Autor Tópico: Lés a Lés 2019  (Lida 17612 vezes)

Dezembro 17, 2018, 08:25:09, 08:25
Lida 17612 vezes

Megamustaine

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1023

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Boas companheiros,

Já foi comunicada a data do Lés-a-Lés 2019. Com partida  a 9 de junho e fim a 12 de junho, a edição de 2019 irá partir de Felgueiras e segundo informações da FMP, irá percorrer toda a Costa até Sul. Nunca fiz esta prova mas estou mais que convicto que 2019 irá ser o ano da minha estreia aos comandos da minha TRK 502 X. para quem gostaNão sei inclusivé, se esta prova não irá condicionar a minha possível viagem aos picos da Europa uma vez que estava previsto mais ou menos por esta altura fazer essa viagem.
 Tenho visto alguns vídeos da edição de 2018 ( a do SpitfirePT está muito boa, aconselho vivamente! ) e de facto, para quem gosta de viajar em 2 rodas, com paisagens magníficas, rodeado de centenas de motas e ainda para mais no nosso país, acho que não se pode pedir mais!
 Estou a ficar bastante entusiasmado com esta viagem. Só é pena que ainda faltem 6 meses :( :(...

Quem mais vai?

:nice:
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Dezembro 17, 2018, 09:21:29, 09:21
Responder #1

SJP

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 135
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: Tmax
  • Localidade: Oeste
O LAL é uma experiência que, se deve fazer, pelo menos uma vez na vida. Não é fácil, porque exige muitas horas de navegação e condução. Mas os caminhos percorridos, a maioria deles desconhecidos, ficam para sempre na memória.

Nunca esquecerei , na edição do ano passado, o grupo das Sach numa aldeia perdida nas montanhas perto da Montalegre, pelas dez da noite, com lanternas a mudar uma corrente.   :tirarchapeu:

Este ano se o percurso for pela costa é uma novidade. Convém marcar as dormidas com antecedência, porque esgotam rapidamente. Mesmo marcando antes, só conseguimos alojamento a 20km das partidas e chegadas.  :(

È muito cansativo fazer esses kms, depois de 10/12 horas em cima da mota, quando o corpo já pede cama. :stuck_out_tongue:

Dezembro 17, 2018, 10:28:38, 10:28
Responder #2

Megamustaine

• 1023

Masculino
De facto já me disseram que a questão do alojamento não é fácil. Estou a pensar em acampar, consoante os locais onde terminem e começam as etapas. Hoje em dias os parques de campismo já apresentam infraestruturas capazes e torna a viagem muito mais "radical". Só tenho de investir numa boa tenda e num bom saco cama :stuck_out_tongue_winking_eye:! À partida esse investimento paga ( e sobra ) as dormidas em hotel e devem ser bastante mais fáceis de garantir.

