Autor Tópico: A verdade sobre a qualidade Japonesa  (Lida 21100 vezes)

Julho 31, 2018, 20:38:57, 20:38
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Alguns meios de comunicação social Americanos não perdem uma chance para apontar aos outros aquilo em que também não lhes falta de maus exemplos.

E a coisa vai até para lá da qualidade daquilo que fazem... Falo da própria superioridade sentida.

Mas voltando ao tema...

Meio Mundo tenta enganar meio Mundo!

Seja o Japão, os EUA, a Europa... nós (consumidores) somos vistos como o meio para alcançar o lucro.

Por vezes empresas cometem patifarias p'lo meio...

Alguns Japoneses também só olham para o lucro. No fundo...vão-se adaptando ao que vão percebendo na concorrência. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 31, 2018, 21:41:35, 21:41
Responder #2

pedroareias

• Visitante
Há um nivelamento por baixo.

Estou convencido de que uma moto feita em condições e para durar 10 anos, iria ficar por 50 ou 60k€ e nenhum consumidor a compraria.

É a sociedade de usar e deitar fora.

Agosto 01, 2018, 01:23:21, 01:23
Responder #3

dfelix

• 5004
Estou convencido de que uma moto feita em condições e para durar 10 anos, iria ficar por 50 ou 60k€ e nenhum consumidor a compraria.

O que entendes por "ser feita para durar 10 anos"?
 :pensador:

Já tive motos que em períodos de 5/6 anos sofreram uma utilização mais abusiva que muitos motociclistas "normais" dão em 20... e aguentaram a bomboca.
Uma delas recentemente até andava pelo OLX com bastante menos quilómetros do que quando a vendi!
 :D

Agosto 01, 2018, 09:20:03, 09:20
Responder #4

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
O mercado está cheio de tentações...que se renovam ano após ano.

Isto para dizer que se hoje estamos +/- "confortáveis" com aquilo que temos, amanhã podem as circunstâncias de um negócio trocar-nos as voltas.
Estou a dizer isto e tenho o sentimento de manter também aquilo que tenho. Mas a verdade é que o dia de amanhã revela surpresas que nos tentam... :)

Quem sabe se não haverá mudança da tua parte para outra Tracer...eléctrica, dentro de metade desse tempo.
Os Japoneses, com qualidade ainda suficientemente boa ou não, são extremamente hábeis em lançar produtos no mercado capazes de tentar qualquer consumidor.
« Última modificação: Agosto 01, 2018, 09:22:10, 09:22 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 12:53:13, 12:53
Responder #5

pedroareias

• Visitante
Recordam-se disto certamente, para mim um sintoma do assalto aos bolsos dos clientes, típico de certas marcas.

Antigamente chamava-se gato por lebre:

Nem a FIAT, que estava na falência, se rebaixa a vigarizar os clientes:

« Última modificação: Agosto 01, 2018, 13:13:47, 13:13 por pedroareias »

Agosto 01, 2018, 13:04:42, 13:04
Responder #6

pedroareias

• Visitante
Os Japoneses da Kobe steel falsificaram, durante 10 anos pelo menos, os dados relativamente às propriedades dos materiais.

Depois de lerem o NYTimes, voltem ao vídeo do Honda "4x4" aldrabado. É uma questão cultural, enganar o "Ocidente".

https://www.nytimes.com/2017/10/10/business/kobe-steel-japan.html

E se tiverem dúvidas, a Mitsubishi também falsificou dados:
https://www.ft.com/content/a023d962-d03c-11e7-b781-794ce08b24dc
« Última modificação: Agosto 01, 2018, 13:16:37, 13:16 por pedroareias »

Agosto 01, 2018, 13:43:57, 13:43
Responder #7

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Os Japoneses, como dizia atrás, também fazem das suas sacanices. :)
Mas são coisas que existem por toda a parte, parece-me... A Honda fará partifarias como as demais!  :nice:

O mercado automóvel está pejado de casos, com fabricantes de todo o Mundo.
No caso concreto do vídeo do CR-V já o conhecia e o software parece que foi alvo de update após tomaram conhecimento da situação: "But Honda did listen to our criticism and they shortly after offered all their customers in Sweden a software update to eliminate the problem.
We then tested the CR-V again with the updated software and the problem with the 4WD system was gone. CR-V was now able to run up the hill on the slippery surface."

Tomar "gato por lebre" não seria afinal não ser de todo um 4x4?

Ainda sobre o tema, a pergunta que me coloco é se alguns casos de fraude (e que refoço novamente que existem) são o bastante para tomar toda a indústria de determinado país como estando num declínio acentuado. Neste caso o Japão...como poderia ser a França ou a Alemanha com os casos conhecidos do Dieselgate.  :pensador:

Isto acaba por dar razão ao poeta Charles Bukowski (que aqui faço na alusão aos vários orgãos sociais que o mencionam), que disse o seguinte e aqui deixo em Português:

"A raça humana exagera tudo: Os seus heróis, os seus inimigos, a sua importância".

Dalai Lama

Agosto 01, 2018, 14:35:09, 14:35
Responder #8

Hemisaro

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
E nas motas, há artigos sobre?
Hoje em dia com os controlo de tração, abs, controlo de travagem/distribuição, tantas outras opções electrónicas, é sempre importante ser feitas essas validações.

O X-Trail parecia que lhe faltava o diferencial autoblocante :D
O Tiguan jasus também...

Agosto 01, 2018, 20:16:02, 20:16
Responder #9

VictorLeal

• Visitante
Artigos da Blomberg , do Financial Times , BBC e outros que tais. Isto não é imprensa Americana é imprensa globalista e vale o que vale. Para mim vale 0.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Agosto 01, 2018, 21:18:04, 21:18
Responder #10

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Artigos da Blomberg , do Financial Times , BBC e outros que tais. Isto não é imprensa Americana é imprensa globalista e vale o que vale. Para mim vale 0.

O tópico nem é relacionado com motos, nem percebo a sua intenção.

Quanto ao assunto, ficaria melhor no cantinho da conspiração.

Agosto 01, 2018, 21:25:15, 21:25
Responder #11

VictorLeal

• Visitante

O tópico não fui eu que o lancei, se não tem nada a ver com motas também sou alheio, se não percebe, escusava de comentar e se é teoria da conspiração ou não é a minha opinião que merece respeito sob pena de a sua também não ser respeitada. Mas para que perceba o que quis dizer foi que não confio nas fontes citadas que a meu ver têm mais com interesses económicos que com a realidade. Podia pedir simplesmente para eu explicar em vez de me atacar chamando-me lunático da teoria da conspiração, simplesmente porque não concorda ou não entende. Partir logo para a ofensa nem é novidade aqui nos fóruns, portanto nem pela originalidade primou.
Mais alguma explicação, contacte por mensagem que a gente fala.

« Última modificação: Agosto 01, 2018, 21:50:22, 21:50 por VictorLeal »

Agosto 01, 2018, 23:00:15, 23:00
Responder #12

Africandruglord

• **

• 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures

O tópico não fui eu que o lancei, se não tem nada a ver com motas também sou alheio, se não percebe, escusava de comentar e se é teoria da conspiração ou não é a minha opinião que merece respeito sob pena de a sua também não ser respeitada. Mas para que perceba o que quis dizer foi que não confio nas fontes citadas que a meu ver têm mais com interesses económicos que com a realidade. Podia pedir simplesmente para eu explicar em vez de me atacar chamando-me lunático da teoria da conspiração, simplesmente porque não concorda ou não entende. Partir logo para a ofensa nem é novidade aqui nos fóruns, portanto nem pela originalidade primou.
Mais alguma explicação, contacte por mensagem que a gente fala.

