Autor Tópico: A humildade no motociclismo....  (Lida 7275 vezes)

Julho 25, 2018, 17:34:09, 17:34
Lida 7275 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A humildade no motociclismo....

Esta imagem já a tinha visto há bastante tempo e um dia com vontade de iniciar algo (tópico, claro..) que pudesse depois prosseguir no que toca à opinião dos membros do fórum.

E aquilo que a imagem mostra e se encontra nela escrito parece-me o bastante para que haja uma introspecção (cada um fará a sua, naturalmente), sobre se o passar do tempo enquanto motociclista terá operado, em cada um de vós, algo de diferente.

Seja na postura tida em diferentes situações relevantes da vida ou em situações mundanas, será que o conhecimento motociclista de cada um manteve o que éramos antes, quando nos iniciámos nas 2 rodas? (Aqui poderá - ou não - ter havido diferentes motos adquiridas ao longo do tempo...)

Será que nos tornou mais "fanfarrões", com grande falta de humildade em ajudar os demais ou aceitar as diferenças?

Será que nos tornou melhores seres humanos com o passar do tempo...mais abertos, proactivos e capazes de dar uma opinião com o distanciamento que a experiência foi dando na vida?

Bem sei que somos todos diferentes, assim como também temos opiniões distintas sobre um mesmo assunto, pelo que é precisamente por essa variedade de opiniões que me parece pertinente abordar o tema e que deixo à v/disposição... ;)
« Última modificação: Julho 25, 2018, 19:27:10, 19:27 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 25, 2018, 18:29:08, 18:29
Responder #1

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
A mim abriu-me horizontes, só sou fanfarrão na internet, na vida ajudo sempre o próximo, ou pelo menos tento. Já trouxe uns quantos para as motas, impedi outros de as deixar. Dito isto, sou melhor condutor que vocês todos juntos. Obrigado, boa noite

Julho 25, 2018, 18:34:51, 18:34
Responder #2

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Acabas de lançar uma deixa que também tem o seu interesse, até porque na sociedade haverá casos não muito diferentes.

Qual a razão de ser uma coisa no virtual (o tal "fanfarrão" que indicas) e depois seres um tipo diferente fora desse âmbito?

Obrigado, boa noite

Andas por outro Continente? :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 25, 2018, 23:01:44, 23:01
Responder #3

jmartins13

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 954
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 RT
  • Localidade: WORLDWIDE
Explica lá isso ao enlatado que ia na scooter noutro dia na calçada de carriche, que chegou à frente do semáforo pelo meio dos carros e ali ficou, sem deixar passar mais ninguém. Explica que levou um encosto na rodinha traseira que andou 1 metro e calou pare aprender que quando chega à primeira linha dum semáforo, tem de libertar o corredor para os outros. Expliquem também a essa malta que um capacete no chão significa um pedido de ajuda. Pôrra, se fôr preciso, são os primeiros a passar num acidente ou despiste de moto e seguem caminho como se nada fosse. Explica isso também à fauna desta época do ano, reconhecidos pelas suas R's com mais de 10 anos, com as suas banhas lombares a saírem dos seus casacos comidos do sol que outrora (10 anos atrás) até lhes serviam, que não são os reis da estrada com os seus calções de bolsos laterais estilo militar e qu teimam em andar a 200kms/h em cidade só porque veio o sol e pegaram na moto e toca a exorcizar os demónios todos em 15 minutos. Por fim , explica isso aos que compraram uma scooter porque é barato e foge ao trânsito, e depois compraram a melhor moto do mundo, segundo eles a Nc750x, porque é a que tem menos consumos, que, a única marca de pneus que compraram não é a melhor do mundo...isto só para aquecer, pois deste género, há muitas para contar. Esta é a altura do ano que menos ando de moto, prefiro assim. :ok:

Isto é como tudo, quando somos em menor número, o espírito da coisa é um, e a entrajuda também. quando se começa a tornar mainstream, certos valores perdem-se.
« Última modificação: Julho 25, 2018, 23:06:58, 23:06 por jmartins13 »

Julho 25, 2018, 23:10:29, 23:10
Responder #4

dfelix

• 5006
Esta coisa da "irmandade" é que se trata duma valente "fanfarronice".

