Autor Tópico: Vibração no guiador: A diferença que se consegue com a troca do pneu frontal  (Lida 14093 vezes)

Outubro 20, 2018, 19:24:29, 19:24
Lida 14093 vezes

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vibração no guiador: A diferença que se consegue com a troca do pneu frontal

Já li por algumas vezes pessoas a queixar-se de uma vibração notória no guiador do seu motociclo (wobble) quando largam as mãos do mesmo, quase levando a uma perda de controlo da moto se não voltam a colocar as mãos passados breves segundos.

Ora tendo lido há momentos alguém a relatar o mesmo sintoma no seu motociclo e depois de a ter aconselhado (noutro fórum onde estou inscrito) decidi que era uma excelente oportunidade para criar este tópico, com um vídeo que elucida aquilo que a troca do pneu frontal consegue fazer... :nice:

Pode até haver apenas uma pequena deformação no piso do pneu, mas é o bastante para a determinadas velocidades se fazer sentir.

Ora vejam o resultado...
...e a diferença que faz a colocação de um novo pneu quando aqueles sintomas surgem.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 20, 2018, 20:54:59, 20:54
Responder #1

mneves

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 3092

Masculino
No caso que descreveste e refiro ao companheiro josezito motovloger,a Honda Coimbra já trocou pneus,jantes ,já mexeu na suspensão e nada ,a scooter,Honda forza 300 ,nova , foi enviada para Lisboa junto com os vídeos para ver se alguém tem ideias pois já existem duas assim.
membro numero 16

Outubro 20, 2018, 20:59:00, 20:59
Responder #2

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Não haverá situações iguais. Isso é certo...

Mas este caso (que ilustra com clareza diferenças no comportamento) poderá ajudar muita gente com os mesmos sintomas.  :nice:

O resultado, com a mudança do pneu frontal (colocando um novo), foi nesta Ninja como da noite para o dia...
Foi muito evidente - e documentada - a diferença. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Outubro 20, 2018, 21:35:19, 21:35
Responder #3

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Fui agora ler, no dito fórum onde postei e...não tinha nada a ver com esse Josezito (que segundo ali indicado, já resolveu o seu assunto, mas não faço a mínima ideia o que era).

A minha recomendação para a troca de pneu na frente era mesmo para uma jovem que tinha uma 125cc (não 300) agora com 4.000Kms.  :nice:

Acabei ao menos por conhecer esse motovlogger Josezito (que não conhecia, confesso).  :corado:

Estive a ver um dos seus vídeos postados há apenas 1 semana atrás. LINK
Aprecio a forma como descreve aquilo que testa. Prende a atenção e revela sinceridade.

Obrigado pela indicação, Marco. Quando tiver um bocado, vou ver mais uns vídeos dele.

Dalai Lama

Outubro 20, 2018, 21:43:40, 21:43
Responder #4

Cross

• Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1162

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
No caso que descreveste e refiro ao companheiro josezito motovloger,a Honda Coimbra já trocou pneus,jantes ,já mexeu na suspensão e nada ,a scooter,Honda forza 300 ,nova , foi enviada para Lisboa junto com os vídeos para ver se alguém tem ideias pois já existem duas assim.
Não ter ideias não acho nada normal.
Ter de sair para outro lado faz sentido só em caso de alguma ferramenta de diagnóstico não estiver disponível porque é causar mais esse transtorno ao cliente.
Depois hoje em dia existe suporte remoto para tudo e mais qualquer coisa e este tipo de situações igualmente.

Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 21, 2018, 09:43:20, 09:43
Responder #5

mneves

• 3092

Masculino
Fui agora ler, no dito fórum onde postei e...não tinha nada a ver com esse Josezito (que segundo ali indicado, já resolveu o seu assunto, mas não faço a mínima ideia o que era).

A minha recomendação para a troca de pneu na frente era mesmo para uma jovem que tinha uma 125cc (não 300) agora com 4.000Kms.  :nice:

Acabei ao menos por conhecer esse motovlogger Josezito (que não conhecia, confesso).  :corado:

Aprecio a forma como descreve aquilo que testa. Prende a atenção e revela sinceridade.

Obrigado pela indicação, Marco. Quando tiver um bocado, vou ver mais uns vídeos dele.
O caso do josezito ainda não está resolvido,pelo que sei
Conheço e falo com ele com regularidade, excelente pessoa.
membro numero 16

Outubro 22, 2018, 11:25:14, 11:25
Responder #6

JViegas

• 4723

Masculino
Em setembro passado comecei a andar mais kms e a levar pendura à escola. Comecei a sentir uma vibração na direção. Mais peso atrás mais leveza à frente, logo o pneu deu sinal, apesar de visualmente ainda dar para uns bons kms.

Não arrisquei e mudei os dois.

Ainda hoje ao levar a miúda à escola, não senti qualquer vibração. À ida para o trabalho sozinho tirei por alguns segundos as mãos do volante e nada. Problema resolvido com a mudança dos pneus.

Já o que se está a passar com o companheiro Josezito, não me parece normal. Mas sabemos que não é só os pneus que entram nesta equação. Suspensão (afinação da mesma), top case, etc. etc.

Outubro 22, 2018, 11:39:34, 11:39
Responder #7

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora

O caso do josezito ainda não está resolvido,pelo que sei
Conheço e falo com ele com regularidade, excelente pessoa.

Eu achava que o Josezito tinha dito que tinha sido descoberto o problema. E tem feito vídeos na Forza onde já não aborda o mesmo (inclusive no que o Sapiens21 linkou).

Mas é possível que ainda não esteja, e ele apenas tenha deixado de o referir nos vídeos. O que é inesperado numa marca como a Honda.
« Última modificação: Outubro 22, 2018, 11:41:29, 11:41 por saraiva »
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 22, 2018, 12:01:24, 12:01
Responder #8

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Nada há de inesperado. :nice:
Pode sempre acontecer, em todas as marcas, haver unidades a dar chatices.

Em 1000 não acho estranho uma marca ter 10, 15 ou 20 a dar determinada chatice.

Também existem problemas decorrentes da utilização, de uma batida forte por passagem em buraco, por falta de manutenção adequada, etc.

Problemas surgem.
Quando se trata de avolumar de casos iguais ara determinado número de unidades produzidas, aí sim...

Neste mesmo tema, se houvesse 100-150 unidades em 1.000 de um mesmo modelo com o guiador "aos saltos", algo teria mesmo falhado a nível de produção, equipamento colocado...ou defeito nos pneus OEM. ;)

Dalai Lama

Outubro 22, 2018, 12:09:16, 12:09
Responder #9

2low

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Só li o titulo deste tópico e não li o que foi comentado sequer, portanto, o devido desconto…

Sobre vibrações no guiador, por vezes pode não ser directamente relacionado com a necessidade de se mudar o pneu, mas também pode ser por esse motivo.
Na minha Kawasaki comecei a sentir isso e mandei fazer "revisão e manutenção" da suspensão da frente, ficou como nova!
Também há casos que ouvi que foi a caixa de direcção…

Portanto… informação prestada como complemento ao titulo.

Outubro 23, 2018, 07:23:18, 07:23
Responder #10

mneves

• 3092

Masculino
membro numero 16

Outubro 23, 2018, 10:16:40, 10:16
Responder #11

dfelix

• 5004

11:22 a enrolar a explicação de que ninguém sabe o que se passa com o aspirador.
Aquela R1200R deve ter perdido cavalos de tanto tédio.

Outubro 23, 2018, 14:09:39, 14:09
Responder #12

saraiva

• 1047
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
 :enlatado:

A quantidade de comentários que lá ha com o mesmo comportamento revela que é  um problema que afecta bastantes motas  (proporcionalmente ).

Espera-se é que a Honda resolva o problema. O valor que se paga por uma forza deve garantir alguma tranqüilidade.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 23, 2018, 17:30:31, 17:30
Responder #13

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Interessei-me pelo tema e fui pesquisar por sintomas e aquilo que a malta diz nos comentários nos vídeos em diversas unidades...

Claro que para lá dos habituais "As mãos é para se usarem no guiador", apontam-se várias causas como:

- Jante empenada;
- Pressão incorrecta;
- Deformaçao da borracha do rasto dos pneus (curiosamente até houve um dos casos abaixo que só aparecia quando colocava pneus novos e por 3x aconteceu);
- Top case (muitos referiram esta como causa!);
- Calibragem das rodas;
- Batida numa subida de passeio ou passagem por buraco, que possa ter alterado a distância entre eixos, bastando alguns milímetros para tal.

Existem "n" casos documentados...

Uns foram solucionados, outros deixaram andar e limitaram-se a fazer vídeo...

Acontece em motos desportivas, trail, naked's, maxiscootres ou pequenas scooters.

Depois de ter estado a ler vários comentários a casos documentados, fiquei com uma ideia abrangente de que isto acontece bastante (havendo alguns wobbles causados pela velocidade e outros que surgem a determinadas velocidades ao retirar as mãos do guiador).

Se procurarem por wobble, Shimmy, Tank-slapper, death wobble ou speed wobble, vai aparecer muuuita coisa.  :)

Tenho de fazer o teste no meu "cacilheiro", numa zona de bom piso e com pouco trânsito, a diferentes velocidades. Fiquei curioso em testar na minha a 50-60-70-80km/h, já que pelos vistos surge (ou não!) a velocidades diferentes dependendo dos modelos...

« Última modificação: Outubro 23, 2018, 17:35:20, 17:35 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Outubro 23, 2018, 19:21:41, 19:21
Responder #14

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Pois...talvez. Não sei quantas não apresentam sintomas e quantas apresentam.

Estou por exemplo ao corrente do speed wobble que foi exaustivamente falado em fóruns internacionais quanto à Tracer 900. Seria crónico? Seria pneus? Seria uma combinação de factores?

Vários foram os que mudaram o vidro stock por outro e isso ajudou bastante.

Dalai Lama

Outubro 27, 2018, 13:13:38, 13:13
Responder #15

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Ora bem...

Voltando ao tema e porque estava interessado em fazer o mesmo teste (já que ando sempre com as mãos no guiador!!), decidi sair de casa pouco depois das 10h e fui para a estrada.

O meu objectivo era testar, num dia que por acaso até está bastante ventoso, a existência ou não de vibração no guiador do meu "cacilheiro" com quase 300kg de peso e em estado stock.

Numa zona praticamente sem trânsito e sem ninguém que me chateasse, fui fazer o teste a diferentes velocidades, primeiro em modo D (Drive) e depois em modo S (Sport), já que tenho caixa automática:

A 40kmh nada...
A 50kmh nada...
A 60kmh já se sente algo...
Sensivelmente entre os 60kmh e os 80-85kmh leva cerca de 2-3seg. (após retirar as mãos do guiador) a iniciar uma vibração no guiador.
A velocidades acima de 90kmh, tendo retirado as mãos do guiador (mas mantendo-as ali perto, claro) deixou novamente de fazer, pelo menos até à perda gradual de velocidade fazer a moto chegar novamente perto dos 80kmh.

Curiosidades importantes e muito relevantes no teste:

> basta encostar um dedo no punho e não vibra absolutamemte nada a qualquer velocidade. Um dedo apenas...

> a entrada da vibração é mais rápida e notória no modo S (Sport) do que em D (Drive), muito provavelmente por haver um efeito travão-motor bem mais forte. Numa moto de cx normal, será semelhante a fazer o teste em 6a ou em 4a.

> existe real diferença, no que toca à vibração, entre fazer o teste adotando uma posição recuada, tronco direito e mais afastada do guiador, ou fazê-lo como se estivessemos de facto a conduzi-la com as mãos no guiador.

Claro que a mim não me incomoda esta vibração porque - e sou totalmente sincero - não tenho mesmo hábito nenhum de andar sem as mãos no guiador, mas foi para fazer o teste e ver no que resultava. :nice:

Acrescento ainda que verifiquei maior rapidez no iniciar da vibração quando ia contra o vento do que a favor do vento. Não era algo psicológico isto... Notava-se ali diferença a favor do vento ou contra o vento.

Aliás, nesta foto que tirei e com a vegetação e árvores a pender para a direita, dá para perceber bem o vento que se fazia sentir.

Bem...foi o meu contributo para o tema.
Também faz vibração no guiador se andar sem as mãos no mesmo, mas não é algo que me tire o sono. ;)

Nota final: Como é algo que nunca antes tinha experimentado/testado, passarei a ter o cuidado de, em futuros testes a motociclos que venha a fazer, verificar o mesmo. O mais certo será também haver algo a determinadas velocidades (conforme modelo), mas logo se verá. :nice:
O YouTube está repleto de vídeos de modelos diferentes e de diferentes marcas a fazer exactamente o mesmo, pelo que simplesmente tive a curiosidade de ver no que dava com a minha. :)
« Última modificação: Outubro 27, 2018, 14:32:25, 14:32 por Sapiens21 »

Dalai Lama

Outubro 27, 2018, 14:34:53, 14:34
Responder #16

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Já tive este problema numa GS.

Era apenas aos 60 - 70 km/h. No meu caso era um Metzeler Tourance Next que devia ter algum pequeno defeito.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 22, 2019, 21:16:22, 21:16
Responder #17

tiagofo20

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 445
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Também estou com este problema ma minha CB125F (obrigado por me encaminharem para este tópico). Epá não me apetecia nada estar a meter um pneu novo sem o atual estar desgastado. Queria pelo menos aguentar até ao final do Verão.

Quanto à calibragem, fazem esse serviço nas oficinas oficiais? Fazem em casas de pneus de carros? Tenho uma casa de pneus de carros excelente perto de casa.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk

Abril 23, 2019, 00:08:47, 00:08
Responder #18

dfelix

• 5004
Epá não me apetecia nada estar a meter um pneu novo sem o atual estar desgastado. Queria pelo menos aguentar até ao final do Verão.

Então... aguentas até ao verão um pneu que não está desgastado, mas está deformado.

Quanto à calibragem, fazem esse serviço nas oficinas oficiais? Fazem em casas de pneus de carros? Tenho uma casa de pneus de carros excelente perto de casa.

Nas oficinas oficiais... seria muito estranho não calibrarem. Não achas?
Nas casas de pneus de carros, algumas também fazem a motos. Nada como perguntares.

Abril 23, 2019, 00:20:30, 00:20
Responder #19

JoaoHD

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 20
  • Marca Motociclo: HD
  • Modelo Motociclo: Fat bob
  • Localidade: Matosinhos
Caro companheiro dmanteigas,

Nao concordo com o slogan “Honda é Honda” como não concordo nas comparações com a Benelli. A Benelli é uma marca chinesa barata, e bom e barato não existe logo os possuidores de Benelli têm de estar mentalizados do que estão a comprar. Igualmente a Honda é uma Japonesa de produção em massa, cujos produtos apresenta robustez mecânica mas longe da qualidade de acabamentos por exemplo de uma Harley Davidson que esta nas antípodas em relação à Honda da qualidade de acabamentos e materiais.

Caro companheiro tiagofo20,
O pneu é o único componente da mota em contacto com o asfalto. Para a sua nota, a troca do pneu dianteiro/traseiro não ficará a mais de 60/70€ se meter um bom pneu como o Pirelli Ángel City. Acha que a sua segurança vale mais que esse valor quase irrisório?

Cumprimentos,
João

Abril 23, 2019, 00:39:52, 00:39
Responder #20

dfelix

• 5004
Caro companheiro JoaoHD,

O dmanteigas já não está neste fórum.
Como irritava umas quantas pessoas por aqui acabou expulso, curiosamente depois do 2low o mandar para um certo sítio.

Quanto ao slogan "Honda é Honda" não é algo que se possa ou não concordar.
Pois era o "argumento" incontestável e mais repetido pelos felizes proprietários da marca ao longo de muitos anos em que a mesma teve estatuto de "vaca sagrada".
Hoje pode não ter tanto peso. Mas ainda há quem veja a Honda como o derradeiro exemplo de fiabilidade. Motivo mais do que suficiente para decidir a escolha entre outras supostamente mais problemáticas para depois acabar a fazer meia dúzia de milhares de quilómetros anualmente.

Quanto à Benelli... é uma marca chinesa barata. Verdade. E essa é a grande razão para o seu sucesso.
Mas não se atreva a afirmar que não presta, ou que os possuidores de Benelli têm de estar mentalizados do que estão a comprar. Pois isso poderá ferir algumas susceptibilidades.
Aliás, essa foi uma das inúmeras formas do dmanteigas aborrecer muita gente aqui. (Que por sinal até é proprietário de uma)
A forma adequada de se falar de uma Benelli por cá, será usando a receita que o mneves aplicou no excelente vídeo da sua TRK.
Algo do género: "Epá.. tirando este probleminha, é uma excelente moto!"
Depois, repetir quantas vezes necessário apenas mudando o probleminha.

E já agora.. quanto à HD, não exageremos.
Pois a "qualidade de acabamentos" só começa a assistir em segmentos de preço consideravelmente elevados.
« Última modificação: Abril 23, 2019, 00:41:50, 00:41 por dfelix »

Abril 23, 2019, 07:10:01, 07:10
Responder #21

tiagofo20

• **

• 445

Caro companheiro tiagofo20,
O pneu é o único componente da mota em contacto com o asfalto. Para a sua nota, a troca do pneu dianteiro/traseiro não ficará a mais de 60/70€ se meter um bom pneu como o Pirelli Ángel City. Acha que a sua segurança vale mais que esse valor quase irrisório?

Cumprimentos,
João

A segurança não se põem em causa, só achei que não seria nada de mais e quw bastava assegurar quw não tirava as maos do guiador. Assim sendo vou ja tratar de saber qual o problema e ae realmente precisa mudar de pneu.

Abril 23, 2019, 08:21:56, 08:21
Responder #22

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
A Harley também tem "produção em massa".

A questão é que se faz com números inferiores a muitas outras marcas que inclusivamente têm modelos de muito baixo custo para certos mercados.

Concordo na existência de qualidade da Harley (é verdade), mas como referido atrás...não é em toda a gama.

Acontece o mesmo com outras marcas, com preços de citadinas ou de grandes Tourings, onde os preços se reflectem.

No caso da Harley, existem grandes "antípodas" entre uma Street e uma Road Glide. :)

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 08:57:11, 08:57
Responder #23

Quico

• Visitante

A segurança não se põem em causa, só achei que não seria nada de mais e quw bastava assegurar quw não tirava as maos do guiador. Assim sendo vou ja tratar de saber qual o problema e ae realmente precisa mudar de pneu.

Estou em crer que com um equilíbrio de roda resolves o problema, se não tens muitos kms feitos com esse pneu nem mandaste nenhuma pancada num buraco, à partida será só equilíbrio.
Tal como nos automóveis se equilibram as rodas quando montam pneus novos, (não só pelo desequilíbrio do pneu mas também pelo da jante) penso que deveriam fazer o mesmo nas motas, a diferença é que as nossas motas são "motinhas de baixo custo" que não atinjem grande velocidade, a marca não liga... contenção de custos.

Abril 23, 2019, 09:19:59, 09:19
Responder #24

dfelix

• 5004
Estou em crer que com um equilíbrio de roda resolves o problema, se não tens muitos kms feitos com esse pneu nem mandaste nenhuma pancada num buraco, à partida será só equilíbrio.

O rapaz em Fevereiro tinha 8100km na moto e agora certamente tem mais.
Assumindo que é o pneu de origem, e mesmo considerando que a CB125 vem calçada com sandálias de plástico... já é considerável.

Um pneu escadeado ou deformado não se resolve apenas calibrando.

E mesmo sendo "motinhas de baixo custo", não vejo razão para que o pneu não venha equilibrado quando qualquer motorizada da treta há 20 anos atrás era.

Abril 23, 2019, 13:03:44, 13:03
Responder #25

trex

• *

• 11
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
Boas.

Na PCX troquei para um Michelin city grip. uma maravilha, acredito que seja o melhor pneu para scooter, mas também tive esse problema ou tenho, a 50kmh o guiador vibra, por acaso não falei ainda com ninguém mas deparei-me com esta situação há um par de semanas, o que será?

Abril 23, 2019, 13:12:03, 13:12
Responder #26

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Provavelmente será o mesmo que noutros casos indicados mais atrás.

Existe também uma causa para problemas "precoces" nos pneus, como as pancadas em subidas de passeios, circular por algumas estradas ou ruas degradadas ou mesmo ocasionais passagens com as rodas por buracos.

A borracha vai-se ressentindo ao longo do tempo....

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 13:15:31, 13:15
Responder #27

trex

• *

• 11
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
o companheiro sapiens acha que o melhor é mesmo passar na HONDA campolide, ou ir a uma casa de pneus?

Poderá ser a jante empenada?

Abril 23, 2019, 16:45:40, 16:45
Responder #28

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Provavelmente será o mesmo que noutros casos indicados mais atrás.

Existe também uma causa para problemas "precoces" nos pneus, como as pancadas em subidas de passeios, circular por algumas estradas ou ruas degradadas ou mesmo ocasionais passagens com as rodas por buracos.

A borracha vai-se ressentindo ao longo do tempo....

Quando leio estes topicos recordo-me sempre de um companheiro que apareceu no outro forum a queixar-se que tinha uma vibracao, toda a gente deu bitaites, foi uma serie de vezes à oficina e as tantas tinha a jante partida e ela acabou por ceder.

Mais do que ninguem, o dono da moto deve ter a nocao do tempo que os pneus tem, tipo de condução, se passou por buracos, as pressoes com que anda ou ja andou, o estado dos rolamentos e veios da roda...

O melhor é mesmo ir a um profissional que lhe possa avaliar o estado do pneu e da mecanica... porque é um bocado como uma pessoa estar a queixar-se que lhe doi a barriga... tanto pode ser fome, como ter comido algo estragado como ter uma ulcera... só um medico e so fazendo exames é que se consegue saber  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 23, 2019, 17:03:23, 17:03
Responder #29

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
Precisamente...

Pode ser por um "sem fim" de situações.

Pode ir desde a qualidade dos pneus montados, passando pela quilometragem dos mesmos e caminhos por onde se andou com eles, até razões tão simples como p.ex. uso continuado com pressão inadequada.

Dalai Lama

Abril 23, 2019, 17:24:04, 17:24
Responder #30

tiagofo20

• **

• 445
No meu caso já encontraram o "problema". Era a top case, mesmo sendo pequena faz esse efeito na direção.

Ainda assim notou que do lado direito do pneu há um desgaste um pouco maior do que do lado esquerdo, mas não têm equipamento de calibração para um eixo tão fino como o deste modelo. Admitiu que deveriam ter, mas não têm.

Abril 24, 2019, 08:48:03, 08:48
Responder #31

Quico

• Visitante
A top case? Então e como resolveste, tiraste ou há algum truque?

Abril 24, 2019, 12:00:41, 12:00
Responder #32

tiagofo20

• **

• 445
Não há truque, fui dar uma volta sem top case e as vibrações desapareceram. O motivo de eu só ter reparado nisso à pouco é que raramente ando de top case. Tenho andado mais vezes agora porque estamos naqueles dias do chove, não chove, chove...

Abril 24, 2019, 12:08:36, 12:08
Responder #33

dfelix

• 5004
Ora aí está algo fundamental e que passa despercebido a quem simplesmente não usa disso...
 :D

Abril 24, 2019, 12:28:30, 12:28
Responder #34

Sapiens21

• 18501

Masculino
  • Texto Pessoal
E depois ainda há aqueles que a têm arrumada na garagem e, por uma valente teimosia, nunca a tiram de onde ficou guardada.

Sim...falo por mim que tenho um malão com um belo de um encosto para pendura e tudo, mas nunca é colocado na moto.   :corado:

Dalai Lama

Abril 24, 2019, 12:43:58, 12:43
Responder #35

pjmartinho

• 1637

Masculino
  • Texto Pessoal
    texto
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: FJR1300
  • Localidade: Na praia
E depois ainda há aqueles que a têm arrumada na garagem e, por uma valente teimosia, nunca a tiram de onde ficou guardada.

Sim...falo por mim que tenho um malão com um belo de um encosto para pendura e tudo, mas nunca é colocado na moto.   :corado:

x2  :)

A que vinha na minha mota foi retirada no dia em que comprei a mota e, passados uns meses, retirei a base da top case.

Na realidade não sinto grande falta da top case, porque não é muito grande, e as malas da Pan European levam mais tralha do que parecem poder levar.