Autor Tópico: Vale a pena ter GPS dedicado, ou bastará apostar numa boa app para smartphone?  (Lida 6280 vezes)

Julho 25, 2018, 22:06:03, 22:06
Lida 6280 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vale a pena ter um GPS dedicado, ou bastará apostar numa boa app para smartphone?

Deverá ter passado cerca de 1 ano desde que tive uma conversa com um amigo e em que o tema eram...os GPS', já que ele pretendia inscrever-se num evento de motos com grande afluência e que implicaria o uso do mesmo...com uma prévia planificação dos trajectos.

Cheguei a dizer nessa mesma ocasião que emprestava o meu GPS especificamente adquirido para as 2 rodas, mas ele acabou por comprar um que viu em promoção...num site Espanhol, se não estou em erro. ;)

Depois disso ainda falámos no assunto e na real necessidade de tamanho investimento perante a existência de tão boas app's actualmente disponíveis para smartphone.
Cheguei mesmo a dizer que a compra de um smartphone mais barato com 5' ou 5,2' polegadas cumpria aceitavelmente o uso a que se destinava, desde que usada uma boa app.

Ora bem...

O tema daquela conversa que tivera há um ano atrás na realidade parece-me tão actual como agora.

E a pergunta colocada no tópico julgo que a colocará (ou terá sido colocada por muitos a dada altura), sobre o que fazer...o que adquirir.

No meu caso pessoal, apesar de ter GPS dedicado e reconhecer-lhe vantagens, admito que se fosse hoje talvez fosse diferente...

É já por demais sabido que os GPS dedicados aos motociclistas não são particularmente baratos na altura da aquisição.
E não escondo que têm razões para isso...

É também importante notar que a maioria dos navegadores para motos não são estritamente limitados ao uso num motociclo, podendo ser usados no carro ou mesmo em modo pedestre. O meu permite-o...

Entre aquilo que se destaca num GPS dedicado, temos:

- Robustez de construção, capaz de anular vibrações, aguentar condições severas (mesmo alguma queda inadvertida) e capaz de prolongar a sua vida útil nas mais difíceis condições de utilização;

- À prova de intempéries, pois são testados várias vezes sob as mais apertadas normas de impermeabilização e que lhes permite "sobreviver" mesmo quando submersos (alguns pelo menos);

- Ecrã de boa qualidade e concebido especialmente para o uso exterior, que não só permite uma óptima sensibilidade ao toque com o uso de luvas, como também uma muito boa legibilidade sob a luz directa do sol;

- Software específico, que permite acesso a funções específicas para motociclistas, além de permitir mesmo a selecção de determinados tipos de rota especiais...como que a convidar para percursos de estrada mais sinuosos e que vão ao encontro do estado de espírito de cada um.

No caso de um smartphone existem também óptimas vantagens, ao ponto de algumas poderem ser coincidentes com as que indiquei acima. :nice:

- Preço mais baixo, já que se consegue um smartphone com bom ecrã por ~€150;

- Portabilidade;

- Peso reduzido;

- Qualidade do ecrã e que actualmente muitos deles - mesmo baratos - cumprem perfeitamente;

- Alguns têm proteção contra água...e para os que não têm, existem bolsas destinadas ao serviço (faço notar que existe alguma perda de qualidade na imagem, dependendo da bolsa);

- Apps gratuitas ou então pagando apenas uma vez conseguindo-se um uso ilimitado;

- Igual possibilidade de planeamento da viagens.

Claro que existem desvantagens de um ou outro lado, mas no presente nem todos teremos necessidade de adquirir um bom GPS dedicado, ao passo que outros discordam por até haver alguns específicos para uso off-road e com uma enorme resistência...inclusivamente a amplitudes térmicas extremas.

Independentemente das razões de parte a parte e que cada um terá (...e são essas  que aqui se procuram), fica o tópico à vossa disposição e com vontade de ler umas opiniões sobre o tema. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 25, 2018, 22:07:56, 22:07
Responder #1

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Smartphone sem dúvida.

Qualquer app hoje em dia tem mapas para tudo o que é lado.

Julho 25, 2018, 22:12:33, 22:12
Responder #2

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se tiveres uma BMW GS o navigator é muito bom porque liga ao can bus da moto e serve como extensao do painel de bordo.

Se vale a pena ter um GPS dedicado?

Depende da viagem... se for uma viagem A > B do quotidiano em que usamos o GPS so para saber o caminho ou qual a estrada com menos transito, entao qualquer "Waze" desenrasca bem.

