Autor Tópico: Lés a Lés 2019  (Lida 17583 vezes)

Maio 07, 2019, 10:08:19, 10:08
Responder #50

Hemisaro

• Motociclista: 2 estrelas ❇❇

• **

• 291
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crossrunner VFR800X
  • Localidade: Lisboa
Curiosamente esta é das edições que menos me está a cativar.

Espero estar enganado e que os pontos de interesse sejam realmente interessantes mas ir junto à costa nesta altura do ano e com os fim-de-semana e feriado pelo meio não me parece a melhor receita para se ter um passeio descansado e ter oportunidade de o aproveitar, principalmente acima do Tejo.

Acho que se aproveita melhor quando o trajecto é pelo interior, com estradas desertas sem grande trânsito, as estradas pelo meio das serras, dos montes, localidades isoladas, etc.

Maio 07, 2019, 12:53:33, 12:53
Responder #51

Joao_Cruz

• Global Moderator
  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

• 1574

Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Atenção que quem faz os itinerários são pessoas bem experientes e batidas nestas andanças e vais ter muitas surpresas (à mesma). Já fiz moto rallyes junto ao litoral tão agradáveis como os do interior. Do trânsito é que não te vais conseguir escapar.. abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Maio 07, 2019, 15:21:08, 15:21
Responder #52

Megamustaine

• Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

• 1023

Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Com base no feedback que tive nos últimos meses de pessoas que já participaram em edições anteriores, incluindo o JoãoA, para aproveitar da melhor maneira o LaL, é essencial que se saia cedo nas etapas. Esse foi um dos principais motivos que me levou a ir à Figueira da Foz fazer a inscrição. Tal como foi lá explicado, a razão do desvio na linha de Cascais para Arruda dos Vinhos também se prende com o facto de se evitar passar por Lisboa numa semana de feriados nessa altura do ano.
 Pegando nas palavras do Hemisaro e de acordo com os fantásticos vídeos que vi da edição do ano passado ( há quem diga que foi o melhor LaL de sempres ) as estradas do interior com aquelas magníficas paisagens e quase sem trânsito são um "plus" para este tipo de eventos mas também temos que concordar que, num país como o nosso, com uma zona costeira de paisagens magníficas, faz todo o sentido que haja uma edição que percorra toda a zona do litoral. E como o João Cruz diz, estamos a falar de pessoas com muitos anos de experiência nestas aventuras.

Falta 1 mês e um dia para eu arrancar para Felgueiras :animated-smileys-angry-049: :animated-smileys-angry-049:Estou a sonhar com esse momento à 6 meses :tirarchapeu: :tirarchapeu:
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Maio 07, 2019, 16:53:08, 16:53
Responder #53

JViegas

• 4723

Masculino
Espero que corra tudo bem. Que te divirtas e usufruas bem da tua máquina. Fotos obrigatório, ok?

Maio 07, 2019, 17:28:10, 17:28
Responder #54

Megamustaine

• 1023

Masculino
Espero que corra tudo bem. Que te divirtas e usufruas bem da tua máquina. Fotos obrigatório, ok?

Vou tentar captar os melhores momentos em fotografia e vídeo.....que as minhas capacidades permitam :nice:

Maio 07, 2019, 17:56:02, 17:56
Responder #55

Sapiens21

• Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fico a contar com essa vídeo reportagem.  :nice:

Será que tens companhia de entre aqueles que vão também ao 'evento V-Strom'?

Se for como no ano passado, ficou-me na memória uma passagem do membro #João_Cruz a dizer que só se viam BMW's por todo o lado.   ;)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 07, 2019, 22:33:16, 22:33
Responder #56

Hemisaro

• **

• 291

Maio 08, 2019, 15:51:29, 15:51
Responder #57

Megamustaine

• 1023

Masculino
Fico a contar com essa vídeo reportagem.  :nice:

Será que tens companhia de entre aqueles que vão também ao 'evento V-Strom'?

Se for como no ano passado, ficou-me na memória uma passagem do membro #João_Cruz a dizer que só se viam BMW's por todo o lado.   ;)

Para o Lés vou ter a companhia de 3 ( grandes ) amigos. Um vai na GS 1200 que fiz a review à 2 semanas, outro vai de Triumph Tiger ( foi comigo experimentar este FDS ) que vai receber este sábado e o terceiro alugou na 2rent uma GS 750.

Como nota adicional, falta exatamente 1 mês para "arrancar" para Felgueiras :convivio: :convivio: :convivio:

Maio 08, 2019, 17:19:52, 17:19
Responder #58

Moto2cool

• 4386

Para o Lés vou ter a companhia de 3 ( grandes ) amigos. Um vai na GS 1200 que fiz a review à 2 semanas, outro vai de Triumph Tiger ( foi comigo experimentar este FDS ) que vai receber este sábado e o terceiro alugou na 2rent uma GS 750.

Vai ser interessante saber as opiniões comparativas entre a tua, a GS e a Tiger ao longo da viagem, se quiseres vir cá contar ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 08, 2019, 17:35:28, 17:35
Responder #59

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Alugou uma F750GS com esse fim?

Quando souberes alguns dados adicionais, tenta saber se a empresa em causa coloca alguns obstáculos/condições para esse fim....ou não.. :)

Claro que pode sempre acontecer o levar da moto para o LaL sem que a empresa em questão saiba de nada (ainda que pelas datas do aluguer suspeite disso, claro).
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.

