Autor Tópico: Bancos nunca emprestaram tanto dinheiro para crédito ao consumo  (Lida 3570 vezes)

Outubro 11, 2018, 10:28:27, 10:28
Lida 3570 vezes

halmeida

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Partindo da premissa de que cada um sabe da sua vida.

Hoje no transito ouvi isto na radio:

"O crédito às famílias continua a aumentar e está mesmo em máximos de oito anos.
Os portugueses estão a pedir cada vez mais dinheiro aos bancos.
O crédito está a aumentar a cada mês e situa-se no valor mais elevado dos últimos anos, revela esta quinta-feira o Jornal de Negócios.
Mais do que pedir dinheiro para comprar casas, o endividamento cresce no crédito ao consumo."

Não deixei de relacionar esta situação com o elevado número de motos que vemos hoje em dia na estrada, talvez porque eu próprio irei provavelmente usufruir de crédito na minha compra.
Vê-se muita coisa nova na estrada de duas ou quatro rodas, entre outras coisas claro, e a inflação não vai baixar ao que parece.

Estaremos perante uma nova bolha de créditos? Os bancos dizem que não... mas...

Fontes:
https://www.rtp.pt/noticias/economia/portugueses-pedem-cada-vez-mais-dinheiro-aos-bancos_a1104218
https://www.jornaldenegocios.pt/

« Última modificação: Outubro 11, 2018, 10:43:08, 10:43 por halmeida »

Outubro 11, 2018, 11:11:08, 11:11
Responder #1

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É que ainda hoje mesmo estavam vários jornais a falar disso...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 11, 2018, 11:13:39, 11:13
Responder #2

Svitre

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Acerca deste assunto só me resta fazer um reparo, os bancos não emprestam dinheiro, os bancos vendem dinheiro.

Outubro 11, 2018, 11:20:12, 11:20
Responder #3

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Começa a ser aborrecido demais quem não recorre ao sistema, por responsabilidade, e depois ser constantemente prejudicado pelas obrigações fiscais que incluem os tais "abafamentos de endividamentos descontrolados" provocados por todos os que recorrem ao sistema sem realmente terem capacidade!
Pqp a esses e aos burlões dos milhões com perdões das dívidas.
Queremos e exigimos prisão para esses burlões e jamais que haja qualquer perdão!

Quanto ao crédito habitação, desde Julho que isto está a ficar mais controlado... já nem todos conseguem!

Quanto ao tema deste tópico, sem qualquer dúvida que se tudo continua igual iremos ter rapidamente uma bolha bem pior, basta ver a proliferação de intermediação de créditos pessoais para qualquer um se aperceber...
Esta intermediação é propositada para os bancos esfregarem as mãos se a coisa correr mal, se bem que essas intermediaçoes indicarem que a responsabilidade será da casa mãe... esperemos para ver!
A banca sempre se safa... isto irrita profundamente!
Ainda em 2004/2006 cheguei a enviar ao BES uma reclamação por "oferecerem dinheiro fácil a torto e direito, além de incomodarem quando o vão fazendo... e que a continuarem assim previa o afundamento do BES e de tudo o resto directa e indirectamente relacionado com o reinado BES... Afinal não estava enganado! Aconteceu mesmo...
Tb apresentei queixa nessa altura da cofidis por achar que seria (e talvez seja) uma forma camuflada da banca conceder créditos sem responsabilizacoes à banca... Acho que como cidadão responsável, é no mínimo isso que devemos fazer - não pactuar com esquemas que de futuro todos seremos responsáveis sem termos culpa de...

Outubro 11, 2018, 11:25:28, 11:25
Responder #4

dfelix

• 5006
Penso hoje em dia já não é comum ir ao banco pedir um emprestimo para comprar um carro ou moto...
Há muito que as taxas de juro da banca tradicional são pouco atractivas.
Tal como penosas no sentido burocrático, e exigentes quanto a garantias, fiadores, etc.

Há muito que existem financeiras especializadas neste tipo de crédito.
E com "produtos" dirigidos a diferentes tipos de negócio. Seja auto/moto, electrodomésticos, etc.
Muitos stands recorrem a estes prestadores. Tal como algumas marcas têm as suas próprias entidades financeiras para este fim.
E isto tem alterado bastante a forma como se compra um veículo.
Pois apesar de técnicamente ser um crédito ao consumo, na prática a coisa funciona quase como que um alguer.

Portanto, é natural que o crédito às famílias continue (virtualmente) a aumentar.
Tal como é natural que gere alarmismo.
« Última modificação: Outubro 11, 2018, 11:27:11, 11:27 por dfelix »

Outubro 11, 2018, 11:46:16, 11:46
Responder #5

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Concordo com o Dfelix.

Há muito tempo que algumas financeiras especializadas nos micro-créditos dominam o sector do financiamento pessoal, para azar dos bancos que perderam essa fatia de lucro que é apetecível porque as taxas são um pouco mais elevadas só que outros tipos de crédito.