Se for para fazer uma viagem em que se teve o trabalho de desenhar o trajecto desejado, nao sendo este o mais obvio... entao o GPS especifico é o ideal
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 25, 2018, 22:41:05, 22:41
Responder #3

dfelix

• 5004
A única vantagem num GPS dedicado é poder libertar o smartphone para outras tarefas.
Porém, qualquer smartphone oferece aplicações com mapas mais actualizados e informações em tempo real que os dedicados em regra geral não têm.

Julho 25, 2018, 23:00:00, 23:00
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
O Dfelix certamente dirá "CycleCruza? Oh no...not you again".

A questão é que o tipo aborda precisamente aquilo de que trata este tópico.

Vale a pena espreitar... Nem que seja pelo seu lado fun. :)

Nisto há sempre opiniões diferentes.

E a verdade é que para determinado tipo de uso, como referido pelo TMaxer, o uso de um GPS dedicado pode mesmo valer a pena.
A título de exemplo, quem faz muito uso do motociclo para a aventura, acaba por deixar de lado o smartphone, procurando sim um equipamento resistente e capaz de se adaptar/aguentar esse tipo de utilização muito específica.

Agora se é actualmente opção para a maioria... Não! Nem de perto.

Para a maior parte dos utilizadores serve perfeitamente o smartphone.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 25, 2018, 23:28:57, 23:28
Responder #5

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1572

Masculino
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Mais um excelente tópico e que vem mesmo a calhar pois vou de viagem este fds e por estradas que nem conheço e nem tenho (ainda) saco de depósito.
Nunca tive GPS específico e costumo safar me bem com os mapas e o GPS do telemóvel (TMN drive,  Google map, Waze e Maps me).
« Última modificação: Julho 26, 2018, 22:09:33, 22:09 por Joao_Cruz »

Julho 26, 2018, 00:00:41, 00:00
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Com uma bolsa, o smartphone com o brilho no "automático" e uma boa app...corre bem para a maioria das situações. :)
(Digamos que estou vendedor do meu GPS dedicado...) ;)

Claro que um mínimo de planeamento, olhando para o Google Maps previamente, ajuda a ter uma ideia por onde se vai passar.  :nice:

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 01:19:54, 01:19
Responder #7

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Na minha experiência recente com o copilot "app gps" concluí que em termos de funcionalidades fica muito à frente do Tom Tom que equipa o meu carro por exemplo, contudo no que respeita à robustez já vai depender do investimento feito no smartphone e no respectivo suporte, no caso do meu Huawei posso assegurar que mesmo estando a utilizar o Copilot continuo a ouvir música e atender chamadas mesmo com luvas, a imagem não é má mas tenho de colocar o brilho no max durante o dia o que pode vir a ser um problema para quem não tiver como manter a bateria do telefone carregada.
Para não se justifica a aquisição de um GPS dedicado.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 26, 2018, 07:33:20, 07:33
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Existem bolsas e bolsas....

Nem tudo é de boa qualidade e já tive nas mãos barato e que depois com o telemóvel lá dentro...ou prejudica a visualização do conteúdo porque a película plástica cria aberrações, ou fica a "dançar" lá dentro mesmo tendo o cuidado de colocar as esponjas que por norma acompanham esse acessório. Enfim...

E depois a própria sensibilidade ao toque no ecrã não é a mesma. Há de tudo...boa qualidade e muito má qualidade.

Disto mais abaixo (ver imagem) encontra-se às dezenas no eBay a preços de "loja dos 300", mas não sendo tudo igual. Os materiais contam...e fazem a diferença.

Para durar e para de facto servir e dar-se real uso...desaconselho barato.

Se é daqueles que se coloca lá dentro o smartphone e a janela plástica fica algo irregular e a criar reflexos que dificultam a visualização de conteúdo, é para esquecer...

« Última modificação: Julho 26, 2018, 09:06:24, 09:06 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 09:26:52, 09:26
Responder #9

dfelix

• 5004

Não só "serve perfeitamente"... como supera.
Dou-te um exemplo:

Provavelmente até existem GPS dedicados que puxam informação deste género em tempo real..
Mas, aplicações como o waze assentam sobre uma comunidade que partilha informação muito útil, nomeadamente a ocorrência de acidentes, tráfego ou mesmo a existência de radares ou polícia na estrada.

Estamos a falar de informação do momento.
Algo que não está presente na cartografia da generalidade dos dispositivos dedicados ou aplicações que não tenham esta vertente de "rede social".

Quanto ao vídeo do CycleCruza, aquele argumento do WAAS é meio parolo.
Pois trata-se de uma tecnologia que pretende aumentar a precisão do dispositivo GPS e não tem nada a ver com a indicação dos limites de velocidade onde se circula.
Isso é uma funcionalidade que faz parte da aplicação que está a correr seja no dispositivo ou no smartphone, em que a velocidade instantânea é comparada com a velocidade registada na cartografia utilizada.

A generalidade faz isso.

Outra grande vantagem do smartphone é andar sempre no nosso bolso.
Logo, basta sacar do mesmo quando necessário e utilizar. Evitando andar com mais um aparelho electrónico atrás e toda a logistica de o retirar do suporte e guardar cada vez que se para em algum lado.

Mas para uma utilização de lazer em contexto de viagens, um GPS dedicado até fica "cool" na moto.
Sobretudo quando se trata duma turistica que provavelmente já o tem integrado.
Ou numa maxitrail encastrado através de bonitos acessórios da "toirateque"!
Liberta o smartphone para outras utilizações.
E como aquilo está sempre ali, vai confortavelmente registando a rota... o que é uma espécie de "trofeu" dessa suposta viagem.

Numa utilização mais utilitária e corriqueira, isto não faz grande sentido.
Quer dizer... falo por mim.
Não uso top case e evito ao máximo andar com tralha desnecessária.
Na generalidade das situações, a navegação só acaba por ser necessária quando se chega a um local e preciso de saber onde fica determinada rua sem andar com voltas desnecessárias ou parar para perguntar.

Depois... há o facto de que no quotidiano passa-se pelas mesmas estradas e percursos que já sabemos de cor.
Uma ferramenta que auxilie a navegação acaba por ser desnecessária.
A não ser... que tenha esta vertente de "rede social" que permita obter informação útil em tempo real.

« Última modificação: Julho 26, 2018, 09:28:24, 09:28 por dfelix »

Julho 26, 2018, 14:19:54, 14:19
Responder #10

JViegas

• 4723

Masculino
Os GPS estão para os smartphones como estiveram as máquinas fotográficas digitais (de uso familiar, leia-se): qualquer dia acabam.

Hoje um GPS para motociclo (tirando algumas exceções e que o TMaxer refere) é caro.

Julho 26, 2018, 17:36:44, 17:36
Responder #11

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal

Não só "serve perfeitamente"... como supera.
(....)

Referia-me nesse momento a hardware...não a software. :)  :nice:

As minhas palavras vinham nesse sentido de justificar unicamente o GPS dedicado para um tipo de utilização mais específico e em que a resistência fosse a palavra de ordem:

"A título de exemplo, quem faz muito uso do motociclo para a aventura, acaba por deixar de lado o smartphone, procurando sim um equipamento resistente e capaz de se adaptar/aguentar esse tipo de utilização muito específica.

Agora se é actualmente opção para a maioria... Não! Nem de perto.

Para a maior parte dos utilizadores serve perfeitamente o smartphone."

E neste momento, posso dizer que não se justifica nada o GPS dedicado que tenho.
Indo ao encontro do que referes acima Dfelix (...e agora falando de software), creio não haver já nada nesse tocante que uma app não faça também. Talvez se calhar apenas com excepção de um posicionamento mais rápido ou com uma precisão a falhar por..sei lá...1 a 2m.

Mas de resto, as funcionalidades encontradas numa app instalada num smartphone, faz tudo o que o outro faz de forma muito competente...e por menos dinheiro!

Quem quiser adquirir um GPS dedicado, a "preço de saldo" e muito estimado  :tornarseanjinho:, é este (desculpem a qualidade das fotos, mas foi em condições de luminosidade baixa e com flash)...

REACTION X-NAVIGATOR PLUS

A construção e resistência é soberba e tem um toque "aborrachado" em certos pontos chave que transmite muita confiança em termos de resitência.
Este é um GPS desenvolvido especialmente para os condutores de 2 rodas, encontrando-se preparado para utilização sob chuva.

Algumas Características:
    Ssistema Bluetooth
    Resistente à água (IPX7 standard)
    Mapas de 43 países
    iGO© navigator software
    Pontes de Interesse POI
    Mochila de transporte
    Mapas 3D
    Cálculos variados sobre a viagem
    Video Player (ASF, AVI, MP4 etc.)
    Audio Player (WMA, MP3, WAV)
    Visualizador de fotos (SD/MMC Karten)
    SD memory card
    Touchscreen

Para mim já não se justifica...mas pode alguém achar-lhe utilidade.   ;)

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 22:21:16, 22:21
Responder #12

João A

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 296

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ADV 350
Mais um excelente tópico e que vem mesmo a calhar pois vou de viagem este fds e por estradas que nem conheço e nem tenho (ainda) saco de depósito.
Nunca tive GPS específico e costumo safar me bem com os mapas e o GPS do telemóvel (TMN drive,  Google map, Waze e Maps me).