Dezembro 17, 2018, 16:37:31, 16:37
Responder #3

João A

• **

• 296

Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ADV 350
  • Localidade: Lisboa
Eu fiz o Lés-a-Lés este ano em Junho, gostei bastante, com algumas aspectos menos positivos que foram referidos no tópico do Lés-a-Lés 2018, mas no global muito bom, e julgo que vale a pena fazer, pelo menos uma vez.
Quanto ao ser muito cansativo depende de cada um e da moto que dispõem. Eu não achei, e a minha moto é bastante confortável. Na última etapa confesso que já estava um tanto saturado de tantos km, mas não demasiado cansado fisicamente (já tenho 68 anos e ainda estava em recuperação final de uma cirurgia ao ombro).
Julgo que se conseguires alinhar com um grupo de 2 ou 3 equipas de amigos, será muito mais agradável, divertem-se muito mais, mas claro que depende das características de cada um.
Convém saber que é obrigatório fazer equipas de 2 motos que partem ao mesmo tempo e deverão chegar também juntas. Se não tiveres parceiro a Organização atribui-te um. Foi o caso do Spitfire e podes ler os seus relatos. Embora haja uma ordem e horário de partida fixado, não há qualquer problema em uma equipa esperar por mais uma ou duas após a largada e fazerem a etapa em conjunto (partem de 20 em 20 segundos, se bem me lembro).
Tendo em conta que cada etapa te vai demorar cerca de 10 a 12 horas (com paragens claro), convém não partir muito tarde para não chegar ás tantas da noite. Eu vi chegarem até as 23 h...
A minha equipa saiu um dias cerca das 6:30 (etapa mais longa) e nos outros 2 dias ás 7:15 e chegávamos entre as 17:30 e as 19 horas, com bastantes mas curtas paragens. Como a dormida dificilmente se consegue a menos se 15 a 20 km de distância do local de partida, como já foi referido, tivemos de acordar cedo, pelas 5:00 - 5:30 da manhã. É agradável partir cedo, mas custa a acordar quando nos deitamos tarde (como foi o nosso caso... Aconselho a deitarem cedo para dormir pelo menos 7 ou 8 horas). Para sair cerca de 1 hora e 15 minutos após a 1ª partida como foi o nosso caso (o início das etapas foi ás 5:30 e ás 6:00 da manhã), a minha equipa obteve o nº 226 atribuído presencialmente na sessão de divulgação do evento, que se faz geralmente com vários meses de antecedência, em Janeiro-Fevereiro. Nessa sessão de divulgação, que este ano foi na Figueira da Foz, chegámos em cima da hora marcada e fomos dos últimos a serem atribuídos nº de equipa (estariam presentes, portanto cerca de 450 motociclistas participantes). A inscrição para os participantes que não foram a essa sessão,fez-se on-line, por ordem cronológica. Essa inscrição só é aberta algum tempo depois e costuma haver no início grande congestionamento na aplicação on-line. Atenção que as inscrições são em nº limitado e geralmente esgotam.
Se fores adepto do campismo, julgo que será possível e económico adoptar essa opção para as dormidas, e sendo este Lés-a-Lés 2019 pelo Litoral, deve haver bastantes parques de campismo. Mas mesmo assim deverá ser conveniente fazer a reserva com antecedência. E se forem em grupo, haverá a hipótese de alugarem um Bungalow no Parque de Campismo, que dividido por 4 a 6 deve ficar muito em conta e escusam de levar tendas e sacos cama. Mas os locais de final de etapa só são conhecidos na Sessão de apresentação, há que estar atento. Recordo que as dormidas são por nossa conta.
Quanto á alimentação não tens que te preocupar, pois está incluída na inscrição, e embora não seja o máximo, cumpre os mínimos, na minha opinião. Mas muitos optam por jantar melhor fora da Organização (e alguns também o almoço) para variar, mas depende do gosto e da bolsa de cada um.
Convém também referir que me parece conveniente disporem de um "leitor de Road-Book" para ir desenrolando o Road-book fornecido pela organização. Podem adquirir um de fabrico nacional (dizem ser bastante bom) por cerca de 60 €. Eu constrói o meu, não chegou a 20 € de material, e ficou bastante funcional.
Alguma questão mais que tenhas eu poderei dar um contributo com muito gosto, com base na minha curta experiência. Mas podes consultar o FB oficial do Lés-a-Lés, e no YouTube tens muitos vídeos.
Boas curvas  :convivio:
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Dezembro 17, 2018, 17:24:43, 17:24
Responder #4

Megamustaine

• 1023

Masculino
Eu fiz o Lés-a-Lés este ano em Junho, gostei bastante, com algumas aspectos menos positivos que foram referidos no tópico do Lés-a-Lés 2018, mas no global muito bom, e julgo que vale a pena fazer, pelo menos uma vez.
Quanto ao ser muito cansativo depende de cada um e da moto que dispõem. Eu não achei, e a minha moto é bastante confortável. Na última etapa confesso que já estava um tanto saturado de tantos km, mas não demasiado cansado fisicamente (já tenho 68 anos e ainda estava em recuperação final de uma cirurgia ao ombro).
Julgo que se conseguires alinhar com um grupo de 2 ou 3 equipas de amigos, será muito mais agradável, divertem-se muito mais, mas claro que depende das características de cada um.
Convém saber que é obrigatório fazer equipas de 2 motos que partem ao mesmo tempo e deverão chegar também juntas. Se não tiveres parceiro a Organização atribui-te um. Foi o caso do Spitfire e podes ler os seus relatos. Embora haja uma ordem e horário de partida fixado, não há qualquer problema em uma equipa esperar por mais uma ou duas após a largada e fazerem a etapa em conjunto (partem de 20 em 20 segundos, se bem me lembro).
Tendo em conta que cada etapa te vai demorar cerca de 10 a 12 horas (com paragens claro), convém não partir muito tarde para não chegar ás tantas da noite. Eu vi chegarem até as 23 h...
A minha equipa saiu um dias cerca das 6:30 (etapa mais longa) e nos outros 2 dias ás 7:15 e chegávamos entre as 17:30 e as 19 horas, com bastantes mas curtas paragens. Como a dormida dificilmente se consegue a menos se 15 a 20 km de distância do local de partida, como já foi referido, tivemos de acordar cedo, pelas 5:00 - 5:30 da manhã. É agradável partir cedo, mas custa a acordar quando nos deitamos tarde (como foi o nosso caso... Aconselho a deitarem cedo para dormir pelo menos 7 ou 8 horas). Para sair cerca de 1 hora e 15 minutos após a 1ª partida como foi o nosso caso (o início das etapas foi ás 5:30 e ás 6:00 da manhã), a minha equipa obteve o nº 226 atribuído presencialmente na sessão de divulgação do evento, que se faz geralmente com vários meses de antecedência, em Janeiro-Fevereiro. Nessa sessão de divulgação, que este ano foi na Figueira da Foz, chegámos em cima da hora marcada e fomos dos últimos a serem atribuídos nº de equipa (estariam presentes, portanto cerca de 450 motociclistas participantes). A inscrição para os participantes que não foram a essa sessão,fez-se on-line, por ordem cronológica. Essa inscrição só é aberta algum tempo depois e costuma haver no início grande congestionamento na aplicação on-line. Atenção que as inscrições são em nº limitado e geralmente esgotam.
Se fores adepto do campismo, julgo que será possível e económico adoptar essa opção para as dormidas, e sendo este Lés-a-Lés 2019 pelo Litoral, deve haver bastantes parques de campismo. Mas mesmo assim deverá ser conveniente fazer a reserva com antecedência. E se forem em grupo, haverá a hipótese de alugarem um Bungalow no Parque de Campismo, que dividido por 4 a 6 deve ficar muito em conta e escusam de levar tendas e sacos cama. Mas os locais de final de etapa só são conhecidos na Sessão de apresentação, há que estar atento. Recordo que as dormidas são por nossa conta.
Quanto á alimentação não tens que te preocupar, pois está incluída na inscrição, e embora não seja o máximo, cumpre os mínimos, na minha opinião. Mas muitos optam por jantar melhor fora da Organização (e alguns também o almoço) para variar, mas depende do gosto e da bolsa de cada um.
Convém também referir que me parece conveniente disporem de um "leitor de Road-Book" para ir desenrolando o Road-book fornecido pela organização. Podem adquirir um de fabrico nacional (dizem ser bastante bom) por cerca de 60 €. Eu constrói o meu, não chegou a 20 € de material, e ficou bastante funcional.
Alguma questão mais que tenhas eu poderei dar um contributo com muito gosto, com base na minha curta experiência. Mas podes consultar o FB oficial do Lés-a-Lés, e no YouTube tens muitos vídeos.
Boas curvas  :convivio:

Caro João A, acabo de ler estas linhas e dou por mim a babar-me.......de ansiedade :stuck_out_tongue_winking_eye:! À partida já tenho 2 ou 3 amigos para participar o que irá tornar a viagem certamente, bastante mais agradável. O cenário de dormir em parques de campismo também me agrada pois fiz a mesma dedução que tu; sendo ao longo da costa existe uma oferta muito variada. Já tinha visto os vídeos do SpitfirePT e do Cager mas os do SpitfirePT estão muito bons. Aconselho vivamente a verem os 5 ou 6 vídeos que ele fez sobre a edição de 2018.
 Sobre tudo o resto, esta será uma viagem de aprendizagem uma vez que será a 1ª vez que irei fazer tantos km´s seguidos de mota. Sabes onde posso adquirir um "leitor de road-book"?
 Muito obrigado pelas excelentes dicas e espero que possas partilhar aqui experiências da viagem, bem como todos os companheiros que participaram este ano.

Dezembro 17, 2018, 17:47:24, 17:47
Responder #5

João A

• **

• 296

Masculino
Boas Megamustaine  :smiley:
Já viste o tópico do LaL 2018 neste forum?
https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3026.0
Lá tens a resposta relativa ao Road-Book e também muita outra informação preparatória do LaL 2018.
Se me permites uma observação, já existia aberto em "Eventos" um tópico para o LaL 2019! Mas efectivamente, julgo que o local apropriado será este e não "eventos", partindo do principio que "eventos" será só para eventos organizados pelo CP-Moto...
Abraço
 :convivio:
« Última modificação: Dezembro 17, 2018, 17:50:11, 17:50 por João A »
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Dezembro 17, 2018, 18:20:52, 18:20
Responder #6

Megamustaine

• 1023

Masculino
Vou ler o tópico :cool:

Em relação ao LaL 2019, sinceramente nem tinha reparado. Vou ver.

Dezembro 17, 2018, 18:35:02, 18:35
Responder #7

Megamustaine

• 1023

Masculino
Companheiro João A,

2 notas a reter da leitura do tópico do LaL 2018:

1º - Até no Lés a lés não deixam de falar da Benelli :lolol: :lolol: :lolol: T.O.P......foi só para descomprimir

2º - Se o meu caro companheiro não se importar, poderia apresentar-me um preço e fazia-me um leitor de roadbook caseiro? É só mesmo porque eu sou um autêntico incompetente no que a bricolage diz respeito..... :(

Dezembro 17, 2018, 20:02:34, 20:02
Responder #8

João A

• **

• 296

Masculino
Olá Megamustaine :smiley:
Sinceramente fazer um Road-book não me está a apetecer muito, e se não tiver nada agendado para essas datas, poderei emprestar-te o meu (relativamente ás fotos que apresentei no tópico do LaL 2018, já foi posteriormente pintado de preto)
Mas se houvesse vários interessados talvez pudesse encarar a hipótese de fazer vários, até porque há economias de escala nos materiais a comprar, no caso de serem construídos vários....
 :convivio:

Dezembro 18, 2018, 00:42:50, 00:42
Responder #9

Hemisaro

• **

• 291
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
Boas.
Também fiz o Lés-a-Lés este ano, além de outros, e é bastante engraçado pelo espírito do evento pelos caminhos onde se passa, as paisagens que se vêm, etc.

