Autor Tópico: duvidas na Posição de condução e mudanças em curva...  (Lida 6606 vezes)

Junho 17, 2018, 21:28:19, 21:28
Lida 6606 vezes

jaimecunhapt

• Visitante
malta como alguns sabem tenho uma cbr125r desde sabado ultimo e desde o 1º momento que comecei a conduzir doi me muito os pulsos e a palma das maos, dei comigo a conduzir e a fazer uma especie de alongamentos lol e outra coisa, sinto que quando faço uma curva alongo muito a trajectória ou seja quase que vou para fora de estrada, sera que estou numa mudança alta de mais? mas ja fiz rotundas em 2 e sinto que  parece que nao da para fazer mais rapido...

Junho 17, 2018, 21:38:11, 21:38
Responder #1

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Da minha parca experiência isso acontece por velocidade a mais para curva, ou inclinação a menos (para a velocidade a que se vai)

... mas ja fiz rotundas em 2 e sinto que  parece que nao da para fazer mais rapido...

Em 2ª e a que velocidade? Se for em 2ª a 20Km/h é uma coisa... em 2ª a 60Km/h é outra  ;)

Junho 17, 2018, 21:42:06, 21:42
Responder #2

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Da minha parca experiência isso acontece por velocidade a mais para curva, ou inclinação a menos (para a velocidade a que se vai)

Isso ! Tal como se costuma dizer 'Das duas, uma !'

Junho 17, 2018, 21:42:57, 21:42
Responder #3

jaimecunhapt

• Visitante
a uma velocidade normal, nao ia a morrer mas tbm nao ia a cortar... contudo acho que so tenho 24 horas com motas com mudanças

Junho 17, 2018, 21:43:07, 21:43
Responder #4

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Countersteering, deixa de estar tenso no guiador.

Vais melhorar a trajectória com a 1ª e vai deixar de te doer o corpo com a 2ª.

Junho 17, 2018, 21:43:54, 21:43
Responder #5

n00b1e

• Visitante
malta como alguns sabem tenho uma cbr125r desde sabado ultimo e desde o 1º momento que comecei a conduzir doi me muito os pulsos e a palma das maos, dei comigo a conduzir e a fazer uma especie de alongamentos lol e outra coisa, sinto que quando faço uma curva alongo muito a trajectória ou seja quase que vou para fora de estrada, sera que estou numa mudança alta de mais? mas ja fiz rotundas em 2 e sinto que  parece que nao da para fazer mais rapido...

Antes de pensar nas mudanças sugiro um flashback ás ultimas rotundas que fizeste e tenta lembrar-te para onde olhavas.
Palpita-me que não segues a velha máxima: "Olha para onde queres ir;)

Junho 17, 2018, 22:02:21, 22:02
Responder #6

jaimecunhapt

• Visitante

Antes de pensar nas mudanças sugiro um flashback ás ultimas rotundas que fizeste e tenta lembrar-te para onde olhavas.

hummm tou a olhar para o guarda lamas a pensar onde vou parar LOOOOOOOL

Junho 17, 2018, 22:03:45, 22:03
Responder #7

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Ainda na semana passada tive uma pequena conversa sobre isso com o meu colega.

Estás a agarrar o guiador com muita força e talvez nas curvas estejas a entrar erradamente. Stress nas mãos e nos ombros etc...

Este meu colega a cena dele é mesmo o quad e eu disse lhe logo esquece tudo isso porque nas duas rodas é tudo ao contrário.

Vai com calma que tudo tem o seu tempo. Duas regras principais já  aqui ditas. Pelo que percebi estas a voltar as duas todas depois de algum tempo.

O countersteering é o que se tem que assimilar primeiro. Curvas para a direita empurrar (sim para a frente) o guiador com a mão direita e para curvar para a esquerda empurrar o guiador com a mão esquerda. Não é puxar com a mão oposta a da curva, isso é o primeiro erro que se faz vindo da quatro rodas.

Olhar para o vertice da curva. Ou seja olhar para a frente para onde queres ir e não para o chão onde estás a passar.

Esquece tretas de fazer força nas peseiras e inclinar o corpo etc... o que faz curvar uma mota é o guiador e ponto.

Depois de dominares ou te acostumares a essas duas tecnicas vais ver que andas com os músculos muito mais relaxados e que a mota vai quase sozinha sem esforço nenhum.