Dalai Lama

Maio 08, 2019, 20:12:16, 20:12
Responder #60

Megamustaine

• 1023

Masculino
Alugou uma F750GS com esse fim?

Quando souberes alguns dados adicionais, tenta saber se a empresa em causa coloca alguns obstáculos/condições para esse fim....ou não.. :)

Claro que pode sempre acontecer o levar da moto para o LaL sem que a empresa em questão saiba de nada (ainda que pelas datas do aluguer suspeite disso, claro).

Curioso abordares o tema de a empresa saber ( ou não ) se a mota vai para o LaL. O facto é que tivemos uma conversa sobre isso e acaba por ser uma mais valia para a empresa saber que a mota vai para um passeio deste género em que o caminho é sempre, ou quase sempre alcatrão, do que nem saber para que fim a mota é utilizada.

Maio 08, 2019, 20:13:20, 20:13
Responder #61

Megamustaine

• 1023

Masculino

Vai ser interessante saber as opiniões comparativas entre a tua, a GS e a Tiger ao longo da viagem, se quiseres vir cá contar ;)

Posso já dizer de antemão que a V-Strom é manifestamente superior :stuck_out_tongue_winking_eye: :stuck_out_tongue_winking_eye:!

Maio 20, 2019, 13:00:02, 13:00
Responder #62

Megamustaine

• 1023

Masculino
Faltam 19 dias para arrancar para o Lés-a-Lés. Passaram quase 7 meses desde que a minha ideia de participar ganhou forma. Neste momento, as noites começam quase sempre da mesma maneira. Assim que fecho os olhos começo a imaginar o momento do arranque para Felgueiras......... ;D

Um dado curioso que já tinha reparado, é que não obstante ser o maio evento de mototurismo da Europa (pelo menos assim o é reconhecido ), com cerca de 2000 participantes, noto que neste fórum o Lés-a-Lés não suscita nenhum entusiasmo especial. À exceção de 3 ou 4 companheiros que já participaram mas que não manifestam, para já, intenções de voltar a repetir, tirando o Hemisaro, nesta vasta comunidade motard não encontro mais ninguém que vá participar. Ainda tentei perceber as razões, que enumero abaixo mas não consigo chegar a nenhuma conlusão:

1 - Custo / Duração de participação:

O Lés-a-Lés não é propriamente uma voltinha de um dia com um almoço pelo meio. São 2000 kms no total ( 180€ combustível ), 200€ inscrição + dormidas, portagens,...enfim, não é barato mas é um "projeto" que se pode preparar com um ano de antecedência se houver uma vontade efetiva. No mínimo 3 dias de evento podem complicar para alguns a gestão logística em casa, é muito subjetivo, mas mesmo assim não é uma semana na totalidade. Julgo que para a maioria talvez seja gerível.

2 - Perfil de participante:

Muito ouço falar que o LaL é chamado o passeio das "GS´s" e mais outras motas. Do que vi na maioria dos vídeos, as motas que mais aparecem são sempre modelos de alta gama e cilindrada. Não se vê tantas custom, choppers ou "R´s". Será que esse tipo de motard não se identifica com este tipo de eventos, mais vocacionados eventualmente para as trails? Considera que quem faz o LaL vai mais para o show-off de mostrar a sua mota?

3 - Feedback do Lés a Lés:

Este é talvez o tema que me suscita mais dúvidas no sentido de saber se corresponde ou não à verdade. Algumas das pessoas com quem já falei que participaram dizem-me que o LaL é uma confusão, que se não sairmos cedo, vai tudo à "molhada" e quando se chega aos oásis não há nada para comer. Outros dizem-me que é super tranquilo, que efetivamente vão muitas motas a circular na estrada e que até hoje nunca houve conhecimento de nenhuma tragédia no evento ( o que com tanta mota a circular neste ambiente não deixa de ser louvável ). Naturalmente que irei tirar as minhas conclusões quando regressar a casa, contando fazer uma análise detalhada no meu DB. De qualquer forma gostaria de ter a vossa opinião. Dos que participaram e não participaram.

:nice:   

Maio 20, 2019, 13:19:46, 13:19
Responder #63

TMXR

• 4156

Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
 :backup.to.topic:Dos outros não sei, mas dou-te as minhas:

Muita gente junta não se salva - 2000 participantes, dormidas esgotadas num raio apreciável, provavelmente restauração idem aspas aspas.. ou seja: Algarve em Agosto e já não tenho muita paciência para isto

Em Portugal - já conheço os cantos e recantos todos do jardim e durante a semana já sou obrigado a constantes deslocações um pouco por todo o rectângulo, por isso...

Muito tempo para poucos kilometers - ok, poucos entre aspas... mas o figurino de 3 ou 4 dias não me suscita interesse

Moneys - pelo mesmo preço de um LaL, faço um Rodibook (este sim, ponto obrigatório do meu calendário) ou uma Rider... ou uma PuntaApunta ou um Eutiches... ou um Vertigo....são figurinos mais duros que me apelam muito mais, até pelo facto de serem em Espanha, (onde tenho de ir só uma vez por mês  :D enquanto que por cá tenho de estar o ano todo)

Isto para não falar que mais ou menos nesta altura tiro uma semana ou 10 dias para ir para um lado qualquer dar uso a moto... este ano para a Suíça e norte de Itália.