Convém dizer que não fica barato, este ano foram 200€ no total da inscrição (175€ para o evento em si + 25 do cartão do motociclista, que é obrigatório e inclui um seguro e um desconto de combustível na BP).

O outro tópico fui eu que abri. É melhor juntar os dois.

Dezembro 18, 2018, 09:54:07, 09:54
Responder #10

Svitre

• 541
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Esperem lá, vocês pagaram 200 euros para participar num evento num espaço livre e público?
Quais foram as contrapartidas?

Dezembro 18, 2018, 11:52:34, 11:52
Responder #11

Megamustaine

• 1023

Masculino
Esperem lá, vocês pagaram 200 euros para participar num evento num espaço livre e público?
Quais foram as contrapartidas?

O pagamento inclui inscrição, t-shirt, dorsal, autocolantes, refeições ( almoço + jantares + oásis ) + todo o custo associado à organização e logística ( staff, etc.... ).

Não é barato, mas só depois de participar é que consigo mensurar o devido valor.

Dezembro 18, 2018, 12:57:55, 12:57
Responder #12

TMXR

• Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
Barato para o nosso custo de vida nao é... A inscricao num evento semelhante em Espanha custa 70/80€. Mas não questiono que vale a pena  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 18, 2018, 13:02:52, 13:02
Responder #13

Svitre

• 541
200 euros parece-me muito face as contrapartidas, e também sabemos que há muitos sponsors envolvidos.

Dezembro 18, 2018, 18:18:31, 18:18
Responder #14

Megamustaine

• 1023

Masculino
200 euros parece-me muito face as contrapartidas, e também sabemos que há muitos sponsors envolvidos.

O termo "contrapartidas" é muito subjectivo. Se depois do passeio eu achar que foi uma das melhores experiências que já tive, certamente que cada euro pago terá valido a pena!

Uma coisa é certa; com um nº de participantes cada vez maior, de ano para ano, com muitos repetentes ( e nem todos com  €€€€€ à larga ), os 200€ parecem ser bem empregues.

Acabei de solicitar o cartão de Motociclista à FMP. Já só me falta pagar 175€ :nice:

Dezembro 18, 2018, 18:46:49, 18:46
Responder #15

Svitre

• 541

O termo "contrapartidas" é muito subjectivo. Se depois do passeio eu achar que foi uma das melhores experiências que já tive, certamente que cada euro pago terá valido a pena!

Não duvido, a questão é que eu posso fazer o mesmo percurso, na mesma altura, e pago zero, porque é um local público.
É só por isso.
O LaL nunca me prendeu muito o atenção por ter de cumprir relativamente horários, e seguir a "manada".
É a minha opinião.

Dezembro 18, 2018, 19:00:25, 19:00
Responder #16

Megamustaine

• 1023

Masculino

Não duvido, a questão é que eu posso fazer o mesmo percurso, na mesma altura, e pago zero, porque é um local público.
É só por isso.
O LaL nunca me prendeu muito o atenção por ter de cumprir relativamente horários, e seguir a "manada".
É a minha opinião.
Opiniões são opiniões e como tal não partilho da tua perspectiva. Achas que a rota traçada nestes passeios caem do céu? Obrigam a fazer vários trajetos e perceber qual o melhor. Acredita que não é fácil. Não tem nada a ver com o facto de ser ou não um espaço público.
Mas como tu próprio dizes, a aglomeração de tantas motas juntas e ter que seguir horários não é bem a tua "praia". Respeito e daí perceber porque não gostas do LaL.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Dezembro 18, 2018, 19:04:38, 19:04
Responder #17

Hemisaro

• **

• 291
Só te falta 175, se não aumentarem o preço para este ano! lol
Mas que andam a carregar no preço, andam.

Seguir a manada...

Eu não estou aqui para defender nada (até acho um exagero o valor, e outras coisas) mas tendo em conta que é um passeio organizado por alguém, tem um percurso definido com um início e um fim, que todos vão fazer (partindo do princípio que se se concorda em participar, concorda-se com as condições...) esse percurso (até porque essa é uma das graças do evento, tem histórias e curiosidades dos locais por onde se passa, eventuais actividades lúdicas pelo meio, encenações, etc) com mais ou menos desvio.... sim, como vão todos dar ao mesmo sítio, até pode ser considerado como "seguir a manada".

Com um passeio, por exemplo, daqui deste fórum ou doutro qualquer também pode ser considerado "seguir a manada"?

Por acaso gostava de saber como é em Espanha, até teria curiosidade em participar. Há sites, ou contactos, onde se possa ver disso?

Dezembro 18, 2018, 19:19:04, 19:19
Responder #18

Megamustaine

• 1023

Masculino

Seguir a manada...

Eu não estou aqui para defender nada (até acho um exagero o valor, e outras coisas) mas tendo em conta que é um passeio organizado por alguém, tem um percurso definido com um início e um fim, que todos vão fazer (partindo do princípio que se se concorda em participar, concorda-se com as condições...) esse percurso (até porque essa é uma das graças do evento, tem histórias e curiosidades dos locais por onde se passa, eventuais actividades lúdicas pelo meio, encenações, etc) com mais ou menos desvio.... sim, como vão todos dar ao mesmo sítio, até pode ser considerado como "seguir a manada".

