Penso hoje em dia já não é comum ir ao banco pedir um emprestimo para comprar um carro ou moto...Há muito que as taxas de juro da banca tradicional são pouco atractivas.Tal como penosas no sentido burocrático, e exigentes quanto a garantias, fiadores, etc.Há muito que existem financeiras especializadas neste tipo de crédito. E com "produtos" dirigidos a diferentes tipos de negócio. Seja auto/moto, electrodomésticos, etc.Muitos stands recorrem a estes prestadores. Tal como algumas marcas têm as suas próprias entidades financeiras para este fim.E isto tem alterado bastante a forma como se compra um veículo.Pois apesar de técnicamente ser um crédito ao consumo, na prática a coisa funciona quase como que um alguer.Portanto, é natural que o crédito às famílias continue (virtualmente) a aumentar.Tal como é natural que gere alarmismo.
(....)Apesar de as pre-aprovações serem relativamente rápidas, quando o processo é analisado se a vossa taxa de esforço não for adequada, o report do CRC não estiver em ordem ou a empresa em que vocês trabalham não tiver uma boa classificação de crédito podem esquecer. (....)
Mas é um fato que desde o ano passado ando ver motos e por 3 vezes estive a fazer simulações para comprar em várias marcas, benneli, honda, e bmw... e a forma como nos apresentam as contas, são dignas de um orçamento de estado, tudo é lavado como se fosse quase dado, então na bmw é incrivel, quase que 50% pode ser pago na ultima prestação!O que quero dizer, é que as financeiras, hoje já não se limitam a emprestar, emprestam iludindo o cliente de que ele pode pagar SEM ESFORÇO
Eu acho que são alarmes injustificados. O pessoal acha que o crédito ao consumo é atribuido assim num estalar de dedos, mas eu conheço vários casos de malta que viu os pedidos de crédito rejeitados por os critérios serem bem apertados. O crédito está a aumentar porque as pessoas andam mais confiantes no futuro e como tal é uma consequência dessa confiança comprarem o carro, a mota, a mobilia... simplesmente porque já não existe o receio de ser despedido no mês a seguir e fazer um crédito a 4 anos parecer uma utopia. Mas ainda assim não é qualquer mija na escada que faz um crédito de mota, por exemplo. Apesar de as pre-aprovações serem relativamente rápidas, quando o processo é analisado se a vossa taxa de esforço não for adequada, o report do CRC não estiver em ordem ou a empresa em que vocês trabalham não tiver uma boa classificação de crédito podem esquecer.
...tudo é lavado como se fosse quase dado, então na bmw é incrivel, quase que 50% pode ser pago na ultima prestação!
O crédito está a aumentar porque as pessoas andam mais confiantes no futuro e como tal é uma consequência dessa confiança comprarem o carro, a mota, a mobilia...
Espero já estar reformado quando vir uma crise semelhante à de 2009.
É por essas que comigo só funciona com dinheiro na mão.
...Mas a dívida pública espanhola bate recordes, é bom não esquecer.Já está bem perto dos 100% do PIB...