Claramente não percebeste que o quote era a reforçar o que foi dito, tipo, por ti.

Não me precisas de tratar por voce que não sou nenhuma tia.

"a sua intenção" não era a tua intenção, era a intenção do tópico em si, que considero banal e altamente faccioso.
Lá está, a mania de tratar os outros por excelências para nos armarmos em finos, e depois na compreensão básica de um texto, falha-se.
« Última modificação: Agosto 01, 2018, 23:05:38, 23:05 por Africandruglord »

Agosto 01, 2018, 23:01:16, 23:01
Responder #13

pedroareias

• Visitante
1 - Alegam que as notícias são falsas:

1i) A Kobe Steel admitiu as falsificações https://www.reuters.com/article/us-kobe-steel-scandal-ceo/kobe-steel-admits-data-fraud-went-on-nearly-five-decades-ceo-to-quit-idUSKBN1GH2SM

1ii) A Mitsubishi admitiu as falsificações https://money.cnn.com/2017/11/23/news/companies/mitsubishi-materials-false-data-kobe-steel/

1iii) Toray (fibra de carbono) admitiu as falsificações: https://www.forbes.com/sites/jwebb/2017/11/28/another-japanese-corporate-scandal-carbon-fibre-supplier-toray-falsified-product-data/#47df9133354f

Querem que eu continue.

2 - Alegam que este tema "não tem nada a ver com motos". Nada, nadinha, as motos que andamos a comprar não são de marcas Japonesas nem são feitas com materiais que levantam suspeitas.

Sabem quem é que me levantou a curiosidade? Num concessionário Honda (não vou dizer qual) um mecânico disse-me que há fundições cheias de defeitos e que partem facilmente.

Duvido que em projecto tenham especificado esses materiais. Foi a juzante e estamos a comprar lixo.

Agosto 01, 2018, 23:44:17, 23:44
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Pergunto, Pedro: Estarão esses casos de materiais vendidos por empresas no Japão e para motociclos também eles Japoneses, de alguma forma relacionados com o que ocorreu ocasionalmente em motos de marcas Europeias?

Pode dar-se o caso de a produção das mesmas (como aconteceu p.ex. com o caso dos airbags da Takata), ter repercussões a nível Mundial?

Se sim...quem comprou aço à Kobe Steel? Todas ? Algumas? Apenas circunscrito ao mercado de origem?

E até que ponto pode vir ainda a ter implicações futuras?

Vejo relevância no tema com os dados (links) avançados anteriormente. Existe matéria relevante antes postada, especialmente quanto às implicações da fraude no sector dos motociclos. Que é no fundo o que por aqui se discute. :) :nice:
« Última modificação: Agosto 02, 2018, 00:18:58, 00:18 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 00:01:48, 00:01
Responder #15

pedroareias

• Visitante
Sapiens21:

Pois, não defendo Países, Continentes, marcas ou grupos.

Tento defender quem compra, que somos nós.

Parece-me (mas posso estar muito enganado) que apenas alguns modelos de algumas (poucas) marcas são minimamente aceitáveis para o consumidor.

Agosto 02, 2018, 00:40:32, 00:40
Responder #16

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Essa acaba por ser uma afirmação que, dada a "condicionante" de vários componentes colocados em diferentes motociclos serem na realidade fabricados fora da sua total alçada, pode revelar que aquilo que se pensa... não será bem assim. :)

Sustenta esta ideia a ocorrência de situações com diferentes fabricantes e que depois muitas vezes levam a uma recolha de milhares de unidades. Seja para trocar coisas tão pequenas como um fusível, ou então componentes da própria segurança, como na travagem...ou até mesmo a troca das suspensões como aconteceu com unidades da KTM 1290 Super Adventure, juntando-se ao barulho ainda uma nova unidade de software para controlo das suspensões.

As marcas estão dependentes de muitos fornecedores e algumas vezes as coisas correm mal e acaba por ser a marca de um motociclo a pagá-las...mesmo competindo ao seu fornecedor ter testado o produto encomendado (a que não deixa de ser alheia a quota parte de testes por parte de uma marca de motociclos em assegurar o seu produto)..

É o Mundo Globalizado... :)

Um relé é fabricado a 2.000kms do local de montagem de uma moto, mas no final pode ser esse pequeno componente que custou uns cêntimos, a causar um problema catastrófico e, em última instância, a inflamar um fórum que se vê confrontado com a explicação do proprietário que no dia anterior ficou parado na berma da estrada à espera do reboque.

Resumimdo: Tem de funcionar muita coisa bem para que não haja chatices...inclusivamente para os nomes mais "sonantes". ;)

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 07:42:24, 07:42
Responder #17

VictorLeal

• Visitante
Pedro Areias concordo em parte contigo e acho que o tema é do nosso interesse, nunca disse que as notícias são falsas, apenas tendenciosas. Em termos de qualidade tem havido um decréscimo é verdade, mas os japoneses nem são os piores. Acho mais grave o caso da BMW por exemplo que é uma marca premium e se faz pagar como tal e agora anda a equipar modelos com motores feitos na China e na Índia em que a única coisa de BMW que tem é o emblema. E eu até sou fã da marca e gosto da qualidade nos carros. Concordo totalmente contigo quando dizes que o que nos deve mover são os nossos direitos como consumidores e não defender marca alguma. Até apontar defeitos da mota que compramos para que a marca possa corrigir nos próximos modelos como tem vindo a acontecer em algumas marcas.

Agosto 02, 2018, 09:03:41, 09:03
Responder #18

Hemisaro

• **

• 291
Sapiens21:

Pois, não defendo Países, Continentes, marcas ou grupos.

Tento defender quem compra, que somos nós.

Parece-me (mas posso estar muito enganado) que apenas alguns modelos de algumas (poucas) marcas são minimamente aceitáveis para o consumidor.

E quais são esses modelos e marcas? Tens essa indicação?

E em relação às fundições com defeitos e que partem facilmente, em que modelos foi referido que existiam? Podes referir quais são? Ou o mêcânico não especificou?

É que se assim é, parece-me ser do (maior) interesse dos consumidores terem essa informação (já para não dizer o mais rápido possível), até para se saber que remessas foram afetadas, se foram em determinado(s) ano(s), que séries de produção, etc.

Agosto 02, 2018, 09:35:41, 09:35
Responder #19

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
A ideia até já está tão bem enraizada e tudo. Perguntem à maioria da população motociclista o que acha de uma mota com 60000km....

Sim. Acontece haver essa ideia de um motociclo tendo uma quilometragem com alguns dígitos.
Não vejo é esse pensamento "enraizado" pensar muito numa possível falha de componentes por levantarem suspeitas, como avançado atrás.

Creio que de uma forma geral, acaba por ser bem mais na base do motor ter uma grande quilometragem.
O resto não vejo ninguém a pensar muito nisso... Eu pessoalmente também não, admito.