Aquilo que até poderia ser uma certa cumplicidade nos tempos em que apenas meia dúzia de gatos pingados ocasionalmente se cruzavam com outra moto na estrada... tornou-se uma espécie de romance.

Durante algum tempo, a malta tirava a carta...levava com a "cassete da cultura motard", andava uns meses eufóricos e a coisa depois passava.

Entretanto, por alguma razão que presumo estar associada à recente vaga de motociclistas provinientes da lei das 125 (muitos deles já com idade para ter juizo) a coisa parece que foi levada demasiado a sério.
Eis que de repente surge uma espécie de religião com a sua própria inquisição aos que não praticam os "bons costumes".

Portanto, bora lá photoshopar umas imagens fofinhas (como a do tópico inicial) e reescrever a história do motociclismo.

Julho 25, 2018, 23:21:29, 23:21
Responder #5

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
O motociclismo não é "perfeito" (palavra manhosa e que daria muito que falar)...porque são pessoas que o compõem.

Ora isto leva a que haja muitas formas de estar na vida e se uns mantêm-se +/- inalterados naquilo que são e sempre se conheceu (...mesmo após décadas), outros tomam para si uma ideia de superioridade como se falassem de cima de um pedestal. Acaba por não ser um exclusivo do motociclismo...mas não deixa de se notar.

É mentira isto que escrevo?
A mudança operada em muitos motociclistas?

Lembro-me especificamente de um colega que outrora andava numa pequena Target no secundário e agora anda de moto com "bué cavalos"... Está, pura e simplesmente, irreconhecível.

O ser humano é extraordinariamente complexo e as mudanças são vividas de forma diferente, disso não há dúvida.
Não existem pessoas iguais e se existe quem tenha a humildade de ganhar conhecimento e manter-se sensivelmente o mesmo tipo de pessoa, outros há que parecem romper totalmente com o passado.

Quanto ao ser uma coisa no virtual e outra em pessoa...
Bem, isso é algo que daria um livro. Nem quero entrar muito dentro do tema pois ainda o acho mais complexo.  :-\

Dalai Lama

Julho 25, 2018, 23:33:33, 23:33
Responder #6

jmartins13

• 954
Esta coisa da "irmandade" é que se trata duma valente "fanfarronice".

Aquilo que até poderia ser uma certa cumplicidade nos tempos em que apenas meia dúzia de gatos pingados ocasionalmente se cruzavam com outra moto na estrada... tornou-se uma espécie de romance.

Algo que num passado muito recente parece ter se tornado numa espécie de religião com a sua própria inquisição aos que não praticam os "bons costumes".

Bora lá photoshopar umas imagens fofinhas e reescrever a história do motociclismo.

Irmandade é pelos vistos algo que não conheces. "Brotherhood" como se diz lá fora, é outra coisa, que se quiseres conhecer quantas são as "irmandades" em Portugal, e os seus chapters, é só procurares na net. A justiça agora até andou a chatear uns tantos,e outros tantos proliferam pelo território nacional. E sim, caso não saibas, entre membros tratam-se mesmo por "irmão".

Uma coisa é certa, os verdadeiros sejam o que for, irão sempre se reconhecer entre si.

Julho 25, 2018, 23:41:49, 23:41
Responder #7

pedroareias

• Visitante
A experiência diz-nos que a afectividade anda de mãos dadas com a agressividade.

Não cumprimento ninguém na estrada nem faço gestos obscenos.

Há pessoas pouco recomendáveis em cima de duas rodas.

Julho 25, 2018, 23:56:40, 23:56
Responder #8

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sì, è vero...

Mas também existem "dias maus" e que são na base esporádica, ou seja... situações específicos da vida e que conduzem a atitudes muito particulares do momento, mas que não se pode misturar com uma mudança efectiva face àquilo que se era.

Dou o meu exemplo. Não sou um santo...já me passei e larguei algum "palavreado" perante a constatação de cenas estúpidas na circulação.

Mas são mudanças (...atitudes) do momento e longe daquilo que se considera como uma mudança de personalidade. Não um vincado "antes...e depois". :)

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 00:44:49, 00:44
Responder #9

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A generalização...

Fui ler mais para trás no sentido de encontrar onde estaria quem o tinha reduzido a escrito. Deve-me ter passado ao lado, mas irei reler com mais calma quando tiver tempo...