Do LaL ficam os roadbook ou GPXs... sempre que quiser posso fazer um na totalidade ou apenas um pedaço  :nice:
« Última modificação: Maio 20, 2019, 13:21:37, 13:21 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 20, 2019, 14:57:34, 14:57
Responder #64

Hemisaro

• **

• 291
É uma mistura de todos esses factores e possivelmente mais alguns, dependendo das razões de cada um.

Não é barato para o que é. Não sei como são esses outros eventos que o TMaxer referiu mas para a média portuguesa não é barato. Mas a verdade é que quem tem mota não são, na sua grande maioria, pessoas que ganhem o SMN ou até perto da média do ordenado de cá.
No entanto tem o seu impacto.
Mas gostava de experimentar esses outros eventos fora aqui do país, são capazes de ser engraçados.

A quantidade de pessoas. É muita gente, é um facto. E aumentou nos últimos 3/4 edições praticamente para o dobro.

Muitos não gostam do "seguir a carneirada", porque com a quantidade de gente que participa acaba sempre por haver encontro e seguimento de grupos em algumas partes do trajecto. Acaba por ser quase inevitável. Mas não significa que seja mau.

As primeiras edições eram 24 horas seguidas. Imagino que seria cansativo.
Depois manteve-se uns anos em dois dias para fazer de uma ponta a outra. Se não estou em erro o último ano foi em 2015, a minha primeira participação. Depois mudou para três etapas (não estou a contar com o dia das verificações e prólogo).

Do meu ponto de vista é mais uma maneira de fazer uns passeios de mota. Convive-se com malta, uns que se vêm mais vezes ao longo do ano, outra apenas nesta altura.

É mais uma alternativa.

Maio 20, 2019, 14:57:42, 14:57
Responder #65

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1574

Masculino
Megamustaine, assim muito curto (depois à noite logo desenvolvo o post):
-Vais adorar, mas há melhor

-Vai haver alturas na estrada em que irás estar sozinho e outras em que vai ser o tal Algarve em agosto

-por alguns pontos de vista será barato, mas por outros gasta se bastante

-É uma excelente base para se começar a fazer mototurismoem Portugal,  ou... Já bem queres fazer mais e partes logo para o estrangeiro.

Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Maio 20, 2019, 15:28:27, 15:28
Responder #66

meneses85

• **

• 142
Pelo valor que é cobrado (acho caro), pela quantidade de motas (em que muitos levam pendura) e pelos kms e dias que são, prefiro gastar esse valor, ir sozinho mais a pendura e fazer esses kms fora de Portugal.
Tive uma semana fora de Portugal mais a "Maria", Picos da Europa, Compostela e Gerês, totalizando cerca de 2600 kms e com estadias, refeições e gasolina foram cerca de 600 euros... 300 euros por pessoa...
Se gostava de fazer o LaL? Gostava... mas não com 2000 motas, confusões atrás de confusões e onde existem "tempos" para ser feitos... prefiro arranjar o tracking e fazer nas calmas, parar onde quero e quando quero e provavelmente em mais dias e gastando menos...

Maio 20, 2019, 18:03:42, 18:03
Responder #67

Megamustaine

• 1023

Masculino
Agradeço as vossas respostas, no entanto permitam-me um pequeno comentário ao companheiro meneses85. Imagino que a experiência que tiveste nas viagens aos Picos e outros destinos tenham valido o investimento que fizeste. No entanto não será demasiado extemporâneo estares a classificar o LaL como "caro" sem sequer o tiveres vivenciado uma única vez? Não quero parecer demasiado "nacionalista"  :bandeiraportugal: mas ter um evento de motas em solo nacional, que percorre o pais todo, com uma procura que todos os anos bate recordes e que já dura à 20 anos...... algo de excepcional terá de ter.

:cool:

Maio 20, 2019, 23:30:43, 23:30
Responder #68

TMXR

• 4156

Masculino
É uma mistura de todos esses factores e possivelmente mais alguns, dependendo das razões de cada um.

Não é barato para o que é. Não sei como são esses outros eventos que o TMaxer referiu mas para a média portuguesa não é barato. Mas a verdade é que quem tem mota não são, na sua grande maioria, pessoas que ganhem o SMN ou até perto da média do ordenado de cá.
No entanto tem o seu impacto.
Mas gostava de experimentar esses outros eventos fora aqui do país, são capazes de ser engraçados.

O meu orçamento fora de casa são sempre 100 a 150 € por dia. Uma dormida geralmente custa 50 ou 60€, 300 kms de gasolina custam 25 a 30€ e geralmente como só almoço ou janto, uma refeição mais uns cafés ou gelados são 15€. Geralmente a refeição que não faço desenrasco com uma sandes ou algum outro pitéu pois a prioridade é o rodar o dia todo ou então chega4 cedo ao hotel e “esticar a perna” para estar fresco para o dia seguinte.

Dias de ida ou volta custam mais em gasolina.

Mas, nisto YMMV... quem optar por um hotel 5 estrelas ou por uma tenda já vai obter outros números.

Em termos de inscrições um Rodibook custa 75€ com pequeno almoço, almoço e jantar, buff, tshirt, rolo do roadbook e diploma.

Um Rider 1000 custa 75, uma Rider 500 custa 60 e uma 300 custa 50

Um acompanhante paga 50€

E precisamente no valor das inscrições que acho a maior diferença para o LaL  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 21, 2019, 09:23:32, 09:23
Responder #69

Hemisaro

• **

• 291
Esses preços para esse evento são realmente apelativos. O tempo do evento também é menor, mas tem a parte da viagem de ida e volta. Praticamente um dia para cada lado, não?