Não deixo no entanto de ver com interesse o tema discutido e, como avançado por um companheiro atrás, também gostaria de saber - havando esse levantamento ou identificados que estejam - quais os motociclos que podem "falhar" pela inclusão de componentes falsificados.

Se é para ir na estada e os 270Kg da minha moto me atirarem para uma valeta, pelo menos gostaria de saber... :)

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 10:23:29, 10:23
Responder #20

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
O Areias é contra a economia de mercado  :D

Os construtores cada vez mais vão evoluir no sentido de fazer produtos menos duráveis. Há sempre inovação a ser disponibilizada, novos modelos de motas, nova eletrónica, novos motores... se fizerem motas que ao fim de 6 ou 7 anos estão como novas, onde vai estar o estimulo para o consumidor trocar?

A ideia até já está tão bem enraizada e tudo. Perguntem à maioria da população motociclista o que acha de uma mota com 60000km....

O Areias não parece que esteja incorrecto na maneira de pensar…

Ora deixa cá fazer-te um boneco para te explicar e tentares perceber a coisa:

-Produtos descartáveis acabam por gastar mais recursos naturais e transformados (plásticos, metais, etc...)
-Produtos duradouros acabam por gastar menos recursos naturais e transformados (plásticos, metais, etc...) tanto que só se vai substituindo peças que necessite
-Produtos descartáveis gastam mais energia na produção num menor tempo porque por exemplo para alguém que queira ter moto durante 30anos, com um produto descartável terá de se gastar mais energia na produção de pelo menos 10 ou mais motos enquanto que se o produto for duradouro... nesses mesmos 30anos, talvez só se gaste energia na produção de apenas 3/4 motos...

Quando realmente começar a escassear as matérias primas/naturais e posterior impossibilidade de transformar então depois não bastará apontar o dedo a estes seres criminosos e sem escrúpulos que só vivem em redor do CIFRÃO!

Já agora... falam na *Modere a sua linguagem* do petróleo só por causa da porcaria dos veículos mas já pensaram naquilo que não se pode fazer sem petróleo?
"Produtos derivados do petróleo: Combustíveis (gasolina, diesel/gasóleo, combustível de avião) | produção de plásticos | produção de alimentos (forma direta – corantes, flavorizantes e conservantes – ou indiretamente – fertilizantes artificiais e pesticidas) | tecidos sintéticos | pavimentação de estradas e ruas (asfalto) | Produtos de limpeza | Medicamentos | Lubrificantes | Borracha sintética | Cosméticos"

E Dmanteigas... deixarás de poder usar os teus fatos de Latex ou usares preservativos quando vais ao Trumps :stuck_out_tongue_winking_eye: :lolol:

Mas voltando ao assunto...

Também estou na mesma linha de pensamento do Areias, prefiro procurar algo bom mesmo que usado do que ter uma incognita novissima - já fiquei escaldado com um péssimo exemplar de motorizada 125cc entre outras coisas...

Por exemplo... só não tenho uma Mercedes carrinha E320cdi/E270cdi/E220cdi de 2001/2002 por ser uma autentica banheira feia feia feia mas que sei que é do mais fiavel que há, sei!
Conheço bastantes casos de pessoas que têm um custo anual em manutençao anual de apenas 500€ quando na Passat tambem fiavel esse custo anual aumenta para uns 850/1500€ (custos de apenas manutençao / oficina / peças desgaste / pneus...)
E tambem sei que a Triumph Sprint ST1050 que tenho, apesar de ser uma excelente moto não se enquadra neste grupo de veiculos que nao dao chatiçes e com reduzidos custos de manutençao...pois a Sprint...precisa de miminhos para nao dar chatiçes e se nao dermos os miminhos as reparaçoes sao bem dispendiosas...
Mas lá está...como o Dfelix disse num outro topico recente... é de forma consciente que gosto e uso a minha Sprint!

Vamos ver como se comportam os best sellers nos proximos anos... entao as novidades cheias de paneleirices electricas vamos ver a fiabilidade que trazem as novas motos ...
Já agora...em off topic sobre o DB do enrike em que se transformou num serio e interessante debate sobre GS1200 e Tracer900... porque razao a novissima GS1200 tem um botao de SOS? só porque provavelmente nao é assim tao fiavel...  :lolol: :lolol: :lolol: é como aquilo dos 4 piscas... só tem quatro piscas uma moto que avaria...  :lolol: :lolol: :lolol:

« Última modificação: Agosto 02, 2018, 10:24:59, 10:24 por 2low »

Agosto 02, 2018, 10:45:58, 10:45
Responder #21

Svitre

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia

Agosto 02, 2018, 11:16:17, 11:16
Responder #22

pedroareias

• Visitante
Ainda bem que falam nos automóveis. Também ocorre a tal obsolescência 'programada', mas não é com o mesmo descaramento.

O consumidor de motos está no fim da cadeia de consumo.

Se os automóveis BMW tivessem fracturas catastróficas como foi o caso de muitas GS1200 na suspensão frontal e na transmissão, teria sido um escândalo com consequências mundiais para a marca.

Se eu comprasse um carro e a tinta levantasse como ocorreu na Harley que o Sapiens21 mostrou, seria uma imagem a percorrer o mundo inteiro.

E ferrugem? Eu não entro no meu carro e encontro a porta ou o tejadilho cheios de ferrugem porque não usei ACF50! Seria um escândalo de proporções épicas.

Mesmo os escapes dos automóveis, espero que não enferrujem durante pelo menos 10 anos. Há motos com pontos de ferrugem no escape passados meses (!) de saírem do stand.

E 60000km é muito para uma moto? Conheço quem faça 60000km por ano de carro. Ninguém aceitaria menos de 250000-300000 km num carro antes de existirem problemas básicos no motor.

Eu sei que vão aparecer agora os "maluquinhos" da Internet com imagens de ferrugem nos carros. Ferrugem em carros galvanizados com menos de 20 anos foram reparações mal realizadas.

Se têm dúvidas olhem para os rails de protecção das Autoestradas. Alguns começam a oxidar passados 25 anos... não foram 2 meses.

Agosto 02, 2018, 11:17:47, 11:17
Responder #23

2low

• 5457
2slow, o 520d do meu pai tem botão SOS e nos 180000km que fez desde 2009 nunca foi preciso usar... isso não quer dizer nada  ::P:

Olha a tua Sprint não tem botão nenhum mas da forma como falas se calhar precisava  :diabolico:

No usado o risco de encontrar algo que seja um cangalhote prestes a ir para a sucata ainda é maior... se a solução está aí, coitados de vós. Aqui a questão é mesmo aprender a viver com isto. Que as coisas não foram feitas para serem duráveis.

A CB750 do meu tio tem 24 anos e ainda circula. Mas depois conduzes aquilo e olhas por exemplo para atual CB1000R... e por muito durável que ela seja, pensas sempre que na atualidade o que tu queres é aquilo e não uma mota que está completamente desatualizada para os padrões atuais. Faz parte, só temos de saber viver com isso. Ninguém espere hoje em dia comprar uma mota e esperar que elas durem 200000km como as velhinhas CB500.

pah… na minha Sprint metendo um display digital e fica mais que actual mas tal como está e como já o Dfelix disse, aquele computador de bordo é do mais completo que há!
Lampadas LED… a traseira da minha Kawasaki ER6F é totalmente em LED e é de 2009... até o farolim traseiro da minha Sprint é já em LED e é de 2006... os piscas não mas posso alterar…
De resto… para ficar actual posso meter uns pneus mais modernos…
Ou só é actual se for nova? mesmo que tenha a mesma tecnologia de muita coisa nova que por agora se vende…?!