Sobre as mudanças é uma questão de hábito e vem com o tempo qual é a ideal. O que deves fazer é nunca curvar desembraiado e nada de acelerações ou desaceleração bruscas tudo o mais linear possível.
Tenta descobrir o travão traseiro com muita calma que faz maravilhas.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk
« Última modificação: Junho 17, 2018, 22:08:46, 22:08 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Junho 17, 2018, 22:21:21, 22:21
Responder #8

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)Antes de pensar nas mudanças sugiro um flashback ás ultimas rotundas que fizeste e tenta lembrar-te para onde olhavas.

Bom conselho que aqui te é dado. :nice:

Olhar para o sítio para onde vais ajuda bastante (no início como aquele em que te encontras, estarás a olhar muito para o exterior da curva mais próximo de ti, quando deves olhar para o ponto mais longínquo da mesma).

Depois procura aqui no forúm pelo tópico do countersteering, pois vai ajudar-te bastante.. Vai à pesquisa e encontrarás.

Segue ao ritmo em que te sentes "confortável" e seguro. Isso vai ajudar-te a ganhar confiança em curva. As motos são diferentes, nem todas têm o mesmo comportamento ou permitem o mesma estabilidade e direccionalidade. Aprende com o tempo e a utilização, a conhecer a tua moto.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 17, 2018, 23:00:47, 23:00
Responder #9

jaimecunhapt

• Visitante
obrigado pelas dicas malta... e em relação aos pulsos e a palma da mao?? ninguem sabe o porque? eu sinto que fico muito inclinado para a frente por ter os bracos curtos mas nao percebo isto, ainda pra mais eu, eu no ginasio treino sempre com grandes pesos e nunca me dei mal, fico 5m assim e quase que choro LOL!

Junho 17, 2018, 23:09:45, 23:09
Responder #10

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Julgo que irás muito tenso na condução, companheiro. Estarás a fazer muita força se calhar sem sequer te dares conta.

É verdade que a tua moto leva a uma posição de condução mais inclinada e que obriga a um certo "peso nos braços", mas não será nada por aí além. Claro que depende da estatura e se dizes que tens braços mais curtos, esse "peso" pode fazer-se sentir mais, pois vai ter relação com a tua posição na moto (a tal inclinação).

EDIT: Se for mesmo necessário, pensa nuns risers... :)
« Última modificação: Junho 17, 2018, 23:11:38, 23:11 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Junho 17, 2018, 23:16:14, 23:16
Responder #11

jaimecunhapt

• Visitante
tenho 1.69 e 96 quilos se calhar ta na hora de uma dieta  :'(

Junho 17, 2018, 23:23:39, 23:23
Responder #12

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
tenho 1.69 e 96 quilos se calhar ta na hora de uma dieta  :'(

Eu com a mesma altura e menos 20kg e também tenho de fazer dieta…
A cadeira à bocado rescindiu mesmo comigo…

No teu caso, tens muito a ganhar:
-mais velocidade de ponta
-mais rapidez/acelerações
-menos consumo/menor esforço motor
« Última modificação: Junho 17, 2018, 23:26:44, 23:26 por 2low »

Junho 17, 2018, 23:38:24, 23:38
Responder #13

jaimecunhapt

• Visitante
ahahahahaha mas eu tenho o complexo de me sentir "piqueno"

Junho 17, 2018, 23:51:38, 23:51
Responder #14

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
ahahahahaha mas eu tenho o complexo de me sentir "piqueno"

Heeee pá, desculpa-me lá... mas "piqueno" só se for para cima, porque para os lados não és de certeza (com 96kg)  ;D

Agora a sério... não precisas de agarrar os punhos com força porque a mota não vai fugir de ti. Tenta relaxar o mais possível e ajusta o guiador, e as manetes, para a tua estatura.

Junho 17, 2018, 23:54:05, 23:54
Responder #15

n00b1e

• Visitante
"Coutersteering" numa rotunda?!... Mas já tá tudo grosso ou quê?  :pensador:

Não baralhem o rapaz...

1º descontrai-te em cima da mota. O pior que podes lá fazer em cima é estar "firme e hirto"  :diabolico: em cima dela. (pessoalmente isso acontece-me quando sou apanhado desprevenido para o frio e dou por mim totalmente contraído em cima da mota sem hipóteses de relaxar por conta do frio. E é "aterrorizante" andar de mota assim, pelo menos para mim.)
Faz-te à mota. Sai para a estrada faz quilómetros e habitua-te a ela até te sentires "à vontade" lá em cima. Com essa habituação vem a descontracção (mas nunca a distracção, ok?).

2º Força-te a olhar para "onde queres ir". Não é fácil. Mas tens de o conseguir fazer. É obrigatório!

(É a velha história do "olha o buraco!", "olha o buraco!!", "olha o buraco!!!" .... catrapum, pum, pum...   :zangadoplus:
que terá de substituir por:
Olha a escapatória do buraco!... vrummmmmm!...   :cool:

;)
« Última modificação: Junho 18, 2018, 00:09:25, 00:09 por n00b1e »

Junho 17, 2018, 23:59:03, 23:59
Responder #16

jaimecunhapt

• Visitante
epa mas ha aqui uma logica que me esta a escapar, eu faco um movimento que é o supino que ate a pega que faco é aquela que mete mais em tensao o pulso, e treino com peso mesmo bastante pesado ( epa aos anos que ando em ginasios e nunca vi ninguem a treinar com o peso que uso) e faco o meu treino e nao se passa nada... basta meter me em cima da mota, pegar os punhos e pimba nem tou a ver o que posso regular

Junho 18, 2018, 00:07:50, 00:07
Responder #17

Luis Salgueiro

• 1797
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
è para que vejas que isso de supinos com grandes cargas 'e tal' ... comparado com andar de mota  ...é 'peaners'  ::P: 

:D

Junho 18, 2018, 00:11:34, 00:11
Responder #18

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto

Junho 18, 2018, 00:15:44, 00:15
Responder #19

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal

Não baralhem o rapaz...

(....)

Estive a ler para trás para ver onde tinhas lido isso e não encontrei...

Li recomendação em curvas. Em rotundas não... :pensador:

Dalai Lama

Junho 18, 2018, 00:25:47, 00:25
Responder #20

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Não se faz countersteering nas rotundas?  :lolol:

Junho 18, 2018, 00:32:21, 00:32
Responder #21

jaimecunhapt

• Visitante
è para que vejas que isso de supinos com grandes cargas 'e tal' ... comparado com andar de mota  ...é 'peaners'  ::P: 

:D

por acaso consigo limpar o reccord de supino em portugal da minha categoria a rir e a comer bolachas e nao consigo andar de mota  :'(

Junho 18, 2018, 00:34:44, 00:34
Responder #22

n00b1e

• Visitante

Não baralhem o rapaz...

(....)

Estive a ler para trás para ver onde tinhas lido isso e não encontrei...

Li recomendação em curvas. Em rotundas não... :pensador:

E a pergunta concreta de inicio foi sobre rotundas...
Provavelmente porque ainda não se abalança nas curvas... Porque quando o tentar fazer e se entretanto não corrigir o "olhar" vai acontecer exactamente o mesmo.
Com a pequena diferença de que "abrir" demasiado a curva numa rotunda, e com alguma sorte, só arrisca umas buzinadelas e uns insultos extra à família.
Já numa estrada o risco torna-se um bocadinho maior. Venha ele na forma duma frente dum carro/camioneta em sentido contrario ou duma árvore/poste se o" sorteio" o mandar para a berma... ;-)

E dqqm,  para sequer mencionar "countersteering" no tópico duma 125 cc. (mesmo com aquele "erre" coiso e tal que é apenas mais um elemento decorativo) já é preciso uma boa dose de optimismo, acho eu...   :diabolico:

Junho 18, 2018, 01:12:33, 01:12
Responder #23

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
N00bie, percebo onde queres chegar. :)
Mas com ou sem optimismo, mesmo numa 125cc o countersteering está presente (e nota-se) para ajudar na descrição da curva. Já conduzi umas quantas 125cc.

Tanto numa 1/8L como numa de Litro o countersteering é relevante para a descrição correcta da curva. :)
Actualmente sai-me sem pensar nisso, mas dantes nem por isso. Provavelmente a minha queda há uns anos afectou-me a confiança. Há uns tempos tive uma fase chata, confesso... :(

Quanto ao tema das rotundas e o countersteering, existe relação directa entre o seu diâmetro (metros) e a velocidade que se pretende fazer.

Numa rotunda comum de 10-15m de diâmetro...só mesmo num ritmo mais empenhado do que aquele que é recomendado aqui ao novo membro que solicita ajuda. ;)
« Última modificação: Junho 18, 2018, 01:23:37, 01:23 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Junho 18, 2018, 11:38:24, 11:38
Responder #24

jaimecunhapt

• Visitante
epa mas ha aqui uma logica que me esta a escapar, eu faco um movimento que é o supino que ate a pega que faco é aquela que mete mais em tensao o pulso, e treino com peso mesmo bastante pesado ( epa aos anos que ando em ginasios e nunca vi ninguem a treinar com o peso que uso) e faco o meu treino e nao se passa nada... basta meter me em cima da mota, pegar os punhos e pimba nem tou a ver o que posso regular

Nunca viste ninguém a treinar com os teus pesos? É normal, sabes que nos centros de fisioterapia não interessa o peso, eles estão lá é para recuperar  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Não tem nada a ver. O Supino é um movimento em que estás direito e de curta duração. Provavelmente esse hábito até te prejudica mais porque estas certamente a apertar o guiador com bastante força como se fosse uma barra quando deves ir com as mãos soltas. Depois é também uma caracteristica da mota que compraste. Pela sua posição de condução, vais a colocar mais tensão nos pulsos porque o teu corpo está inclinado nessa direção. Vai tentando algumas das sugestões que te colocaram aqui, e se não melhorar troca a mota  ::P:

https://www.youtube.com/watch?v=ey9EqC_TbZI&t=42s

Junho 18, 2018, 13:26:04, 13:26
Responder #25

Moto2cool

• 4386
 A tensão própria do início da experiência dá-te esses sintomas principalmente nos pulsos e pescoço. O desenho da mota não é dos mais favoráveis.
Mas o mais relevante conselho que aqui foi dito, para mim, é continua a conduzir que o desconforto vai desaparecer e o prazer vai-se instalando.
É uma questão de relaxar enquanto circulas à velocidade que queres e nas condições que queres.
Muitas vezes vejo pessoal a sentir-se "obrigado" a andar depressa, furar filas de carros, arrancar rapidamente como se andar de mota fosse isso.
Faz o teu trajecto como quiseres porque ou tens prazer em andar na mota ou não merece a pena perderes tempo. E, se tiveres prazer, vais encontrar intuitivamente o teu ponto de equilíbrio nas curvas, nas rectas, a mudança certa, etc
O único reparo que faço aos conselhos que te deram é que se vires uma miúda muito boa numa esquina não olhes para onde queres ir, olha para a estrada :) ;) :)

Nota: se te quiseres divertir temos aí imensos tutoriais num tópico chamado...."Tutoriais".  original, não? ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 18, 2018, 13:55:51, 13:55
Responder #26

jaimecunhapt

• Visitante
Jaime, eu peso 77kg e faço 110x5. O meu irmão pesa menos 2kg e faz 120x5.

No ginásio onde comecei a treinar com 17 anos, o peso desse video era o "standard" de quase toda a gente hehe. Não leves isto a mal (estava só a brincar contigo), mas dizer que nunca viste ninguém a treinar com o teu peso é mesmo porque nunca treinaste em outros ginásios com malta mais virada para isso. Tanto em Viseu como Aveiro treinei em ginásio de malta que ou são seguranças ou treinam para competição e supino com mais de 150 kg, Agachamento e peso morto acima de 200 era "a norma". O que não invalida que tenhas bastante força  :nice:

E olha lá, com essa força toda porque não ir logo para uma R1?  ::P:  :diabolico:

sabes quantas vezes ouvi essa conversa? milhares de vezes, sabes quantas vezes vi alguem fazer? Zero.... estranho é que na terra dos outros é que é... quando vou la, nao vejo nada. curioso é que ja falei com quem tem o reccord de supino em portugal e ele proprio admitiu que tiralhe o reccord a brincar... agora se na tua terra isto é o peso standart moras onde? em chernobly?

Junho 18, 2018, 15:00:52, 15:00
Responder #27

n00b1e

• Visitante
(...)
O único reparo que faço aos conselhos que te deram é que se vires uma miúda muito boa numa esquina não olhes para onde queres ir, olha para a estrada :) ;) :)

Tru dat!...  :palmas:

@ 01:42  8) 8)

Junho 18, 2018, 18:43:57, 18:43
Responder #28

jaimecunhapt

• Visitante
Malta fiz essa tecnica  e sim resulta mesmo e chega a ser perigoso de tao eficaz que é... E sim umas das virtudes de mota e poder ver melhor a paisagem looool

Dezembro 28, 2018, 17:36:57, 17:36
Responder #29

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Vídeo muito interessante neste tema e onde é explicado...

...o CHILL, BOOP e o ROLL.  :)

Dalai Lama