Eu fiz o Lés-a-Lés este ano em Junho, gostei bastante, com algumas aspectos menos positivos que foram referidos no tópico do Lés-a-Lés 2018, mas no global muito bom, e julgo que vale a pena fazer, pelo menos uma vez.Quanto ao ser muito cansativo depende de cada um e da moto que dispõem. Eu não achei, e a minha moto é bastante confortável. Na última etapa confesso que já estava um tanto saturado de tantos km, mas não demasiado cansado fisicamente (já tenho 68 anos e ainda estava em recuperação final de uma cirurgia ao ombro).Julgo que se conseguires alinhar com um grupo de 2 ou 3 equipas de amigos, será muito mais agradável, divertem-se muito mais, mas claro que depende das características de cada um.Convém saber que é obrigatório fazer equipas de 2 motos que partem ao mesmo tempo e deverão chegar também juntas. Se não tiveres parceiro a Organização atribui-te um. Foi o caso do Spitfire e podes ler os seus relatos. Embora haja uma ordem e horário de partida fixado, não há qualquer problema em uma equipa esperar por mais uma ou duas após a largada e fazerem a etapa em conjunto (partem de 20 em 20 segundos, se bem me lembro).Tendo em conta que cada etapa te vai demorar cerca de 10 a 12 horas (com paragens claro), convém não partir muito tarde para não chegar ás tantas da noite. Eu vi chegarem até as 23 h...A minha equipa saiu um dias cerca das 6:30 (etapa mais longa) e nos outros 2 dias ás 7:15 e chegávamos entre as 17:30 e as 19 horas, com bastantes mas curtas paragens. Como a dormida dificilmente se consegue a menos se 15 a 20 km de distância do local de partida, como já foi referido, tivemos de acordar cedo, pelas 5:00 - 5:30 da manhã. É agradável partir cedo, mas custa a acordar quando nos deitamos tarde (como foi o nosso caso... Aconselho a deitarem cedo para dormir pelo menos 7 ou 8 horas). Para sair cerca de 1 hora e 15 minutos após a 1ª partida como foi o nosso caso (o início das etapas foi ás 5:30 e ás 6:00 da manhã), a minha equipa obteve o nº 226 atribuído presencialmente na sessão de divulgação do evento, que se faz geralmente com vários meses de antecedência, em Janeiro-Fevereiro. Nessa sessão de divulgação, que este ano foi na Figueira da Foz, chegámos em cima da hora marcada e fomos dos últimos a serem atribuídos nº de equipa (estariam presentes, portanto cerca de 450 motociclistas participantes). A inscrição para os participantes que não foram a essa sessão,fez-se on-line, por ordem cronológica. Essa inscrição só é aberta algum tempo depois e costuma haver no início grande congestionamento na aplicação on-line. Atenção que as inscrições são em nº limitado e geralmente esgotam.Se fores adepto do campismo, julgo que será possível e económico adoptar essa opção para as dormidas, e sendo este Lés-a-Lés 2019 pelo Litoral, deve haver bastantes parques de campismo. Mas mesmo assim deverá ser conveniente fazer a reserva com antecedência. E se forem em grupo, haverá a hipótese de alugarem um Bungalow no Parque de Campismo, que dividido por 4 a 6 deve ficar muito em conta e escusam de levar tendas e sacos cama. Mas os locais de final de etapa só são conhecidos na Sessão de apresentação, há que estar atento. Recordo que as dormidas são por nossa conta.Quanto á alimentação não tens que te preocupar, pois está incluída na inscrição, e embora não seja o máximo, cumpre os mínimos, na minha opinião. Mas muitos optam por jantar melhor fora da Organização (e alguns também o almoço) para variar, mas depende do gosto e da bolsa de cada um.Convém também referir que me parece conveniente disporem de um "leitor de Road-Book" para ir desenrolando o Road-book fornecido pela organização. Podem adquirir um de fabrico nacional (dizem ser bastante bom) por cerca de 60 €. Eu constrói o meu, não chegou a 20 € de material, e ficou bastante funcional.Alguma questão mais que tenhas eu poderei dar um contributo com muito gosto, com base na minha curta experiência. Mas podes consultar o FB oficial do Lés-a-Lés, e no YouTube tens muitos vídeos.Boas curvas
Esperem lá, vocês pagaram 200 euros para participar num evento num espaço livre e público?Quais foram as contrapartidas?
200 euros parece-me muito face as contrapartidas, e também sabemos que há muitos sponsors envolvidos.
O termo "contrapartidas" é muito subjectivo. Se depois do passeio eu achar que foi uma das melhores experiências que já tive, certamente que cada euro pago terá valido a pena!
Citação de: Megamustaine em Dezembro 18, 2018, 18:18:31, 18:18O termo "contrapartidas" é muito subjectivo. Se depois do passeio eu achar que foi uma das melhores experiências que já tive, certamente que cada euro pago terá valido a pena!Não duvido, a questão é que eu posso fazer o mesmo percurso, na mesma altura, e pago zero, porque é um local público.É só por isso.O LaL nunca me prendeu muito o atenção por ter de cumprir relativamente horários, e seguir a "manada".É a minha opinião.
Só te falta 175, se não aumentarem o preço para este ano! lolMas que andam a carregar no preço, andam.Seguir a manada... Eu não estou aqui para defender nada (até acho um exagero o valor, e outras coisas) mas tendo em conta que é um passeio organizado por alguém, tem um percurso definido com um início e um fim, que todos vão fazer (partindo do princípio que se se concorda em participar, concorda-se com as condições...) esse percurso (até porque essa é uma das graças do evento, tem histórias e curiosidades dos locais por onde se passa, eventuais actividades lúdicas pelo meio, encenações, etc) com mais ou menos desvio.... sim, como vão todos dar ao mesmo sítio, até pode ser considerado como "seguir a manada".Com um passeio, por exemplo, daqui deste fórum ou doutro qualquer também pode ser considerado "seguir a manada"?Por acaso gostava de saber como é em Espanha, até teria curiosidade em participar. Há sites, ou contactos, onde se possa ver disso?
Citação de: Hemisaro em Dezembro 18, 2018, 19:04:38, 19:04Só te falta 175, se não aumentarem o preço para este ano! lolMas que andam a carregar no preço, andam.Seguir a manada... Eu não estou aqui para defender nada (até acho um exagero o valor, e outras coisas) mas tendo em conta que é um passeio organizado por alguém, tem um percurso definido com um início e um fim, que todos vão fazer (partindo do princípio que se se concorda em participar, concorda-se com as condições...) esse percurso (até porque essa é uma das graças do evento, tem histórias e curiosidades dos locais por onde se passa, eventuais actividades lúdicas pelo meio, encenações, etc) com mais ou menos desvio.... sim, como vão todos dar ao mesmo sítio, até pode ser considerado como "seguir a manada".Com um passeio, por exemplo, daqui deste fórum ou doutro qualquer também pode ser considerado "seguir a manada"?Por acaso gostava de saber como é em Espanha, até teria curiosidade em participar. Há sites, ou contactos, onde se possa ver disso?Atenção que eu não digo que seja barato ( e custa-me pagar 200€ ), mas similar a este evento não temos nada em Portugal. Vai ser uma nova experiência Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
Só não trocas opiniões e experiências se não quiseres! Vão imensos grupos grandes a este e a outros eventos do mesmo género.Há tanta forma de viver e conhecer as terras e locais deste país que esta é mais uma.Pagas tantas coisas que são o sonho de outras que nem vou entrar por aí.Tanto conheço pessoal que foi uma vez, experimentou e não volta. Tal como existem muitos outros que fazem várias edições, inclusive conheço uma pessoa que fez todas as edições até agora.É como tudo, há gostos para tudo.Não podia estar mais de acordo Haja mas é disponibilidade e possibilidade de andar de mota.
Também vi essa notícia !Já reservei 2 noites em Felgueiras ( 8 a 10 de junho ) numa Quinta ( Stone Farm Hostel ) por 28€ com pequeno almoço a 15m do centro. Nada mau! Aguardo ansiosamente por fevereiro para saber onde vai ser feita a apresentação e qual o programa definitivo. Do que a notícia refere, a edição de 2019 vai terminar no Algarve. Estava com alguma esperança que acabasse um pouco mais perto de Lisboa. Pelas minhas contas vou fazer qualquer coisa como 2000 kms por esses dias. Agora é aguardar e ir poupando uns tostões.Abç!
Citação de: Megamustaine em Janeiro 15, 2019, 09:36:04, 09:36Também vi essa notícia !Já reservei 2 noites em Felgueiras ( 8 a 10 de junho ) numa Quinta ( Stone Farm Hostel ) por 28€ com pequeno almoço a 15m do centro. Nada mau! Aguardo ansiosamente por fevereiro para saber onde vai ser feita a apresentação e qual o programa definitivo. Do que a notícia refere, a edição de 2019 vai terminar no Algarve. Estava com alguma esperança que acabasse um pouco mais perto de Lisboa. Pelas minhas contas vou fazer qualquer coisa como 2000 kms por esses dias. Agora é aguardar e ir poupando uns tostões.Abç!Boa questão TMaxer Posso estar enganado mas julgo que o dia 9 ( Domingo ) é o dia das verificações técnicas e do passeio pela zona de Felgueiras. No dia 10 é que se iniciam as etapas a doer. Alguém que confirme?Se a partida é a 9 de Felgueiras, a noite de 9 para 10 ja nao a vai dormir em Felgueiras
Este ano, se as costas me permitirem, talvez faça como em 2018, em que fiz o LAL de 2017.http://respiroscooter.blogspot.com/2018/06/2017-em-2018.htmlPego no road book de 2018 e siga.
Neste blog (http://amec-moto.blogspot.com/2010/10/roda-books.html) tem para download todos os road books do les a les desde 1999. Os ficheiros estão alojados no 4share que é necessário registar, só precisa de nome e email.Cumprimentos
A não ser que alterem o formato (que duvido muito, visto já estar assim há alguns anos), dia 9 serão as verificações técnicas (rápida vistoria a olho) às motos e documentação e depois o passeio/prólogo na zona (tem andado à volta dos 100Km).Depois dia 10 de manhã parte-se de Felgueiras para baixo.
Citação de: VCS em Janeiro 15, 2019, 15:13:45, 15:13Este ano, se as costas me permitirem, talvez faça como em 2018, em que fiz o LAL de 2017.http://respiroscooter.blogspot.com/2018/06/2017-em-2018.htmlPego no road book de 2018 e siga. Fizeste o LAL2017 em 2018 sozinho?E o LAL2018 agora em 2019, pretendes fazer sozinho? Que tal um tópico novo para o efeito?(acho que deve haver interessados - fazer o LAL sem as confusões e stresses de alguns dos participantes dos LAL's oficiais) :ok:
E já se sabe que a primeira paragem será na Figueira da Foz, dia 10 (fonte: facebook do lés-a-lés).
E essa fonte não te disse onde era a segunda paragem?Isso é que era...
Eu penso não repetir.Gostei, mas não amei. Acho que é algo que se deve fazer, mas não o conseguiria fazer x anos seguidos como muitos fazem.E olha que me diverti muito com o JoãoA e com algumas cenas diárias, com a paisagem e as estradas percorridas, mas é tudo muito rápido, não se aprecia (muito) os locais por onde se passa.Boa sorte Abc