Já agora, Manteigas, esse 520d como é nas manutenções? é carote ou é como nas motos BMW, de envergonhar as outras motos com preços tao baixos?

Agosto 02, 2018, 21:32:18, 21:32
Responder #24

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)

(...)

:)

Haverá bem pior noutros sectores, de certeza...

E depois temos de ver que existem diferenças entre p.ex. um motociclo de baixo custo de uma marca indiana TVS, em que é tudo reduzido ao essencial...por contraponto ao cuidado que uma marca tem perante outro tipo de consumidor, como o Europeu.

Percebo a relação (se a mensagem subliminar é essa) com o lucro e que sejamos apenas o meio para o alcançar. As empresas querem que o ano seguinte seja melhor que o anterior em termos de ganhos e se calhar algumas coisas onde podem cortar... cortam. :)

Mas entre isso (lucrar com o consumidor) e a importância colocada no mesmo e na expectativa criada  no aprimorar do produto apresentado, existe alguma distância.  :nice:

Somos o elemento final (comprador), é certo. Mas precisam de nós como tudo...  :nice:

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 22:47:03, 22:47
Responder #25

pedroareias

• Visitante
Sapiens21:

Estás habituado a uma moto que custava 15000€ quando era nova.

Quase uma Scooter a um preço alto justificado pela qualidade que tem, sem dúvida.

Agora, imagina que a Honda te propõe uma Integra 750 tecnicamente idêntica ao modelo existente por 20000€ e diz-te que usaram melhores materiais.

Apenas melhores materiais por mais 11000€.

Compravas?

(....)

(...)

:)

Haverá bem pior noutros sectores, de certeza...

E depois temos de ver que existem diferenças entre p.ex. um motociclo de baixo custo de uma marca indiana TVS, em que é tudo reduzido ao essencial...por contraponto ao cuidado que uma marca tem perante outro tipo de consumidor, como o Europeu.

Percebo a relação (se a mensagem subliminar é essa) com o lucro e que sejamos apenas o meio para o alcançar. As empresas querem que o ano seguinte seja melhor que o anterior em termos de ganhos e se calhar algumas coisas onde podem cortar... cortam. :)

Mas entre isso (lucrar com o consumidor) e a importância colocada no mesmo e na expectativa criada  no aprimorar do produto apresentado, existe alguma distância.  :nice:

Somos o elemento final (comprador), é certo. Mas precisam de nós como tudo...  :nice:

Agosto 02, 2018, 23:15:14, 23:15
Responder #26

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Para o tipo de cliente que sou...a resposta seria não. Outros haverá diferentes (não muitos de certeza) e que prescindiam de comprar por um par de anos alguns capacetes de topo, avançando para a compra de tal motociclo. :)

Provavelmente ter-me-á passado ao lado na relação com o que escrevi atrás (confesso que estou cansado e as temperaturas estão, mesmo a esta hora...absurdas), mas uma marca de consumo não deve ganhar muito a lançar produtos de nicho. Terá outros propósitos...mas lucro suplementar à custa do consumidor - no caso de muitas marcas - não estou a ver... Falo concretamente no caso de um modelo como o indicado e nessa ordem de valores. :nice:

Dou o exemplo da minha moto, cujo período de produção foi muito curto e com poucas unidades (comparativamente com a maioria) a saírem de fábrica.

Era claramente um produto que se enquadrava como motociclo de nicho, e chegadas aos concessionários...o que antes era limitado, ainda se tornou mais. :)

Os ganhos da marca nem sei se cobriram as despesas com tal (moto)morfose que aqui tenho.  :)

Dalai Lama

Agosto 02, 2018, 23:20:24, 23:20
Responder #27

2low

• 5457
mas é uma bela moto...morfose!

:ok: :convivio:

Agosto 02, 2018, 23:44:48, 23:44
Responder #28

pedroareias

• Visitante
Motos como a DN-01 fizeram o nome Honda.
Estou convencido que a CrossTourer é do mesmo calibre e foi relativamente mal sucedida no mercado.

A relação com o que escreveste é simples: o consumidor é vítima mas também é co-responsável pelo status-quo.

Ao acreditar que quanto mais barato melhor compra está a promover o ciclo do lixo.

E o ensaio da ferrugem? Convém haver algum fundo de maneio para comprar as placas de aço (eu forneço o resto).

Será que o fundo do CPMoto dá para comprar 4 pequenas placas de aço de forma a divulgar resultados inéditos e promover o fórum?

Para o tipo de cliente que sou...a resposta seria não. Outros haverá diferentes (não muitos de certeza) e que prescindiam de comprar por um par de anos alguns capacetes de topo, avançando para a compra de tal motociclo. :)

Provavelmente ter-me-á passado ao lado na relação com o que escrevi atrás (confesso que estou cansado e as temperaturas estão, mesmo a esta hora...absurdas), mas uma marca de consumo não deve ganhar muito a lançar produtos de nicho. Terá outros propósitos...mas lucro suplementar à custa do consumidor - no caso de muitas marcas - não estou a ver... Falo concretamente no caso de um modelo como o indicado e nessa ordem de valores. :nice:

Dou o exemplo da minha moto, cujo período de produção foi muito curto e com poucas unidades (comparativamente com a maioria) a saírem de fábrica.

Era claramente um produto que se enquadrava como motociclo de nicho, e chegadas aos concessionários...o que antes era limitado, ainda se tornou mais. :)

Os ganhos da marca nem sei se cobriram as despesas com tal (moto)morfose que aqui tenho.  :)

Agosto 03, 2018, 02:04:49, 02:04
Responder #29

dfelix

• 5004
E tambem sei que a Triumph Sprint ST1050 que tenho, apesar de ser uma excelente moto não se enquadra neste grupo de veiculos que nao dao chatiçes e com reduzidos custos de manutençao...pois a Sprint...precisa de miminhos para nao dar chatiçes e se nao dermos os miminhos as reparaçoes sao bem dispendiosas...

Olha que problema poderá estar nesses miminhos...
Sério! Algumas parece que gostam é de ser mal tratadas!

Digo isto porque a minha experiência com a Triumph foi precisamente o oposto.
Depois de algumas decepções com motos que à partida seriam bastante fiáveis e que foram sempre tratadas com carinho... decidi cometer uma loucura:
Fui buscar um modelo que sempre desejei. Para usar e abusar sem preocupações.
O lema foi: "Quando partir... partiu!"
Foi moto do dia-a-dia levada regularmente ao limite. Fez trackdays. Viagens. Até offroad!
E a realidade é que acabou por ser a moto mais fiável que já tive até hoje. Tal como a que mais gozo me deu. E mais saudades deixou.

Com a bmw já me contenho mais. Durante algum tempo levou o mesmo tratamento e ás custas disso tem as suas marcas de guerra.
Mas a partir de certa altura comecei a sentir que a deveria preservar. É que apesar de enquanto moto não ser nada de especial, é um modelo relativamente raro e tem certas especificidades que a tornam numa potencial futura clássica.

