Autor Tópico: Dúvida Capacetes descontinuados  (Lida 5037 vezes)

Junho 27, 2018, 09:55:10, 09:55
Lida 5037 vezes

fabianafao

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 50

Feminino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX
  • Localidade: Lisboa
Boas pessoal!

Uma dúvida para a qual preciso da vossa ajuda please!

Como sabem tenho uma PCX há dois meses e, na altura, comprámos dois capacetes Jet (para mim e para o Pedro lá de casa). Para mim é suficiente e está perfeito, tem viseira escura interior e sinto-me confortável. Só não me posso maquilhar porque borro a pintura toda  :lolol:

Entretanto o Pedro não se adaptou ao Jet porque, como usa lentes de contacto, com a passagem de ar nos olhos estes ficam muito secos e irritados. Entretanto comprou uns óculos próprios mas era sempre um filme:

1st - Óculos
2nd - Passa montanhas
3rd - Capacete
4th - Luvas
5th - Whatever!
(e eu à espera...)

Os óculos acabavam por embaciar quando parava... Um grande filme. Posto isto comprou um capacete integral que chegou ontem:

https://www.ebay.com/itm/No-Fear-Road-Full-Face-Motorbike-Helmet-Vented-Outer-Shell-Flip-Down-Sun-Visor/142822230151?epid=1991440990&hash=item2140de4887:g:nOsAAOSwawpXq6e1

Acontece que, ao que parece, estes capacetes estão descontinuados, são de 2010/2011/2012. Existem uma meia dúzia deles de stocks antigos. Só depois da compra é que começámos a pensar que, em caso de problema com alguma parte do capacete, seria difícil a sua reparação ou substituição...

Por exemplo, imaginemos que a viseira racha ou parte, ou há quebra ou desgaste de alguma peça, haverá possibilidade de arranjo? Há viseiras "universais"? Ou locais onde as façam "à medida"? Ou marcas compatíveis umas com as outras?

Ou o melhor será descartar o capacete e comprar outro?  :toma:

Desculpem as perguntas, somos uns beginners  :tornarseanjinho:

Obrigada! 
FF

Junho 27, 2018, 09:59:52, 09:59
Responder #1

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
bem...
primeiro lugar e o mais importante é saber se o capacete é certificado para andar na estrada...
se não for certificado, numa operação stop a polícia pode pedir para ver e depois é só mais X€... e provavelmente não garante qualquer segurança...
quanto às peças de substituição, caso não haja, pelo preço do capacete mais vale descartar e comprar outro...
a grande maioria das viseiras nao foge muito ao preço desse capacete...
um capacete qualquer deve ter uma validade aconselhável de 5 anos, ou seja, os anos em que o capacete garante todas as mesmas características de protecção a impactos
um capacete com produção de 2010 mesmo que tenha estado bem guardada e protegida dos raios uv, por outros motivos pode tambem "envelhecer"

na segurança nunca devemos descuidar e capacetes e pneus são elementos essenciais para garantir a nossa segurança.
nunca devemos andar com pneus plastificados nem capacetes para lá de 5 anos...
eu andei com o anterior capacete durante 7 anos e já estava no limite... mais um bocado e ficava com a fivelade aperto na mão...
« Última modificação: Junho 27, 2018, 10:04:35, 10:04 por 2low »

Junho 27, 2018, 10:49:41, 10:49
Responder #2

JViegas

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4723

Masculino
Pelo preço que foi o capacete...  :pensador:

Não se preocupem em comprar viseira, pois andam sempre pelo dobro daquilo que custou o capacete.

Devem é garantir que o capacete cumpre com normas de segurança, pois é a vossa cabeça que vai lá dentro e que bate no alcatrão em caso de acidente.

Sou da opinião que não se deve facilitar no equipamento de segurança.

Junho 27, 2018, 11:28:08, 11:28
Responder #3

fabianafao

• **

• 50

Feminino
Obrigada por todos os comentários.

O capacete é homolgado pela norma europeia vigente: ECE 22-05. Portanto ao nível da segurança está tudo nos conformes.

O Pedro preferiu comprar um mais barato para perceber se se adaptava já que teve o problema anterior com o Jet. Aproveitou que estava a fazer umas compras no eBay e como o capacete estava a um bom preço e cumpria as normas de segurança arriscou comprá-lo. Só depois da compra é que percebemos que estava descontinuado, daí as nossas dúvidas posteriores.

