Eu sinceramente acho que passeios com cilindradas tão dispares como 125/600/1000 não fazem sentido. Eu tenho noção da mota que tenho, não vos vou acompanhar numa volta de 600km numa 125 se a malta anda toda de motas com mais de 100cv. Se não, é uma seca tremenda e frustração para toda a gente. Ou então define-se à partida que o grupo vai partido.
Citação de: 2low em Junho 14, 2018, 19:24:43, 19:24Citação de: carlos-kb em Junho 14, 2018, 19:23:48, 19:23Só agora??? Naaa... Já sou pai há quase 11 anos. Depois voltei a ser há 6 anos... E este é o terceiro, remember? Mas esse 3ª tem o mesmo direito de ter um pai certinho Mais certinho ainda??? Mas alguma vez me viste falhar uma curva??? Mais certinho que isso não há!
Citação de: carlos-kb em Junho 14, 2018, 19:23:48, 19:23Só agora??? Naaa... Já sou pai há quase 11 anos. Depois voltei a ser há 6 anos... E este é o terceiro, remember? Mas esse 3ª tem o mesmo direito de ter um pai certinho
Só agora??? Naaa... Já sou pai há quase 11 anos. Depois voltei a ser há 6 anos... E este é o terceiro, remember?
Bom Dia MaltaDepois de tudo o que foi dito quero apenas acrescentar que já efectuei dezenas de passeios em grupo, neste e noutros fóruns e grupos e esta foi a única vez em que alguém ficou para trás. Não é por isso e felizmente, norma corrente este tipo de acontecimento.Pretendi apenas fazer uma chamada de atenção no sentido de tentar melhorar a organização do grupo e evitar que um dia alguém se perca pelo caminho ou qualquer outra situação indesejável.Quanto á divisão do grupo por cilindrada, rapidez ou destreza do condutor ou a não participação das 125 em qualquer passeio organizado por um forún, sou totalmente contra.Este forún nasceu com base na não discriminação por tipo de máquina e penso que terá por base a não descriminação seja pelo que for.Quem não tiver estômago para circular dentro da velocidade acessível a todo o tipo de moto então será de marcar passeios com o restrito grupo de amigos e conhecidos com ideias nos mesmos moldes e não participar em passeios de grupo dirigidos a centenas de membros registados, todos com direito a participação nas iniciativas.Todos sabemos que quer a teclar, quer a passear, as "caras" são sempre as mesmas, mas de qualquer forma as portas têm de estar abertas a todos.AbraçosTG
Isto acaba por ser também um bocado "senso comum". Se for uma voltinha de 60 ou 70km ainda papo ter um grupo com cc tão dispares. Mas uma volta como a planeada a Porto-Covo, é simplesmente impraticável. São demasiados kms para alguém tirar prazer com motas de 900cc ao ritmo de uma 125. Eu por exemplo, nunca participaria num passeio destes com a CBF por exemplo. Uma 125 pode manter o ritmo de 100, 110kmh, mas está sempre "no limite" o que torna o passeio também muito desconfortável para o condutor com as vibrações que passam do motor. E falo por experiência própria porque foi essencialmente esse o motivo que me levou a trocar de mota. E depois em todos os passeios de grupo onde há rotas planeadas há também horários a cumprir, o que pode aumentar ainda mais o desconforto por aqueles que ou não têm mota ou não têm ritmo para acompanhar. E atenção que não estou aqui a falar de haver sempre aqueles 2 ou 3 "amigos" que fazem todo e qualquer passeio em modo de competição. Falo em querer andar por autoestradas, IPs ou umas nacionais sem grande história cujo único objetivo é simplesmente "passar" e não me faz sentido de todo que 1 ou 2 prejudiquem os restantes. Mas lá está, todos os passeios têm a sua história. Se de antemão é comunicado que o passeio está aberto a todos então é da mais elementar justiça que quem participa acompanhe o ritmo do mais lento ou então que se encontrem alternativas. No passeio que o 2slow estava a referir, foi logo referido de antemão que o ritmo ia ser alto porque haviam horários a cumprir, ninguém foi enganado. Até é por este tipo de questões que sempre preferi rodar sozinho ou com grupos de 2/3 amigos e com as regras bem definidas à partida. Ainda há bem pouco tempo fui dar uma voltinha com um grupo de mini-125 e correu tudo excelente, precisamente porque se cumpriram todas as regras e sendo as motas todas da mesma potência manteve-se sempre o mesmo ritmo.
isto já descabou e em nada positivo (e foge ao propósito do tópico) começaram os ataques entre uns e outros está a ficar feio- - - - - - - Quanto ao evento de dia 30, será feito com ou sem 125cc.Os que não forem é que ficam a perder. Não vou alimentar mais o tópico a não ser para relembrar que já estive em vários passeios com diferentes cilindradas e foi possível sem reparo algum por parte de algum participante, mesmo o condutor da mais fraca125cc. Tudo depende de como as coisas estão planeadas mas também é mau estar tudo planeado e à última da hora é que aparece uma 125cc... num computador eu diria : apareceu um vírus.
(....)Mas lá está, todos os passeios têm a sua história. Se de antemão é comunicado que o passeio está aberto a todos então é da mais elementar justiça que quem participa acompanhe o ritmo do mais lento(....)
(....)Mas estas ideias de passeios onde vão motas de diferentes CC é meio caminho andado para disparates destes.(....)
Isto é muito simples!No eventos o principal é a segurança e cumprir as regras do condigo da estrada!Acho que o senso comum aqui como já foi dito de cada um sabe ao que vai ou não sobre a sua participação?Não sei se é necessário fazer um desenho para dizer o óbvio. Se sai um grupo junto desde o inicio até ao destino, vão todos até ao fim e ninguém fica para traz.Quem não quiser vai lá ter sozinho ou forma outro grupo onde existe o mesmo principio comum dos elementos do grupo.Psicologia de grupo - ABC em qualquer força militar! "no man left behind"
Isto é muito simples!No eventos o principal é a segurança e cumprir as regras do codigo da estrada!Acho que o senso comum aqui como já foi dito de cada um sabe ao que vai ou não sobre a sua participação?Não sei se é necessário fazer um desenho para dizer o óbvio. Se sai um grupo junto desde o inicio até ao destino, vão todos até ao fim e ninguém fica para traz.Quem não quiser vai lá ter sozinho ou forma outro grupo onde existe o mesmo principio comum dos elementos do grupo.Psicologia de grupo - ABC em qualquer força militar! "no man left behind"
Embora tendo considerado assunto encerrado, não posso deixar de comentar que o que me levou a abrir o tópico não foi a crucificação nem a acusação de ninguém.O que aconteceu no passeio a Olivença e para esclarecimento até de todos os que não foram, não passou de um quebrar de grupo numa distância de cerca de 30 kms e que originou a que ao chegar a Elvas o grupo atrasado teve sorte por um dos seus elementos que não o da frente, conhecer o sítio.O restante percurso, de muitos mais kms, decorreu sem incidentes e sempre com a presença de uma 125, mas que nada teve a ver com o atraso, pois eu próprio já fiz centenas de quilómetros numa igual e sempre muito próximo dos 120, (Honda Forza).Pretendo apenas alertar para a necessidade de olhar para o espelho de vez em quando e reduzir, caso necessário.AbraçosTG
Para acrescentar algo...Além das sugestões de como os grupos se devem comportar na estrada e como se devem ajustar uns aos outros, mesmo com a presença de motociclos de 125cc e outros de cilindrada bem superior, há alguns pontos que não me parece que tenham sido alguma vez debatidos.Sobre as 125cc, é relativamente fácil o grupo ajustar a velocidade para que a(s) 125cc presente(s) não estejam a circular em grande esforço.Já sobre os "batelões" (ou "veículos longos"), que em andamento até se conduzem como uma pena, basta ficarmos parados para começarem os problemas:- algumas são altas/pesadas e torna-se complicado parar e arrancar do semáforo, subindo o grau de dificuldade se a rua for inclinada...- quase todas estes "batelões" se tornam difíceis de manobrar com o intuito de estacionar ou simples "zigue-zague" pelo meio do trânsito(os "batelões" estão feitos para alto mar, fora da cidade, e para atracar é ali num local plano, com facilidade de se chegar e facilidade em se sair...)- as mais altas e mais pesadas tem forte tendência de tombar em manobras a baixa velocidade tal como uma simples inversão de marcha(os "batelões" não fazem inversão de marcha - dão a volta ao quarteirão!)Seria bom a malta estar sensibilizada para estes problemas para que:- quando se chega ao destino, facilitem estacionamento com lugares mais fáceis para os "batelões" e/ou para os menos experientes- quem esteja a comandar uma "comitiva" não faça inversões de marcha mas dê antes a volta na próxima rotunda ou no próximo quarteirão......
...... sem incidentes e sempre com a presença de uma 125, mas que nada teve a ver com o atraso, pois eu próprio já fiz centenas de quilómetros numa igual e sempre muito próximo dos 120, (Honda Forza)......
Ainda não percebi porque "embirram" com a minha 125.
Estou à espera que organizem uma volta na Ruta de la Plata.