Já com a Scrambler... quando partir, partiu!

pah… na minha Sprint metendo um display digital e fica mais que actual mas tal como está e como já o Dfelix disse, aquele computador de bordo é do mais completo que há!
(...)
De resto… para ficar actual posso meter uns pneus mais modernos…
Ou só é actual se for nova? mesmo que tenha a mesma tecnologia de muita coisa nova que por agora se vende…?!

A tua moto na altura já estava equipada com muita coisa que só agora começa a ser standard!
OK, a maior parte dos construtores estão actualmente a seguir a tendência de introduzir dashboards em LCD não só porque são apelativos mas também porque são muito baratos de produzir. Mas a informação é essencialmente a mesma que já tens, apenas apresentada de forma diferente.

Onde a tua moto poderá se considerar algo "desactualizada" será nas suspensões.
Na altura já não eram propriamente maravilhosas. E no presente a tendência é que motos destas características estejam equipada regulações electrónicas e comportamento activo ou semi-activo. Mas as que têm fazem-se pagar bastante caro por isso.
Ainda assim, não vejo razão para que essas não sejam competentes o suficiente para um uso normal.
Claro que isto envolve manutenção. Algo que muito provavelmente a tua nunca teve.

Quanto aos pneus... pelo que já li aqui escrito por vários membros, a substituição dos que tens só peca pela tardia.

Mas daqui a 5/6 anos tem um problema com ela e tenta arranjar peças...

Olha que não...
Há 2 ou 3 anos atrás um conhecido meu mandou um valente estoiro com uma speed dos finais de 90 e havia todas as peças para encomenda.
Coisas como ópticas, aranha e alguns plásticos mandou logo vir...
A parte mais chata foi o motor: Pois este ao bater num passeio partiu cárters e estragou uma data de coisas lá dentro.
E o problema nem era a falta de peças, mas sim a soma do custo destas ficar mais caro que uma moto nova.
(E isto acontece com praticamente todos os modelos de todas as marcas, daí que qualquer acidente da treta resulte em perda total do veículo)
Ainda assim, desenrascou um motor recondicionado através daqui por uma fracção do orçamento.

Já no passado quando a minha por volta dos 180 mil começou a dar estalos por desgaste na embraiagem do motor de arranque, facilmente arranjei através destes gajos uma usada em bom estado.

Agora, imagina que a Honda te propõe uma Integra 750 tecnicamente idêntica ao modelo existente por 20000€ e diz-te que usaram melhores materiais.

E quem garante que não é possível melhor qualidade de materiais... por um preço idêntico?
Acredito que este tipo de decisões passam muito pelo R&D e respectiva estratégia.

Já que alinhei no offtopic do 2low falando de Triumph, posso dar um exemplo muito idêntico que se passou com a mesma marca:

A Speed Triple que comprei nova em 2006 tinha um pvp de 10.600 EUR.
No ano seguinte, o mesmo modelo não sofreu alterações evidentes. Tal como o preço.
No entanto, houve diferenças significativas na qualidade dos materiais!
As mais evidentes foi a substituição do depósito que era em plástico por um de metal. E toda a linha de escape por uma nova unidade com melhores soldaduras e um inox que não fica tão facilmente amarelo como o antecessor.

O que é que mudou para isto acontecer?
Ao passo que as de '05/'06 eram fabricadas em Hinckey, a partir '07 continuaram a ser lá produzidas mas com diversos componentes provenientes das instalações que tinham acabado de inaugurar em Taiwan.

Esta deslocação permitiu jogar com o mais baixo custo de produção ao mesmo tempo que subiram a qualidade garantindo no final um melhor produto por um preço idêntico.

A Triumph e a Ducati neste aspecto têm mostrado ser bastante inteligentes.
« Última modificação: Agosto 03, 2018, 02:08:11, 02:08 por dfelix »

Agosto 03, 2018, 14:01:33, 14:01
Responder #30

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
mas é uma bela moto...morfose!

:ok: :convivio:

Sei que não se trata de uma moto que reúna o agrado de muitos. Mas desde que o seja para o dono (e mais um ou outro que a saiba apreciar sem vontade de me a levar) :) dou-me por contente.
É uma das motos que é tida por uma das mais conhecidas publicações Inglesas como sendo uma futura clássica que valorizará. A qualidade de construção aqui mencionada no tópico ajudará a isso, por certo.
Um dia destes publico todas aquelas que estão no lote e encaradas como motos a não vender...

(....)
A relação com o que escreveste é simples: o consumidor é vítima mas também é co-responsável pelo status-quo.

Ao acreditar que quanto mais barato melhor compra está a promover o ciclo do lixo.
(....)

Hum...

A diversificação naquilo que o consumidor procura não o vejo como sua "culpa" exclusiva...mas o teres mencionado como co-responsabilidade tende a abrir o horizonte da ideia.  :)
Coloquei entre aspas "culpa" por entender que a sociedade leva a que tenha mesmo de haver escolhas e concessões, coisa que a maioria dos fabricantes também sabem e por isso propõem veículos a pensar em todas as carteiras.

Depois e conforme o tipo de motociclo de que se esteja a falar...a qualidade não é toda igual.

Tomando o exemplo da BMW com a 310R (felizmente já a consegui ver passado tanto tempo no mercado), a qualidade de muitos materiais não é a mesma - assim como muitos componentes não o são de todo - por comparação àqueles que se encontram numa S1000XR. O custo acrescido está mais do que justificado e não circunscrito apenas à análise de um motor mais potente.

Agora...se me for dito que existem consumidores que acreditam que quanto mais barato comprarem melhor... Pois...
Eu já tive a minha dose de erros no passado (quem não os teve que atire já a primeira pedra...), mas colocando de parte excepções à regra que existem em tudo, comprar de entre o mais barato que o mercado pode oferecer pode revelar-se um valente erro.

Até colocava aqui uma foto de um modelo que vi há bem pouco tempo e que enquadrava perfeitamente no que acabo de dizer...
Mas para não ser tomado como anti chinese products (que não sou, já que sei separar as coisas), prefiro não o fazer. :)

(....)
Ao passo que as de '05/'06 eram fabricadas em Hinckey, a partir '07 continuaram a ser lá produzidas mas com diversos componentes provenientes das instalações que tinham acabado de inaugurar em Taiwan.
(....)

Taiwan?
Desconhecia...

(....)
Esta deslocação permitiu jogar com o mais baixo custo de produção ao mesmo tempo que subiram a qualidade garantindo no final um melhor produto por um preço idêntico.
(....)

Esse é o grande GRANDE tema dentro do que foi lançado neste tópico e que merece destaque e abordagem (quiçá até autónoma).

Isto porque a questão de facto se impõe?

Com o cada vez maior número de fábricas fora dos países de origem (algumas com vários anos) e distribuídas pela China, India, Vietnam, Tailândia...será que a qualidade começa a ombrear - ou mesmo a ultrapassar - a que se consegue nas fábricas Europeias ou Japonesas?

Se acharem que é pertinente (e o Pedro não se importar desta ramificação de conteúdo), até posso iniciar um tópico autónomo já que tenho uma ideia de como o lançar...  ;)

Dalai Lama

Agosto 03, 2018, 14:45:39, 14:45
Responder #31

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
A globalizacao trouxe-nos uma serie de mudancas à nossa sociedade Ocidental.

Uma delas foi o desemprego e a diminuicao acentuada de rendimento, outra é a que certos produtos "para as massas" passaram a ter precos de venda competitivos, porque senao NAO VENDEM!

Portanto, as marcas que estao bem estabelecidas no mercado na gama mais alta, para competir na gama media e baixa tem de fabricar os seus produtos onde a mao de obra é mais barata e fazer bem as contas, porque senao corre o serio risco de estar a colocar em catalogo um produto que nao vai ter sucesso

Vejo isto acontecer nos mais diversas areas de actividade... nao é so nas motos  :nice:

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Agosto 03, 2018, 15:10:05, 15:10
Responder #32

dfelix

• 5004
Taiwan?
Desconhecia...

Segundo a informação disponível no site oficial da marca, a Triumph conta actualmente com 6 fábricas: 2 em Inglaterra.  3 na Tailândia. 1 no Brasil.

(Curiosamente até foi num almoço do CPMoto que o Morgas me chegou à razão relativamente a estes números... que estava convencido serem inferiores)

O teu amigo Velasquez até já andou a passear lá prós lados destas 3 fábricas.
No entanto, em vez de as visitar, ficou-se pelos stands...  :D

Segundo consta, no UK apenas são fabricados alguns componentes muito específicos que acabam por ser enviados para o oriente.
Praticamente todos os processos industriais decorrem em Taiwan.
Tal como é de lá que são expedidas para os respectivos mercados a maior parte das motos já devidamente concluidas.
Digo maior parte, porque a restante parte é encaixotada estilo IKEA e enviada para o UK e Brasil.

Isto significa que continuam a existir (poucas) "made in UK".
Desconheço os critérios. Deduzo que possa ter a ver com o mercado nacional ou com alguma espécie de controlo de qualidade.
(Ou simplesmente não ter que despedir pessoal)

Já no Brasil a opção é sobretudo fiscal.
No entanto, para usufruir desses benefícios a marca é obrigada a recorrer a um ou outro componente fabricado lá!
Portanto, as Triumph "made in Brasil" são todas elas montadas com componentes provenientes de Taiwan... excepto o kit de transmissão!  :D

Com o cada vez maior número de fábricas fora dos países de origem (algumas com vários anos) e distribuídas pela China, India, Vietnam, Tailândia...será que a qualidade começa a ombrear - ou mesmo a ultrapassar - a que se consegue nas fábricas Europeias ou Japonesas?

No caso da Triumph assistiu-se precisamente a um incremento da qualidade.

A Ducati tem seguido uma abordagem semelhante. Seja no fabrico de alguns componentes. Seja no fabrico de motos das gamas mais baixas.
No entanto, os motores continuam a ser produzidos em Itália.

Agosto 03, 2018, 15:22:28, 15:22
Responder #33

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)
Segundo a informação disponível no site oficial da marca, a Triumph conta actualmente com 6 fábricas: 2 em Inglaterra.  3 na Tailândia. 1 no Brasil.
(....)
Segundo consta, no UK apenas são fabricados alguns componentes muito específicos que acabam por ser enviados para o oriente.
(....)
Portanto, as Triumph "made in Brasil" são todas elas montadas com componentes provenientes de Taiwan... excepto o kit de transmissão!  :D
(....)

Não sei se percebi...

A Triumph tem fábricas em Inglaterra, na Tailândia e no Brasil....mas conta igualmente com algum processo de fabrico estabelecido em Taiwan??

Dalai Lama

Agosto 03, 2018, 15:43:25, 15:43
Responder #34

pedroareias

• Visitante
O DManteigas e o TMaxer estão precisamente focados no tema.

Esse tema abordei-o aqui: mencionei há vários meses o sistema das várias pseudo-"marcas brancas", como a Sym sendo a marca branca da Suzuki.

Há uma orquestração da relação consumidor/vendedor.

Para o cliente se sentir bem com a aquisição (atenunando o chamado buyer's remorse) inventou-se o value for money.
O cliente sente-se esperto, acha que o computador de bordo colorido compensa a péssima qualidade de construção.

"Tu com a BMW pagas a marca, com a Benelli TRK levas mais moto por menos dinheiro!"

Quando se referem aqui alguns aspectos qualitativos, aparecem vários "espertos" a gozarem com as pinturas e durabilidade como sendo secundárias.

Sendo os recursos fruto do trabalho e mesmo na abundância, convém ter cabecinha.

Senão vejamos: para uma pessoa com 1M€ no banco, 20000€ por uma mota não é uma gota-de-água. São 2% a menos no banco! Não se pode ir lá todos os dias tirar 2%.

Portanto quando vejo companheiros a gozarem com o que aqui se está a discutir, a mim parece-me irresponsabilidade e "Unaccountability".

O Value for Money é uma armadilha para cairmos que nem uns patinhos. Quando se goza com o conceito real de valor e qualidade, está-se a ser vítima da armadilha.

A globalizacao trouxe-nos uma serie de mudancas à nossa sociedade Ocidental.

Uma delas foi o desemprego e a diminuicao acentuada de rendimento, outra é a que certos produtos "para as massas" passaram a ter precos de venda competitivos, porque senao NAO VENDEM!

Portanto, as marcas que estao bem estabelecidas no mercado na gama mais alta, para competir na gama media e baixa tem de fabricar os seus produtos onde a mao de obra é mais barata e fazer bem as contas, porque senao corre o serio risco de estar a colocar em catalogo um produto que nao vai ter sucesso

Vejo isto acontecer nos mais diversas areas de actividade... nao é so nas motos  :nice:

Excelente post!  :nice: É uma opinião que partilho.

Acrescento também que temos vindo a observar uma alteração no mindset do consumidor, muito mais orientado para o "value for money" como lhe chamam os bifes em que cada vez mais o racional começa a ganhar peso na decisão de compra de carros, motas e semelhantes. Até culturalmente, as pessoas gostam de achar que fizeram um excelente negócio e que trouxeram muito por pouco (o que na maior parte das vezes nem é assim, porque nós levamos exatamente aquilo que pagamos, por muito que nos queiram convencer do contrário). Por isso é que motas como a Benelli TRK, a PCX ou a NC têm um sucesso comercial tão grande. Porque se enquadram perfeita neste conceito do "Value for money".

Agosto 03, 2018, 15:59:42, 15:59
Responder #35

pedroareias

• Visitante
Companheiro: estava a concordar inteiramente contigo.

Há o valor efectivo dos produtos, como referes e há o "value for money" no stand.

Vê lá este vídeo chocante:

O Value for Money é uma armadilha para cairmos que nem uns patinhos. Quando se goza com o conceito real de valor e qualidade, está-se a ser vítima da armadilha.

Pedro, isso não é de todo verdade. Eu não considerei de todo o "Value for Money" como algo errado na sociedade atual, mesmo que algumas marcas abusem e acabem por entregar porcaria sob este slogan. Mas o conceito em si faz todo o sentido!

E posso dar-te um exemplo até saindo das motas. Comprei os intercoms BT-S2 que custaram 30€ cada um (60€ os dois). São uns intercoms fantásticos para o preço que custaram. Qualquer um da concorrência facilmente se manda para os 200 e picos € e para o uso que eu lhes dou, considero que fiz um bom negócio porque por muito menos dinheiro trouxe algo que cumpre o propósito com pouco menos qualidade que algo que custa quase 10x mais. Isto para mim é a definição de "Value for Money".