Com um passeio, por exemplo, daqui deste fórum ou doutro qualquer também pode ser considerado "seguir a manada"?

Por acaso gostava de saber como é em Espanha, até teria curiosidade em participar. Há sites, ou contactos, onde se possa ver disso?
Atenção que eu não digo que seja barato ( e custa-me pagar 200€ ), mas similar a este evento não temos nada em Portugal. Vai ser uma nova experiência

Dezembro 18, 2018, 20:39:33, 20:39
Responder #19

Svitre

• 541
Seguir a manada no sentido de seguirem os outros todos sem trocarem impressões nem experiências. Quer queiramos quer não os grupos no LaL são de meia dúzia de pessoas entre si, foi nesse sentido. Não confundir com um evento de um grupo organizado como é o caso de um qualquer evento do fórum. A velha máxima aplica-se: "dois è bom, três é multidão" passe a metáfora.
Não tenho nada contra quem vai ou não ao LaL, a questão é que tirando os "dinossauros" que por lá andam o que tenho visto e lido é opiniões de que não vão repetir, e aqui no fórum há muitas.
O meu LaL é old school, mochila às costas e saio sem destino. Há tanto para conhecer que não vem no roadbook do LaL, tanta estrada para "desbravar" no Portugal profundo.
Juntem um grupo de amigos e façam-se à estrada, gastam os 200 euros em gasolina e alimentação e sem horários, itinerários para seguir. Afinal, a vida são dois dias e o primeiro já o gastaram a tentar seguir o sonho dos outro$.
Fica a dica  ;)

Dezembro 18, 2018, 20:57:14, 20:57
Responder #20

TMXR

• 4156

Masculino

Seguir a manada...

Atenção que eu não digo que seja barato ( e custa-me pagar 200€ ), mas similar a este evento não temos nada em Portugal. Vai ser uma nova experiência

Semelhante ha os Road Miles, que tem o mesmo figurino de navegacao por Road Book.

Mais semelhante em filosofia talvez o PuntApunta... depois em Espanha ha uma serie de eventos de mototurismo com navegacao por RB, cada um com a sua particularidade, seja em localizacao, duracao, etc  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Dezembro 18, 2018, 23:37:18, 23:37
Responder #21

Hemisaro

• **

• 291
Só não trocas opiniões e experiências se não quiseres! :D
Vão imensos grupos grandes a este e a outros eventos do mesmo género.

Há tanta forma de viver e conhecer as terras e locais deste país que esta é mais uma.

Pagas tantas coisas que são o sonho de outras que nem vou entrar por aí.

Tanto conheço pessoal que foi uma vez, experimentou e não volta. Tal como existem muitos outros que fazem várias edições, inclusive conheço uma pessoa que fez todas as edições até agora.
É como tudo, há gostos para tudo.

Haja mas é disponibilidade e possibilidade de andar de mota.

Dezembro 19, 2018, 08:18:00, 08:18
Responder #22

Megamustaine

• 1023

Masculino
Só não trocas opiniões e experiências se não quiseres! :D
Vão imensos grupos grandes a este e a outros eventos do mesmo género.

Há tanta forma de viver e conhecer as terras e locais deste país que esta é mais uma.

Pagas tantas coisas que são o sonho de outras que nem vou entrar por aí.

Tanto conheço pessoal que foi uma vez, experimentou e não volta. Tal como existem muitos outros que fazem várias edições, inclusive conheço uma pessoa que fez todas as edições até agora.
É como tudo, há gostos para tudo.

Não podia estar mais de acordo :cool:

Haja mas é disponibilidade e possibilidade de andar de mota.

Janeiro 14, 2019, 20:21:06, 20:21
Responder #23

João A

• **

• 296

Masculino
Notícias recentes sobre o LaL 2019:

https://www.facebook.com/fmplesales/?__tn__=kC-R&eid=ARAYC5dMzawt9t8T8sv3yY68YaTh0HMKQDl8tbijGoz4b0LFHz3bpCAEP6o6tjcIzHnJgLcgG3l7_0Xt&hc_ref=ARTMzNQq7X7jOE5dIXjCbEUFzMmKi3Q7Wk1ijGj_mal81bT0RCBDZxKcFpS0LWjvtuE&fref=nf&__xts__[0]=68.ARB7g1_ZoZ2YwRQqI-yA-XGrJ5HdxuyRtDB0lLJ6dneWyk-Kz0Jcfr-8KhyIWhvcgYP__smePjIZPVTtI1up0Moan23bAeaclHPYkjegQLjuK0freAht6L5xtF0hkKYHYNeZOibt9QsORo0o3HahWzUMzqiynomiAu_3v7BmJvKR4zEePKcfjQO0t33A1i7oFat5nPidBJAYztXUdkjOIKHtZbXTxhlg1k1D4pAapocc-dOeM40axwCzNPIAUcceJJpjxFEgGzcf9dw-no6FJMuoyvHpXcXxMSIjHjgfqHgz-9o0GOPGeOq_J84ySTvWuidXAAydvD8z393gfk-EA2ULjhbqM6FGgQYvE8ozbs663SR5SJOCMpI

:convivio: :chopper:

Janeiro 15, 2019, 09:36:04, 09:36
Responder #24

Megamustaine

• 1023

Masculino
Também vi essa notícia :nice:!

Já reservei 2 noites em Felgueiras ( 8 a 10 de junho ) numa Quinta ( Stone Farm Hostel ) por 28€ com pequeno almoço a 15m do centro. Nada mau! Aguardo ansiosamente por fevereiro para saber onde vai ser feita a apresentação e qual o programa definitivo. Do que a notícia refere, a edição de 2019 vai terminar no Algarve. Estava com alguma esperança que acabasse um pouco mais perto de Lisboa. Pelas minhas contas vou fazer qualquer coisa como 2000 kms por esses dias. Agora é aguardar e ir poupando uns tostões.

Abç!

Janeiro 15, 2019, 11:55:11, 11:55
Responder #25

Hemisaro

• **

• 291
É sempre de uma "ponta" a outra do país.

Janeiro 15, 2019, 12:14:39, 12:14
Responder #26

TMXR

• 4156

Masculino

Já reservei 2 noites em Felgueiras ( 8 a 10 de junho ) numa Quinta ( Stone Farm Hostel ) por 28€ com pequeno almoço a 15m do centro. Nada mau! Aguardo ansiosamente por fevereiro para saber onde vai ser feita a apresentação e qual o programa definitivo. Do que a notícia refere, a edição de 2019 vai terminar no Algarve. Estava com alguma esperança que acabasse um pouco mais perto de Lisboa. Pelas minhas contas vou fazer qualquer coisa como 2000 kms por esses dias. Agora é aguardar e ir poupando uns tostões.

Abç!

Se a partida é a 9 de Felgueiras, a noite de 9 para 10 ja nao a vai dormir em Felgueiras  ;)

Janeiro 15, 2019, 12:22:55, 12:22
Responder #27

Megamustaine

• 1023

Masculino

Abç!

Boa questão TMaxer :pensador:

Posso estar enganado mas julgo que o dia 9 ( Domingo ) é o dia das verificações técnicas e do passeio pela zona de Felgueiras. No dia 10 é que se iniciam as etapas a doer.

Alguém que confirme?

Se a partida é a 9 de Felgueiras, a noite de 9 para 10 ja nao a vai dormir em Felgueiras  ;)

Janeiro 15, 2019, 14:26:09, 14:26
Responder #28

Hemisaro

• **

• 291
A não ser que alterem o formato (que duvido muito, visto já estar assim há alguns anos), dia 9 serão as verificações técnicas (rápida vistoria a olho) às motos e documentação e depois o passeio/prólogo na zona (tem andado à volta dos 100Km).

Depois dia 10 de manhã parte-se de Felgueiras para baixo.

Janeiro 15, 2019, 15:13:45, 15:13
Responder #29

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
Este ano, se as costas me permitirem, talvez faça como em 2018, em que fiz o LAL de 2017.
http://respiroscooter.blogspot.com/2018/06/2017-em-2018.html

Pego no road book de 2018 e siga.
 :festa:

Janeiro 15, 2019, 15:39:15, 15:39
Responder #30

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Este ano, se as costas me permitirem, talvez faça como em 2018, em que fiz o LAL de 2017.

Fizeste o LAL2017 em 2018 sozinho?
E o LAL2018 agora em 2019, pretendes fazer sozinho? Que tal um tópico novo para o efeito?
(acho que deve haver interessados - fazer o LAL sem as confusões e stresses de alguns dos participantes dos LAL's oficiais)

:ok: :convivio:

Janeiro 15, 2019, 16:12:15, 16:12
Responder #31

Hemisaro

• **

• 291
Se tivesse acesso aos roadbooks dos anos anteriores é que era!

A fmp, até há cerca de 3 ou 4 anos, tinha disponível os pdf's de todos os Lés-a-Lés desde o início! Mas entretanto retiraram isso e não conheço quam os tenha para partilhar.

Os trajectos das várias edições devem ser muito engraçados de fazer, tem sempre passagens bastante interessantes por locais engraçados.

Janeiro 15, 2019, 16:27:01, 16:27
Responder #32

ricardmag

• **

• 270
Neste blog (http://amec-moto.blogspot.com/2010/10/roda-books.html) tem para download todos os road books do les a les desde 1999. Os ficheiros estão alojados no 4share que é necessário registar, só precisa de nome e email.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Janeiro 15, 2019, 16:42:38, 16:42
Responder #33

2low

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 5457
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Guerilla 450
  • Localidade: Almada
Neste blog (http://amec-moto.blogspot.com/2010/10/roda-books.html) tem para download todos os road books do les a les desde 1999. Os ficheiros estão alojados no 4share que é necessário registar, só precisa de nome e email.