João Cruz,
Se o teu deposito for de metal empresto-te o meu saco depósito GIVI com imans. Lembras-te dele, usei-o no Lés-a-Lés. Se quiseres fala-me (amanhã ao fim da manhã devo ir para Azeitão, até lá estou em Lisboa).
 :convivio:

ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Julho 26, 2018, 22:33:47, 22:33
Responder #13

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1572

Masculino
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Obrigado João,  mas com pintura mate, quero evitar colocar desse tipo de sacos no depósito. Quando comprar, irei optar por aqueles novos com o adaptador ao bocal do deposito.
Abc,
JpC

Julho 27, 2018, 09:32:57, 09:32
Responder #14

dfelix

• 5004
Indo ao encontro do que referes acima Dfelix (...e agora falando de software), creio não haver já nada nesse tocante que uma app não faça também. Talvez se calhar apenas com excepção de um posicionamento mais rápido ou com uma precisão a falhar por..sei lá...1 a 2m.

Os dispositivos GPS para fins de navegação são muito básicos.
O hardware é muito simples. Até porque nem necessitam propriamente de uma elevada precisão.
Pois mesmo que se esteja uns valentes metros ao lado, o software corrige para colocar o cursor na estrada.

Mesmo quanto ao tempo que leva até posicionar... tenho dúvidas.
Pois os smartphones têm a possibilidade de utilizar os dados móveis e uma série de sensores que no tradicional GPS de navegação não existem.

Julho 27, 2018, 13:22:32, 13:22
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Pois os smartphones têm a possibilidade de utilizar os dados móveis e uma série de sensores que no tradicional GPS de navegação não existem.

Por acaso tinha ideia que alguns TomTom mais recentes já possibilitavam a ligação à Internet.
Não tenho total certeza disto, mas devo já ter visto algo numa loja física da Worten ou Fnac.  :nice:

Mas presentemente, até mesmo para lá do óbvio custo diferente entre ambos, acaba por ser difícil de bater a vantagem possibilitada em fazer muito mais coisas com um smartphone do que somente navegação, além da própria portabilidade do smartphone (ainda que haja alguns GPS dedicados bem pequenos, mas por norma bem mais largos e pesados para usar no bolso). :)

Dalai Lama

Julho 27, 2018, 13:26:45, 13:26
Responder #16

dfelix

• 5004
É possível que possibilitem essa ligação.
O que implicará certamente conectividade com outro dispositivo que será certamente o smartphone!  :D

Julho 27, 2018, 14:02:58, 14:02
Responder #17

TMXR

• 4156

Masculino
Os Garnin em que o Navigator V se baseia fazem-no. Posso fazer a programação no telemóvel
e mandar para o PND.

Durante a viagem, vai consultando os dados de trânsito para evitar rotas com engarrafamentos e vai apresentando avisos de radares móveis que foram partilhados por outros utilizadores
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 27, 2018, 15:17:36, 15:17
Responder #18

TMXR

• 4156

Masculino
Os Garnin em que o Navigator V se baseia fazem-no. Posso fazer a programação no telemóvel
e mandar para o PND.

Durante a viagem, vai consultando os dados de trânsito para evitar rotas com engarrafamentos e vai apresentando avisos de radares móveis que foram partilhados por outros utilizadores

Só há é um problema. Há mais utilizadores a alimentar o Waze em Telheiras do que a alimentar o Navigator no mundo inteiro. O problema desses sistemas é que precisam de utilizadores para funcionar.
[/quote

Do que o Waze certamente, embora a pool de ultilizafores garmin não seja nada desprezível em temos dimensões, até porque também estão presentes no mercado das apps.

Depois também tens de uma coisa: todos os operadores vendem os dados das redes, portanto mês o não sendo um utilizador Waze, qualquer outro player pode ter acesso a um modelo de trânsito em tempo real baatando para tal abrir os cordões à bolsa  :nice:

Julho 27, 2018, 17:25:36, 17:25
Responder #19

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Digamos que todos nós somos (uns de forma relativamente consciente e outros não..) divulgadores de informções muito valiosas, bastando para tal andarmos com o smartphone a acompanhar-nos para todo o lado.
Que no fundo é o que acontece...

Algorítmos criados depois para "compilar" toda essa informação acabam por valer um dinheirão para empresas ligadas à elaboração de mapas de navegação.

O curioso nisto é que nós "cedemos" todos estes dados apenas fazendo o nosso dia-a-dia normal e depois essas empresas, mais tarde ou mais cedo, ainda vão cobrar-nos por algo que nós estamos constantemente a entregar-lhes... 8)

Dalai Lama

Julho 27, 2018, 18:00:58, 18:00
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino
O que nao faltam sao aplicacoes e plataformas que nao cobram nada pelo seu uso... quando isso acontece e como muito bem referiu um user ca do CPMotos, o produto é o cliente/utilizador  :nice:

Julho 27, 2018, 19:03:23, 19:03
Responder #21

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Parece-me pertinente falar da mencionada "cobrança" pelos dados, com fins de utilização de navegação.  :nice:

E faço-o porque passei por isso com a utilização de apps.

Instalo uma boa aplicação de navegação e depois existe uma abordagem que varia bastante :

- Umas permitem uma utilização com poucas limitações;
- Outras permitem um "trial" de 30 dias com todas as funcionalidades e depois passado esse tempo tem de se pagar para continuar a utilizar;
- Outras permitem descarregar um mapa, ficando todos os outros sujeitos a pagamento;
- Outras (como o CoPilot) permitem que se continue a usufruir da navegação mesmo após o período "trial", mas perde-se a navegação com indicações por voz....desbloqueável com o respectivo pagamento;
- Noutras é a actualização do mapa descarregado que depois implica pagamento;
- Noutras são as bases de.dadoa de radares que se pagam, assim como os POI...
Etc...

Há de tudo e bem sei que se trata de um modelo de negócio. Isso nem está em causa. :)
Mas a cobrança de que falava, fazendo uso de dados recolhidos por utilizadores, existe. Pode não ser em todas e nem sei que limitações depois daí advêm na navegação, mas existe...

Depois e para lá das empresas de navegação e criação de mapas....existe todo um Mundo de plataformas que funcionam de forma constante fazendo uso do nosso smartphone.

Sempre que visitamos uma determinada página, recebemos aquilo que vou intitular como "pedidos de instalação/aceitação de cookies'.
E aqui o nosso consentimento vai tornar-nos de imediato o tal produto a que te referes caro TMaxer, já que em troca da informação que pretendemos nesse website que gostaríamos de visitar, vamos acabar por fornecer uma gigantesca quantidade de informação e que não se circunscreve unicamente a um determinado momento.

Se eu for visitar um site dedicado a motociclismo e fizer o "click" de aceitação, terei de imediato permitido o acesso a detalhes da minha actividade online.

Isto sem excluir a grande possibilidade de o fazer também e sem o saber (ou não ir ler)...fornecendo dados pessoais como nome e localização, os meus hábitos, horários de actividade, etc.

Isto é um Mundo de proporções muito vastas...

Numa mera exemplificação, um jovem hoje nos seus 15 anos e que anda a estudar não sabendo muito bem ainda o que pretende de futuro, pode daqui por 20-30 anos chegar a um cargo político relevante...e ficar "agarrado" com aquilo que a web sabe dele e das coisas aparentemente normais que fez no tempo de estudante.

A venda dessas informações (a tal cobrança e que pode revestir aqui diferente interpretação), pode lixá-lo porque teve uma fase da sua vida - normal no meu ver -  :tornarseanjinho: em que até via uns videos porreiros das erotic babes.

A nossa vida está num (ou vários) servidores. E na maioria dos casos...demos permissão para isso.  :-X

Dalai Lama

Julho 27, 2018, 19:17:21, 19:17
Responder #22

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Ainda no que toca ao tema da navegação, obviamente que também existe um muito necessário "trabalho de campo", em que gigantescas empresas como a Google depois rentabilizam aquilo que foi adquirido com recurso a alta tecnologia...

Já devo ter visto os carros da Google um bom número de vezes...  :nice:

Este tipo de recolha pormenorizada é um investimento que depois se traduz em rentabilidade, já que é fornecida a imensas empresas que dela fazem uso.

Dalai Lama

Julho 27, 2018, 19:26:04, 19:26
Responder #23

TMXR

• 4156

Masculino

Sim... o maps apesar de gratuito para o utilizador final tem uma API e a sua utilizacao em programas implica um pagamento.

Precisamente por causa disso e do aumento dos valores a pagar, diversos programas/plataformas de criacao de routes tem mudado de fornecedor de mapas... tais como por exemplo este:

http://www.tyretotravel.com/blog/2018/tyre-stops-with-google-maps/