Agosto 03, 2018, 16:05:17, 16:05
Responder #36

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
JAPAN: Quality Control...

Creio que a questão fulcral será esta, olhando novamente para o título. Que me corrijam se estou errado...

O que era antes (produto de fabrico e desenvolvimento Japonês...) ainda se manterá?

Não somente no caso dos motociclos obviamente, mas o impacto Mundial e a alta consideração pelo produto Japonês grangeado desde há umas décadas atrás...ainda se mantém e é efectivamente aplicado em cada produto, ou uma qualquer marca Japonesa (com a globalização que se lhe seguiu), de alguma forma "perdeu-se" / "rendeu-se" perante a incessante procura pelo lucro?

Dalai Lama

Agosto 03, 2018, 16:27:56, 16:27
Responder #37

Hemisaro

• **

• 291
E temos essas situações no meio motociclista?

Não é de todo de desprezar no meio automobilístico, mas reflecte-se nas motas?
Se sim, em que casos?

Aí atrás no tópico foram referidos que existiam casos, e não se deve estar a falar de marcas como a Daelim, Sym, em que já vi alguns modelos dessas marcas com muita oxidação, mas que não percebi quais eram ou são.

Agosto 03, 2018, 16:56:13, 16:56
Responder #38

Hemisaro

• **

• 291
Nem eu disse que era. Mas é qualidade (que falta) do material que a marca também devia controlar ou não?

Agosto 03, 2018, 17:18:13, 17:18
Responder #39

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Tratar-se-á de uma questão de compromisso com o tipo de modelo em que se insere cada motociclo e o preço final apontado.

Partindo do princípio que um qualquer motociclo não tem o seu desenvolvimento assente num folha de papel e que na verdade envolve diversos departamentos até que se chegue a um produto final, o mesmo acontecerá no momento da escolha dos materiais.

Assim sendo e percebendo uma lógica de continuidade, uma coisa é um processo final de controlo em fabrico, e outro é o da escolha (que pode ser largos meses antes), daquilo que virá a ser aplicado.

E é aí...nesse preciso ponto em que a malta se senta a uma mesa em reunião e decide o que quer gastar, as opções que tem, os tipos de materiais, a sua durabilidade e até mesmo adaptação ao próprio processo de fabrico e design final pretendido no motociclo, que a coisa acontece.

O "controlo" (se aqui se pode chamar aos dois momentos que distingui) será sempre da marca, mas existe um momento distinto em que vários departamentos - por certo até financeiro - dão a sua opinião sobre a qualidade/custo do material a aplicar...e existe outro controlo de qualidade em fase de testes a ocorrer em modelos de pré-produção e depois mais para o final em linha de montagem.

As minhas desculpas se não me fiz perceber...
« Última modificação: Agosto 03, 2018, 17:21:56, 17:21 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Agosto 03, 2018, 19:25:29, 19:25
Responder #40

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Cpntinuam a misturar os temas.

Os Japoneses como quaisquer outros estão no mercado para ganhar dinheiro.
O conceito da Qualidade também é subjectivo. O que tem qualidade para muitos não tem para outros ou melhor dizendo os limites da qualidade de uns são diferentes para outros.
Uma mota feita com materiais especificados para durar 10 anos de média ou 100,000km está dentros dos limites de qualidade, mas não quer dizer que a bitola é a mesma para todos.

Se isto é o que a concorrência faz porque tenho eu que fazer mais e ficar fora do mercado e ir a falência em seguida...

A HD em algumas motas faz para durar mais mas para outras seguramente que não.
A Honda não tem os mesmos standards de uma goldwind e uma NC.
A yamaha a mesma coisa, uma nikken não é uma MT qualquer.
Etc etc...

O "value for money" outro conceito que é subjectivo que  cada um interpreta livremente. Como já disse varias vezes uma coisa é o custo e outra é outra é o valor que o produto tem.

Misturar todavia mais onde se fabricam as motas se na europa ou no oriente que mais dá... vai dar tudo mais ou menos ao mesmo... oportunistas de primeira mas dão a possibilidade de concorrência e para alguns ter uma moto.

Hoje o desenvolvimento do produto é feito ao revés. Primeiro começa no preço e na posição no mercado e só depois é como e que se vai fazer isto com um custo para ter a margem definida... antes a coisa todavia era chegar ao objectivo funcional e depois apartir do custo chegar ao preço.

Os Japoneses sempre aplicaram metodos de manufatura baseados em teorias da qualidade total... etc... e liderando e como referência para todos os outros paises... mas não se esqueçam dar lucro ou amanhã pode não haver...

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 03, 2018, 19:51:37, 19:51
Responder #41

pedroareias

• Visitante
+ 1 com meses de idade a fervilhar de ferrugem:

Agosto 03, 2018, 22:04:47, 22:04
Responder #42

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Bem...estou sem saber muito bem o que dizer.

Estive a ver o vídeo... e com 3 meses, mesmo se acaso fosse exposta todos os dias sem excepção ao relento e às condições meteorológicas (até mesmo perto do mar), não me parece ser admissível o estado e a extensão em que se encontra.

Não me parece ser admissível quando estamos a falar de um motociclo com 3 meses de idade.

I'm speechless...

Não pretendo de maneira nenhuma diminuir a importância ou tentar arranjar "culpados", mas será que alguém pode elucidar se p.ex. o uso de um shampoo de lavagem pode provocar o que se vê no vídeo?? Pode conter químicos que ataquem daquela forma as suas partes metálicas?

Dalai Lama

Agosto 03, 2018, 22:16:18, 22:16
Responder #43

dfelix

• 5004
Não sei se percebi...

A Triumph tem fábricas em Inglaterra, na Tailândia e no Brasil....mas conta igualmente com algum processo de fabrico estabelecido em Taiwan??

O ciclo de vida é mais ou menos isto:

A fábrica original de Hickley foi convertida num museu que funciona como sede e alberga as adminstrações e toda a parte burocrática.
Uma segunda fábrica produz determinados componentes que são expedidos para Taiwan.
Ou seja, no UK actualmente funciona toda a parte de gestão, R&D, marketing, pos-venda, etc.
Tal como mantém uma linha de produção e o fabrico de alguns componentes.

Por entre as 3 fábricas da Tailândia é exectuado todo o processo industriak de fabrico dos mais diversos componentes.
Existem linhas de produção onde é efectuada a "assemblagem" das completas motos recorrendo aos componentes fabricados localmente e os provenientes do UK.
Paralelamente às motos completas, são fabricados "kits" (estilo os móveis do IKEA) que são expedidos para o UK e Brasil.

Novamente no UK, alguns modelos específicos e segundo critérios que desconheço são "assemblados" a partir destes "kits" produzidos na Tailandia.

No Brasil, toda a produção é baseada nestes "kits" produzidos na Tailandia.
No entanto, para que seja considerado produção nacional e não uma importação (que implicaria uma pesada taxação fiscal) são utilizados alguns componentes fabricados localmente. (habitualmente o kit de transmissão)

A oxidação não é problema de fabrico, é qualidade dos materiais.

Vais levar nas orelhas do areias...
É que um material pode ser excelente nas suas características de rigidez ou mesmo flexibilidade... e ter tendência para oxidar.
Logo, o problema poderá não estar na qualidade do material mas sim na qualidade do seu revestimento.

Os Japoneses como quaisquer outros estão no mercado para ganhar dinheiro.
O conceito da Qualidade também é subjectivo.

Não sei se será assim tão subjectivo...

A industria de motociclos japonesa ergueu-se produzindo o mesmo que europeus fabricavam... mas em bom!
Nesse periodo jurássico poderíamos apontar o dedo aos japoneses pela sua falta de criatividade. Mas o facto é que introduziram um nível de fiabilidade que condenou e levou ao declínio a industria europeia, mantendo-se moribunda durante algumas décadas.

(De certa forma a antítese do que provou ser a industria de motociclos chinesa)

Temos como excelente exemplo o percurso a tua amada Honda:
No presente até podemos colocar em causa a qualidade de alguns dos seus produtos.
No entanto, perdura uma aura de fiabilidade que ainda hoje tem peso de decisão para muitos compradores.
Essa imagem existe... porque efectivamente a Honda foi no passado extremamente rigorosa no desenvolvimento dos seus produtos.

Este vídeo da RC30 assemelha-se à arte de podar um bonsai.
Hoje os recalls fazem parte do quotidiano.
Não me admiro que há 30 anos atrás problemas desse nível só tivesse perdão quando o engenheiro responsável ao bom estilo samurai espetasse uma katana nas suas próprias vísceras para manter a sua honra!
 :D

« Última modificação: Agosto 03, 2018, 22:18:43, 22:18 por dfelix »

Agosto 04, 2018, 08:02:17, 08:02
Responder #44

Cross

• Global Moderator

• 1162

Masculino
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas dFelix
A qualidade sempre foi e continuará a ser subjectiva.
Quantas vezes não dizemos que neste preços isto nao deveria acontecer...
Ou que temos o que pagamos... isto quando vem dos próprios vendedores então dá umas vontades....

Sobre o exemplo da Honda que dizes que poderia ser qualquer outra marca.
Continua a existir.
RC231V

Não a podemos pagar.

O ponto que queria passar é que a Qualidade é imposta ou definida pelo mercado e o mercado os consumidores também a grande cota parte de  reaponsabilidade.
A qualidade hoje é a necessária e suficientes para que se cumpra a garantia do produto na sua utilização normal sem comprometer os niveis de segurança.
Além disso fazem se enorme reservas financeiras para cubrir esse risco porque basta um erro e compromete tudo.

O consumidor cada vez mais tem mais informações para decidir em consciência. O produto é cada vez mais visto como estritamente de consumo
 Tipo por gasolina e a mota deve avisar quando necesaita de manutenção. O resto é  dado como garantido. Nem todos os produtos estão ao mesmo nível. Motos e carros por exemplo.

Como dizes não existe mercado as marcas vão há falência.

Agora como é moda o controlo pelo lado da legislação para defender o consumidor pode ser que venha escrito em algum lugar que a ferrugem aos tantos meses ou anos etc... é ilegal alem de estar coberta na garantia.
Como também um warnings como è boa pratica Americana que tudo tem risco ou liability por isso como nos copos de cafés "extremamente quente", virá no deposito em letra grandes que poderá criar ferrugem!

« Última modificação: Agosto 04, 2018, 09:23:56, 09:23 por twin-pt »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 04, 2018, 11:39:41, 11:39
Responder #45

pedroareias

• Visitante
Cross: aí é que está, um carro é comprar, por gasolina ou gasóleo e andar durante 7 ou 8 anos.

Há motos que é comprar, raspar a ferrugem e a tinta descascada à saída do Stand, barrar a moto com ACF50 e Mothers Back-to-Black, colar os plásticos partidos de fábrica com Araldite e ir dar uma volta rápida ao Cabo Espichel antes de voltar à garagem para verificar se está tudo OK.

Agora por causa das fotos chocantes das CB1100 com corrosão galopante, o utilizador tem de barrar também Mothers All Chrome nos cromados.

O consumidor cada vez mais tem mais informações para decidir em consciência. O produto é cada vez mais visto como estritamente de consumo
 Tipo por gasolina e a mota deve avisar quando necesaita de manutenção. O resto é  dado como garantido. Nem todos os produtos estão ao mesmo nível. Motos e carros por exemplo.

« Última modificação: Agosto 04, 2018, 11:43:40, 11:43 por pedroareias »

Agosto 04, 2018, 12:18:51, 12:18
Responder #46

dfelix

• 5004
Sobre o exemplo da Honda que dizes que poderia ser qualquer outra marca.
Continua a existir.
RC231V
(...)
Não a podemos pagar.

Que argumentos sustentam a ideia que a a RC231V-S é um produto de "qualidade"?
Ter um preço inacessível?
Sério?

:pensador:

A edição limitada de um protótipo de MotoGP homologado para circular na via pública não será já por si argumento para um preço de um produto destinado a um nicho de coleccionadores e entusiastas?

A última vez que a Honda tinha produzido algo desse género foi a NR750:

Tinha qualidade?
Uma montra de tecnologia falhada transformada num produto caro e exclusivo.

Construir com mais qualidade pode tornar um produto mais caro.
Mas um produto só por ser caro não significa que terá mais qualidade.

« Última modificação: Agosto 04, 2018, 12:23:35, 12:23 por dfelix »

Agosto 04, 2018, 14:28:40, 14:28
Responder #47

pedroareias

• Visitante
Para quem sabe o mínimo de história automóvel ou já ouviu falar da Cagiva, ouçam o que o Nicola Materazzi tem a dizer sobre o status-quo da Ferrari.

(Nicola fez parte da equipa do Testarossa dos anos 80, foi o chefe da equipa do brutal Ferrari 288 GTO Evoluzione e foi o criador e na realidade pai do F40 antes de ser despedido por ser bom demais):

[/youtube]

« Última modificação: Agosto 04, 2018, 14:38:39, 14:38 por pedroareias »

Agosto 04, 2018, 15:43:32, 15:43
Responder #48

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Isto não deixa de ser estranho ainda assim (estou a falar de motos, não da Ferrari)  :nice:...quando existem unidades a apresentar sintomas, ao passo que noutras os proprietários dizem que as deles não têm (ou simplesmente nao se dão conta de nada nas suas).

Podia estar aqui a colocar uns vídeos a sustentar o que digo, mas seria estar à procura de casos dispersos daquilo que ainda não consegui encontrar explicação... E pior de tudo, generalizando-o.

Ou seja, se existem unidades que nada têm...porque razão outras do mesmo ano têm?

Sejam elas quase novas (meses) ou tendo já uns quantos anos, como se explica que em unidades saídas de uma mesma fábrica, haja umas que apresentam sinais de corrosão disseminados por vários pontos...e outros não?

Dalai Lama

Agosto 04, 2018, 16:22:12, 16:22
Responder #49

2low

• 5457
dfelix: a NR750 é uma daquelas motos que TODOS gostariam de ter, mesmo com todos os defeitos que tivesse

Na altura tinha um preço absurdo de 10.000cts ou seria 20.000cts... acho que era por aí… não?
uma 600 desportiva talvez fosse ali a rondar os quase 3.000cts
um dt a rondar os 600/800cts
ou estou totalmente enganado?

e o mito de ser a primeira a dar e ultrapassar os estonteantes 250kmh?

https://www.motorcyclenews.com/news/2015/october/landmark-launch-rc40-nr750/