Não existe nenhum problema com o crédito “per se”. O problema é sempre com o mal parado ou com os incumprimentos que levam as famosas imparidades
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 11, 2018, 11:50:35, 11:50
Responder #6

halmeida

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Penso hoje em dia já não é comum ir ao banco pedir um emprestimo para comprar um carro ou moto...
Há muito que as taxas de juro da banca tradicional são pouco atractivas.
Tal como penosas no sentido burocrático, e exigentes quanto a garantias, fiadores, etc.

Há muito que existem financeiras especializadas neste tipo de crédito.
E com "produtos" dirigidos a diferentes tipos de negócio. Seja auto/moto, electrodomésticos, etc.
Muitos stands recorrem a estes prestadores. Tal como algumas marcas têm as suas próprias entidades financeiras para este fim.
E isto tem alterado bastante a forma como se compra um veículo.
Pois apesar de técnicamente ser um crédito ao consumo, na prática a coisa funciona quase como que um alguer.

Portanto, é natural que o crédito às famílias continue (virtualmente) a aumentar.
Tal como é natural que gere alarmismo.

Nestas coisas sou um bocado conservador, acho que tirando a casa e um dos carros, fiz uma vez um credito num portátil, quase obrigado pela minha mulher, devido aos beneficios fiscais que teria.
Mas é um fato que desde o ano passado ando ver motos e por 3 vezes estive a fazer simulações para comprar em várias marcas, benneli, honda,  e bmw... e a forma como nos apresentam as contas, são dignas de um orçamento de estado, tudo é lavado como se fosse quase dado, então na bmw é incrivel, quase que 50% pode ser pago na ultima prestação!

O que quero dizer, é que as financeiras, hoje já não se limitam a emprestar, emprestam iludindo o cliente de que ele pode pagar SEM ESFORÇO....

Não querendo censurar ninguém... fiquei bastante admirado por estas facilidades todas, fazem quase lembrar 2010 quando uma familia com 2 ordenados minimos conseguia ter casa, carro, dois filhos e ir de férias.

« Última modificação: Outubro 11, 2018, 12:00:19, 12:00 por halmeida »

Outubro 11, 2018, 12:13:40, 12:13
Responder #7

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
(....)Apesar de as pre-aprovações serem relativamente rápidas, quando o processo é analisado se a vossa taxa de esforço não for adequada, o report do CRC não estiver em ordem ou a empresa em que vocês trabalham não tiver uma boa classificação de crédito podem esquecer.
(....)

Eu estou um bocado a leste dos créditos na forma como são levados a cabo para a aprovação, mas...CRC??

Já pedem um Certificado de Registo Criminal para aprovar um crédito?

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 11, 2018, 12:20:09, 12:20
Responder #8

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Como mencionaste CRC sem especificar e atento que indiquei logo não ser habitué de crédito, perguntei...

Existem pedidos de Certificado de Registo Criminal para uma série de coisas. Mas achei estranho que também o fosse para crédito...
« Última modificação: Outubro 11, 2018, 12:24:43, 12:24 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Outubro 11, 2018, 12:22:27, 12:22
Responder #9

MiguelMota

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 20
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: YZF R6
  • Localidade: Loures
É por essas que comigo só funciona com dinheiro na mão. Matei-me a fazer horas enquanto estava a tirar a carta e quando chegou a altura joguei com o disponível.

Outubro 11, 2018, 12:47:10, 12:47
Responder #10

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa

Mas é um fato que desde o ano passado ando ver motos e por 3 vezes estive a fazer simulações para comprar em várias marcas, benneli, honda,  e bmw... e a forma como nos apresentam as contas, são dignas de um orçamento de estado, tudo é lavado como se fosse quase dado, então na bmw é incrivel, quase que 50% pode ser pago na ultima prestação!

O que quero dizer, é que as financeiras, hoje já não se limitam a emprestar, emprestam iludindo o cliente de que ele pode pagar SEM ESFORÇO

Essa proposta e típica de uma oferta tipo renting, em que te limitas a pagar a depreciação e o uso.

Penso que no futuro, e se as coisas seguirem na direção actual, creio que nem seremos nunca donos do veículo, limitaremos-nos a pagar pelo seu uso  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 11, 2018, 12:49:02, 12:49
Responder #11

Pianoman

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1315

Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica

Eu acho que são alarmes injustificados.

O pessoal acha que o crédito ao consumo é atribuido assim num estalar de dedos, mas eu conheço vários casos de malta que viu os pedidos de crédito rejeitados por os critérios serem bem apertados. O crédito está a aumentar porque as pessoas andam mais confiantes no futuro e como tal é uma consequência dessa confiança comprarem o carro, a mota, a mobilia... simplesmente porque já não existe o receio de ser despedido no mês a seguir e fazer um crédito a 4 anos parecer uma utopia. Mas ainda assim não é qualquer mija na escada que faz um crédito de mota, por exemplo. Apesar de as pre-aprovações serem relativamente rápidas, quando o processo é analisado se a vossa taxa de esforço não for adequada, o report do CRC não estiver em ordem ou a empresa em que vocês trabalham não tiver uma boa classificação de crédito podem esquecer.

