Autor Tópico: Mota a 2 Tempos na Estrada  (Lida 8204 vezes)

Novembro 17, 2018, 23:02:14, 23:02
Lida 8204 vezes

geaper

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 8
  • Marca Motociclo: YAMAHA
  • Modelo Motociclo: DTR 125
  • Localidade: Porto
Boas.

Comprei à uns dias uma DTR 125 17KW e está impecável por fora mas não sei nada em relação ao interior e a mota já tem 26 mil KM.

Eu já fiz 200 KM e a mota puxa muito bem, não parece ter nenhum problema

Eu nunca tive uma mota e estive a ver que há gente que muda o pistão de x em x horas/kilometros. Já estive a ver como se faz mas parece arriscado eu fazer.

A única coisa que fiz foi por óleo de mistura 2T, troquei o óleo da caixa e vi a vela.

Alguém conhece esta mota? Devo ver como está o pistão, ou outra coisa?
Ou continuo a andar até arrebentar qualquer coisa?

É suposto eu fazer uma inspeção ao motor de x em x kilometros numa oficina? No manual da DTR não diz nada sobre isto

PS: Btw Alguém sabe se devo pressionar a embraiagem sempre que não acelerar? Esta mota tem um depósito de óleo mas não sei se lubrifica se não tiver a acelerar e vi as de 2T não se deve travar com o motor.

« Última modificação: Novembro 17, 2018, 23:04:54, 23:04 por geaper »

Novembro 17, 2018, 23:21:03, 23:21
Responder #1

JoãoPVCarvalho

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1977

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Companheiro, já foi à muitos anos que tive uma TZR 125, são totalmente diferentes na ciclística mas se bem me lembro partilham o mesmo motor.

Substituir o pistão de x em x horas é para quem anda em competição e é tarefa que só deve ser realizada por um mecânico profissional, no teu caso a menos que não sintas dificuldades no desenvolvimento do motor não tens que te preocupar com isso.

Uso da embraiagem deve ser feito tal como num carro, há por aqui companheiros com uma opinião um pouco diferente e podes até encontrar um tópico onde essa questão é respondida com grande pormenor, Eu sempre a usei como no carro e até hoje não tive problemas.

Lubrificação, a tua mota tem um motor a 2 tempos o que significa que o embolo e o pistão são lubrificados pelo (autolube) óleo da mistura e a caixa tem o seu próprio óleo que é distribuído por chapinhagem, desconheço se esse motor dispõe de bomba de óleo mas duvido seriamente que tenha.

Nas motas a 2 tempos podes e deves travar com o motor, sempre o fiz e não vejo razão nenhuma para não o fazer.

Revisões, deves seguir as indicações do manual ou podes aconselhar junto de uma oficina de motas mas para além dos filtros pouco mais há a fazer com regularidade, tudo o resto é tipo muda quando está gasto.

Espero ter ajudado.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 17, 2018, 23:23:31, 23:23
Responder #2

dfelix

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5006
...e a mota já tem 26 mil KM

Tendo em conta que já não se fabricam há uns 10 anos, e portanto terá certamente mais do que isso... só ter 26 mil é sinal que nem andou muito.
Se forem reais, claro.

Eu nunca tive uma mota e estive a ver que há gente que muda o pistão de x em x horas/kilometros. Já estive a ver como se faz mas parece arriscado eu fazer.

Os motores 2T podem envolver alguma manutenção extra...
Existe também o facto de muita gente espremer estes motores modificando-os o que implicar ainda maior manutenção.

Já estive a ver como se faz mas parece arriscado eu fazer.

Dá trabalho. E envolve ferramenta adequada.

Alguém conhece esta mota?

A DTR foi um modelo extremamente popular...
Para muitos, uma escola..
Para outros, um autêntico estilo de vida..
 :D

Nos anos 90, a DTR era a PCX dos campeões.

Ou continuo a andar até arrebentar qualquer coisa?

Mais ou menos isso...
Se tudo correr bem, quando o pistão e respectivos segmentos estão a dar as últimas... vais começar a sentir o motor com menos compressão.
Se tudo correr mal, ela cala-se de repente e terás que depender do reboque para ir até casa.

Mudar o pistão não é como mudar um fusível.
Portanto, habitualmente nessa intervenção aproveita-se para algumas verificações e renova-se alguns consumíveis extra.

É suposto eu fazer uma inspeção ao motor de x em x kilometros numa oficina? No manual da DTR não diz nada sobre isto

Não sei de que ano é a tua, mas penso que em regra geral têm um intervalo de revisão de 6000km.
Duvido que o manual não tenha o plano de manutenção.

PS: Btw Alguém sabe se devo pressionar a embraiagem sempre que não acelerar?

Dá uma vista de olhos aqui.
(tema que já fez rolar muita tinta)

Esta mota tem um depósito de óleo mas não sei se lubrifica se não tiver a acelerar.

Não será o depósito do autolube?
É suposto ela fazer automáticamente a mistura...
« Última modificação: Novembro 17, 2018, 23:25:06, 23:25 por dfelix »

Novembro 17, 2018, 23:34:34, 23:34
Responder #3

geaper

• *

• 8
Obrigado pelas respostas.

A mota é de 2000. Não sei como funciona o autolube. Supostamente deverá juntar óleo à gasolina quando eu estiver a acelerar, não sei se quando estou a fazer "engine braking" (não acelerar) se está a entrar óleo para o pistão.

Eu não gosto de pressionar a embraiagem porque a mota parece que vai solta e as minhas luzes começam a ficar quase desligadas se não acelerar

Novembro 17, 2018, 23:47:29, 23:47
Responder #4

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Esqueça o que está escrito no outro tópico.

Esse motor e a carburador, e este tem um circuito próprio de baixo regime portanto a mistura não vai faltar quando desacelerar e o motor não vai gripar.

O segredo de uma boa longevidade de um 2 T está em 2 sítios: uma boa carburação... ao contrário de um 4t estes são mais sensíveis pois ém primeiro lugar não tem injeção electrónica que c9ntrola uma série de parâmetros... e em 2 lugar a utilização do melhor óleo que c9nseguir pagar.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 17, 2018, 23:52:56, 23:52
Responder #5

geaper

• *

• 8
Recomendam algum óleo de mistura 2T?
Que óleo é que meto na caixa? Falaram-me 10W40. Recomendam algum?

E possivelmente um bom site para o comprar

Novembro 18, 2018, 01:14:50, 01:14
Responder #6

dfelix

• 5006
Não sei como funciona o autolube. Supostamente deverá juntar óleo à gasolina quando eu estiver a acelerar, não sei se quando estou a fazer "engine braking" (não acelerar) se está a entrar óleo para o pistão.

O "autolube" é o sistema responsável por automágicamente misturar o lubrificante com a gasolina.
A ideia é não te preocupares com nada disso.

Eu não gosto de pressionar a embraiagem porque a mota parece que vai solta e as minhas luzes começam a ficar quase desligadas se não acelerar

Essa bateria já teve melhores dias...
(Partindo do princípio que será "só" a bateria)

O link para o outro tópico aplicava-se ao uso da embraiagem. Não era suposto confundir ainda mais.
De qualquer forma, a resposta é mesma. A embriagem serve só pra arrancares e fazer passagens.
Não é portanto para pressionar sempre que não pretendes acelerar. A não ser que estejas parado.

Recomendam algum óleo de mistura 2T?

Tenho me dado bem com o Castrol TTS.
Dentro dos que facilmente ainda se encontra "por aí" em algumas estações de serviço, é relativamente razoável.

Que óleo é que meto na caixa? Falaram-me 10W40. Recomendam algum?

O manual deverá ter essa indicação.
Mas sim, um 10W40 semi-sintético (estilo Motul 5100) cumprirá perfeitamente o objectivo, já que só banha caixa e embraiagem.

« Última modificação: Novembro 18, 2018, 01:17:49, 01:17 por dfelix »

Novembro 18, 2018, 10:50:39, 10:50
Responder #7

TMXR

• 4156

Masculino
O TTS agora tem outro nome... power 1 2t salvo erro. Ainda cheguei a usar no tempo dos frascos cinzentos

Mas na altura para a minha utilização o TTS era muito fraco, tinha de andar com Shell super M, ou o castrol 747, até depois surgirem os super óleos que entravam na combustão de outra forma tipo o elf htx 976   ;). Mas, o “meu” uso era um bocado violento, e estou seguro que o TTS e uma boa aplicação para estrada.

Em conversa há pouco tempo disseram-me que a Motorex também tinha bons óleos para 2t.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Novembro 18, 2018, 14:14:47, 14:14
Responder #8

mneves

• 3092

Masculino
Óleo,usa o motul 710 2t
Na caixa tens muito para escolher.
Usa uma boa vela,boa gasolina e desfruta da mota
Eu ,mas isso sou eu abria o cilindro e via os segmentos e limpava o piston , via também a folga da biela .
membro numero 16

Novembro 18, 2018, 15:34:50, 15:34
Responder #9

geaper

• *

• 8
O óleo que se mete na caixa é normal?

Eu tenho óleo para 4T https://www.amazon.es/REPSOL-RP163N54-Lubricante-para-10W40/dp/B00D19OGUC/ref=sr_1_3?s=automotive&ie=UTF8&qid=1542555232&sr=1-3&keywords=repsol+4t+10w40

Este dá ou estrago a mota? Eu vi no manual que o óleo da caixa dura 24 mil km. Isto é verdade?

Novembro 18, 2018, 17:45:27, 17:45
Responder #10

dfelix

• 5006
O TTS agora tem outro nome... power 1 2t salvo erro. Ainda cheguei a usar no tempo dos frascos cinzentos

As garrafas de TTS que ainda tenho por casa são das verdes.  :D

Realmente, houve rebranding do mesmo.

Mas na altura para a minha utilização o TTS era muito fraco, tinha de andar com Shell super M, ou o castrol 747, até depois surgirem os super óleos que entravam na combustão de outra forma tipo o elf htx 976   ;). Mas, o “meu” uso era um bocado violento, e estou seguro que o TTS e uma boa aplicação para estrada.

Sim, embora motores como o da minha Cagiva têm um ciclo de vida relativamente curto... há uma pequena diferença entre aos 10-12 substituir um pistão limpinho como acontece com o TTS ou completamente carbonizado como acontece com outros.

Olhando para alguns dos óleos que indicas, parece-me que mais rapidamente esses motores são reconstruídos do que propriamente os depósitos ou "envernizar" começa a ser preocupação.

Eu ,mas isso sou eu abria o cilindro e via os segmentos e limpava o piston , via também a folga da biela .

E em dias de inspiração até descravavas a cambota com os dentes, não?  :D

Sim, qualquer 10W40 semi-sintetico cumpre perfeitamente a função.

Este dá ou estrago a mota? Eu vi no manual que o óleo da caixa dura 24 mil km. Isto é verdade?

O único estrago que esse pode causar é ela ficar habituada a um lubrificante demasiado bom.  :D

Mas... que raio da manual é esse?
É porque exemplo este indica (pag 42) os 6000km que é o "habitual" neste tipo de motos.

Novembro 18, 2018, 18:26:31, 18:26
Responder #11

TMXR

• 4156

Masculino
Dfelix...

era uma embalagem que havia por altura de... 1994/95... portanto em era pre-google  :D :D 

10 ou 12 o que??? mil Kms???  :D :D estes motores duravam muito pouco tempo: se fosse um de treinos fazia uns 50 litros... se fosse um de corrida, fazia 50 minutos  ;) ;)

Novembro 18, 2018, 19:17:29, 19:17
Responder #12

dfelix

• 5006
era uma embalagem que havia por altura de... 1994/95... portanto em era pre-google

Em 94/95 eu era cliente Valvoline... na minha NSR.  :D
Não porque fosse bom. Mas porque era barato e tinha um rótulo fixe

10 ou 12 o que??? mil Kms???  :D :D estes motores duravam muito pouco tempo: se fosse um de treinos fazia uns 50 litros... se fosse um de corrida, fazia 50 minutos  ;) ;)

Outros mundos...  :D

Novembro 18, 2018, 19:46:16, 19:46
Responder #13

mneves

• 3092

Masculino

As garrafas de TTS que ainda tenho por casa são das verdes.  :D

Realmente, houve rebranding do mesmo.

Sim, embora motores como o da minha Cagiva têm um ciclo de vida relativamente curto... há uma pequena diferença entre aos 10-12 substituir um pistão limpinho como acontece com o TTS ou completamente carbonizado como acontece com outros.

Olhando para alguns dos óleos que indicas, parece-me que mais rapidamente esses motores são reconstruídos do que propriamente os depósitos ou "envernizar" começa a ser preocupação.

Sim, qualquer 10W40 semi-sintetico cumpre perfeitamente a função.

O único estrago que esse pode causar é ela ficar habituada a um lubrificante demasiado bom.  :D

Mas... que raio da manual é esse?
É porque exemplo este indica (pag 42) os 6000km que é o "habitual" neste tipo de motos.
 Companheiro não percebi esta questão....
membro numero 16