Quanto ao resto, tenho uma opinião que se forma da minha personalidade. Dizem que sou um tipo de uma só cara (geralmente muito igual...o que pode ser uma chatice)... Talvez tenham razão.

Neste caso não tem que ver com a humildade no Motociclismo. Há coisas que são mesmo da personalidade...das vivências. É isso que também nos torna todos diferentes. Na vida, na família, no trabalho...no motociclismo.

Uns mudam pouco, outros tomam-se como reis, outros são somente diferentes junto ao círculo de amigos, outros são 2 e 3 coisas no virtual e no real.
A diferença existe por toda a parte... A humildade nem por isso..

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 00:55:29, 00:55
Responder #10

jmartins13

• 954
Vamos lá distinguir as coisas....
No dia a dia na cidade, pelo menos em Lisboa, ninguém anda a fazer V´s uns para os outros, até porque são tantas motos e a maior  parte dedicadas apenas a chegar de ponto A a B, tá se tudo lixando para isso.

Agora, se numa estrada que estás a fazer,  seja por viagem carregado de malas ou porque tiraste o dia para libertar o espírito e fazer uns kms, te cruzares com outros, digamos que o faro começa a funcionar. Posso me cruzar com uma Pan e nop, não cheira, como como uma Gs que sim e outra que não, com um grupo e aí sim, se não cumprimentarem, são uma cambada de tretas ou de nova geração não motociclista mas meros utilizadores de duas.
Dantes era diferente, havia poucos e havia a "cena" do vives no mesmo bairro, jogas à bola, eu também, vamos ser amigos!

Eu hoje em dia,  funciono pelo cheiro, e a coisa resulta, ou seja, quando saí, ´das tres duas, ou o V, ou o > ou o .I.
Sorry, é a vida, depende do que cheira, como digo, instinto. Posso sentir de um gajo de uma PCX a sinceridade do gesto e retribuir, como mandar o dedo do meio a um de uma GS cheio de malas, só porque senti que era apenas "cenário".

Quem não passou os anos para trás, não compreende o que digo, quem passou percebe, creio. :cool:

Julho 26, 2018, 01:11:05, 01:11
Responder #11

Africandruglord

• **

• 466
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Assumir a postura de NUNCA cumprimentar acho bizarro. ( tirando a excepção de grandes cidades como já foi referido ).

Eu quando vejo alguém cumprimentar-me e não me apercebo/consigo retribuir, fico chateado comigo mesmo, porque passo uma imagem com a qual não me identifico, e não é esse o meu estilo de estar nas duas rodas.

Julho 26, 2018, 02:00:03, 02:00
Responder #12

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Sinceramente fiquei desapontado quando voltei ao motociclismo, foram 17 anos sem mota mas até de carro sempre fui um motociclista, não andava na estrada a fazer V às motas que passavam mas encostei sempre à berma para dar passagem a qq mota que aproximasse fosse de frente ou pela retaguarda, por outro lado também nunca tinha presenciado tanto elitismo como se vê nos dias de hoje, sempre fui tratado da mesma maneira desde a Casal Boss, passando, por RD, RgGama, CBR1000F ou na minha saudosa Transalp... Hoje acho irônico ainda que me cause alguma revolta chegar ao Cabo da Roca e conforme passo viram cabeças para logo de seguida revirarem os olhos porque vou montado numa "Chinesa", conforto-me apenas com o saber que sou mais motociclista do que a maioria dos ali presentes que não fazem ideia do que significa ser motociclista mas disfarçam a sua ignorância com um emblema carregado de CV...
Já estou como alguns companheiros afirmaram: Eu sou o que sou e não mudo, já passei à muito a idade para provar o que quer que seja, continuo e continuarei a cumprimentar todos os motociclistas que por mim passem seja em que máquina for sem esperar retribuição.
« Última modificação: Julho 26, 2018, 02:02:35, 02:02 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 26, 2018, 02:07:06, 02:07
Responder #13

jmartins13

• 954
Cabo da roca???... não me digas que ao domingo de manhã.... :lolol: :lolol: :lolol:

Julho 26, 2018, 02:24:08, 02:24
Responder #14

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Cabo da roca???... não me digas que ao domingo de manhã.... :lolol: :lolol: :lolol:

Quem diz Cabo da Roca diz  outro sitio qq, é assim... uns vão à missa ao Domingo outros vão ao Cabo da Roca outros ficam a comprovar o mote deste tópico!
by JDilemas

Julho 26, 2018, 02:58:44, 02:58
Responder #15

Rui Jorge

• **

• 146

Masculino
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Tenho para mim que a questão não é bem de humildade (até porque a malta é vaidosa com as suas meninas e gosta de as gabar, de medir tamanhos e de desdenhar as dos outros).
A questão coloca-se no sentimento de pertença que caracteriza o ser humano como gregário. Pertencer a um grupo com o qual nos identificamos, ter interesses comuns e falar a mesma linguagem.
Sou motard (desculpem lá o francesismo) porque gosto de andar de mota, porque isso me dá prazer, porque gosto de sentir a verdade das viagens e isso passa por gozar o caminho que faço, sentir o cheiro, o calor, o frio ou a chuva. Ter a adrenalina de saber que corro riscos, mas mesmo assim repetir os disparates.  Poder chegar mais cedo se quiser mas mesmo assim ir pelo caminho mais longo porque me dá mais prazer.
E, acredito que muitos andam de mota todos os dias com o mesmo espírito que eu. E isso faz-me respeitar aquela pessoa que se cruza comigo de mota, percebo que somos companheiros de opção, que temos da vida, pelo menos nestas coisas das motas, a mesma visão. É por isso que (mesmo dentro da cidade) cumprimento sempre que posso. Tento perceber se alguém que está parado numa berma precisa de ajuda. Que não ultrapasso a abrir e faço-o com um aceno de boas curvas. Que tantas e tantas vezes, ao ver alguém de mota no mesmo trajeto que o meu, o acompanho e, durante aquele bocado em que partilhamos caminhos, me sinto também acompanhado.
Não sei se há humildade no motociclismo, agora que há solidariedade, amizade e canaradagem, isso é mais que certo.
Saudações em V e boas curvas
« Última modificação: Julho 26, 2018, 09:02:23, 09:02 por Rui Jorge »

Julho 26, 2018, 09:32:20, 09:32
Responder #16

HJJS

• Visitante
Seja de mota, de carro ou a cavalo se não houver bom senso e algum respeito mútuo.......

Julho 26, 2018, 10:07:29, 10:07
Responder #17

dfelix

• 5006
Ora isto leva a que haja muitas formas de estar na vida e se uns mantêm-se +/- inalterados naquilo que são e sempre se conheceu (...mesmo após décadas), outros tomam para si uma ideia de superioridade como se falassem de cima de um pedestal. Acaba por não ser um exclusivo do motociclismo...mas não deixa de se notar.

É mentira isto que escrevo?
A mudança operada em muitos motociclistas?

Não é mentira o que escreves.
Mas o mais importante que escreveste é o que está a vermelho.
Não é uma atitude exclusiva do motociclismo.
É algo "social".

Desde muito cedo que somos confrontados com isto. Logo em putos na escola destaca-se sempre pessoal que é mais popular, mais maluco, mais xoninhas, mais lambe-botas, etc...
E isto apanha-se mais tarde na vida profissional.
Nos hobbies ou outras paixões dificilmente seria diferente. E para muita gente o motociclismo é precisamente um hobby ou uma paixão.

O que parece muito exclusivo do motociclismo é romantizar sobre esta coisa da "irmandade" e do espirito de entreajuda.
E sobretudo crucificar que se esteja a marimbar para isso.

Depois há o efeito carneirada, que também ele dava para escrever um livro.

Irmandade é pelos vistos algo que não conheces. "Brotherhood" como se diz lá fora, é outra coisa, que se quiseres conhecer quantas são as "irmandades" em Portugal, e os seus chapters, é só procurares na net.

O que estás a falar é uma realidade bastante diferente.
E não é à toa que orgulhosamente se assumem como 1%.

Não estou a falar disso.
E conheço essa realidade o suficiente para saber que não é tema para se discutir num fórum.

No dia a dia na cidade, pelo menos em Lisboa, ninguém anda a fazer V´s uns para os outros, até porque são tantas motos e a maior  parte dedicadas apenas a chegar de ponto A a B, tá se tudo lixando para isso.

