Autor Tópico: Cuidado com o que compram...pode não ter qualidade alguma ou estar certificado!  (Lida 3727 vezes)

Outubro 17, 2018, 17:54:01, 17:54
Lida 3727 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Cuidado com o que compram...
...pode não ter qualidade alguma ou estar certificado!

Para quem não liga muito à questão (excepto o preço baixo) pode parecer uma coisa sem importância, mas a diferença entre um bom produto para uso motociclista face um outro que se foque somente em apresentar o valor de venda mais baixo que é possível, pode significar, no caso da infelicidade de um embate, a diferença sair mesmo ileso nessa zona do embate ou ter lesões cranianas gravíssimas

Lembro-me de há uns tempos ter nas mãos, no interior de uma "loja da China" um daqueles capacetes que tinham à venda e achar a sua qualidade do mais ridículo que pode haver...

Pois ontem e numa pesquisa casual pelo Gearbest, deu-me para ir ver o que tinham para lá daquilo que costumo consultar (normalmente gadgets Xiaomi), ou seja...fiquei a olhar para os capacetes que vendiam por pouco mais de €40.

Bem sei que os do LIDL do mesmo género, custarão não muito acima destes números (creio que €59.99), mas...cumpre-me dizer que talvez seja desaconselhável adquirir aqueles que estão à venda na Gearbest. Não existe qualquer referência a Certificação e o próprio material e fragilidade do mesmo, pode proteger tanto como levar um "enfeite de esferovite" na cabeça.

Com tantos capacetes no mercado de marcas bem conhecidas e objecto de testes por parte de organismos como a SHARP, será que vale mesmo a pena correr riscos e ir para um que custa pouco mais de €40...e sem menção de qualquer certificação?
Mais ainda quando se consegue algo bem melhor e sem dar propriamente cabo do orçamento...?

Nada tenho contra a Gearbest e de facto cada um sabe da sua carteira. Aliás, sou comprador de muitas "bugigangas" deste site e sei que existem vários do género com os mesmos produtos em venda e a preços incrivelmente baixos...

Mas no que toca a equipamento de motociclismo...hum...pay attention to what you buy!!
« Última modificação: Outubro 17, 2018, 20:36:41, 20:36 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 17, 2018, 19:38:04, 19:38
Responder #1

AntonioFerreira

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 65

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: FORZA 250 X
  • Localidade: Évora
Issac
Concordo contigo, equipamento para mim (e o meu filho também igual) tem que ser bom, como já tens visto eu capacete Shubert C3 e casaco Revitt. ele capacete Shoei Neotec e casaco Revitt ambos temos calças de ganga com protecções nas ancas e joelhos e botas TCX Square plus, até para a bicicleta tenho um capacete topo de gama, prefiro gastar mais mas ter equipamento que me dê alguma segurança

Outubro 17, 2018, 23:26:25, 23:26
Responder #2

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O capacete pode não ter qualidade, mas o dono morre cheio de style  :D

Mandam por priority line?
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 18, 2018, 00:08:01, 00:08
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Isto há mesmo de tudo e ao "preço da uva mijona".

Um capacete de "motocross" por €19.58 é algo incrível.
E faz colocar a questão do preço dos materiais aplicados para ainda assim conseguirem lucrar.

Basicamente é esferovite com uma fina capa de plástico barato a manter tudo no lugar.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 18, 2018, 01:00:02, 01:00
Responder #4

dfelix

• 5004
Atenção que nem é preciso ir para equipamento "low cost" deste género do da gearbest para que não seja "certificado".

Por exemplo,
Tenho um Biltwell Gringo S que não deixa de ser um capacete que anda na casa dos 150-200 euros.... e nem sequer é ECE 22.05!!!

Ou seja, apesar de ser comercializado em centenas de lojas pela europa fora... (e de ser um modelo extremamente popular e até bem reputado entre clientes de cruisers e neoclassicas) nem sequer tem a homologação para circular nas estradas europeias.

OK.. tem certificação DOT! E mostram-no de forma bem pomposa na parte traseira.
Mas é uma certificação que vale o que vale...  :D

« Última modificação: Outubro 18, 2018, 01:01:04, 01:01 por dfelix »

Outubro 18, 2018, 12:18:32, 12:18
Responder #5

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Isto há mesmo de tudo e ao "preço da uva mijona".

Um capacete de "motocross" por €19.58 é algo incrível.
E faz colocar a questão do preço dos materiais aplicados para ainda assim conseguirem lucrar.

Basicamente é esferovite com uma fina capa de plástico barato a manter tudo no lugar.

Ui... obrigado Isaac!

Este é mesmo bonito e BOM  ;) ;) ;) ;) para oferecer à minha mulher e convida-la para ir dar uma volta quando ela me tiver chatear.

So preciso é de meter umas crash bars na GS  :D :D :D  que nao quero riscar a moto  :toma:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 18, 2018, 17:35:46, 17:35
Responder #6

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Barato...barato, dá nisto:

Se for deixado cair (sem peso nenhum) de uma altura de 50-60cm nada acontece.

Mas a partir de uma segunda pancada no chão e levando já algum "embalo", começam a saltar-lhe bocados...

Dalai Lama

Outubro 19, 2018, 17:22:56, 17:22
Responder #7

dfelix

• 5004
Bem... não sabemos quanto é que essa casca de noz custou...  :)
Já quanto ao "barato" dar nisto...
Não te esqueças que há capacetes com 5 estrelas SHARP a custar 60-70 libras.

Outubro 19, 2018, 17:59:07, 17:59
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não me esqueço. :)
Aliás, dei a entender precisamente isso no tópico inicial. É possível comprar bem melhor sem dar cabo do orçamento. Até valores por volta  do €100 há uns quantos disponíveis para consulta na SHARP, muito bem classificados.

Mas quando a este NCR é realmente barato...muito barato.

Na descrição do vídeo percebe-se que a dita "casca de noz"  custa 30-35 TL, que se refere à moeda Turca - Turkish Lira (Türk Lirası), também conhecida pela designação TRY.

Se formos pesquisar quanto são 30 Liras Turcas, ao câmbio actual, julgo que será mesmo do mais barato que é possível encontrar.

Existem locais da Suíça onde o preço de um café se equipara ao desta "casca de noz".  :)

Dalai Lama

Novembro 09, 2018, 08:50:01, 08:50
Responder #9

Nuno YB

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Bem... não sabemos quanto é que essa casca de noz custou...  :)
Já quanto ao "barato" dar nisto...
Não te esqueças que há capacetes com 5 estrelas SHARP a custar 60-70 libras.

Sendo que a Sharp é uma unidade governamental inglesa, haver capacetes a custar as tais 60 ou 70 Libras, com as tais 5 estrelas, parece-me natural. Não sei ao certo mas a Nitro deve ser uma das marcas que recebe as tais estrelas... e acho que é inglesa.

As estrelas Sharp e as certificações DOT e ECE, a mim, quase nada dizem. Quem já vê sites e revistas com apreciações e testes a capacetes há muitos anos apercebe-se que, invariavelmente, são sempre as mesmas marcas a terem os melhores resultados. Alem disso, há capacetes com 5 estrelas Sharp... que dizem respeito ao fecho do capacete e não ao capacete propriamente dito.

Se querem um capacete bom, pelo menos em termos de ventilação, comprem um Crivit do Lidl. A partir de uma certa velocidade, entra vento por todas as juntas, frestas e buracos de parafusos. E tambem sei que, não por experiencia propria, a queixeira começa a ficar cada vez mais movel com o uso. A partir de uns meses, já não precisam de a baixar, ela baixa por si propria quando se passa por uma pequena lomba. Se ter um capacete com queixeira automatica, que baixa por si mesma, não é moderno...
« Última modificação: Novembro 09, 2018, 08:51:23, 08:51 por Nuno YB »
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 09, 2018, 09:12:22, 09:12
Responder #10

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Sim, mas curiosamente (...e vale o que vale, é bom dizer), a SHARP coloca na sua página oficial o seguinte:

"The Department for Transport funds the purchase and testing of helmets to ensure that SHARP remains independent and impartial." :)

Dalai Lama

Novembro 13, 2018, 02:44:30, 02:44
Responder #11

dfelix

• 5004
Sendo que a Sharp é uma unidade governamental inglesa, haver capacetes a custar as tais 60 ou 70 Libras, com as tais 5 estrelas, parece-me natural. Não sei ao certo mas a Nitro deve ser uma das marcas que recebe as tais estrelas... e acho que é inglesa.

A Nitro é chinesa.

Há uns anos atrás o governo britânico aprovou uma lei que pretendia reduzir a fiscalidade nos equipamentos de segurança.
Não estou a par da realidade actual por lá. Mas penso que isto ainda se aplica, embora os preços nas lojas online não me pareçam tão atractivos actualmente como já foram no passado.

A SHARP surgiu nesta altura, como uma forma de informar o consumidor do que está a comprar.
Pois apesar dos standards serem a certificação ECE, a realidade é que pouco se sabe mais do que diz a etiqueta.

Não há grande informação até que ponto entre a oferta certificada alguns podem superar outros nos respectivos testes.

E a informação que disponibilizam é bastante simpática.
Inclusive os diagramas com os resultados nas zonas de impacto.

As estrelas Sharp e as certificações DOT e ECE, a mim, quase nada dizem. Quem já vê sites e revistas com apreciações e testes a capacetes há muitos anos apercebe-se que, invariavelmente, são sempre as mesmas marcas a terem os melhores resultados.

Parece-me interessante partilhares essas fontes...
Pois a maioria dos sites e revistas habitualmente têm postura comercial em que o objectivo passa mais por dar a conhecer o produto que propriamente classificá-lo.

Alem disso, há capacetes com 5 estrelas Sharp... que dizem respeito ao fecho do capacete e não ao capacete propriamente dito.

Como assim?
No site está uma descrição em que consiste o batch de testes.
Têm inclusive este video catita:

Partindo do principio que não estão propositadamente a enganar a malta, até me parece um trabalho bastante razoável.

Dezembro 05, 2018, 21:02:50, 21:02
Responder #12

Quico

• Visitante
Partilho convosco a minha experiência com capacetes.
Como até há pouco tempo andava de 50cc nacional, só por graça e ao fim-de-semana, usava um Sparco aberto que uso também em track days e afins, mas que por ser um capacete de carro, duvido que tenha aprovação legal para andar de mota. Além do mais com um pouco mais de velocidade começava a querer ficar para trás.
Com a compra da cb125f e as investidas por ic's e ae's achei mais seguro comprar um integral, experimentei um agv k1, depois um k3 e fiquei enamorado. O problema é que para mim a mota continua a ser para uns passeios casuais e não para o dia-a-dia e parecia-me exagerado gastar tanto dinheiro num capacete. Foi então que tive contacto com a marca MDS, concretamente o modelo M13, 4 estrelas sharp e tal... Ok, tinha menos qualidade e "funções" que o k3 mas sempre era menos 100€ (números redondos), venderam-me que era feito pela AGV coisa que na altura não acreditei. Andava ali a pairar entre o k3 e o m13 até que leio na pagina da MDS uk que realmente era da AGV, nisto vejo-o à venda por 55€ na motocard e resolvi arriscar.
Só vos posso dizer que estou super satisfeito, não podia ter escolhido melhor. Reconheço no entanto que o AGV é superior, tinha pinlock e óculos escuros.

Isto para dizer que, é possível comprar bem sem estoirar com o orçamento.
Estamos a falar de 10€ de diferença para esse da gearbest.

P.S. Entretanto fui ver e o Sparco até tem homologação ECE22.05
« Última modificação: Dezembro 05, 2018, 21:08:00, 21:08 por Quico »

Dezembro 06, 2018, 19:00:36, 19:00
Responder #13

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Li aquilo que escreveste da marca MDS e confesso que fiquei a pensar para mim "essa marca deve ter tanta relação com a AGV como nada".

Mas rapidamente mudei a ideia que me passou na memória...

É que no próprio site oficial da AGV no Reino Unido, podemos encontrá-la.  :nice:

https://www.agv.co.uk/mds.html

Dalai Lama

Dezembro 07, 2018, 09:39:50, 09:39
Responder #14

Quico

• Visitante
Li aquilo que escreveste da marca MDS e confesso que fiquei a pensar para mim "essa marca deve ter tanta relação com a AGV como nada".

Mas rapidamente mudei a ideia que me passou na memória...

É que no próprio site oficial da AGV no Reino Unido, podemos encontrá-la.  :nice:

https://www.agv.co.uk/mds.html

Como já tinha dito, também não fiquei convencido quando me disseram. Quando cheguei a casa fui "investigar" e bateu certo.
Deixo aqui umas fotos da documentação que acompanha o capacete.

MDS? AGV? Dainese?.... say what?!  :???: :cool:

1" border="0
2" border="0

Dezembro 07, 2018, 12:19:42, 12:19
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Capacete com norma ECE VS um capacete qualquer chinês...

(anda cá ver isto, Clemente...)

Dalai Lama

Dezembro 07, 2018, 12:51:46, 12:51
Responder #16

dfelix

• 5004
Bem...
A descrição adequada deveria ser "Capacete Chinês com norma ECE VS um Capacete Chinês sem qualquer norma".
 :D

É que a Nitro de britânica só mesmo o registo da marca.

Ahh...
E não consigo deixar de reparar no facto do vídeo ser no Quénia... e o gajo ter um "escravo" para dar a cacetada no capacete!
 :D

Dezembro 07, 2018, 13:10:41, 13:10
Responder #17

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Dei-me conta do mesmo "pormaior"... 
Mas mesmo sendo provavelmente um Queniano, porque não pensar-se que foi um amigo convidado para a experiência?? :)

Deu-lhe o taco para as mãos se calhar pela maior força que tem...  :nice:

O resultado foi bem ilustrativo.

Dalai Lama