Sim. Já não é tão fácil.
Dou o meu exemplo:
Estou neste momento a pedir um crédito (de mais de 9000 euros) para poder pagar às finanças umas mais-valias que não tive quando troquei de casa.
Estou em sério risco de não ser aprovado e ter o meu ordenado penhorado...

Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Outubro 11, 2018, 12:56:26, 12:56
Responder #12

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Nuno, lamento que estejas a passar por essa situação pessoal.

Não existirá (creio que sim) a hipótese de pagamento do montante em prestações, mesmo sabendo-se que virá a incluir depois o valor dos juros moratórios?

As finanças não dispobilizam esse mecanismo no presente?

Dalai Lama

Outubro 11, 2018, 14:42:46, 14:42
Responder #13

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Bem...se não existe esse mecanismo para este fim indicado, é no mínimo estranho, já que por exemplo até para pagamento de IMI é possível ser fraccionado (a partir dos €250 se não estou em erro).

Eu tenho ideia que é possível o fraccionamento desse pagamento de montante bastante elevado, mas baseio-me apenas no que indiquei acima e que é aplicável desde há uns anos a esta parte.

Mas nada como a deslocação pessoal a uma Repartição de Finanças para perceber a viabilidade dessa solução.

Para não ser tão off-topic....espero que com esse recebimento de notícia, a tua NC corresponda caro @Pianoman e continue a rolar sem dar despesas para lá da "zargolina" e manutenção programada.

Dalai Lama

Outubro 11, 2018, 17:42:22, 17:42
Responder #14

dfelix

• 5006
...tudo é lavado como se fosse quase dado, então na bmw é incrivel, quase que 50% pode ser pago na ultima prestação!

É uma jogada muito inteligente.
Pois quando se aproxima a última prestação aliciam-te a trocar por uma nova.
E muitas vezes oferecendo valores de retoma bastante mais atractivos que o valor residual.
No fim, acaba por ser uma espécie de aluguer mascarado de crédito.

O crédito está a aumentar porque as pessoas andam mais confiantes no futuro e como tal é uma consequência dessa confiança comprarem o carro, a mota, a mobilia...

Há muito crédito que é enfiado pela goela abaixo do consumidor.

Desde SMS's que recebo (pois o RGPD foi totalmente ignorado) ás fantabulásticas de sei-lá-quantos meses sem juros em coisas até relativamente baratas... quase todos os dias sou confrontado com exemplos.

Espero já estar reformado quando vir uma crise semelhante à de 2009.

Deixa lá porque de pouco serve...
Reformado ou não acabas por a pagar na mesma, devidamente entranhada nos impostos directos e indirectos.

É por essas que comigo só funciona com dinheiro na mão.

Perder liquidez nem sempre é a estratégia mais inteligente.

Outubro 11, 2018, 19:32:11, 19:32
Responder #15

pedroareias

• Visitante
Tem estado tudo a cair há 5 dias. Isto não é um "jogo de computador", é a vida real, com consequências reais.

Vamos pagar os vícios com o lombo. Isto e os mais de 100 000 000 000 de €, já líquidos, que mamamos à União Europeia para não fazer nada.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-10-10/asia-braces-for-losses-after-u-s-stocks-plunge-markets-wrap?srnd=premium

Outubro 11, 2018, 19:47:29, 19:47
Responder #16

Clemente Vicente

• 1780

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Integra 750
  • Localidade: Bela Vista-Lisboa

boas, 

https://rr.sapo.pt/noticia/127132/salario-minimo-em-espanha-sobe-para-os-900-euros

já que estamos a falar de endividamento tb temos que falar de salário

e o salário mínimo em Espanha foi hoje  aumentado 164,10 € passou para os 900 €uros

agora vejam como a maioria do nosso povo pode viver com 580 euros quando em Espanha é tudo mais barato

penso eu que todos os que auferem ordenados de miséria, se deveriam de endividar e depois mandá-los ir receber ao totta mas com todas as letras.....

:convivio:
---------------------------------------------  " SÃO HONDA SENHOR; SÃO HONDA !!! "   -----------------------------------------

Outubro 11, 2018, 23:00:36, 23:00
Responder #17

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Trata-se de um aumento muito relevante. É verdade

Mas a dívida pública espanhola bate recordes, é bom não esquecer.
Já está bem perto dos 100% do PIB...

Mas julgo que nada a ver com a Turquia neste momento. A última vez que vi uma notícia de lá, aquilo estava um bocado mal...com riscos de recessão severa.  :-X

Dalai Lama

Outubro 12, 2018, 01:00:46, 01:00
Responder #18

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
...
Mas a dívida pública espanhola bate recordes, é bom não esquecer.
Já está bem perto dos 100% do PIB...

A de Portugal não é maior???

Outubro 12, 2018, 07:24:13, 07:24
Responder #19

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Referia-me a um recorde de dívida pública que foi atingido em Espanha. E bem recentemente...

Portugal ainda a ultrapassa, isso é mais do que sabido. :).

Dalai Lama