Pelo que percebi a viagem em si é apenas um dia, certo? Cerca de 600/700Km num dia, é isso?
Esses km todos num só dia também deve ser puxado.

Não sei o que é melhor ou pior. Por um lado os outros países, em particular a zona dos Pirinéus, têm uma geografia/orografia que proporciona um estímulo dos sentidos maior que o nosso país, que não tem assim tantas montanhas, tanto relevo.
Por isso no nosso país tem de se jogar com o que se tem. Se se quer outras vistas, sim, tem de se ir para fora.

Maio 21, 2019, 09:30:35, 09:30
Responder #70

SJP

• **

• 135
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: Tmax
  • Localidade: Oeste
O LAL é uma experiência que se deve fazer uma vez na vida. Como é mania nos portugas é caro, relativamente aos eventos em Espanha. Mas por tudo, o que rodeia o evento, fica uma boa recordação. Gostei da agitação e do sentimento de participar numa "prova" grande com meninas de pódio  :love0001: fotógrafos, etc.….

As GS dominam, eu fiz de Tmax e, se lá voltar, será de vespa.

Na minha modesta opinião esse é o verdadeiro desafio. Nunca esquecerei, a imagem do pessoal das FAMEL, a mudar a caixa de uma mota daquelas,  pelas às 22h00, numa aldeia perdida no cimo de uma serra, à luz de lanternas, sob o olhar curioso das vacas que passavam por ali…. 

Maio 21, 2019, 10:07:33, 10:07
Responder #71

meneses85

• **

• 142
Agradeço as vossas respostas, no entanto permitam-me um pequeno comentário ao companheiro meneses85. Imagino que a experiência que tiveste nas viagens aos Picos e outros destinos tenham valido o investimento que fizeste. No entanto não será demasiado extemporâneo estares a classificar o LaL como "caro" sem sequer o tiveres vivenciado uma única vez? Não quero parecer demasiado "nacionalista"  :bandeiraportugal: mas ter um evento de motas em solo nacional, que percorre o pais todo, com uma procura que todos os anos bate recordes e que já dura à 20 anos...... algo de excepcional terá de ter.

Acho caro para estar a participar com mais duas mil motas... onde há bastante confusão...
Muita confusão para mim não é bom... e estar a pagar por confusão, prefiro ir para outro lado e gastar o mesmo ou então fazer o LaL sozinho e provavelmente gastar o mesmo ou um pouco mais...

Maio 21, 2019, 10:08:04, 10:08
Responder #72

Megamustaine

• 1023

Masculino
Obrigado pela partilha de opiniões :nice:

Quando se diz que a inscrição é cara, temos de ter em conta que nos 200€ que se pagam, 25€ são para um seguro anual e que todas as refeições estão incluídos. Não são bifinhos do lombo é certo mas é um custo que já está pago. Também se tem a oferta da t-shirt, algum merchandising, o road-book e vantagens com alguns parceiros, se por exemplo quisermos trocar de pneus ( Neste caso não tenho nenhum caso prático de valores que comprove ).
 A questão referida das viagens para Espanha também poderá acarretar mais custos e tempo pois só as viagens de deslocação ( ida e volta ) poderão corresponder à totalidade do LaL.
 Atenção que não estou a querer fazer sobressair os pontos fortes do LaL face a outros eventos. O que efetivamente quero tentar perceber é a razão ( ou razões ) pela qual o LaL tem tão pouca adesão num fórum que congrega algumas centenas de membros.
 Eu para o ano quero fazer os Picos da Europa e eventualmente Marrocos. Para mim, a grande atracção do LaL é ter a oportunidade de conhecer o meu país de uma forma diferente, numa envolvente de passeio e porque não, dinamizar as localidades por onde o evento passa.

Maio 21, 2019, 10:14:59, 10:14
Responder #73

Megamustaine

• 1023

Masculino

Acho caro para estar a participar com mais duas mil motas... onde há bastante confusão...
Muita confusão para mim não é bom... e estar a pagar por confusão, prefiro ir para outro lado e gastar o mesmo ou então fazer o LaL sozinho e provavelmente gastar o mesmo ou um pouco mais...

Percebo perfeitamente que a questão da confusão possa ser um argumento que te iniba de participar. Um dos meus amigos que vai participar também tem um bocado de receio, por isso é que nos decidimos ir inscrever à Figueira para garantir uma posição de partida o mais cedo possível e fugir à "molhada".
Quanto ao "caro", volto a referir, acho muito subjetivo essa afirmação sem passar pela experiência. Há sensações que só as conseguimos mensurar depois de passar pelas mesmas.

:nice:

Maio 21, 2019, 10:17:14, 10:17
Responder #74

meneses85

• **

• 142

Maio 21, 2019, 10:27:13, 10:27
Responder #75

Hemisaro

• **

• 291
Não acho que devas perder muito tempo a perceber porque a adesão é grande ou pequena.

Como disse depende do espírito de cada um.

Eu tive a sorte de há dois anos ter conhecido um dos poucos totalistas do evento (acho que são três neste momento), mas o único a fazer o evento com a mesma mota, uma Virago 535 já mais para lá do que para cá :D , que não deixa de ser obra.

Este ano ainda não sei se vai mudar, está a manter no segredo dos deuses!
 ;D

Maio 21, 2019, 10:35:25, 10:35
Responder #76

Megamustaine

• 1023

Masculino
Não acho que devas perder muito tempo a perceber porque a adesão é grande ou pequena.