Cumprimentos

Enorme partilha! Obrigado Ricardomag!
 :cool: :convivio:

Janeiro 15, 2019, 17:13:41, 17:13
Responder #34

Megamustaine

• 1023

Masculino
A não ser que alterem o formato (que duvido muito, visto já estar assim há alguns anos), dia 9 serão as verificações técnicas (rápida vistoria a olho) às motos e documentação e depois o passeio/prólogo na zona (tem andado à volta dos 100Km).

Depois dia 10 de manhã parte-se de Felgueiras para baixo.

Foi exatamente esse o meu raciocínio.  :nice:

Janeiro 15, 2019, 17:42:51, 17:42
Responder #35

VCS

• 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89

Fizeste o LAL2017 em 2018 sozinho?
E o LAL2018 agora em 2019, pretendes fazer sozinho? Que tal um tópico novo para o efeito?
(acho que deve haver interessados - fazer o LAL sem as confusões e stresses de alguns dos participantes dos LAL's oficiais)

:ok: :convivio:

Fiz num mini grupo de quatro, mas em scooters clássicas, não em motos. É um ritmo diferente.  :feliz:
Ainda não sei se faço este ano, é uma possibilidade.
Viajar em scooters velhas tem esta nuance, demora-se muito a chegar longe. Nem sabemos bem se chegamos. Mas tem outro sabor. Com excepção de mim próprio, todos temos actualmente motos grandes, mas quando se trata de passear a sério... a escolha recai sempre nas scooters clássicas.   :blush:

Janeiro 15, 2019, 18:18:24, 18:18
Responder #36

Hemisaro

• **

• 291

Cumprimentos

Obrigado pela partilha, isto pode ser muito útil!
:D

Janeiro 18, 2019, 15:51:53, 15:51
Responder #37

Megamustaine

• 1023

Masculino
 Alguém daqui já decidiu ( para além de mim ), que vai mesmo fazer o LaL de 2019? Em caso afirmativo, para quem parta de Lisboa ( ou mais a Sul ) no dia 8, podíamos arrancar todos juntos.

Janeiro 21, 2019, 17:51:04, 17:51
Responder #38

Hemisaro

• **

• 291
Eu ainda estou na dúvida se vou. Provavelmente sim mas ainda tenho de ver o que aí vem.

Entretanto já anunciaram que a apresentação vai ser dia 24 de Fevereiro na Figueira da Foz, a partir das 15h, na qual se mantém a possibilidade das inscrições iniciais.

As inscrições online começam no dia 1 Março.

O valor mantém os 200€ (175€ + 25€ do cartão, 20€ se forem associados de um motoclube federado).

Janeiro 21, 2019, 22:04:24, 22:04
Responder #39

Megamustaine

• 1023

Masculino
Quase de certeza que irei no dia 24 à Figueira da Foz. Vai ser o meu primeiro LaL e quero viver esta experiência na sua plenitude . Além do mais já me disseram que disfruta-se mais do passeio se partirmos mais cedo nas etapas. Ora, como vai ser maioritariamente à beira mar, ainda quero aproveitar uns bons mergulhos nos finais de tarde!

Para aqueles que quiserem ir no dia 24 à Figueira, podemos organizar-nos e seguir juntos ( de Lisboa no meu caso ).

Fevereiro 06, 2019, 16:44:19, 16:44
Responder #40

Hemisaro

• **

• 291
E já se sabe que a primeira paragem será na Figueira da Foz, dia 10 (fonte: facebook do lés-a-lés).

Fevereiro 06, 2019, 17:59:05, 17:59
Responder #41

Megamustaine

• 1023

Masculino
E já se sabe que a primeira paragem será na Figueira da Foz, dia 10 (fonte: facebook do lés-a-lés).

Hoje à noite vou ver se trato já da dormida na Figueira da Foz.

Fevereiro 18, 2019, 15:42:31, 15:42
Responder #42

Megamustaine

• 1023

Masculino
Para os interessados,

Já saíram os regulamentos para a 21ª edição do Lés-a-Lés. Basicamente são iguais ao do ano passado e possivelmente aos de todos os anos anteriores. Entretanto já me foi dito por fonte não oficial que a edição deste ano termina entre Sagres e Lagos. A ser verdade, para mim é óptimo uma vez que a noite de 12 de junho vou passar nessa zona. Já criei um grupo no whatsapp para quem queira ir e eventualmente formar um grupo. Neste momento já somos 5. Se alguém quiser aderir é só dizer.

Abç!

Fevereiro 18, 2019, 17:29:20, 17:29
Responder #43

Hemisaro

• **

• 291
 :cool:

E essa fonte não te disse onde era a segunda paragem?
Isso é que era...

Fevereiro 18, 2019, 17:50:16, 17:50
Responder #44

Megamustaine

• 1023

Masculino
:cool:

E essa fonte não te disse onde era a segunda paragem?
Isso é que era...

Essa é única noite que me falta marcar. Cheira-me que deve ser entre Setúbal e Alcácer. Se tivermos em linha de conta que a 1ª noite é na Figueira da Foz e que a 2ª etapa terá à volta de 300 e picos km´s, não estou a ver a organização a marcar a 2ª etapa na zona de Lisboa ( ou estará :pensador: ? ) uma vez que nessa altura do ano, os preços de hotelaria disparam e ia ser muito caótico. Devem prolongar um pouco mais para Sul de forma a permitir uma 3ª etapa, também ela de 300 e picos km´s, especialmente se se confirmar que acaba entre Sagres e Lagos.

Parece muito disparatado o que estou a dizer :zangadoregras:?

Março 11, 2019, 17:37:30, 17:37
Responder #45

Megamustaine

• 1023

Masculino
Só para fazer uma atualização, que julgo que a maioria dos que acompanham este tema já devem saber, o Lés-a-Lés 2019 já tem a rota totalmente definida.

1º etapa - FELGUEIRAS - FIGUEIRA DA FOZ ( 10/06 )

2ª etapa - FIGUEIRA DA FOZ - ARRUDA DOS VINHOS ( 11/06 )

3ª etapa - ARRUDA DOS VINHOS - LAGOS

Arruda dos Vinhos foi a grande surpresa no itinerário mas a escolha justifica-se perfeitamente. de forma a evitar a entrada em Lisboa onde a circulação ia tornar-se caótica, a organização decidiu "virar para dentro" na zona de Cascais e terminar a 2ª etapa na bela (vila?) de Arruda dos Vinhos. Uma vez que as 50cc não podem passar as pontes, o percurso irá ser feito por Vila Franca de Xira retomando a zona costeira através de Alcácer do Sal até à Comporta. A minha fonte bem tinha razão quando disse que a prova deveria acabar entre Sagres e Lagos :stuck_out_tongue:! pessoalmente até me dá jeito, pois iria sempre dormir nessa zona.

Já tenho um grupo de amigos que vai participar em conjunto com 2 equipas:

Equipa 235 ( Boa Nova ) - Suzuki V-Strom 1000 / Honda NC750X

Equipa 236 ( 100 Mota ) - BMW F750GS / Mota a definir

Já temos tudo calendarizado e noites marcadas. Arrancamos dia 8 de Lisboa ao final da manhã, indo fazer o percurso via IC2 até um pouco acima de São João da Madeira. Depois apanhamos a N223 / N222 / N106 / N15...mais uma catrefada de nacionais até Felgueiras. Ai chegados vamo-nos instalar no Stone Farm Hostel ( 15m do centro ) e prepararmo-nos para o dia das verificações técnicas, já devidamente retemperados da viagem de sábado.

A partir dai que comece a aventura......a sério :sportbike:!!

Maio 02, 2019, 19:58:07, 19:58
Responder #46

Megamustaine

• 1023

Masculino
A praticamente 1 mês do início do Lés-a-Lés ( nunca mais começa   :animated-smileys-angry-049:!! ), há que registar que os meus níveis de ansiedade começam a aumentar. Ainda tendo o evento no dia 25 de maio na Figueira da Foz a ocupar todos os meus tempos livres, o facto é que o LaL é o meu grande objectivo deste ano no que a 2 rodas diz respeito.
 A equipa 236 já tem as 2 motas definidas uma vez que o "sem mota definida" é o feliz proprietário de uma BMW GS 1200 da qual já fiz as devidas apreciações no meu DB. Já tenho o leitor de roadbook ( gentilmente emprestado pelo companheiro João Albergaria ) devidamente testado na mota faltando agora contar os dias........

A esta distância, já existem por aqui mais confirmações de participação?

Maio 03, 2019, 00:36:45, 00:36
Responder #47

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1574

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Eu penso não repetir.
Gostei, mas não amei. Acho que é algo que se deve fazer, mas não o conseguiria fazer x anos seguidos como muitos fazem.
E olha que me diverti muito com o JoãoA e com algumas cenas diárias,  com a paisagem e as estradas percorridas,  mas é tudo muito rápido,  não se aprecia (muito) os locais por onde se passa.
Boa sorte 

Abc

Maio 03, 2019, 10:41:04, 10:41
Responder #48

Megamustaine

• 1023

Masculino
Eu penso não repetir.
Gostei, mas não amei. Acho que é algo que se deve fazer, mas não o conseguiria fazer x anos seguidos como muitos fazem.
E olha que me diverti muito com o JoãoA e com algumas cenas diárias,  com a paisagem e as estradas percorridas,  mas é tudo muito rápido,  não se aprecia (muito) os locais por onde se passa.
Boa sorte 

Abc

O JoãoA falou-me da vossa participação o ano passado :cool:. Ele tinha alguma difuculdade em acompanhar o teu ritmo...

Maio 04, 2019, 00:30:32, 00:30
Responder #49

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1574

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
O meu ritmo? Ele anda bem depressa. Mas a ideia e ir a aproveitar tudo o que a prova tem para dar.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk