Autor Tópico: Durante o curto período da concentração de Faro terão sido furtadas...10 motos!  (Lida 8230 vezes)

Julho 26, 2018, 20:37:03, 20:37
Lida 8230 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Durante o curto período da concentração de Faro terão sido furtadas...10 motos!!

A notícia foi hoje divulgada no Correio da Manhã. Apesar de não ter sido no recinto, as que estavam muito perto das imediações terão sido furtadas, alegadamente, por um grupo organizado. Escolheram as mais caras...LINK DIRECTO

"Dez motos furtadas durante concentração motard no Algarve São todos modelos especiais, o que levanta a suspeita de se tratar de grupo organizado.

Pelo menos dez motos - cada uma avaliada em mais de 15 mil euros - desapareceram durante a Concentração de Faro, na região.

Num dos casos, captado por videovigilância, o grupo demora menos de 40 segundos para rebentar um cadeado e fugir.

"Nem 400 km fiz", conta ao CM José Macatrão, taxista de Peniche, que comprara a mota no final de julho e tivera de regressar a casa com um colega de profissão.

"Era uma Ducati Panigale 1199. Comprei-a em Inglaterra, em segunda mão, por 19 mil euros. Nova vale perto de 40 mil. Não há nenhuma igual em Portugal", explica.

"Fui à concentração com a minha namorada e, de sábado para domingo, a mota foi levada do estacionamento do hotel onde estávamos". O motard diz que, na mesma noite, "num raio de cinco quilómetros, desapareceram outras nove motas, tudo modelos especiais, verdadeiras motas de corrida". Por isso, suspeita que se trate de um grupo organizado que atacou alvos definidos.

Contactado pelo CM, o Comando da GNR de Faro admitiu ter recebido quatro queixas por furto, mas é possível que outras tenham sido apresentadas já no posto ou esquadra da área de residência das vítimas.

PORMENORES: Furtos fora do recinto segundo o CM apurou, as motas que desapareceram estavam em parques de estacionamento de hotéis ou casas alugadas nas zonas de Faro, Almancil e Quarteira.

Nenhum dos casos terá ocorrido no recinto onde decorria o evento, no Vale das Almas. 'Bombas' de duas rodas Entre as motas que desapareceram, para lá da Ducati Panigale, estão também uma Yamaha R1, uma Yamaha R6 e duas BMW RR. Trata-se de verdadeiras motas de corrida homologadas para circular nas estradas e que valem mais de 15 mil euros cada uma."

« Última modificação: Julho 26, 2018, 20:45:26, 20:45 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 21:07:58, 21:07
Responder #1

jpcontreiras

• Global Moderator
  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• 104

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750 X DCT
Não fui à concentração por receio de que me furtassem a minha mini-goldwing...
 :stuck_out_tongue_winking_eye:
https://www.facebook.com/joaopaulocontreiras
Membro n.º 332 do Clube Português de Motociclismo

Julho 26, 2018, 22:15:51, 22:15
Responder #2

Pavlov

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 21

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Fazer S2 600
  • Localidade: Sesimbra
Não me surpreende dada a qualidade e quantidade de motas por todo o lado estacionadas de dia e de noite.
No meu caso, embora a minha máquina nao se compare a essas bombas roubadas, deixei estacionada dentro di recinto, apesar de ter ficado a pernoitar num hotel de Faro. Mas para a próxima não o faço. E porquê?  :wtf:
Ficou com uma camada de pó que até dava dó  :zangadoplus:

Julho 27, 2018, 00:07:19, 00:07
Responder #3

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A ilação que logo se pode retirar daqui é a de que dentro do recinto (pelo menos de que se saiba...), as motos estavam seguras.

Fora do recinto e nas suas imediações, foi um açambarcamento só do bom e do best.  :(

Raio do gamanço... :zangadoplus:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Julho 27, 2018, 07:48:00, 07:48
Responder #4

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
No Hotel donde ficaram familiares, felizmente as deles ao lado nada se passou, mas estava lá um companheiro  de Braga com uma Ninja nova. Estava no sabado à noite e dormiu em frente da janela do quarto dele porque de manhã antes de arrancar para o desfile lá estava ele com as malas na mão e nada de mota. Deu pena e revolta.
Grupo organizado. Já no ano passado tinham sido à volta oito.  Começaram mais cedo ou uma carrinha maior.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 27, 2018, 08:00:45, 08:00
Responder #5

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim... revoltante.

Imaginar que esse tipo guardou a sua Ninja mesmo em frente à janela do quarto onde dormia e a levaram (à força de braços?)) sem o mínimo de alarido, leva a crer que é malta especializada no gamanço.

Seria muito bom que alguma das motos furtadas tivessem localizador, para as autoridades darem com eles...
Mas acho que deve haver inibidores de sinal ou outras técnicas para um "gamanço limpo".  :(

Dalai Lama

Julho 27, 2018, 12:48:44, 12:48
Responder #6

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Há algo que não percebo.

Há dinheiro para comprar uma mota de 19000€, mas pagar 15 ou 20€ para num evento destes a deixar num parque privado com vigilância por exemplo já não. Assim também entregam o ouro ao bandido

com ou sem gastos em procurar garagens com ou sem vigilância não serve de grande coisa... cada vez mais se vê roubos de motos e carros e quase todos vindos lá de fora.
de onde são roubados/as dá para perceber que não há limites e que roubam de qualquer lado quando querem!

especulando suspeito de alguém relacionado com imtt e alfandega que possa ter ou estar associado a algum grupo organizado... com o provavelmente roubo depois ir parar a outro país com matricula estrangeira...

isto para mim faz sentido mediante os roubos de bmw precisamente com os que vêm lá de fora e depois ganham matrícula portuguesa.

a não ser que sejam os próprios stands que ficam com copia de chaves...

é preciso ter mesmo muito cuidado a quem se compra um veículo vindo lá de fora... há por aí muita gente sem escrúpulos e o vale tudo!

já agora... das motos roubadas... quantas as que não vieram de fora?!
« Última modificação: Julho 27, 2018, 12:50:03, 12:50 por 2low »

Julho 27, 2018, 12:55:30, 12:55
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Existe sempre essa possibilidade de ir parar ao estrangeiro...inteira.

Mas a venda em peças (neste caso imagino que vários componentes estivessem como novos, já que as motos também o seriam), é um negócio que infelizmente ainda lhes permite passar mais facilmente qualquer fronteira.

Numa garagem em PT ou Espanha, um par de tipos pode desmanchar aquelas belíssimas motos, recebe a sua parte, envia-as em vários caixotes para outros ponto do globo...e nunca mais se lhes apanha o rasto.

Ainda assim e no seguimento da questão colocado acima pelo dmanteigas, é de facto de estranhar não haver nenhuma com um sistema de localização.  :pensador:
Será que o tinham de facto e os gatunos utilizaram algum sistema inibidor?  8)

Dalai Lama

Julho 27, 2018, 13:07:40, 13:07
Responder #8

dfelix

• 5006
Há dinheiro para comprar uma mota de 19000€, mas pagar 15 ou 20€ para num evento destes a deixar num parque privado com vigilância por exemplo já não.

Não vejo qual a relação entre o "haver dinheiro para uma moto de 19K" e a necessidade de condições especiais para a estacionar.

Até porque a grande maioria das motos roubadas por cá costumam ser modelos populares e recorrentes no mercado.
Pois destinam-se sobretudo para peças!

Além disso, a notícia indica que as motos foram levadas "de parques de estacionamento de hotéis ou casas alugadas".
Ou seja, de locais que à partida oferecem alguma garantia de existe vigilância ou acesso restrito.

...é de facto de estranhar não haver nenhuma com um sistema de localização.
Será que o tinham de facto e os gatunos utilizaram algum sistema inibidor?  8)

Ainda não é propriamente algo que esteja banalizado.

E estamos a falar da concentração de Faro. Para muitas motos que ali estão, é das poucas vezes no ano que saem de casa!
« Última modificação: Julho 27, 2018, 13:11:20, 13:11 por dfelix »

Julho 27, 2018, 13:59:06, 13:59
Responder #9

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Claro que roubam.

Tenho um amigo que lhe roubaram um R6 de dentro de um estacionamento da empresa do Tagus Parque com segurança e cancela. Nunca mais a viu
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 27, 2018, 14:04:01, 14:04
Responder #10

Africandruglord

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 466
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Podem dizer o que quiserem, mas há um desleixo generalizado dos donos... a minha é uma moteca banal e eu tenho corrente, 2 discos de travão sendo que um tem um alarme que se ouve para aí a 1km e ainda localizador dentro da mota. E quando vou para algum sitio tenho sempre bastante cuidado onde estaciono a mota. Já para não falar que indo para faro, só em sitios com estacionamenteo privado e com acesso controlado ou que no minimo tenha vigilância.

Não me venham dizer que roubam motas num parque fechado de um hotel com uma cancela onde precisas de autorização para entrar e tem videovigilância.

A um amigo meu roubaram-lhe o carro em menos de 2 minutos.

Julho 27, 2018, 14:21:48, 14:21
Responder #11

2low

• 5464
Inside job.

Eu quando deixo a mota no parque do lagoas park tenho a certeza que ninguém a rouba sem eu saber quem há. Há câmara à entrada e à saida, a entrada é controlada por cartão ou então autorização e "responsabilização" de alguém de dentro e o próprio parque tem câmaras. É impossível entrar, roubar um carro ou uma mota sem se saber quem foi.

Acredito que no Tagus Park seja igual, portanto se lhes roubaram lá dentro é porque foi um inside job com conivência de muita gente no minimo.

O mesmo para o parque do hotel. No minimo dá para identificar quem roubou. Ou agir quase que imediatamente no caso de alguém derrubar as cancelas.

seja de onde for ou onde estiverem as motos... um tipo chega, tem una chave, liga a moto e vai embora e ninguém acha estranho...  continuo a achar que quem vende tem cópia da chave...

Julho 27, 2018, 14:31:03, 14:31
Responder #12

Pavlov

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 21

Masculino
  • Modelo Motociclo: Fazer S2 600
  • Localidade: Sesimbra
É uma questão importante de segurança,  a ter em conta pela organização deste evento.
Com o clima que foi instalado nas semanas anteriores, as pessoas participantes parecem ter sido a prioridade de alerta das autoridades, em termos de segurança. Os furtos terão ficado para segundo plano. No entanto havia, de facto, alternativas mais seguras de estacionamento do que estacionar à porta dos hotéis, em ruas menos movimentadas, como pude constatar.
Assim, em edições futuras, haverá quem não queira repetir uma ida ao Algarve de mota nesta altura do ano e todos perdem com isso.

Julho 27, 2018, 15:13:12, 15:13
Responder #13

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Sim, inside job... entraram 3 ou 4 motos, um dos penduras subiu para a R6 do meu amigo e saíram todos juntos.

A moto tinha a a goodies todos, por isso era altamente apetecível.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Julho 27, 2018, 17:26:48, 17:26
Responder #14

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1168

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Em Faro só existe um sitio seguro para deixar a mota que é dentro do recinto no vale das almas. Isto porque no caso de ser apanhado é "game over" e eles sabem disso.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Julho 27, 2018, 17:39:13, 17:39
Responder #15

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, quanto muito vão lá dentro ao recinto para espreitar o que existe...

Mas com tantos motociclistas (aos milhares) durante aqueles 4 dias de duração do evento, qualquer tentativa de furto iria correr-lhe muito mal.
E depois existe outra coisa... A entrada de uma carrinha no interior do evento tinha de ser justificada, pelo que o transporte do produto gamado também não funcionaria por aí.

Fora do recinto, mesmo uma boa corrrente...pode não ser grande safa.  :-X

Talvez um pit bull... (se bem que ainda mais falível....)

Dalai Lama

Julho 30, 2018, 11:40:12, 11:40
Responder #16

dfelix

• 5006
Eu quando deixo a mota no parque do lagoas park tenho a certeza que ninguém a rouba sem eu saber quem há. Há câmara à entrada e à saida, a entrada é controlada por cartão ou então autorização e "responsabilização" de alguém de dentro e o próprio parque tem câmaras. É impossível entrar, roubar um carro ou uma mota sem se saber quem foi.

Trabalhas num sitio privilegiado nesse aspecto de segurança.
Mas... se fores de férias e tiveres que a estacionar no mundo real... será difícil encontrar um espaço com as mesmas condições!

Desaparecer do parque do hotel ou duma garagem que pertence a uma casa arrendada não me parece desleixo.
É um azar a que todos estamos sujeitos.

É uma questão importante de segurança,  a ter em conta pela organização deste evento.

Organização do evento?
Leste a notícia? As motos foram roubadas fora do espaço do evento, boa parte dentro de espaços privados.

No entanto havia, de facto, alternativas mais seguras de estacionamento do que estacionar à porta dos hotéis, em ruas menos movimentadas, como pude constatar.

Que alternativas?

Assim, em edições futuras, haverá quem não queira repetir uma ida ao Algarve de mota nesta altura do ano e todos perdem com isso.

Se fosse por aí... já não havia concentração há muitos anos.

Mas com tantos motociclistas (aos milhares) durante aqueles 4 dias de duração do evento, qualquer tentativa de furto iria correr-lhe muito mal.

Bem..
Os ladrões de motos são também eles... motociclistas.
« Última modificação: Julho 30, 2018, 11:41:33, 11:41 por dfelix »

Julho 30, 2018, 11:55:13, 11:55
Responder #17

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

Bem..
Os ladrões de motos são também eles... motociclistas.

Pois... Não sei se o serão mesmo ou somente no momento circunsctrito ao empurrar da moto até às traseiras de uma Mercedes Sprinter, uma Iveco Daily ou uma Renault Master, fazendo depois o resto do trabalho à força de braços.

Mas mesmo que o sejam (motociclistas), não estou a ver a correr-lhes muito bem a tentativa de furto na presença de tenta malta no recinto do evento.
Se alguém os visse a fazer isso de forma evidente...havia cacetada de certeza.
Mesmo não se tratando das suas motos, não estou a ver que ficasse tudo somente a olhar a ver uns tipos a cortar uma corrente, ou a partir a tranca da direcção, ou a inutilizar um cadeado de disco com alarme.

Posso estar enganado, mas a coisa neste tipo de ambiente iria correr mal aos gatunos...

Por vezes até gente que nada tem que ver com o assunto...intervém.
Basta aquilo que se passa à sua frente lhes causar revolta e...bem...a união faz a foraça.  :nice:

« Última modificação: Julho 30, 2018, 12:02:35, 12:02 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Julho 30, 2018, 13:38:23, 13:38
Responder #18

dfelix

• 5006
Por vezes até gente que nada tem que ver com o assunto...intervém.

Tal como por vezes até ajudam ... se estiverem convencidas que é o dono a deslocar uma moto avariada para a oficina!  :)

Julho 31, 2018, 13:24:52, 13:24
Responder #19

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Também pode acontecer, sim senhor...

Já conteceu inclusivamente com autoridades a ajudar o gatuno. :)

Mas referia-me à situação de se perceber a ocorrência de um furto.

Dalai Lama

Agosto 22, 2018, 19:26:03, 19:26
Responder #20

2low

• 5464
Há algo que não percebo.

Há dinheiro para comprar uma mota de 19000€, mas pagar 15 ou 20€ para num evento destes a deixar num parque privado com vigilância por exemplo já não. Assim também entregam o ouro ao bandido

com ou sem gastos em procurar garagens com ou sem vigilância não serve de grande coisa... cada vez mais se vê roubos de motos e carros e quase todos vindos lá de fora.
de onde são roubados/as dá para perceber que não há limites e que roubam de qualquer lado quando querem!

especulando suspeito de alguém relacionado com imtt e alfandega que possa ter ou estar associado a algum grupo organizado... com o provavelmente roubo depois ir parar a outro país com matricula estrangeira...

isto para mim faz sentido mediante os roubos de bmw precisamente com os que vêm lá de fora e depois ganham matrícula portuguesa.

a não ser que sejam os próprios stands que ficam com copia de chaves...

é preciso ter mesmo muito cuidado a quem se compra um veículo vindo lá de fora... há por aí muita gente sem escrúpulos e o vale tudo!

já agora... das motos roubadas... quantas as que não vieram de fora?!

Aparentemente não estava enganado…
Existe mesmo roubo com recurso a aparelhos tipo "GPS tracker" e com grande certeza todos veículos vindos lá de fora…

https://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/artigos/tecnologia-era-recurso-para-gangue-roubar-carros-de-luxo

Só assim se compreende como tantos carros e motos são roubadas de garagens…

Resta aparecer uma noticia qualquer a informar que X pessoas que trabalham nas alfandegas foram presas por serem cumplices em esquemas de roubos de veiculos importados...
Querem ver...?!