Eu tive a sorte de há dois anos ter conhecido um dos poucos totalistas do evento (acho que são três neste momento), mas o único a fazer o evento com a mesma mota, uma Virago 535 já mais para lá do que para cá :D , que não deixa de ser obra.

;D

Não é tanto uma questão de perca de tempo ( sei que dizes numa perspetiva construitiva ), é mais uma curiosidade.

De qualquer forma fiquei com algumas impressões importantes de alguns membros, o que desde já agradeço.

Se porventura arrancares no dia 8 de manhã e seguires parte da viagem pelo IC2, se vires 4 motas ( V-Strom 1000 / GS 1200 / Tiger 800 ( GS 750 ), apita. É o meu grupo :nice:!

:convivio:

Maio 21, 2019, 23:33:44, 23:33
Responder #77

Joao_Cruz

• Global Moderator

• 1574

Masculino
Ora bem, deixa la ver se consigo organizar as ideias.
O LaL são varios eventos dentro de um evento. Se queres calma, vais nas primeiras inscrições e não apanhas tanta carneirada. Se não queres andar a correr, burrifas-te para os horários e road-book e fazes as horas que queres e partes e chegas ás horas que queres. Podes decidir comer nas paragens/Oasis que a organização tem preparado, ou podes parar em restaurantes de estrada e comes á grande.
Por isso, o importante mesmo é experimentares.
Eu conheço o LaL desde a 1ª edição, sendo que apenas no ano passado, na 20º Edição é que participei pela primeira vez.
Se volto a repetir? Se calhar não, pois entendo que pelo mesmo dinheiro, prefiro fazer 2 ou mesmo 4 moto-rallis num ano e conheço (mesmo) melhor Portugal do que no LaL. Tenho também os prejetos de saír de Portugal, indo fazer este ano o trans-Pirenéus e/ou o Rodibook e quem sabe em 2020 Marrocos e/ou Itália-Alpes.

Penso que deve-se é experimentar, pois ganha-se muito e quem gosta normalmente repete, quem não gosta assim tanto, fica com o episódio para contar e parte para outra (EN-2, Picos da Europa, Pirenéus, etc.)
O que interessa é rolar e turistar :-)
Boa prova, cheia de curvas e de novos conhecimentos.
Abc

Maio 22, 2019, 10:47:44, 10:47
Responder #78

Megamustaine

• 1023

Masculino
Ora bem, deixa la ver se consigo organizar as ideias.
O LaL são varios eventos dentro de um evento. Se queres calma, vais nas primeiras inscrições e não apanhas tanta carneirada. Se não queres andar a correr, burrifas-te para os horários e road-book e fazes as horas que queres e partes e chegas ás horas que queres. Podes decidir comer nas paragens/Oasis que a organização tem preparado, ou podes parar em restaurantes de estrada e comes á grande.
Por isso, o importante mesmo é experimentares.
Eu conheço o LaL desde a 1ª edição, sendo que apenas no ano passado, na 20º Edição é que participei pela primeira vez.
Se volto a repetir? Se calhar não, pois entendo que pelo mesmo dinheiro, prefiro fazer 2 ou mesmo 4 moto-rallis num ano e conheço (mesmo) melhor Portugal do que no LaL. Tenho também os prejetos de saír de Portugal, indo fazer este ano o trans-Pirenéus e/ou o Rodibook e quem sabe em 2020 Marrocos e/ou Itália-Alpes.

Penso que deve-se é experimentar, pois ganha-se muito e quem gosta normalmente repete, quem não gosta assim tanto, fica com o episódio para contar e parte para outra (EN-2, Picos da Europa, Pirenéus, etc.)
O que interessa é rolar e turistar :-)
Boa prova, cheia de curvas e de novos conhecimentos.
Abc

João,

Obrigado pela partilha :nice:

O "bottom line" é esse mesmo. Experimentar. Só depois de experimentar é que julgo conseguir fazer a devida apreciação. Uma das particularidades que me parece estar associado às viagens de mota é a variedade de sensações que obtemos quando estamos a conduzir. Algo que num carro é muito difícil de atingir. E por essa razão é que se torna muito importante avaliar qualquer tipo de viagem, seja o LaL, Picos da Europa ou outra qualquer com base na "Experiência". 

Maio 24, 2019, 13:24:09, 13:24
Responder #79

Hemisaro

• **

• 291

;D

Não é tanto uma questão de perca de tempo ( sei que dizes numa perspetiva construitiva ), é mais uma curiosidade.

De qualquer forma fiquei com algumas impressões importantes de alguns membros, o que desde já agradeço.

Se porventura arrancares no dia 8 de manhã e seguires parte da viagem pelo IC2, se vires 4 motas ( V-Strom 1000 / GS 1200 / Tiger 800 ( GS 750 ), apita. É o meu grupo :nice:!

Nós ainda não combinamos o trajecto certo mas em princípio iremos mais por dentro. Talvez passemos pelo Caramulo, talvez algumas partes da N2.
Ainda está em aberto.

Maio 24, 2019, 13:51:50, 13:51
Responder #80

Megamustaine

• 1023

Masculino
Nos fazemos inicialmente este percurso até ao Carregado

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Junho 03, 2019, 22:30:21, 22:30
Responder #81

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Está bastante próximo de iniciar (entre 09 e 12 de Junho) e como há malta que por aqui vai fazer o LaL 2019, aqui fica o recentíssimo vídeo sobre o tema, por parte do CagerOn2Wheels.

É assim um vídeo para o longo, mas pronto...  :)

Dalai Lama

Junho 04, 2019, 02:24:25, 02:24
Responder #82

João A

• **

• 296

Masculino
  • Modelo Motociclo: ADV 350

Para quem nunca fez o Lés-a-Lés, julgo que será bastante útil ver este video do CagerOn2Wheels. Caso tenham interesse poderei reforçar/acrescentar ou eventualmente rectificar alguma coisa ao que aí foi dito, relativamente a aspectos mais importantes e na medida que me lembrar:
- A Top-case realmente será muito útil, e deverá ir quase vazia para poder colocar nas paragens o capacete, o blusão e as prendas que se vão recebendo pelo caminho. A restante bagagem deverá ser transportada com outras opções que cada um melhor optará (malas laterais, alforges, saco no assento do pendura, saco de depósito, etc). O saco de depósito dá jeito para levar as coisas de utilização mais frequente, não muito volumosas.
- O leitor de road-book dá muito jeito e o CagerOn2Wheels fez uma descrição de utilização bastante completa. Mas aqueles elásticos estavam a fazer-me confusão... No Road-book que construí utilizei o-rings em vez desses elásticos e nunca me deixaram ficar mal. A opção de digitalizar as folhas do Road-book pode ser uma boa alternativa, com menos facilidade de leitura, mas mais práctica utilização, mas não posso pronunciar-me com propriedade porque não utilizei. Quem estiver interessado pode falar ao Spitfire que o fez e  disse que correu bem. Mas não sei como geriu o tempo necessário e qual digitalizador usou e aonde? É que as folhas do Road-Book só são dadas quando das verificações técnicas durante a manhã e o prólogo é logo na parte da tarde. Eu colei com fita-cola as folhas do prólogo logo no local das verificações técnicas (existem várias mesas disponíveis onde fazê-lo) e as das restantes etapas nessa noite no hotel, antes da 1ª etapa. Aconselho a fazê-lo de empreitada todas as 3 etapas nessa noite em que têm mais tempo e estão mais descansados. Contem com 1 a 2 horas de tesoura e fita-cola (depende da destreza de cada um, talvez eu esteja a exagerar). Talvez 1 rolo de fita-cola não seja suficiente, será melhor levar 2 e uma tesoura pequena.
- A ideia das moedas e sua utilização pareceu-me um tanto bizarra. Para esse efeito levem antes um pacotinho com algumas anilhas (mas eu nunca precisei de apertar nada. Apenas parti uma pezeira do lado das mudanças na 3ª etapa, e consegui remediar até Lisboa mudando a do pendura, andando assim mais cerca de 450 km sem problema. No meu caso não levava pendura). Para além da fita-isoladora normal, pode ser muito útil levar um rolo daquela fita adesiva mais larga, do tipo que dá para remendar tendas, etc, e uns elásticos de prender bagagem suplentes.
- O Cageron2Wheels não mencionou os Oásis, onde há bebidas e comida que satisfazem os menos exigentes. Não é necessário adquirir comida, excepto os mais exigentes que queiram variar o menu... Julgo que no ano passado existiam talvez 4 ou 5 Oásis em cada etapa, pelo que não se andava mais de 80 km no máximo sem parar num, onde para além do consumo no local levava 1 garrafa pequena de água fresca para o percurso seguinte. Ouvi dizer que no ano 2017, em que as temperaturas foram elevadíssimas, que poderá ter faltado água para os últimos..., mas o ano passado tal não aconteceu. Nos Oásis, por vezes com tantas motos a entrar, permanecer +- 15 minutos e sair, gerava-se alguma confusão, mas nada de especial, e julgo que essa parte até dá uma certa particularidade ao evento. Eu creio que parei em todos, e apenas num ou outro seguimos rapidamente, pois não tínhamos fome nem sede e o Oásis anterior não teria sido há muito.
- Consta que há apoio técnico para quem tenha avarias, mas eu nunca o vi e quando precisei de mudar a peseira não havia nenhum mecânico da Organização (no Oásis de Guimarães), mas eu levo sempre bastante ferramenta e lá me desenrasquei. Aliás a operação de mudança das peseiras é muito simples. Mas talvez esse apoio possa vir mais no final da caravana do Lés-a-Lés, e eu partia num posição mais inicial (cerca de 1 hora após o início das etapas, e as partidas de todas as equipas prolongavam-se aí por umas 5 horas, ou mais...)
- Aconselho a dormirem um número de horas de sono que para cada um seja suficiente, pois as jornadas embora se façam bem, são um tanto desgastantes. Eu como tinha que me levantar cedo (5 h.- 5 e 1/2 da manhã), e me deitava relativamente tarde (não antes da meia-noite) acabava por não dormir o necessário, o que não recomendo.
- Fazer a viagem final de regresso a casa, para quem está a mais de 100 a 200 km, no mesmo dia da última etapa, não me parece aconselhável, pois acaba-se a 3ª etapa com algum cansaço acumulado e não será bom fazer mais umas centenas de kms de seguida. Já a deslocação até ao ponto de partida poderá ser equacionada no dia das Verificações Técnicas e Prólogo, pois julgo que não haverá problema em chegar ás verificações técnicas até ás 11:30 - Meio-dia, pelo que saindo de casa de madrugada têm umas 4 horas para a viagem se necessário, e assim sempre poupam um 1/2 dia e 1 dormida.
Assim, de repente, não me ocorre mais nada.
Boa participação aos que vão, sem problemas e com muito gozo.
ex -Sachs minor 50cc 2 veloc.; ex-DKW 250 cc 2 tempos; ex-Casal 125; Triumph Tiger 100C (de 1971); ex-BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA; ex-Cruisym 300i; Honda ADV 350

Junho 04, 2019, 08:08:01, 08:08
Responder #83

Megamustaine

• 1023

Masculino
Vi ontem o vídeo do Cager e juntamente com as recomendações que o João A me deu ( e o belíssimo leitor de road-book que me emprestou ), julgo já ter tudo mais ou menos alinhavado para ir minimamente preparado para o Lés a Lés, fita cola e tesoura incluída.
 Uma nota importante que não foi referida foi a utilização de uma app com função de terratrip para ajudar a monitorizar as distâncias entre as várias notas do roadbook. Andar a fazer reset aos parciais da mota, nos dias de hoje parece-me um tanto ou quanto descabido. Instalei 2 app´s: f2r e gpstrip. Ambas parecem-me bastante intuitivas e com toda a informação necessária. Inclusivé já tenho as malas feitas, todos os acessórios para a viagem guardados faltando mesmo só arrancar.
 Já combinei com os 3 amigos que vão comigo, arrancarmos às 09H30 de sábado da Torre de Belém. Excelente local de partida para 4 portugueses à conquista.....de Portugal :bandeiraportugal:!
 A previsão do tempo para a semana parece-me bastante satisfatória. Temperaturas a rondar os 21º/22º é um cenário muito otimista.

..:E o tempo  que passa tão devagar........ :(

Junho 04, 2019, 09:25:35, 09:25
Responder #84

TMXR

• 4156

Masculino
A questão do terra trip deve se mais aos erros do Conta-kilometros... já apanhei motos com erro de 1 ou 2 kms em 100.

Não sei como é no LaL se há reset dos trips durante a etapa. Se não há, no fim da etapa deve levar uns erros jeitosos

Junho 04, 2019, 09:28:25, 09:28
Responder #85

JViegas

• 4723

Masculino
Espero muito sinceramente que corra tudo bem com vocês, que se divirtam e usufruam da estrada.

Aguardo pela tua opinião pessoal sobre o evento e quais as impressões e recordações que ficam.

Bom LAL

Junho 04, 2019, 11:26:29, 11:26
Responder #86

Megamustaine

• 1023

Masculino
A questão do terra trip deve se mais aos erros do Conta-kilometros... já apanhei motos com erro de 1 ou 2 kms em 100.

Não sei como é no LaL se há reset dos trips durante a etapa. Se não há, no fim da etapa deve levar uns erros jeitosos

Pelo que vi do roadbook que o Cager mostrou, há alguns pontos para fazer reset aos parciais. As app´s permitem uma função interessante; atualizar os totais, ou seja: se os totais da app, divergirem a dada altura com os totais do roadbook, eu posso atualizar os totais da app para minimizar a divergência.

Junho 04, 2019, 11:28:05, 11:28
Responder #87

Megamustaine

• 1023

Masculino
Espero muito sinceramente que corra tudo bem com vocês, que se divirtam e usufruam da estrada.

Aguardo pela tua opinião pessoal sobre o evento e quais as impressões e recordações que ficam.

Bom LAL

Assim o farei. Espero ter a capacidade de conseguir registar em fotografia os melhores momentos e tomar nota das minhas impressões para no final, fazer um resumo digno de registo :nice:

Junho 04, 2019, 14:13:46, 14:13
Responder #88

TMXR

• 4156

Masculino

Pelo que vi do roadbook que o Cager mostrou, há alguns pontos para fazer reset aos parciais. As app´s permitem uma função interessante; atualizar os totais, ou seja: se os totais da app, divergirem a dada altura com os totais do roadbook, eu posso atualizar os totais da app para minimizar a divergência.

pois... da muito jeito.

Porque a determinada altura vais ao kilometro 67 e ja tens totalizado uns 800 metros de erro e tens de ir sempre a fazer contas de cabeça para ver onde vais virar (kilometros no RB + erro = kilometros na moto)

Este erro é dinamico, ao km 50 podes ter so 400 metros de erro, mas ao 70 ja podes ter 800 ou 900

Outra situação onde isso da muito jeito é quando te enganas e fazes mais 400 ou 500 metros ate dar com o erro. Tens de passar a somar a distancia que andaste a mais com a do erro do odometro para calculares os kilometros reais do RB.

Por experiencia aviso-te ja que onde se fazem os maiores e mais faceis erros de navegacao nao é com este tipo de erros, é quando tens muita navegação concentrada e em sequencia como por exemplo dentro de uma vila pois ao seguires uma indicacao do RB geralmente tens a tendência de ir em frente e as vezes nem reparas que tinhas uma 2 instrucao no RB logo 50 ou 100 metros.

O melhor conselho é: No RB  esta sempre atento as 2 casas seguintes e à distancia entre elas  :nice:

A isso é as indicacoes no RB do tipo "pouco visivel"   :D
« Última modificação: Junho 04, 2019, 14:14:51, 14:14 por TMaxer »

Junho 04, 2019, 15:24:23, 15:24
Responder #89

Hemisaro

• **

• 291
Malas já feitas!? Isso ainda ganha mofo antes de as usarares!  ::P:

Eu nas edições que fui tenho andando "à pendura" no roadbook. Levo, vejo e tal, mas só intervenho em caso de dúvidas de quem for à frente (às vezes lá acontece!).