Mais ou menos...
A generalidade quer é despachar-se para não chegar tarde ao trabalho ou a casa.

Mas muita gente passa por uma espécie de "puberdade motociclística" em que estão mais receptivos e procuram mesmo isso.
Já tropecei num video dum qualquer "motovlogger" (pesquisei agora mas não estou a encontrar) em que o gajo até faz uma espécie de contabilização de quantos retribuem o cumprimento...  :D

Julho 26, 2018, 11:19:25, 11:19
Responder #18

Hemisaro

• **

• 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
No fundo, tudo se "resume" a haver respeito e educação, sem ser uma coisa específica do motociclismo.

Não julgo, ou tento não o fazer muito exageradamente, quem tem uma paixão pelo espírito (e isto do espírito será o quê, juntar para conversas, para uns copos, para uns passeios...?)  das duas rodas ou quem anda aqui somente por ser um meio de transporte mais eficaz que outras alternativas.

Como há espaço para todos, os grupos de interesses, de gostos em comum, os fóruns específicos, generalistas ou com malta mais específica, etc, formam-se naturalmente e fazem parte da coisa.

Julho 26, 2018, 11:51:00, 11:51
Responder #19

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Já tropecei num video dum qualquer "motovlogger" (pesquisei agora mas não estou a encontrar) em que o gajo até faz uma espécie de contabilização de quantos retribuem o cumprimento...  :D

Creio que vi algo do género (há meses atrás...) num vídeo do membro aqui da casa - Pianoman.
Não sei se estaremos a falar do mesmo...

No entanto, dado que houve um problema no canal dele do Youtube, é bem possível que o vídeo se tenha perdido.

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 11:54:59, 11:54
Responder #20

Pianoman

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
(....)

Creio que vi algo do género (há meses atrás...) num vídeo do membro aqui da casa - Pianoman.
Não sei se estaremos a falar do mesmo...

No entanto, dado que houve um problema no canal dele do Youtube, é bem possível que o vídeo se tenha perdido.
É isso exactamente.
Era eu e o vídeo perdeu-se.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Setembro 14, 2018, 18:34:52, 18:34
Responder #21

21papaleguas

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 10
  • Modelo Motociclo: VFR
  • Localidade: Vagos
Uma coisa que valorizo muito na estrada e que cada vez mais sinto falta dela é o respeito pelo próximo.
Tenho por hábito cumprimentar os demais quando ando de moto, raramente não o faço.
Noto em muitas vezes nas viagens que faço, quase sempre por nacionais porque não gosto de andar a pisar ovos em AE, que grande parte dos condutores automóveis facilitam a ultrapassagem quando se aperceberem da nossa chegada.
Também não me custa parar numa passadeira para deixar passar um peão, apesar de perceber que as pessoas pensam que não o vou fazer e só iniciam a travessia quando imobilizo a moto antes da passadeira, mesmo vindo a desacelerar para as deixar passar.
A dificuldade em desmistificar aquela máxima dos "feios, porcos e maus" é muito difícil, mas também se compreende o porquê vendo as atitudes de alguns por essas estradas fora.

Setembro 15, 2018, 00:59:48, 00:59
Responder #22

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Isto vai de mal a pior…

Cada vez que aceno, são cada vez mais as vezes que não tenho resposta e lá acabo irritado...
E já nem se trata daquilo que aparentemente já está entererrado e que já nem se fala ou sente, aquilo dos "cagões da BM"
Agora é (quase) tudo cagão!
 :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus:

Setembro 15, 2018, 10:16:48, 10:16
Responder #23

2low

• 5470
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Isto vai de mal a pior…

Cada vez que aceno, são cada vez mais as vezes que não tenho resposta e lá acabo irritado...
E já nem se trata daquilo que aparentemente já está entererrado e que já nem se fala ou sente, aquilo dos "cagões da BM"
Agora é (quase) tudo cagão!
 :zangadoplus: :zangadoplus: :zangadoplus:

Epá pois...vais num barco, a malta acha estranho e tal...  ::P:

Até em alto mar as embarcações se cumprimentam...
 :stuck_out_tongue_winking_eye:

Setembro 15, 2018, 16:09:35, 16:09
Responder #24

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
Uma coisa que valorizo muito na estrada e que cada vez mais sinto falta dela é o respeito pelo próximo.
Tenho por hábito cumprimentar os demais quando ando de moto, raramente não o faço.
Noto em muitas vezes nas viagens que faço, quase sempre por nacionais porque não gosto de andar a pisar ovos em AE, que grande parte dos condutores automóveis facilitam a ultrapassagem quando se aperceberem da nossa chegada.
Também não me custa parar numa passadeira para deixar passar um peão, apesar de perceber que as pessoas pensam que não o vou fazer e só iniciam a travessia quando imobilizo a moto antes da passadeira, mesmo vindo a desacelerar para as deixar passar.
A dificuldade em desmistificar aquela máxima dos "feios, porcos e maus" é muito difícil, mas também se compreende o porquê vendo as atitudes de alguns por essas estradas fora.

Concordo plenamente com esta opinião e por isso insisto em manter o cumprimento a todos os motociclistas, assim como respeito todos quantos comigo se cruzam na estrada quer sigam a pé ou de outra forma qualquer.
Porque acredito que o que me define são as minhas acções procuro dar o exemplo sem me preocupar se os outros o seguem ou não...
by JDilemas

Setembro 15, 2018, 16:17:13, 16:17
Responder #25

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)grande parte dos condutores automóveis facilitam a ultrapassagem quando se aperceberem da nossa chegada.
(....)

Cada vez mais me apercebo disso e os automobilistas, na sua generalidade (já que existem sempre excepções) assim que percebem a chegada de uma moto, encostam cerca de meio metro para a direita para facilitar passagem.

Confesso que tenho agradecido este tipo de gestos, sempre que me é possível.  :nice:

Dalai Lama

Setembro 15, 2018, 19:39:01, 19:39
Responder #26

passado

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 9
  • Modelo Motociclo: YBR125
  • Localidade: Lisboa
(....)grande parte dos condutores automóveis facilitam a ultrapassagem quando se aperceberem da nossa chegada.
(....)

Cada vez mais me apercebo disso e os automobilistas, na sua generalidade (já que existem sempre excepções) assim que percebem a chegada de uma moto, encostam cerca de meio metro para a direita para facilitar passagem.

Confesso que tenho agradecido este tipo de gestos, sempre que me é possível.  :nice:
Aproveito esta deixa para expressar a minha opiniao, é verdade que acontece muito mas nao acontece mais muito por culpa de quem anda encima das motas, comecei a andar de mota todos os dias por necessidade em Madrid e é incrivel como quem anda de mota seja a um dia ou a 10 anos tenta seguir comportamentos correctos de por exemplo ir sempre pela esquerda dos carros, em Janeiro vim viver para Lisboa e deparome que tenho de ter mais cuidado de onde me vai sair uma mota do que com os carros, mesmo quando vou de carro forco sempre encoatar a direita para dar passagem mas apanho sempre meia duzia de cromos a quererem passarme pela direita. Porque? Nao e mais facil se seguirmos todos o mesmo caminho e seguirmos todos as "regras"?
Isto leva-me ao tema pois como ja foi dito hoje em dia os motociclistas aserio devem ter muitas comichoes pois ha muitos que apenas andam de mota e penso que ser motociclista e bem mais que pegar na mota para ir do ponto A ao B (é o meu caso) nao me considero motociclista, considerome condutor de um veiculo de duas rodas mas e tambem por isso que tento perceber como se move o meio e o comportamento dos demais para que ao entrar "na cena deles" nao seja um entrave mas assim apenas mais um...um exemplo mal comparado mas é o que o assunto.me faz lembrar é os esquiadores, faco desportos de neve porque amo fazer entao dou-me ao trabalho de sempre que visito uma estacao nova ler as regras para alem das normas FIS de comportamento em pista e quando ando nas pistas eu cumpro porque sei que se todos cumprirmos as coisas rolam e todos disfrutamos mas com a massificaçao do turismo de inverno ha malta que pensa que e so calçar os skis e andar...entao depois as vezes levam com os que cumprem encima e ainda se chateiam porque pensam que tem razao...

Eapero ter transmitido a minha ideia ;)

Enviado do meu SM-G960F através do Tapatalk