Autor Tópico: BOAS PRATICAS DE PASSEIOS EM GRUPO  (Lida 11223 vezes)

Junho 14, 2018, 15:43:28, 15:43
Lida 11223 vezes

TG

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 67

Masculino
  • Marca Motociclo: HONDA
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: ÉVORA
Boa tarde companheiros

Querendo apenas contribuir para o melhoramento das condições de segurança nos passeios programados pelos membros do nosso CPMotos, não posso deixar de tecer pequenas considerações acerca de factos registados principalmente no ultimo passeio em que estive presente (Olivença) e que passo a descrever:

Mandam as boas práticas de circulação em grupo, que as máquinas mais fracas em cilindrada sejam as "cabeças de grupo", parece-me desnecessário explicar por quê. Neste grupo, que eu saiba, nunca aconteceu;

Mandam também essas práticas que todos os participantes, de tempo a tempo olhem para o espelho retrovisor e se não avistarem o companheiro que os seguem ou se este estiver algo distante, reduzam a velocidade ou cheguem mesmo a parar, a fim de serem alcançados pelos restantes.

Aconteceu precisamente o contrário no passeio que atrás referi, com a agravante do tempo estar de autentica tempestade, com chuva, granizo, relâmpagos e trovões. Quando dei por mim, já não via os companheiros da frente nem os de trás. Reduzi a velocidade, fui "apanhado" pelos companheiros mais atrasados e apenas nos conseguimos juntar ao grupo da frente quando eles pararam na ponte da Ajuda.

Posso acrescentar que  ultrapassei os 100 Kms/hora e mesmo assim os companheiros da frente fugiam a bom fugir, portanto não poderá o grupo de trás ser acusado de baixa velocidade.

Não pretendo chamar a atenção em ninguém em especial, mas tão somente fazer um apelo para que em futuros passeios se tenha em atenção os factos apontados e que se evite novas situações do género, porque passear em grupo é isso mesmo, EM GRUPO.

Abraços
TG

Junho 14, 2018, 16:10:31, 16:10
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Entendo... :)

A melhor pessoa a responder a isso, no caso em concreto, será o Calipolense e (mais adiante) os 2 Espanhóis quando nos lideraram a partir de Vila Viçosa até Olivença.

Creio que a questão de cumprimento de timings (até para nos proporcionar o máximo tempo de visitas antes de almoço) o terá feito rodar punho de forma mais...enérgica. Foi pelo grupo e pelo aproveitamento máximo do tempo que o fez.
Julgo que foi isso, mas ele e melhor do que ninguém o dirá. :nice:

De qualquer das formas, isto não retira validade às tuas recomendações e que, pelo menos eu, acolho positivamente a implementar de futuro.  :ok:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 14, 2018, 16:23:01, 16:23
Responder #2

TG

• **

• 67

Masculino
Issac

Eu não quis acusar ninguém em especial porque me parece que os companheiros da frente não podem nem devem ser acusados. Se vão á frente, olham para o espelho e vêem que estão a ser seguidos, fazem o que lhes compete e seguem viagem.
Cabe a quem olha para trás e não vê ninguém, reduzir ou parar. Não sei quem eram os últimos do grupo da frente, mas esses sim devem certificar-se se estão a ser seguidos e se tudo bem... Alguém não o fez e aí sim considero menos bem.

Quero ainda acrescentar a tudo o descrito que em Elvas o meu grupo perdeu-se. Por sorte um companheiro, que até era dos últimos, sabia o caminho e passando para a frente, após tudo parado, lá seguimos viagem.

Mais um abraço
TG

Junho 14, 2018, 16:54:09, 16:54
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Muito bem.  :nice:

Já foram vários os passeios que fizemos e nunca tinha acontecido semelhante coisa. Como referi, neste caso houve uma tentativa de proporcionar o máximo de tempo em visitas. :nice:

As condições meteorológicas eram também especialmente complicadas para a condução em 2 rodas, o que terá ajudado a essa momentânea separação do grupo e que fez com que o 1º grupo (onde me encontrava) parasse adiante...a aguardar.

Não houve intenção de ninguém, mas as tuas palavras percebo-as perfeitamente. Thanks! :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 14, 2018, 17:01:41, 17:01
Responder #4

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Acho que não existe um evento que seja totalmente perfeito.
Tanto que "herrar é umano"

Antigamente defenderia o mesmo em que num evento, à frente deverão seguir sempre as motos de cilindrada menor e/ou os mais lentos.
Com o decorrer dos anos a passar e alguma pratica a ganhar, chego à conclusao que isso é tudo o menos importante.

Concordo sim, que quem for o Road Leader terá de ter a responsabilidade de conseguir organizar e "ensinar" quem lhe siga, tipo "mae galinha".
Um Road Leader que nao olha pelo espelho pode tornar rapidamente um evento de 20 motos em evento de 2/3 grupos conforme sejam os mais rapidos, os normais e os lentinhos.
Um Road Leader é-o conforme a cilindrada, tanto pode ir de 50cc como de 1800cc.
Mas se ocupa esse lugar não se pode esquecer do que esse cargo em si acarreta.

Num evento que fiz com outro forum recentemente, posso dizer que nao correu mal, apesar de haver alturas em que o grupo se partiu em dois ou três...
Houve alturas que eu nao acompanhei o grupo para ao menos ir vendo pelo espelho o que seguia em ultimo, nao fosse virar numa estrada errada sempre que apanhavamos algum cruzamento... mas lá está... há quem se preocupe e há quem não se preocupe.
Um Road Leader tem de se preocupar! Sempre! Se não se preocupa, não pode ser de maneira nenhuma um Road Leader.
Mas neste evento a formação em Zig-Zag ou em comboio estava perfeita em grande parte do trajecto, e quase todo o grupo a manter distancias e velocidades, gostei!

Depois, aceito que há momentos em que pequenos grupos de 2/3/4/5 motos possam sair disparadas e ir curtir umas rectas para lá das 9000rpm.
Isto se o passeio for de grandes distancias, pois pode reactivar a adrenalina e promover a nao sonolencia de algum condutor que assim o necessite.
O grupo não pode é partir todo louco a acelerar por ali fora - o ritmo é sem duvida o Road leader que tem de marcar e se sabe que vem uma 125cc, obviamente que andamentos de 100/110kmh sao minimamente aceitaveis a nao ser que sejam 125cc fraquinhas e entao o andamento tem de baixar ligeiramente para os 90/100kmh.
Uma responsabilidade do Road Leader!

No ultimo evento daqui, em que tanto apanhamos temporal com granizo de ate 2cm, fiz de Road Leader e tive em atençao tanto experiencia do condutor da unica 125cc que la seguia como da sua propria moto e se houve alturas em que andamos a 100/110kmh, no meio do temporal 70kmh ate pode ter parecido muito mas acho que o fizemos com alguma segurança.
A bem da verdade...confesso que à frente nao se via grande coisa mas com aquele temporal nem apanhamos quase transito nenhum.
Vimos inclusive pelo menos dois grupos de motards, uns parados numa esplanada abrigada por varandas à espera de melhor tempo e outros mesmo com as motos estacionadas na berma e estarem à espera que o temporal passasse abrigados em paragens de autocarros... Pronto...se calhar deviamos ter seguido a 65kmh  :lolol:

Depois há ainda outro factor, quem marca o evento e aquilo que pretende, se é um evento para papar quilometros obviamente que tera uma andamento maior e se for um passeio relax sem horarios por ali além entao certamente que as velocidades serão bem mais aceitaveis e por vezes ate podendo metendo nojo para alguns  :toma:

Há ainda que falar da importância da alternância e posição de motos em grupo e distancia entre elas, conforme as situações:

Em formação alternada "zig-zag", se a estrada tiver dimensões suficientes em largura, se o piso estiver em bom estado e permitir, se a estrada não tiver muitas curvas:

(os 2 segundos ou 1segundo deverá ser adequado à velocidade do grupo, se o grupo tiver uma velocidade baixa esta distância medida em segundos é suficiente, mas se o grupo seguir a velocidade superior, essa distância terá de ser maior)

Em Comboio ou fila única, geralmente na aproximação de zona de várias curvas é se calhar esta a formação mais adequada, obviamente com uma distancia entre motos conforme a velocidade:

Ou se for um Grupo Motard, de forma hierárquica, apenas em modo de formação e de aproximação a concentrações motard, a baixa velocidade portanto:

A formação basicamente é Road Leader, o grupo e depois o "carro vassoura", Ferrolho ou Ovo Podre!  :lolol: :lolol: :lolol:

E há também depois a responsabilidade de cada um saber comunicar com os restantes:

TG, por vezes há que fazer sinais de luzes e indicar piscas para os que vão à frente abrandarem caso não se consiga acelerar, ultrapassar o Road Leader e fazer sinal de que se pretende parar ou abastecer.

« Última modificação: Junho 14, 2018, 17:26:28, 17:26 por 2low »

Junho 14, 2018, 18:29:25, 18:29
Responder #5

2low

• 5457
Eu sinceramente acho que passeios com cilindradas tão dispares como 125/600/1000 não fazem sentido. Eu tenho noção da mota que tenho, não vos vou acompanhar numa volta de 600km numa 125 se a malta anda toda de motas com mais de 100cv. Se não, é uma seca tremenda e frustração para toda a gente. Ou então define-se à partida que o grupo vai partido.

É a tua opinião. Acho contudo que não deverias generalizar.
Mas do que dizes, há uma coisa a retirar: "Se não, é uma seca tremenda e frustração para toda a gente. Ou então define-se à partida que o grupo vai partido."

Há sempre formas de contornar essas diferenças. Ou tudo respeita ou arranja-se forma de estar tudo como deve ser: dois grupos parece minimamente sensato

Mas acredita que há e existem passeios que correm plenamente bem com essas diferenças de cilindradas, não podem é estar alguns membros presentes, que têm ataques epiletricos e saiam disparados dali para fora…  :lolol: :lolol: :lolol:

Se tens interesse em vir dia 30, não tenhas receio. O teu ritmo será respeitado!
Mesmo que alguns nao gostem, faz-se entao dois grupos: os que partem mais cedo - os mais lentos - e depois os rapidos! Pelo menos ao almoço estaremos juntos!

Junho 14, 2018, 18:37:43, 18:37
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Entendo o teu argumento dmanteigas, mas já tive a prova de que é possível.
Aliás, neste grupo que o TG menciona ia uma CBR1000RR e o dono da mesma não deu por mal empregue o dia.
Isso do tédio na viagem (a existir) resolve-se em todos os outros dias. :)

Uma 125cc vai perfeitamente num ritmo de 100kmh. Julgo que é perfeitamente aceitável.

Aliás (falando apenas num campo meramente hipotético), se num passeio me dissessem que uma 125cc não seria conveniente participar, eu iria afastar-me desse convívio (mesmo tendo uma moto que me permite ritmos mais elevados). :nice:

Mas isto sou eu. Percebo quem entenda de forma diferente... :nice:

Dalai Lama

Junho 14, 2018, 19:09:39, 19:09
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Isso só funciona num passeio a dois...ou pouco mais. :)

Em grupo, das duas uma...

Ou ficariam imensamente afastados dos restantes, ou então não havia quem se quisesse aproximar... Por medo de levar com uma moto desgovernada, claro.. ;)

Dalai Lama

Junho 14, 2018, 19:27:26, 19:27
Responder #8

2low

• 5457
Só agora??? Naaa... Já sou pai há quase 11 anos. Depois voltei a ser há 6 anos... E este é o terceiro, remember?  :D  :tornarseanjinho:

Mas esse 3ª tem o mesmo direito de ter um pai certinho  8)

Mais certinho ainda??? Mas alguma vez me viste falhar uma curva???  :D Mais certinho que isso não há!  :lolol:

:ok: Que assim seja sempre!
 :yeah: :sportbike:

nota:
"um evento que fiz com outro forum recentemente, posso dizer que nao correu mal, apesar de haver alturas em que o grupo se partiu em dois ou três...
Houve alturas que eu nao acompanhei o grupo para ao menos ir vendo pelo espelho o que seguia em ultimo, nao fosse virar numa estrada errada sempre que apanhavamos algum cruzamento... mas lá está... há quem se preocupe e há quem não se preocupe.
Um Road Leader tem de se preocupar! Sempre! Se não se preocupa, não pode ser de maneira nenhuma um Road Leader.
Mas neste evento a formação em Zig-Zag ou em comboio estava perfeita em grande parte do trajecto, e quase todo o grupo a manter distancias e velocidades, gostei!"
« Última modificação: Junho 14, 2018, 19:31:12, 19:31 por 2low »

Junho 14, 2018, 19:55:00, 19:55
Responder #9

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
P.f tentem não dispersar... :nice:

Uma vez por outra entende-se, mas os tópicos podem ser mais comentados nos temas que vão sendo criados pelos membros.
Percebo que é sem maldade, mas rapidamente se perde o "fio condutor" de um tema e deixa de haver inputs sobre o mesmo.

Vá malta. Espero que entendam.  :)

---------------

Por ser relevante para o tópico e p'ra mais com o título que tem, aconselho esta leitura:

REGRAS PARA ANDAR DE MOTO EM GRUPO

https://motoclube.com/artigos/regras-para-andar-moto-grupo

Ainda que algumas possam parecer exageradas, estão pensadas na segurança do próprio e dos restantes com quem se partilha a estrada. :nice:
« Última modificação: Junho 14, 2018, 19:59:37, 19:59 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Junho 15, 2018, 12:01:40, 12:01
Responder #10

TG

• **

• 67

Masculino
Bom Dia Malta

Depois de tudo o que foi dito quero apenas acrescentar que já efectuei dezenas de passeios em grupo, neste e noutros fóruns e grupos e esta foi a única vez em que alguém ficou para trás. Não é por isso e felizmente, norma corrente este tipo de acontecimento.
Pretendi apenas fazer uma chamada de atenção no sentido de tentar melhorar a organização do grupo e evitar que um dia alguém se perca pelo caminho ou qualquer outra situação indesejável.

Quanto á divisão do grupo por cilindrada, rapidez ou destreza do condutor ou a não participação das 125 em qualquer passeio organizado por um forún, sou totalmente contra.

Este forún nasceu com base na não discriminação por tipo de máquina e penso que terá por base a não descriminação seja pelo que for.

Quem não tiver estômago para circular dentro da velocidade acessível a todo o tipo de moto então será de marcar passeios com o restrito grupo de amigos e conhecidos com ideias nos mesmos moldes e não participar em passeios de grupo dirigidos a centenas de membros registados, todos com direito a participação nas iniciativas.

Todos sabemos que quer a teclar, quer a passear, as "caras" são sempre as mesmas, mas de qualquer forma as portas têm de estar abertas a todos.

Abraços
TG

Junho 15, 2018, 12:11:10, 12:11
Responder #11

2low

• 5457
Bom Dia Malta

Depois de tudo o que foi dito quero apenas acrescentar que já efectuei dezenas de passeios em grupo, neste e noutros fóruns e grupos e esta foi a única vez em que alguém ficou para trás. Não é por isso e felizmente, norma corrente este tipo de acontecimento.
Pretendi apenas fazer uma chamada de atenção no sentido de tentar melhorar a organização do grupo e evitar que um dia alguém se perca pelo caminho ou qualquer outra situação indesejável.

Quanto á divisão do grupo por cilindrada, rapidez ou destreza do condutor ou a não participação das 125 em qualquer passeio organizado por um forún, sou totalmente contra.

Este forún nasceu com base na não discriminação por tipo de máquina e penso que terá por base a não descriminação seja pelo que for.

Quem não tiver estômago para circular dentro da velocidade acessível a todo o tipo de moto então será de marcar passeios com o restrito grupo de amigos e conhecidos com ideias nos mesmos moldes e não participar em passeios de grupo dirigidos a centenas de membros registados, todos com direito a participação nas iniciativas.

Todos sabemos que quer a teclar, quer a passear, as "caras" são sempre as mesmas, mas de qualquer forma as portas têm de estar abertas a todos.

Abraços
TG

TG,

Nem 8 nem 80.
Sendo um fórum democrático TODOS sem exclusão são aceites, como até dizes por "...têm de estar abertas a todos", não tentando perceber a que abertas te fales  ::P:

MAS obrigar determinadas pessoas a marcarem seus passeios (fora daqui) só porque gostam de determinado andamento isso não é nada democrático!

Marcam-se eventos, depois logo se vê, os eventos podem ser planeados para terem dois grupos distintos, os mais lentos e os mais rápidos em que por exemplo, os mais lentos ficam com um percurso de menor distancia e os outros que gostam de andar mais depressa então fazem mais quilómetros para pelo menos ao almoço e jantar, se for um evento de um dia inteiro, TODOS estarem juntos.

MAS não choca se for planeado e todos saberem ao que vão e desde que depois cada um desses grupos não se parta… é porque correu tudo bem!

E com naturalidade também pode acontecer que todos sigam mesmo andamento.

« Última modificação: Junho 15, 2018, 12:17:35, 12:17 por 2low »

Junho 15, 2018, 14:48:53, 14:48
Responder #12

Falcão

• **

• 90
  • Marca Motociclo: Honda / Voge
  • Modelo Motociclo: Crosstourer 1200X DCT / 300 rally
  • Localidade: ALMADA
Isto acaba por ser também um bocado "senso comum". Se for uma voltinha de 60 ou 70km ainda papo ter um grupo com cc tão dispares. Mas uma volta como a planeada a Porto-Covo, é simplesmente impraticável. São demasiados kms para alguém tirar prazer com motas de 900cc ao ritmo de uma 125. Eu por exemplo, nunca participaria num passeio destes com a CBF por exemplo. Uma 125 pode manter o ritmo de 100, 110kmh, mas está sempre "no limite" o que torna o passeio também muito desconfortável para o condutor com as vibrações que passam do motor. E falo por experiência própria porque foi essencialmente esse o motivo que me levou a trocar de mota. E depois em todos os passeios de grupo onde há rotas planeadas há também horários a cumprir, o que pode aumentar ainda mais o desconforto por aqueles que ou não têm mota ou não têm ritmo para acompanhar. E atenção que não estou aqui a falar de haver sempre aqueles 2 ou 3 "amigos" que fazem todo e qualquer passeio em modo de competição. Falo em querer andar por autoestradas, IPs ou umas nacionais sem grande história cujo único objetivo é simplesmente "passar" e não me faz sentido de todo que 1 ou 2 prejudiquem os restantes.

Mas lá está, todos os passeios têm a sua história. Se de antemão é comunicado que o passeio está aberto a todos então é da mais elementar justiça que quem participa acompanhe o ritmo do mais lento ou então que se encontrem alternativas. No passeio que o 2slow estava a referir, foi logo referido de antemão que o ritmo ia ser alto porque haviam horários a cumprir, ninguém foi enganado. Até é por este tipo de questões que sempre preferi rodar sozinho ou com grupos de 2/3 amigos e com as regras bem definidas à partida. Ainda há bem pouco tempo fui dar uma voltinha com um grupo de mini-125 e correu tudo excelente, precisamente porque se cumpriram todas as regras e sendo as motas todas da mesma potência manteve-se sempre o mesmo ritmo.

NEM MAIS!!!
Abraços.
Yamaha Cygnus 125 * Sym 125 Gts * Honda Silver Wing 400 * Honda Íntegra 700 * Honda Crosstourer 1200X * Royal Enfield Himalayan * Voge 300 rally

Junho 15, 2018, 15:14:43, 15:14
Responder #13

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Só para aligeirar a coisa...

[/youtube]
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Junho 15, 2018, 15:27:23, 15:27
Responder #14

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
:policia:

isto já descabou e em nada positivo
(e foge ao propósito do tópico)
começaram os ataques entre uns e outros
está a ficar feio

- - - - - - -
Quanto ao evento de dia 30, será feito com ou sem 125cc.
Os que não forem é que ficam a perder.

Não vou alimentar mais o tópico a não ser para relembrar que já estive em vários passeios com diferentes cilindradas e foi possível sem reparo algum por parte de algum participante, mesmo o condutor da mais fraca125cc.
Tudo depende de como as coisas estão planeadas mas também é mau estar tudo planeado e à última da hora é que aparece uma 125cc... num computador eu diria : apareceu um vírus.

Não vi ataques de ninguém a ninguém. Apenas diferentes opiniões de diferentes pessoas.

Aqui vai a minha:

Apesar de não ter grande disponibilidade para dizer "vou" a estes passeios marcados com atecedência por razões profissionais, mesmo que pudesse, talvez não fosse.

Fiz recentemente um passeio em que por vezes o road leader era um gajo numa NC. E yep, em termos de entusiasmo em curvas( rectas é para meninos) foi nulo.
Ora, se isto se verifica numa NC, imagino numa 125cc.

Todos têm o direito de participar, agora falta algo muito importante nestes passeios, que são "pontos de encontro", normalmente em postos de abastecimento.

Se uma 125cc não tem que ir de faca nos dentes, os de 1000cc também não têm que ir com a mota a morrer e os tomates a escaldar.

Devem-se respeitar todos os andamentos, e não sair do ponto de encontro sem o grupo todo reunido.

Junho 15, 2018, 15:33:07, 15:33
Responder #15

TG

• **

• 67

Masculino
Artigo 3º
(Objectivos e Princípios)
1) O CP-Moto tem por objetivo central a promoção, partilha de informação e divulgação de todas as atividades
e conteúdos ligados ao motociclismo, partilhando entre os seus membros um contínuo conhecimento do
Mundo do Motociclismo e uma atualização regular quanto às alterações das leis vigentes e relativas a este
sector.
2) Fomentar junto dos seus membros, com divulgação no fórum, de Eventos/Convívios (enquadráveis nos
presentes Estatutos e Termos de Registo), nomeadamente iniciativas relativas a encontros, passeios, ações
humanitárias, etc.
3) Os membros do CP-Moto em todas as atividades do Clube devem pautar o seu comportamento e as suas
atitudes, pelo respeito pelas normas elementares da boa educação, cidadania e pelas normas do Código da
Estrada.
4) O CP-Moto orienta-se por Princípios de Democraticidade; de Transparência; de Igualdade de Tratamento e
de Ética, defendendo a livre expressão de pensamento e respeitando a sã e enriquecedora pluralidade de
ideias e opiniões, permitindo assim uma efetiva e democrática participação dos seus Membros em todos os
seus atos.

5) O CP-Moto não tem fins lucrativos.
6) O CP-Moto não tem ligações a entidades ou instituições de cariz político ou religioso

Em primeiro lugar quero esclarecer que não sou eu que tenho uma 125. Já tive e com um outro forun fiz passeios de 400/500 Kms sem qualquer problema.
Em segundo acho que está tudo escrito nos Estatutos do Clube Português de Motociclismo e em terceiro parece-me que estar a propagandear passeios com  velocidades superiores à permitida não será o mais correcto (faz-se, mas não se diz).

Quanto a mim não pretendo atacar ninguém nem ser atacado por ninguém. Não é para isso que o Clube existe.
Pretendo apenas unir a malta e tentar que estas iniciativas tenham o maior numero possível de participantes.

Por mim - assunto encerrado.

TG

Junho 15, 2018, 16:01:29, 16:01
Responder #16

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
A minha opinião é que pelos vistos a malta se diverte mais 'a mandar postas de pescada' do que a integrar/rolar/conviver  em passeios 'de grupo' .
 A 'discussão' acerca das velocidades médias é ridícula pois 'à partida' existe sempre lugar para todos os 'perfis de pilotagem' e cabe ao bom senso de cada um decidir se o seu 'perfil' e a sua mota  se coadunam com o 'mainstream' existente neste tipo de eventos/passeios.

É claro que quem só rola 'dentro dos limites de velocidade estabelecidos' e maioritariamente de forma 'passiva'  terá a consciência que mais tarde ou mais cedo muito provavelmente irá ficar para trás pois o 'normal' é rolar-se a uma velocidade minimamente 'activa', o que não quer dizer que seja em modo 'trackday'   (como por vezes se escreve em tom de brincadeira) .
Assim como quem anda na estrada com o chip de 'quem aparece na frente é para 'papar' também deverá ter a consciência que aceitou participar numa actividade/evento de GRUPO e que por conseguinte não poderá nesse dia andar a rolar como se andasse sózinho. Acho que é óbvio.

Junho 15, 2018, 17:51:07, 17:51
Responder #17

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Mas lá está, todos os passeios têm a sua história. Se de antemão é comunicado que o passeio está aberto a todos então é da mais elementar justiça que quem participa acompanhe o ritmo do mais lento(....)

Nesta parte estiveste especialmente bem... :)

(....)
Mas estas ideias de passeios onde vão motas de diferentes CC é meio caminho andado para disparates destes.
(....)

Sempre houve e vão continuar a haver passeios do género. Aqui ou noutros fóruns.  :)
Proporcionalmente, estou em crer que a exclusão e a passagem desse tipo de ideia num fórum que se pretende aberto, tornar-se-ia um caminho pior do que a satisfação de uns poucos que seguiam somente com os "elegíveis". Num teste de resistência que fiz com mais uma malta que se juntou, foi possível colocar uma Vision 110 a fazer 1.000Kms em 13 horas (paragens reduzidas ao essencial) e sempre com ritmos inacreditáveis...para a sua cilindrada.

Claro que noutro tipo de motociclo se faria bem melhor, mas acima dos 100Kmh mostrou-nos que era para aquela pequena scooter uma brincadeira...

Dalai Lama

Junho 16, 2018, 16:29:24, 16:29
Responder #18

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)

Isto é muito simples!

No eventos o principal é a segurança e cumprir as regras do codigo da estrada!

Acho que o senso comum aqui como já foi dito de cada um sabe ao que vai ou não sobre a sua participação?

Não sei se é necessário fazer um desenho para dizer o óbvio.

Se sai um grupo junto desde o inicio até ao destino, vão todos até ao fim e ninguém fica para traz.

Quem não quiser vai lá ter sozinho ou forma outro grupo onde existe o mesmo principio comum dos elementos do grupo.

Psicologia de grupo - ABC em qualquer força militar! "no man left behind"

« Última modificação: Junho 16, 2018, 16:41:12, 16:41 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Junho 16, 2018, 16:32:37, 16:32
Responder #19

2low

• 5457

Isto é muito simples!

No eventos o principal é a segurança e cumprir as regras do condigo da estrada!

Acho que o senso comum aqui como já foi dito de cada um sabe ao que vai ou não sobre a sua participação?

Se sai um grupo junto desde o inicio até ao destino, vão todos até ao fim e ninguém fica para traz.

Quem não quiser vai lá ter sozinho ou forma outro grupo onde existe o mesmo principio comum dos elementos do grupo.

Cross, já traZias uma jola. ;)
Para a próxima não marques nada na agenda, pois este de dia 30 até está aqui desde...
ABraÇo

Junho 16, 2018, 17:16:52, 17:16
Responder #20

João A

• **

• 296

Masculino
  • Localidade: Lisboa

Isto é muito simples!

No eventos o principal é a segurança e cumprir as regras do codigo da estrada!

Subscrevo!  :ok:
Efectivamente, no passeio a Olivença estes princípios nem sempre foram cumpridos,,,
Com isto dito, não quero criticar essa jornada, que foi muito agradável (excepto a chuva, claro).
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Junho 16, 2018, 17:42:00, 17:42
Responder #21

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Existe uma vertente do motociclismo que é tão válida como qualquer outra, é o chamado o motociclismo relaxado / sem desafios .

Colocar e ultrapassar desafios é bom mas quando se está a fazer uma viagem de vários dias é 'estúpido' estragar um passeio de 8 dias por causa de uma curva desperdiçando tudo o que poderia ainda usufruir por uma curva mais 'radical'  .

Para curtir de mota não precisa de sentir a necessidade de mostrar que é 'piloto' (if you know what I mean) . A 'rebeldia' no andar de mota 'faz parte' do andar de mota, mas  é errado concluir-se que 'a cena' se esgota aí .
Quando se anda em grupo 'o psicológico' de 'mostrar' que também se é 'piloto' é algo que normalmente está presente no subconsciente . "It's a men's world " e ninguém quer passar  pelo síndroma do 'quem é que falta ?' mas 'no meio é que está a virtude' e a 'função' de road-leader é algo que 'não é para todos' .
Se o road-leader for um gajo que já 'ganhou estatuto' como 'piloto' e se este decidir manter uma velocidade 'equilibrada' o resto do pessoal até se sente confortável com isso mas se o tal 'road-leader' não tiver esse estatuto de 'biker 5  ***** ' então já o subconsciente do grupo poderá sentir-se algo 'beliscado' e confuso , colocando a hipótese de o andamento poder estar a ser de 'tenrinhos'  .
Para mim o ideal de passeio em grupo  é juntarem-se 4/5 gajos  que já se conheçam bem e que partilhem alguma empatia entre eles . Mais que este número já será algo que tanto poderá funcionar bem ...como funcionar mal !

Já partilhei a estrada com inúmeros companheiros das 2 rodas e o grupo com quem nunca tive 'surpresas' é a malta do MAV- Motoclube de Arruda dos Vinhos . É uma espécie de departamento da Motorrad pois 75% das motas são GS/GSA. É um  grupo que anda 'despachado', mas sem nunca se sentirem 'esticões' nem 'rupturas' no grupo . Não é por acaso que essa 'homogeneidade de andamento' tem o dedinho do Luis Paulo (road leader 'oficial' ) , motociclista que é  dono da empresa ADV-MotoTours e alguém que está mais que tarimbado em liderar grupos de motociclistas (muitas vezes de várias nacionalidades ) em passeios de vários dias .
« Última modificação: Junho 16, 2018, 17:43:47, 17:43 por Luis Salgueiro »

Junho 16, 2018, 18:14:28, 18:14
Responder #22

TG

• **

• 67

Masculino
Embora tendo considerado assunto encerrado, não posso deixar de comentar que o que me levou a abrir o tópico não foi a crucificação nem a acusação de ninguém.
O que aconteceu no passeio a Olivença e para esclarecimento até de todos os que não foram, não passou de um quebrar de grupo numa distância de cerca de 30 kms e que originou a que ao chegar a Elvas o grupo atrasado teve sorte por um dos seus elementos que não o da frente, conhecer o sítio.
O restante percurso, de muitos mais kms, decorreu sem incidentes e sempre com a presença de uma 125, mas que nada teve a ver com o atraso, pois eu próprio já fiz centenas de quilómetros numa igual e sempre muito próximo dos 120, (Honda Forza).

Pretendo apenas alertar para a necessidade de olhar para o espelho de vez em quando e reduzir, caso necessário.

Abraços

TG

Junho 16, 2018, 22:25:59, 22:25
Responder #23

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Embora tendo considerado assunto encerrado, não posso deixar de comentar que o que me levou a abrir o tópico não foi a crucificação nem a acusação de ninguém.
O que aconteceu no passeio a Olivença e para esclarecimento até de todos os que não foram, não passou de um quebrar de grupo numa distância de cerca de 30 kms e que originou a que ao chegar a Elvas o grupo atrasado teve sorte por um dos seus elementos que não o da frente, conhecer o sítio.
O restante percurso, de muitos mais kms, decorreu sem incidentes e sempre com a presença de uma 125, mas que nada teve a ver com o atraso, pois eu próprio já fiz centenas de quilómetros numa igual e sempre muito próximo dos 120, (Honda Forza).

Pretendo apenas alertar para a necessidade de olhar para o espelho de vez em quando e reduzir, caso necessário.

Abraços

TG
TG sem duvida. No passeio a Olivença em alguns momentos era difícil até de ver muito para a frente quando caiu a carga de água e granizo. Eu era o que fechava o pelotão e posso afirmar isso.

O Issac já referiu algumas razões que explicam isso pelas horas marcadas que existiam com a gurda cívil e poder todavia ter 30 minutos para visitar os locais antes de fechar onde realmente apreciei o ter feito, mas de qualquer modo como se costuma dizer considerar isto como lições que aprendemos e que se pode utilizar para melhorar na próxima vez.
Quem sabe utilizar os comunicadores para manter a ligação do road leader com os demais da caravana em outros pontos... os sensivelmente 2Km de alcance deve ser mais que suficiente.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Dezembro 24, 2019, 02:17:12, 02:17
Responder #24

2low

• 5457
Para acrescentar algo...

Além das sugestões de como os grupos se devem comportar na estrada e como se devem ajustar uns aos outros, mesmo com a presença de motociclos de 125cc e outros de cilindrada bem superior, há alguns pontos que não me parece que tenham sido alguma vez debatidos.

Sobre as 125cc, é relativamente fácil o grupo ajustar a velocidade para que a(s) 125cc presente(s) não estejam a circular em grande esforço.

Já sobre os "batelões" (ou "veículos longos"), que em andamento até se conduzem como uma pena, basta ficarmos parados para começarem os problemas:
- algumas são altas/pesadas e torna-se complicado parar e arrancar do semáforo, subindo o grau de dificuldade se a rua for inclinada...
- quase todas estes "batelões" se tornam difíceis de manobrar com o intuito de estacionar ou simples "zigue-zague" pelo meio do trânsito
(os "batelões" estão feitos para alto mar, fora da cidade, e para atracar é ali num local plano, com facilidade de se chegar e facilidade em se sair...)
- as mais altas e mais pesadas tem forte tendência de tombar em manobras a baixa velocidade tal como uma simples inversão de marcha
(os "batelões" não fazem inversão de marcha - dão a volta ao quarteirão!)

Seria bom a malta estar sensibilizada para estes problemas para que:
- quando se chega ao destino, facilitem estacionamento com lugares mais fáceis para os "batelões" e/ou para os menos experientes
- quem esteja a comandar uma "comitiva" não faça inversões de marcha mas dê antes a volta na próxima rotunda ou no próximo quarteirão...
...

:nice: :convivio:
« Última modificação: Dezembro 24, 2019, 02:23:15, 02:23 por 2low »

Dezembro 24, 2019, 08:46:08, 08:46
Responder #25

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Para acrescentar algo...

Além das sugestões de como os grupos se devem comportar na estrada e como se devem ajustar uns aos outros, mesmo com a presença de motociclos de 125cc e outros de cilindrada bem superior, há alguns pontos que não me parece que tenham sido alguma vez debatidos.

Sobre as 125cc, é relativamente fácil o grupo ajustar a velocidade para que a(s) 125cc presente(s) não estejam a circular em grande esforço.

Já sobre os "batelões" (ou "veículos longos"), que em andamento até se conduzem como uma pena, basta ficarmos parados para começarem os problemas:
- algumas são altas/pesadas e torna-se complicado parar e arrancar do semáforo, subindo o grau de dificuldade se a rua for inclinada...
- quase todas estes "batelões" se tornam difíceis de manobrar com o intuito de estacionar ou simples "zigue-zague" pelo meio do trânsito
(os "batelões" estão feitos para alto mar, fora da cidade, e para atracar é ali num local plano, com facilidade de se chegar e facilidade em se sair...)
- as mais altas e mais pesadas tem forte tendência de tombar em manobras a baixa velocidade tal como uma simples inversão de marcha
(os "batelões" não fazem inversão de marcha - dão a volta ao quarteirão!)

Seria bom a malta estar sensibilizada para estes problemas para que:
- quando se chega ao destino, facilitem estacionamento com lugares mais fáceis para os "batelões" e/ou para os menos experientes
- quem esteja a comandar uma "comitiva" não faça inversões de marcha mas dê antes a volta na próxima rotunda ou no próximo quarteirão...
...

:nice: :convivio:

Ou então mudas-te para o Alentejo, comes mais açordas, sopas de tomate e toucinho frito, para ver se cresces mais 20cm e ganhas mais pujança.

Mais a sério, acho que tens toda a razão. Nunca falei nisto, mas a malta por vezes não se lembra desse tipo de pormenores.

Arrancam de qualquer lado e quando chega a hora de parar... param onde calha, sem repararem se o lugar que vão ocupar não seria o mais indicado para outra moto maior, ou para um condutor de pernas mais curtas, ou com menos experiencia.

Costumo ir confraternizar esporadicamente a um motoclube aqui da zona. A entrada é uma especie de rampa, o que facilita a manobra de marcha á ré... se não estacionarem logo atrás uns dos outros. Se o fizerem, lá fica um desgraçado entalado, sem conseguir ir para a frente ou sair a direito, obrigando a uma gincana de recuas para sair do parque. Justamente por isso, quando lá vou opto por deixar a moto afastada da entrada. Não me vou arriscar a ficar entalado, desequilibrar-me, deixar cair a moto e derrubar mais alguma(s) na queda.

E nos passeios... é quase sempre igual. "Atiram" com o "trambolho" de qualquer maneira porque são grandes e conduzem motos baixas e leves... e a malta mais pequena ou com motos maiores e mais pesadas fica sem saber onde a meter.

Eu, e falando exclusivamente por mim, não me sinto bem em espaços apertados. Muito menos quando tenho que empurrar uma coisa com mais de 260kg. Já ando de moto há alguns anos, com um intervalo tambem de alguns anos. Se com a R6 não me sentia intimidado, com a Bulldog confesso que tenho um certo receio de manobras a baixa velocidade, ou com o motor parado, especialmente se me vir rodeado de outras motos.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Janeiro 10, 2020, 22:05:07, 22:05
Responder #26

Grandpa

• **

• 97

Masculino
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
...... sem incidentes e sempre com a presença de uma 125, mas que nada teve a ver com o atraso, pois eu próprio já fiz centenas de quilómetros numa igual e sempre muito próximo dos 120, (Honda Forza)......

Ainda não percebi porque "embirram" com a minha 125.  :smiley:

Janeiro 20, 2020, 22:39:18, 22:39
Responder #27

lferreira

• **

• 218
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa

Ainda não percebi porque "embirram" com a minha 125.  :smiley:

GrandPa, essa forza tem andado desaparecida!  :toma:

Fevereiro 02, 2020, 21:50:15, 21:50
Responder #28

Grandpa

• **

• 97

Masculino
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Estou à espera que organizem uma volta na Ruta de la Plata.  :chopper:

Fevereiro 02, 2020, 22:28:52, 22:28
Responder #29

2low

• 5457
Estou à espera que organizem uma volta na Ruta de la Plata.  :chopper:

Foi falado precisamente hoje ao almoço...
Acho que vai acontecer mais cedo do que estarias à espera!
Quando chegar a altura abro tópico!

:convivio: