Na sequência deste post lembrei-me de criar este tópico, relativo ao rebaixamento de suspensão e as suas consequências (tirando o facto de ser mais fácil chegar com os pés ao chão).Isto é uma coisa que vejo (ou leio) que é feita de forma recorrente para minimizar o facto de algumas motas serem altas e dos seus condutores terem pernas curtas (e não digo isto com desprezo).Tenho a ideia (mas posso estar errado) que as motas são desenhadas para terem uma determinada "postura" - que se quer neutra - conforme o estilo de mota que são.Ao se alterar a suspensão da mota, não se está alterar esta dita "postura" levando a que a mota tenha um comportamento diferente, por alteração da geometria da suspensão?Estas alterações não deviam ser feitas na suspensão dianteira e traseira, em simultâneo? Ou seja, se se baixa a frente em 2,5cm, não se deveria baixar a traseira na mesma medida?
Idealmente não se deve fazer pois altera o comportamento da mota.
Citação de: Africandruglord em Julho 02, 2018, 17:24:58, 17:24Idealmente não se deve fazer pois altera o comportamento da mota.As motos têm hipótese de regular para...e julgo que…quando se andar com pendura uma regulação, e quando se andar sozinho a regulação normal.Não será assim?
Dependendo do modelo (e não quero estar a induzir a erro pois não percebo grande coisa), as que têm hipótese de afinar também à frente sim, deveriam também manter o mesmo tipo de perfil da moto MAS o desempenho da suspensão vai ser sempre diferente porque se está a reduzir o curso… baixando a moto pode ficar mais dura e subindo a moto pode ficar mais balofa…E em ultimo caso, uma má regulação julgo que possa provocar mesmo o partir da mola de suspensão… Mas as mais completas devem dar para pelo menos atrás regular manualmente o curso e depois regular com uma maçaneta a força da mola, ou mais dura ou mais mole… à frente esse tipo de regulações é só para algumas… Por exemplo, a minha ER6F deve estar regulada mais parecida com a figura do meio mas o mecanico uma vez tentou alterar e parecia mais com a figura da direita... ficou como estava de "origem"... [nao tem forma de regular à frente e na traseira só dá para regular em altura...]
Refiro-me a kits de rebaixamento, não a uma simples afinada na suspensão para a tornar mais mole ou dura.
Outra situacao a que tambem se tem de estar atento é à corrente, pois a afinacao de fabrica é para a altura standard.
Nao estas a modificar a "postura" como escreveste no post inicial para a geometria da suspensao.Mas as motos tem geometria variavel: sempre que travas numa moto (numa suspensao classica, exceptuando telelevers, etc) estas a diminuir o angulo de caster (rake) e a diminuir tambem a distancia de trail, tornando a moto muito mais agil e tambem instavel.Por outro lado quando aceleras, ha uma compressao da suspensao traseira, implicando um aumento do rake e do trail, o que aumenta a estabilidade da moto mas diminui a rapidez da direcao.Subir e descer a moto é um bocado complicado, é certo que a sobes sempre que comprimes a mola, mas estas a faze-lo precisamente para contrariar o facto de levares lá mais peso em cima.Outra situacao a que tambem se tem de estar atento é à corrente, pois a afinacao de fabrica é para a altura standard.É um tema complicado que so deve ser feito por quem perceba da coisa, se fizerem alteracoes, aconselho sempre a utilizarem um tecnico muito competente ou entao uma solucao "chave na mao" de alguem que perceba do assunto
TMaxer, obrigado pela explicação estamos a aprender. Mas se baixarmos em ambos os pontos de sustentação o que fica comprometida é a resposta da suspensão?, Isto é, o curso possível e a resistência?
He pa, eu devia ter encontrado este tópico há umas semanas atrás... Vou repetir um post que adicionei em outro fórumAndei com a moto na posição de origem desde que a comprei há ano e meio, mas sempre com muito cuidado quando tenho que parar ou efectuar manobras parado ou baixa velocidade.Como queria ganhar mais confiança nessa parte, e por duas vezes quase foi ao chão (não há duas sem três!) mandei rebaixar na L&L.Agora já fico mais confortável, chego melhor com os pés ao chão mas... mudou a ciclística da moto, para pior.Agora em baixa velocidade o felling da direcção é mais parecido a uma chopper! É um pouco estranho manter aquele momentum em que estamos 1 ou 2 segundos parados, e depois damos marcha de novo, por exemplo.E em curva também noto diferenças.Pior, o que ganhei em confiança quando a manobrar ou parado perdi um pouco em andamento: já passei duas vezes em rotundas com piso muito irregular (pequenas e muitas lombas!) e felizmente nem ia muito depressa, deu para corrigir a rota e passar mais direito - fiquei com receio de ir aos papéis se me mantivesse inclinado Estou a ponderar voltar a reverter ao estado original.Alguém sabe onde posso comprar um descanso lateral mais em conta?Vou ali bater com a pinha na parede e já volto... Já agora, kudos para todos pela participação neste tema!Sempre a aprender
... minhas notas rebaixadas. ...