Para terem noção da segurança que estamos a colocar no equipamento ele também comprou este blusão:

https://pt.sportsdirect.com/no-fear-moto-all-weather-jacket-mens-600035?colcode=60003590

Estas luvas:

https://pt.sportsdirect.com/no-fear-moto-cross-armour-gloves-930041?colcode=93004190

E já agora este fato de chuva:

https://pt.sportsdirect.com/no-fear-waterproof-motorcycle-suit-mens-638337?colcode=63833790

Aos poucos estamos a investir no equipamento que nos transmita a maior segurança possível, não pretendo descurar nesse aspecto. Antes de avançar para a mota ponderámos e pesquisámos muito nestes fóruns e se há coisa que aprendi convosco é a importância do equipamento  :nice:
FF

Junho 27, 2018, 11:46:20, 11:46
Responder #4

fabianafao

• **

• 50

Feminino
bem...
primeiro lugar e o mais importante é saber se o capacete é certificado para andar na estrada...
se não for certificado, numa operação stop a polícia pode pedir para ver e depois é só mais X€... e provavelmente não garante qualquer segurança...
quanto às peças de substituição, caso não haja, pelo preço do capacete mais vale descartar e comprar outro...
a grande maioria das viseiras nao foge muito ao preço desse capacete...
um capacete qualquer deve ter uma validade aconselhável de 5 anos, ou seja, os anos em que o capacete garante todas as mesmas características de protecção a impactos
um capacete com produção de 2010 mesmo que tenha estado bem guardada e protegida dos raios uv, por outros motivos pode tambem "envelhecer"

na segurança nunca devemos descuidar e capacetes e pneus são elementos essenciais para garantir a nossa segurança.
nunca devemos andar com pneus plastificados nem capacetes para lá de 5 anos...
eu andei com o anterior capacete durante 7 anos e já estava no limite... mais um bocado e ficava com a fivelade aperto na mão...

2low grandes conselhos que desconhecia totalmente! Muito obrigada!  :nice:
FF

Junho 27, 2018, 11:46:58, 11:46
Responder #5

fabianafao

• **

• 50

Feminino
Fabiana

Se me permites, se quiserem equipamento porreiro a bom preço teem boas lojas espanholas sempre com boas promos. Fica mais bem servidos durante mais tempo (é mais bem protegidos,)

Motorraiz
Motobuykers
Unobike
Ramirezracing
Ubricarmotos
Xlmoto

Obrigada Velasquez, vou dar uma vista de olhos  :nice:
FF

Junho 27, 2018, 11:49:46, 11:49
Responder #6

pjmartinho

• 1638

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
...
https://www.ebay.com/itm/No-Fear-Road-Full-Face-Motorbike-Helmet-Vented-Outer-Shell-Flip-Down-Sun-Visor/142822230151?epid=1991440990&hash=item2140de4887:g:nOsAAOSwawpXq6e1
...

Independentemente do capacete estar descontinuado, pergunto se o teu namorado tem assim uma cabeça tão grande que necessite de comprar um XL.

Vai ter mais problemas pelo facto do capacete ser grande do que, propriamente, pelo facto do capacete ser descontinuado.

Junho 27, 2018, 12:00:20, 12:00
Responder #7

fabianafao

• **

• 50

Feminino
...
...

Independentemente do capacete estar descontinuado, pergunto se o teu namorado tem assim uma cabeça tão grande que necessite de comprar um XL.

Vai ter mais problemas pelo facto do capacete ser grande do que, propriamente, pelo facto do capacete ser descontinuado.

Por acaso comprou o M, eu enviei o primeiro link que me apareceu daquele modelo
FF

Junho 27, 2018, 12:09:49, 12:09
Responder #8

2low

• 5457
Fabiana

Se me permites, se quiserem equipamento porreiro a bom preço teem boas lojas espanholas sempre com boas promos. Fica mais bem servidos durante mais tempo (é mais bem protegidos,)

Motorraiz
Motobuykers
Unobike
Ramirezracing
Ubricarmotos
Xlmoto

Obrigada Velasquez, vou dar uma vista de olhos  :nice:

acrescenta à lista do Velasquez:

motocard.com
box46.pt (tem loja física em Lisboa mas manda vir tudo dos sites estrangeiros, por vezes pode ter em stock na loja e os preços não são muito diferentes)

Junho 27, 2018, 16:38:39, 16:38
Responder #9

NunoMt

• **

• 334

Masculino
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
A questão do capacete Jet é ele não se ter adaptado pode somente estar relacionado com a forma da calota do capacete e a cabeça dele não serem a mesma. Um M "long oval" e um M redondo são duas coisas distintas... É apesar de serem ambos M não servirão de forma confortável na mesma cabeça.

Vão a lojas físicas e experimentem várias marcas e modelos para perceberem a forma da vossa cabeça e número.

Dito isto eu fujiria de capacetes desses valores, homologados ou não... Muitas vezes dizerem que são e de facto serem é outra questão..

Há marcas de capacetes económicos e seguros. A Grex é por exemplo uma marca linha branca de outra... E a MT é uma marca espanhola de qualidade a preços excelentes.

Em relação a material já outdated é preciso alguma atenção para não ser demasiado antigo como já foi explicado aqui. Mas quando as marcas lançam modelos mais recentes é natural haver boas promoções em capacetes e outros materiais de gerações anteriores.

Em relação aos capacetes Jet já tive um. Mas não volto a comprar nenhum. Cada vez mais penso na segurança. É depois de em Novembro ter andado a rapar com a cabeça no alcatrão então nem pensar.

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk

Junho 27, 2018, 17:03:43, 17:03
Responder #10

n00b1e

• Visitante
(...)

Para terem noção da segurança que estamos a colocar no equipamento ele também comprou este blusão:

(...)

Não quero ser (muito!) chato (aí que mentiroso que eu estou hoje...  :D) mas fazes afirmações bastante contraditórias... (NMHO! obviamente...  :tornarseanjinho:)

Quando dizes que dás muita importância ao equipamento, pela segurança, depois compras um capacete já com demasiados anos de fabrico, por catalogo/"olhómetro" sem sequer o ter experimentado antes e ainda por cima mencionas que tens um Jet para ti como capacete principal, tudo isto me parece totalmente contraditório.

Mas vamos por partes:

Quanto aos anos de fabrico do capacete já foi explicado, e bem, lá em cima.

Quanto à compra a "olhómetro" e para não me estar a repetir remeto-te para um post meu anterior sobre o assunto, aqui ->> http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3717.msg49197#msg49197 .
Posso depois elaborar um pouco mais sobre o assunto se não achares a minha opinião suficientemente clara. Isto caso lhe dês algum crédito, obviamente. :-)

Quanto ao Jet...  :napodeser:
Aqui desculpa lá a franqueza mas para mim é um carolo que foi inventado apenas para as meninas não estragarem muito a maquilhagem ao mesmo tempo que se protegem das multas. E apenas das multas.
Porque o que aquilo oferece de de protecção é praticamente similar aos "penicos" que os velhotes "lá-da-terra" antigamente usavam no cocuruto e já incluindo aqui as fivelas desapartadas que iam abanando com a "brisa" da deslocação em cima da velha e fumarenta 50cc..  :diabolico: ;)  :D

Claro que aqui tudo é algo relativo já que estamos a falar duma PCX e não propriamente de mota (:diabolico:  :stuck_out_tongue_winking_eye:)

Mas para não me ficar só pela "bullshit" escrita deixo também um boneco (e respectivo link para mais info) com umas percentagens curiosas sobre as zonas dos capacetes normalmente mais afectadas pelas quedas. E deixo o resto à tua imaginação...  ;)

The crash statistics come from the Hurt Report and show that the most common area of impact on motorcycle helmets is the chin at 19.4% which spells “ouch” for open-face helmet wearers. The least vulnerable place is the very top of the head at 0.4% which sort of makes a mockery of those little Nazi-styled caps some riders wear
.

https://motorbikewriter.com/crash-statistics-motorcycle-helmets/

Boas curvas :-)
V

« Última modificação: Junho 27, 2018, 17:08:33, 17:08 por n00b1e »

Junho 27, 2018, 17:48:45, 17:48
Responder #11

Moto2cool

• 4386
Naturalmente a segurança representa um capítulo especial no equipamento para andar de mota.
Recomendo que dês uma olhada pelos tópicos que aqui temos antes de comprar, depois de comprar não merece a pena perguntar porque o pessoal pode dar opiniões mais negativas e ficas preocupada.
Na verdade o capacete é o mais importante porque é a peça que te pode salvar a vida, a pcx da 100km/h e a essa velocidade um acidente pode ser mortal.
Recomendo que ver no site sharp.uk os testes de segurança e como são feitos. Pode não ser uma avaliação perfeita mas é das melhores. Eu não compro um capacete com menos de 3* sharp.
É importante que o capacete fique justo, sem desconforto, porque largo não só compromete a segurança como pode prejudicar a visibilidade.
O resto do material evita possíveis danos mas não a morte, aí podes ser mais flexível e prepara um bom preço como aquilo quist compraste. No blusão convém saber o material por causa da abrasão se fores pela estrada abaixo, as proteções, o conforto ( térmico e impermeabilidade), deve ter reflectores para seres vista.
As luvas devem proteger as palmas das mãos ( abrasão) e pelo menos os nós dos dedos ( impacto).
No geral o que se vende na Europa cumpre os mínimos, nem sempre pagar muito significa ter boa qualidade.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Junho 28, 2018, 11:12:14, 11:12
Responder #12

fabianafao

• **

• 50

Feminino
Muito obrigada a todos, sempre a aprender convosco!

Talvez tenhamos sido ingénuos no capacete ou tenhamos ficado d€slumbrados com o preço mas, efetivamente, acreditei que cumprindo as normas europeias de segurança o preço teria a ver com o facto de ser um modelo antigo e de não ser uma marca de topo. Desculpem, sou menina, calculei que fosse como a roupa... Coleções antigas são mais baratas e isso não quer dizer perda de qualidade!  :megafeliz:

n00b1e agradeço as tuas críticas construtivas, efetivamente antes de comprar o Jet fui a lojas pedir aconselhamento e, pelos trajetos que realizaria, foi-me indicado que seria suficiente. Agora olhando para o que dizes fiquei com vontade de deixar a mota em casa em vez de ficar sem queixo...  :???:

Deixa-me só ser chata também e explicar-te que, embora não seja menina de maquilhagem, os Jets não são muito bons nesse aspecto. Tenta um dia destes colocar uma máscara de pestanas e um eyeliner e depois levar com ar nos olhos durante uns minutos...  ::P: É para chorar (e não de rir!)  ;)

Vou tratar de avançar com um integral para mim e terei em conta os teus alertas e sugestões do tópico que mencionaste, assim como dos restantes companheiros, muito obrigada!
FF

Junho 28, 2018, 11:21:58, 11:21
Responder #13

2low

• 5457
Muito obrigada a todos, sempre a aprender convosco!

Talvez tenhamos sido ingénuos no capacete ou tenhamos ficado d€slumbrados com o preço mas, efetivamente, acreditei que cumprindo as normas europeias de segurança o preço teria a ver com o facto de ser um modelo antigo e de não ser uma marca de topo. Desculpem, sou menina, calculei que fosse como a roupa... Coleções antigas são mais baratas e isso não quer dizer perda de qualidade!  :megafeliz:

n00b1e agradeço as tuas críticas construtivas, efetivamente antes de comprar o Jet fui a lojas pedir aconselhamento e, pelos trajetos que realizaria, foi-me indicado que seria suficiente. Agora olhando para o que dizes fiquei com vontade de deixar a mota em casa em vez de ficar sem queixo...  :???:

Deixa-me só ser chata também e explicar-te que, embora não seja menina de maquilhagem, os Jets não são muito bons nesse aspecto. Tenta um dia destes colocar uma máscara de pestanas e um eyeliner e depois levar com ar nos olhos durante uns minutos...  ::P: É para chorar (e não de rir!)  ;)

Vou tratar de avançar com um integral para mim e terei em conta os teus alertas e sugestões do tópico que mencionaste, assim como dos restantes companheiros, muito obrigada!

A tal minha amiga "encolhida" comprou um igual a este mas em amarelo/cinza para condizer com a moto que vai comprar...
Será que também é de teu agrado mas o vermelho a condizer com a pcx?
https://www.nexx-helmets.com/pt/capacetes/x-g100r/motordrome/vermelho/
[não é a preços de saldos...]

Junho 28, 2018, 19:44:11, 19:44
Responder #14

Moto2cool

• 4386
Esse já é caro, embora não do escalão dos mais caros. Nos testes Sharp a nexx nunca vai a mais de 3*, penso eu, é mais estética que segurança ( para mim que acredito naquele rating).
Ainda que possa ser crucificado por alguns puristas, para a velocidade de uma pcx e considerando que a maioria do trajecto é em cidade recomendava um modular que tem boa segurança e podes abrir quando quiseres ( andar na cidade, no pino do verão de integral não é nada bom, a maioria dos integrais são para velocidade e mesmo com  muitas aberturas de ventilação estas em velocidades baixas servem de pouco).
Problema: costumam ser mais pesados e ruidosos.
Um Caberg Duke só para dar uma referência dum capacete de ampla aceitação fica-te entre 150 e 200€ e tem classificação de segurança máxima ( 5*)

Junho 29, 2018, 01:42:42, 01:42
Responder #15

dfelix

• 5005
Nos testes Sharp a nexx nunca vai a mais de 3*, penso eu, é mais estética que segurança ( para mim que acredito naquele rating).

- A SHARP não tem teste ao X.G100R.
- Os Nexx sujeitos a testes são SX* e XR*. Modelos desportivos dotados de um ângulo de visão com maior amplitude. E raramente capacetes com estas características obtém classificações máximas.
- Um capacete com 3 estrelas é bastante seguro.

As classificações da SHARP permitem obter uma ideia da capacidade dum capacete absorver a energia dum impacto.
E isto é particularmente útil para perceber até que ponto qualquer um destes "oferece" mais do que daquilo que a certificação ECE/22-05 exige.

E um capacete eficiente na absorção de um impacto não significa que seja bom, competente ou sequer tenha qualidade em tudo o resto!
É que a SHARP não avalia até que ponto o uso recorrente dum capacete pesado e/ou com má aerodinâmica afecta as tuas cervicais. Não avalia até que ponto uma má insonorização a médio-longo te afecta a audição. Ou até que ponto um pouco mais de visão periférica possa evitar chegar a uma situação de impacto.

Junho 29, 2018, 02:12:55, 02:12
Responder #16

2low

• 5457
Nos testes Sharp a nexx nunca vai a mais de 3*, penso eu, é mais estética que segurança ( para mim que acredito naquele rating).

- Os Nexx sujeitos a testes são SX* e XR*. Modelos desportivos dotados de um ângulo de visão com maior amplitude. E raramente capacetes com estas características obtém classificações máximas.

As classificações da SHARP permitem obter uma ideia da capacidade dum capacete absorver a energia dum impacto.
E isto é particularmente útil para perceber até que ponto qualquer um destes "oferece" mais do que daquilo que a certificação ECE/22-05 exige.

E um capacete eficiente na absorção de um impacto não significa que seja bom, competente ou sequer tenha qualidade em tudo o resto!
É que a SHARP não avalia até que ponto o uso recorrente dum capacete pesado e/ou com má aerodinâmica afecta as tuas cervicais. Não avalia até que ponto uma má insonorização a médio-longo te afecta a audição. Ou até que ponto um pouco mais de visão periférica possa evitar chegar a uma situação de impacto.

:offtopic:
Em tempos a SHARP só tinha o teste ao modelo Spartan normal da Shark mas agora já tem finalmente o teste ao meu capacete, o Spartan Carbon.
A diferença é de 3 estrelas (normal) para 4 estrelas (carbon) e frontal superior idênticos e so lateralmente o carbon é bem melhor que o normal… se bem que o teste ao spartan normal deve ter sido feito com intercomunicador instalado--não vejo outra forma de um capacete ter diferentes pontuações do lado esquerdo para o lado direito...

Junho 29, 2018, 12:13:22, 12:13
Responder #17

Moto2cool

• 4386
Dfelix, naturalmente concordo que não é um critério abrangente de todos os factores envolvidos, mas à falta de melhor o Sharp ainda é uma referência e quando todo o resto falhar, a absorção do choque pode dar uma mãozinha ;)