Autor Tópico: Motociclistas invisiveis  (Lida 5156 vezes)

Outubro 15, 2018, 19:56:08, 19:56
Lida 5156 vezes

pjmartinho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
Encontrei este video sobre o assunto da transparência dos motociclistas...

boa explicação sobre o tema  :ok:

Outubro 15, 2018, 20:12:30, 20:12
Responder #1

replicantz

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 586

Masculino
Excelente partilha

Nem sempre o famigerado "Não o vi!" se deve a distração ou displicência do condutor.

Sent from my Mi A1 using Tapatalk

Novembro 15, 2018, 23:29:00, 23:29
Responder #2

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O título deste tópico parece-me adequado...

...para o que pode ocorrer quando o automobilistas atrás de nós (ou em "n" situações) decide falar ao telemóvel e a conduzir.

Uma mão no volante e a esbracejar em simultâneo, com a outra a segurar um telemóvel para onde debita a conversa que só pode ser de carácter urgente (!!??) e quem fica invisível no meio disto pode muito bem ser o motociclista...

https://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigos/numero-de-multas-por-uso-de-telemovel-ao-volante-aumentou-em-2018

Bolas! Que coloquem em alta voz, ou comprem um auricular. Mas conduzir e a segurar o telemóvel como se nada fosse....caramba.  :toma:

Tenho visto tantos e tantos casos diariamente.  :zangadoregras:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 16, 2018, 00:36:30, 00:36
Responder #3

pjmartinho

• 1644

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
...
Bolas! Que coloquem em alta voz, ou comprem um auricular. Mas conduzir e a segurar o telemóvel como se nada fosse....caramba.  :toma:

Tenho visto tantos e tantos casos diariamente.  :zangadoregras:

Que falem ao telemovel ainda deixo passar, mas quando vão a ler e a escrever mensagens é que me deixa doido de todo porque vão com os olhos pregados na porcaria do telemovel, e completamente absortos do que se passa na frente deles e ao lado, pois acabam por ir aos zigue-zagues no meio da estrada.

Parece-me que hoje em dia a vida deles, e dos outros, é menos importante do que mandar um post no facebook a dizer que acabaram de dar uma bufa e ficarem ali a fazer refresh para verem os likes que recebem  :tiros:

Novembro 16, 2018, 04:40:44, 04:40
Responder #4

JoãoPVCarvalho

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Em dias de inverno já me habituei a usar um colete reflector, é fácil de colocar sobre o blusão, barato e resulta, reparei também que tem ainda um efeito psicológico nos automobilistas muito interessante, sempre que me ultrapassam (ando de 125cc e sou frequentemente ultrapassado) reparo que os condutores vão a olhar para mim como que a confirmar se sou um agente da autoridade ou algo parecido! :ok:
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 17, 2018, 15:16:54, 15:16
Responder #5

Cross

• Global Moderator

• 1168

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Andei durante muito tempo de capacete amarelo fluorescente e mais recente de branco. Posso dizer que é diferente em especial de dia. Em situações de mudança de direção a decisão de entrar na estrada ou atravessar à frente de um enlatado acontece  mais cedo. Nota se o tentar avançar por momentos e parar lpgo em seguida. Com o branco acontece menos mas todavia assim vale bem.
Agora também alguns companeiros tem o estigma do preto é mais cool... pirilampo e etc... claro já se sabe que é alguma necessidade de compensar algo, já sei... mas enfim é a vida e quem respeito por ela faz o possível para a aproveitar da melhor maneira outros têm outras "ideias" que respeito igualmente.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 22, 2019, 17:59:53, 17:59
Responder #6

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Talvez nao sendo o topico mais indicado... tenho a registar por aqui a quantidade de acidentes envolvendo motociclos neste fim de semana.

Na 6-feira infelizmente um companheiro perdeu a vida num acidente num cruzamento da 125 e no domingo aconteceu este acidente em que um veiculo saiu da sua mao e colheu 3 motos

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 22, 2019, 18:49:57, 18:49
Responder #7

2low

• 5464
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Talvez nao sendo o topico mais indicado... tenho a registar por aqui a quantidade de acidentes envolvendo motociclos neste fim de semana.

Na 6-feira infelizmente um companheiro perdeu a vida num acidente num cruzamento da 125 e no domingo aconteceu este acidente em que um veiculo saiu da sua mao e colheu 3 motos

E houve ainda o companheiro que faleceu, ali no IC21 Barreiro… mas neste caso parece-me que por culpa do próprio motociclo - embate por trás no carro por talvez negligência na velocidade… https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/colisao-entre-carro-e-mota-faz-um-morto-e-deixa-duas-vitimas-encarceradas-no-barreiro

Abril 22, 2019, 18:52:37, 18:52
Responder #8

EML

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 349

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
No caso de Paredes o condutor que provocou o acidente conduzia alcoolizado! :animated-smileys-angry-049:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Abril 22, 2019, 19:06:55, 19:06
Responder #9

TMXR

• 4156

Masculino
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
E outro em Alvaiazere, penso por despiste sem causa externa.

No caso de Paredes... já ouvi falar em 2,5 de alcoolemia  :napodeser: :napodeser:

A ser verdade... é crime que tem que ser punido com tempo efectivo de prisao. Se a pena maxima para o homicidio sao os 25 anos, nao vejo porque a perca de 2 vidas e o estrio de uma 3ª nao merecam pena semelhante  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 22, 2019, 19:14:44, 19:14
Responder #10

Moto2cool

• 4386
Tudo o que possamos fazer para sermos mais visiveis é sempre uma boa ideia, mas pior cego é quem não quer ver.
A visibilidade do motociclista é util se o automobilista estiver desperto para essa visibilidade.
Se estiver ao telefone, entretido com a companhia no carro, ou bêbado que nem vê um boi à frente, não há coletes, capacetes, etc que resolvam.
Por isso às vezes irrita-me ver campanhas dirigidas aos motociclistas, não recuso a sua utilidade, mas o motociclista é quem paga o preço mais alto, é o que tem mais razões para estar atento. Quem conduz o carro, mais pesado e cuja integridade fisica está acautelada, é que tem normalmente comportamentos de risco, é a esse que se deve dirigir a sensibilização e a repressão.
Bem, mas não quero dizer que somos santos, há para aí uns que gostam de dar nas vistas, costumo dizer que para dar nas vistas esticam dois dedos e espetam nos olhos, escusam de ir acelerar para a estrada colocarem-se e aos outros em risco
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 16, 2019, 07:34:58, 07:34
Responder #11

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Yep.
Aparentemente os motociclistas são mesmos invisíveis, só pode.  :napodeser:

Este caso recente aconteceu no Reino aikido, pelo que não vos faça confusão o facto da circulação se fazer pela esquerda.

Ao chegar a uma rotunda, onde teria prioridade visto que chegou primeiro, foi pura e simples abalroado.

A YZF também não deve ter saído bem da situação...  :(

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 16, 2019, 08:08:59, 08:08
Responder #12

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Yep.
Aparentemente os motociclistas são mesmos invisíveis, só pode.  :napodeser:

Este caso recente aconteceu no Reino aikido, pelo que não vos faça confusão o facto da circulação se fazer pela esquerda.

Ao chegar a uma rotunda, onde teria prioridade visto que chegou primeiro, foi pura e simples abalroado.

A YZF também não deve ter saído bem da situação...  :(

E é isto!!!

Como é que este gajo, que vai entrar numa rotunda sabendo que tem que dar prioridade a quem já lá está, entra a esta velocidade e manda com o desgraçado ao chão?
Estava a olhar para onde? Para o telemovel? Para outro lado qualquer? Esta merd@ faz-e confusão, não consigo mesmo perceber. Já me aconteceu isto, de moto e de carro. Felizmente, nunca me chegaram a bater porque eu, como motociclista, tenho um sexto, um sétimo e um oitavo sentido que me permite, na maioria das vezes, antecipar a estupidez e falta de atenção de muito atrasado mental que anda na estrada.

A semana passada, de carro, circulava numa rotunda. Vem um puto a entrar na rotunda, saindo de uma via rápida, a uma velocidade que me deu logo a entender que não ia parar... e não parou mesmo. Quando conseguiu parar o carro, já estava todo atravessado á minha frente. Sem surpresa para mim, assim que o carro parou, a primeira coisa que fez foi apanhar o telemovel que devia estar no chão, junto aos pedais.
Foi de carro e eu apercebi-me logo da asneira prestes a acontecer. E se fosse de moto e eu não me tivesse apercebido? Possivelmente, e na melhor das hipoteses, estava numa cama de hospital com uma perna ou duas partidas e a moto desfeita.

Infelizmente, em Portugal, estas gravações não fazem prova em tribunal. Imagino a quantidade de acidentes, alguns com vitimas mortais, que ficariam esclarecidos se os motociclistas usassem todos camaras e as imagens fossem admissiveis como prova.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 16, 2019, 10:18:45, 10:18
Responder #13

JViegas

• 4723

Masculino
 :confused:
Bolas.
Ele há com cada uma.  :pensador:

Maio 16, 2019, 22:53:03, 22:53
Responder #14

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim...e é o 'prato do dia' nas nossas estradas e cidades.

Não posso dizer que é um comportamento de toda a gente (porque não é), mas noto a vontade em muito condutor no conseguir o seu espaço de foram rápida.

Existem alguns abusos.  :-\ Claro que ninguém se pode considerar um Santo e a verdade é que por vezes cometem-se excessos...mas quando se coloca de forma evidente outros em risco (como se vê no vídeo), o problema ganha outros contornos.

Já agora, possivelmente até haveria por ali um smartphone a (des)ajudar à atenção do condutor da carrinha.  :-\

Dalai Lama

Maio 16, 2019, 23:22:18, 23:22
Responder #15

lferreira

• **

• 218
  • Modelo Motociclo: MS 950S

Já agora, possivelmente até haveria por ali um smartphone a (des)ajudar à atenção do condutor da carrinha.  :-\

Não querendo negar o facto que o Sapiens refere, mas o que reparo é na posição do sol, se olharem para as sombras dos carros e dos "pimenteiros", dá a noção que o sol está muito baixo, o que pode ter conduzido a um encadeamento do condutor da "carrinha do pão", e dado que uma mota ñ tem as dimensões de um automóvel, ele nem se apercebeu da presença do motociclo!
Esta é a avaliação que faço das imagens!...

Maio 16, 2019, 23:44:27, 23:44
Responder #16

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
A avaliar pela posição das sombras, o sol está totalmente de lado.

Talvez não seja pelo sol ou a sua posição, mas o teres-me feito ir ver novamente o vídeo, levou a que chegasse a uma opinião adicional.

O pilar da carrinha está mesmo no ângulo da moto...

Em certa medida estou em crer que pode estar ali também uma razão plausível para o facto de o condutor da carrinha ter avançado rapidamente, como se não levasse em conta o facto de estar ali o motociclista.  :pensador:
É que o volante está à direita e a largura do pilar pode ter retirado a visão naquele momento..

Dalai Lama

Maio 17, 2019, 08:21:48, 08:21
Responder #17

Nuno YB

• 1209
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
A avaliar pela posição das sombras, o sol está totalmente de lado.

Talvez não seja pelo sol ou a sua posição, mas o teres-me feito ir ver novamente o vídeo, levou a que chegasse a uma opinião adicional.

O pilar da carrinha está mesmo no ângulo da moto...

Em certa medida estou em crer que pode estar ali também uma razão plausível para o facto de o condutor da carrinha ter avançado rapidamente, como se não levasse em conta o facto de estar ali o motociclista.  :pensador:
É que o volante está à direita e a largura do pilar pode ter retirado a visão naquele momento..

Não vejo isso assim. Aliás, vejo mesmo ao contrário. O condutor da carrinha está á direita, junto á janela direita, o transito vem da direita.

Se nos metermos num angulo transversal, sentados á esquerda do carro, o pilar vai ocupar uma área muito maior e, aí sim, vai interferir muito com a visão do condutor. Isto, vindo o transito da direita, claro. Com a rotunda á sua direita, com o sentido do transito tambem, com a moto já visivel antes de entrar na rotunda... não me lixem, é distração e/ou falta de civismo.

Gostava de acreditar que não foi isso, que foi uma porrada causada pelo "angulo morto". A sério que gostava... mas eu vejo disto diariamente, malta que entra "a abrir", ou que estão a ver o transito a circular e vão metendo o bico, até obrigarem quem circula DENTRO da rotunda a ter que parar para não lhes bater.
Ainda agora tive que apitar a uma carrinha de Transporte Urgente de Medicamentos, que ocupava duas faixas porque o condutor estava a tirar uma foto aos SUVs Volskwagen que estavam em cima do reboque de um camião que circulava á sua frente... devia estar a escolher a cor...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 22, 2019, 17:34:19, 17:34
Responder #18

Sapiens21

• 18513

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, parece existir mesmo "invisibilidade" dos motociclistas, só pode.  :pensador:

Este vídeo foi postado há cerca de 3 semanas e ilustra uma situação que não deu um violentíssimo acidente por centímetros...literalmente por pouquíssimos centímetros.  :???:

Dalai Lama

Julho 22, 2019, 17:48:32, 17:48
Responder #19

danteMdie

• **

• 222
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Ontem fui eu a ver a minha vida a andar para trás...

Na rotunda do castelo do queijo (Matosinhos-Porto), estou a fazer a rotunda pela faixa do meio e um rapazito numa 125cc decidiu que ceder a passagem a veículos que estão a rotundar é para meninos.
Acabei por ter de travar com o travão da frente e andar literalmente a guinar atrás do rapaz que nem sequer desculpa pediu.

A impressão com a qual fiquei foi mesmo que era alguém com uma mota experiência nenhuma.
A cada dia que passa, começo a achar que devia ser obrigatório ter pelo menos 5 aulas práticas, mesmo que já se tenha os tais 25 anos e pelo menos 4 (ou 3?) anos de carta...

Eu próprio se não tivesse feito isso, já teria tido muitos dissabores na estrada...

Julho 22, 2019, 19:50:55, 19:50
Responder #20

Moto2cool

• 4386
Infelizmente uns poucos inconscientes dão má imagem de um grupo ponderado, cuidadoso e sabedor que o risco é sempre do motociclista. :(
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"