante
Estou convencido de que tem, mas o tema da produção é complicado.

Há muitos Países que acolhem grandes fábricas cujo contributo para o País e população é reduzidíssimo.

Onde é que são pagos os impostos, de onde vêm os trabalhadores qualificados, qual é a sustentabilidade da empresa e do sector de actividade, são temas que devem ser estudados antes de "abrir as portas" do nosso País com pacotes atractivos.

Há indústrias mais sólidas do que a das motos. Esta é dependente das "modas" e das tendências, para além de diminuir como meio de transporte com o desenvolvimento dos Países.

É mais urgente e importante captarmos investimento estrangeiro noutras áreas da produção.

Aeroespacial, Energia, Nano-Fabricação, Compósitos, etc...

Produção de motos é mais uma actividade de montagem.

Há investimentos mais prioritários, diria eu.

Junho 12, 2018, 23:33:35, 23:33
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Nem se coloca minimamente em causa a prioridade ou o tipo de investimentos mais "contributivos" ou favoráveis (para não dizer...desejáveis)  para o país e sua população.

Mas estando num fórum de motociclismo, o tópico teria de passar por este tema...investimento nesta área.

O fórum é generalista, mas não me podia dar ao luxo de o desviar assim tanto. :) :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 00:10:05, 00:10
Responder #3

pedroareias

• Visitante

Os fabricantes das peças para motos também fabricam para outros sectores.

Esses é que convém captar.

Os comentários são "generalistas"? Estou a ficar velho.

Nem se coloca minimamente em causa a prioridade ou o tipo de investimentos mais "contributivos" ou favoráveis (para não dizer...desejáveis)  para o país e sua população.

Mas estando num fórum de motociclismo, o tópico teria de passar por este tema...investimento nesta área.

O fórum é generalista, mas não me podia dar ao luxo de o desviar assim tanto. :) :nice:

Junho 13, 2018, 00:32:45, 00:32
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
??

Os comentários não...
Cada um menciona ou valoriza aquilo que bem entende. :)

O tema que iniciei é que foi dirigido aos motociclos tendo em conta o âmbito daquilo que por aqui se discute. Apenas isso que tentava explicar atrás.

Ao teres mencionado que "(....)É mais urgente e importante captarmos investimento estrangeiro noutras áreas da produção.(....)", eu concordei, explicando que o tema iniciado é que não o poderia ter desviado de início pelas razões apontadas.

Mas cada um comenta ou segue a sua linha de pensamento e argumento como achar melhor.

(....)
Os comentários são "generalistas"? Estou a ficar velho.

Velho porquê? :)
Uma pessoa com o avanço da idade não tem de ficar necessariamente senil ou com perda na capacidade interpretativa.
A sabedoria e a capacidade de "expressão escrita" surge de outras formas com a idade.

Não se passa necessariamente de forma igual em todos. No meu caso...sempre fui fraco. :)

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 00:55:52, 00:55
Responder #5

pedroareias

• Visitante
Seria bom que a AJP (https://www.ajpmotos.com/) conseguisse sucesso internacional e produção a sério.

Junho 13, 2018, 01:10:07, 01:10
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Se bem me recordo de algo que li há tempos....julgo que conheces um dos engenheiros da AJP.  :pensador:
Ou então estou aqui a cometer uma valente gafe e a memória atraiçoa-me.  :)

Seria interessante saber que projectos de crescimento e expansão tem essa empresa portuguesa previstos para os próximos anos.

Sei p.ex. que no Reino Unido a receptividade da marca tem sido muito positiva.

Mas estamos sempre a falar de uma produção que (vou especular...) não irá alem de 1.500/2.000 unidades ano. Isto se tanto...

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 01:16:49, 01:16
Responder #7

pedroareias

• Visitante

Sim, é meu ex-colega de 5 anos de Licenciatura e recebeu um prémio do governo Português. Eu também recebi um em 2012, mas foi por outro motivo.

Patentearam a cabeça do motor da PR5 para além de outras inovações.

Para além disso é um motociclista de longa data.

Posso perguntar se ele se quer juntar ao CPMoto. Provavelmente vai declinar depois de ler alguns posts públicos.

Se bem me recordo de algo que li há tempos....julgo que conheces um dos engenheiros da AJP.  :pensador:
Ou então estou aqui a cometer uma valente gafe e a memória atraiçoa-me.  :)

Seria interessante saber que projectos de crescimento e expansão tem essa empresa portuguesa previstos para os próximos anos.

Sei p.ex. que no Reino Unido a receptividade da marca tem sido muito positiva.

Mas estamos sempre a falar de uma produção que (vou especular...) não irá alem de 1.500/2.000 unidades ano. Isto se tanto...

Junho 13, 2018, 05:12:19, 05:12
Responder #8

Clemente Vicente

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

devem de se ter enganado, onde está escrito motociclos   :stuck_out_tongue_winking_eye: deve se ler triciclos   :lolol:

isto anda tudo a sonhar não sei bem com quê  :pensador: deixa-me por a bandeira para saberem em que país é que estão  :bandeiraportugal:

:bandeiraportugal:  :stuck_out_tongue_winking_eye:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 13, 2018, 07:50:06, 07:50
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não percebo o porquê desse descrédito para com Portugal, Clemente... :)

Olhemos para as fábricas no nosso país no ramo automóvel:

VW na AutoEuropa

Grupo PSA Peugeot Citroën em Mangualde

Toyota em Ovar

Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation no Tramagal

E não só fizeram o investimento inicial, como continuam a investir milhões na sua permanência por cá.

O nosso país oferece condições e motivos para grandes fábricas por cá permanecerem ou se instalarem.
Não sei se tens conhecimento, mas p.ex. a Continental tem por cá uma fábrica em Lousado e nela produz seis vezes mais pneus do que o consumo para veículos ligeiros em Portugal. 

No que toca a um dos grandes fabricantes de motociclos aqui instalarem uma fábrica é que...ainda nada se viu. Vão para outros pontos da Europa e sobretudo para a Ásia...:(

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 09:36:02, 09:36
Responder #10

Moto2cool

• 4386
É muito discutível esta possibilidade de colocar a indústria aqui.
A grande vantagem seria criar emprego e logo riqueza nacional, mas se o emprego for criado com a fórmula "pinho" que é baseado em baixos salários não será tão interessante. Inclui-se neste capítulo as receitas indirectas.
Outra vantagem seria dinamizar o sector com propostas de inovação tecnológica, aí com perspectiva de empregos mais diferenciados e melhor remunerados e crescimento da componente investigação.
A desvantagem estaria na perda para o Estado de receitas fiscais na negociação em concorrência com outros estados e no potencial foco de poluição que estaríamos a importar.
Para o fabricante temos a considerar os custos de transporte das unidades ( se for para a Europa somos marginais, se for para o exterior temos vantagemagem nos portos oceânicos).
Os custos de mão de obra ponderados pela sua diferenciação e produtividade costumam ser vantajosos aos portugueses.
Os custos financeiros tendem a ser homogéneos na Europa.
Os custos administrativos ( inclui demora) em Portugal são excessivos.
Tudo isto é genérico, logo"chumbado" pelo Sapiens :) ;) , mas é isso que interessa na decisão de investimento.
Agora de específico para o tópico temos apenas o mercado de motociclos onde Portugal, como no resto ( excepto talvez sardinhas e bacalhau) não justifica nada :)
A proximidade ao sul da Europa pode valer algo, mas seriamos batidos pelo sul de França ou Espanha.
A nosso favor: factor "pinho", produtividade,
 estabilidade ( enquanto catalães andarem à porrada com Espanha e os italianos se atirarem uns dos outros), baixa criminalidade, baixa conflitualidade laboral.
E temos a Mortágua de mota ( serve?)
Contra: distância média aos mercados da Europa, dificuldade de concorrer com outros estados, protecionismo dos países dívida das marcas mais conhecidas.
Bem, não falei num aspecto que seria positivo, mas aqui muita gente se sentiria insultada :) estaríamos bem posicionados como plataforma de fabrico chinês/indiano para o mercado europeu :) ;) :) ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 13, 2018, 10:51:14, 10:51
Responder #11

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Não percebo o porquê desse descrédito para com Portugal, Clemente... :)

Olhemos para as fábricas no nosso país no ramo automóvel:

VW na AutoEuropa

Grupo PSA Peugeot Citroën em Mangualde

Toyota em Ovar

Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation no Tramagal

E não só fizeram o investimento inicial, como continuam a investir milhões na sua permanência por cá.

O nosso país oferece condições e motivos para grandes fábricas por cá permanecerem ou se instalarem.
Não sei se tens conhecimento, mas p.ex. a Continental tem por cá uma fábrica em Lousado e nela produz seis vezes mais pneus do que o consumo para veículos ligeiros em Portugal. 

No que toca a um dos grandes fabricantes de motociclos aqui instalarem uma fábrica é que...ainda nada se viu. Vão para outros pontos da Europa e sobretudo para a Ásia...:(

Boas,
destas fábricas todas se não fossemos outros não tinhas cá nada

a minha divertida  :lolol: observação é ver os portugueses construirem de raíz, isso sim era portuga, mais ou menos á semelhança do PORTARO,  PORT+ARO, mesmo assim não era 100% português, existem outros exemplos que agora não me vêm á memória

mesmos os nossos irmanos espanhóis tb não fazem um caracol, que me recorde de momento, começaram com a SEAT mesmo assim foi uma iniciativa idêntica á portuguesa, carroçaria espanhola motores FIAT

eu já disse aqui várias vezes que fazer um motor de raíz não é fácil nem é de um dia para o outro, quanto mais um veículo completo

mas pronto...eu vou meter a bandeira outra vez que é para saberem em que país estamos  :bandeiraportugal:

:bandeiraportugal:

---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Junho 13, 2018, 11:57:57, 11:57
Responder #12

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não é fácil, para não dizer que as probabilidades de tal acontecer sejam praticamente nulas.

Nenhum grande empregador vai fazer a escolha de uma nova unidade fabril sem existir uma negociação previa com o estado, e a decisao tomada pesando bem aquilo que este oferece: terrenos, isencoes fiscais, etcetc

Em termos de custos de fabrico, os nossos são baixos, mas são claramente superiores aos dos países de leste, sendo que estes tem os seus países com pirâmides demográficas claramente mais jovens de que as nossas.

Por cá, começamos por ter a desvantagem da língua, que ate nem é muito atenuada pelo facto de praticamente falamos todos Ingles.

Depois temos a desvantagem do tamanho do pais, da baixa quantidade de consumidores e do paupérrimo poder de compra

Depois vem as desvantagens criadas pelo estado:

- justiça lenta e incompetente

- elevada carga fiscal e constante mudança (falta de estabilidade) de regras fiscais

- burocracia muito alta e tempo de decisão por parte do estado muito lento

- vias de acesso relativamente modernas, mas caras de utilizar

- custo da energia muito elevado (incluir gasolina e gasóleo)

- falta de alternativa ao transporte rodoviário ao acesso aos mercados da Europa Central/Norte

O nosso polo da industria de motocicletas e bicicletas, nunca se afirmou pois quase sempre desenvolveu e vendeu produtos baseado-se sobre licenciamentos de 3ºs, tendo apenas sobrevivido devido ao forte proteccionismo e contingentacao anterior à entrada na UE.

Se tivesse de tomar a decisão de encontrar uma nova localização, acho que seria difícil evitar Italia... pelo know how, pela proximidade com os fabricantes de acessoristica, pela proximidade aos principais mercados (Itália, Franca, Alemanha)

No caso o produto a ser fabricado fosse uma baixa cilindrada, nesse caso, não há alternativa à Ásia
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 13, 2018, 12:07:43, 12:07
Responder #13

pedroareias

• Visitante
Penso que o TMaxer fez uma análise muito completa e equilibrada.

A adicionar, escreveria apenas que mesmo existindo as condições, pode não ser do interesse Nacional facilitarmos a presença de um construtor aqui, em detrimento de uma indústria mais genérica.
Forjamento de componentes, por exemplo, resultaria para todos os segmentos.

« Última modificação: Junho 13, 2018, 12:09:13, 12:09 por pedroareias »

Junho 13, 2018, 12:22:48, 12:22
Responder #14

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pedro,

Penso que o unico local nos mapas apresentados pelo Isaac que desafia um pouco a lógica é a implantação de 4 fabricantes no Brasil, mas isto apenas acontece apenas pelo entrave fiscal do país e do facto deste ser uma potencia emergente com muitos consumidores novos e com boa capacidade financeira.

Manaus a frio seria um dos locais menos lógicos para instalar uma industria, mas devido aos apoios Federais e Estaduais e ao facto de a incorporação de mao de obra local ser uma forma de contornar o proteccionismo Brasileiro e ao mesmo ter ter acesso aos vários outros milhões de consumidores do Mercosul, a escolha acaba por ter viabilidade
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Junho 13, 2018, 12:55:38, 12:55
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Correcto!
O caso da América do Sul é muito específico, tendo fábricas a produzir modelos que só se vendem ali...

A Honda CG 160
A Honda CB Twister 250
A Yamaha Fazer 250
A Honda Bros 160
A Honda XRE 300
A Yamaha Crosser 150
A Yamaha XTZ 250

Mas não é caso único, pois no gigante mercado Indiano acontece o mesmo (com modelos específicos de algumas das mencionadas marcas no início deste tópico), assim como no mercado Chinês onde se passa exactamente o mesmo.

No caso de Portugal, assim como noutros países europeus (que não o de origem de determinada marca), o grande problema que vejo é o da mão-de-obra...
E assim o vejo, mais ainda do que a localização geográgica, porque para todos os efeitos, em Portugal - estranhamente - os trabalhadores ganhariam "bem demais".

O que isto significa é que, para lá da excelente formação por cá existente (e que dificilmente será alvo de contraditório), temos um nível de salários que está acima daquilo que uma marca consegue o produzir na India, Vietnam, China ou Tailândia.

No contexto de mercado Europeu, por demais é sabido que a maioria dos ordenados em Portugal é baixíssimo e bastante longe da média da UE, mas "aos olhos" de um fabricante, entre pagar €550 ou €600 em Portugal (mesmo considerando a mencionada óptima formação por cá ministrada) e pagar metade ou menos que isso noutro país qualquer, torna a decisão muito fácil...afastando a hipótese de por cá vermos uma fábrica de motociclos da Triumph, Kawasaki, Suzuki...etc.

É bizarro pensar-se que em Portugel até se paga bem (quando sabemos perfeitamente os números com que muitas famílias vivem), mas a machadada tem vindo de outras partes do Mundo onde os custos de mão-de-obra são ainda mais reduzidos e onde qualquer greve (imagino!) teria um tipo de acção bem diferente.

Dalai Lama

Junho 13, 2018, 13:49:56, 13:49
Responder #16

Moto2cool

• 4386
Só para estragar a qualidade do tópico, em Portugal podemos não ter indústria para fazer motas, mas a polícia já detectou alguns instalações para as desmontar :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 13, 2018, 14:01:15, 14:01
Responder #17

carlos-kb

• Visitante
A Honda até há cerca de meia década atrás chegou ainda a ter outro importante centro de produção na Europa... E não muito longe de Portugal.
Falo da Montesa Honda aqui no país de "nuestros hermanos".
Muitos dos modelos trail e de baixa cilindrada vendidos na Europa vinham de lá.

Com o reinício e reactividade da marca espanhola, toda a produção europeia Honda foi deslocalizada para a fábrica de Atessa.

Junho 13, 2018, 14:28:19, 14:28
Responder #18

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
Só para estragar a qualidade do tópico, em Portugal podemos não ter indústria para fazer motas, mas a polícia já detectou alguns instalações para as desmontar :)

Ora aí está um bom apontamento Moto2cool  :lolol: é como eu costumo dizer, " isto nunca é como começa; mas sim como acaba "

nós somos bons é nesse tipo de coisas, estragar

mas em um país tão pequeno penso que não será dificil de desmantelar essas situações, se a PJ quiser ou poder claro, é uma questão de tempo....

:convivio:

Junho 14, 2018, 13:40:44, 13:40
Responder #19

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Com um país que é assim tão mau, o que é que ainda por cá estás a fazer, caro Clemente? :)

" isto nunca é como começa; mas sim como acaba "

Pode ser verdade para muita coisa (nem questiono), mas se nem se começar, nunca se chega a descobrir como poderia ser... Já pensaste nisso? :)

O país tem conseguido, mesmo considerando o seu afastamento geográfico do "núcleo duro" da Europa, manter-se como um bom "chamariz" para empresas aqui se instalarem. No caso de empresas de motociclismo...de facto a coisa não tem sido propícia a tal, mas já foi explicado acima que existem razões para tal.

Poderemos dizer..."sim, mas também chama empresas Chinesas".
Mas aí falem com o Costa.  ;) Ele diz que nada tem que ver com o assunto, mas é ele quem faz as visitas internacionais de charme.  :tornarseanjinho:

Dalai Lama

Junho 14, 2018, 14:35:17, 14:35
Responder #20

pedroareias

• Visitante
O País é o que fazemos dele. O resto é conversa.

Agora quando se está sempre a reclamar, não há tempo para mais nada.

Com um país que é assim tão mau, o que é que ainda por cá estás a fazer, caro Clemente? :)

" isto nunca é como começa; mas sim como acaba "

Pode ser verdade para muita coisa (nem questiono), mas se nem se começar, nunca se chega a descobrir como poderia ser... Já pensaste nisso? :)

O país tem conseguido, mesmo considerando o seu afastamento geográfico do "núcleo duro" da Europa, manter-se como um bom "chamariz" para empresas aqui se instalarem. No caso de empresas de motociclismo...de facto a coisa não tem sido propícia a tal, mas já foi explicado acima que existem razões para tal.

Poderemos dizer..."sim, mas também chama empresas Chinesas".
Mas aí falem com o Costa.  ;) Ele diz que nada tem que ver com o assunto, mas é ele quem faz as visitas internacionais de charme.  :tornarseanjinho:

Junho 14, 2018, 15:50:29, 15:50
Responder #21

Clemente Vicente

• 1780

Masculino

:pensador:

é pá !!! o pessoal aqui ultimamente anda bruto....  :lolol:   

:bandeiraportugal:

« Última modificação: Junho 14, 2018, 15:52:52, 15:52 por Clemente Vicente »

Junho 14, 2018, 16:03:45, 16:03
Responder #22

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A minha frase nem tinha esse tipo de sentimento...
Aliás, bem longe disso, Clemente. :nice: Não sei como foste capaz de interpretar tal coisa numa frase tão simpes. ;)

Mas ao ter lido - na sequência do que escreveste - tão mal do país, questionei a razão de por cá te manteres.

No fundo, o porquê de não procurares um país onde "não se estrague". :)

Dalai Lama