Nem vou levar leitor este ano.

Junho 04, 2019, 15:30:03, 15:30
Responder #90

Megamustaine

• 1023

Masculino
Pelo menos este ano tenho de viver a " aventura" na totalidade. nas 4 motas levamos 2 leitores de rad-book. vai haver motivo de discussão, pela certa :lolol: :lolol:

Junho 04, 2019, 20:26:55, 20:26
Responder #91

Seravat72

• **

• 142

Masculino
  • Modelo Motociclo: NC 750X DCT; AT 1100 DCT
  • Localidade: Albarraque
Boa (e segura) viagem a todos,

Divirtam-se e depois venham cá contar como foi... quanto mais não seja para me deixar com mais vontade de participar... quem sabe para o ano ...2020 parece um número simpático...

:nice: :convivio: :sportbike:

Junho 05, 2019, 11:51:38, 11:51
Responder #92

Megamustaine

• 1023

Masculino
Já saiu a lista final de inscritos :festa:!!

Aqui segue informação final relativa às nossas equipas:

Equipa 213 ( Boa Nova ) - Manuel Brito ( Suzuki V-Strom 1000A ) / José Olivença ( Triumph Tiger 800 XRx )

Verificações Técnicas ( 09/06 ) - 10:46

Passeio Abertura - 11:16

10/06 - Hora Saída - 07:10 / Hora chegada - 18:00 

11/06 - Hora Saída - 07:10 / Hora chegada - 17:30

12/06 - Hora Saída - 06:40 / Hora chegada - 17:40

Equipa 214 ( Sem Mota ) - António Charrua ( BMW F750 GS )  /  Ricardo Cabral ( BMW F1200 GS )

Verificações Técnicas ( 09/06 ) - 10:46

Passeio Abertura ( 11:16 )

10/06 - Hora Saída - 07:11 / Hora chegada - 18:01 

11/06 - Hora Saída - 07:11 / Hora chegada - 17:31

12/06 - Hora Saída - 06:41 / Hora chegada - 17:41

Não nos podia ter calhado um melhor horário. Sair entre as 07h e as 08H era o que mais ambicionava. Embora as previsões não apontem para temperaturas elevadas para a semana, vai-nos permitir sair com uma temperatura amena e rolar alguns quilómetros sem muita confusão à frente.

Está quase...... :palmas: :palmas:

Junho 10, 2019, 12:46:19, 12:46
Responder #93

EML

• **

• 348

Masculino
  • Marca Motociclo: Sym
  • Modelo Motociclo: Symphony 125 ST
  • Localidade: Norte
Hoje o Lés-a-lés passou à minha porta!
O pessoal parecia divertido! Principalmente os das vespas e das baixas cilindradas, pois a aventura era ainda maior! Algumas vespas pareciam que levavam a casa às costas! Ah! Ah! Ah!
Votos de muita diversão @megamustaine e amigos!
Boas curvas!  :scooter:
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,64 l/100 km (27985 Km - 17/12/2025)

Junho 10, 2019, 20:11:44, 20:11
Responder #94

Sapiens21

• 18502

Masculino
  • Texto Pessoal
Espero e desejo que esteja a decorrer tudo bem com os membros do fórum, participantes no LaL.
E com os outros também, claro.  :nice:

As horas de saída são sempre bem cedo. Convém que a noite seja sempre bem dormida, porque senão torna-se um bocado penoso.

Aguardo relatos, fotos...e curiosidades que possam ser partilhadas. ;)

Dalai Lama

Junho 11, 2019, 00:51:51, 00:51
Responder #95

halmeida

• **

• 246
  • Marca Motociclo: NotYet
  • Modelo Motociclo: NotYet
  • Localidade: Porto
Hoje também passaram alguns por mim... foi dia de passeio de bike e cruzei-me com eles na marina de gaia onde estava o checkpoint, estava pouca gente embora fossem 11h30.
Votos de muito divertimento e boa viagem.

PS: GS's a dar com um pau... mas nem sei se eram dos concorrentes :)

Junho 11, 2019, 10:02:25, 10:02
Responder #96

JViegas

• 4723

Masculino
Ontem de regresso de Castelo Branco vi um grupo de vespas ali para os lados de Montargil carregados até mais não. Provavelmente seria desta iniciativa.

Aguardemos noticias do companheiro Megamustaine

Julho 30, 2019, 20:01:12, 20:01
Responder #97

Fernando Florentino

• Motociclista: 1 estrela ❇

• *

• 6
  • Modelo Motociclo: Transalp 700
  • Localidade: Sintra
Barato para o nosso custo de vida nao é... A inscricao num evento semelhante em Espanha custa 70/80€. Mas não questiono que vale a pena  :nice:

Concordo e faço muitas vezes essas comparações. O LAL é uma maquina de fazer guito...

Por outro lado a minha satisfação no final de cada LAL deixa-me sempre a pensar que acho que até foi bem gasto. Este ano não fui pois prefiro percursos pelo interior que são menos conhecidos e pelo que se gasta fiquei-me.
O LAL passa sempre por sitios brutais. A edição do ano passado de Portalegre para o norte foi brutal.
Fico sempre com esta dualidade, é caro mas gosto à brava!!  :love0001: